Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 2/3/2021 18:17

Queria dizer longo prazo

Registado: 4/7/2008 14:11

por joao garcao » 2/3/2021 18:11

Johnny Ballack

Sendo os chineses a quarta maior empresa de construção do mundo, certamente fizeram uma analise pormenorizada de situação atual da MOTA e ao comprarem aos preços que se diz,
é porque concluiram que ´e empresa viável e com futuro.por sua vez a MOTA irá beneficiar muito com este novo acionista que não só dá credibilidade, solidez e liquidez para resolver alguns problemas financeiros que tenha neste momento, no meu entender parece ser empresa a apostar para médio e lingo prazo.

por RFPB » 2/3/2021 18:07

Ballack,

Peço desculpa, pensei errado.
Não concordo com adiamentos de pagamentos, mas também não percebo o que leva isso a margens menores. Pode é levar a que fique sem dinheiro na gaveta.
Há quem pague mais a horas, no entanto, a margem é menor. O contrário também se aplica.

Ainda estou fora da ME, ainda ...
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por Johnny Ballack » 2/3/2021 17:52

RFPB Escreveu:
Johnny Ballack Escreveu:
joaogarcao Escreveu:Johnny Ballak
Admitindo que a tua opinião e analise há carteira de encomendas da empresa está correta como admites que os chineses paguem 3.08 por ação por 23% do capital e ainda vão ao aumento de capital a 1.50 euros.

Na minha opinião tem tudo a ver com uma estratégia de entrada ainda mais agressiva nalguns países de África e América Latina por parte dos Chineses... indo de encontro à política expansionista do país e das empresas de construção Chinesas.

A China quer meter as mãos a longo prazo em todos os recursos naturais destes países... O que eles compram na MOTA? Influência nesses mercados sem dúvida e um veículo Europeu para legitimar muitas coisas "menos transparentes" que nesses mercados se faz...

Pode ser que seja uma coisa boa para a MOTA esta entrada dos chineses... pôr a casa em ordem!

Mas de tudo e isto é um facto a MOTA não tem liquidez neste momento e em PT é reconhecida como uma má pagadora aos seus fornecedores... conheço vários casos de pagamentos a +180 dias.

É uma empresa de muita faturação mas rentabilidade muito baixa...

Ballack,

Eu também estou dentro deste mercado e não percebi bem a intervenção há pouco.
Mas agora já percebi, és ou trabalhas para um fornecedor/subempreiteiro, da Mota Engil. Agora entendi a mágoa.
Eu só novo, mas já levo 2 décadas de obras e isso é prática comum em todo o lado, tens de aceitar ou não.
Os contratos são para serem lidos na integra.

PS. - Não trabalho na Mota Engil, nem para nenhuma empresa agregada à ME, mas já fiz subempreitadas para eles, sei o que o são os prazos de pagamento e os fechos de obra com eles, bem como, com o resto do mercado. Ou mordes ou és mordido. :wink:

Não sou nenhum dos dois e apenas estou a dar a minha opinião. Podes ter uma distinta...

Agora não acredito que aches normal teres adiamentos de pagamento dessa ordem de grandeza. Existem muitos competidores que pagam bem mais a horas :/ -> Isto conduz a melhores preços de fornecedores -> Que conduz a margens mais interessantes

Registado: 19/2/2021 17:10

por RFPB » 2/3/2021 17:35

Johnny Ballack Escreveu:
Admitindo que a tua opinião e analise há carteira de encomendas da empresa está correta como admites que os chineses paguem 3.08 por ação por 23% do capital e ainda vão ao aumento de capital a 1.50 euros.

Na minha opinião tem tudo a ver com uma estratégia de entrada ainda mais agressiva nalguns países de África e América Latina por parte dos Chineses... indo de encontro à política expansionista do país e das empresas de construção Chinesas.

A China quer meter as mãos a longo prazo em todos os recursos naturais destes países... O que eles compram na MOTA? Influência nesses mercados sem dúvida e um veículo Europeu para legitimar muitas coisas "menos transparentes" que nesses mercados se faz...

Pode ser que seja uma coisa boa para a MOTA esta entrada dos chineses... pôr a casa em ordem!

Mas de tudo e isto é um facto a MOTA não tem liquidez neste momento e em PT é reconhecida como uma má pagadora aos seus fornecedores... conheço vários casos de pagamentos a +180 dias.

Ballack,

Eu também estou dentro deste mercado e não percebi bem a intervenção há pouco.
Mas agora já percebi, és ou trabalhas para um fornecedor/subempreiteiro, da Mota Engil. Agora entendi a mágoa.
Eu só novo, mas já levo 2 décadas de obras e isso é prática comum em todo o lado, tens de aceitar ou não.
Os contratos são para serem lidos na integra.

PS. - Não trabalho na Mota Engil, nem para nenhuma empresa agregada à ME, mas já fiz subempreitadas para eles, sei o que o são os prazos de pagamento e os fechos de obra com eles, bem como, com o resto do mercado. Ou mordes ou és mordido. :wink:
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por Johnny Ballack » 2/3/2021 17:13

por joao garcao » 2/3/2021 16:55

Johnny Ballak

por trend=friend » 2/3/2021 14:06

forza algarve Escreveu:
MCMAD1977 Escreveu:Há uma questão muito importante por resolver.

A obrigatoriedade de lançamento de OPA ou não, até la tudo na mesma como a lesma.

Se forem obrigados a lançarem OPA, os chineses desistem.

E. Se desistem cai também a cotação.. A pique

Ou sobe a pique, pois podem encontrar em conjunto um meio mais adequado e compensador para os pequenos acionistas de conseguirem os seus objetivos sem aumentos de capital feitos ao preço de mercado (com direitos de subscrição a valerem quase zero como em 2016...)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por forza algarve » 2/3/2021 13:58

MCMAD1977 Escreveu:Há uma questão muito importante por resolver.

A obrigatoriedade de lançamento de OPA ou não, até la tudo na mesma como a lesma.

E. Se desistem cai também a cotação.. A pique

Registado: 25/2/2019 17:26

por António Vieira » 2/3/2021 13:52

por isso é que a cotação está a 1,4xxx. O mercado avalia em função de tudo isso. se fosse um exemplo de contratos, margens, etc estaria a cotar a 6 eur como já esteve.

Existem empresas nos Usa, ainda aqui atrasado um forense escreveu ( não sei se foi o Nirsupp??, peço desculpa se não), ligada ás energias renovaveis, que esteve perto da falencia e subiu 1000 %. a mota está tb ligada ´à parceria do H2 Sines e alguem duvida que as obras se forem para avaçar, ela não estará na linha da frente?

Quanto á OPA ou não, é lamentavel que neste pais, a Cmvm demore tanto a pronunciar-se

Registado: 14/12/2014 20:38

por Johnny Ballack » 2/3/2021 13:26

Goya777 Escreveu:Qual a margem? Desses 150 quanto ganha realmente? nem 5 se calhar...

Esquece... eu diria 0...

Estou dentro deste mercado e posso-te dizer com alguma certeza que destes contratos todos malucos em países em desenvolvimento que a Mota anuncia mais de metade têm cash-flows negativos quando realmente são concluídos, quanto mais margem!! Ok de vez em quando há um ou outro que corre bem e tem margens brutais, mas o risco é mesmo muito grande. A qualidade da carteira da Mota é deplorável!

Por exemplo na Polónia sei que o buraco que lá têm é tão grande, que nunca mais poderão sair de lá... vão empurrando com a barriga e ganhando uns concursos e tal porque se tivessem que realmente considerar as imparidades, fechavam...

Por último esta entrada dos chineses, para mim a única razão é só mesmo porque a MOTA não tem dinheiro para fazer face à gestão corrente e ninguém no seu perfeito juízo empresta dinheiro a uma empresa que paga aos fornecedores a 180+ dias... Ainda andaram uns anos a financiarem-se com bancos em África, depois com o dinheiro aí da malta que vai atrás das obrigações... No final têm mesmo de recorrer à diluição de capital.

por MCMAD1977 » 2/3/2021 12:54

Há uma questão muito importante por resolver.

Registado: 25/2/2008 17:23

por forza algarve » 2/3/2021 11:48

pancada atras de pancada...hoje tambem..
sem sentido nenhum :wall:

por Àlvaro » 1/3/2021 17:27

Estou tão confortável a andar de Mota que nem ligo aos contratos. Só voltarei a olhar para a Mota quando houver procura à séria e isso é daqui a algum tempo. Até lá são minudências.

Registado: 31/5/2014 23:07

por António Vieira » 1/3/2021 16:59

:wink:

por forza algarve » 1/3/2021 16:01

pois..esta' na hora de mostrar lucros consistentes e baixar a divida

por Goya777 » 1/3/2021 15:37

Qual a margem? Desses 150 quanto ganha realmente? nem 5 se calhar...

Registado: 17/7/2014 22:33

por forza algarve » 1/3/2021 15:32

Mais 150 milhoes da Polonia...
E mais ganhamos menos sobe a cotação

por forza algarve » 27/2/2021 12:49

De salientar, a consagração da obrigatoriedade de distribuição de 50% do lucro do exercício, até ao limite de metade do lucro consolidado (salvo deliberação em contrário tomada por maioria de três quartos dos votos correspondentes ao capital social, qualquer que seja o capital detido pelos acionistas que votem contra, ou deliberação tomada por simples maioria, desde que sem votos contra de acionistas titulares de pelo menos 5% do capital social), o que manifestamente robustece o direito ao dividendo dos acionistas"

ESCLARECIMENTO DA MOTA ENGIL DE ONTEM :clap:

por Goya777 » 26/2/2021 12:39

Goya777 Escreveu:
reditt caralhop Escreveu:podes comprar a € 1,40 e tal??? :lol:

onde? :lol:

compravas hoje, amanhã compras "nêsperas" :mrgreen:

Afinal hoje, para além de nesperas, tambem se comprava Mota a menos de 1.50...

E hoje pelos vistos também...

por António Vieira » 26/2/2021 12:37

Infelizmente a nossa bolsa é miseravel.

As outras bem podem corrigir depois de tanto subirem. A nossa , além de não ter subido como as congereneres, é sempre a campea das descidas.

Lamnetalvel.

A Mota vai atras e o CCCC aproveita

por forza algarve » 26/2/2021 12:29

Nada a faz subir :wall:

por Goya777 » 25/2/2021 18:00

reditt caralhop Escreveu:podes comprar a € 1,40 e tal??? :lol:

onde? :lol:

compravas hoje, amanhã compras "nêsperas" :mrgreen:

Afinal hoje, para além de nesperas, tambem se comprava Mota a menos de 1.50...

por trend=friend » 25/2/2021 17:42

forza algarve Escreveu:Desilusão... Nem se aguenta acima dos 1.50

Se tivesses uma sociedade com outro sócio (ambos 70%) e uma sério de pequenos tivessem 30% todos somados, e tivesses oportunidade de emitir novas ações, diluindo em consequência os 30% porque lhes seria pedido para meterem a um valor proporcional superior ao que valia a empresa, preferias pagar muito ou pouco pelas novas ações e pelos direitos dos pequenos?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por forza algarve » 25/2/2021 17:32

Desilusão... Nem se aguenta acima dos 1.50

AnteriorPróximo

Quem está ligado: