Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os maluquinhos dos gráficos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por cloudexpert » 25/2/2021 16:55

Pata-Hari Escreveu:Concordo totalmente com o cloud. A intuição é algo que corresponde ao processar da informação que o nosso cérebro reúne em cada momento.

Se eu nada souber sobre o tema e não o entender, a minha intuição nunca valerá de nada. Se eu estiver a intuir sobre algo que conheço profundamente, a minha capacidade de previsão sobre o outcome é infinitamente maior e melhor do que a de quem nada sabe sobre o tema.


Exato , na minha opinião, quando não se tem informação ou conhecimento sobre a matéria, e se tenta intuir algo, nesse caso estamos no perigoso jogo da adivinhação.

Um poderoso exercício mental que podem fazer, não se já vos ocorreu, tem um problema complexo, deligam-se dele, por exemplo dar uma volta, ou simplesmente repousar, e de repente a solução aos nossos olhos.
É o nosso cérebro a trabalhar em background sem nos apercebermos.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por NirSup » 25/2/2021 14:29

BearManBull Escreveu:Não entendo o título como ofensivo mas mais como uma caricatura por isso não levo a mal (pelo menos da minha parte).


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por BearManBull » 25/2/2021 13:54

O CdB vai tendo essa componente de liberdade que muito aprecio neste fórum.

Não entendo o título como ofensivo mas mais como uma caricatura por isso não levo a mal (pelo menos da minha parte).

Nos mercados a intuição é importante mas o melhor remédio é obedecermos à informação que o preço nos da e isso só os gráficos conseguem transmitir de forma pragmática.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por NirSup » 25/2/2021 13:53

cloudexpert Escreveu:Para mim a inflação não é tema, embora um dos fatores de risco seja o wti aproximar-se dos 90 $. Que pode acontecer. Os produtores podem sentir-se tentados.


Concordo contigo em muitas coisas mas nesta parte não concordo. A inflação estará no meio de tudo e será o princípio do fim. E um dos sinais mais visíveis de que a inflação está ali ao voltar da esquina é o preço das matérias primas começar a subir, nomeadamente o petróleo.
Estão todos com o dedo no gatilho. E ao primeiro sinal de que a inflação vai voltar e veio para ficar eles disparam.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por Pata-Hari » 25/2/2021 13:36

Concordo totalmente com o cloud. A intuição é algo que corresponde ao processar da informação que o nosso cérebro reúne em cada momento.

Se eu nada souber sobre o tema e não o entender, a minha intuição nunca valerá de nada. Se eu estiver a intuir sobre algo que conheço profundamente, a minha capacidade de previsão sobre o outcome é infinitamente maior e melhor do que a de quem nada sabe sobre o tema.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por Penaforte » 25/2/2021 12:43

5640533 Escreveu:Gente, estão a abusar da ausência do moderador Ulisses para falar de maluquinhos dos gráficos.


:lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por 5640533 » 25/2/2021 12:32

Gente, estão a abusar da ausência do moderador Ulisses para falar de maluquinhos dos gráficos.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por cloudexpert » 25/2/2021 12:19

a intuição, mais não é que o nosso sistema central a processar todo um conjunto de informação, mais vezes dispersa, o cérebro humana é um máquina incrível.
Nos dias que correm intuição é a análise de big data, mais não é do que encontrar padrões sinais, tendência em dados.

Portanto a intuição humana é efetivamente mais poderosa do que a computacional.

Intuição neste caso e conseguirmos processar um conjunto de dados e com isso tirarmos conclusões.

Até agora tenho seguido essa máxima, e com a idade que tenho posso dizer que tenho dado bem.

Os erros contribuem para aprimorarmos os nossos conhecimentos e limites.

Já errei, mas aprendi com esses erros.

Aqui no fórum já escrevi algumas afirmações que afinal tem essa tendência, EDP, quando antecipei que ficaria confortável se a mesma apostasse forte na energia renovável, e o plano estratégico vai nesse sentido.

Também antecipei que os primeiros a desconfiar seria os alunos do ensino básico, e assim sucessivamente, e assim parece.

Outras coisas que ainda não sei, mas antecipo, os mercados e a economia vai sofrer um ímpeto contrário ao que aconteceu no confinamento. Na altura ocorreu uma contração da economia.
Com a melhoria das condições, o pessoal vai viajar com nunca, frequentar espaços de diversão. Com isso o sector do turismo vai crescer, o consumo de combustíveis irá aumentar e muito em virtude de viagens, nessa premissa coloquei muitas fichas na cotação do WTI.

Posso errar?, posso, mas por isso existe estratégias que nos permitem defender. A minha é simples, trabalho muito com dois etfs, uco e sco .

Antes da pandemia estava com o cofre cheio de SCO, veio o covid, de uma forma inesperada, o wt i veio a valores negativos, vendi o sco. Lucro muito interessante, depois carreguei no UCO, arrisquei, sim, mas sem colocar em causa as finanças, sabia que das duas uma ou o mundo ficava virado do avesso, ou a coisa ia passar. Com os conhecimentos de quenho do mundo do crude, sabia que seria uma boa aposta, desde que não colocasse lá todas as fichas.

O que penso, creio que iremos ter bons resultados até primeiro trimestre de 2023.

Até final de 2021, vamos ter o efeito vacinas, 2022 o efeito euforia máxima, já está podemos enfim respirar.

Primeiro trimestre de 2023, resultados das euforias de 2022, bons resultado, mas vai cair-se na real, e verificar que não vai haver mais essa euforia, e as estimativas vão baixar.

Resultado, podemos assistir a alguma correções, perfeitamente naturais.

Quer dizer que isto vai subir tudo até essa data ?
Claro que não, não sejamos ingénuos.

Os perigos que podem alterar a equação será os grupos qe fizeram disparar cotações da gamstop, problemas nas cripto moedas.
Para mim a inflação não é tema, embora um dos fatores de risco seja o wti aproximar-se dos 90 $. Que pode acontecer. Os produtores podem sentir-se tentados.

Posso estar errado ?, posso , sou vidente não, Mas enfim é assim que vejo a equação.

Lá para 2023 recupero este texto e depois tiro conclusões.












o BCP está condenado ou a desaparecer ou a ser engolido pela banca espanhola, ou a ser integrado na CGD. Acho eu.

A vantagem de uma crise agora é que já não havendo nem bes nem bpi, o nosso psi ficou mais resiliente.

o Novobanco é um cancro que ali anda, a viver À custa do contribuinte é um covil, sem eira nem beira. Irá desparecer em poucos anos. Deixem acabar a mama do estado e vão ver.


E nessa altura é que penso que pode vir o cabum !

Posso estar errado ?, posso, mas é assim que vejo as coisas.

Até lá vou desfrutando a onda.

Se não fosse um assunto serio, diria que isto é uma anedota, onde é que eles tem um registo nacional de quem se enquadra nestas patologias ?, não está em causa o critario, mas sim com sabem.

Centros de saúde ?

Ou existe algum registo central do estado de sude de cada uma. Não porque a maior aberração que é a comissão de proteção de dados, a entidade que mais contribui para o não avanço de uma sociedade, não iria permitir um registo dessa natureza.

Isto é a mesma entidade que não permite que os alunos sejam filmados a realizar exames remotamente, eu digo isto porque a minha esposa é professora do ensino Superior e já detetou alunos que não sabem um boi da assunto, terem grandes notas, o esquema é simples, Pagam a explicadores que ou estão na mesma sala que eles, ou via aplicações de acesso remoto fazem o exame por eles. MAs depois a minha esposa lixa-os, quem tiver uma nota muito alta, ou que desconfie, tem de fazer uma oral, e já houve alguns que se lixaram `à grande ! . Se não houvesse a coisa de não se poder filmar os alunos ou de não se poder exigir que tenham uma camara a filmar a sala onde fazem o teste isso não acontecia...ma enfim.. a proteção de dados essa sagrada não pode se violada. Mas depois os alunos ricos que podem pagar uns milhares a um explicador para fazer o exame por eles safam-se ....

Eu nos meus exames de certificações tenho n camaras a filmarem-me, e isso não me incomoda.

Por isso isto dos critério de doenças, é uma anedota.

Criticar é fácil, também não tenho solução.

Eu assinei essa petição, porque estes senhores julgam-se detentores da verdade absolut
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por NirSup » 23/2/2021 12:00

Meu caro CloudExpert,
Mas na intuição eu acredito. Oh se acredito! Tipo cão sempre a farejar o ar. Ou os ares. Mais do lado de lá do Atlântico do que de cá.
Mas que passo os meus dias a farejar, isso passo.
Bom Dia!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Os maluquinhos dos gráficos

por cloudexpert » 23/2/2021 10:58

Caro amigo não ou um perito, mas respeito-os, acredito na matemática, mas também acredito na intuição, e numa visão de longo prazo.

Posso dizer-lhe que os melhores negócios que fiz na vida foram com base na intuição.

Posso dizer-lhe que há uns anos apostei num sector numa empresa em concreto ( TESLA) e só não fiquei multi milionário, porque a uma dada altura não segui a minha regra e vendi. Tinha milhares delas compradas a pouco mais de 10$.

Em bolsa, gráficos ou intuição, deveremos ser fiéis a uma estratégia, se não misturarmos uma com outra poderemos ter bons resultados.

Acho que é o único conselho útil que posso dar.

Essa filosofia feila a um estratégia baseada em permissas, permitiu-me o ano passado ter feito um dos meus melhores negocio em bolsa com o wti ( crude).


Estratégia que ainda se encontra a correr.

Depois digo-lhe com correu.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Os maluquinhos dos gráficos

por NirSup » 23/2/2021 10:17

Os maluquinhos dos gráficos

Nunca Te aconteceu acordares com um lindo dia de sol, meteres a mulher e os filhos dentro do carro e, todos felizes da vida, rumarem até à praia mais próxima?
Só que a tua sorte não dura para sempre. Uns quilómetros adiante, já estás a praguejar e a dizer mal da vida porque muitos outros condutores tiveram a mesma ideia do que Tu.
Chama-se a isto a Sabedoria das Multidões. E se conhecesses esta teoria talvez tivesses evitado este contratempo.
A Teoria dos Jogos explica muitas coisas aparentemente inexplicáveis que ocorrem nas Bolsas de Valores. E é por isso que tanta gente se agarra aos gráficos das ações, de forma cega. É a sua religião. São os fundamentalistas dos gráficos.
É óbvio que se todos seguem as mesmas regras e os mesmos princípios os gráficos têm tudo a seu favor para Te indicarem o caminho e o rumo das cotações. Isto até parece elementar. Só que não. As coisas não são bem assim. Tal como há fura greves também há os que se dedicam a destruir gráficos (sejam investidores ou acontecimentos da vida).
E esses seguem, calmamente, em direção ao mar felizes da vida.
Anexos
screenshot.png
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 126 visitantes