Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 22/9/2020 14:44

Os algoritmos são o que são. Há centenas, milhares deles, usados por diferentes entidades. Cada um é programado da forma que o entenderem.
Quando dizes que o problema era a "guerra comercial", isso é o que te diz a Comunicação Social. Notaste que isso afectou as principais Bolsas mundiais que viviam um dos mais longos "Bull Markets" da História? Não. Os mercados não funcionam assim e não é por causa dos algoritmos. Sempre foi assim. E essa também foi uma das razões pelas quais o Caldeirão foi criado - para desmistificar aquilo que todos os dias se diz que move os mercados.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por peaners » 22/9/2020 14:39

"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por peaners » 22/9/2020 14:29

Ulisses Pereira Escreveu:O problema não é só esse. Por exemplo, quantas empresas tecnológicas tens no PSI20?

Abraço,
Ulisses


Sim empresas diferentes.

Depois há uma coisa que se fala pouco mas é sabido, que hoje muitas das negociações no mercado são feitas por algoritmos.
De há 2 anos para cá o problema era a guerra comercial. Depois veio o covid e já ninguém fala nq guerra comercial. Até que ponto esses algoritmos são sensíveis ou reagem a notícias?
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 22/9/2020 14:23

O problema não é só esse. Por exemplo, quantas empresas tecnológicas tens no PSI20?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por peaners » 22/9/2020 13:40

vinas1976 Escreveu:Sei que alguns dirão que é o reflexo da nossa economia no entanto creio que a mesma não teve um desempenho assim tão mal nos últimos três anos e que se a bolsa fosse o reflexo da economia teria ou deveria ter tido valorizações mais interessantes . Em suma o PSI acompanha quase sempre a agressividade das quedas dos restantes mercados , mas nas subidas acentuadas ficamos a anos luz dos demais .


Verdade que nos últimos 2 anos Portugal esteve a crescer acima da média da UE. Isso não se traduziu em subidas do psi.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 22/9/2020 12:30

vinas, naturalmente que também respeito a tua opinião, é um princípio sagrado de qualquer debate de ideias em que entro.

Repara que a percentagem de posições curtas é muito menor que as posições longas. Se a manipulação dos mercados fosse tão fácil e desse dinheiro, Não seria muito mais fácil manipular o mercado nas posições longas, fazendo-o subir e obrigando os "shorts" a fechar as suas posições?

Abraço,
Ulisses

P.S. Toda a minha vida fui um especulador. E já na década de 90 era com esse objectivo que negociava "shorts" em Portugal.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por BearManBull » 22/9/2020 12:23

O que move o mercado no longo prazo são os investidores. O que dizes pode até acontecer para movimentos pequenos mas quando falamos de semanas é extremamente difícil manipular um título.

Além disso manipular o mercado é ilegal e não será das formas mais fáceis de fazer dinheiro. Quem o fizer uma vez não teria grandes problemas mas de forma recorrente é algo que descarto que aconteça no PSI.

O PSI é mau porque em Portugal existe o estigma do capital, basta ver que 30% do parlamento são forças de extrema-esquerda.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8734
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por vinas1976 » 22/9/2020 12:15

Ulisses Pereira Escreveu:Vinas, o problema não são dos "shorts". Ao contrário do que aqui escreveste, os "shorts" não aparecera nos últimos anos. Há, pelo menos 28 anos, altura em que me dedico a negociar nos mercados, eles já existem na Bolsa portuguesa. O problema tem a ver com a realidade da economia portuguesa, a forma como os nossos governantes tratam o mercado de capitais e como chegam a demonizá-lo.

Abraço,
Ulisses



Ola Ulisses ,

È a tua opinião que eu respeito mas não concordo . È verdade que os Shorts já existem a alguns anos mas não da forma que são usados hoje pelos especuladores que com as ferramentas tecnológicas actuais são muito mais céleres e eficazes na aplicação da estratégia que querem aplicar em mercados com pouca liquidez como o nosso, onde mandar uma ação para baixo é muito fácil assustando os poucos que estão longos e assim força-los a sair com receio de maiores quedas e dessa forma ainda aumentão mais as quedas . È verdade que os Shorts em mercados com mais liquidez como o Dax o SP ou até mesmo o CAC não conseguem aplicar tão bem este tipo de estratégia financeira , mas num mercado como o nosso é muito fácil escolher um activo e penalizado até á exaustão para quem gere uma carteira de largos milhões .

Até posso aceitar que parte do problema esteja nos nossos governantes e na realidade da economia Portuguesa mas isso não é desculpa para tudo , pois não somos assim tão piores de que outros paises da nossa dimensão e onde a bolsa não tem este comportamento . Tu mesmo no teu post anterior referiste que na decada de 90 a nossa bolsa atingiu valores muito interessantes e com ganhos muito elevados da maior parte das cotadas , agora eu pergunto : será que estamos assim tão pior do que estavamos na decada de 90 ? Não acho e até posso dizer que a maior parte das pessoas com quem convivo ( familia e amigos ) têm melhores condições de vida hoje do que na decada de 90 portanto não acho que o problema seja tanto a nossa economia mas sim a manipulação de mercados .

Abraços
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 22/9/2020 11:36

Vinas, o problema não são dos "shorts". Ao contrário do que aqui escreveste, os "shorts" não aparecera nos últimos anos. Há, pelo menos 28 anos, altura em que me dedico a negociar nos mercados, eles já existem na Bolsa portuguesa. O problema tem a ver com a realidade da economia portuguesa, a forma como os nossos governantes tratam o mercado de capitais e como chegam a demonizá-lo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por vinas1976 » 22/9/2020 9:01

rsacramento Escreveu:@vinas1976
falas do PSI20, que caíu 2.22%, mas então o que dizer do CAC40 que recuou 3.74% ou até do insuspeito DAX, que afundou 4.26%?


Bom dia rsacramento ,

Eu não me referi ao PSI 20 apenas pelo a queda do dia de ontem mas sim pelo comportamento que o PSI vem demonstrando nos últimos 6/ 7 anos onde os restantes mercados fizeram máximos ( alguns deles históricos ) e a nossa bolsa não passou da " cepa torta " sem grandes valorizações ! E obviamente que na minha opinião isso só acontece pelo que referi no meu post anterior .

Sei que alguns dirão que é o reflexo da nossa economia no entanto creio que a mesma não teve um desempenho assim tão mal nos últimos três anos e que se a bolsa fosse o reflexo da economia teria ou deveria ter tido valorizações mais interessantes . Em suma o PSI acompanha quase sempre a agressividade das quedas dos restantes mercados , mas nas subidas acentuadas ficamos a anos luz dos demais .
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: PSI 20

por rsacramento » 22/9/2020 2:25

@vinas1976
falas do PSI20, que caíu 2.22%, mas então o que dizer do CAC40 que recuou 3.74% ou até do insuspeito DAX, que afundou 4.26%?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por peaners » 22/9/2020 0:46

vinas1976 Escreveu:Boa noite,

A minha ideia mantem-se a mesma ,continuo a achar que a nossa bolsa devida a sua pequena dimensão e fraca liquidez é um alvo muito apetecível para os shorts e que sempre que algumas ações têm subidas de maior valor aparecem de imediato os shorts a mandar a ação para baixo impossibilitando maiores valorizações e em simultâneo a assustar os poucos investidores que apostaram na valorização do papel .

Na minha opinião a nossa bolsa só voltará a ter valorizações consistentes no dia em que a CMVM proibir os shorts a todas as ações que compõe o PSI 20 mas por um tempo muito longo ( 2 ou 3 anos minimo ) pois a proibição de shortar uma ação por um ou dois dias em nada afeta pela positiva a nossa bolsa .

Já sei que vão aparecer vozes discordantes a dizer que os shorts ajudam os mercados a subir quando fecham posições , mas por muito que me queiram fazer passar essa ideia eu não a consigo aceitar, pois o sentimento que colocam em determinados mercados é de tal forma negativo que a força compradora é muito reduzida .

Basta analisarem e ver as valorizações do PSI 20 antes de aparecer os Shorts e vejam após essa ferramenta ser permitida nos mercados .

È a minha opinião e creio que não estarei muito longe da razão !

Abraços


Penso o mesmo com o vix, ver as valorizaçoes antes e depois da criação do vix (2000).
E posteriormente a criação de derivados associados ao vix.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 22/9/2020 0:38

Os estudos feitos mostram que a proibição dos "shorts" não resulta em melhores resultados para os mercados, bem pelo contrário.

Negociava "shorts" ( e "longs") em contratos de futuros sobre o PSI na década de 90 e foi uma década de sonho para a Bolsa portuguesa. Já lá vão quase 30 anos, mas só quando os resultados da nossa Bolsa são maus é que os "shorts" aparecem como culpados. É sempre assim.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por SFT » 21/9/2020 23:58

forza algarve Escreveu:Para mim é uma.pressao organizada dos mercados para acelerar outro pacote fiscal por parte de Trump e o congresso americano..ou Trump inventa alguma coisa para sustentar os mercados ou perde.

CONCORDO COM PROIBIR OS.SHORTS


Nunca hei.de perceber a fobia dos curtos. Não sei se é incapacidade, se incompetência.

O que não falta são mercados e acções sobrevalorizadas à custa da especulação e do excesso de dinheiro injetado da última década.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: PSI 20

por 5640533 » 21/9/2020 23:49

Se alguém que apelar à proibição dos shorts não faz sentido escrever aqui. Escrevam para cmvm@cmvm.pt, à at. da Dra. Gabriela Figueiredo. Pode ser com cópia para a Presidente da Bolsa Isabel Ucha.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por forza algarve » 21/9/2020 23:32

Para mim é uma.pressao organizada dos mercados para acelerar outro pacote fiscal por parte de Trump e o congresso americano..ou Trump inventa alguma coisa para sustentar os mercados ou perde.

CONCORDO COM PROIBIR OS.SHORTS
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: PSI 20

por vinas1976 » 21/9/2020 23:30

Boa noite,

A minha ideia mantem-se a mesma ,continuo a achar que a nossa bolsa devida a sua pequena dimensão e fraca liquidez é um alvo muito apetecível para os shorts e que sempre que algumas ações têm subidas de maior valor aparecem de imediato os shorts a mandar a ação para baixo impossibilitando maiores valorizações e em simultâneo a assustar os poucos investidores que apostaram na valorização do papel .

Na minha opinião a nossa bolsa só voltará a ter valorizações consistentes no dia em que a CMVM proibir os shorts a todas as ações que compõe o PSI 20 mas por um tempo muito longo ( 2 ou 3 anos minimo ) pois a proibição de shortar uma ação por um ou dois dias em nada afeta pela positiva a nossa bolsa .

Já sei que vão aparecer vozes discordantes a dizer que os shorts ajudam os mercados a subir quando fecham posições , mas por muito que me queiram fazer passar essa ideia eu não a consigo aceitar, pois o sentimento que colocam em determinados mercados é de tal forma negativo que a força compradora é muito reduzida .

Basta analisarem e ver as valorizações do PSI 20 antes de aparecer os Shorts e vejam após essa ferramenta ser permitida nos mercados .

È a minha opinião e creio que não estarei muito longe da razão !

Abraços
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: PSI 20

por RuiGerente » 21/9/2020 21:28

pelos vistos nos States não é tanto assim, o Nasdaq mais um bocadinho e até fechava positivo (-0.13%).
Por cá é que é o mesmo de sempre :wall: :wall: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por forza algarve » 21/9/2020 14:37

voltou o panico e agora sim que vamos rumo aos minimos do ano... :wall: :wall:
pois agora e' mesmo ficar a espera e torcer pelo Trump para que invente alguma coisa para sustentar as bolsas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: PSI 20

por Punitor » 21/9/2020 13:57

Com a instabilidade toda e as várias variáveis em jogo todas a convergir no mesmo sentido, a melhor coisa é ficar fora.
Os bancos deram agora mais sinais de fraqueza e ainda por cima estão descredibilizados...
O petróleo anda à deriva pelos oceanos...
Segunda vaga de Covid a cada dia mais confirmada, e sem confinamentos será desastrosa
Economias levarão um arrombo...
Incógnita e instabilidade nas eleições americanas...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 21/9/2020 12:28

Diácono, apesar de faltar ainda 4 horas para terminar a sessão, creio que o suporte está quebrado. Deixo o link para o tópico onde coloquei há pouco o gráfico actualizado do PSI:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=91895

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Diacono » 21/9/2020 9:00

Podemos considerar o suporte quebrado?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: PSI 20

por 5640533 » 20/9/2020 14:21

E então bolsa é palavra suja.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por Diacono » 20/9/2020 11:27

forza algarve Escreveu:Acho que a política é o poder económico português deveriam debatir como é possível ter matado a bolsa portuguesa porque uma bolsa em no mesmo nível de 25 anos atrás é um facto preocupante... É mais ainda neste lock down também do crédito que vai acontecer já que até os bancos não vão se aguentar muito bem com esta pandemia e A crise económica que está começando a surgir e a crise social que teremos em 2021 quando os subsídios começarem a acabar e o desemprego a disparar


O actual panorama governamental não tem interesse em debater esse assunto. Tem que fazer fretes à esquerda e para a esquerda, o capitalismo é um autêntico bicho papão...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: PSI 20

por forza algarve » 20/9/2020 9:16

Acho que a política é o poder económico português deveriam debatir como é possível ter matado a bolsa portuguesa porque uma bolsa em no mesmo nível de 25 anos atrás é um facto preocupante... É mais ainda neste lock down também do crédito que vai acontecer já que até os bancos não vão se aguentar muito bem com esta pandemia e A crise económica que está começando a surgir e a crise social que teremos em 2021 quando os subsídios começarem a acabar e o desemprego a disparar
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, farami, Google [Bot], Goya777, latbal, manatasimao, maturidade, Opcard, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 211 visitantes