CoronaVirus, panico justificado...?
- Registado: 25/2/2019 17:26
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
MarcoAntonio Escreveu:Aqui concordo, era ter agido mais cedo (mesmo em Março, se formos olhar para a Europa em geral). Mais valia tomar medidas duras mas cedo (pesava na economia mas reduzia os óbitos) do que ir atrás do prejuizo (acabar por tomar medidas igualmente duras, com o mesmo ou mais impacto na economia e muitos mais óbitos).
Sem querer estar aqui a bater no mesmo ponto, a onda de Março/Abril criou ilusões tanto no Governo como no Povo. Safamo-nos razoavelmente bem na primeira onda e fomos todos confiantes na segunda. O Governo falhou em preparar-se melhor e o povo não cumpriu da segunda vez tão bem quanto da primeira (isto também com muita desinformação à mistura a navegar pela web que foi "conquistando" gente também, em parte o facto de termo-nos safado razoavelmente bem da primeira vez acabou por desempenhar um perverso papel aqui neste aspecto).
Estes números são muito maus, estamos agora entre os países que (tanto quanto se sabe) tiveram dos piores picos desde que a pandemia surgiu. E sugerem-me que, mesmo que não se fale de ruptura, já estejam a reflectir uma grande incapacidade de resposta do SNS.
Sem sombra de dúvida que existe aqui uma ingerência da população, mas principalmente por parte do governo!!
Tivemos um ano para criar uma equipa de gestão de pandemias! Se não a tinhamos, tivemos tempo de a criar!!
Não entendo como é que nesta fase, ainda adiam uma semana a decisão de fechar as escolas!!! Quer dizer, compreendo apenas por uma questão política, para não afectar os números das eleições, pois isso tem um custo para toda a gente que tem crianças e tem de ficar em casa, e como tal um custo político!!!
Mas voltando à questão da equipa de gestão de pandemias, a mesma teria de saber avaliar o que acontece noutros países, bem como a natural reação das pessoas ao confinamento (onde a resistência e falta de colaboração vai aumentando devido a vários factore).... temos uma história onde foram detalhados os comportamentos humanos ao longo desse período de confinamento, e todo impacto que isso tem! Só não aprendemos se não quisermos!
O governo foi constantemente alertado para o problema que seria após o ano novo como resultado do pré-Natal, Natal e passagem de ano, e o governo nem sequer ponderou em atrasar o início de aulas uma semana!!!! Não me venham com a história que nesse momento teria tanto impacto como fechar tudo agora!!!
Por sorte estamos na zona Euro, pois caso contrário neste momento, teríamos a nossa moeda a cair bastante, as taxas de juro a subir em flecha, e toda a economia a vacilar, e a ajudar uma falta de vacinas!!!
No meio de todo este cenário, temos a zona euro que nos está a segurar!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
MarcoAntonio Escreveu:Sem querer estar aqui a bater no mesmo ponto, a onda de Março/Abril criou ilusões tanto no Governo como no Povo. Safamo-nos razoavelmente bem na primeira onda e fomos todos confiantes na segunda. O Governo falhou em preparar-se melhor e o povo não cumpriu da segunda vez tão bem quanto da primeira (isto também com muita desinformação à mistura a navegar pela web que foi "conquistando" gente também, em parte o facto de termo-nos safado razoavelmente bem da primeira vez acabou por desempenhar um perverso papel aqui neste aspecto).
Sem querer de forma alguma desresponsabilizar as pessoas, onde se incluirão uma boa parte da população, não deixa de ser verdade que os sinais que o governo foi dando (e outros políticos também) ajudaram a que as pessoas deixassem de cumprir total ou parcialmente as medidas implementadas. Até eu, quando foram permitidos alguns eventos, depois do que se passou no verão, depois de ser exigido o uso de máscara, nem nos piores sonhos me passava pela cabeça que chegássemos a isto, inconscientemente criei a ilusão de que agora o contágio seria muito reduzido...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Pata-Hari Escreveu:Mais_um, permita-me que discorde de ti. Os funcionários numa situação destas não têm que ser os habituais. Há gente que pode fazer turnos dentro dos lares e dormir lá. É um momento no tempo, não é sempre. Há quem não tenha familias, há quem esteja disposto. Se os velhinhos querem continuar a sair, podem ser reunidos em lares onde a vida decorre normalmente.
Os tratamentos são em ambientes bastante controlados. Dentro dos hospitais e clinicas, as coisas estão controladas (mais ou menos). E, mais uma vez, grandes problemas, grandes soluções: criar zonas para idosos, levar as máquinas para os lares quando é possível.
Entendo que é penalizador para um velhote mas é mais morrer já. E há sempre a alternativa de os levarmos para casa se os queremos poupar a esse problema. A tua mãe é autónoma, pode proteger-se desse modo, por exemplo.
Marta, desculpa mas isso de "prender" os utentes e funcionários nos lares não faz qualquer sentido. Turnos já fazem, mas vêm para casa no fim do seu turno. Para fechar lá os funcionários junto com os velhinhos, independentemente de turnos, ninguém vinha a casa. Ninguém entrava ou saia, talvez só médicos. Querias lá pessoas presas com utentes dos lares por 1/2 anos? Como ias fazer isso, com voluntários não me parece, ou recorria-mos novamente à escravidão ou isso ia-nos custar dinheiro que não temos. Para me convencerem a fazer uma coisa dessas só mesmo sob ameaça física à minha família, porque de outra forma tinham de me pagar muitos milhares de euros por mês para me sujeitar a tal tortura, trabalho forçado, afastamento dos meus familiares e amigos. Essa gente também tem necessidades, tem pais, filhos, avós, amigos... essa gente também tem vida Marta.
Há em Portugal centenas de lares ilegais, muitos até recebem apoio da SS e a maioria dos ilegais são usados por utentes sem recursos para pagar outro e sem qualquer outra solução disponível. Sabes porque não os fecham? Porque o estado não têm onde colocar esses idosos.
O Trabalho dos lares é bastante complicado e desgastante, têm de fazer de tudo, pegar neles, dar-lhes comer na boca, limpar as fezes, dar-lhes banho, tratar ferimentos... acreditas mesmo que é possível manter distânciamento e segurança a fazer este tipo de trabalho durante meses seguidos?
Parece-me obvio que desconheces o funcionamento da maioria dos lares em Portugal e as suas condições e se tivermos a falar de pessoas com deficiência então a coisa ainda se agrava mais e é COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL fazer coisas tão simples como mantê-los de mascara ou afastados.
Quanto a hospitais o ambiente não é tão controlado assim. Há surtos nos hospitais (em Aveiro há), há pessoas que entram lá sem vírus, ao fim de uma semana continuam a testar negativo e depois testam positivo, infetados dentro do hospital.
Isolar os velhinhos num lar e quem lhes dá apoio era uma solução sim, mas utópica.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Sempre te disse o mesmo, na primeira vaga tivemos sorte com o tempo. Este ano está a ser muito mais rigoroso e dá passadeira vermelha ao vírus.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Aqui concordo, era ter agido mais cedo (mesmo em Março, se formos olhar para a Europa em geral). Mais valia tomar medidas duras mas cedo (pesava na economia mas reduzia os óbitos) do que ir atrás do prejuizo (acabar por tomar medidas igualmente duras, com o mesmo ou mais impacto na economia e muitos mais óbitos).
Sem querer estar aqui a bater no mesmo ponto, a onda de Março/Abril criou ilusões tanto no Governo como no Povo. Safamo-nos razoavelmente bem na primeira onda e fomos todos confiantes na segunda. O Governo falhou em preparar-se melhor e o povo não cumpriu da segunda vez tão bem quanto da primeira (isto também com muita desinformação à mistura a navegar pela web que foi "conquistando" gente também, em parte o facto de termo-nos safado razoavelmente bem da primeira vez acabou por desempenhar um perverso papel aqui neste aspecto).
Estes números são muito maus, estamos agora entre os países que (tanto quanto se sabe) tiveram dos piores picos desde que a pandemia surgiu. E sugerem-me que, mesmo que não se fale de ruptura, já estejam a reflectir uma grande incapacidade de resposta do SNS.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
djovarius Escreveu:Ainda veio dizer que não tem culpa do Natal... então, quem tem? É o Caldeirão?![]()
![]()
![]()
- Registado: 25/4/2007 21:23
Por isso mesmo é que se devia ter imitado os Chineses, lá atrás em Março ou antes. Em toda a Europa.
Quanto mais tempo andarmos neste carrossel, caso para cima, casos para baixo, menos confiança haverá, menos confiança do consumidor, menos turistas.
Nenhum turista virá para um país com estes indicadores e se deixarmos andar, mais tempo levará a retoma dessa confiança (fidutia).
Ou melhor, só virão os putos, que não gastam quase nenhuns €€€€, portanto, hotéis vazios e cada vez mais pessoas na sopa dos pobres.
Se, por outro lado:
- Empenhamento total para reduzir drasticamente o vírus na sociedade até fim de Fevereiro;
- Viagens com travel pass da IATA a partir de 1 de Março;
- Retoma séria e controlada das atividades económicas a partir de meados de Fevereiro;
Assim, teremos aquilo que os selos "safe & clean" não nos dão, que é o restabelecimento da confiança e da segurança, assim teremos turistas já em Março e sempre subindo até uma quase normalização em Julho. Assim, poderemos ter um segundo semestre quase em linha com o passado próximo.
Otimista? Se houver total empenho agora, que é a época má não só do turismo como de muitos setores, as pessoas que estão na sopa dos pobres, agora, podem ter emprego daqui a 2 / 3 meses - pelo menos parte dessas pessoas.
Abraço
dj
Quanto mais tempo andarmos neste carrossel, caso para cima, casos para baixo, menos confiança haverá, menos confiança do consumidor, menos turistas.
Nenhum turista virá para um país com estes indicadores e se deixarmos andar, mais tempo levará a retoma dessa confiança (fidutia).
Ou melhor, só virão os putos, que não gastam quase nenhuns €€€€, portanto, hotéis vazios e cada vez mais pessoas na sopa dos pobres.
Se, por outro lado:
- Empenhamento total para reduzir drasticamente o vírus na sociedade até fim de Fevereiro;
- Viagens com travel pass da IATA a partir de 1 de Março;
- Retoma séria e controlada das atividades económicas a partir de meados de Fevereiro;
Assim, teremos aquilo que os selos "safe & clean" não nos dão, que é o restabelecimento da confiança e da segurança, assim teremos turistas já em Março e sempre subindo até uma quase normalização em Julho. Assim, poderemos ter um segundo semestre quase em linha com o passado próximo.
Otimista? Se houver total empenho agora, que é a época má não só do turismo como de muitos setores, as pessoas que estão na sopa dos pobres, agora, podem ter emprego daqui a 2 / 3 meses - pelo menos parte dessas pessoas.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
mais_um Escreveu:Caramelo Escreveu:Que fez essa afirmação foi o António Costa, como comentário a uma intervenção de uma deputada do PS.
“O vírus teve, eu diria, talvez o azar de encontrar pela frente um povo experimentado e um Governo capaz”
Quem fez esta afirmação foi o António Costa

djovarius Escreveu:m-m Escreveu:A variante inglesa está há muito tempo em Tavira e Faro (amostras confirmadas pelo INS Dr. Ricardo Jorge) e agora por todo o sotavento algarvio, Loulé sozinha tem 900 casos ativos.
dj
porque nao falas dos milhares de desempregados algarvios face as decisoes de confinamento e fechar a restauraçao que e' o maior empregador da regiao.
so albufeira distribui 400 cabazes por dia para as pessoas comerem
- Registado: 25/2/2019 17:26
Caramelo Escreveu:A culpa é do povo...
3-06-2020
Segundo a deputada do PS, na resposta à pandemia de covid-19, por parte do Governo, não houve sorte.
“O vírus teve, eu diria, talvez o azar de encontrar pela frente um povo experimentado e um Governo capaz”, contrapôs.
https://www.youtube.com/watch?v=wIFzsUM ... e=youtu.be
Que fez essa afirmação foi o António Costa, como comentário a uma intervenção de uma deputada do PS.
E só prova que a capacidade de dizer disparates (escrever) não se limita a algumas pessoas que frequentam o CdB e que se esforçam por o demonstrar repetidamente.
Fica uma lista:
https://www.publico.pt/2020/12/17/socie ... 19-1943352
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
djovarius Escreveu:Ainda veio dizer que não tem culpa do Natal... então, quem tem? É o Caldeirão?![]()
![]()
![]()
Isto não tem jeito nenhum, digo eu.![]()
dj
Como referi anteriormente um pouco mais de seriedade intelectual não fazia mal...
O líder parlamentar do CDS, Telmo Correia, perguntou a António Costa se teria tomado as mesmas medidas no Natal. "Sabendo o que sabe hoje, em consciência teria tomado as mesmas medidas,as Festas?", questionou, e sublinhou que a pergunta era "dirigida à consciência e humildalde" do PM.
Costa não virou costas à pergunta e não teve rebuço em reconhecer que faria diferente: "Posso assegurar que hoje, nas circunstâncias de hoje, nenhum de nós teria defendido aquelas medidas". O primeiro-ministro precisou que "as medidas são tomadas em função das circunstâncias e dos dados" disponíveis, com base "na melhor informação científica".
"Se a culpa foi minha por termos celebrado o Natal, ofereço-me a esse sacrificio e deixo-lhe, em consciência, [considerar] se sou o responsável pela situação em que estamos", respondeu ainda Costa a Telmo Correia, sublinhando que houve outros que defenderam exatamente o que fiz". E rematou: "Assumo as responsabilidades pelas circunstâncias em que o pais está hoje".
https://expresso.pt/politica/2021-01-19 ... sacrificio
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
m-m Escreveu:E o António Costa acaba de afirmar na AR que se a variante inglesa do COVID se instalar em PT, equaciona fechar as escolas...![]()
Mas em país é que ele vive?! Então o Instituto Ricardo Jorge não disse já no dia 4 de Janeiro que já identificado casos da nova variante ainda em amostras de Dezembro!!!
Continua a palhaçada da requisição dos hospitais privados dos partidos da extrema esquerda...
Exatamente, isto é de bradar aos céus. Faltava um candidato presidencial dizer, como em 1958 "obviamente demito-o".
A variante inglesa está há muito tempo em Tavira e Faro (amostras confirmadas pelo INS Dr. Ricardo Jorge) e agora por todo o sotavento algarvio, Loulé sozinha tem 900 casos ativos. Também em amostras um pouco pelo Alentejo. A vila de Cuba qualquer dia atinge a imunidade de grupo.
Ainda veio dizer que não tem culpa do Natal... então, quem tem? É o Caldeirão?
Isto não tem jeito nenhum, digo eu.
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
A culpa é do povo...
3-06-2020
Segundo a deputada do PS, na resposta à pandemia de covid-19, por parte do Governo, não houve sorte.
“O vírus teve, eu diria, talvez o azar de encontrar pela frente um povo experimentado e um Governo capaz”, contrapôs.
3-06-2020
Com o que se sabe da referida estirpe (50 a 70%) mais contagiosa, não podemos esperar por ontem, quanto mais por amanhã!
Quantos países já proibiram voos provenientes de UK? Esses países esperaram para ver no que dava, antes de decidir?
Quantos países já proibiram voos provenientes de UK? Esses países esperaram para ver no que dava, antes de decidir?
Editado pela última vez por m-m em 19/1/2021 17:40, num total de 1 vez.
- Registado: 25/2/2008 17:56
Talvez um pouco mais de seriedade intelectual não fizesse mal...
“Se para a semana soubermos, se amanhã soubermos, se depois de amanhã soubermos, se daqui a 15 dias soubermos, por exemplo, que a estirpe inglesa se tornou dominante no nosso país, ah, muito provavelmente vamos ter mesmo de fechar as escolas e aí farei o que tenho de fazer, que é fechar as escolas”
https://expresso.pt/politica/2021-01-19 ... sacrificio
E o António Costa acaba de afirmar na AR que se a variante inglesa do COVID se instalar em PT, equaciona fechar as escolas...
Mas em país é que ele vive?! Então o Instituto Ricardo Jorge não disse já no dia 4 de Janeiro que já identificado casos da nova variante ainda em amostras de Dezembro!!!
Continua a palhaçada da requisição dos hospitais privados dos partidos da extrema esquerda...
- Registado: 25/2/2008 17:56
Pata-Hari Escreveu:Mais_um, permita-me que discorde de ti. Os funcionários numa situação destas não têm que ser os habituais. Há gente que pode fazer turnos dentro dos lares e dormir lá. É um momento no tempo, não é sempre. Há quem não tenha familias, há quem esteja disposto. Se os velhinhos querem continuar a sair, podem ser reunidos em lares onde a vida decorre normalmente.
Os tratamentos são em ambientes bastante controlados. Dentro dos hospitais e clinicas, as coisas estão controladas (mais ou menos). E, mais uma vez, grandes problemas, grandes soluções: criar zonas para idosos, levar as máquinas para os lares quando é possível.
Entendo que é penalizador para um velhote mas é mais morrer já. E há sempre a alternativa de os levarmos para casa se os queremos poupar a esse problema. A tua mãe é autónoma, pode proteger-se desse modo, por exemplo.
Pata, as pessoas dormem no lar, onde, no chão? Não tens a noção da realidade, deves julgar que as pessoas estão dispostas a ir trabalhar nessas condições. Neste confinamento a minha empregada domestica deixou de ir trabalhar a todas as casas excepto a minha porque vive perto. Quando foi o primeiro confinamento deixou de vir de todo.
Os tratamentos são em ambientes controlados? Deves andar distraída, só pode , está mais atenta `as noticias, o Hospital de Torres Vedras tem 30% dos enfermeiros infectados, achas que entre o momento de terem contraído o vírus e começarem os sintomas eles sabiam que estavam doentes para ficar em casa? Como tu pensas que os focus começam? Desde o inicio que têm existido casos de transmissão do vírus de doentes nos lares ou de pessoal medico e auxiliar, o que tu defendes é utópico.
Em relação à minha mãe sair do lar, foi uma situação que equacionamos h´a uns meses mas optámos (eu, a minha irmã e a minha mãe) por ela ficar no lar porque pesando os prós e os contras considerámos que era a melhor opção.
Estou a falar dos óbitos. Os óbitos podem não ser exactos mas são credíveis em muitos países precisamente pela razão que indiquei.
E sim, pode-se duvidar que sejam os mesmos como alegas / tentas afirmar como indiscutivel.
Quanto ao "sucesso", já disse o que penso, não houve milagre nenhum nem qualquer desempenho brilhante. Tivemos um sucesso moderado na primeira onda, estamos muito mal na segunda (especialmente no pós época festiva).
E sim, pode-se duvidar que sejam os mesmos como alegas / tentas afirmar como indiscutivel.
Quanto ao "sucesso", já disse o que penso, não houve milagre nenhum nem qualquer desempenho brilhante. Tivemos um sucesso moderado na primeira onda, estamos muito mal na segunda (especialmente no pós época festiva).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco, em nenhum lugar os números são credíveis. Os infetados (reais) são bem mais do que os detetados em testes.
Nós podemos dizer que os do Brasil não são, pois eles testaram, até hoje, 5X menos gente que Portugal. É verdade.
Mas isso, também um dinamarquês pode dizer que Portugal não tem números credíveis pois testou 6X mais que Portugal.
Tudo isto por milhão de pessoas, claro.
Seja como for, isso não se pode negar, Portugal tem os mesmos mortos por milhão de habitantes que o Brasil, quando há 6 meses seria metade.
Então, a minha "boca" sobre o "sucesso" continua válida, embora estejamos ainda longe dos EUA, mas não tanto quanto estávamos.
Nem sucesso, nem se poderia andar a atirar "pedras" sobre o vizinho como era apanágio das nossas televisões.
Abraço
dj
Nós podemos dizer que os do Brasil não são, pois eles testaram, até hoje, 5X menos gente que Portugal. É verdade.
Mas isso, também um dinamarquês pode dizer que Portugal não tem números credíveis pois testou 6X mais que Portugal.
Tudo isto por milhão de pessoas, claro.
Seja como for, isso não se pode negar, Portugal tem os mesmos mortos por milhão de habitantes que o Brasil, quando há 6 meses seria metade.
Então, a minha "boca" sobre o "sucesso" continua válida, embora estejamos ainda longe dos EUA, mas não tanto quanto estávamos.
Nem sucesso, nem se poderia andar a atirar "pedras" sobre o vizinho como era apanágio das nossas televisões.
Abraço
dj
Mais_um, permita-me que discorde de ti. Os funcionários numa situação destas não têm que ser os habituais. Há gente que pode fazer turnos dentro dos lares e dormir lá. É um momento no tempo, não é sempre. Há quem não tenha familias, há quem esteja disposto. Se os velhinhos querem continuar a sair, podem ser reunidos em lares onde a vida decorre normalmente.
JohnnyBGoode Escreveu:Não quero de todo transparecer que a situação não é gravíssimo e que as consequências de alguma inação estão a superar até os piores cenárias. Contudo, e especialmente relativamente aos lares... Os funcionários a viverem lá? Acham mesmo que os trabalhadores estariam OK com isso? não me parece realista... muitos já se privaram de muito por causa disto, ainda achavam razoável não estarem com as famílias?
Por outro lado, trancar os idosos a sete chaves? então e os mínimos de qualidade de vida? dos casos que conheço as visitas já foram super limitadas e os idosos estavam muito protegidos aquando a visita. O prolongamento da vida só porque sim não deve ser o único objetivo... O problema é complexo e há dois lados da balança.
Para um idoso de 80 ou 90 anos, 1 ano ou mais sem sequer poder estar com a família com o mínimo de qualidade poderá ser muito penalizador, para a saúde mental e mesmo física. Ou seja nem tanto ao mar nem tanto à terra... Tentou-se proteger, e devia-se ter feito algum trabalho melhor, mas na grande maioria dos casos o vírus entrou pelos funcionários (e eles são pessoas, não robots, que mesmo tendo muito cuidado, podem apanhar o vírus involuntariamente).
A situação dos idosos é complexa e não há respostas óbvias.
Cumps.
Bem, há de haver funcionários que estarão dispostos , sendo pagos para isso, para o fazer. Uns sao jovens, outros não têm familia, outros gostariam do pagamento extra. Isto é uma guerra onde a vida em particular destas pessoas está em causa. Cada um pode escolher morrer num lar de imediato ou tentar manter-se protegido. Eu optaria por me manter viva...!
djovarius Escreveu:Não se pode negar que fechar as escolas do 9º ano para cima seria uma boa ajuda.
Tranquilo que na próxima 3ª feira (depois das eleições), as escolas já vão todas fechar
Marcelo diz que fecho das escolas será reavaliado na terça-feira
Em campanha, o Presidente voltou a sobrepor-se ao candidato e revelou, à porta de uma universidade em Carcavelos, que a gravidade da situação pandémica exige que o calendário escolar seja ponderado.
https://observador.pt/2021/01/19/marcel ... rca-feira/
O povo tem culpa, sim senhor.
Eu vejo-os á porta do café em amena conversa com a máscara por baixo do nariz e muitas vezes sem máscara a menos de 1 metro de distancia uns dos outros, só para dar um exemplo. Vizinhos na conversa sem máscara nem distancia, etc.
Mas o governo também tem culpa porque fez, e continua a fazer uma má gestão da pandemia.
O motivo é simples, as contas publicas não aguentam. Não aguentam porque nada fizeram para criar riqueza durante o tempo de vacas gordas. O que fizeram foi ir gastando o pequeno crescimento que se foi conseguindo qual "cigarra cantadeira" com grandes campanhas publicitárias e Ronaldos das finanças.
Está visto que as medidas que tomaram, tarde, não são suficientes. Tanto que já as apertaram poucos dias depois. E vão ter que apertar mais ainda porque assim não vai lá. As escolas vão ter que fechar como os especialistas recomendam. Pelo menos do secundário para cima. Mas mais uma vez vão lá chegar ás "pinguinhas". O que vai prolongar o tempo de recuperação.
Eu acho que era preferível um lock-down total e efetivo durante 1 mês do que estes sucessivos agravamentos, reactivos, que apenas servem para prolongar o problema. Típico deste governo empurrar com a barriga porque não tem coragem para tomar decisões difíceis.
Mas estou plenamente convencido que se tivessem tomado medidas atempadamente nunca teríamos chegado a este caos. Podemos agradecer á boa vontade do pessoal da saúde que lá vão aguentando e decidindo eles o melhor "remédio". Porque organização governamental nomeadamente da ministra da saúde, ZERO!
Fica aqui um agradecimento a todos os médicos, enfermeiros e restante pessoal da saúde!
Eu vejo-os á porta do café em amena conversa com a máscara por baixo do nariz e muitas vezes sem máscara a menos de 1 metro de distancia uns dos outros, só para dar um exemplo. Vizinhos na conversa sem máscara nem distancia, etc.
Mas o governo também tem culpa porque fez, e continua a fazer uma má gestão da pandemia.
O motivo é simples, as contas publicas não aguentam. Não aguentam porque nada fizeram para criar riqueza durante o tempo de vacas gordas. O que fizeram foi ir gastando o pequeno crescimento que se foi conseguindo qual "cigarra cantadeira" com grandes campanhas publicitárias e Ronaldos das finanças.
Está visto que as medidas que tomaram, tarde, não são suficientes. Tanto que já as apertaram poucos dias depois. E vão ter que apertar mais ainda porque assim não vai lá. As escolas vão ter que fechar como os especialistas recomendam. Pelo menos do secundário para cima. Mas mais uma vez vão lá chegar ás "pinguinhas". O que vai prolongar o tempo de recuperação.
Eu acho que era preferível um lock-down total e efetivo durante 1 mês do que estes sucessivos agravamentos, reactivos, que apenas servem para prolongar o problema. Típico deste governo empurrar com a barriga porque não tem coragem para tomar decisões difíceis.
Mas estou plenamente convencido que se tivessem tomado medidas atempadamente nunca teríamos chegado a este caos. Podemos agradecer á boa vontade do pessoal da saúde que lá vão aguentando e decidindo eles o melhor "remédio". Porque organização governamental nomeadamente da ministra da saúde, ZERO!
Fica aqui um agradecimento a todos os médicos, enfermeiros e restante pessoal da saúde!
Djo, a situação em Portugal neste momento é muito má (não vou estar a discutir os factores, que julgo que são de vária ordem e que, claro, passam pelo governo).
Mas em relação ao Brasil, não acredito nos números. Há desde o início enormes discrepâncias, que inúmeros especialistas têm apontado. Exemplo aqui:
https://www.frontiersin.org/articles/10 ... 78645/full
De uma forma geral, podemos "confiar" nos números da uniao europeia e dos estados unidos, que deverão estar bastante próximos do real pois temos os excessos de obitos por todas as causas para comparar servindo de medida indirecta de controlo e as coisas batem mais ou menos certo.
Mas em relação ao Brasil, não acredito nos números. Há desde o início enormes discrepâncias, que inúmeros especialistas têm apontado. Exemplo aqui:
https://www.frontiersin.org/articles/10 ... 78645/full
De uma forma geral, podemos "confiar" nos números da uniao europeia e dos estados unidos, que deverão estar bastante próximos do real pois temos os excessos de obitos por todas as causas para comparar servindo de medida indirecta de controlo e as coisas batem mais ou menos certo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: IX Hispana e 85 visitantes