Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portfolio PXYC

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 29/6/2023 1:35

uma nova reflexão/actualização sobre a (minha) Carteira PXYC:

- Valor actual: 32.462 €
- Valorização: +27,06 %
- Idade da carteira: 8 anos

tenho vontade de fazer um "mea culpa". sempre disse que a minha estratégia era o compound de dividendos, continua a ser, mas as teorias de compound para quem começa em 0€ e reforça 2000€-3000€ por ano, não resultam em nada. foram precisos 5 anos para chegar aos 10k€, e uma yield de 5% em 10k€, ainda é nada.

em 2020 iniciei uma estratégia complementar: 1) rotação de carteira, e 2) swing trade. as mais valias uso-as para reforçar as posições de longo prazo para compound dividend.

estas foram as melhores operações de 2022:
1. comprei Martifer a 0.708€ em 2021 e vendi tudo a 1.04€ em 2022, com mais valia de 45%. nao voltei a entrar na Martifer. usei a mais valia para reforçar noutras cotadas.
2. fiz 3 operações de venda-compra-venda em 2022 no BCP, com mais valia acumulada de 61%. usei a mais-valia para reforçar na posição longo prazo do mesmo BCP, reduzindo o preço médio de compra desta posição em 15%.
3. fiz 2 operacoes de compra-venda-compra em 2022 na Altri, com mais valia acumulada de 20%. mantive e continuei a reforçar Altri, isto serviu para reduzir o preço médio de compra da posição em 2%.

piores operações de 2022:
4. tenho Impresa a um preço médio de 0.244€ desde 2021 (reforçado em 2022), com menos valia de -37%. o plano mantém-se: esperar os 0.4€ e vender tudo.
5. vendi NOS a 4.1€ e voltei a comprar a 3.65€. como no entretanto a NOS pagou dividendo de 0.43€, nao perdi nem ganhei. decidi recomprar a 3.65€ porque tive mede de não poder voltar a entrar, o que foi um mau instinto porque a cotação continou a descer.

estas sao as operações que tenho actualmente em aberto:
6. vendi todas as acções da NOVABASE na OPA a 4.85€. ainda nao decidi se volto a recomprar (<4€) ou se simplesmento uso a liquidez para reforçar noutra acção. não vejo potencial à NOVABASE, tendo distribuído o dinheiro em caixa é apenas uma empresa de serviços sem productos própios e muita concorrência.
7. comprei em 2023 BCP a 0.221€ com o objectivo de poder vender mais caro. comprei no momento errado, mas com a diferença de juros entre créditos e depósitos não vejo como o BCP possa retrair na tendencia de alta. resta-me esperar.
8. comprei em 2023 INAPA a 0.04€. é uma operacao igual à da Impresa, pode ser que corra bem, ou mal.
9. vendi em 2023 todas as acções da JERONIMO MARTINS a 25.5€. espero poder voltar a recomprar a mesma posição algures <24€.

na Carteira do Chile nao tenho mexido porque o montante acumulado (7k€) é ainda muito baixo para valer a pena qualquer movimento. continuarei a reforçar.

sem estas operações, a valorização actual seria de +24% em vez dos +27% actuais. algo é algo.

como conclusão, o objectivo nos próximos meses é ter mais liquidez para este tipo de operações.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 12/9/2022 14:14

aproveito as férias, e o raio da tempestade ex-Danielle que me força a estar em casa, para actualizar a carteira PXYC. :wink:

- Valor actual: 23.843 €
- Valorização: +26,7%
- Idade da Carteira: 8 anos

nao há muita variação a apresentar nestes últimos 4 meses. perdi rendibilidade pelo lado da cotação, e ganhei pelos dividendos recebidos.

dividendos1.png
dividendos1.png (7.78 KiB) Visualizado 2507 vezes

dividendos2.png
dividendos2.png (6 KiB) Visualizado 2507 vezes

com uma yield líquida ligeiramente acima dos 5%, os dividendos seguraram a rendibilidade. duas acções, através de dois eventos não recorrentes, tiveram um factor proeminente nestes resultados:

- ALTRI com uma yield líquida de 19.75% (vendi as GreenVolt e considerei o valor de venda como dividendos);

- ENTEL com uma yield líquida de 29.7%, depois de destribuir o valor recebido pela venda de DataCenters no Chile (este caso é pura destruicção de valor :-k , os principais accionistas quiseram tranferir $$ do Chile para Miami, mas tudo bem, representa apenas 3% da carteira).

- fora de eventos nao recorrentes, tenho yield de 17% na CAP (como referido no post anterior, comprei com P/E Ratio de 2.4).

sendo que o principal objectivo da carteira é construir uma fonte de rendimento passivo, vejo a progressão na yield da carteira com satisfacção. a totalidade de dividendos será reeinvestida em 2023 para compound.
Editado pela última vez por PXYC em 4/7/2023 19:08, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 28/4/2022 15:07

actualização da (minha) Carteira PXYC:
- Valor actual: 22.809 €
- Valorização: +26,6%
- Idade da Carteira: 7 anos

1. a minha estratégia continua a ser reforços mensais (price average) para criar um portfolio buy&hold com forte componente de dividendos, e aproveitar oportunidades de swing trade para mais valias a curto prazo.

rendibilidad.png
rendibilidad.png (13.34 KiB) Visualizado 9097 vezes

tenho alguns trades em aberto: continuo entalado na posição especulativa Impresa (I still believe! :-k ) que abri em Maio'2021 depois de vender 1/3 de Novabase; e vendi em Abril'2022 1/3 da posição da REN esperando poder recomprar a um preço mais baixo.

2. vou escrever um pouco sobre a distribuição da carteira:

distribuicao.png
distribuicao.png (22.86 KiB) Visualizado 9097 vezes

depois de 7 anos a investir no PSI, decidi diversificar na Bolsa de Comercio de Santiago, no Chile, onde vivo há alguns anos - na cual cotizam mais de 200 empresas, sendo que o principal índice é o IPSA, com 30 empresas.

porque decidi investir? além de todas as facilidades logísticas (conta bancária e salário em moeda local) e uma baixa carga fiscal, desde 2020 que o Chile atravessa un processo de convulsão social e política que tem penalizado o mercado, criando boas oportunidades. esta crise no mercado foi provocada por dois factores:
- depois de décadas de governos de direita, em 2022 assomou-se ao poder um partido manifestamente de esquerda, e em paralelo está a escrever-se uma nova constituição (pendente referendum) que afectará qb. toda a industria extractiva (mineiras, pesqueiras, florestas, etc), a qual tem um grande peso no mercado.
- dado que não existe segurança social pública, e todas as pensões (reforma, subsídio desemprego, saúde) são seguros privados regulados, o congresso decidiu que a melhor forma para enfrentar a pandemia era que as pessoas pudessem retirar até 30% do seu própio fundo pessoal (com penalização na futura reforma - o que foi aprovado pela esquerda, porque destroi o modelo privado, e foi aprovado pela direita, porque nao tinha de contrair dívida pública e tem medo que este novo governo nacionalize as seguradoras). bem, isto forçou as seguradoras a vender activos, causando enorme pressão vendedora e consequentemente baixando cotações muito além do seu valor intrínseco.

estas foram as minhas escolhas (até ao momento):
2.1 VAPORES (CSAV)
Companhía de transporte marítimo chilena com 150 anos que, além de ser a maior companhia de transporte marítimo da America Latina, é dona de 30% (posição de controlo) da Hapag-Lloyd (Alemanha) que é apenas a quarta navieira mais grande do mundo. Teve resultado líquido de US$ 3.210 milhões em 2021 e negoceia com um P/E Ratio de 1.9. O que me atraiu aqui foi o P/E Ratio, o possível dividendo, e o facto do seu negócio não ser no Chile (alheia 'a convulsão política actual).
2.2 CAP
É o principal grupo mineiro siderurgico do Chile - dedica-se 'a extracção, produção e processamento de ferro/aço. Teve resultado líquido de US$ 741 milhões em 2021 e negoceia com um P/E Ratio de 2.4. As margens foram bastante beneficiadas este último ano com os aumentos de preço da materia prima. Novamente, o que me atraiu aqui foi o P/E Ratio, e o dividendo (já recebido com yield líquido de 17% \:D/ ). Estou apreensivo com os impactos da nova constituição, apesar de os movimentos políticos nao terem atacado até agora os grupos mineiros (representam 60% das exportacões).
2.3 ENTEL
Holding telco chilena, com operacoes no Chile (empresa matriz) e Perú (comprada em 2013). Teve resultado líquido de US$ 87 milhões em 2021 e negoceia com um P/E Ratio de 12.5. O que me atraiu aqui é que no Chile, nos últimos dois anos de pandemia e com a moda do home-office, houve um grande crescimento em novas conecções internet, e além disso chegou aqui a febre da fibra óptica (portanto, estava atrasado 10 anos comparado a Portugal), onde a ENTEL tinha boa infraestructura, resultado: a ENTEL basicamente "comeu" a concorrencia nas novas contratacoes no segmento fixo. Além disso, as operações no Perú, que ainda sao fortemente afectadas por amortizações de dívida pelo investimento de 2013, estao a melhorar os racios financeiros (pela primeira vez teve um tímido lucro em 2021), e continuam a comer mercado 'as outras operadoras. Segundo o site simplywall a ENTEL tem um potencial de valorizacao de 71%.

Facto curioso: no Chile as empresas sao obrigadas por lei a distribuir 30% dos resultados líquidos como dividendos. O normal é que paguem 50% payout, e apesar do payout ser 50% a yield é bastante mais generosa do que em Portugal por causa dos P/E Ratios - a média sao yields de 10%, o que de qualquer forma tem de ser comparada com as taxas de juro de depósitos a prazo que também sao generosas (5% é normal).
Editado pela última vez por PXYC em 23/12/2022 20:53, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 5/1/2022 23:20

Aqui deixo uma nova reflexão/actualização sobre a (minha) Carteira PXYC:
- Valor actual: 19.615 €
- Valorização: +22,7%
- Idade da carteira: 7 anos

Fiz o cálculo dos meus investimentos distribuídos por ano:
Investimento_Ano.png
Investimento_Ano.png (17.21 KiB) Visualizado 10525 vezes

1. o melhor ano até agora é 2020, com um retorno actual de +46%, graças às compras que fiz em pleno pânico COVID e também à Novabase que desde então duplicou a sua cotação.

2. para o valor investido este ano, 2021, tive um retorno de 22%:
    - o que correu melhor foi a aposta na NOS, que tenho a um preço medio de 2.94€ (vale 10% do total da carteira), e com um yield jeitoso;
    - contribuiu também positivamente o reinvestimento de dividendos do ano anterior, que subsidia o total investido e continua a ser um dos pilares da minha estratégia de investimento.
    - com excepção da NOS, os outros reforços tiveram uma valorização residual e cá estarão para subir o valor total recebido em dividendos.
    - fiz uma nova entrada na minha carteira: a Altri (para manter e reforçar). preço médio 5.39€.
    - o que correu menos bem foi ter vendido 1/3 da posicao Novabase a 4€ para apostar na Impresa (basicamente limitei mais valias na Novabase que continuou imparável e hoje está a 5.46€, e ao contrário o investimento na Impresa a 0.24€ nao deu frutos por enquanto).

3. espero boas coisas de 2022:
    - mais valias na Martifer (esperado +45%, estou quase quase lá! \:D/ );
    - mais valias na Impresa (esperado +40%, a ver se nao me desilude :roll: );
    - ver o BCP a crescer (wishful thinking: será este ano?);
    - dado que comprei um segundo imóvel em 2021, que era um objectivo pendente há varios anos, tenho agora mais liberdade para diversificar o património e assignar mais capital à carteira, desta forma subirei o investimento anual em 2022 para 5000€ - mas com um catch, este dinheiro adicional vou investi-lo fora de Portugal (to be continued..).
Editado pela última vez por PXYC em 20/8/2022 15:57, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 21/9/2021 22:51

Aqui deixo uma nova reflexão/actualização sobre a (minha) Carteira PXYC:
- Valor actual: 17.933 €
- Valorização: +18,2%
- Idade da carteira: 7 anos

os reforços mensais resultam em mais-valias baixas, basicamente traduzindo-se em compound de dividendos; enquanto que a rotação de carteira é o que verdadeiramente me tem dado ganhos visíveis a curto prazo.

desde a minha última actualização neste tópido, além dos ditos reforços (pouco expressivos), fiz as seguintes rotações:

1. em Abril vendi toda a posição dos CTT assim que atingi breakeven (cheguei a estar con -40%). é verdade que podia ter deixado correr e estar agora com mais valias, mas deixei de acreditar nos CTT (o correio em decrescimento, crescimento de encomendas aquém do esperado, duvidas de como evoluirá o negócio da banca). investi este capital na Ramada no mesmo mês de Abril, o qual também vendi ao atingir +10%, e finalmente este capital foi investido na NOS, o qual já leva um ganho de +33%. vou manter a posição na NOS (pelos dividendos), a qual tenho com preco médio de 2.94€ e yield bem jeitoso. trade fechado

2. em Maio vendi 1/3 da posição da Novabase, dado que estava em máximos. investi este capital na Impresa, comprando a 0.25€. este trade está à espera que a Impresa valorize :roll: (expectativa: 0.5€, +100% de ganho). apesar de a Impresa estar muito sub-avaliada, a verdade é que a cotação não se tem mexido muito desde Maio e nao sei qual o trigger para voltar subir (talvez a antecipação de cresimento de resultados anuais?, ou seja, daqui a 3 meses). em resumo, neste momento estou a perder o ganho da Novabase, que continuou a subir. trade aberto

3. em Agosto vendi 1/3 da posição da Corticeira Amorim, dado que estava em máximos. investi este capital na Martifer, comprando a 0.7€. este trade está em aberto à espera que a Martifer continue a sua valorização (expectativa: 1€, +30% de ganho. actual: +20% ganho). nao pretendo estar investido na Martifer, apenas estou a aproveitar o potencial, a ideia é reinvestir o capital inicial + ganho de volta na Corticeira. trade aberto

na verdade este post foi mais uma actualização do que propiamente uma reflexão. tenho ideia de fazer nos próximos dias uma projecção de valor e ganhos até 2040, dado que o objectio de ter uma carteira de dividendos é precisamente ter um complemento de reforma que pingue € anualmente.
Editado pela última vez por PXYC em 23/12/2022 19:13, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 5/4/2021 1:38

GamesOver Escreveu:Olá,

Se tens foco nos dividendos, porque escolhestes a JM em vez da SONAE que paga um dividendo próximo da REN?


Porque eu gosto da expansão internacional da JM, prefiro empresas que não dependam apenas da economia PT, e além consigo entender como cresce a JM. A JM paga dividendos (50% payout) e cresce.
O mesmo não acontece com a SONAE.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por rbpereira » 5/4/2021 0:09

Muito obrigado pelo esclarecimento PXYC. Cumps
 
Mensagens: 21
Registado: 1/4/2021 4:01

Re: Portfolio PXYC

por GamesOver » 5/4/2021 0:03

Olá,

Se tens foco nos dividendos, porque escolhestes a JM em vez da SONAE que paga um dividendo próximo da REN?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 3/4/2021 22:13

rbpereira Escreveu:Obrigado pela sua partilha.

Tenho uma questão: A escolha pela Navigator prende-se em grande parte pelos seus dividendos?
Se não, gostaria de saber o porquê da escolha da Navigator em vez da Altri.
Agradecia a sua resposta.
Muito obrigado,
RBrandão


No ano em que escolhi a Navigator, esta era efectivamente a acção que oferecia mais dividendo, ao mesmo tempo que apresentava fundamentais atractivos. E, uma vez escolhida, não tive motivos para desfazer-me da posição, nem para adicionar uma segunda papeleira - a Altri - na mesma carteira (diversificação).

Vejamos:
- O papel de escrita não tem grande potencial de crescimento, mas a Navigator é uma empresa estabelecida e rentável, e precisamente por nao ter grande potencial de crescimento nao é provavel a entrada de novos players.
- A Navigator tem crescido na producao de pasta de papel e tissue de ano para ano (para isso tem investido em novas fábricas, o que contraria a teoria de que os dividendos impedem novo investimento).
- A Navigator tem um ratio aceitável de dívida líquida/EBITA.
- Política de dividendos generosa.
- O papel de escrita acaba por ser defensivo face ao ciclo do preco de pasta.

O meu problema com a Navigator foi nao ter aproveitado para fazer mais valias quando atingiu valores superiores a 5 euros há um par de anos, infelizmente eu nao sabia que existia uma coisa chamada ciclo da pasta de papel.

Neste momento espero que a história da OPA da Semana conclua o mais rápido possível.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por rbpereira » 3/4/2021 19:59

Obrigado pela sua partilha.

Tenho uma questão: A escolha pela Navigator prende-se em grande parte pelos seus dividendos?
Se não, gostaria de saber o porquê da escolha da Navigator em vez da Altri.
Agradecia a sua resposta.
Muito obrigado,
RBrandão
 
Mensagens: 21
Registado: 1/4/2021 4:01

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 3/4/2021 19:29

Atualizo a evolução da (minha) Carteira PXYC:
- Valor actual: 15.309 €
- Valorização: +7,6%
- Idade da carteira: 6 anos

Vou fazer deep dive aos dividendos.
Continuo preserverante de que o compound de dividendos, sumado à maduração de estrategias básicas que apenas adoptei nos últimos dois anos - estabelecer preço máx de compra e aproveitar oportunidades para swing trade -, vai acabar por inverter os resultados decepcionantes do retorno total.

dividendos.png
dividendos.png (12.42 KiB) Visualizado 12962 vezes

O valor nominal de dividendos tem crescido todos os anos, mas a yield baixou em 2020 devido à decisão de algumas (poucas) empresas em não pagá-los pela situação Covid. Em particular, não recebi da Novabase nem CTT. Compreensível. Já outras empresas pagaram um payout acima dos 100%.

ACCAO / YIELD LÍQUIDA 2020
NAVIGATOR / 5,21%
REN / 4,75%
NOS / 4,66%
EDP / 4,26%
CORT.AMORIM / 1,4%
JER.MARTINS / 0,66%
CTT / 0%
NOVABASE / 0%
BCP / 0%

A NAVIGATOR, a REN e a EDP continuam a ser as melhores pagadoras - a top payer tem sido consistentemente a NAVIGATOR, sendo que no acumulado destes anos, e se não me engano, já recebi 1€ líquido em dividendos por cada acção comprada em 2015.
A NOVABASE é a desilusão actual, não entendo porque uma empresa pouco afectada pela pandemia nem distribui dividendo nem comunica investimento. Para mitigar o impacto destas situaçoes, entrei na NOS e JERONIMO MARTINS em 2020 com o objectivo de diversificar a origem de dividendos recebidos.

ps. tentei anexar uma foto com a evolução nominal e percentual, espero que seja visível.

Bons negócios.
Editado pela última vez por PXYC em 27/4/2022 15:54, num total de 9 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por Maskers » 30/9/2020 19:44

Obrigado pela informação útil!
 
Mensagens: 2
Registado: 30/9/2020 19:43

Re: Portfolio PXYC

por Ulisses Pereira » 23/9/2020 11:36

PXYC, parabéns pela actualização da carteira, sobretudo pela clara argumentação sobre os movimentos e expectativas que traduzem claramente a tua ideia sobre a tua carteira e a tua forma de estar actualmente no mercado. Muito bom.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 22/9/2020 23:44

já há muito tempo que não vejo actualizações de carteira neste fórum, o que é uma pena..
sendo que o meu último ponto de situação foi a 10/Março, esta imagem resume o estado actual e evolução da minha carteira desde então:

Imagem

sobre o retorno total:
    (-) dado que com o COVID-19 a maior parte de cotadas não pagou dividendos, e como estou all in em dividend-stock nacionais, 2020 foi um ano perdido no que respeita a esta estrategia. aproveitei no entanto para fazer compras no fundo de Março e Abril, o que espero melhore a yield da carteira a largo prazo.
    (-) o mercado tirou-me (NAVIGATOR, BCP) mais do que deu (EDP), e o gap com o valor objectivo continua a aumentar (19% de rendibilidad era o objectivo por esta altura, tenho 0%). este lamento tem sido uma constante desde que criei o tópico, mas confio que consigo inverter isto ou nao fosse estar melhor que há um ano atrás (mesmo com uma pandemia em cima).
    (+) numa nota positiva, vendi EDP e Corticeira Amorim em Janeiro, e consegui recomprar bastante mais abaixo. isto é algo que mudei na minha estrategia há menos de 1 ano e a pouco e pouco vou vendo o seu efeito no retorno total.

em quanto a análise por accão, não tenho tido energia para ler relatorios trimestrais, mas vou sempre acompanhando aqui no fórum as noticias e opiniões, pelo que tenho a seguinte ideia feita:

[VENDER EM ALTA / RECOMPRAR ABAIXO / MANTER]
    - EDP - entre subidas e recuos, estimo que continue a valorizar. se voltar a chegar aos 4.6€, venderei 30% da posição, para logo recomprar mais abaixo (4.2€?), com reforço, aumentando a posição e reduzindo o preço médio;
    - CORT. AMORIM - esta cotada tem oscilações lentas mas valentes, ou para cima ou para baixo, pelo que o plano é esperar que volte aos 11.8€ eur para vender 30% da posição, e recomprar abaixo dos 10.8€, com reforço, aumentando a posição e reduzindo o preço médio.
[REFORCAR]
    - REN - continuarei a reforçar. é importante monitorear se os recentes investimentos trazem aumento de resultados, veremos os resultados dos proximos anos. espero também que a REN continue a investir e crescer internacionalmente, para ver se levanta um bocadinho.
    - NOVABASE - continuarei a reforçar. o balanço desta empresa promete bons retornos, seja através de dividendos ou crescimento por investimento, além do pay-off esperado das (alguma) apostas em unicornios.
    - NOS e JER. MARTINS - o COVID-19 trouxe o preço para baixo e deu-me oportunidade de entrar nestas accões em 2020. continuarei a reforçar.
[MANTER]
    - NAVIGATOR - já sou accionista desde 2016 e vivi o circulo completo, isto é, o ciclo bull e o bear, mas infelizmente não antecipei o ciclo bear o que trouxe a rentabilidade da minha carteira para os 0% actuais dado que estou bastante exposto. poderia fazer sentido reforçar, mas não me animo muito a faze-lo, sinto que é uma industria em transformação (empresas a reduzir espaco de oficina gastam menos papel, e tenho duvidas se o saldo entre ter menos lojas físicas e ter mais delivery é positivo para a Navigator), nem conheço a visão das novas donas deste Império. agora, se voltar a chegar aos 4.5€, venderei uma % consideravel da posicão, e esperarei por novo ciclo bear para voltar a comprar, isso é certo.
[VENDER]
    - CTT - vendi 30% da posiçao a 2.9€ há pouco tempo, e quero desfazer-me do resto. como? bom, se a cotação vier abaixo dos 2.2€, volto a comprar os 30% para reduzir o preço medio e poder vender uma fatia maior (sem perdas) quando voltar a subir; se pelo contrario continuar a subir, continuarei a vender.
    - BCP - é um caso perdido para os próximos anos. algum dia venderei.. ou entao.. é um caso perdido.

como conclusão, congratulo-me por estar ligeiramente melhor que há um ano atrás, mesmo com COVID-19.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 10/3/2020 23:01

olá a todos. :wink: em plena crise "Coronavírus+Petróleo", parece-me apropriado contemplar o futuro e actualizar o exercício que fiz há um ano atrás para projectar o valor da carteira "PXYC".

os parametros que uso são:
Imagem

apresento as projeções (verde) deste modelo até 2019 e os resultados reais (azul):
Imagem

principais conclusões de 2019:
    1. o retorno total da carteira é +3.9%, enquanto que o retorno esperado era +14.42% (12 152€). tenho um desvio de -10.5%.
    2. em 2019 não cumpri o PARAM_1 ("total investido projectado"). investi menos porque apenas me permiti comprar quando as cotações estavam dentro de um range pré-estabelecido. fiz rollover da quantia não investida para 2020, e de facto já tive oportunidade de investir esse capital extra agora nestes dias de pânico a melhores preços.
    3. obtive um retorno de +23% com os investimentos feitos em 2019, o que resulta de investir menos do que o esperado numa carteira onde reinvesto a totalidade de dividendos - ou seja, mais rentabilidade este ano, menos compound no futuro.
    4. em 2019, o trade onde mais perdi foi no BCP. é difícil entender agora porque comprei BCP em máximos de cotação (0.29€), mas na altura pensei mesmo que a cotação iria continuar a subir por causa da melhoria constante de resultados e descida de mal-parado. argh! :cry:
    5. em relação ao PARAM_2 (% dividendo) tenho conseguido cumprir o esperado, ou não fossem as empresas portuguesas tão generosas em yield. em 2019 ganhei 381€ em dividendos, o que vai servir para financiar as compras de 2020.
    6. o PARAM_3 (% ganho anual por valorização de cotação) é uma incógnita. não sei que valor deveria atribuir a este parâmetro, 2% parece-me insuficiente, mas também não tenho dados históricos para fazer uma análise muito confiável. de 2018 para 2019 tive ganhos por valorização de cotação bem superiores ao esperado de +2%, mas isto explica-se porque em 31/12/2018 estávamos em pleno efeito de contágio do mini-crash no S&P500 e ainda não existiam as valorizações das energéticas que representam 35% do meu investimento.

segue agora o projectado até 2040:
Imagem

o retorno esperado é extremamente baixo, certo? se o meu excel de cálculo está correcto, de acordo aos parâmetros apresentados na primeira tabela, terei uma valorização de apenas +160% em 2040 (um valor de 179K€ para 68K€ investidos). eh pá onde é que está o meu milhão?? :lol: :lol: isto no fim nem vai dar para comprar uma garagem na Malveira.
em 2019, por esta mesma altura, tinha chegado à mesma conclusão. o que aconteceu desde então?

em 2019 identifiquei a necessidade de implementar melhorias no meu modelo de investimento, uma delas foi pre-estabelecer o tal range de cotação onde me permito fazer compras, o qual implementei com resultados positivos (pontos #2 e #3 acima), e a outra foi executar pares de trades do tipo sell high/re-buy low, o qual apenas consegui concretizar em Janeiro de 2020 onde fiz trades muito positivos na Corticeira Amorim e EDP. espero comecar a ver resultados destas iniciativas nos próximos anos.

para 2020 e 2021 tenho priorizado as seguintes medidas de melhoria:
    (A) continuar a diversificar a carteira:
    ----> entrar na Jerónimo Martins (abaixo dos 14€);
    ----> identificar uma segunda oportunidade em Portugal (a yield da GALP parece-me que está em saldo, mas resisto aumentar o investimento em energéticas);
    ----> investir nos USA (diversificar currency) qd chegar a um valor de investimento de 15K€ na bolsa portuguesa.
    (B) insistir na estratégia de venda+recompra para reduzir preço médio de cotação, analisar resultados, afinar estatégia. paralelo a isto, adicionar a este modelo de projecção um PARAM_4 com o retorno esperado de primeiro ano, considerando que a estratégia de venda+recompra passa a ter um peso importante no retorno da carteira.
    (C) investir maiores quantias, ou pelo menos dar um boost com um capital extra nos próximos 3 anos. esta é a medida que mais me conflitua. o montante que invisto em bolsa é 20% dos meus savings anuais. se invisto mais e comeco a dominar isto, terei mais retornos no futuro, mas também pode acontecer o contrário (pelos resultados apresentados, é o que parece que tem mais probabilidade de acontecer). :-k

nos posts anteriores deste tópico tenho outro tipo de informação sobre a carteira (distribuicao, dividendos, etc). não me quero repetir.

e é isto.
tenho a noção de que os montantes são baixos, de que os resultados são maus, mas também sei que 2018 foi um wake up call e desde início de 2019 melhorei bastante a minha estratégia. agradeço qualquer opinião!
Editado pela última vez por PXYC em 3/1/2022 13:06, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por Pata-Hari » 21/10/2019 22:01

Ocioso, fiquei curiosa com uma coisa que escreveste: define correcção do SP. Quanto de queda? como defines essa correcção? é algo que é muito mais complexo de fazer do que de dizer, daí a curiosidade em saber como geres esses momentos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 21/10/2019 20:52

ativo Escreveu:PXYC, dado já teres estado no Fórum depois de ter respondido à tua mensagem particular e a minha mensagem de resposta ainda figurar na minha caixa de saída de mensagens, alerto-te, deste modo, para o envio por mim de resposta à tua mensagem particular. Vê a tua caixa de entrada de mensagens particulares. Agradeço que me confirmes o visionamento da minha mensagem particular de resposta.
Cumprimentos. Ativo.


com efeito vou abrindo o fórum ora no telemóvel ora no computador, e a tua mensagem passou-me despercebida quando abri no telemóvel.
obrigado pela resposta! :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por Ativo » 21/10/2019 12:59

PXYC, dado já teres estado no Fórum depois de ter respondido à tua mensagem particular e a minha mensagem de resposta ainda figurar na minha caixa de saída de mensagens, alerto-te, deste modo, para o envio por mim de resposta à tua mensagem particular. Vê a tua caixa de entrada de mensagens particulares. Agradeço que me confirmes o visionamento da minha mensagem particular de resposta.
Cumprimentos. Ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Portfolio PXYC

por forza algarve » 25/9/2019 12:38

GamesOver Escreveu:Acho que te fazia falta ai ALTRI e NOS.
Não digo que sejam actualmente bons investimentos, só estou a referir o dividendo em relação à cotaçao.



eu tambem concordo..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 25/9/2019 12:29

GamesOver Escreveu:Acho que te fazia falta ai ALTRI e NOS.
Não digo que sejam actualmente bons investimentos, só estou a referir o dividendo em relação à cotaçao.


No que diz respeito à bolsa portuguesa apenas penso adicionar Jerónimo Martins, e quando chegar aos 15.000€ de investimento no PSI vou começar a investir fora de Portugal.

Quanto às tuas sugestões, as telecomunicações não me interessam, e papeleiras já tenho NVG e não quero expor-me demasiado a esse segmento.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por GamesOver » 24/9/2019 23:32

Acho que te fazia falta ai ALTRI e NOS.
Não digo que sejam actualmente bons investimentos, só estou a referir o dividendo em relação à cotaçao.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 24/9/2019 21:55

Atualizo com nova reflexão sobre a evolução da (minha) Carteira PXYC. Vou focar esta actualização apenas nos dividendos.

O meu objectivo é o investimento de longo prazo focado em dividend stock, reinvestindo o valor dos dividendos em novas compras. :pray:

Imagem

Ora, verifico que já há 3 anos que a minha yield líquida anual se mantém pouco acima dos 3%. O meu objetivo seria atingir os 4% líquidos.

É claro que este número isolado não diz nada sobre o retorno total, e de facto, coincidindo com o pagamento de dividendos no PSI20 este ano, veio logo a seguir uma correcção brutal do preço de algumas acções (ej. NAVIGATOR) que penalizou o meu retorno total - mas afinal o retorno total é mau por causa dos dividendos ou com as condicionantes macro (juros BCE, guerra comercial, etc) devo ao menos agradecer os dividendos? :-k

Olhando para as acções compradas individualmente, dividiria a minha avaliação nestes 3 grupos:

    GOOD PAYOUT: REN, NAVIGATOR, NOVABASE
    Estas cotadas têm pago bons dividendos sem pôr em causa os fundamentais, como exemplo os dividendos recebidos até agora dos meus investimentos na REN e NAVIGATOR em 2015/2016 já pagaram 25% do valor investido, ao mesmo tempo que os resultados líquidos têm sido estáveis e crescentes. :wink:

    SUSPICIOUS PAYOUT: EDP, BCP
    A EDP pagou dividendos acima dos resultados, e se não fosse pelo bom momento das energéticas já teria vendido as minhas acções -- mas se mantiver este comportamento de payout acima de resultados vou mesmo vender (fiquei escaldado com os CTT). E quanto ao BCP não sei o que diga, é aquela acção que sempre é decepcionante apesar de nunca ficar decepcionado :roll: , este ano deu-me o rebuçado do primeiro dividendo.

    BAD PAYOUT: CTT, CORT.AMORIM
    Os CTT foram um péssimo investimento, apenas não vendo porque sou da opinião que pese aos fracos fundamentais está ainda assim sub-avaliada. Em relação 'a Corticeira Amorim, tenho deixado de reforçar porque parece que terminou a sua tendência ascendente e o payout actual é quase nada, mas não me posso queixar do retorno total.

Olhando para o valor absoluto recebido, divirto-me a pensar que autonomia me proporciona, digamos que em 2019 seria quanto baste para pagar a factura anual do condomínio :lol:.
Editado pela última vez por PXYC em 22/9/2020 22:07, num total de 4 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por Ocioso » 14/5/2019 16:50

PXYC Escreveu:
Ocioso Escreveu:Recomendo a compra, duas vezes por ano, preferencialmente nas correcções, do S&P 500 durante décadas.


de certa forma tenho aplicado isso ao PSI Geral nos últimos 6 meses, comprei apenas na correcção do último trimestre de 2018 e na correcção que estamos a viver agora, espero ver isso influenciar positivamente a minha rendabilidade já daqui a 2 anos.
entendo o que dizes do S&P 500, mas neste momento não é uma opção para mim.

No PSI apenas tens meia dúzia de empresas que se aproveitam, com elas, irás ter uma carteira muito concentrada e com um retorno inferior ao do MSCI EMU.
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Portfolio PXYC

por PXYC » 14/5/2019 15:35

Ocioso Escreveu:Recomendo a compra, duas vezes por ano, preferencialmente nas correcções, do S&P 500 durante décadas.


de certa forma tenho aplicado isso ao PSI Geral nos últimos 6 meses, comprei apenas na correcção do último trimestre de 2018 e na correcção que estamos a viver agora, espero ver isso influenciar positivamente a minha rendabilidade já daqui a 2 anos.
entendo o que dizes do S&P 500, mas neste momento não é uma opção para mim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Portfolio PXYC

por Ocioso » 14/5/2019 0:42

PXYC Escreveu:
Ocioso Escreveu:Com o que tens em carteira, a longo prazo, o teu retorno andará sempre abaixo dos 10%.


no PSI Geral recomendas-me alguma acção com probabilidade de retorno acima dos 10%?
eu quero em algum momento ter acções de outras bolsas, mas o valor que posso reservar para a minha carteira é ainda bastante diminuto e por esse motivo não me meti em outras bolsas onde teria (ainda) mais comissões.

Recomendo a compra, duas vezes por ano, preferencialmente nas correcções, do S&P 500 durante décadas.
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], J.f.vieira, joao garcao, latbal, malakas, Minsk, MR32, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, trend=friend, VALHALLA e 133 visitantes