Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 25/9/2020 15:14

Isso já é um argumento. Não concordo com ele mas é um argumento. Deixo-te as últimas 11 sessões do S&P para perceberes que não é o que acontece todos os dias.
Anexos
sp.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por 5640533 » 25/9/2020 15:11

Ulisses Pereira Escreveu:Apresenta um argumento para essa tua opinião. São obrigatórios os argumentos neste espaço.

Abraço,
Ulisses


Que argumentos? Não é o que acontece quase todos os dias?
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 25/9/2020 14:49

Apresenta um argumento para essa tua opinião. São obrigatórios os argumentos neste espaço.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por 5640533 » 25/9/2020 14:40

Agora, a Wall Street vai cair e cair até Europa fechar. Depois vira verde. Na segunda está outra vez vermelha.
Parece que ainda não está certo.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 25/9/2020 12:26

Mais um dia de quedas no PSI cuja situação de "sobrevenda" pode indiciar que está para breve um ressalto. De qualquer das formas, mantenho-me pessimista em relação à Bolsa portuguesa e aos mercados em geral, acreditando que se acontecer esse ressalto será uma boa oportunidade de saída.

Deixo os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por peaners » 24/9/2020 18:38

Punitor Escreveu:
peaners Escreveu:
Punitor Escreveu:hugob0ss já não digo nada companheiro.
Mas, também me coloco nessa perspetiva. Com a pandemia a crescer e o pânico associado, tudo poderá surgir em cascata.
Primeiro: perda de confiança!
Segundo: diminuição acentuada do consumo e medo de comprar!
Terceiro: aumento do desemprego!
Quarto: contas furadas e economias abanadas!
Tudo depende da evolução da pandemia, que nestes últimos dias não tem dado tréguas.


Qual pânico?

Já viste os gráficos de mortes covid comparadas com outrqs doenças?
É um panico autêntico.
A taxa desemprego não é tão má como se julga.


Qual pânico?
Bem, morrem muito mais pessoas de outras doenças, sem dúvida. Em Portugal, só de doenças cardiovasculares estão a morrer diariamente em média 20 vezes mais pessoas do que de Covid.
Mas, agora pergunto-te: são as mortes por doenças cardiovasculares que estão a parar as pessoas, as sociedades, as economias?
Deveriam ser as outras doenças a parar as pessoas? Bem, então aí estaríamos feitos...
Talvez a taxa de desemprego ainda não seja tão grande, mas calma, a coisa e o impacto ainda não acabou.
E, veremos como o vírus evolui companheiro. Pode pura e simplesmente ficar mais letal e matar pessoas mais jovens... Neste momento há muitas incertezas ainda.



Deixei de ver noticiários há meses.
Panico? :roll:
Os números covid pouco me assustan, o que receio é a política do medo e o seu aproveitamento para se regredir em sectores da economia.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por Punitor » 24/9/2020 17:26

NirSup Escreveu:Caro Ulisses,
Lamento que a minha presença aqui crie tantos anticorpos. Mas já diz a sabedoria popular: o que não nos mata torna-nos mais fortes.
Já o escrevi e volto a repetir: estou neste fórum com um único objectivo, o de ajudar os membros do fórum ou que visitam o fórum a ganhar dinheiro ou a não perder tanto dinheiro. E estou aqui até me deixarem estar.
E não são as manifestações de animosidade que me vão fazer desistir desse propósito. Tenho dito.
Um abraço


NirSup todos somos diferentes e é com as diferenças que é possível crescer. Imagina se fossemos todos iguais rsrsrsr
Essa dos anticorpos não faz sentido então companheiro.
Mas, não convém de todo que tornemos público o que perdemos ou o que ganhamos, seja na vida real ou na vida virtual. São assuntos da esfera pessoal mais íntima, não concordas?
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: PSI 20

por Punitor » 24/9/2020 17:15

peaners Escreveu:
Punitor Escreveu:hugob0ss já não digo nada companheiro.
Mas, também me coloco nessa perspetiva. Com a pandemia a crescer e o pânico associado, tudo poderá surgir em cascata.
Primeiro: perda de confiança!
Segundo: diminuição acentuada do consumo e medo de comprar!
Terceiro: aumento do desemprego!
Quarto: contas furadas e economias abanadas!
Tudo depende da evolução da pandemia, que nestes últimos dias não tem dado tréguas.


Qual pânico?

Já viste os gráficos de mortes covid comparadas com outrqs doenças?
É um panico autêntico.
A taxa desemprego não é tão má como se julga.


Qual pânico?
Bem, morrem muito mais pessoas de outras doenças, sem dúvida. Em Portugal, só de doenças cardiovasculares estão a morrer diariamente em média 20 vezes mais pessoas do que de Covid.
Mas, agora pergunto-te: são as mortes por doenças cardiovasculares que estão a parar as pessoas, as sociedades, as economias?
Deveriam ser as outras doenças a parar as pessoas? Bem, então aí estaríamos feitos...
Talvez a taxa de desemprego ainda não seja tão grande, mas calma, a coisa e o impacto ainda não acabou.
E, veremos como o vírus evolui companheiro. Pode pura e simplesmente ficar mais letal e matar pessoas mais jovens... Neste momento há muitas incertezas ainda.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: PSI 20

por RuiGerente » 24/9/2020 17:10

RuiGerente Escreveu:mais um dia á Portuguesa :wall:
Não queremos saber da Europa a subir mas acompanhamos a América a descer :!:


mais um dia á Portuguesa :wall:
Hoje não queremos saber da América a subir e somos solidários com a Europa a descer :!:

Obs. Não coloco mais post destes pois são recorrentes e tornam-se aborrecidos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por NirSup » 24/9/2020 16:31

Caro Ulisses,
Lamento que a minha presença aqui crie tantos anticorpos. Mas já diz a sabedoria popular: o que não nos mata torna-nos mais fortes.
Já o escrevi e volto a repetir: estou neste fórum com um único objectivo, o de ajudar os membros do fórum ou que visitam o fórum a ganhar dinheiro ou a não perder tanto dinheiro. E estou aqui até me deixarem estar.
E não são as manifestações de animosidade que me vão fazer desistir desse propósito. Tenho dito.
Um abraço
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 24/9/2020 12:19

Deixo os gráficos actualizados do PSI. Nirsup, aquele teu P.S. era escusado, mas não resististe a arranjares forma de comprovar o resto do texto. Mas estragou-o, acredita.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por NirSup » 24/9/2020 7:23

A Bolsa é um círculo vicioso. E viciado

Quando a Bolsa sobe, há uma cada vez maior afluência de investidores que faz com que as cotações subam ainda mais.
Quando a bolsa desce, há uma menor, cada vez menor, afluência de investidores o que leva a que as cotações desçam ainda mais. Não porque os fundamentais das empresas sejam melhores ou piores, mas porque se houver menos compradores o preço baixa.
Inevitavelmente.
Tal e qual como o preço da sardinha na lota.
Foi por essa razão que saí da bolsa portuguesa. Não que tenha deixado de acreditar no país ou que tenha deixado de acreditar nalgumas das empresas cotadas.
Perante o desânimo e pessimismo geral de muita gente que tem vindo a perder dinheiro na bolsa, é natural que muitos se afastem, definitiva ou temporariamente, dos mercados.
Já me têm perguntado qual é o meu segredo.
Meus caros Amigos, o meu segredo é muito simples: desde há 2 anos a esta parte que tenho adivinhar as tendências futuras (sociais, económicas, culturais, comportamentais, hábitos de vida, políticas e outras coisas mais) e aposto em empresas alinhadas com essas tendências. Simples.
Ontem, depois de ter bebido dois gins, alguém me observou: ouve lá, não era mais fácil e mais lucrativo adivinhar o Euromilhões?
E a minha resposta foi esta: o exercício de tentar adivinhar o futuro é muito mais fácil e está ao alcance de todos.
PS: ontem, apesar do descalabro das bolsas americanas, realizei mais-valias superiores a 20% com a Jinko Solar (Nyse: JKS), empresa número um mundial na produção de painéis solares fotovoltaicos a que já fiz referência noutro tópico deste fórum.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: PSI 20

por peaners » 24/9/2020 2:49

Punitor Escreveu:hugob0ss já não digo nada companheiro.
Mas, também me coloco nessa perspetiva. Com a pandemia a crescer e o pânico associado, tudo poderá surgir em cascata.
Primeiro: perda de confiança!
Segundo: diminuição acentuada do consumo e medo de comprar!
Terceiro: aumento do desemprego!
Quarto: contas furadas e economias abanadas!
Tudo depende da evolução da pandemia, que nestes últimos dias não tem dado tréguas.


Qual pânico?

Já viste os gráficos de mortes covid comparadas com outrqs doenças?
É um panico autêntico.
A taxa desemprego não é tão má como se julga.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por Punitor » 24/9/2020 0:59

hugob0ss já não digo nada companheiro.
Mas, também me coloco nessa perspetiva. Com a pandemia a crescer e o pânico associado, tudo poderá surgir em cascata.
Primeiro: perda de confiança!
Segundo: diminuição acentuada do consumo e medo de comprar!
Terceiro: aumento do desemprego!
Quarto: contas furadas e economias abanadas!
Tudo depende da evolução da pandemia, que nestes últimos dias não tem dado tréguas.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: PSI 20

por hugob0ss » 23/9/2020 22:34

Espero que se encontrem todos bem de saúde.
De regresso aos mercados, prevejo uma recuperação em W, com minimo nos 3600 pts.
Anexos
previsao mercado.png
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 338
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: PSI 20

por peaners » 23/9/2020 21:40

RuiGerente Escreveu:mais um dia á Portuguesa :wall:
Não queremos saber da Europa a subir mas acompanhamos a América a descer :!:


O nosso índice merecia que se fizesse um case study profundo.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por RuiGerente » 23/9/2020 16:52

mais um dia á Portuguesa :wall:
Não queremos saber da Europa a subir mas acompanhamos a América a descer :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por BearManBull » 22/9/2020 19:54

O que move o mercado são os investidores.

Se não percebem isso é melhor deixarem a bolsa.

Por exemplo o BCP desce porque a banca é um negócio com margens muito baixas e os investidores não querem bancos nem dados, muita burocracia, margens baixas, estigmas sociais, uma amálgama de contradições que só um masoquista é que se vai meter nisso. Pensem se tivessem o dinheiro do Bezos iam comprar um banco?

Por outro lado temos as techs a subir a um ritmo estonteante como vemos no NASDAQ, inovação, mercado com procura e amplitude (global), margens enormes, produtos com vida curta, baixa burocracia e apoios e incentivos governamentais.

No PSI temos a EDPR/EDP que cumprem com os termos de baixo e essas estão em bull market.

Portugal tem de aumentar os salários, os técnicos (engenheiros/cientistas) e gestores de topo não trabalham por 1500 euros ao mês. Tem de se baixar impostos para os salários subirem. De outra forma as empresas não consegue reter capital humano essencial à inovação, fixação de empresas e atracção de capital.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por peaners » 22/9/2020 18:40

Ulisses Pereira Escreveu:Peaners, mas tu achas que os algoritmos são a razão do péssimo desempenho dos 20 últimos anos da Bolsa portuguesa?


=; jamais, ideia ridícula :mrgreen:

Curioso:

Mortes em Portugal: factos números

3.000 mortes de gripe (inverno 2018)
4.800 mortes de pneumonia
14.000 mortes de doenças respiratórias
3.000 mortes por cancro da traqueia, brônquios e pulmão

E de covid quantos morreram em 2020?
actualmente (22 set 2020) 1.925 mortes

Não é um exagero o mediatismo?
E a destruição económica no país - desemprego, fecho empresas, falências...- resultante de lockdowns?
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por Punitor » 22/9/2020 18:02

As incertezas são imensas. E há a forte expectativa de que a coisa cairá mais ainda!
Ora, se tudo aponta para isso, qual o movimento que se espera?
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 22/9/2020 17:32

Peaners, mas tu achas que os algoritmos são a razão do péssimo desempenho dos 20 últimos anos da Bolsa portuguesa? Evidentemente que não. E mais... quando os algoritmos, os manipuladores ou um qualquer extra-terrestre traz os preços de algumas empresas para valores muito abaixo do seu "valor real", alguém aparece a aproveitar essa oportunidade. é assim a vida nos mercados.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por peaners » 22/9/2020 16:59

Ulisses Pereira Escreveu:Os algoritmos são o que são. Há centenas, milhares deles, usados por diferentes entidades. Cada um é programado da forma que o entenderem.
Quando dizes que o problema era a "guerra comercial", isso é o que te diz a Comunicação Social. Notaste que isso afectou as principais Bolsas mundiais que viviam um dos mais longos "Bull Markets" da História? Não. Os mercados não funcionam assim e não é por causa dos algoritmos. Sempre foi assim. E essa também foi uma das razões pelas quais o Caldeirão foi criado - para desmistificar aquilo que todos os dias se diz que move os mercados.

Abraço,
Ulisses


https://podtail.com/da/podcast/sinapse/ ... h-na-bols/

Vale a pena ouvir. O problema é se quem configura estes algoritmos faz apostas em quedas de indices futuros.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por djovarius » 22/9/2020 15:56

Boas,

É a desculpa do costume, as posições curtas ou "puts" ou "shorts".
Pelo contrário, quantos mais houver, melhor, pois fazem o mercado subir mais ao fecharem as posições perdedoras.

Os "shorts" não fazem nada disso, não fazem cair mercados.
Em 1929 na Bolsa de Berlim, só havia uma grande posição curta, de relevo (que só foi aberta porque os contrapartes aceitaram as grandes garantias do dito investidor curto), quando se deu o grande "crash" em Nova Iorque.
Escusado será dizer que a Bolsa de Berlim caiu ainda mais do que a de NY, sendo que essa posição curta, no contexto da queda foi irrelevante, exceto para o próprio, que fez 4 milhões de marcos imperiais (uma fortuna à época). Os longos é que tinham enormes posições, perderam quase tudo,, tanto que deu suicídios em plena Bolsa, etc...

Enfim, não foram nunca os curtos a causar quedas brutais, mas sim os longos a saírem todos ao mesmo tempo por uma porta que se torna pequena...

Espero que os mais novos entendam isto !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8754
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 22/9/2020 14:44

Os algoritmos são o que são. Há centenas, milhares deles, usados por diferentes entidades. Cada um é programado da forma que o entenderem.
Quando dizes que o problema era a "guerra comercial", isso é o que te diz a Comunicação Social. Notaste que isso afectou as principais Bolsas mundiais que viviam um dos mais longos "Bull Markets" da História? Não. Os mercados não funcionam assim e não é por causa dos algoritmos. Sempre foi assim. E essa também foi uma das razões pelas quais o Caldeirão foi criado - para desmistificar aquilo que todos os dias se diz que move os mercados.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por peaners » 22/9/2020 14:39

"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Beira mar, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014, PXYC, vasco007, xzx, zulu404 e 146 visitantes