Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 22/11/2020 20:00

Ulisses Pereira Escreveu:BearManBull, qual era a tua sugestão?


As respostas existem, só que não são do interesse do establishment. Pensar dá muito trabalho e trabalhar ainda mais.

“Este confinamento não serve para nada. Uma crise económica é uma crise de saúde”

Não é isso que tem sido feito?
Acho até que as medidas de confinamento, como estão a ser usadas, não servem para nada. Podem dizer que é para achatar a curva, mas na minha opinião, a curva achata-se rastreando, com testes rápidos, toda a população — e conseguindo isolar quem estiver infetado. E sobretudo deixar os outros trabalhar. Precisamos de trabalhar para produzir riqueza. Já vai ser uma crise terrível em termos económicos e será uma crise ainda pior. É que uma crise económica também é uma crise de saúde. Tem um impacto brutal na saúde das populações.


Apelidou as medidas do governo de extremismos. São mesmo?
Para mim o que é extremismo é parar a economia. Parar a sociedade quando há alternativas ao combate à pandemia. Usar máscara, lavar as mãos, garantir distanciamento, levar que as pessoas não se aglomerem em grupos, isso é fundamental para controlarmos a situação. O que me incomoda é que não esteja a ser feito o suficiente para motivar a população a aderir a essas medidas. O que é que está a ser feito? Anúncios nas autoestradas? Umas conferências de imprensa a dizer que isso é importante? Há nichos da população que não acedem a essa informação, áreas problemáticas, relativamente marginalizadas, que não acedem a essa informação. O problema está aí. É preciso ir lá.


O estado falhou e muito, foi incompetente, incapaz, inútil e fechou os olhos a zonas problemáticas e depois paga o justo pelo pecador como sempre sucinto no aforismo estado social. A fiscalização falhou, se as medidas light fossem cumpridas à risca dificilmente estaríamos numa situação caótica que estamos.

Grande admiração pela coragem e ousadia de dizer as verdades, num em que ainda vinga a lei das palas.


Notou-se um relaxamento na postura durante o verão. Acha que também aí houve uma falha de comunicação?
Em março toda a gente sabia que ia haver uma segunda vaga. Toda a gente sabia que ela iria surgir no outono, no tempo frio. Tivemos de março até outubro para reagir e organizar uma resposta hospitalar. Não vi acontecer nada e sei que não aconteceu nada. E isso é grave. É preciso corrigi-lo.

Acredita que não foi feito nada? Em que sentido?
Tenho a certeza absoluta. Não há qualquer gestão integrada de camas hospitalares em cuidados intensivos. Isso foi proposto, era possível fazê-lo, criar um sistema que centralmente controlasse todas as camas dos hospitais públicos, privados e do setor social. Contando, claro, com a adesão voluntária desses setores, e sendo justamente remunerada. Não sou defensor de requisições civis.

Como é que poderia ser feito?
Não é preciso criar hospitais de campanha. É preciso usar hotéis em zonas estratégicas, para poder libertar os hospitais dos casos sociais — doentes que estão bem mas que ocupam camas porque não há onde os por. Andam agora à pressa a fazer um acordo para 200 camas no setor social. Valha-me Deus. Há aqui alguma coisa que não bate certo. Ninguém preparou esta segunda vaga quando se sabia que viria aí e que seria mais grave do que a primeira. Acho que ainda é possível fazer algo, é preciso é querer e pensar fora da caixa.


A OMS è hoje em dia uma entidade politizada que perdeu muito do respeito que a comunidade mèdica tinha pela instituiçao.
A propósito de medicamentos usados para tratar a doença disse, depois de frisar que há medicamentos eficazes que foram rejeitados por organizações como a OMS, que os médicos portugueses “se marimbam” para as recomendações das autoridades de saúde e que ”fazem a medicina como deve ser feita”. Como assim?
Neste momento, a evidência científica mostra que nem o Remdesivir, nem a hidroxicloroquina ou outros que foram testados nos ensaios da OMS, têm efeito na mortalidade de doentes Covid. No entanto, o estado gastou 30 milhões a comprar Remdesivir e nas normas de orientação clínica da DGS, este é um fármaco de primeira linha. E toda a gente sabe que as orientações estão erradas. Não fazem sentido. É preciso alterá-las. Demonstrou-se, contudo que a dexametasona salva vidas — e é por isso que digo que os médicos portugueses são diferentes, porque a usam. Foi provado em ensaios clínicos. Este medicamento foi logo de início contraindicado pela OMS, quando toda a gente sabia (todos os que tratam de doentes críticos) que nas infeções, quando surge esta reação exacerbada, os corticosteróides têm um efeito benéfico. O que digo é que a OMS é responsável pela morte de dezenas de milhares de doentes, porque noutros países com culturas diferentes, os médicos, mesmo que achem que devem dar um medicamento, não o dão porque as autoridades recomendam que não seja dado. E se derem e o doente falecer, vão ter um processo judicial em cima.

Porque é que as organizações não recomendaram o uso, sabendo que havia vantagens?
Porque se metem onde não são chamados. Não havia evidência nenhuma contra a dexometasona. Deixem os médicos trabalhar. Só o fizeram porque no caso deste vírus e no caso destes pacientes, não havia prova. Não porque houvesse qualquer suspeita para dizer que é ineficaz. Ao fazerem essa recomendação para não usar, provocaram mortes.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 22/11/2020 19:59

Qualnhick Escreveu:
pepe7 Escreveu:Pois, só a partir da semana 26 é que começou a baixar verdadeiramente a curva de excesso da mortalidade, apenas conseguiu estar no Intervalo normal entre a semana 26 e 27 semana.


Tens um problema de visão, só pode ...
Se só ves a curva Sueca a baixar a partir da semana 26 ... não sei o que te diga

O Ficheiro Capturar.JPG não está disponível


Qualnhick Escreveu:Nao concordo com a tua analise, mas nem é isso que está em questao.
Afirmas-te que na europa na primeira vaga o que provocou o aplanar da curva foram o confinamento e as medidas.
Na Suecia na semana 19/20 assistiu-se ao mesmo fenomeno do resto da europa, o excesso de mortalidade desapareceu, isto sem mascaras e sem confinamento.

O que causou esse fenómeno lá ?

ps: Na dinamarca, Finlandia e Noruega tb nao usam mascaras, apenas na dinamarca é usado nos transportes públicos.

O Ficheiro Capturar.JPG não está disponível

viewtopic.php?f=3&t=90128&start=7050#p1597400


Face ao que afirmou acima sobre a Suécia sim :
"Na Suecia na semana 19/20 assistiu-se ao mesmo fenomeno do resto da europa, o excesso de mortalidade desapareceu..."

´Só conseguiu estar no Intervalo normal entre a semana 26 e 27 semana, são 7 semanas. Onde é que ele desapareceu :?:
Logo, não desconverse.
Nem sei para que colocou o z-core de Portugal, mas dá realmente para perceber a diferença na primeira vaga, com e sem confinamento (medidas mais suaves).
Anexos
1Suecia a partir da semana 19 a 26 de 2020.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 22/11/2020 19:50

Parece-me que estão a discutir semântica. O teu ponto era que na Suécia se assistiu ao mesmo fenómeno que no resto da Europa e que o excesso de mortalidade desapareceu, sendo que mencionas aqui apenas a semana 19/20.

Qualnhick Escreveu:Na Suecia na semana 19/20 assistiu-se ao mesmo fenomeno do resto da europa, o excesso de mortalidade desapareceu, isto sem mascaras e sem confinamento.
O que causou esse fenómeno lá ?


Portanto, o excesso de mortalidade na Suécia desapareceu sim. Mas não foi na semana 19/20 como este parágrafo dá a entender. Foi várias semanas mais tarde, como se pode verificar tanto no Euromomo como nos dados SBC, como nos relatórios do Folkhalsomyndigheten.


A pergunta não era para mim mas a minha apreciação é que o que causou o fenómeno lá foi um conjunto de factores, em que se incluem (principalmente) o efeito sazonal e as medidas (que no caso da Suécia foram mais soft). E o resultado que observamos é que o desaparecimento do excesso de mortalidade foi claramente mais demorado na Suécia.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 22/11/2020 19:40

pepe7 Escreveu:Pois, só a partir da semana 26 é que começou a baixar verdadeiramente a curva de excesso da mortalidade, apenas conseguiu estar no Intervalo normal entre a semana 26 e 27 semana.


Tens um problema de visão, só pode ...
Se só ves a curva Sueca a baixar a partir da semana 26 ... não sei o que te diga

Capturar.JPG
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 22/11/2020 19:16

pepe7 Escreveu:Na primeira vaga tiveram o triplo da mortalidade por covid em relação a Portugal até maio/junho e um desvio no excesso de mortalidade superior ao nosso face aos últimos 5 anos, já foi dito aqui que são um população com hábitos sociais diferente, que já fazem distanciamento social,densidade populacional, são mais disciplinados que nós, questão da habitação especialmente no idosos que na maioria não coabitação com filhos e netos, o sistema de saúde pelos vistos sensitivamente melhor que o nosso (não estou a referir aos profissionais)...uma economia por si só melhor que a nossa, tal com uma população menos envelhecidas em relação à nossa. Se tivessem outra abordagem, tinham porventura evitado o que aconteceu na primeira vaga...mas face à complexidade deste grave problema de saúde publica, nada é previsível e tudo pode acontecer...
Actualmente em termos de mortalidade oficial por covid é superior à nossa...mas infelizmente Portugal tem um desvio no excesso de mortalidade muito superior face aos últimos 5 anos.
Não fizeram confinamento e estão piores que os Países vizinhos em tudo...compare isso! Logo não compare o incomparável e o que convêm...
mais_um Escreveu:Nº de mortos por milhão de habitantes:
Suécia 624
Dinamarca 133
Finlândia 67
Noruega 56
Fonte:
https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries

Em relação ao PIB do 1º trimestre:
em cadeia, ano anterior
Suécia -0,3 0,5
Dinamarca -1,9 0,3
Finlândia 0,1 0,4
Noruega -1,2 0,3

Em relação ao PIB do 2º trimestre:
em cadeia, ano anterior
Suécia -8,3 -7,7
Dinamarca -6,9 -?
Finlândia -4,5 -6,4
Noruega -6,3 -4,7

Em relação ao PIB do 3º trimestre:
em cadeia, ano anterior
Suécia 4,3 -3,5
Dinamarca 4,9 -3,4
Finlândia 2,6 -3,9
Noruega 5,2 ?

Taxa de desemprego em Setembro:
Suécia 9,2
Dinamarca 6,1
Finlândia 8,3
Noruega 5,3 (Agosto)

Fonte:
https://ec.europa.eu/eurostat/documents ... 1ecaca7e8c

https://www.ssb.no/en/knr

https://ec.europa.eu/eurostat/documents ... a5f7502d4e

Qualnhick Escreveu:
pepe7 Escreveu:O que provocou o aplanar da curva foi o confinamento e as medidas.

E na Suecia foi o nao confinamento e as nao mascaras.

viewtopic.php?f=3&t=90128&start=7050#p1597295


Qualnhick Escreveu:Nao concordo com a tua analise, mas nem é isso que está em questao.
Afirmas-te que na europa na primeira vaga o que provocou o aplanar da curva foram o confinamento e as medidas.
Na Suecia na semana 19/20 assistiu-se ao mesmo fenomeno do resto da europa, o excesso de mortalidade desapareceu, isto sem mascaras e sem confinamento.
O que causou esse fenómeno lá ?

ps: Na dinamarca, Finlandia e Noruega tb nao usam mascaras, apenas na dinamarca é usado nos transportes públicos.

O Ficheiro FB_IMG_1605857740862.jpg não está disponível

viewtopic.php?f=3&t=90128&start=7050#p1597400


Pode não "concordar", mas a realidade é outra. Alias, o gráfico que apresenta não condiz com o que diz.
Sim, foi o confinamento e as medidas que provocaram o aplanar da curva na primeira vaga em geral na Europa para valores normais, execto na Suécia.
É curioso ou não também, na Inglaterra(UK) a curva aplanou mais tarde que o geral da Europa, ou seja para o intervalo normal a partir da semana 23. E porquê? Porque hesitou, pois confinou mais tarde.

Quanto à sua questão da Suécia, não confinou mas aplicou medidas/recomendações mais suaves e sem mascara (algo grave na minha opinião), mas não se assistiu ao tal "mesmo fenómeno" que diz em relação à Europa, como pode verificar o Z-Core da euromomo em anexo.
Pois, só a partir da semana 26 é que começou a baixar verdadeiramente a curva de excesso da mortalidade, apenas conseguiu estar no Intervalo normal entre a semana 26 e 27 semana.
Onde é que o excesso de mortalidade "desapareceu" na Suécia :?:
Deixo em anexo tabela com o excesso de mortalidade relativo à média dos últimos 5 anos até 31 julho, e como se pode confirmar/verificar vai de encontro ao que explico no inicio deste post (post anterior) e até fui simpático pois o excesso a 31 de julho estava alto, só partir dai foi descendo.
A semana 26 corresponde sensivelmente ao final mês de junho, isto é de 22 a 28 junho, logo da semana 19 à semana 26 são 7 semanas, na Suécia.
Logo, o que diz é inverdade.
Fontes:
https://www.scb.se/en/finding-statistic ... tatistics/
https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps

O Importante para mim é que Portugal, Europa e pelo mundo fora consigam controlar o aumento do contágio e aplanar a curva, ou seja a Pandemia, de algo que sempre afirmou como sendo algo "banal"! E andou aqui durante meses com a teoria do medo.
Anexos
1 - a partir semana 19 de 2020.PNG
1 - a partir semana 19 de 2020.PNG (66.57 KiB) Visualizado 5609 vezes
2 - a partir semana 19 de 2020.PNG
2 - a partir semana 19 de 2020.PNG (58.56 KiB) Visualizado 5609 vezes
3 - a partir semana 19 de 2020.PNG
3 - a partir semana 19 de 2020.PNG (59.05 KiB) Visualizado 5609 vezes
4 - a partir semana 19 de 2020.PNG
4 - a partir semana 19 de 2020.PNG (63 KiB) Visualizado 5609 vezes
Suecia e Inglaterra (UK) a partir da semana 19 a 26 de 2020.PNG
Desvio da mortalidade na Suecia relativo à média dos ultimos 5 anos.PNG
Desvio da mortalidade na Suecia relativo à média dos ultimos 5 anos.PNG (18.27 KiB) Visualizado 5609 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 22/11/2020 18:56

Para quem estiver interessado embora nalguns casos não esteja atualizado.

https://www.huschblackwell.com/state-by ... 9-guidance
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 22/11/2020 18:52

Phil2014 Escreveu:M.M. Totalmente de acordo e que todas as associações deste país se reunam no próximo fim de semana (a constituição permite) e que a seguir façam grandes jantaradas.


Este post fez-me lembrar a noticia seguinte desta semana :wall:

https://www.foxla.com/news/fox-11-obtai ... -protocols

"LOS ANGELES - FOX 11 obtained exclusive photos on Tuesday night of Governor Gavin Newsom allegedly eating at the French Laundry restaurant in Yountville, California at a dinner party he attended on November 6 not following his own COVID-19 protocols he set forth for the state."
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Phil2014 » 22/11/2020 18:45

M.M. Totalmente de acordo e que todas as associações deste país se reunam no próximo fim de semana (a constituição permite) e que a seguir façam grandes jantaradas.
 
Mensagens: 59
Registado: 12/5/2010 11:55
Localização: 17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 22/11/2020 16:30

Desculpem voltar a dizer o mesmo e voltar à mesma conversa, mas de qualquer forma, as pessoas e as ações continuam as mesmas e parece que não estamos a evoluir em nada!!!

Novamente o PCP vai insistir em fazer tudo aquilo que ao povo e ás empresas não é permitido fazer!!!
Novamente o PCP vem dizer que não vê problema nenhum, pois todas as orientações da DGS serão seguidas!!!

Eu pergunto é se todo o povo e todos os comerciantes serão pessoas completamente estúpidas em se manterem confinadas e em não saberem respeitar as regras da DGS!!!!

Acho uma completa falta de respeito a atitude do PCP para com todas as pessoas que ficam sem trabalho e sem meios de subsistência por cumprirem aquilo que os partidos não são obrigados a cumprir ou respeitar!!!

Alguém sabe o que é necessário um comerciante fazer para criar um partido e assim poder ter a loja aberta e atender os seus clientes considerando que estes são filiados nesse partido?
Paralelamente e automaticamente, estas pessoas ficam assim com a permissão de andar na rua a qualquer hora ou viajar entre concelhos sem qualquer multa!!!

Realmente acho que o povo se tem de mover contra esta cambada de políticos energúmenos, caso contrário continuaremos apenas a ser visto como o desgraçado do povinho!!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 22/11/2020 1:14

Pessoal,

Nós vamos "sair" disto de uma maneira ou de outra. Ou pelo sucesso da ciência, ou pela natureza.
Vamos e temos de sair.

Não há hipótese nenhuma de continuarmos assim, nem socialmente, nem economicamente, isso é ponto firme.
Quando chegarmos a Março, as pessoas vão querer voltar ao "velho" normal.

Não defendo o que se passava em 1918/19 - mas estas ondas de confinamento não poderão ser sustentadas por muito mais tempo, é impossível.
Por exemplo, o Brasil é um bom exemplo de como as pessoas ainda abordam isto à moda do passado remoto.

Tal como não podemos continuar eternamente com este álcool todo nas mãos, com este distanciamento, com toda esta travagem.

É como na minha área, no turismo: um dia voltará o turismo, mas quantos (pessoas e negócios) estarão cá para atender os turistas!?
Dói-me particularmente ver vizinhos e amigos a falir :x
Seguramente todos conhecem estas realidades em todo o país.

Por isso as pessoas têm-se agarrado à história da vacina. É o passaporte para essa normalidade, pensam as pessoas.
Mas concordo que é uma ilusão, era isso que eu queria dizer. A vacina aparece mas levará muito tempo. Vamos levar 2021 ainda a falar de vacinas e de casos de covid-19.

O que eu digo é que aos poucos vamos falar menos disto e mais da crise económica e seus efeitos, outra parte feia desta desgraça. Neste campo, podemos levar mais tempo a chegar ao velho normal. :roll:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 22/11/2020 1:00

Entretanto na Alemanha....
European countries believed that Germany would always have spare ICU beds for them. Now they're almost full

Germany was seen as a beacon for other European countries during the first coronavirus wave and hailed for one of the world's best health care systems. But it is now beginning to struggle with more severe infections than at any other point during the pandemic.
Coronavirus infection numbers hit an all-time record Friday, with nearly 24,000 new daily cases recorded -- and so did the number of patients in the country's intensive care units. Official data from the German Interdisciplinary Association for Intensive and Emergency Medicine (DIVI) show that the number of Covid-19 patients in German intensive care units (ICU) has climbed from 267 on September 21 to 3,615 as of November 20 -- a more than 13-fold increase in the space of just two months.

(...)
This applies even to many younger patients with severe symptoms, said Tillman Schumacher, a senior infectious disease physician. "We have patients of 30 or 40 years here who are on a ventilator and I am not sure if they'll survive."

Only two of the 16 ICU beds were vacant and the hospital staff was already canceling non-urgent operations to free up capacity -- as well as making plans to convert more of its general intensive care facilities into Covid units.
Dr. Uwe Janssens, head of the DIVI, explained what measures would be taken if the current spike continues. "The regular program of hospitals has to be shut down, a partial closing down of the regular operations and admissions of patients which you can delay for several weeks without any strain, they can be delayed. There are people who don't need an emergency surgery or an emergency catheter or something like that. They can be delayed. And doing this you get the capacity and get the nurses and the physicians to help the ICU physicians and ICU nurses on their wards.''
(...)

https://edition.cnn.com/2020/11/21/euro ... index.html

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 22/11/2020 0:42

DJvarius,

Ficamos no mesmo circo pandémico que vivemos desde Março !

Ou seja, `mais à mercê da nossa SINA do que da


VACINA !

É curioso que os laborat´órios tèm duvidas sobre os grupos de risco aos quais se apçica a Vacina, mas os países já têm planos definidos dos grupos de risco , prioridades. etc etc.

No mês passado, vendia-se a aplicação. este mês a vacina e lá para Janeiro as entidades oficiais deverão, arranjar mais algum tema de conversa para que o CIRCO vá continuando , sem levantar muitas ondas ----------

Sugestão a DGS : Sugere-se que durante as proximas semanas , não se teste escolas, lares , Prisões nem contactos diretos.

Porque os esforço dos Portugueses merecem o melhor achatamento possível !
 
Mensagens: 3261
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 22/11/2020 0:36

djovarius Escreveu:Se eu fosse "escarafunchar" no Arquivo Distrital, eu arranjava, através da imprensa regional, algo de interessante como "prova". Mas agora não há hipótese. Eu sou cliente habitual do Arquivo, mas por razões mais alegres.


Se encontrares/encontrasses algo, julgo que era interessante para todos. Mas não percas o sono com isso...

:wink:


djovarius Escreveu:Hoje com a covid-19 tudo é radicalmente diferente, alguém tem dúvidas, apesar de tudo, que sem este tipo de confinamento, teríamos hoje um sábado à noite a "bombar"??


Se percebi bem, sim. duvido. E bastante fortemente.



djovarius Escreveu:Além disso, como se pode pedir às pessoas para terem cuidado, quando ao mesmo tempo andamos a anunciar uma vacina que deverá imunizar 94% dos que a tomarem? Aliás, vacina que está a ser prometida já para Janeiro, Fevereiro. (...)


A vacina só vai estar disponível daqui a uns meses e é completamente impossível ter a população logo toda imunizada de um dia para o outro. A vacina está a meses de distância para todos nós. E para uns será eventualmente uns 2 ou 3 meses e para outros daqui a meio ano ou mais. Expectavelmente começam pelos grupos de risco pelo que mesmo uma vacinação bastante parcial da população já pode fazer uma grande diferença, vamos ver.

Mas não resolve nada para ninguém para as próximas semanas/meses. Assim, não é claro para mim o que estás a dizer, aliás, julgo que é uma motivação adicional para as pessoas se esforçarem para evitar os efeitos da pandemia dado que sabemos agora melhor que o esforço só precisa de ser temporário (seja lá qual for o esforço que é definido).

Nesse sentido, era bem pior quando tinhamos piores perspectivas (ou maior incerteza) sobre uma vacina.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 22/11/2020 0:27

Se eu fosse "escarafunchar" no Arquivo Distrital, eu arranjava, através da imprensa regional, algo de interessante como "prova".
Mas agora não há hipótese. Eu sou cliente habitual do Arquivo, mas por razões mais alegres.

No fundo, a moral da história de há pouco é a seguinte, do meu ponto de vista:
Mesmo já sendo século XX, as pessoas ainda tinham alguma coisa de século XV - a morte era algo assustadoramente real para qualquer pessoa e em certos momentos, todos pareciam preparados para tal.
É verdade que já havia alguma medicina, mas isso ainda era uma ténue luz de ciência. Mais fácil seria acreditar na Fé e nas "mezinhas" do que noutras coisas.
Daí que as pessoas faziam o que tinham a fazer enquanto em vida, porque não havia tempo para pensar em desgraças - esses tempos eram desgraçados por razões económicas, mesmo sem a gripe.
Ainda hoje há divergências sobre o porquê de ter sido tão duro como foi, a verdade é que as taxas de mortalidade são impressionantes.
Daí que eu não tenho dúvidas sobre esses relatos impressionantes de quem os viveu.

Hoje com a covid-19 tudo é radicalmente diferente, alguém tem dúvidas, apesar de tudo, que sem este tipo de confinamento, teríamos hoje um sábado à noite a "bombar"??
Além disso, como se pode pedir às pessoas para terem cuidado, quando ao mesmo tempo andamos a anunciar uma vacina que deverá imunizar 94% dos que a tomarem? Aliás, vacina que está a ser prometida já para Janeiro, Fevereiro.
Isto para muitas pessoas é quase a confirmação de que o problema está resolvido. Ou em breve.
Sendo assim, com essas notícias, vai ficando difícil para o Estado impor normas e regras que as pessoas aceitem, pois para elas, isto não é tão grave e a vacina está a bater à porta.

Em que é que ficamos?

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/11/2020 23:58

LISBOA_CASINO Escreveu:Marco

Então nunca houve discussão, porque sobre o relato de alguém que partilha uma história enquadrada num cenário medonho, limito me a agradecer esse relato .

Abco,


E eu, quando o relato não me parece assim muito credível ou não me parece factual, não tenho problemas em fazer a observação e ninguém deveria ficar incomodado com isso.

Não sei se notaste, mas nem sequer era claro qual era a origem da história quando eu perguntei qual era a origem da história. Agora sabemos que foi o que um familiar falecido do Djovarius lhe contou e todos podemos ter cada um a sua opinião sobre a exactidão da história.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/11/2020 23:56

djovarius Escreveu:Sim, até o chefe da estação já contagiado ia trabalhar :wall: :wall:


Não duvido. Tal como o COVID, nem todos tinham uma forma grave da doença. Isso parece-me bastante normal.


djovarius Escreveu:A propósito, o meu pai nasceu em 1908, foi uma criança da gripe de 1918 - nunca se contagiou (ou não teve sintomas), mas o resto da família, incluindo o pai dele, como eu disse, estava doente. Ao que consta, o que eles achavam mais impressionante eram caixõezinhos para crianças, pelos vistos, foram muito usados.


Sim, ao contrário do COVID, a gripe H1N1 de 18-19 atacava bastante os jovens adultos e crianças também. Nesse sentido, o teu pai terá tido felicidade.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 21/11/2020 23:52

MarcoAntonio Escreveu:Eu tenho a certeza que as pessoas se arriscavam a apanhar gripe (e muitas outras coisas que existiam à época) porque era preciso fazer pela vida. Ainda hoje o será, mesmo que numa menor medida. A discussão nunca foi sobre isso.

Aquilo em que eu disse que não acreditava (a menos que me arranjem uma boa fonte) é que morriam pessoas de pneumónica quase todos os dias numa dada linha de comboio.


Marco

Então nunca houve discussão, porque sobre o relato de alguém que partilha uma história enquadrada num cenário medonho, limito me a agradecer esse relato .

Abco,
 
Mensagens: 3261
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 21/11/2020 23:51

Sim, até o chefe da estação já contagiado ia trabalhar :wall: :wall:

Mas a discussão é sobre a fase terrível da pandemia em que há uma mortalidade impressionante, sendo que havia mortes repentinas, até dentro do comboio. Isto não era normal, mas também eram tempos anormais.
Nós podemos achar chocante, o meu pai não se impressionava ao falar disto. Afinal, estações de comboio eram das maiores zonas de contágio.

A propósito, o meu pai nasceu em 1908, foi uma criança da gripe de 1918 - nunca se contagiou (ou não teve sintomas), mas o resto da família, incluindo o pai dele, como eu disse, estava doente. Ao que consta, o que eles achavam mais impressionante eram caixõezinhos para crianças, pelos vistos, foram muito usados.

P.S. - Eu não estou na 3ª idade, é só que eu estou para o meu querido "daddy" como o Barron está para o Donald Trump !!

Abr.

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/11/2020 23:41

Eu tenho a certeza que as pessoas se arriscavam a apanhar gripe (e muitas outras coisas que existiam à época) porque era preciso fazer pela vida. Ainda hoje o será, mesmo que numa menor medida. A discussão nunca foi sobre isso.

Aquilo em que eu disse que não acreditava (a menos que me arranjem uma boa fonte) é que morriam pessoas de pneumónica quase todos os dias numa dada linha de comboio.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 21/11/2020 23:37

MarcoAntonio Escreveu:
djovarius Escreveu:Então eu acredito que sim, que muitas pessoas se sentiam mal, mas que iam trabalhar, fazer pela vida, esperar pela sorte, por falta de opção.


Ok, mas tu achares/acreditares que isto acontecia e acontecer mesmo são duas coisas diferentes. Tanto quanto sei, as pessoas que morriam de pneumónica estavam geralmente acamadas, ou em hospitais ou em casa, não andavam por aí a trabalhar. Podiam estar semanas acamadas antes de morrer.


Também não devemos esquecer que se tratava de uma época com frandes movimentos migratórios relacionados com o Trabalho e, contrariamente, ao que existe hoje.

Não existia um sistema protetor de confinamentos!

Portanto, para não morrer de fome arriscavam-se a morrer de gripe !

Ainda bem que vivemos num Estado Social e temos o dever de preservá-lo !
 
Mensagens: 3261
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/11/2020 23:33

Lisboa, estavamos a falar de um relato de que quase todos os dias morriam pessoas de pneumónica na viagem do comboio.

Entretanto perdi-me, estás a falar de onde se dava à luz?
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 21/11/2020 23:20

Marco,

Neste Portugal distante, haviam mulheres que tinham os seus filhos nas Fazendas..........

Poerugal tinha uma das maiores taxas de mortalidade até à decada de 60 !

Imagino o resto da assistencia médica !
 
Mensagens: 3261
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/11/2020 23:14

djovarius Escreveu:Então eu acredito que sim, que muitas pessoas se sentiam mal, mas que iam trabalhar, fazer pela vida, esperar pela sorte, por falta de opção.


Ok, mas tu achares/acreditares que isto acontecia e acontecer mesmo são duas coisas diferentes. Tanto quanto sei, as pessoas que morriam de pneumónica estavam geralmente acamadas, ou em hospitais ou em casa, não andavam por aí a trabalhar. Podiam estar semanas acamadas antes de morrer.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 21/11/2020 23:12

Olha Marco,

Este parágrafo do teu link diz muito:

Em Portugal, a pandemia desenvolve-se, igualmente, com um perfil de três ondas epidémicas. Uma primeira onda, de maior benignidade, começa na primavera de 1918, com os primeiros casos a serem registados em Vila Viçosa, em maio, provavelmente com origem nos trabalhadores que regressavam de Badajoz e Olivença, onde a epidemia já grassava.2 A epidemia difunde-se rapidamente por todo o Alentejo, atingindo o Porto e Lisboa em 10 e 11 de Junho, respetivamente.3 O centro do país parece ter sido a região mais afectada neste período. A segunda onda epidémica, com uma gravidade maior, inicia-se em agosto/setembro de 1918 (Jorge 1919; Rebelo-de-Andrade 2001). Foi durante esta segunda fase da epidemia que foram observadas formas inusuais de uma patologia mais severa, com o relato de casos de síndrome de dificuldade respiratória aguda, de pneumonia fulminante (antecedida muitas vezes por cianose violácea da face e extremidades), e de mortes súbitas.
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 21/11/2020 23:10

MarcoAntonio Escreveu:Eu sei perfeitamente que se estimam em mais de 100 mil óbitos em Portugal.

O documento que partilhei contém essa informação e muito mais, incluindo (por exemplo) quantos médicos existiam, como o sistema de saúde estava organizado, o contexto histórico, como foi visto pela comunicação social, etc.


Julgo que este também terá interesse pois fala da convalescença e do que eu tinha referido (que muitos morreram em casa). Mas estamos a falar de algo que as pessoas ficam debilitadas e acamadas, podendo demorar dias ou semanas até que alguém morresse.

https://journals.openedition.org/lerhistoria/4070


Não é impossível que morressem pessoas na rua (especialmente os sem-abrigo, etc). Mas que as pessoas quase todos os dias morressem em viagens de comboio numa dada ligação, parece-me inverosímel (a menos que estivessem a utilizar comboio para transportar pacientes, aí faz mais sentido... e mesmo assim).



Marco,

Sei que sabes e o interesse em partilhar este documento, é que contem caricaturas da época que eram colocadas nos jornais.

Aproveitei a deixa e lembrei me de partilhar.

Apenas isso, ambos sabemos que a realidade não é comparável e trata-se de um desrespeito às vitimas da epoca, tentar fazer algum tipo de comparação.

Abco,
 
Mensagens: 3261
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado: