O preço dos futuros é o que o comprador paga?
futuros e gasolineiras
R. Martins Escreveu:Mas neste caso as refinadores estão-se nas tintas para os preços a que compra, ou seja, se:«quando as refinadoras tiverem de aumentar o preço da gasolina devido ao elevado custo a que estão a comprar a matéria-prima (o preço do contrato), neste momento.»
Neste caso tem sempre o preço garantido, ou seja, o lucro.Aumentam o preço e está a andar...
Exactamente. Creio que refinadoras estão impávidas e serenas face aos aumentos dos combustíveis (ninguém crê que as pessoas desistam de andar de automóvel). Se a matéria-prima, o crude, aumenta de preço, eles transferem automáticamente esse aumento para o consumidor da gasolina refinada. Especialmente, se todos os abastecedores nacionais actuarem em conjunto para aumentarem o preço ao mesmo tempo, e em quantias semelhantes para não se prejudicarem uns aos outros.
R. Martins Escreveu:Será que o mercado do petroleo funciona diferente dos outros mercados? E se o concorrente comprou mais barato e lança no mercado o mesmo produto a um preço inferior?
Isso pode acontecer. E é interessante teres mencionado esse facto. Pois, se as refinarias e outros clientes do crude, se apercebem que o preço pode atingir os 50 dólares dentro de pouco tempo, muito provavelmente, vão a correr para o mercado de futuros, comprando contratos ao valor actual de 48 dólares, em vez de os seus concorrentes que compraram, por exemplo, nos 50, e assim, poderão mais facilmente fazer concorrência de preços com eles. Aqui se vê, que até os agentes empresariais, como as refinarias, são por vezes, impulsionados por razões de mercado, a pressionar ainda mais a procura desesperada de contratos abaixo dos 50 dolares, antes que eles subam para cima dos 50. Aqui se vê, portanto, que até as refinarias podem agir como especuladores no mercado de futuros. Estas subidas loucas, no fundo, não poderiam estar a acontecer apenas pela mão dos pequenos especuladores e particulares. Tem de haver verdadeira procura dos "grandes". Não é só especulação. Até porque a persistente tendência de subida do crude não é desta semana, é já desde há longuíssimos meses. Isso representa procura real, não apenas especulação temporária.
R. Martins Escreveu:Talves eu não esteja a entender bem a logica do mercado dos combustiveis...
Alguem me pode esclarecer melhor?...
R. Martins
A lógica deles, é como a de qualquer outro negócio: "maximizar os lucros e minimizar os riscos e as perdas".
Então se todas forem "amigas" umas das outras, não haverá verdadeira concorrência dos preços, e quem se lixa sempre, é o consumidor final que não tem alternativa!
-
Visitante
Agora parece que entendi
Atendendo ás exposições o tótiço diz-me que:
_quem têm o preço assegurado hoje ou daqui a 3 meses é a petrolifera que produz o brent ou lith, sendo esse preço o preço a que correu o futuro hojeEx:48
-este futuro comprado hoje a 48 fica na posse de quem o comprou ou vier a comprar para daqui a 3meses ou antes o poder vender.
_no final da maturidade se estiver a 50(futuros?) o comprador do contracto ganha a diferença
Este ponto deixa-me algumas dúvidas. Vão comparar com os futuros da altura ou existe outra comparação de referência?
obrigado a todos
_quem têm o preço assegurado hoje ou daqui a 3 meses é a petrolifera que produz o brent ou lith, sendo esse preço o preço a que correu o futuro hojeEx:48
-este futuro comprado hoje a 48 fica na posse de quem o comprou ou vier a comprar para daqui a 3meses ou antes o poder vender.
_no final da maturidade se estiver a 50(futuros?) o comprador do contracto ganha a diferença
Este ponto deixa-me algumas dúvidas. Vão comparar com os futuros da altura ou existe outra comparação de referência?
obrigado a todos
-
Brentman
O visitante escreve:
«Isso significa que hoje, dia 19 de Agosto de 2004, as refinadoras estão realmente a comprar contratos de petróleo a 48 dólares por barril com respectiva entrega do produto daqui a 3 ou 6 ou 9 meses conforme o prazo do contrato! Isto é, e como o djovarius bem aludiu, o consumidor final de gasolina -você e eu-, só vai sentir no bolso estes elevadíssimos preços do petróleo daqui a alguns meses, quando as refinadoras tiverem de aumentar o preço da gasolina devido ao elevado custo a que estão a comprar a matéria-prima (o preço do contrato), neste momento.»
Mas neste caso as refinadores estão-se nas tintas para os preços a que compra, ou seja, se:«quando as refinadoras tiverem de aumentar o preço da gasolina devido ao elevado custo a que estão a comprar a matéria-prima (o preço do contrato), neste momento.»
Neste caso tem sempre o preço garantido, ou seja, o lucro.Aumentam o preço e está a andar...Será que o mercado do petroleo funciona diferente dos outros mercados? E se o concorrente comprou mais barato e lança no mercado o mesmo produto a um preço inferior?
Talves eu não esteja a entender bem a logica do mercado dos combustiveis...
R. Martins
«Isso significa que hoje, dia 19 de Agosto de 2004, as refinadoras estão realmente a comprar contratos de petróleo a 48 dólares por barril com respectiva entrega do produto daqui a 3 ou 6 ou 9 meses conforme o prazo do contrato! Isto é, e como o djovarius bem aludiu, o consumidor final de gasolina -você e eu-, só vai sentir no bolso estes elevadíssimos preços do petróleo daqui a alguns meses, quando as refinadoras tiverem de aumentar o preço da gasolina devido ao elevado custo a que estão a comprar a matéria-prima (o preço do contrato), neste momento.»
Mas neste caso as refinadores estão-se nas tintas para os preços a que compra, ou seja, se:«quando as refinadoras tiverem de aumentar o preço da gasolina devido ao elevado custo a que estão a comprar a matéria-prima (o preço do contrato), neste momento.»
Neste caso tem sempre o preço garantido, ou seja, o lucro.Aumentam o preço e está a andar...Será que o mercado do petroleo funciona diferente dos outros mercados? E se o concorrente comprou mais barato e lança no mercado o mesmo produto a um preço inferior?
Talves eu não esteja a entender bem a logica do mercado dos combustiveis...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Re: vamos ver
Brentman Escreveu:Eu sou um pouco cabeça dura.. dura...mas não me cabe cá no tótiço que esse negócio de futuros, aberto a particulares, seja sempre um negócio de lucros assegurados.
Ou seja: eu compro um contrato e existirá sempre um refinador que mo vai comprar mais caro. Há algo que me escapa nesse negócio mesmo atendendo à hipotética escassez do produto.
Ok, vamos lá a explicar mais um bocadinho como as coisas funcionam...
Cada contrato emitido, representa petróleo real que foi produzido por uma empresa petrolífera e que o pretende vender no mercado livre mundial (no mercado de futuros de Londres ou Nova-Iorque) numa data futura, a qualquer comprador ou refinadora mundial que necessite comprar esse petróleo. Mas como os contratos aparecem no mercado livre, e no mercado livre não existem só refinarias e produtores, mas também existem, como sempre existiram, especuladores, traderes, daytraders, investidores, e outro tipo de intermediários, esses contratos são frequentemente trocados entre eles, durante o seu tempo de maturidade (que pode ser de 3, 6 ou 9 meses. Existem essas 3 maturidades, e a cotação que vulgarmente é anunciada pela comunicação social, é a cotação do contrato mais curto, o de 3 meses).
No final do prazo dos contratos, todos os contratos são transformados em petróleo físico. E os seus detentores nesse final de prazo, são os que ficam com o petróleo própriamente dito. Até lá, enquanto o contrato não expira, ele vai trocando de mãos, entre investidores e particulares, especuladores e profissionais, com o objectivo de realizarem lucros de curto-prazo especulativos.
Quando um particular compra um contrato de petróleo (crude ou brent), ele não o vai conservar até à data final do contrato (o dia da entrega do produto própriamente dito), esse investidor particular, vai assim, tentar vender a sua posição ou melhor dizendo, vai tentar fechar a sua posição antes dessa data de final desse contrato. Ao fechar a sua posição, não está a fazer mais do que a passar o contrato (que representa petróleo físico) para outro particular na mesma situação que ele, ou seja, que por sua vez, também tentará ganhar uns pontos de subida antes de o vender, fechando também a sua posição, e este ciclo continua, até que o contrato vai parar às mãos de uma refinadora ou de outra empresa que precise do petróleo própriamente dito e vai conservar o contrato até à data da sua expiração para receber a entrega do produto.
Não é muito diferente do que se passa com as acções... cada investidor compra acções a outro investidor, na expectativa de as poder vender a um terceiro investidor, a um preço mais alto e realizar lucro!
A diferença é que nos futuros existe um prazo final para os investidores desfazerem-se das suas posições, ou então elas são convertidas em petróleo real (ou qualquer outra mercadoria, no caso de futuros de outro tipo de mercadoria) e nos futuros, também é possível apostar para a descida dos preços, e não apenas para a subida dos preços como acontece com as acções. Por fim, nos futuros também é possível alavancar. Isto é, podes comprar 100.000 dólares de petróleo com apenas 1.000 dólares de dinheiro real (margem) e ganhar a valorização do contrato, como se estivésses a investir mesmo os 100.000 dólares, porque o contrato, como não é ainda a mercadoria própriamente dita, apenas necessita de uma garantia monetária para ser aberto por um particular junto da sua corretora, e que é sempre uma fracção do seu valor real. Pode parecer complicado, mas na prática, o processo é bastante simples, automático e transparente.
Portanto, não há razões para suspeitar dos futuros, nem dos actuais loucos disparos de preço nos futuros do petróleo... Todos os movimentos de preços são motivados pela ganância e pelo medo dos investidores ou especuladores, tal como acontece com as acções.
Nos mercados livres, as coisas funcionam dessa maneira e temos de aprender a aceitar isso (bem como tentar tirar partido desses movimentos, se pudérmos!).
1 abraço.
P.S. : O petróleo CRUDE está quase nos 50 Dólares por barril, e isso não pode ser bom para as bolsas ocidentais, mesmo que a China esteja a desenvolver-se. No passado, tivémos muitas vezes, as bolsas japonesas em queda, enquanto a americana estava em subida e vice-versa. Se a China está forte e consome muito petróleo, isso poderá representar uma fortaleza das suas empresas e da sua bolsa, mas não implica necessáriamente que por causa disso, as bolsas ocidentais também necessitem subir. Tudo está interligado no mundo, é verdade, mas a China não tem ainda poder suficiente para servir, só por si, de locomotiva do resto do mundo, que ainda se encontra numa letárgica crise. Qualquer Economista te pode assegurar isso e apresentar valores que te provem isso mesmo. Portanto, a actual subida do petróleo só pode ser má para as bolsas! Recomendo que tenha muito cuidado se possui acções e que pondere bem a sua manutenção ou a sua liquidação, dado o perigo vigente.
-
Visitante
brentman
Caro brentman,
Nem sempre o lucro é assegurado...
Exemplo: Hoje o brentman compra um contrato de futuros sobre o preço do petroleo a 48 dólares e com maturidade a 3 meses...
O brentman só terá lucro se o petroleo subir para um preço superior a 48 dólares, imaginemos 50 dólares... o brentmam exerce a opção de compra e ganha o diferêncial deduzindo e respéctivo prémio.... 48 - prémio = lucro liquido
Abraço e bons negócios
Nem sempre o lucro é assegurado...
Exemplo: Hoje o brentman compra um contrato de futuros sobre o preço do petroleo a 48 dólares e com maturidade a 3 meses...
O brentman só terá lucro se o petroleo subir para um preço superior a 48 dólares, imaginemos 50 dólares... o brentmam exerce a opção de compra e ganha o diferêncial deduzindo e respéctivo prémio.... 48 - prémio = lucro liquido
Abraço e bons negócios
vamos ver
Eu sou um pouco cabeça dura.. dura...mas não me cabe cá no tótiço que esse negócio de futuros, aberto a particulares, seja sempre um negócio de lucros assegurados.
Ou seja: eu compro um contrato e existirá sempre um refinador que mo vai comprar mais caro. Há algo que me escapa nesse negócio mesmo atendendo à hipotética escassez do produto.
Para o Ilustre Visitante
Com a globalização dos mercados o que se passar na China ,em termos de desenvolvimento, sente-se na outra ponta do piso, como acontece com o petróleo. O bolo global é aplicado individual e democráticamente nas mercadorias necessárias à vida.
Se ninguém travar este movimento o arroz chinês vai dando a vez ás batatas fritas; o chá, ás coca colas;e os ábacos ás máquinas registadoras digitais....é UMA RODA VIVA
Para o Ilustre Visitante
Com a globalização dos mercados o que se passar na China ,em termos de desenvolvimento, sente-se na outra ponta do piso, como acontece com o petróleo. O bolo global é aplicado individual e democráticamente nas mercadorias necessárias à vida.
Se ninguém travar este movimento o arroz chinês vai dando a vez ás batatas fritas; o chá, ás coca colas;e os ábacos ás máquinas registadoras digitais....é UMA RODA VIVA
-
Brentman
os futuros do petróleo, a china, e as economias ocidentais.
É mesmo isso que o djovarius disse.
Acho que há um certo desconhecimento sobre o que é um contrato de futuros por parte do brentmen, e que está a causar alguma confusão... o que não é problema nenhum. Pois ninguém nasce ensinado e estamos aqui para explicar!
Vamos lá a explicar: facto de se chamar "futuro", não quer dizer que o preço da compra vai variar no futuro, quer dizer exactamente o contrário: significa que o preço a que se vai efectuar a transacção de petróleo entre a petrolífera e a refinadora numa determinada data futura, vai ser o preço da cotação do contrato na altura em que ele foi comprado pela refinadora, vários meses antes dessa entrega.
Isso significa que hoje, dia 19 de Agosto de 2004, as refinadoras estão realmente a comprar contratos de petróleo a 48 dólares por barril com respectiva entrega do produto daqui a 3 ou 6 ou 9 meses conforme o prazo do contrato! Isto é, e como o djovarius bem aludiu, o consumidor final de gasolina -você e eu-, só vai sentir no bolso estes elevadíssimos preços do petróleo daqui a alguns meses, quando as refinadoras tiverem de aumentar o preço da gasolina devido ao elevado custo a que estão a comprar a matéria-prima (o preço do contrato), neste momento.
Por isso, quando escuta a comunicação social dizer:
"o preço do petróleo está a subir por especulação nos mercados de futuros", isso não significa que "quem vai pagar esses preços pelo petróleo são os pequenos investidores e especuladores de futuros, e que as refinadoras têm acesso a outro mercado onde o podem comprar o petróleo mais barato". Nada disso. As refinadoras TAMBÉM estão a comprar nesse mesmo mercado de futuros, o petróleo de que precisam, e ao elevado preço actual dos contratos!
Ficou mais claro?
Mais alguma questão, não hesite em mandar.
PS: Quanto à sua conclusão acerca do elevado e crescente consumo de petróleo por parte da economia Chinesa neste momento, representar boas notícias para o crescimento daquele país, e só por isso, vir a contribuir para uma imediata subida do Nasdaq no curto-prazo, talvez isso seja um pouco demasiado boa-vontade da sua parte. Não vejo que haja uma relação tão directa assim entre o consumo de petróleo pelos chineses e a subida do indice Nasdaq! Mesmo que os chineses comprem muito software da Microsoft e muitos computadores americanos, os consumidores americanos, europeus e asiáticos por exemplo, estão a ver as suas economias asfixiadas pelo custo do petróleo. Por isso, ganha-se de um lado e perde-se muito mais do outro, com esta elevada procura de crude.
Acho que há um certo desconhecimento sobre o que é um contrato de futuros por parte do brentmen, e que está a causar alguma confusão... o que não é problema nenhum. Pois ninguém nasce ensinado e estamos aqui para explicar!

Vamos lá a explicar: facto de se chamar "futuro", não quer dizer que o preço da compra vai variar no futuro, quer dizer exactamente o contrário: significa que o preço a que se vai efectuar a transacção de petróleo entre a petrolífera e a refinadora numa determinada data futura, vai ser o preço da cotação do contrato na altura em que ele foi comprado pela refinadora, vários meses antes dessa entrega.
Isso significa que hoje, dia 19 de Agosto de 2004, as refinadoras estão realmente a comprar contratos de petróleo a 48 dólares por barril com respectiva entrega do produto daqui a 3 ou 6 ou 9 meses conforme o prazo do contrato! Isto é, e como o djovarius bem aludiu, o consumidor final de gasolina -você e eu-, só vai sentir no bolso estes elevadíssimos preços do petróleo daqui a alguns meses, quando as refinadoras tiverem de aumentar o preço da gasolina devido ao elevado custo a que estão a comprar a matéria-prima (o preço do contrato), neste momento.
Por isso, quando escuta a comunicação social dizer:
"o preço do petróleo está a subir por especulação nos mercados de futuros", isso não significa que "quem vai pagar esses preços pelo petróleo são os pequenos investidores e especuladores de futuros, e que as refinadoras têm acesso a outro mercado onde o podem comprar o petróleo mais barato". Nada disso. As refinadoras TAMBÉM estão a comprar nesse mesmo mercado de futuros, o petróleo de que precisam, e ao elevado preço actual dos contratos!
Ficou mais claro?
Mais alguma questão, não hesite em mandar.
PS: Quanto à sua conclusão acerca do elevado e crescente consumo de petróleo por parte da economia Chinesa neste momento, representar boas notícias para o crescimento daquele país, e só por isso, vir a contribuir para uma imediata subida do Nasdaq no curto-prazo, talvez isso seja um pouco demasiado boa-vontade da sua parte. Não vejo que haja uma relação tão directa assim entre o consumo de petróleo pelos chineses e a subida do indice Nasdaq! Mesmo que os chineses comprem muito software da Microsoft e muitos computadores americanos, os consumidores americanos, europeus e asiáticos por exemplo, estão a ver as suas economias asfixiadas pelo custo do petróleo. Por isso, ganha-se de um lado e perde-se muito mais do outro, com esta elevada procura de crude.
-
Visitante
Mas, veja bem !!
Repare na sua frase: "Se a coisa é para o futuro e os particulares estão a comprar, que garantia têm eles que os refinadores lhes vão comprar a mercadoria a estes preços?"
Os particulares, ou seja quem for, não precisam de garantias de nada.
Todos compram CONTRATOS de futuros no mercado e vendem os mesmos no mesmo mercado !!
Ninguém os obriga a converter os contratos em petróleo propriamente dito. Mesmo na expiração de contrato, poderá ser feito um "rollover" em que se "trocam" os contratos que vão expirar por outros com maior prazo.
Aliás, de todos estes especuladore do mercado, pequenos ou grandes, quem é que fica com petróleo?
Ninguém, a pressão compradora aumenta os preços e pronto.
Só quem está mesmo a comprar petróleo (empresas de refinação) é que utiliza os contratos de futuros.
E se os compraram há dois meses atrás, certamente ficarão satisfeitos hoje, por poderem obter o produto a um preço menor do que a cotação actual.
Espero ter ajudado!!
Um abraço
dj
Repare na sua frase: "Se a coisa é para o futuro e os particulares estão a comprar, que garantia têm eles que os refinadores lhes vão comprar a mercadoria a estes preços?"
Os particulares, ou seja quem for, não precisam de garantias de nada.
Todos compram CONTRATOS de futuros no mercado e vendem os mesmos no mesmo mercado !!
Ninguém os obriga a converter os contratos em petróleo propriamente dito. Mesmo na expiração de contrato, poderá ser feito um "rollover" em que se "trocam" os contratos que vão expirar por outros com maior prazo.
Aliás, de todos estes especuladore do mercado, pequenos ou grandes, quem é que fica com petróleo?
Ninguém, a pressão compradora aumenta os preços e pronto.
Só quem está mesmo a comprar petróleo (empresas de refinação) é que utiliza os contratos de futuros.
E se os compraram há dois meses atrás, certamente ficarão satisfeitos hoje, por poderem obter o produto a um preço menor do que a cotação actual.
Espero ter ajudado!!
Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Só mais uma coisa
Se as necessidades de petróleo subiram assustadoramente em tão pouco tempo, então deve existir por aí ,algures no mundo, quem esteja a fazer chouriços de petróleo; sejam chineses, japoneses ou quem quer que seja, as bolsas só podem subir com tanto desenvolvimento e é isso que elas estão a fazer depois do NAS ter caido 20% e o Dow mais de dez.
vamos a elas
vamos a elas
-
Brentman
parece existir aí um iato
Se a coisa é para o futuro e os particulares estão a comprar, que garantia têm eles que os refinadores lhes vão comprar a mercadoria a estes preços?
Se me disserem que quem está a comprar a estes preços são as empresas refinadoras;aí eu ficava com a consciência pouco tranquila, mas assim, conscientemente,concluo que alguém anda a alimentar o monstro e o engordará até ao limite
Obrigado a todos
Se me disserem que quem está a comprar a estes preços são as empresas refinadoras;aí eu ficava com a consciência pouco tranquila, mas assim, conscientemente,concluo que alguém anda a alimentar o monstro e o engordará até ao limite
Obrigado a todos
-
Brentman
Acho que há aqui uma confusão por parte do brentman...
Penso que ele assumiu que os particulares e os pequenos investidores é que estão a fazer disparar o preço dos futuros do petróleo, e que as refinarias e outros clientes institucionais, não compram petróleo através de contratos de futuros, comprando a outros preços mais baixos do que os particulares no que o brentman chamou "mercado à vista", e que na realidade não existe!
As coisas funcionam assim:
As refinarias compram o petróleo através dos contratos de futuros! Aliás, os futuros (de petróleo e qq outro) foram criados precisamente para facilitar e garantir a execução de negócios REAIS de petróleo entre os produtores e os refinadores, e o preço a que compram esse petróleo, é realmente a cotação que o contrato de futuros desse mês está a cotar!!
Portanto, a actual subida dos preços dos futuros não está a ser feita apenas por particulares e pequenos investidores e especuladores, mas sim, e principalmente, porque as refinarias e outros clientes empresariais estão a comprar esses contratos devido a grande escassez do produto e à nova grande procura por parte dos países emergentes (China, India).
Penso que ele assumiu que os particulares e os pequenos investidores é que estão a fazer disparar o preço dos futuros do petróleo, e que as refinarias e outros clientes institucionais, não compram petróleo através de contratos de futuros, comprando a outros preços mais baixos do que os particulares no que o brentman chamou "mercado à vista", e que na realidade não existe!
As coisas funcionam assim:
As refinarias compram o petróleo através dos contratos de futuros! Aliás, os futuros (de petróleo e qq outro) foram criados precisamente para facilitar e garantir a execução de negócios REAIS de petróleo entre os produtores e os refinadores, e o preço a que compram esse petróleo, é realmente a cotação que o contrato de futuros desse mês está a cotar!!
Portanto, a actual subida dos preços dos futuros não está a ser feita apenas por particulares e pequenos investidores e especuladores, mas sim, e principalmente, porque as refinarias e outros clientes empresariais estão a comprar esses contratos devido a grande escassez do produto e à nova grande procura por parte dos países emergentes (China, India).
-
Visitante
Nada disso. Vão é vender os contratos. Tão simples como isso.
Ou ganham, ou perdem activando o stop-loss.
Penso que não haverá dúvidas quanto a isso.
Agora, os tubarões já estão cheios há muito tempo, isso é verdade. Não precisam de vender em pânico, se o houver, ou comprar mais e mais caro.
Um abraço
dj
Ou ganham, ou perdem activando o stop-loss.
Penso que não haverá dúvidas quanto a isso.
Agora, os tubarões já estão cheios há muito tempo, isso é verdade. Não precisam de vender em pânico, se o houver, ou comprar mais e mais caro.
Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Não é bem assim.
Os particulares têm acesso, desde que tenham conta numa corretora que lhe ofereça esta negociação.
Quanto a exercer o seu direito futuro, nada o obriga a isso.
É um contrato de futuros como outro qualquer. Compra-o e pode vendê-lo logo a seguir.
E um particular que tenha comprado há umas semanas atrás, certamente pode vender hoje com um belo lucro, sobretudo devido à alavancagem própria destes contratos.
Até existem, em países como a França, Alemanha, entre outros, warrants sobre o brent, pelo que qualquer pessoa nesses mercados teve hipótese de lucrar. Estou convicto que se houvessem tais warrants aqui, milhares de pessoas já os teriam adquirido, vendido, etc..
Um abraço
dj
Os particulares têm acesso, desde que tenham conta numa corretora que lhe ofereça esta negociação.
Quanto a exercer o seu direito futuro, nada o obriga a isso.
É um contrato de futuros como outro qualquer. Compra-o e pode vendê-lo logo a seguir.
E um particular que tenha comprado há umas semanas atrás, certamente pode vender hoje com um belo lucro, sobretudo devido à alavancagem própria destes contratos.
Até existem, em países como a França, Alemanha, entre outros, warrants sobre o brent, pelo que qualquer pessoa nesses mercados teve hipótese de lucrar. Estou convicto que se houvessem tais warrants aqui, milhares de pessoas já os teriam adquirido, vendido, etc..
Um abraço
dj
Só uma questão
Esses futuros do brent ou do lith estão abertos à negociação a qualquer pessoa ou só às empresas refinadoras ou outras?
se estiver aberto a particulares não existe o risco de ficarem com uma grande "banhada" de petróleo?
imaginemos que são particulares a comprar os futuros de Setembro e as empresas só compram no mercado à vista e que o petróleo desce bem nessa altura. Assim estes futuros nada dizem à economia real porque quem de facto quer petróleo o vai comprar mais barato.
Talvez isto explique a subida das bolsas e a subida do petróleo ou seja :trata-se apenas de especulação em que quem vai perder é os particulares compradores
se estiver aberto a particulares não existe o risco de ficarem com uma grande "banhada" de petróleo?
imaginemos que são particulares a comprar os futuros de Setembro e as empresas só compram no mercado à vista e que o petróleo desce bem nessa altura. Assim estes futuros nada dizem à economia real porque quem de facto quer petróleo o vai comprar mais barato.
Talvez isto explique a subida das bolsas e a subida do petróleo ou seja :trata-se apenas de especulação em que quem vai perder é os particulares compradores
-
Brentman
Bem, no caso do LME, o preço dos futuros do Brent serve de referência para os compradores, como é o nosso caso português.
No entanto, compram-se contratos que poderão ser vendidos ou trocados pelo activo subjacente.
Essa é a razão pela qual a gasolina e demais combustíveis ainda não subiram tanto quanto se esperava aqui nas nossas "bombas".
Eles devem ter comprado futuros a um preço mais baixo do que o actual, beneficiando desse preço menor.
Mas essa "benesse" vai acabar, pois os contratos seguintes já são bem mais caros, e isso vai-se reflectir nos bolsos do consumidor.
Acho que vou procurar no Guia pelo carrinho utilitário menos "comilão" !!
Um abraço
dj
No entanto, compram-se contratos que poderão ser vendidos ou trocados pelo activo subjacente.
Essa é a razão pela qual a gasolina e demais combustíveis ainda não subiram tanto quanto se esperava aqui nas nossas "bombas".
Eles devem ter comprado futuros a um preço mais baixo do que o actual, beneficiando desse preço menor.
Mas essa "benesse" vai acabar, pois os contratos seguintes já são bem mais caros, e isso vai-se reflectir nos bolsos do consumidor.
Acho que vou procurar no Guia pelo carrinho utilitário menos "comilão" !!

Um abraço
dj
O preço dos futuros é o que o comprador paga?
Ando intrigado nesta coisa dos petróleos. Alguém sabe se o preço dos futuros é o preço de aquisição que as empresas pagam na aquisição do petróleo ou trata-se de um futuro como nos indicies que no mercado à vista pode ,ou não ,ser o mesmo?
-
Brentman
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], m-m, malakas, Manchini888, Massao1, Masterchief, mjcsreis, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, PMP69, smog63, trilhos2006 e 235 visitantes