Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
NirSup Escreveu:Há uma coisa que muita gente ainda não percebeu. Os privados irão propor-se a receber esse tal incentivo - que não ultrapassará 9% a 10% do investimento feito - através de concurso público competitivo, como ocorre já com as novos investimentos em energias renováveis.
Alguém acredita que neste modelo haverá dinheiro desperdiçado, quer dos privados (os privados não são parvos nem gastam dinheiro à toa), quer do Estado?
E tem outra coisa que muitos ainda não entenderam: o Estado acaba por cobrar, via receitas fiscais, mais do que aquilo que dá (e não é o Estado que dá porque são fundos comunitários), dado o efeito multiplicador nas receitas fiscais dos investimentos feitos.
By Nirvana
Admira-me que ainda acreditem nos negócios feitos por esta gente que nos (des)governa.
Este negócio do hidrogénio vai ser mais uma mina para uma ou duas empresas como foi com a energia eléctrica. Vão fazer uns contratos com o estado tipo CMEC, e outros, e o estado português vai enterrar mais uns M€ á custa do erário publico. O "modus operandi" desta gente não muda.
Isto somado ao que vai ser enterrado em TAPs e outras pérolas adivinhem qual vai ser o saldo?
Enquanto continuarem a nomear pessoas com base na sua cor partidária ou ligação familiar em vez da competência, não vamos a lado nenhum. Como as pessoas ainda conseguem dar o beneficio da duvida a indivíduos como galambas e outros é algo que me ultrapassa...
- Mensagens: 231
- Registado: 29/11/2007 2:53
- Localização: V.N.Gaia
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Quem acredita que o petróleo vai simplesmente desaparecer pode simplesmente parar de sonhar com essa utopia comunista.
Não se podem electrificar serviços essenciais como protecção civil ou militares. Como tal as redes de distribuição de combustíveis refinados vão ter sempre de viver em paralelo com o novo sistema das energias alternativas. E quem paga isto é o burro do contribuinte, pois claro.
Imaginam o que seria ter carros de bombeiros eléctricos, quando acabasse a bateria teriam de esperar horas para que os bombeiros pudessem voltar... ou ambulâncias que quando acaba-se a bateria deixavam os doentes morrer no meio da estrada. Claro que os políticos mentem com todos os dentes e são desonestos, uns verdadeiros vigaristas para defender o lobby das eléctricas e desta forma vão polarizando a sociedade.
A Europa quer proibir aquecimento não eléctrico, provavelmente isto vai resultar em muitas mortes por frio. E claro numa factura de conta da luz estratosférica para quem tem de passar o inverno com aquecimento exclusivamente eléctrico. Uma loucura tudo por um movimento progressista que vive para criar leis governamentais pelas vontades das grandes empresas. A democracia está morta e enterrada.
Apagão no Texas expõe riscos da “eletrificação de tudo”
Porquê? Porque os progressistas querem sempre matar gente? E o pessoal vota nisto...

Não se podem electrificar serviços essenciais como protecção civil ou militares. Como tal as redes de distribuição de combustíveis refinados vão ter sempre de viver em paralelo com o novo sistema das energias alternativas. E quem paga isto é o burro do contribuinte, pois claro.
Imaginam o que seria ter carros de bombeiros eléctricos, quando acabasse a bateria teriam de esperar horas para que os bombeiros pudessem voltar... ou ambulâncias que quando acaba-se a bateria deixavam os doentes morrer no meio da estrada. Claro que os políticos mentem com todos os dentes e são desonestos, uns verdadeiros vigaristas para defender o lobby das eléctricas e desta forma vão polarizando a sociedade.
A Europa quer proibir aquecimento não eléctrico, provavelmente isto vai resultar em muitas mortes por frio. E claro numa factura de conta da luz estratosférica para quem tem de passar o inverno com aquecimento exclusivamente eléctrico. Uma loucura tudo por um movimento progressista que vive para criar leis governamentais pelas vontades das grandes empresas. A democracia está morta e enterrada.
Apagão no Texas expõe riscos da “eletrificação de tudo”
Sistemas de aquecimento doméstico desligados, hospitais com escassez de água e refinarias de petróleo encerradas: o tempo gelado e nevado do Texas expôs a rapidez com que um sistema de energia pode colapsar generalizando o caos. O que levanta questões sobre a vulnerabilidade das redes de energia em todo o mundo, quando mais partes de nossa vida quotidiana estão a ser eletrificadas.
Este mês foram batidos novos recordes de procura na Europa, com o tempo gelado a afetar vários países, mas não houve apagões. Um motivo: o gás é usado mais amplamente para aquecimento do que a eletricidade, pelo que a carga é distribuída por uma rede diferente.
Essa vantagem pode desaparecer em breve, no entanto. À medida que a União Europeia implementa o seu Pacto Verde, os sistemas de aquecimento precisam de deixar de usar o gás para se descarbonizar.
Porquê? Porque os progressistas querem sempre matar gente? E o pessoal vota nisto...

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Hidrogénio EDP: Step by Step
A nova unidade de negócios da EDP tem 40 milhões para o hidrogénio verde até 2025 e vai estar atenta às oportunidades de investimento nas várias geografias mas a médio/longo prazo.
Avançar com cautela, investindo em "projetos relativamente pequenos e quase pilotos" - Miguel Stilwell de Andrade.
Quem pensava que os privados iam gastar rios de dinheiro no H2 Verde aqui está a confirmação de que não é bem assim.
Os privados investem no que der lucro ou pelo menos no que eles esperam que dê lucro.
Não investem à toa.
By Nirvana
A nova unidade de negócios da EDP tem 40 milhões para o hidrogénio verde até 2025 e vai estar atenta às oportunidades de investimento nas várias geografias mas a médio/longo prazo.
Avançar com cautela, investindo em "projetos relativamente pequenos e quase pilotos" - Miguel Stilwell de Andrade.
Quem pensava que os privados iam gastar rios de dinheiro no H2 Verde aqui está a confirmação de que não é bem assim.
Os privados investem no que der lucro ou pelo menos no que eles esperam que dê lucro.
Não investem à toa.
By Nirvana
"Diversification is a protection against ignorance. It makes very little sense for those who know what they’re doing. W.B."
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
NirSup Escreveu:Hidrogénio EDP: Step by Step
A nova unidade de negócios da EDP tem 40 milhões para o hidrogénio verde até 2025 e vai estar atenta às oportunidades de investimento nas várias geografias mas a médio/longo prazo.
Avançar com cautela, investindo em "projetos relativamente pequenos e quase pilotos" - Miguel Stilwell de Andrade.
Quem pensava que os privados iam gastar rios de dinheiro no H2 Verde aqui está a confirmação de que não é bem assim.
Os privados investem no que der lucro ou pelo menos no que eles esperam que dê lucro.
Não investem à toa.
By Nirvana
isso do H verde, tem a sua validade mas não com o costa e boys do PS apresentaram. a teoria é muito interessante, mas é uma tecnologia que ainda está a dar os primeiros passos. O maior entreve é técnico, com o H ´é um dos elementos mais leves e pequenos em termos atómicos da tabela periódica, não se pode simplesmente colocar o H num recipiente e fecha-lo com uma válvula, devido ao tamanho atómico do H rapidamente sai do recipiente, e não é uma questão de apertar bem
A energia para fazer isso é brutal.
a produção de H poderá ter dois diferentes propósitos, ou para baterias de automóveis, ou para a EDP armazenar energia produzida em vazio. ao invés de andarem a bombear água para as barragens.
há uns anos alguém na EDP teve a feliz ideia de criar gigantescos bancos de baterias para esse efeito. Por iso não avançou, mas isso envolvia muitas questões técnicas. o H poderá serr uma solução. Por isso o H nem sequer é uma opção para investir agora, para já é abrir colaboração com departamentos de física nas várias universidades e esperar resultado.
MAs estão bem encaminhados isso estão.
- Mensagens: 69
- Registado: 6/2/2021 11:42
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Portugal sees green hydrogen output by end-2022, $12 billion in investment lined up.
https://www.reuters.com/article/us-port ... SKBN2AP2H4
12 mil milhões?!
LW
https://www.reuters.com/article/us-port ... SKBN2AP2H4
12 mil milhões?!
LW
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Isso foi o ministro Matos Fernandes que disse, portanto...amanhã vem dizer que afinal é somente metade ou que se enganou numa vírgula...
“Buy high, sell higher...”.
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Não confundam intenções de investimento com investimentos propriamente ditos.
São coisas distintas. A EDP tem 40 ME para investimentos em H2 até 2025. Não diz a bota com a perdigota.
Mas há uma novidade: Portugal e Espanha estão a conversar para fazerem a ligação do gasoduto Mangualde/Zamora para abastecer de hidrogénio + gás natural, proveniente de Sines, a Espanha e a França. Este é um dado novo e interessante.
É bom lembrar que esta ligação caiu por terra por nem a França nem a Espanha estarem interessados em mais concorrência vinda de Portugal. E Bruxelas deu a benção a esta dupla (o contrário não seria de esperar).
By Nirvana
São coisas distintas. A EDP tem 40 ME para investimentos em H2 até 2025. Não diz a bota com a perdigota.
Mas há uma novidade: Portugal e Espanha estão a conversar para fazerem a ligação do gasoduto Mangualde/Zamora para abastecer de hidrogénio + gás natural, proveniente de Sines, a Espanha e a França. Este é um dado novo e interessante.
É bom lembrar que esta ligação caiu por terra por nem a França nem a Espanha estarem interessados em mais concorrência vinda de Portugal. E Bruxelas deu a benção a esta dupla (o contrário não seria de esperar).
By Nirvana
"Diversification is a protection against ignorance. It makes very little sense for those who know what they’re doing. W.B."
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
NirSup Escreveu:Não confundam intenções de investimento com investimentos propriamente ditos.
São coisas distintas. A EDP tem 40 ME para investimentos em H2 até 2025. Não diz a bota com a perdigota.
Mas há uma novidade: Portugal e Espanha estão a conversar para fazerem a ligação do gasoduto Mangualde/Zamora para abastecer de hidrogénio + gás natural, proveniente de Sines, a Espanha e a França. Este é um dado novo e interessante.
É bom lembrar que esta ligação caiu por terra por nem a França nem a Espanha estarem interessados em mais concorrência vinda de Portugal. E Bruxelas deu a benção a esta dupla (o contrário não seria de esperar).
By Nirvana
Quando dizes h2+GN é importante clarificar o que quer dizer. Na atual infra-estrutura, que eu saiba não se consegue ultrapassar cerca de 10% de hidrogénio. Não se está propriamente a construir gasodutos dedicados a h2. Como se mistura o h2 com o GN, há esse limite a partir do qual vais ter de começar a trocar queimadores em todos os pontos de consumo. Pelo menos é o meu entendimento da coisa.
Não conheço o suficiente do tema, mas há assim tantos constrangimentos na ligação de campo maior (já não falo da de valença que tem pouca capacidade)?
Em todo o caso creio que o busilis é a ligação Espanha-França que sempre foi bloqueada por motivos políticos. Sem essa ligação o resto é irrelevante e será bom termos essa porta.
- Mensagens: 40
- Registado: 3/4/2017 11:22
Re: Hidrogénio Verde - Tópico Geral
Caro pedrofpais_goog;
Aquilo que eu ouço e vejo por aí (ainda há pouco tempo vi uma demonstração dum estudante duma Universidade do Porto) é que não é necessário alterar os queimadores com uma percentagem de até 95% de mistura de H2 + O.
Mas não vou discutir sobre assuntos que não domino.
Duma coisa tenho a certeza: até conseguirmos uma mistura de H2 Verde na rede de 10% vai demorar uns anitos da forma como as coisas estão a evoluir (no primeiro leilão de 2021 a quantidade de hidrogénio verde a concurso será de meia quilotonelada, para uma incorporação na rede de gás natural de aproximadamente 0,1%).
O Estado paga a diferença entre um determinado preço atingido em licitação e o preço de carbono existente no mercado. Todos concorrem e o que oferecer o preço mais próximo do preço do carbono ganha o concurso, isto é, a possibilidade de o incorporar na rede.
Quem estava a sonhar com muitos milhões que acorde dessa fantasia.
By Nirvana
Aquilo que eu ouço e vejo por aí (ainda há pouco tempo vi uma demonstração dum estudante duma Universidade do Porto) é que não é necessário alterar os queimadores com uma percentagem de até 95% de mistura de H2 + O.
Mas não vou discutir sobre assuntos que não domino.
Duma coisa tenho a certeza: até conseguirmos uma mistura de H2 Verde na rede de 10% vai demorar uns anitos da forma como as coisas estão a evoluir (no primeiro leilão de 2021 a quantidade de hidrogénio verde a concurso será de meia quilotonelada, para uma incorporação na rede de gás natural de aproximadamente 0,1%).
O Estado paga a diferença entre um determinado preço atingido em licitação e o preço de carbono existente no mercado. Todos concorrem e o que oferecer o preço mais próximo do preço do carbono ganha o concurso, isto é, a possibilidade de o incorporar na rede.
Quem estava a sonhar com muitos milhões que acorde dessa fantasia.
By Nirvana
"Diversification is a protection against ignorance. It makes very little sense for those who know what they’re doing. W.B."
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: __JB__, AlfaTrader, amendoa, António Vieira, As_paus , Doctor ZXXI, Esquinas, fjcbolsa, freitax, Google [Bot], habanero, HCC1, jonog, lfa, LISBOA_CASINO, m-m, malakas, Masterchief, MCMAD1977, nunorpsilva, OCTAMA, RP_Stocks, Ruffus86, sobedesce, soso, trend=friend, xzx, yggy e 74 visitantes



