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O apoio da europa a portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O apoio da europa a portugal

por mais_um » 18/11/2020 15:38

o que está em causa é o respeito do Estado de direito por esses países, assim relembro o que é um Estado de Direito:

O Estado de direito é uma figura jurídica, circunscrita a uma comunidade politicamente constituída num contexto espacial e temporal, na qual os detentores do poder se encontram sujeitos à Constituição e às leis promulgadas, onde existe uma separação efectiva de poderes e o respeito pelos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos.

https://repositorio.ul.pt/handle/10451/22839


Na Hungria não tenho acompanhado, mas na Polónia, o poder politico estava a tentar acabar com a independência dos tribunais, dai ter surgido a questão.

https://www.europarl.europa.eu/news/pt/ ... so-a-passo

http://www.observatoriopolitico.pt/wp-c ... p13-30.pdf

E sim, a UE deveria expulsar os países que não cumprem as regras, a questão dos fundos estar ligada era uma forma de pressionar os governos desses 2 países, mas parece-me que o feitiço se virou contra o feiticeiro....
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Re: O apoio da europa a portugal

por Marco Martins » 18/11/2020 15:37

rg7803 Escreveu:
5640533 Escreveu:Sim, para a Europa é uma ameaça. Para Portugal é uma catástrofe.



É ?
Se dermos o mesmo tratamento aos fundos que demos num passado recente, não sei sinceramente ...
As empresas amigas do regime (as habituais clientes do poder central investido a cada momento, tipo as construtoras, as eléctricas, os escritórios advocacia, as consultoras e formadoras, banca, etc ... a lista é extensa) para essas essas sim, seria uma catástrofe.
A parte destes fundos que chega habitualmente à economia real, aquela que cria valor acrescentado (as exportadoras), será sempre uma fracção reduzida. E essas mal ou bem já aprenderam a viver com recursos minguados e num mercado aberto e competitivo.
Por isso tenho dúvidas se para o "país real" seria assim tão diferente.


Aqui voltamos ao principal problema de Portugal que é (em muitas situações, embora não todas) não sabermos trabalhar com uma visão de futuro e em prol do bem comum e garantindo uma sustentabilidade.
Entendo que não seja fácil, mas deveriamos ter melhores mecanismos de procurar e abosrver pessoas (fora do sistema político) com iniciativa e visão na governação das várias instituições públicas que temos...
Não me acredito que se uma câmara pagar muito bem seja sinónimo de competência num serviço público. O serviço público tem também de ser visto como algo de todos nós, onde possa ser um orgulho e uma oportunidade trabalhar e ser reconhecido por tal (daí que qualquer cargo de direcção pública devesse ser ocupado no máximo por 4/5 anos).
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por forza algarve » 18/11/2020 15:23

Ulisses Pereira Escreveu:forza algarve, então se um país passar a ditadura pode continuar na UE?


voces vem ditadura em todo lado..e o casualidade as ditaduras sao sempre nos governos democraticamente eleitos pela direita.
Nao e' assim...nao ha ditaduras na Ue nem nada disso
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por rg7803 » 18/11/2020 15:20

5640533 Escreveu:Sim, para a Europa é uma ameaça. Para Portugal é uma catástrofe.



É ?
Se dermos o mesmo tratamento aos fundos que demos num passado recente, não sei sinceramente ...
As empresas amigas do regime (as habituais clientes do poder central investido a cada momento, tipo as construtoras, as eléctricas, os escritórios advocacia, as consultoras e formadoras, banca, etc ... a lista é extensa) para essas essas sim, seria uma catástrofe.
A parte destes fundos que chega habitualmente à economia real, aquela que cria valor acrescentado (as exportadoras), será sempre uma fracção reduzida. E essas mal ou bem já aprenderam a viver com recursos minguados e num mercado aberto e competitivo.
Por isso tenho dúvidas se para o "país real" seria assim tão diferente.
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Re: O apoio da europa a portugal

por Ulisses Pereira » 18/11/2020 15:04

forza algarve, então se um país passar a ditadura pode continuar na UE?
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Re: O apoio da europa a portugal

por forza algarve » 18/11/2020 14:44

eu discordo..quem julga o estado de direito em paises da Ue?? a Merkel??Rutte?? uma reuniao online entre alguns lideres???
hoje batem em cima da Hungria e Polonia...amanha podem bater encima de Portugal porque nao gostam do Jeronimo ou do Ventura...

E quem decide a discriminante de dar fundos por uma questao de estado de direito..entao porque nao discriminar para quem esta endividado..para quem teve colonias..para quem tem olhos azuis..
cuidado com andar colocando condicionamentos que amanha os condicionados poderemos ser nos


que tera a ver as ajudas covid com uma lei a mais ou a menos :-k :-k
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por Ulisses Pereira » 18/11/2020 14:37

Apesar de ser prejudicial para Portugal e de ser essencial para nós que este acordo avance, entendo perfeitamente este bloqueio por parte destes países. O governo da Hungria tende a fugir cada vez mais daquilo que se denomina de Estado de Direito. Triste realidade. Mas é uma enorme hipocrisia da União Europeia condicionar essas verbas à existência de Estados de Direito. A UE devia era ter a coragem de excluir esses países da UE. Não o faz pelos problemas a todos os níveis que isso criaria, mas se os aceita, depois tem que se sujeitar a este género de coisas.

Não são estados de Direito para receberem as verbas e são Estados de direito para pertencerem à União Europeia? Haja coragem.

Abraço,
Ulisses
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Re: O apoio da europa a portugal

por 5640533 » 18/11/2020 14:15

Sim, para a Europa é uma ameaça. Para Portugal é uma catástrofe.
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por Marco Martins » 18/11/2020 11:20

5640533 Escreveu:Neste tópico seria bom abordarmos o impasse com a Polónia e a Hungria. A UE não tratou a tempo e a horas desses ditadores e, se o impasse continuar, a esmola não chega ou chega tarde demais. A UE é perita no exercício empurrar com a barriga. Acho que está claro quais as ameaças para Portugal.


Uma ameaça para Portugal e para toda a europa!!
Mas neste caso se os 15mil milhões apenas forem libertados em meados do próximo ano (considerando acordos), ´já pouca diferença fará, pois o objectivo desse dinheiro não seria impedir a onda de falências, mas sim ajudar a dinamizar a economia para que o impacto da onda não fosse tão forte e possibilitando assim uma recuperação mais célere.
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por 5640533 » 17/11/2020 21:50

Neste tópico seria bom abordarmos o impasse com a Polónia e a Hungria. A UE não tratou a tempo e a horas desses ditadores e, se o impasse continuar, a esmola não chega ou chega tarde demais. A UE é perita no exercício empurrar com a barriga. Acho que está claro quais as ameaças para Portugal.
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por BearManBull » 17/11/2020 12:37

JohnnyBGoode Escreveu:Ora em 4,5 horas sairias do Oriente/ Areeiro e estarias no centro de Barcelona (numa Atocha da vida)


O TGV mais rápido demora 2:30 de Barcelona Madrid, sem paragens claro. Mas é também o mais caro com o preço normal sempre >80 euros one way. Quando muito Lisboa-Barcelona nunca seria menos de 6 horas.

Madrid tem duas estações TGV a norte-oeste(Chamartin) e a sul-este (Atocha). Existe vontade de as ligar, mas o custo é estratosférico.

Ora ligar Lisboa a Madrid teria duas opções, ligar Lisboa-Atocha ou criar uma nova estação nos arredores de Madrid. A primeira tem um custo estratosférico. A segunda ainda tornaria o trajecto menos interessante para o viajante.

Portanto guardem o dinheiro e invistam na desburocratização, na redução da carga fiscal e na saúde.
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Re: O apoio da europa a portugal

por Marco Martins » 17/11/2020 12:23

https://observador.pt/2020/11/16/hungria-e-polonia-bloqueiam-aprovacao-de-orcamento-plurianual-da-ue/

Com este bloqueio da Polonia e Hungria, os apoios que Portugal iria de receber de 15mil milhões, poderão ficar em dúvida?
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por JohnnyBGoode » 23/10/2020 15:19

BearManBull Escreveu:1h15 a 300km/h sem paragens deve ser possível.

Mas isto significa preços de bilhetes diria eu na ordem dos 60-150 euros nunca menos de 60. Isto nunca deverá avançar, 4,5 mil milhões é muita pasta para comboios a menos que os alemães nos paguem a obra claro.


Sim concordo, de todos os projetos previstos para a ferrovia diria que este é o menos prioritário. Uma solução de variante em Santarém e entre Aveiro e o Porto permitiria reduzir a duração da viagem para 2 horas ou menos, com 1/3 do custo.

Mais depressa fazem o TGV Lisboa-Madrid, com o canal de alta velocidade já em fase de execução Évora-Elvas... e isso sim será estrutural e relevante.

Abraço
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por JohnnyBGoode » 23/10/2020 15:15

djovarius Escreveu:Boas,

Johnny Be good,

A argumentação é boa, mas não para mil kms... porquê ?

Isso seria uma viagem, grosso modo, Lisboa - Barcelona. Nunca o TGV faria isso em menos de 3 horas e meia (por causa da paragem em Madrid e outros fatores), enquanto um avião faz isso em 1 hora e vinte.
O preço médio dos bilhetes até poderia ser semelhante (apesar de ser complicado, pois um voo low cost acaba por ser menos oneroso, na maioria das vezes), mas a diferença em tempo é grande, sobretudo nestes casos em que os Aeroportos têm localizações favoráveis.
Ainda assim, admite-se que, no contexto de uma rede europeia, o TGV de Madrid chegue a Lisboa, desde que seja financiado maioritariamente por verbas da UE.
Apesar disso, a coisa tem de ter viabilidade, não precisamos de mais situações tipo TAP e outras...

Abraço

dj


Os 1000 kms são uma "bitola" habitualmente utilizada para comparar deslocações, e agora tentarei demonstrar o porquê.

Nesse teu comparativo e assumindo um modesto 300 km/h de alta velocidade (hoje em dia as velocidades de exploração das linhas mais novas rondam os 340/350) com paragem em madrid diria 4,5 horas, por aí para um Lisboa Barcelona... (1200 kms em via-férrea) já vai um pouco acima dos 1000 que falei, mas ok...

Ora em 4,5 horas sairias do Oriente/ Areeiro e estarias no centro de Barcelona (numa Atocha da vida)

Ora de avião tu dizes 1h30, de voo, tens de tar 1h30 antes do voo no aeroporto + 15 m deslocação do centro para o aeroporto, por fim quando aterras em barcelona tens que esperar pela mala e apanhar um uber até ao centro (dificilmente fazes isso tudo em menos de 30/40 m). Rapidamente cheguei perto das 4 horas de travel time de centro a centro.

Agora a grande diferença não é no preço é na qualidade da viagem (num comboio destes, o conforto é top tens wifi, podes ir literalmente a trabalhar sem qualquer tipo de restrição).

Como disse até 1000km está comprovado que é semelhante em tempo, em preço até diria que deve ser um pouco mais caro a solução ferroviária, agora em conforto e trabalho não há comparação. O TGV servirá muito mais para dinamização de negócios ibéricos, criação de hubs em Lisboa de empresas espanholas em Lisboa, e portuguesas em Madrid. É muito mais para o business do que para o lazer.

Espero que tenha ajudado a esclarecer o meu ponto de vista.

Abraço
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por BearManBull » 22/10/2020 11:48

1h15 a 300km/h sem paragens deve ser possível.

Mas isto significa preços de bilhetes diria eu na ordem dos 60-150 euros nunca menos de 60. Isto nunca deverá avançar, 4,5 mil milhões é muita pasta para comboios a menos que os alemães nos paguem a obra claro.
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Re: O apoio da europa a portugal

por ZeNovato » 22/10/2020 11:44

Pois, e os comboios bala japoneses??? 8-) 8-) Eles não tinham um que ultrapassa ou ia ultrapassar os 400km/h??
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por Marco Martins » 22/10/2020 11:16

BearManBull Escreveu:Isto começa a parecer os últimos tempos do Sócrates, divida e défice a explodir e a conversa do TGV e aeroporto. Vira o disco toca o mesmo.


Alta velocidade vai ligar Lisboa e Porto em 1h15


Como é que dizem 1h15 ?!?!
Pelo menos 1h45 deverá demorar!

Se Aveiro, Coimbra e Leiria serão consideradas, teremos pelo menos mais 3 paragens, cada uma pelo menos com 10min!
Como o comboio não inicia a viagem a 300km/h e como deverá pelo menos demorar uns minutos até atingir essa velocidade, certamente que a viagem no final ficará nas 2hrs (com sorte..)

Para gastarem 4500 mil milhoes na linha Lisboa-Porto, mais valia custearem uma ligação com o Alfa, directo entre Lisboa e Porto (que deve demorar 2h30 se vier sempre a 200Km/h)... assim só teriam de arranjar a linha em vez de criarem uma nova e não precisariam comprar novos comboios...
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por BearManBull » 22/10/2020 8:45

Isto começa a parecer os últimos tempos do Sócrates, divida e défice a explodir e a conversa do TGV e aeroporto. Vira o disco toca o mesmo.


Alta velocidade vai ligar Lisboa e Porto em 1h15
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Re: O apoio da europa a portugal

por Marco Martins » 7/10/2020 16:53

Em relação aos apoios que o governo dá às empresas, o maior problema que existe é a fiscalização!

Uma solução muito simples para corrigir este problema, seria qualquer apoio superior a x euros, ser obrigado a ter um posto de trabalho de um elemento do estado (que seria pago também com uma parte desse apoio) e que teria a função de reportar as actividades ao estado, sobre as quais a empresa teve apoio.
Certamente a pessoa teria também outras actividades.

Uma coisa é num dia, irem os inspectores à empresa (e tudo brilha e parece funcional)... no entanto a realidade diária normalmente é bem diferente!

Para além deste apoio criar emprego (porque certamente o estado teria de empregar mais gente mesmo que temporariamente), criaria um controlo real sobre a evolução dos apoios e sobre o que se está a fazer com os apoios.

Já trabalhei em empresas que receberam apoios para projectos, e sei o que muitas vezes acontece! Vende-se uma imagem à entidade que investe e depois na realidade o que se apresenta é uma infima parte, mas no entanto os apoios já chegaram!!!

Não adianta porem Durão Barrosos à frente do que quer que seja, pois ele não está nas empresas... e elas abrem e fecham portas e isso não fica visível para ninguém, porque ninguém perdeu o emprego!
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por Marco Martins » 1/10/2020 12:57

Em relação ao TGV, não faz sentido pensar numa viagem directa de Lisboa para Madrid, quando nem sequer temos um comboio Alfa do Porto até Lisboa!!!!
Sim, quem sai do centro do Porto tem de ir apanhar o Alfa, a Campanhã e não de S.Bento!!!
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por Marco Martins » 1/10/2020 12:54

djovarius Escreveu:Eis porque a questão TGV não é muito interessante para nós.
´Portugal tem um território pequeno, pode e deve ser servido por comboios não-TGV, com médias de 160 - 200 Kms hora (normal em intercidades/alfa na Europa), chega bem, se as linhas forem boas e o material circulante melhor ainda.
Em 2010, qualquer regional na Alemanha ou Suíça era muito melhor e mais rápido que o nosso IC e a maioria já tinha Wi-fi e tomadas para carregar os nossos "gadgets".

Nós já tivemos no top-10 da ferrovia europeia, lá nos finais do séc. XIX e início do século XX, mas aos poucos fomos perdendo qualidade. Houve tempos, antes da CP, em que tínhamos várias empresas, conforme o país.
Hoje, fora dos grandes centros, só temos a CP, descapitalizada e as infraestruturas de Portugal integrada num Estado sem grande capacidade.
Vamos ter agora hipóteses de modernização, mas eu penso que há bons caminhos para a ferrovia que não passam pela alta velocidade.

Continuo a lamentar profundamente a não existência de um excelente Aeroporto, um pouco a norte de Lisboa, para substituir a Portela e acabar com estas ideias que nos vão levar à estupidez de termos duas pistas separadas por um rio. Esse moderno e excelente Aeroporto que não temos, além da expansão continental e intercontinental, permitiria ter "slots" a preço competitivo que permitiriam voos baratos também dentro da Península Ibérica, algo que ajudaria a dispensar essa ligação de TGV a partir de Lisboa.
Bastava depois uma ligação ferroviária rápida do Aeroporto até à estação Oriente. Rápida e sem paragens. Mesmo que fossem 40 ou 50 Kms, isso poderia ser feito em 15 minutos de viagem, ou seja ficaríamos melhor do que na maioria das capitais europeias, quer em Aeroporto, quer em acessos, até porque o acesso rodoviário também seria fácil a partir da A1 e outras estradas.

Podem me oferecer o cargo de ministro das Obras Públicas :mrgreen: :oh: :oops: que eu resolvo a questão à moda do Fontes Pereira de Melo!!

Abraço

dj


Acho que o ideal seria um aeroporto entre Coimbra e Leiria, pois serviria uma área grande de industrias.
Isso permitiria absorver investimentos e serviços tanto de Lisboa como do Porto e promover o crescimento de toda aquela região.
Fátima, por si só também atrai muito turismo de curta duração, o que seria um excelente complemento aos voos low cost.

Um sistema integrado de aeroporto, comboios, camionetas e ligação a um porto maritimo, seria uma solução excelente para o país e permitiria absorver muitos voos que são penalizadores para Lisboa. O custo destas estruturas naquele local, seriam infinitamente inferiores a serem feitos em Lisboa ou no Porto.
Uma viagem de 150 kms num comboio (expresso) rápido até Lisboa ou Porto, demoraria menos de 1 hora.
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por djovarius » 1/10/2020 12:32

Eis porque a questão TGV não é muito interessante para nós.
´Portugal tem um território pequeno, pode e deve ser servido por comboios não-TGV, com médias de 160 - 200 Kms hora (normal em intercidades/alfa na Europa), chega bem, se as linhas forem boas e o material circulante melhor ainda.
Em 2010, qualquer regional na Alemanha ou Suíça era muito melhor e mais rápido que o nosso IC e a maioria já tinha Wi-fi e tomadas para carregar os nossos "gadgets".

Nós já tivemos no top-10 da ferrovia europeia, lá nos finais do séc. XIX e início do século XX, mas aos poucos fomos perdendo qualidade. Houve tempos, antes da CP, em que tínhamos várias empresas, conforme a região.
Hoje, fora dos grandes centros, só temos a CP, descapitalizada e as infraestruturas de Portugal integrada num Estado sem grande capacidade.
Vamos ter agora hipóteses de modernização, mas eu penso que há bons caminhos para a ferrovia que não passam pela alta velocidade.

Continuo a lamentar profundamente a não existência de um excelente Aeroporto, um pouco a norte de Lisboa, para substituir a Portela e acabar com estas ideias que nos vão levar à estupidez de termos duas pistas separadas por um rio. Esse moderno e excelente Aeroporto que não temos, além da expansão continental e intercontinental, permitiria ter "slots" a preço competitivo que permitiriam voos baratos também dentro da Península Ibérica, algo que ajudaria a dispensar essa ligação de TGV a partir de Lisboa.
Bastava depois uma ligação ferroviária rápida do Aeroporto até à estação Oriente. Rápida e sem paragens. Mesmo que fossem 40 ou 50 Kms, isso poderia ser feito em 15 minutos de viagem, ou seja ficaríamos melhor do que na maioria das capitais europeias, quer em Aeroporto, quer em acessos, até porque o acesso rodoviário também seria fácil a partir da A1 e outras estradas.

Podem me oferecer o cargo de ministro das Obras Públicas :mrgreen: :oh: :oops: que eu resolvo a questão à moda do Fontes Pereira de Melo!!

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Re: O apoio da europa a portugal

por Marco Martins » 1/10/2020 9:31

Face aos custos enormes da alta velocidade, e face ao pouco retorno esperado, possivelmente, seria mais viável criar uma linha pendular até Badajoz e depois ser feita a mudança dos passageiros nesse local, para o novo comboio.
(Quem tivesse bagagem, poderia colocar num compartimento que automaticamente seria movido para o novo comboio, ou entao ser o próprio a fazê-lo).

A vantagem da linha ser totalmente geria por Portugal, dá-nos algumas vantagens nas decisões e manutenção.

Até ao momento, a ligação de Madrid a Badajoz, creio que não é prioritária pelo que ficaremos dependentes sempre da manutenção e estratégia espanhola.
 
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Re: O apoio da europa a portugal

por BearManBull » 1/10/2020 0:58

Dizer que os subsídios são para regionais e urbanos é um mero exercício contabilístico a verdade é que recebe subvenções estatais (o facto de indicarem que é para cercanias é porque o governo considera isso serviço público mas a empresa que recebe é a mesma... ) e para nem falar nas ajudas autonómicas e locais, europeias.

Temos o paradigma que só existe AVE de Barcelona-Madrid (que na realidade ser a esmagadora maioria da facturação AVE), a alternativa é ir de avião ou autocarro. Se formos pela perspectiva meramente económica o avião é sempre mais barato que o AVE.

Para o ano entra em actividade uma low cost a operar nas linhas rentáveis, portanto a AVE vai ficar bem entalada.

O AVE è para os ricos os pobres que andem de regional ou autocarro:

Por otra parte, la institución concluye que la inversión en Cercanías ha sido muy baja (3.679 millones de euros entre 1990 y 2018), para un servicio que acumula el 90% de los usuarios del ferrocarril en España.


Quanto ao buraco negro:

En total, el Gobierno ha invertido ya 55.888 millones de euros

Tal es la situación descrita en su estudio Infraestructuras de transporte, publicado ayer, que pide al Gobierno pensar muy bien si vale la pena ejecutar toda la inversión pendiente en el AVE, de 73.000 millones.


Por fim o elpais é um jornal dirigido pelo PSOE é propaganda pura. Supostamente foi a primeira vez na história que o AVE deu lucro, não saíram mais notícias é porque deve ter voltado aos prejuízos e mesmo esse exercício deve ter contas manipuladas.
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Re: O apoio da europa a portugal

por mais_um » 30/9/2020 23:10

BearManBull Escreveu: o AVE todos os anos aporta uns quantos de milhares de milhões para o défice do OE Espanhol.


J´a percebi que nem te dás ao trabalho de ler os links que partilhas... :-k

Adif Alta Velocidad es también la que tiene el peor resultado previsto para este ejercicio.El Gobierno estima que la sociedad cierre el año con 229 millones de euros de pérdidas.
Con ello, la empresa acumularía 1.198 millones de euros en pérdidas presupuestadas los últimos cuatro años, aunque las reduciría frente a los 353 millones de resultado negativo previsto para 2017.

https://www.eldiario.es/economia/adif-a ... 92177.html


Explica como transformas 1198 milhões de € em 4 anos, nuns quantos milhares de milhões todos anos.... :roll:

Já agora esses valores são atingidos não pelo resultado da exploração mas pelo continuar dos investimentos no alargamento da linha de AV.

Acrescento que a noticia é de 2018, referente às contas de 2017...

As contas de exploração (RENFE) mostra que a AVE é lucrativa (apesar das greves), o Estado Espanhol apenas subsidia os regionais e urbanos.

Subvención de Cercanías

La compañía percibió una subvención del Estado de 1.150 millones como compensación por la prestación del servicio público que presta en Cercanías y Media Distancia (Regionales), lo que supone un incremento del 38% respecto al año anterior. Los servicios comerciales de Alta Velocidad y Larga Distancia no tienen ningún tipo de subvención.

https://elpais.com/economia/2019/04/05/ ... 93333.html
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