Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por nunoand99 » 5/10/2020 22:24

As EDP's estão só a fazer o trabalho delas :wink:

É para isso mesmo que servem, e terem estado fracas hoje é um óptimo sinal, sinal de toma de maiores riscos por parte dos investidores, onde eu me incluo, e para o efeito, abandona-se as defensivas.

Tendo em consideração isso, a EDP R deu mais um admiravel prova de força, subindo em dia de quase euforia, mas não só!

Fechou também acima do máximo de ontem.

Deixo uma ordem dada para amanhã da totalidade da posição, que ainda era pequena, numa subida de 2,3%, o que dá 15,04€.

Duvido que esta ordem entre, mas manda o rigor que fique dada.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 5/10/2020 11:18

O que é que deu nas EDP’s? Ermelhas em dia verde?
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por nunoand99 » 5/10/2020 0:40

Obrigado Marco,

E mea culpa!

Vinha tirar a foto, se calhar não tive oportunidade de ver alguma resposta. É pena.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 5/10/2020 0:13

Caros, o Forum tem regras. Inevitavelmente, tive de remover uma série de posts. Não me obriguem a ter de intervir de novo.


O Caldeirão de Bolsa é um espaço de debate e troca de opiniões mas onde é essencial e se exige o respeito entre os participantes. Discordem à vontade se for caso disso mas respeitem-se e mantenham o debate minimamente cordial.

Finalmente, se algum participante violar no vosso entender as regras do forum, existe um botão de denúncia para esse efeito. A solução não passa nunca por atirar mais gasolina para a fogueira.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por nunoand99 » 4/10/2020 17:16

Para terminar, em relação à EDP R,

Dado que o SPX 500 fechou a semana abaixo da M50, e enquanto assim for, a EDP R vai continuar debaixo de mira.

Comprar os dips acima dos 14,20€-14,36€, e os breaks dos 14,78€ e 15,00€.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 4/10/2020 8:54

Long-term winners

Cara 5640533,
Voltando à vaca fria e na tentativa de explicitar melhor o meu pensamento sobre o long-term winners, ouçamos o que escreveu o The GOAT (o maior de todos os tempos).

"You can’t produce a baby in one month by getting nine women pregnant.”
" Successful Investing takes time, discipline and patience".
Tenho dito.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por nunoand99 » 3/10/2020 23:48

Em 2004 entrei para uma multinacional americana B2B, lider de mercado, com mais de 300 anos de existência no mundo, e mais de 100 em Portugal.

O Abraham Lincoln trabalhou nesta empresa, para verem bem da antiguidade que estou a falar.

Eu tinha 24 anos na altura, se não estou em erro, e ganhava mais de 2.500 liquidos por mês.

Mas não estava contente!

Então, quando após 3 dias de eu ter iniciado funções, foi convocada reunião anual de forecast para todos os 37 elementos do departamento, dentro de mim havia alguma coisa que dizia que aqueles mapas de excel que "eles" usavam não eram os mais correctos!

Passei a noite de volta daquilo, e no dia a seguir fui para a reunião com os MEUS PRÓPRIOS mapas, em 37 cópias para distribuir por todos os presentes enquanto discursava.

Todos me ouviram silenciosamente enquanto os slides passavam na parede, eu já tinha ganho algum respeito do pessoal, no primeiro dia toquei logo o sino e tudo, e no fim, a minha directora, que veio a ser uma das minhas referências em termos profissionais, perguntou-me com ar cândido:

"Mas Nuno, diz-me uma coisa, como é que chegaste a estes valores?"

"João... é um feeling!!!" :lol:

"Um feeling???"

Raras vezes tive oportunidade de ver 37 pessoas a rir em conjunto de forma tão genuina.

"The best techniques are passed on by the survivors"

Quando 6 anos mais tarde abri a minha primeira empresa, e nunca fechei nenhuma, por instinto, e impulso, fiz tudo igual ao que eles lá faziam há 300 anos com sucesso.

"Cheguei onde cheguei por causa dos gigantes nos ombros dos quais caminhei!"

Aquelas 37 pessoas fazem parte dos meus gigantes!

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 3/10/2020 8:17

5640533 Escreveu:E os longos prazos resultam? Ou aparece uma crise, uma pandemia, uma demissão, um BES ou Banif etc.etc. Não acredito nos longos prazos. Já os tentei.


Minha cara Amiga,
Resulta, resulta sempre. Mas para isso tens de apostar nos cavalos vencedores. Em campeões que Tu sabes que dentro de 2, 5, 10 anos irão cortar a meta em 1.° lugar.
A Bolsa de Valores endeusa e cobre de louros os campeões. E esquece os restantes.
Faz parte do mundo cruel e extremamente competitivo em que vivemos, mas não temos outro onde morar.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 2/10/2020 22:58

E os longos prazos resultam? Ou aparece uma crise, uma pandemia, uma demissão, um BES ou Banif etc.etc. Não acredito nos longos prazos. Já os tentei.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/10/2020 22:32

5640533 Escreveu:Também, para estes prazos, dava jeito uma bola de cristal. E se eu não tiver longo prazo na minha frente?


Já encomendaste a tua própria morte? E isso é para quando?
Imagina o Warren Buffett a pensar dessa forma....
Investir na Bolsa numa perspectiva de curto prazo não resulta. Ou dificilmente resulta.
Boa Noite!
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 2/10/2020 20:56

Também, para estes prazos, dava jeito uma bola de cristal. E se eu não tiver longo prazo na minha frente?
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/10/2020 19:55

5640533 Escreveu:
NirSup Escreveu:E hoje tivemos uma circunstância surpreendente.


VOILÀ!
Malgré tout, até que nem se portou muito mal.
As principais cotadas do NASDAQ estão a cair 2 a 3%. O que é bem pior.
Não olhes para as cotações de uma empresa, dia a dia ou semana a semana. Tens de ter uma postura a longo prazo. Por exemplo: como cotará esta empresa dentro de um ano? E dentro de 2 a 5 anos?
Acredita que se fizeres boas escolhas de acordo com a previsível evolução humana (moda, modos de vida, hábitos de consumo, etc) e da economia acabas por ganhar dinheiro em bolsa.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 2/10/2020 16:28

NirSup Escreveu:
5640533 Escreveu:Quais circunstâncias, NirSup? Alguma coisa em especial? Além das várias crises que nos atacam?


Minha cara Amiga,
A bolsa é como a vida. Há dias em que acordas bem disposta e poderosa. E noutros dias sabe Deus.
A bolsa de valores é tal e qual.
Tem fé temperada com muito bom senso e um dia acordas rica. :wall: :wall: :wall:

E hoje tivemos uma circunstância surpreendente.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por nunoand99 » 1/10/2020 21:42

E só para terminar, não é por acaso que a EDP, ou a EDPR, raramente fazem dias de mais de 3,3% (ou até mesmo 2,3%).

É que são as so called acções defensivas.

Isto quer dizer que, para qualquer ganho de 0,70% num dia, há logo N players importantes a despachar à grande.

Eu confesso, não ficaria descontente com um ganho de 0,70% num dia na EDP ou na EDPR.

O que só dá mais valor ao fecho de hoje nos 14,66€.
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por nunoand99 » 1/10/2020 21:37

NirSup Escreveu:Meu Caro Ratatoui,
se queres ser grande, tens de pensar em grande.
By Nirvana


Muito bem dito!

Walt Disney (já que estamos numa de citações infantis) diria "sonha com o impossivel, lá a concorrência é menor"

Mas se calhar falta acrescentar que é passo a passo que se chega ao destino, ou o famoso grão a grão.

Quando se tem pouco capital, temos tendencia a querer mundos e fundos só de uma vez, e isso é exactamente o que faz com que a seguir tudo caia pela raiz.

Dito de outra forma, acho que a frase é minha, "os que mais ganham, são os que menos ganham" (valor absoluto vs valor percentual).

Não quero de forma alguma entrar em brigas, intrigas, ou disputas, nem nunca foi essa a minha intenção, se a do "elephantine proportions" foi mal entendida, peço desculpa, e fica sabendo que tenho o hábito de me chamar a mim próprio "granda urso!".

Contudo,

1. Os miseráveis 3,3% num dia são cerca de 10 (quase infinito na realidade) mais que um depósito a prazo num ano;
2. Devem contar-se com os dedos de uma mão os dias num ano em que a EDPR faz variações desta magnitude

E por fim, o mais importante,

A única forma de criar valor no mercado, é através das ordens que damos, o que compramos (ou vendemos), a que preço, e que quantidade.

Estar exposto às variações do mercado é a pior coisa que pode acontecer, principalmente se estás investido a 100%,ou perto disso, dado que nem nós, nem ninguém, controla as variações do mercado ou as pode prever, e não há qualquer valor que se possa criar por essa via

Dito de outra forma, nada melhor que estar liquido, só assim se aproveitam oportunidades!

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/10/2020 21:22

maturidade Escreveu:Boas.
Eu sei de que falas.
CEBAK.
Tão depressa não as vendo.
Está é top

Abraços


Já falei nela noutro tópico. E teve uma semana miserável. Acordou hoje bem disposta.
Parabéns! :clap: :clap: :clap:
Um abraço
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/10/2020 21:18

5640533 Escreveu:Quais circunstâncias, NirSup? Alguma coisa em especial? Além das várias crises que nos atacam?


Minha cara Amiga,
A bolsa é como a vida. Há dias em que acordas bem disposta e poderosa. E noutros dias sabe Deus.
A bolsa de valores é tal e qual.
Tem fé temperada com muito bom senso e um dia acordas rica. :wall: :wall: :wall:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por maturidade » 1/10/2020 21:15

Boas.
Eu sei de que falas.
CEBAK.
Tão depressa não as vendo.
Está é top

Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/10/2020 21:08

Meu Caro Ratatoui,
Sem querer embarcar em vã glória ou triunfalismo bacoco, tenho em carteira uma empresa chinesa cotada no Nasdaq que esteve a subir, hoje, 32%. Agora, sobe uns módicos 24,26%.
Mão sei se o ratatoui disse isto ou não, mas se ele não disse digo eu: se queres ser grande, tens de pensar em grande.
O que são esses miseráveis 3,3% de subida da EDPR? :wall: :wall: :wall:
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por nunoand99 » 1/10/2020 20:54

NirSup Escreveu:Mas espero não morrer sem beber.


Thats the spirit! :wink:

Eu faço coleccção de vinhos, mas desses também não tenho nenhum, embora tenha uns poucos milhares de euros numas poucas garrafas.

Voltando à EDPR, parece que é esse o tópico, fez tudo o que era preciso para se confirmar a tendência bull, com um fecho bem acima dos 14,36€.

E para parafrasear novamente o Ratatoui, que dá umas belas quotations, "i will be rocked to my core" se a EDPR não fizer novos máximo muito em breve.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/10/2020 13:37

nunoand99 Escreveu:

"...But you would have to be an idiot of elephantine proportions not to appreciate this '61 Château Latour..."


Nunca bebi um Château Latour, nem de 61 nem de ano algum. Nem um Petrus sequer. Mas espero não morrer sem beber.
Melhores negócios no futuro.
Um abraço
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por nunoand99 » 1/10/2020 12:56

Boas Nirsup,

Adoro o Ratatoui, sei as falas quase todas de cor, o que deve dar para ver que tenho filhos ainda novos ahahah

Agora, obviamente, vendi e esqueci!

Então se eu nem sabia que hoje era Quinta em vez de Sexta, era suposto me lembrar de todas as vendas que faço?

Quando se vende, vende-se porque se quer fazer um encaixe, produzir métricas, gerar verdes, o que quer que seja, com base na informação que se tem hoje.

Amanhã logo veremos.

E agora até me lembro de uma frase do Ratatoui, que poderiamos aplicar aqui à EDPR...

"...But you would have to be an idiot of elephantine proportions not to appreciate this '61 Château Latour..."

Substitui "'61 Château Latour" por subida num dia de 3,3% da EDPR.

Adoro a expressão "elephantine proportions" :wink:

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 1/10/2020 12:52

Quais circunstâncias, NirSup? Alguma coisa em especial? Além das várias crises que nos atacam?
Editado pela última vez por 5640533 em 1/10/2020 14:55, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/10/2020 12:39

Quem vende EDPR com o propósito de a recomprar lá mais para a frente, quando ela descer (inevitavelmente por força das circunstâncias), até que é de aplaudir
Agora, vender naquela de "vendi, esqueci" já não concordo.
A EDPR é das empresas mais consistentes e com maior potencial de valorização, cotadas no PSI 20. Posso estar enganado mas lá para o fim do ano, princípios de 2021, irá dar grandes alegrias a quem apostou nela, com resultados vistosos (à conta das gordas mais-valias da rotação de ativos).
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por nunoand99 » 1/10/2020 11:50

ahahahah

Hoje não é Sexta, é Quinta, só reparei agora ahahah

Muito bom :)

Bom sinal, quando não sabemos que dia é!

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], carvman, Garfield, iniciado1, JoeP, macau5m, malakas, MR32, PAULOJOAO, pbasto, SalvaFP, Shimazaki_2, trend=friend, zuluotegui e 152 visitantes