Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por nunoand99 » 10/12/2020 23:00

Isto aqui ficou com ar tricky para os próximos 2 ou 3 dias.

Queria ver se tirava o meu 1% semanal até ao fim da pr´óxima semana, mas vai ser dificil haver bom ratio risco vs rentabilidade para o efeito, a não ser que espere por Terça Feira da semana que vem.

EDP, JM e EDP R a aguentar o indice acima dos 4.678 enquanto vários titulos fazem correcções significativas?

Tentar 1% na JM para a semana, talvez, ver se amanha se aguenta no fecho acima da M200, e explorar a EDP R onde já tenho 15% de exposição.

Maybe...

Saudações & Bons Neg´ócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: PSI 20

por rsacramento » 10/12/2020 20:57

BearManBull Escreveu: O que importa é saber identificar se estamos num bull/bear market para desta forma podemos alinhar a nossa estratégia da melhor forma.

o semStops costuma insistir no facto de se dever olhar para as duas tendências: a de curto prazo e a mais alargada (que ele costuma deixar a cargo dos gráficos semanais)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por BearManBull » 10/12/2020 17:29

rsacramento Escreveu:
BearManBull Escreveu:O PSI está na moda!

mas o livro do BM espero que não :lol:


Pela forma continuo a achar o melhor livro de bolsa que li. É perfeito para iniciantes, o BM escreve com muito boa disposição, daria um excelente forista :mrgreen:

Da minha parte deixo o meu pensamento sobre bear e bull market. Com o passar do tempo deixei de acreditar em encontrar início/fins de bull market. O que importa é saber identificar se estamos num bull/bear market para desta forma podemos alinhar a nossa estratégia da melhor forma.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por RuiGerente » 9/12/2020 23:34

Também sou dessa opnião embora com a Bazuca e com os avanços no Brexit a correção possa não ser muito grande :-k

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... acao-da-ue
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por nunoand99 » 9/12/2020 21:44

Boas,

Tudo indica que amanhã iremos ter correcção, e até com possivel GAPADA para baixo.

O SPX está a preparar-se para fechar perto de minimos, com acentuada queda após fecho da EUROPA, mais o efeito tomada de mais valias de Sexta Feira, e se os futuros abrem amanhã negativos então, é um ver se te avias :)

Se os futuros abrirem negativos, acho que é dia de ir às compras da parte da manhã.

Se os futuros abrirem positivos, ou a querer enganar, é melhor deixar as compras mais para Segunda Feira.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: PSI 20

por Àlvaro » 9/12/2020 19:49

Também estava ao lado, queria ter respondido ao bear que estava no índice. Vamos então a ele. Com o Spx finalmente a ficar encarnado, o Psi poderá agora fazer um correçãozita, talvez coisa para se suportar em 4600 pontos. Daí poderemos então tentar recuperar os 5000 que a pandemia levou.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por rsacramento » 9/12/2020 18:27

Àlvaro Escreveu:sacramento, com acordo no Brexit teremos 5000 pontos. Sem ele isso não será possível para já pois isso tem um grande impacto na nossa economia. Quem diria? 5000! Bem bom...

por uma vez estava em offtopic: falava do livro e não do índice
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por Àlvaro » 9/12/2020 14:49

sacramento, com acordo no Brexit teremos 5000 pontos. Sem ele isso não será possível para já pois isso tem um grande impacto na nossa economia. Quem diria? 5000! Bem bom...
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por rsacramento » 9/12/2020 2:01

BearManBull Escreveu:O PSI está na moda!

mas o livro do BM espero que não :lol:

eu jamais recomendaria este livro a quem quer que fosse

os livros do Elder, ou até o site do J Murphy fazem as vezes muitíssimo melhor, na minha opinião e com todo o respeito por opiniões diferentes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por BearManBull » 9/12/2020 1:46

O PSI está na moda!
Anexos
PSI20 Daily.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por jotas007 » 8/12/2020 21:09

Ulisses Pereira Escreveu:
jotas, muito interessante o teu post, tocando em pontos muito importantes e que fazem reflectir.


Obrigado Ulisses.

Ulisses Pereira Escreveu:Deixa-me apenas tocar na questão do sentimento do Caldeirão. Em relação ao fórum em geral, há muiiiiito mais posts optimistas do que pessimistas, daí não concordar com essa tua generalização.


Não tenho essa perspectiva ao ler o tópico nestes últimos 6 meses.

Ulisses Pereira Escreveu:Quanto ao "moderador" tenho que ser eu porque o Marco actualmente não analisa o mercado e a Marta é "moderadora" :) Quanto a isso, deixa-me dizer que fiquei pessimista quanto ao PSI20 no final de Fevereiro, com a quebra da linha de tendência ascendente que vinha suportando o índice, quebrada na altura da implosão dos mercados. O curioso é que referias que eu estou pessimista um dia depois de eu ter escrito um artigo sobre o primeiro sinal de força dado pela Bolsa portuguesa. Naturalmente que falta ainda o sinal mais forte que é a quebra da resistência onde agora se encontra, mas não queria sublinhar isso porque os sinais de pessimismo generalizado que referes não me parecem assim tão bem patentes.

Abraço,
Ulisses


Forte abraço e bons negócios! :wink:
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: PSI 20

por Àlvaro » 8/12/2020 19:13

Djovarius, poder, podem, mas não é isso que vai certamente acontecer. Há uma nova realidade na Europa. Europa como um todo e isso faz toda a diferença nesses tal pequenos mercados que até então estavam nas garras dos ursos. Talvez não seja má ideia esquecer esse tempo. :wink:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por djovarius » 8/12/2020 18:51

Boas,

O BCE é poderoso. Hoje, depois de um toque anterior, assistimos finalmente ao fecho da OT lusitana a dez anos em valor negativo no mercado secundário, no caso em: -0,01% ao passo que o mesmo título alemão já (não) "paga" - 0,6%.

Num mercado perfeito, o PSI 20 (ou 17) estaria hoje bem mais acima. Nem que seja por arbitragem entre renda fixa e renda variável, o índice português vai subindo. Claro que, neste contexto, coisas como o PER e yield de dividendos a um ano são importantes.

Conclusão: com um ambiente externo favorável, este "rally" ainda pode ter pernas, mas já se sabe como os pequenos mercados podem ter outro tipo de comportamento :roll:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: PSI 20

por nunoand99 » 8/12/2020 18:26

Mais um dia de MEGA OVERPERFORM em relação ao resto da EUROPA :)

O PSI 20 andou quase 3 meses a laggar 0,50% por dia em em relação ao DAX, e agora de repente começou a recuperar ao ritmo de 1% ao dia :lol:

Estou a falar de cor, mas a minha impressão é que na ultima semana recuperou uns 3% ou 4% só em relação ao DAX.

Isto nem vale a pena ir olhar para gráficos.

Enquanto não houver um dia de descidas, ou de clara shadow para cima, é ir acompanhando e mais nada! :wink:

E com grande exposição!

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: PSI 20

por Àlvaro » 8/12/2020 15:12

Porque é que os ursos estão tão fofinhos e só dão patadinhas?
Porque para fazer baixar o preço ou se está dentro ou se entra curto. Os ursos no PSI há muito que estão fora convencidos que o mercado iria cair e têm medo de entrar curtos porque sabem que podem levar cornada valente. É por isso que é pouco provável que em 4700 esteja uma resistência. :wink:
Como é que poderão ganhar uns pontos de descida? Se o Brexit for um fiasco. Aó marcam uns pontos, mas por pouco tempo, dois a três dias no máximo.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 8/12/2020 13:56

nirsup, o livro do FBM é, na minha opinião, um excelente livro sobre Bolsa. Bastante completo, escrito com algum tom humorístico e bastante abrangente. Recomendaria a qualquer pessoa que precise de um primeiro livro sobre mercados financeiros.

jotas, muito interessante o teu post, tocando em pontos muito importantes e que fazem reflectir. Deixa-me apenas tocar na questão do sentimento do Caldeirão. Em relação ao fórum em geral, há muiiiiito mais posts optimistas do que pessimistas, daí não concordar com essa tua generalização. Quanto ao "moderador" tenho que ser eu porque o Marco actualmente não analisa o mercado e a Marta é "moderadora" :) Quanto a isso, deixa-me dizer que fiquei pessimista quanto ao PSI20 no final de Fevereiro, com a quebra da linha de tendência ascendente que vinha suportando o índice, quebrada na altura da implosão dos mercados. O curioso é que referias que eu estou pessimista um dia depois de eu ter escrito um artigo sobre o primeiro sinal de força dado pela Bolsa portuguesa. Naturalmente que falta ainda o sinal mais forte que é a quebra da resistência onde agora se encontra, mas não queria sublinhar isso porque os sinais de pessimismo generalizado que referes não me parecem assim tão bem patentes.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Diacono » 8/12/2020 12:37

NirSup Escreveu:
jotas007 Escreveu:

- Se pegarem no velhinho livro "Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos e lerem o capitulo "Reconhecer o Bull Market", vejam os 21 indicadores, digam-me qual destes 21 indícios não está em evidencia??? Todos!! O Autor até escreve que nem precisa de reconhecer todos!! :wink:


O livro de Fernando Braga de Matos é uma mão cheia (um livro cheio) de chavões, frases feitas e de repetições (escreve sobre o que todos já sabemos).
Li o livro, há muitos anos, e sei que no fim disse de mim para mim:
- Mas alguém aprende algo de novo com este gajo?
By Nirvana


O livro é exactamente para quem não percebe nada da poda...eu aprendi algumas coisas com esse gajo confesso. Mas também reconheço que está ao nível da 1º classe (no meu tempo não iamos para a pré-escola)
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: PSI 20

por NirSup » 8/12/2020 10:30

jotas007 Escreveu:

- Se pegarem no velhinho livro "Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos e lerem o capitulo "Reconhecer o Bull Market", vejam os 21 indicadores, digam-me qual destes 21 indícios não está em evidencia??? Todos!! O Autor até escreve que nem precisa de reconhecer todos!! :wink:


O livro de Fernando Braga de Matos é uma mão cheia (um livro cheio) de chavões, frases feitas e de repetições (escreve sobre o que todos já sabemos).
Li o livro, há muitos anos, e sei que no fim disse de mim para mim:
- Mas alguém aprende algo de novo com este gajo?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: PSI 20

por Àlvaro » 8/12/2020 9:34

Vamos ver, o País terá uma oportunidade de ressuscitar e a bolsa fica nos mínimos de meio século? Será razoável pensar nessa lógica? :shock: :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por moritz » 8/12/2020 9:15

jotas007 Escreveu:- Timing da familia Azevedo! Eram conhecidos por fazer OPAs quando o mercado português estava no fundo. Pois é, 2020, o ano de duas OPAs!

Sem dúvida o melhor indicador de fundo no mercado português :D
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: PSI 20

por jotas007 » 8/12/2020 0:46

Passado meio ano em que escrevi neste tópico que andaram a picar o touro no PSI20,

viewtopic.php?f=3&t=71105&p=1559839#p1559839

Agora já apetecer dizer que o touro já entrou na arena para dar espectáculo!! :)

Na semana passada e esta semana deu um grande sinal de que poderá estar a iniciar um novo bull market, sim é mesmo isso!! :x

Se não vejamos:

- Ao longo destes últimos meses os utilizadores e o moderador deste tópico têm sido bastantes pessimistas. A maioria atirou a toalha ao chão e desistiu do índice português, ou seja, já "perderam a paciência". (Pensamento Contrario)

- Se pegarem no velhinho livro "Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos e lerem o capitulo "Reconhecer o Bull Market", vejam os 21 indicadores, digam-me qual destes 21 indícios não está em evidencia??? Todos!! O Autor até escreve que nem precisa de reconhecer todos!! :wink:

- Timing da familia Azevedo! Eram conhecidos por fazer OPAs quando o mercado português estava no fundo. Pois é, 2020, o ano de duas OPAs! :-#

Deixo em anexo um gráfico mensal, com um padrão um pouco semelhante ao anterior bull market. :-k

É preciso dizer que nos gráficos mensais tem que se deixar correr varias semanas e muitos dias para obter alguma informação, ou seja, é preciso ter muita paciência. Repito, nos mercados financeiros é preciso ter muita paciência, acreditem!

Será que o futuro vai-me dar razão?
Veremos! :wink:

Bons negócios
Anexos
psiii.png
psiii.png (27.87 KiB) Visualizado 6481 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: PSI 20

por nunoand99 » 3/12/2020 8:47

Pois,

Mas parece que o tempo vai mudar :wink:

Parafraseando o macado do Rei Leão :)

Para começar o volume tem andado extremamente interessntes!

E quando M20 acima de M200 voltam logo todos, não worries.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: PSI 20

por Penaforte » 3/12/2020 0:14

nunoand99 Escreveu:A correlação com o PSI não é reduzida, tem andado reduzida, que é outra história.

Mais um dia de claro OVER PERFORM do PSI 20 em relação ao resto da EUROPA.

Só em relação ao DAX hoje recuperou 1,30% de desvio :shock:

Saudações & Bons Negócios

P.S. Vamos lá atacar os 4.678, para fecho de semana acima desse máximo relativo, não era nada mau!


A única correlação que o PSI e principais índices apresentam desde 2014 é nas fortes quedas. Suponho que o nosso índice nunca foi muito cativante mas com o culminar das 'manigâncias' e suas consequências em 2014, houve uma quebra total de confiança nas empresas, mercado e entidades reguladoras.
É bem percetível - e justificável - a falta de interesse de investidores no nosso índice e sinceramente, pouco temos feito para mudar isso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: PSI 20

por nunoand99 » 3/12/2020 0:01

A correlação com o PSI não é reduzida, tem andado reduzida, que é outra história.

Mais um dia de claro OVER PERFORM do PSI 20 em relação ao resto da EUROPA.

Só em relação ao DAX hoje recuperou 1,30% de desvio :shock:

Saudações & Bons Negócios

P.S. Vamos lá atacar os 4.678, para fecho de semana acima desse máximo relativo, não era nada mau!
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: PSI 20

por Àlvaro » 2/12/2020 22:27

Sim tem sido reduzida, é verdade. E também é verdade que essa resistência é tramada. Mas não excluo uma ida do spx a próximo de 4000 pontos antes do final do ano. Só vejo os índices americanos passarem para as mãos dos ursos depois de Biden começar a falar. Porque inflação não creio que seja o gatilho. O gatilho podem ser as políticas de cariz social.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], PAULOJOAO e 402 visitantes