Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Renováveis & Cia.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Renováveis & Cia.

por BearManBull » 14/5/2021 0:28

A Tesla pode ser que ressalte na MM200 mas tem um percurso complicado.
Anexos
TSLA Daily.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Renováveis & Cia.

por BearManBull » 13/5/2021 12:24

cloudexpert Escreveu:eu nas empresas de renovavei vou ter prudencia. é um sector que ainda anda a tentar encontrar o seu caminho.

Para já vou focar-me mais em projectos relacionados com o hidrogenio.

Não existe auqi uma visão disrutpitva com a que exitiu no passado por exemplo com Edison e Tesla no sec XIX. ai sim duas visões diferentes na forma de produção de energia, e é gracas ao senhor Tesla que hoje estamos aqui a postar neste form. a enerdgia AC foi a grande disrupção em relação a energia DC. Edison era um garnde inventor , mas Tesla era um genio e foi graças a AC que foi possivel transportar energia por milhares de Km, utilizasr mauinas electricas com o s transformadores ( que Tesla tb inventou).

A única tecnologia que vai ter de faezr o seu percurso será a do H2. o Litgio tem o probleome de ter uma produção muito poluente.

Sobre paineis fotoeléctricos, uma tecnologia disrptiva seria a redução dos custos de produção, e um menor gasto energético para produzir um painel, não sei se sabem mas um painel fotovoltaico em termos teóricos demora mais de 100 anos até ficar neutro energicamente.


Uma pequena curiosidade que o transformador é a maquina mais eficiente alguma vez desenvolvida. Não exista nada mais que seja remotamente tão eficiente como o transformador com rendimento >98%

A grande vantagem do transporte em AC é que é fácil ampliar a tensão, graças ao transformador e em alta tensão as perdas na linha são inferiores, porque a amperagem è menor e perdas =RI^2.

Sobre as renováveis tenham sempre atenção a essa designação falaciosa. Isso não é renovável porra nenhuma a cada x anos tem de se substituir o equipamento a manutenção e gestão são um pesadelo logístico.

Pensem na falácia dos Extremocratas da UE que dizem que se vão gerar centenas de milhares de empregos! Como é que um sistema mais eficiente pode requerer mão de obra várias dimensões acima do convencional?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Renováveis & Cia.

por cloudexpert » 13/5/2021 12:01

eu nas empresas de renovavei vou ter prudencia. é um sector que ainda anda a tentar encontrar o seu caminho.

Para já vou focar-me mais em projectos relacionados com o hidrogenio.

Não existe auqi uma visão disrutpitva com a que exitiu no passado por exemplo com Edison e Tesla no sec XIX. ai sim duas visões diferentes na forma de produção de energia, e é gracas ao senhor Tesla que hoje estamos aqui a postar neste form. a enerdgia AC foi a grande disrupção em relação a energia DC. Edison era um garnde inventor , mas Tesla era um genio e foi graças a AC que foi possivel transportar energia por milhares de Km, utilizasr mauinas electricas com o s transformadores ( que Tesla tb inventou).

A única tecnologia que vai ter de faezr o seu percurso será a do H2. o Litgio tem o probleome de ter uma produção muito poluente.

Sobre paineis fotoeléctricos, uma tecnologia disrptiva seria a redução dos custos de produção, e um menor gasto energético para produzir um painel, não sei se sabem mas um painel fotovoltaico em termos teóricos demora mais de 100 anos até ficar neutro energicamente.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Renováveis & Cia.

por BearManBull » 13/5/2021 11:30

OCTAMA Escreveu:Não sei se o teu gráfico foi a pensar que a GEVO apresenta hoje os seus resultados do 1T 2021 (data do Investing.com) :mrgreen:


Nope, mera AT.

Excelente texto :wink: e análise muito interessante da inflação. Não estou a contar que o NAS se vá esbaldeirar completamente já no curto prazo e pode haver uma reacção porreira neste suporte da GEVO se conseguir um fecho acima da LTD (claro que depois pode voltar a descer aos níveis que referes, ou então pode ir em modo free fall se quebrar já o suporte, duvido). Dos fundamentais acho que valem 0 como grande parte deste sector. Isto sem divida, dinheiro dos contribuintes (e legislação) nunca será uma industria rentável.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Renováveis & Cia.

por OCTAMA » 13/5/2021 10:53

BearManBull Escreveu:Tudo muiiiiiiito esticado.


Bom Dia BMB,

Não sei se o teu gráfico foi a pensar que a GEVO apresenta hoje os seus resultados do 1T 2021 (data do Investing.com) :mrgreen: , mas pode ser uma oportunidade para perceber em termos reais como andam as obras reais do terreno onde se irá produzir o combustível bio para a aviação. Se formos ver os resultados até hoje, o Revenue é ridículo, para a cotação atual (sei tb que o price infere o futuro.....) mas o mercado neste momento para segurar uma cotação tem de ser por razões muito fortes no presente. Algo que não se vislumbra. Agora se o time line do investimento é longo ou muito longo, daquilo que li do 4T 2020, começam a bombar o jet fuel somente em 2022......apesar de também já terem outro business na calha para os entretantos, mas não da envergadura deste principal........

O meu gráfico mensal diz-me que a zona dos 11$ foi rejeitada e tem de vir testar cá mais em baixo nalgum sítio......e a zona da seta seria (para mim) mais seguro, até porque tem por ali um pivot (3,5$) e muitos GAPS para fechar nessa zona, ia até 2,8$ :shock: .......pois a subida foi meteórica! No diário bateu na MM200 e reagiu anteontém...... No semanal anda no meio de algumas MMs que a seguram, por enquanto.
Veja-se uma Plug Power/FuelCell por exemplo, a tareia que tem levado. Todas as notícias e promessas e buzz do passado neste momento são fumo. Zero. Mesmo que estejam a operar bem e a fazer o seu caminho.......

O mercado neste momento considera que, nas small caps, está tudo priced in, uma vez que os multiplos em muitas small caps ainda são elevados Vs os resultados apresentados do 1T 2021 e Ano 2020, no geral. Mesmo a superação de resultados, levam a quedas, como já mencionei no tópico do "trading ideias". Se o setor das small caps tem rentabilidades muito sofriveis e ameaçam com subida de juros, porque não investir em títulos do Tesouro?........Cash mais seguro!

De acordo com o que li, o CPI inflação saiu alto (4,2%), mas olhando em detalhe para a composição do mesmo (sem alimentação e energia), os items que contribuíram mais para o mesmo foi a compra de carros em 2ª mão e o aumento significativo do preço dos semicondutores, por escassez de oferta. No geral teria sido, 2,5%-3%, como previsto......mas como os ânimos estão sensíveis, a reação é demoníaca.......se a OPEC, aumentar a oferta de crude e o shale oil voltar, aparecer a mega fábrica de semicondutores que os Americanos estão a construir, e acabando o gasto do dinheiro do Biden, pode ser possível refrear a inflação nos próximos trimestres sem aumento dos juros, pois parece-me ter sido um pico consumista/otimista da Eleição Biden. Mas não sei se o mercado está paciente. :mrgreen:

Estou dentro com as minhas destruídas marijuanas e outras, e enquanto não houver uma invasão militar ou um meltdown, cá estarei. Agora dedico-me mais às BioTech, para o longo prazo (1 a 3 Anos). Sim, as que estão a levar no lombo, mas prometem. :mrgreen:

Vamos seguindo.

Cps
Anexos
GEVO 20210513.png
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Renováveis & Cia.

por BearManBull » 13/5/2021 9:38

Tudo muiiiiiiito esticado.
Anexos
gevo.png
gevo.png (68.38 KiB) Visualizado 6922 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Renováveis & Cia.

por trend=friend » 13/5/2021 9:32

Com grande parte dos nomes do sector ja abaixo de 50/60% de desvalorização desde o topo há um par de meses, se o nasdaq aguentar pelos 12800/12750 talvez possam agora tornar-se em interessantes entradas longas.
Com tremendo risco, claro
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Renováveis & Cia.

por Kooc » 25/2/2021 23:01

Bom, as coisas agora estão piores, mas nem estão assim tão mal.

Das 5 consideradas, coloquei stops para proteger os lucros (à medida que ia subindo, colocava um stop a cerca de 20% abaixo)e fui stopado na Plug e na sunworks. Mas, na sun works foi quase com 150% de lucro e na plug tb com um lucro assinalável. Nas outras estou a perder cerca de 20 a 25% em cada. Mas no geral não foi mal. Novas entradas estão a ser preparadas, estou à espera que a coisa acalme um pouco.

De qualquer modo as posições eram pequenas e quer os lucros, quer os prejuizos, são suportáveis.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1211
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: Renováveis & Cia.

por OCTAMA » 25/2/2021 22:02

trend=friend Escreveu:
trend=friend Escreveu:Eu que sou um entusiasta do sector penso que os valuations começam a ficar completamente desprovidos de sentido, com a Tesla com um Per de 1600 e a plug com valor ... 100x o revenue anual (ao pé dela tesla é para meninos e uma empresa sem qualquer especulação...).
Para os mais inexperientes muita cautela em entradas longas ou curtas, para os mais afoitos (muito) um portfolio short na spwr, nova, run, enph, e claro tsla, nio e plug aqui é capaz de pagar bem. Não amanhã nem depois, mas com stops que permitam dormir descansado.


Um mês e 10 dias volvidos, a coisa está interessante (sempre sujeito a eventuais investidas do wallstreetbets), mas já tudo c. 20-30%


Ou bem mais........

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Renováveis & Cia.

por trend=friend » 25/2/2021 21:45

trend=friend Escreveu:Eu que sou um entusiasta do sector penso que os valuations começam a ficar completamente desprovidos de sentido, com a Tesla com um Per de 1600 e a plug com valor ... 100x o revenue anual (ao pé dela tesla é para meninos e uma empresa sem qualquer especulação...).
Para os mais inexperientes muita cautela em entradas longas ou curtas, para os mais afoitos (muito) um portfolio short na spwr, nova, run, enph, e claro tsla, nio e plug aqui é capaz de pagar bem. Não amanhã nem depois, mas com stops que permitam dormir descansado.


Um mês e 10 dias volvidos, a coisa está interessante (sempre sujeito a eventuais investidas do wallstreetbets), mas já tudo c. 20-30%
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Renováveis & Cia.

por NirSup » 23/1/2021 11:01

Explorações agrícolas vão ter apoios à produção fotovoltaica para autoconsumo

A ministra da Agricultura está de parabéns por esta iniciativa. Mais uma ajudinha para o crescimento em Portugal das renováveis fotovoltaicas. A SUNWORKS, com aplicações destinadas à agricultura, que esteja atenta.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Renováveis & Cia.

por NirSup » 14/1/2021 21:25

Enphase Energy and Solar Optimum Expand Partnership to Include Battery Storage

Para tudo é preciso ter sorte. Mas a sorte dá muito trabalho.

Ver AQUI:
https://finance.yahoo.com/news/enphase- ... 00054.html
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Renováveis & Cia.

por Kooc » 14/1/2021 18:02

De facto as valorizações são espantosas. Mas não são de agora. Algumas, como referi no início do post, valorizaram 30 e 50 vezes nos últimos anos. Por isso concordo que possa haver alguma cautela nas entradas longas. Mas constituir um portfolio curto em ações com este desempenho, é um risco enorme, com elevadíssimas probabilidades de correr mal e não há stops que valham nestes casos.

Interessante, era o Nirvana descobrir mais quatro ou cinco empresas menos conhecidas, também neste ramo de negócio, e que ainda não tenham sido "apanhadas" pela febre altista. Fazer um pequeno portfolio à espera que uma delas, que em dois ou três anos tivesse um desempenho de multiplicar por 30 ou 40, cobria todos os riscos. :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1211
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: Renováveis & Cia.

por trend=friend » 14/1/2021 15:44

Eu que sou um entusiasta do sector penso que os valuations começam a ficar completamente desprovidos de sentido, com a Tesla com um Per de 1600 e a plug com valor ... 100x o revenue anual (ao pé dela tesla é para meninos e uma empresa sem qualquer especulação...).
Para os mais inexperientes muita cautela em entradas longas ou curtas, para os mais afoitos (muito) um portfolio short na spwr, nova, run, enph, e claro tsla, nio e plug aqui é capaz de pagar bem. Não amanhã nem depois, mas com stops que permitam dormir descansado.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Renováveis & Cia.

por NirSup » 13/1/2021 0:24

Kooc Escreveu:Um update relativo à Sunworks que tecnicamente fez um movimento importante.
Hoje subiu 37% :shock: e quebrou a resistência na região dos $9/10. Tecnicamente é um sinal forte, que a ser confirmado amanhã, constitui um bom ponto de entrada.
Eu, comprei há dois dias, uma pequena posição (comprei uma pequena posição em todas as que o NirSup falou, mais a Gaussin que tinha sido falada há tempos, com o objectivo de constituir uma carteira de LP).
Não tão relevante, mas tb impressionante foi a subida da Plugpower de 22%.


Obrigado pela especial deferência e pública referência.
Não subiram todas mas as subidas das que referiste compensou e bem as descidas das outras.
Um dia da caça e outro dia do caçador,
Um abraço e continuação de boas trades.
By Nirvana

PS: a grande oscilação da Sunworks poderá estar ligada a compras dos shortsellers. Por isso talvez fosse mais avisado vender e colocar-se como comprador amanhã, se ela cair como eu suponho que vá acontecer.
Já a subida da PlugPower estará relacionada com o acordo com a Renault. Tem pernas para andar
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Renováveis & Cia.

por Kooc » 12/1/2021 23:54

Um update relativo à Sunworks que tecnicamente fez um movimento importante.

Hoje subiu 37% :shock: e quebrou a resistência na região dos $9/10. Tecnicamente é um sinal forte, que a ser confirmado amanhã, constitui um bom ponto de entrada.
Eu, comprei há dois dias, uma pequena posição (comprei uma pequena posição em todas as que o NirSup falou, mais a Gaussin que tinha sido falada há tempos, com o objectivo de constituir uma carteira de LP).
Não tão relevante, mas tb impressionante foi a subida da Plugpower de 22%.
Anexos
chart.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1211
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: Renováveis & Cia.

por Laribau » 9/1/2021 12:44

NirSup Escreveu:
...Mas quem aposta na bolsa deve ter a noção dos riscos que corre.
....



Sobretudo esses... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Renováveis & Cia.

por NirSup » 9/1/2021 10:37

Caro Kooc,
A SUNWORKS, antes conhecida como SOLAR 3D (SLTD), foi ao mercado levantar 20 M de dólares, através da venda de ações próprias, e liquidou o passivo.
Anda à procura de um novo CEO e ambiciona um novo recomeço, face à actual conjuntura muito favorável ao desenvolvimento da energia solar. A empresa especializou-se em aplicações para a agricultura e comércio.
Praticamente sem dívida poderá ser uma bonita noiva com quem outros desejarão casar.
Será que vai conseguir levantar-se? É um risco. Mas quem aposta na bolsa deve ter a noção dos riscos que corre.
A SUNWORKS lembra-me a SUNDIAL, cujo comportamento em Bolsa nos últimos dias deu muito dinheiro a ganhar a quem tinha apostado nela depois de ter descido aos infernos.
Mas as tuas observações são pertinentes e consistentes.
Um abraço
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Renováveis & Cia.

por Kooc » 8/1/2021 20:03

Plug Power

Quando recuei até 2000, até pensei que os dados estavam mal. Já cotou a mais de 1565$ a 20 de Janeiro de 2000.
No LP, mas não tão longo, esteve durante anos na zona do 1$ ( em finais de 2018) e depois arranca e multiplica o valor por 50.

No curto prazo, mais propriamente nos últimos 2 dias subiu mais 20%.
Anexos
Plug MLP.png
Plug LP.png
Plug.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1211
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: Renováveis & Cia.

por Kooc » 8/1/2021 19:52

SunWorks

Esta, ao contrario das anteriores, vem de uma longa queda, com algumas recuperações pelo meio.
No CP parece-me que enquanto não passar consistentemente para cima dos 9/10$ é uma opção de grande risco,
Anexos
Sunworks LP.png
Sunworks.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1211
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: Renováveis & Cia.

por Kooc » 8/1/2021 19:44

Enphase

Nada a dizer, desde 2017 multiplicou por 30 (trinta) o valor. No curto prazo é sempre a subir e não há suportes nem resistências relevantes.
Anexos
Enphase LP.png
Enphase.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1211
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: Renováveis & Cia.

por Kooc » 8/1/2021 19:37

First Solar

No LP é possível ver uma zona de resistência na zona dos 75/80$, onde a acção andou por vários anos. Essa zona foi quebrada em alta em Outubro deste ano.
No CP a ação tem uma LT ascendente (um pouco imperfeita) e um suporte mais importante na região dos 79$.
Anexos
First Solar LP.png
First Solar.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1211
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Renováveis & Cia.

por Kooc » 8/1/2021 19:23

Neste tópico, aproveitando as sugestões do NirSup (que desde já agradeço - e peço desculpa pelo seu uso sem perguntar) vou colocar alguns gráficos das empresa que ele sugeriu como tendo um bom potencial de valorização, no sector das energias renováveis. É um sector que me interessa e no qual quero tomar posições de longo prazo.
Sei que há mais alguns tópicos espalhados pelo Caldeirão, pelo que, se os moderadores entenderem que este tópico não é oportuno ou está repetido, termina hoje.


NextEra Energy

No gráfico semanal é possível ver a subida consistente desde 2017. No curto prazo fez depois da correção de Março, um canal ascendente relativamente bem definido. Tem um importante suporte na zona dos 72$, pelo que permite uma entrada com um stop relativamente curto.
Anexos
Nextera LP.png
Nextera.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1211
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], hbsilva, hugob0ss, J.f.vieira, JoeP, jorgemvm, m-m, malakas, MR32, Musus, PAULOJOAO, vasco007, zulu404 e 100 visitantes