Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2004 - Mês 8

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 26/8/2004 1:26

Pois jas...

Como te disse, acho que e uma verdadeira loucura ter 5% duma carteira nesse warrant. E entao com 16%, eu nao conseguiria dormir descansado...

Mas cada um gere a carteira como quer... sinceramente, espero que a quebra do limite inferior do canal do DAX tenha sido uma falsa quebra e que o regime lateral do Dax se mantenha por mais algum tempo, permitindo-te vender o warrant perto dos 3900 pontos.

Mas tb te digo, acho que nao so e um risco demasiado grande teres 16% da tua carteira nesse warrant como demonstra que continuas a nao manter as regras de trading que te impuseste quando duplicaste a carteira (nao ter mais de 15% da carteira em warrants de um activo... neste momento tens mais de 25% da carteira em warrants call sobre o DAX - mesmo que esquecas que tens o 7136I, a % e acima dos 23%)...

Lembra-te que essas regras foram "impostas" por ti num momento mais dificil, onde pensaste em regras que poderiam impedir uma nova queda acentuada no saldo da tua carteira...

So mais uma coisa... eu sei que ja fizeste as contas caso o DAX suba 1 %, mas ja fizeste as contas para uma queda de -1% (algo que e perfeitamente possivel acontecer em menos de 1 hora) no dax?

Um abraco e boa sorte ;)
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Carteira JAS*2004 - Mês 8 - dia 25

por JAS » 25/8/2004 23:29

Durante estes dias de férias negociei pouco embora tenha acompanhado os Mercados no intervalo das banhocas...

DAX
Parece que fiz mal em reduzir a posição na 6ª feira no 7144I...
Reforcei ontem na casa dos 2,14 e hoje ainda comprei mais uns a 2,20.

Apesar de continuar a acreditar nas subidas, versus queda do petróleo, continuo a usar alguma cautela neste turbo procurando não aumentar demasiadamente a quantidade mantendo um diferencial superior a 50 pontos entre o valor do DAX equivalente ao meu break point e o seu valor actual.

COR
Nem tinha reparado que o "eles compram tudo" já a tinha levado tão alto...
Pois bem, apanharam-me hoje umas quantas a 1,22.

No restante não mexi.

JAS
Anexos
cart 8-25.png
cart 8-25.png (26.89 KiB) Visualizado 1574 vezes

Registado: 5/11/2002 0:05

por bertoluci » 25/8/2004 23:26

Excelente Jas,

Apesar de ser contra os investimentos em warrants não posso de deixar de te felicitar pelo excelente trade e desejar novos êxitos bolsistas.

Aí está o busilis da questão se tivesses ficado de fora a tua carteira continuaria negativa, assim desta forma creio que ainda estará negativa mas bastante menos... é como tu dizes "quem não arrisca não petisca" é claro que existem sempre alguns dados fundamentais que suportam a decisão de investir...

Abraço e bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

Carteira JAS*2004 - Mês 8 - dia 25

por JAS » 25/8/2004 23:14

nunofaustino Escreveu:Tu tens 5% da tua carteira (que representa 3x o teu valor inicial, o que faz com que este warrant corresponda a 15% da tua carteira inicial) num warrant que tem a volatilidade do 7144I????
De facto a tua propensão para o risco é incrível...

Pois é amigo Nuno "quem não arrisca não petisca"...

Quando a nossa querida Consciência começou aqui a arengar, com a certeza das quedas, o DAX andava nos 3650 e ainda caíu ligeiramente depois disso. Nada de grave.

Eu comecei com o 7144I no dia 11 a 0,99. Até ao dia 16 fechei o 1º trade a 1,21.

Reentrei no dia 17 já caro a 1,50 e hoje vale 2,50...

Acho que não houve nenhum put tão rentável "nas quedas da Consciência".
E ficar de fora dá muita tranquilidade mas pouco lucro...

Um abraço,
JAS

por valves » 23/8/2004 12:14

Bons dias !

Excelente consciencia e JAS só para vos dar ideia do interesse que este debate me suscitou já fiz um copy de algumas das intervenções da consciencia para os meus apontamentos pessoais que costumo aqui e aqualá tirar sobre bolsa. Excelente dialogo e é obvio que não posso estar mais de acordo contigo consciencia ...

Um abraço aos dois

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Carteira

por jarc » 23/8/2004 0:14

Bem... as férias foram curtas e como não podia deixar de ser o vermelho predomina. Nunca percebi como não defendeste com um warrant put, mas tb não tenho de perceber tudo. Depois de ver a imagem pensei que o estendido dava pelo nick de JAS, depois percebi que talvez não. O bicho até está com dificuldade em se levantar para investir. Ao que parece tem as patas dianteiras barradas a crude, nada que a areia não limpe, mas leva o seu tempo.
Boas férias!
Anexos
bull.jpg
bull.jpg (8.56 KiB) Visualizado 1740 vezes

Registado: 23/7/2003 16:05

por consciencia » 22/8/2004 18:36

:P

ok
consciencia

por MarcoAntonio » 22/8/2004 18:33

Fica para amanhã...
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

MarcoAntonio

por consciencia » 22/8/2004 18:28

Ah, okay! :wink:

Já agora, qual é a novidade? É segredo ou podes dizer já?

Cumprimentos.
consciencia

por MarcoAntonio » 22/8/2004 18:16

Cosciencia e JAS, o que escrevi não diz respeito exclusiva e especificamente a este tópico. Surgiu aqui escrito porque foi aqui que a atenção da administração foi questionada.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

As férias do JAS

por consciencia » 22/8/2004 18:07

JAS,

Obrigado por me teres explicado a tua real postura na bolsa. Estou certa que o teu objectivo da "diversão" é plenamente conseguido, quando decides ir contra as convenções e até ganhas uns cobres com isso! E é de respeitar todas as pessoas que estão na bolsa com essa atitude pois até não devem ser poucos, principalmente porque é bom haver essa liquidez disponível no mercado fornecida por essas pessoas, e no fundo, não seria crível aspirar a que todas as pessoas na bolsa, ganhássem a sua vida à custa dela, com grande responsabilidade e profissionalismo, nem seria crível aspirar que todos usássem a AT para o fazer. Essa é a beleza deste mercado, por ele ser tão livre e plural.

JAS, já disse tudo o que tinha a dizer, e aparentemente, tu também. Por isso, também não te vou dar mais trela, e vou-te desejar simplesmente umas boas férias e boa sorte para esses teus negócios. E apesar de eu ter identificado as tendências como estando descendentes no médio-prazo, em todos os mercados e acções que eu analiso, na minha carteira pessoal, eu estou de fora e neutra no curto-prazo, por isso, estou à espera que a bolsa se defina, para saber se esta subida do Nasdaq tem pernas para andar e se vai arrastar o PSI20 consigo. Contudo, e apesar disso, acredito que um ressaltozinho esteja agora iminente no mercado português, e talvez tenhas a sorte de ver alguns papéis subir agora um pouquinho, particularmente a PTC e o BCP. Uma subida do BCP aos 1.73 e da PTC aos 8.21 convencer-me-iam que isso estava já a acontecer contudo, se isso viér mesmo a acontecer, isso não invalida que entraste num "timing" arriscado, e ainda sem uma materialização concreta do fim dessas descidas, que até prova em contrário, é a tendência dominante. Mas já muito foi dito sobre isso e não vale a pena "bater mais no ceguinho" como tu dizes. :) Boa sorte. Boas férias!

MarcoAntonio Escreveu:Peço paciência a todos até lá mas segunda-feira haverá «novidades».

Marco, não percebo para quê pedir "paciência a todos", isso dá a impressão que uma larga maioria está a ser prejudicada com esta conversa, é tal não é aparentemente verdade, pois só uma minoria de 1 ou 2 pessoas é que aparentemente não viu nada de proveitoso nesta conversa, e desejavam impacientemente, receber dicas específicas sobre onde investir. Tal não era o objectivo desta conversa entre mim e o JAS. E para saberem isso, podem consultar os outros tópicos (ou o meu parágrafo acima sobre a PTC e o BCP). Ninguém obriga esses 1 ou 2 impacientes a nos lerem, se isso os aborrece. Não se pode agradar a todos, nem nós somos obrigados a escrever como os outros gostam e querem, particularmente os impacientes.

Cumprimentos.
consciencia

Carteira JAS*2004 - Mês 8 - dia 19

por JAS » 22/8/2004 14:05

Com tanta trela que andei a dar à Consciência até me esqueci de actualizar a Carteira...

Na 6ª feira só houve um reforço do BCP a 1,70 e várias compras e vendas no 7144I.
Neste último reduzi a posição porque vou a banhos e não sei se irei negociar durante estes dias.

Quadro em anexo

MarcoAntonio Escreveu:Peço paciência a todos até lá mas segunda-feira haverá «novidades».

Não vou estar cá para ver mas, como o post foi metido neste tópico, espero que não me venham impor regras para ela nem censurar qualquer tipo de críticas que me façam aqui...

JAS
Anexos
cart 8-20.png
cart 8-20.png (26.92 KiB) Visualizado 1841 vezes

por MarcoAntonio » 21/8/2004 23:33

Estimado Jaquim Realista, a administração não está desatenta.

Peço paciência a todos até lá mas segunda-feira haverá «novidades».
Imagem

Administrador Fórum

Minha querida Consciência

por JAS » 21/8/2004 23:31

Se já estamos amigos outra vez é um gosto discutir contigo mesmo na parte teórica.

Tens que compreender que na semana anterior eu tinha tido por aqui "uma espanhola" que também resolveu embirrar comigo e temos por aí páginas e páginas de tourada.
Depois disso também houve por aqui uma guerra entre o Bertolucci, com mais 4 ou 5 e encheram mais páginas, fora os posts apagados.

Portanto apareceste numa época em que todo o bicho careta vinha para aqui discutir como se isto fosse a a sala de algum Café e não tivessem outro sítio para se sentar.

Eu acho muito bem que tu desenvolvas as tuas teorias e que me critiques pelo meu modo de actuar em Bolsa.
Sempre aceitei as críticas e sempre lhes respondi...

Se reparares bem eu sou o primeiro a fazê-lo...
Se publico uma Carteira com uma rentabilidade destas, tão negativa, eu mostro a toda a gente que perdi e que errei muitas vezes este ano.

Portanto, sobre este ponto de vista, nem sequer é didático estares a fazê-lo agora.
Teria sido mais útil que tivésses previsto o futuro quando eu estava positivo e não agora.

Nessa altura poderia haver "seguidores", agora não haverá muitos...
Nessa altura era apropriado, agora parece que és mais uma que vem para aqui chatear o ceguinho.

Este preambulo foi só para te explicar porque estaria eu mal disposto quando vi o teu primeiro post.
Não estava de facto receptivo a mais sermões.
Se fui violento demais nas respostas as minhas desculpas.

Mas o essencial da questão não é essa.

Eu já expliquei muitas vezes por aqui, e noutros fóruns, que ando na Bolsa por um misto de Investimento e Divertimento e que as proporções de cada um, em determinado momento, podem variar.
E como já dizia isso quando estava a ganhar não é uma desculpa por estar a perder.

Há quem ande na Bolsa para enriquecer.
Eu conheço muito poucos que tenham enriquecido nos mercados sobretudo se descontarmos os 43 que "venderam gato por lebre" no tempo das OPV´s.

Há quem compre um Ferrari depois de ter enriquecido (e que perca 25% do seu valor ao ano...), ou que compre um palácio para dar festas para os amigos e aparecer nas revistas do Jet-set, há muitas maneiras de gastar o dinheiro.
E uma delas é, evidentemente, a bolsa.

Toda a gente sabe que eu já fiz trades sobre títulos do PSI, que os mostrei on-line no MSN, e alguns mereceram AT's em fóruns de bolsa para gáudio de muita gente divertida como eu.
Por isso me divirto sempre com os "ATzinhos" e com alguns sinais dados pela AT em títulos com pouco volume.
(Portanto fazer trades apenas para me divertir é frequente e neles apenas procuro não perder muito)

Isto foi só para te dar uma ideia de qual é a minha filosofia de vida pois nos casos em discussão, e na Carteira que publico, não costumo fazer isso.

Portanto vires todos os dias dizer-me que ando a investir ao contrário é uma coisa que não vale muito a pena pois eu sei isso perfeitamente.
E vires dizer isso aos que aqui vêm ver "que tropelias fiz no dia" também não adianta muito pois eles também já estão fartos de o saber...

De qualquer forma tiveste azar no momento que escolheste para intervir na minha Carteira.
São coisas que acontecem e tu não foste infalível.
Não houve quedas nos meus títulos e eu ganhei dinheiro com os novos investimentos que fiz.
Até no DAX... Mmas poupo-te teres que ler a explicação dos 2 que faltavam.

Acredita que, mesmo em momentos de queda, eu não costumo perder nas acções.
Nos warrants, no computo geral, não posso dizer o mesmo. Em número os trades positivos superam largamente os negativos mas em valor passa-se exactamente o contrário.

Os resultados desastrosos da Carteira devem-se a 2 únicos trades altamente penalizadores onde detinha grandes quantidades e onde tive poucas ou nenhumas hipóteses de despejar a tempo. NOK e PTC.

Teoricamente, com essas 2 excepções, a minha actuação não foi tão desastrosa como as tuas críticas permitem supor.
Na pratica, onde esses 2 trades não podem ser retirados, foi muito pior...

Beijinhos,
JAS

P.S. - Durante 2 ou 3 dias não te vou dar trela pois não devo cá estar. Não faças cair muito o DAX pois levo alguns a banhos contra todas as regras.

Realmente esta discussão tem sido interessantíssima!!!!!!!!!

por Jaquim Realista » 21/8/2004 23:25

Para quem três palmos de bom senso e consegue diferenciar um automóvel de uma carroça, já deve estar certamente saturado de tanto veborréia....
Parece-me na minha humilde opinião que a Administração tem deixado avançar demais a carroça.....mas como diz o povo "quem manda pode" , siga a dança.
Jaquim Realista

o prazer de ensinar

por consciencia » 21/8/2004 23:15

Be Happy Escreveu:Basta fazer uma pergunta, o JAS reconheceu e agradeceu-lhe os seus ensinamentos? Não? então algo está mal ;-)

Não foi você que disse que não devemos esperar agradecimentos pelos nossos ensinamentos, que devemos ensinar por gosto, sem esperar recompensas?

E nada está mal... é natural que o EGO do próprio combata sempre quem lhes faz o reparo que o caminho escolhido é incorrecto ou no mínimo, demasiado arriscado. É uma reacção humana típica, que eu já esperava.

E não é só para o JAS que escrevo a partilhar esses pensamentos. É para quem quiser ler e beneficiar alguma coisa com isso.

Be Happy Escreveu:Não quis comparar o JAS a nenhuma velhinha, quis comparar a consciência ao escuteiro bem intencionado :-)

Até considero essa imagem demasiado elogiosa para mim. Ou você tem alguma coisa contra os escuteiros? :wink: Obrigado pelo elogio, mas tudo o que escrevo para ajudar é feito com boa-vontade. :P

Agora a sério, quem está receptivo à ajuda, recebe-a, quem não está, não a recebe, e não vem nenhum mal ao mundo por causa disso. Aqui ninguém consegue obrigar ninguém a nada, ainda não reparou? :)

Eu até estou fechado. Isto é, não tenho nenhuma posição "de queda" há vários dias. Estou neutro no curto-prazo apesar de bearish no médio e longo-prazo, portanto, mesmo que eu cometésse o erro de me deixar influenciar negativamente pelas minhas emoções, não faria nenhum sentido eu estar aqui com guerras ou má-disposição porque tou neutro até que a actual tendência se defina, com maior segurança.

Be Happy Escreveu:Bom fds,
Be Happy (literalmente!)

Nota-se que tu és boa pessoa apesar de eu ainda não ter entendido o teu desconforto com o meu filantropismo. Mas enfim, não se pode agradar a todos! Talvez outros consigam tirar alguma coisa de útil nas minhas palavras. Bom fds pa ti tb! :)
consciencia

Cara Consciência

por Homem Cristo » 21/8/2004 22:58

Cara Consciência,

Não me parece que o comportamento do JAS seja um exemplo perigoso para os novatos. Era perigo aqui há uns meses quando investia, e bem, a favor da tenência, mas ainda assim, e já nessa altura com uma postura face ao mercade de altíssimo risco. Era perigoso quando tinha valorizações perto dos 100% e podia dar a entender aos novatos que isto dos mercados era tudo muito fácil.

Agora não é nada perigoso. Tem a postura e estratégia nos mercados que toda a gente pode ver e tem rentabilidades que devem estar muito próximas dos -100%, se não tivesse triplicado o montante investido inicialmente.

É um péssimo exemplo, sim. Mas não perigoso.

Cumprimentos

Registado: 18/5/2003 23:20

Re: Re

por consciencia » 21/8/2004 22:19

JAS Escreveu:Tu, que já confessaste encarnar várias personagens, não me parece que sejas a pessoa indicada para me acusar de "desonestidade intelectual"...
Tens uma "que diz que sobe", outra "que prevê quedas" e outra que é a "consciência do Povo"?

Essa foi irónica. Estás a ser outra vez intelectualmente desonesto, desta vez para ridiculamente me acusares que eu é que sou intelectualmente desonesta... foi muito cómico mesmo! :P

Estás a ser intelectualmente desonesto (para não dizer outra palavra), porque sabes bem que eu não acredito noutra coisa a não ser que a tendência (ainda) está de queda!

JAS Escreveu:Continuo a dizer-te para não te desviares do tema. Estamos a discutir o que disseste na tua primeira intervenção do dia 9 e não o passado remoto.

Sim, disse que a tendência estava de queda, e desde o dia 9 de Agosto até à abertura da passada 2ª feira, dia 16 o PSI20 caiu 1,5% e nos mercados onde eu invisto short, ainda cairam mais.

Mas não estou short agora. Fechei os shorts depois da subida do dia 16 e tenho estado fora enquanto os mercados não retomam uma tendência definida para cima ou para baixo, porque é assim que se deve fazer, e não me tenho dado mal com essa regra do bom investimento em bolsa. Mas já estou a falar demais sobre a minha carteira, e não é esse o objectivo desta personagem consciência. Tou aqui para ajudar a reflectirem e a meditarem... sobre vós mesmos, sobre a vossa abordagem psicológica ao mercado. Porque isso é super-importante para ganhar na bolsa. Mesmo muito.

JAS Escreveu:Nos 2 primeiros capítulos já vimos que os 2 títulos não caíram. Um ficou a zero (mas o meu trade melhorou 2 cêntimos em termos de resultados) e o outro subiu 10%...
Para já 2-0.

Esse remoque foi bastante infantilóide. Não consegues melhor?

JAS, já te disse que o problema não é teres ganho pouco ou teres perdido, o problema é teres dado péssimos exemplos de perigosa postura de jogador num local sério como a bolsa, onde somente se seguirmos a tendência podemos ter a mínima probablidade de sucesso, e que tu teimas em ignorar e menosprezar dizendo que isso "é só teoria"!

Pois deixa-me dizer-te que essas teorias FUNCIONAM! E tem funcionado muito bem ao longo de séculos, para inúmeros investidores famosos, com carteiras célebremente positivas e que usaram apropriadamente essas "técnicas" e "teorias" durante toda a sua vida!

Por contraponto, nunca ouvi falar de jogadores de roleta russa que se mantiveram vivos, durante muitos anos.

JAS Escreveu:O resto é apenas teoria e podes ter a certeza que também a conheço. Escusas de transcrever os livros...

Mas eu não as transcrevo para ti, transcrevo para os outros saberem quais são as regras sãs de investimento, que tu tens estado a infringir, para eles se acautelarem a não aprenderem com esses teus maus exemplos.

Nem sempre o que conta é apenas o resultado do trade, o modo como obtiveste esse resultado, é que conta. Se o modo é do estilo suicida contra a tendência, isso significa que hoje pode funcionar e até dar-te um lucrozinho, e amanhã e muitas mais vezes no futuro, provavelmente não vai funcionar e devolves esse lucrozinho e se calhar ainda mais. A ver se entendes isto de vez.

Mesmo que não te importes de jogar na bolsa, e te estejas a marimbar para as regras sãs de investimento, ao menos espero que entendas que é por isso que eu me refiro aos teus trades como exemplos perigosos para os novatos da bolsa.

Não são ataques pessoais a ti, como insistes em tratar cada intervenção minha. Até parece que tens mania da perseguição!

Vá lá... para perceberes que não tou contra ti...

Beijinhos.
consciencia

por Jobeta » 21/8/2004 22:17

Oi consciências -Estou fora desta telenovela . :?
Quando souberem de bons negócios e se quiserem partilhar com os falidos aparecem .
Agradeço o folhetim mas estou fora.
Cumprimentos e até ao próximo cafédaesquina.
A vidinha segue

Registado: 29/7/2004 20:58

por Be Happy » 21/8/2004 22:12

Cara consciência,

E você... qual foi a sua motivação para escrever tudo isto para mim? Lamento mas não percebi a necessidade da sua intervenção para mim.

Foi a de chamar-lhe à atenção para a forma como faz as coisas, mas já o fiz e esta é a ultima vez que escrevo :-)

Basta fazer uma pergunta, o JAS reconheceu e agradeceu-lhe os seus ensinamentos? Não? então algo está mal ;-)

Bom fds,
Be Happy (literalmente!)

PS: Não quis comparar o JAS a nenhuma velhinha, quis comparar a consciência ao escuteiro bem intencionado :-)
Be Happy

Re: a consciência do nosso Ego...

por JAS » 21/8/2004 21:37

consciencia Escreveu:
JAS Escreveu:Eu hoje já não te dou mais trela...

Só quero assegurar o JAS que não sou nenhuma cadela para usar trela. :x

Depois ainda se admiram porquê que há tão poucas mulheres nestes fóruns, e na bolsa. Irra. :x

Não será caso para admirar quando elas não percebem o sentido das frases e se ofendem por isso...

Sabes tudo sobre a Bolsa mas falta-te ler ainda uma boa parte do diccionário.

Trela = correia a que vai preso o cão.
Trela (fig) = Tagarelice, conversa.
Dar trela = Dar confiança, dar intimidade, incentivar habilmente, puxar alguém à confissão.
Não dar trela = é o contrário do anterior...

consciencia Escreveu:e geralmente com tanta agressividade e ordinarices

Ela ficou mesmo zangada com a trela...
As mulheres quando não percebem têm reacções imprevisíveis.

consciencia Escreveu:Desculpa, mas contigo acabaram-se as intimidades desde que me ofendeste a acenar com a 'trela'.

Espero que já tenhas percebido o sentido da expressão e que já possas retribuir os beijinhos.

consciencia Escreveu:É engraçado como a mentalidade materialista das pessoas da sociedade moderna, as leva a compararem o sucesso umas das outras apenas pelos números (é como o red disse no outro dia sobre a testosterona e o tamanho das pilas).

A ultima palavra não encontrei no diccionário.
Acho que não deves continuara a ler o red pois ele deve ser um ordinarão...

De qualquer forma não entro em discussões sobre esse tema.
Que mania que tu tens da teoria...

Beijinhos,
JAS

Motivações

por consciencia » 21/8/2004 20:56

Be Happy Escreveu:Estou plenamente de acordo quanto ao papel fundamental das nossas emoções na negociação, e que grande parte dos investidores são vítimas de si mesmos.

Ainda bem que sabe isso. Muito bom para si.

Be Happy Escreveu:E repare que não faz sentido ajudar a velhinha a atravessar a rua se a velhinha não quer atravessar a rua.

É verdade. A minha experiência já me ensinou isso mesmo. Bom, eu assumo que me quer dizer que o JAS é essa "velhinha", que não quer ajuda para atravessar a rua, não é verdade? Talvez no caso dela, não seja querer atravessar a rua, é que essa velhinha está a atravessar uma linha do comboio sem guarda. Mas eu também não o estou a obrigar a nada, pois não? Eu sujiro e explico os perigos do que o JAS está a fazer todos os dias na bolsa, para quem quiser ler. E depois, cada um tira o juízo que quer.

Be Happy Escreveu:Sugiro que, se acha que tem algo para ensinar, que o faça de forma positiva, sem impor nada a ninguém, sem cobrar nada a ninguém, com humildade e sem esperar algo em troca. Tenho a certeza que dessa forma conseguirá resultados infinitamente melhores.

Vamos por partes...

"ensinar de uma forma positiva"... Da minha maneira de ver, eu estou a ensinar de uma forma positiva, pois aproveito um exemplo real de "mau trading" do JAS, para aludir aos maus exemplos nas regras básicas de trading. E não sei porque me pede A MIM, para ser "positiva"... não sou eu que estou a usar linguagem insultuosa e ofensiva.

"sem impôr nada a ninguém"... vês-me aqui com algemas ou pistolas apontadas à cabeça de alguém para lerem o que escrevo? Quem usa pistolas é o JAS no seu jogo da roleta russa da bolsa. Quem não me quer ler, passe por cima, como costuma dizer o Marco António.

"sem cobrar nada a ninguém"... nunca pedi cartões de crédito no final das minhas mensagens, pois não?

"com humildade"... eu nem revelo quanto ganhei na bolsa com os meus recentes shorts, seria fácil demais usar esse argumento contra os actuais -30% da carteira do JAS e claro, seria uma falta de humildade da minha parte. Não preciso, nem quero fazer uso disso para realçar o meu ponto de vista. Isso são as técnicas de defesa do JAS.

"sem esperar algo em troca"... está respondido na parte acima sobre "cobrar". Eu até uso um nick anónimo não-registado para esta personagem. Não sei o que poderia receber em troca pelas minhas explicações e ajudas no domínio das armadilhas psicológicas na bolsa. Tudo é explicado gratuitamente sem esperar nada em troca, claro.

Be Happy Escreveu:É universal que não podemos impor a sabedoria a quem quer que seja, ninguém pode ser ajudado se não o quiser. E para aceitar isto é preciso humildade e paciência.

Não te preocupes. Eu sei que quem não está receptivo a aprender, não aprende! Ponto final. Não é por acaso que existe o ditado: "Burro velho não aprende línguas". Mas eu quando escrevo aqui, não estou a escrever só para o JAS, pois não? Pode haver mais gente interessada em usufruir de alguma da minha experiência nestas andanças da bolsa.

Quanto a ter paciência, achas que eu não tenho tido paciência? Até já fui tratada como "cadela" pelo JAS, mas faço um mero sorriso displicente, e mantenho o meu bom desportivismo porque ele não é o meu único destinatário. Escrevo para todos os outros.

Be Happy Escreveu:Um dia ainda aparece por aí uma consciência da consciência, e nessa altura é que isto se complica eheheh :-))

Dá-me a impressão que tu queres fazer esse papel! :) Be my guest.

Be Happy Escreveu:Já pensou em usar as suas boas intenções e motivação por forma a escrever uma série de artigos pedagógicos, procurando cativar as pessoas para essas realidades de que fala? Quem sabe transcrever alguns textos do Seykota, dar exemplos concretos. Há tanta coisa que pode ser feita para conseguir bons resultados... Caso contrário, quase parece que se esconde em intenções nobres para poder combater todos aqueles que ainda não viram a luz. O

Eu escrevo aqui. Não serve? Aqui até posso usar os maus exemplos de trading emocional do JAS, para explicar certas armadilhas mentais e outras regras infalíveis da bolsa. É um meio interactivo e em tempo-real. Conheces uma maneira melhor de ensinar? :) Quem pudér aprender alguma coisa com o que eu escrevo, melhor. Quem não quiser aprender, e limitar-se a aceitar tudo o que o JAS escreve aqui sem uma única vozinha de consciência crítica, por mim, tudo bem. Está no seu direito. Eu fico com a consciência tranquila, porque fiz os reparos que achei por bem fazer, de um modo pacífico, e não obriguei ninguém a aceitar os meus pontos de vista. Quem quiser ler, lê, senão, passe à frente.

Be Happy Escreveu:que sugere motivações obscuras vindas do seu próprio subconsciente. Será que a consciêncvia precisa de se observar? Eu digo que sim, todos precisamos de nos observar continuamente :-)

Sim, tenho a humildade suficiente para me colocar essas perguntas constantemente e até incito todos a fazer isso quando estão a abrir ou a fechar uma posição no mercado, se reparar bem nas minhas palavras recentemente. Mas é verdade que a actividade de introspecção é sempre útil na vida, até mesmo, para além da bolsa. A minha motivação sei eu qual é: o meu gosto de ensinar o pouco que sei, e convidar à introspecção individual de cada um.

E você... qual foi a sua motivação para escrever tudo isto para mim? Lamento mas não percebi a necessidade da sua intervenção para mim. :P

Cumprimentos.
consciencia

Re

por JAS » 21/8/2004 17:31

Consciência Escreveu:Convinientemente esqueces-te sempre de referir os teus devaneios negativos pela roleta russa dos WARRANTS, e outras perdas, e aí está a tua desonestidade intelectual, de novo em acção. Afinal, se a tua carteira está cada vez mais negativa, de certeza que não tivéste apenas a sorte do teu "tiro em branco" da JMT, no teu jogo de roleta russa da bolsa.

Tu, que já confessaste encarnar várias personagens, não me parece que sejas a pessoa indicada para me acusar de "desonestidade intelectual"...
Tens uma "que diz que sobe", outra "que prevê quedas" e outra que é a "consciência do Povo"?

Quanto aos warrants ainda não cheguei lá.
Ainda só cheguei ao capítulo 2...

Continuo a dizer-te para não te desviares do tema. Estamos a discutir o que disseste na tua primeira intervenção do dia 9 e não o passado remoto.

Nos 2 primeiros capítulos já vimos que os 2 títulos não caíram. Um ficou a zero (mas o meu trade melhorou 2 cêntimos em termos de resultados) e o outro subiu 10%...

Para já 2-0.
O resto é apenas teoria e podes ter a certeza que também a conheço. Escusas de transcrever os livros...

Beijinhos,
JAS

por Be Happy » 21/8/2004 16:38

Cara consciência,

Estou plenamente de acordo quanto ao papel fundamental das nossas emoções na negociação, e que grande parte dos investidores são vítimas de si mesmos.

E portanto, as suas intenções parecem ser as melhores, no entanto, as boas intenções não bastam para conseguir bons resultados. Nem o facto de ter boas intenções lhe dá um mandato superior para uma cruzada em nome dessas boas intenções.

E repare que não faz sentido ajudar a velhinha a atravessar a rua se a velhinha não quer atravessar a rua.

Não pode chegar aqui armada do seu xarope bem intencionado e por-se a abrir a boca dos pobres doentes e enfiar-lhes colheradas pela goela abaixo. O mais provável é levar uma sapatada, não é? :-)

Sugiro que, se acha que tem algo para ensinar, que o faça de forma positiva, sem impor nada a ninguém, sem cobrar nada a ninguém, com humildade e sem esperar algo em troca. Tenho a certeza que dessa forma conseguirá resultados infinitamente melhores.

É universal que não podemos impor a sabedoria a quem quer que seja, ninguém pode ser ajudado se não o quiser. E para aceitar isto é preciso humildade e paciência.

Um dia ainda aparece por aí uma consciência da consciência, e nessa altura é que isto se complica eheheh :-))

Já pensou em usar as suas boas intenções e motivação por forma a escrever uma série de artigos pedagógicos, procurando cativar as pessoas para essas realidades de que fala? Quem sabe transcrever alguns textos do Seykota, dar exemplos concretos. Há tanta coisa que pode ser feita para conseguir bons resultados... Caso contrário, quase parece que se esconde em intenções nobres para poder combater todos aqueles que ainda não viram a luz. O que sugere motivações obscuras vindas do seu próprio subconsciente. Será que a consciêncvia precisa de se observar? Eu digo que sim, todos precisamos de nos observar continuamente :-)

Be Happy
Be Happy

Re: P/Consciência - Cap.2

por consciencia » 21/8/2004 16:14

JAS Escreveu:E, sobretudo, estamos a discutir se tinhas razão quando afirmaste, com toda a força de uma experiência bolsista que apregoas ter mas que não sabemos se tens, que os mercados iam cair e que qualquer posição longa que eu assumisse era um suicídio.

Jogar na roleta russa, que é a analogia correcta de estar a fazer compras durante uma tendência de queda, não é própriamente um suicídio efectivo mas é uma tentativa de. Indicado só para quem gosta de emoções fortes e não para quem quer ganhar profissionalmente na bolsa e com a segurança de ter as probablidades do seu lado.

JAS Escreveu:- Ganhei 0,76% em termos de Carteira (com ela em 3X).

Belo lucro, sim senhora... Tá bem, admito que tiveste sorte com esse tiro de pistola. A câmara da pistola não tinha bala nessa altura.

JAS Escreveu:Depreende-se, muito simplesmente, que não terias visto qualquer sinal na JMT.

Qualquer pessoa vê um ressalto desse tipo em formação, nem é preciso ter longa experiência de trading. A questão é que numa tendência de queda, os ressaltos são sempre mais pequenos do que as descidas (é a sua definição), por isso, para quê arriscar apanhar esse ressalto? É preferível esperar que o mercado termine o ressalto e apostar nessa altura para a queda -que é uma atitude sempre mais lucrativa, enquanto a tendência de queda durar-.

JAS Escreveu:e a tua insinuação das compras a preços fictícios também seria aqui apenas uma “boca foleira”...).

Não te acusei nem tão-pouco insinuei apenas te dei sugestões para aumentares a transparência dos teus relatos, se não podes fazê-lo, é porque não podes fazê-lo, paciência. Descansa que, se eu tivésse certezas que estavas a inventar os nºs, eu apelava à tua consciência. Mas podem haver aqui pessoas que gostariam de poder confiar nesses números a que dizes que compras e vendes, já que, sabe-se lá até onde pode ir uma pessoa que tem a tua vaidade, e desesperada necessidade de ganhar todas as discussões, e geralmente com tanta agressividade e ordinarices. Só por isso, as pessoas percebem que não tens a personalidade de um santo imaculado. Mas até prova em contrário, ninguém aqui te pode acusar de falsificação, e com a falta de provas da tua parte, eu vou continuar com boa-vontade, a confiar nesses números.

JAS Escreveu:Ou seja, e para resumir, a JMT foi dos 8,20 aos 9,05 e valorizou-se 10% em pouco mais de uma semana.
(85 centimos é um bocadinho diferente dos 6 milésimos do BCP em que tu reparaste, não é? )

Só falei nos 6 milésimos do BCP porque tens acenado com isso, como se fosse uma prova do teu estrondoso sucesso. E na realidade eu não digo que foi insucesso porque são apenas 6 milésimos de Euro de lucro, mas sim, que foi insucesso por causa da tua ATITUDE, arriscada e teimosa (jogadora) ao insistires em acumulares cada vez mais títulos, contra a tendência de queda.

Convinientemente esqueces-te sempre de referir os teus devaneios negativos pela roleta russa dos WARRANTS, e outras perdas, e aí está a tua desonestidade intelectual, de novo em acção. Afinal, se a tua carteira está cada vez mais negativa, de certeza que não tivéste apenas a sorte do teu "tiro em branco" da JMT, no teu jogo de roleta russa da bolsa.

JAS Escreveu:Para nós acreditarmos que tu és "doutora em bolsa" convinha que nos esclarecesses qual foi o trade que fizeste em igual período e que te rendeu tanto. E em puts, é claro.

Esta minha personangem não tem a finalidade de falar nos negócios onde entra. Esta personagem serve para apelar à consciência das pessoas que "se perdem" na confusão da bolsa e de si próprias, porque é sempre mais fácil um terceiro ver e alertar-nos p/as nossa falhas, do que fazê-lo nós próprios sózinhos.

É engraçado como a mentalidade materialista das pessoas da sociedade moderna, as leva a compararem o sucesso umas das outras apenas pelos números (é como o red disse no outro dia sobre a testosterona e o tamanho das pilas).

Mas fazendo um bocadinho a tua vontade, não é novidade para ninguém que tenho preferido os shorts de futuros nasdaq nos últimos meses, porque essa era a tendência. Mas isso não vem nada ao caso, não quero entrar na comparação de lucros. Quero falar do que é arriscado fazer e o que não é arriscado fazer neste momento na bolsa, e quero falar sobre as armadilhas psicológicas que levam as pessoas a correr riscos acima da média apesar da tendência estar desfavorável e desaconselhar essas apostas de alto-risco.

JAS Escreveu:A credibilidade constrói-se, não é inerente à mera leitura dos livrinhos de bolsa e à citação das regras que lá estão...

Devias ler livros em vez de os menosprezares. Esta frase caiu-te mesmo mal como prova da tua arrogância.

JAS Escreveu:Beijinhos,

Desculpa, mas contigo acabaram-se as intimidades desde que me ofendeste a acenar com a 'trela'. Escuta a tua consciência.
consciencia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Carrancho_, Google [Bot], hugob0ss, Karra, latbal, Massao1, mjcsreis, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, Ze nabo e 61 visitantes