Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 25/1/2021 17:30

MarcoAntonio Escreveu:A União Europeia começou mais tarde, tem entretanto para já duas autorizadas (Pfizzer e Moderna) e os números de vacinas administradas parecem estar lentamente a acelerar.

Em termos de contratos estabelecidos, a União Europeia já tem as coisas bastante mais adiantadas, tendo contratado mais de 2 mil milhões de doses, já incluindo também vacinas que ainda não estão aprovadas, segundo a documentação tornada pública.

Esse trabalho devia ter sido feito em Julho. Era um risco aceitável para uma situação excepcional.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por MarcoAntonio » 25/1/2021 17:18

Já agora, Israel, que está a vacinar a um ritmo que é cerca de 15x superior ao da União Europeia (são menos de 10 milhões e numa área geográfica relativamente reduzida, porém) aplicou mais de 3.5 milhões de doses e é bem possível que já estejamos a ver efeitos da vacinação. Embora o número de óbitos esteja ainda a subir, o número de casos está em queda há mais de uma semana. Boas notícias se se confirmar, mas parece prometedor. Israel está a utilizar a vacina da Pfizzer.

A União Europeia começou mais tarde, tem entretanto para já duas autorizadas (Pfizzer e Moderna) e os números de vacinas administradas parecem estar lentamente a acelerar.

Em termos de contratos estabelecidos, a União Europeia já tem as coisas bastante mais adiantadas, tendo contratado mais de 2 mil milhões de doses, já incluindo também vacinas que ainda não estão aprovadas, segundo a documentação tornada pública.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por BearManBull » 25/1/2021 17:11

MarcoAntonio Escreveu:
BearManBull Escreveu:Estás a ignorar que as vacinas não se fazem com produtos aleatórios.

Eu não estou a ignorar nada, estou a questionar a credibilidade de um número atirado para o ar num post, ainda por cima atirando as decisões para o verão quando não se sabia quais eram as vacinas que iriam funcionar e em que medida (diferentes tipos/abordagens de vacinas estavam a ser investigadas e um deles, é a primeira vez que uma vacina desse tipo é aprovada).

Mesmo que atirasses 100 mil milhões para o lixo, não estaríamos melhor do que estamos agora? Isso não tão é significativo comparado com a perda de PIB que se sofre. Para isso se pagam impostos...

Pergunto eu porque se injectou tantos biliões ninguém sabe bem onde e não se puderam gastar 100 mil milhões a ter a UE preparada para vacinar toda a gente em 3 meses para 3-4 das possíveis vacinas?

Segundo este artigoas vacinas são bastante mais baratas do que por exemplo os testes PCR. Com um orçamento de 100kM terias uma boa base para nesta altura estar já uma parte significativa da população vacinada, principalmente os de maior risco.

Oxford/AstraZeneca: €1.78 (£1.61).
Johnson & Johnson: $8.50 (£6.30).
Sanofi/GSK: €7.56.
Pfizer/BioNTech: €12.
CureVac: €10.
Moderna: $18.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por MarcoAntonio » 25/1/2021 16:58

BearManBull Escreveu:Estás a ignorar que as vacinas não se fazem com produtos aleatórios.

Eu não estou a ignorar nada, estou a questionar a credibilidade de um número atirado para o ar num post, ainda por cima atirando as decisões para o verão quando não se sabia quais eram as vacinas que iriam funcionar e em que medida (diferentes tipos/abordagens de vacinas estavam a ser investigadas e um deles, é a primeira vez que uma vacina desse tipo é aprovada).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por BearManBull » 25/1/2021 16:54

djovarius Escreveu:Os "lockdowns" funcionam em países pequenos ou de população dispersa.
A extrema redução de movimento, também. Há vários exemplos disso.

Isso se tiveres lockdown domiciliário. Senão só contribuis para maiores concentrações, dentro dos aglomerados urbanos mais densos.

É que no Algarve podes passear o cão sozinho, em Lisboa não é bem assim.

Não acredito minimamente que qualquer restrição ao movimento, excepto confinamento domiciliário, tenha qualquer efeito pratico na redução da dispersão do vírus. Pelo menos os efeitos práticos de cidades grandes quando isoladas é que se geram aglomerações maiores de pessoas.
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 25/1/2021 16:46

MarcoAntonio Escreveu:BearManBull, no verão não se sabia se as vacinas iam ser eficazes e seguras e se sim, quais. Para além disso, são no geral desenvolvidas por empresas privadas e as limitações à produção podem ser de variada ordem. Claro que sugerir que no verão se podia ter planeado uma produção (e aplicaçao) 100x maior não tem dificuldade absolutamente nenhuma. É só o trabalho de o escrever...

Estás a ignorar que as vacinas não se fazem com produtos aleatórios. Resultam de uma investigação séria e rigorosa que antes de entrar na fase 0 já têm boas garantias de ter resultado, tanto é que todas as grandes vacinas de que se falava em Julho acabaram mesmo por ser aplicadas. E bem de nós que é o sector privado a desenvolver as vacinas porque se fosse o estado, nunca iam ver a luz do dia.

Obviamente que teria de se ter em curso um mega plano de distribuição e produção de vacinas mobilizando recursos militares se fosse necessário. Agora a consequência está a vista nos gráficos de mortes que postas diariamente. Ter agido com rigor e planeamento em vez de aplicar metodologia medieval teria resultado potencialmente em salvaguardar milhares de vidas e reduzir significativamente o impacto económico.

Aliás quando se celebraram os contractos de compra de vacina (em Outubro creio), deviam-se ter questionado de que recursos são necessários para acelerar o máximo possível o processo.

Na prática estávamos em Dezembro e andavam as DGSs a desenhar um plano de vacinação.
― Leon C. Megginson

por djovarius » 25/1/2021 15:23

Os "lockdowns" funcionam em países pequenos ou de população dispersa.
A extrema redução de movimento, também. Há vários exemplos disso.

O problema é o Estado não ter um plano coerente, quer para essa questão, quer para os apoios à sociedade e às empresas.
Noutros países não há esta confusão, embora as coisas também não corram tão bem como se pensa.

Temos de travar isto e acabar com a política dos altos e baixos. Pior que um "lockdown", é ver as empresas a fechar, para depois reabrir, para depois voltar a fechar, etc... isto é que não dá, rebenta com qualquer estratégia empresarial.
No turismo, o pessoal já viu o filme todo. Grandes hotelarias europeias estão a fazer preços e promoções que normalmente seriam válidas até à primavera, chegar até ao verão, até outubro, mesmo. Toda a gente já percebeu que isto vai ser mau até à entrada do verão, com todas as consequências que isso trás.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 25/1/2021 15:14

BearManBull, no verão não se sabia se as vacinas iam ser eficazes e seguras e se sim, quais. Para além disso, são no geral desenvolvidas por empresas privadas e as limitações à produção podem ser de variada ordem. Claro que sugerir que no verão se podia ter planeado uma produção (e aplicaçao) 100x maior não tem dificuldade absolutamente nenhuma. É só o trabalho de o escrever...
Imagem

Administrador Fórum

por BearManBull » 25/1/2021 15:08

djovarius Escreveu:E tem de haver redução da movimentação entre concelhos por muito tempo

Porque achas que isso reduz a propagação? Já me debrucei sobre isso e não encontro qualquer fundamento para essa restrição, aliás como com grande parte das ciências politicas dos epidemiologistas e o resultado está à vista.

Digo eu que essas pessoas que estão nos cargos de poder pelo mundo todo não deviam ter planeado desde o verão, para ter capacidade de produção massiva das vacinas um pouco por todo o lado para que a taxa de vacinação fosse 100x a que esta a ser. Só tenho uma palavra para classificar políticos: Inúteis. Em vez disso andaram a planear como instalar paneis solares e eólicas e tornar a factura da luz continuamente mais cara restringido o acesso a aquecimento a muitas famílias.

Mas não o que importa é fazer políticas e as pessoas que morram, que ficam fechados e sem poder viver como presos e que vejam os negócios arruinados.
― Leon C. Megginson

por forza algarve » 25/1/2021 14:58

Meu pai de 83 anos foi vacinado com a primeira dose na Itália e por agora tudo bem

Registado: 25/2/2019 17:26

por trend=friend » 25/1/2021 14:47

Com mais de 40% da população vacinada e provavelmente outros 10% já expostos, Israel vai ser de facto o país a acompanhar para verificar os resultados do herd immunity, antes de qualquer outro
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Ulisses Pereira » 25/1/2021 14:33

"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ZeNovato » 25/1/2021 14:30

Não sei se alguém aqui já tomou a vacina ou teve algum familiar que tenha tomado. A minha mulher este fim de semana passou mal por causa da 2.ª toma. Ela e as colegas desenvolveram sintomas do covid. Bolas.... Falta de ar, quase 39 febre, dores musculares e de cabeça. Se com a vacina é assim, imagino com a doença mesmo!!!!
Hoje já não tinha nada de manhã mas desde sexta.....
Não sei como vai ser com os idosos mas até assusta.

Registado: 8/3/2014 19:34

por artista_ » 25/1/2021 14:29

Marco Martins Escreveu:De qualquer forma, nas situações de crianças, deveria haver indicação para fazerem um teste após 5 dias, para evitar que todos fiquem confinados e assim diminuir a possibilidade de contaminar toda a gente caso eles sejam assintomáticos (como qualquer pessoa, aguentamos 5 dias sem ir trabalhar ou sem sair para as compras básicas ou ajudar familiares idosos, mas a partir daí fica muito complicado)!!!
Só que esta estratégia deveria ter sido seguida muito mais cedo e agora terá custos enormes!!!

Não sei onde fica a escola de que estás a falar, mas em muitas que conheço o teste é feito relativamente rápido a todos, a questão é que, mesmo com teste negativo, as instruções da DGS indicam um período de 14 dias de isolamento, desde o último contacto com quem testou positivo.

EDIT: Só para verem como é que as escolas andam sobrecarregadas, ligou-me ontem a diretora da escola, sim estiveram a trabalhar a um domingo. Pediu-me desculpas por me ligar mas um aluno meu testou positivo e precisavam de informações minhas sobre quando estive com ele a última vez, se estive perto, durante quanto tempo. Estive na 4ªfeira mas o meu contacto não foi considerado de risco elevado, pelo que não terei de ficar em isolamento nem fazer teste, apenas me foi indicado para estar atento a eventuais sintomas. Os colegas da turma deverão ter de ficar em isolamento por 14 dias, a contar de 5ª feira da semana passada, último dia em que houve aulas presenciais...
Editado pela última vez por artista_ em 25/1/2021 14:38, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por djovarius » 25/1/2021 12:36

Os testes antes de embarcar num avião vão começar em breve graças ao travel pass da IATA.
Mas tem de haver controlos terrestres também.
E tem de haver redução da movimentação entre concelhos por muito tempo, isso é mais importante do que confinar em casa.
Afinal, por muito que se brinque, não é o gajo a passear o cão, sozinho, a espalhar o vírus, ou o ciclista solitário na estrada, etc...

O sistema de semáforos por concelho é uma coisa meio parva: o concelho só pode ter medidas menos duras quando tiver apenas um caso ativo por mil habitantes + 1 caso novo por dez mil em média de 10 dias. Esses concelhos podem ter tudo a funcionar até às 20 horas e depois recolher obrigatório. Assim, vai-se limpando o vírus.
Esta limpeza é essencial para a retoma definitiva da economia.

Andar aos altos e baixos como nós andámos nos últimos meses é o pior de todos os cenários e um desastre anunciado.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Marco Martins » 25/1/2021 12:02

Quando se houve falar de pessoas que nos aeroportos se recusam a apresentar testes e nada lhes acontece, está tudo dito!
Mas o controlo deveria também de ser feito nas fronteiras!

Quanto aos testes, é algo que deveria ser mais barato e mais acessível. Por exemplo tenho dois míudos em escolas diferentes e na turma deles, houve casos positivos! O que nos foi indicado seria ficarem 15 dias em isolamento!!!
Ora, um tem 8 e o outro 3!!! É impossível ficarem em isolamento!!!
De qualquer forma, nas situações de crianças, deveria haver indicação para fazerem um teste após 5 dias, para evitar que todos fiquem confinados e assim diminuir a possibilidade de contaminar toda a gente caso eles sejam assintomáticos (como qualquer pessoa, aguentamos 5 dias sem ir trabalhar ou sem sair para as compras básicas ou ajudar familiares idosos, mas a partir daí fica muito complicado)!!!
Só que esta estratégia deveria ter sido seguida muito mais cedo e agora terá custos enormes!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por Masterchief » 25/1/2021 9:57

Sacanitajose Escreveu:
Masterchief Escreveu:Portuga parece atualmente o centro da pandemia. Recebe estirpes inglesas, sul-africanas e provavelmente brasileira.
Alguém controla alguma coisa nos aeroportos?
Aliás, alguém controla alguma coisa neste país?

Não seria uma coisa básica controlar as entradas de pessoas via aeroportos já há alguns meses? Esta taxa de infeções não será também derivada desta falta de controlo e rastreamento?

Ao contrário de alguns que por aqui defendem com unhas e dentes este (des)governo, eu acho que este governo é de uma incompetência atroz e criminosa. Eu não vejo nenhum responsável máximo deste governo com um mínimo de capacidade para gerir este pandemónio.

Valha-nos a boa vontade e competência dos nossos profissionais de saúde que vão tentando gerir este caos da melhor forma que podem e á custa das suas vidas pessoais. Bem hajam!

Não sei e creio que, não conhecendo o INIMIGO :twisted: e sem Munições, para o combater :-k , vocês Críticos, fariam o q :-k !? Pergunto ! Estão-nos a servir um colete, à prova de bala, a Vacina !!! Para além de um grande Negócio, é falível Dada a Ordem de, Administração ao Povo ! Nem uma fisga( atiradeira) temos para nos defender talvez o paracetamol :x ?! Dada a falte de CIVISMO, do ser humano, na teoria de que, isso só acontece aos outros e aos velhos ! Só nos resta o COFINAMENTO !!! Estamos de castigo, com uns pensos de água quente que, nos autoriza a sair, no ir às compras !!! E amanhã, vot_AR .... :pray: CUIDEM-SE :!: :idea: :?: =;
Eu Diabético, tenho que andar diariamente ! Mas, não tenho cão !!!

Não sendo um expert nem reclamando ter a resposta para tudo, uma coisa que me parece básica é o controlo de entradas via aeroportos, não? Exigir testes Covid para entrada de cidadãos estrangeiros, principalmente vindos de países considerados "perigosos"?
Fazer o rastreamento dos infetados já desde 2020. Tiveram muito tempo para se organizarem, não?
Hospitais de campanha ou hospitais Covid dedicados exclusivamente ao Covid por forma a permitir que outros hospitais pudessem continuar a tratar as outras doenças? Ou entregar essa função aos privados seja por acordo ou requisição (que não me parece necessária).?
E eu não sou nenhum expert nem tenho os meios do estado para fundamentar estas decisões.

Estou errado?

Registado: 29/11/2007 2:53

por Opcard » 25/1/2021 9:40

Como é TSF está entrevista passou despercebida

"É um vírus horrível, muito desconhecido." Nobel da Medicina diz que estamos numa "experiência

https://www.tsf.pt/mundo/e-um-virus-hor ... 48315.html

Registado: 14/3/2009 0:19

por forza algarve » 25/1/2021 1:33

Granfes disturbios hoje na Holanda contra o confinamento..e estas revoltas vao aumentar na Europa se os governos nao perceberem que nao se pode enjaular as pessoas por tanto tempo sem ajudarlas

por GaioAzul » 25/1/2021 0:58

Este tópico faz me pensar no Yin e no Yang.
Continuo com dúvidas relativamente aos lockdowns.
A minha opinião pessoal baseada na minha experiência recente (e tb crónica) alinha com este artigo.

https://www.silverdoctors.com/headlines ... dont-work/

Convem ler o artigo antes de comentar e começar um argumento sem fim.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher

Registado: 30/4/2020 1:39

por forza algarve » 24/1/2021 22:17

E o covid é o confinamento tiveram repercussões nas eleições. No Algarve super bem Ventura.. Pois quem está contra o confinamento e quer proteger os empregos sai beneficiado em algumas zonas do país onde o. Confinamento só provoca miserias

por pepe7 » 24/1/2021 20:48

MarcoAntonio Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O que ele quis dizer foi que, passado 2 semanas, o número de novos casos está correlacionado com o número de internamentos. Ou seja, se estamos com 14 mil novos casos, daqui a 2 semanas teremos 7 mil internados. Tem sido uma correlação muito certinha ao longo do tempo.

Abraço,
Ulisses

Existe uma correlação enquanto não se atinge o limite da capacidade do SNS, pois assim que o limite seja atingido, o número de mortes dispara pois não haverá capacidade sequer para suportar os casos mais simples...

Já deve estar a ocorrer em certa medida.

Isto ocorre também numa altura em que dos expectáveis cerca de 400 óbitos diários para esta altura do ano, estamos com cerca de 700. Um excesso de óbitos da ordem dos 300, que serão vítimas directas e vítimas indirectas da pandemia (valores bastante arredondados, mas será dentro disto).

Internados UCI (*0.15) a azul versus óbitos diários atribuídos a covid a vermelho:

Imagem

Imagem

Face à atual situação e ao exposto acima e ao que ai vem, estamos à espera de quê para pedir ajuda? E prepararmo-nos para tal !

pepe7 Escreveu:
Bruxelas disponibiliza 220 milhões de euros para transferência de infetados na UE : https://www.tsf.pt/mundo/bruxelas-dispo ... 79388.html

"A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira que vai disponibilizar 220 milhões de euros para transferência de pacientes com Covid-19 para outros países da União Europeia (UE), visando evitar a rutura nos sistemas de saúde nacionais, nomeadamente nos cuidados intensivos..."

"Lição aprendida." Europa mantém fronteiras abertas: https://www.tsf.pt/mundo/licao-aprendid ... 79413.html

Continuo preocupado com a Pandemia e tudo o que advém da mesma.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1589990#p1589990

A minha dúvida é a sua eficácia, capacidade de por em prática. Quando à disponibilidade é provável que ainda exista por parte de alguns Países.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por MCMAD1977 » 24/1/2021 0:28

Vi à pouco na sic online um médico intensivista a dizer que com 15000 infetados, 200 vão parar a UCI...

Sendo assim é só fazer as contas à catástrofe que se avizinha...

Registado: 25/2/2008 17:23

por AmigosdaBolsa » 23/1/2021 23:32

Opcard Escreveu:Eu concordo com o governo ,devemos partir as pernas a quem corra mais ou ainda quem possa andar , o mau estar é causado não por ter pouco mas por ter menos que os outros .

Quando me vejo fico feliz, quando me comparo entro em depressão .

:clap:
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], KAWA, Musus e 163 visitantes