Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/9/2020 23:13

talha, mas a notícia saiu 5.ª feira?! :shock:
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 19/9/2020 22:07

a subida de quinta-feira teria a ver com a alienação das concessões de autoestradas certamente

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... via-638811
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 18/9/2020 21:47

A final hoje continuou a descender..nao ha nenhum efeito de alguem que ja sabia alguma coisa..vamos ver que vai acontecer semana que vem
.muito estranho este continuar a cair e cair
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 17/9/2020 21:43

Bigest,

Rezemos para que tenhas razão.
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bigest » 17/9/2020 19:21

Algo deve estar a ser decidido, para um volte face repentino!
Deve aparecer alguma notícia positiva para o aumento de capital ; vamos aguardar sem vender!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 17/9/2020 17:59

Penso ser cedo para o anuncio desejado.
Também entrei ontem, vamos ver como corre.
Se lentamente for subindo em vez de subir tudo num ou dois dias serve na mesma os objetivos.
O que importa é que suba.
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 17/9/2020 16:28

Também estou dentro.
O petróleo está forte, vamos ver se é para continuar.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silva_39 » 17/9/2020 16:27

Gil Rumor Escreveu:
silva_39 Escreveu:O mais certo é alguém já saber alguma coisa de mais concreto... :?


Pensas assim por causa de estar a valorizar +3%?
Lembra-te que a Mota-Engil também caiu +30% em 14 sessões e o volume da sessão está dentro do normal. É apenas o mercado a funcionar.


Pode ser apenas isso. Vamos esperar pelo fecho! Nestas coisas, infelizmente, há sempre alguém que sabe as coisa em primeiro lugar... :-k
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 17/9/2020 15:50

Boas.
Entrei.
volume a subir com a variação a aumentar.
Ganha 4%.
logo após o fecho do mercado podemos ter novidades da entrada dos chinocas na MOTA.
Os cofres nas compras estão a começar a engordar.
podem ser os Short a fechar posições sem darem muito nas vistas.
estar dentro será o melhor remédio.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 17/9/2020 15:03

silva_39 Escreveu:O mais certo é alguém já saber alguma coisa de mais concreto... :?


Pensas assim por causa de estar a valorizar +3%?
Lembra-te que a Mota-Engil também caiu +30% em 14 sessões e o volume da sessão está dentro do normal. É apenas o mercado a funcionar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RogerR » 17/9/2020 15:01

Gil Rumor Escreveu:
Manuel_13 Escreveu:Cotação a 1.298. Será desta que inverte?


Está em zona para iniciar uma reversão e se fechar dentro dos valores actuais será o 1º sinal disso.



Subida forte, em contraciclo e com muito volume! :clap:
 
Mensagens: 150
Registado: 9/5/2016 10:18

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 17/9/2020 14:59

:-k :-k :-k :-k :-k :-k
Anexos
MOTA.png
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silva_39 » 17/9/2020 14:37

O mais certo é alguém já saber alguma coisa de mais concreto... :?
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 17/9/2020 13:10

Manuel_13 Escreveu:Cotação a 1.298. Será desta que inverte?


Está em zona para iniciar uma reversão e se fechar dentro dos valores actuais será o 1º sinal disso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 17/9/2020 12:51

Cotação a 1.298. Será desta que inverte?
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 15/9/2020 12:45

Não consegue reverter a tendência mas hoje começa a mostrar alguma resiliência.. Que seja hoje o mínimo do período?
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/9/2020 15:47

Nirsup, qualquer mercado é manipulável à sua dimensão. A maior parte das vezes isso não ajuda nada quem o tenta fazer. Portanto, há muito menor manipulação do que as pessoas apregoam, sobretudo quando a cotação vaira no sentido inverso aos seus desejos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 14/9/2020 15:44

NirSup Escreveu:Aquilo que eu afirmei e estou farto de repetir é que, dada a reduzida liquidez do nosso PSI 20, é fácil manipular o mercado e com pouco dinheiro. Foi apenas isso que eu afirmei. Como corolário do que afirmei pretendi dar, tacitamente, um recado: quem decide investir no PSI 20 com base na AT deverá ter isso em consideração.
Se o fazem ou não, com que propósito o fazem, se ganham ou perdem dinheiro, são questões laterais que apenas nos distraem da questão essencial: a validade da AT nas decisões de investimento das cotadas do PSI 20.

PS: fico espantado ao ver tantos e tantos membros deste forum, alguns dos quais até tinha em certa consideração, entalados com penny stocks. À portuguesa.
By Nirvana


Olha que (ainda) não é penny stock, está acima de 1 euro :lol:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 14/9/2020 15:41

Aquilo que eu afirmei e estou farto de repetir é que, dada a reduzida liquidez do nosso PSI 20, é fácil manipular o mercado e com pouco dinheiro. Foi apenas isso que eu afirmei. Como corolário do que afirmei pretendi dar, tacitamente, um recado: quem decide investir no PSI 20 com base na AT deverá ter isso em consideração.
Se o fazem ou não, com que propósito o fazem, se ganham ou perdem dinheiro, são questões laterais que apenas nos distraem da questão essencial: a validade da AT nas decisões de investimento das cotadas do PSI 20.

PS: fico espantado ao ver tantos e tantos membros deste forum, alguns dos quais até tinha em certa consideração, entalados com penny stocks. À portuguesa.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 14/9/2020 15:19

Antes das subidas +- 1,28€ foi zona de resistência.
Ficava-lhe bem as quedas ficarem por aqui :-k :roll: :-k
Anexos
Mota.png
Mota.png (56.93 KiB) Visualizado 4611 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 14/9/2020 14:46

De facto, o net em geral desses fundos tem sido fraco e até tema de artigos sobre, em comparação, as virtudes das estratégias passivas (menos fees, menos chatice, menos complexidade…).

Mas alguns internacionais têm seguramente tido bons resultados em PT, talvez por especialização ou maior conhecimento do mercado. A que pode não ser alheia alguma habilidade na forma como estruturam as entradas/lotes. (Atenção que eu acho que os shorts são tão indispensáveis ao mercado como os longos, desde o tempo das tulipas :wink: ).

Quanto à Mota, os shorts que tinham posição aberta no dia da "parceria" seguramente olharam com perplexidade para a conta no final do dia, e podem ser uns dos interessados em fazê-la cair de modo seguro mas constante, basta olharmos para a LTD de curtíssimo prazo que se desenhou (não foi um pump & dump clássico). Outras vantagens levar-nos-iam a conceitos de Direito Comercial e Societário e opto por não maçar a audiência com especulações porque nunca passariam disso. Mas, neste caso, não deixa de ser estranho que, sem nenhuma notícia negativa (pelo contrário, com mais quase 500 milhões de obras em Angola e PT pelo meio!), ela não se tenha aguentado lá em cima porque a operação é, em teoria, bastante positiva pelo conforto que dá à empresa.

Eu não ficarei nada triste se voltar a subir com a confirmação da operação porque as comprei na sexta. Caso contrário, paciência! Mas uma assim, indo para pior do que estava, sem desmentidos, cancelamentos ou confirmações (como nos pump & dump, sell on the news e afins), nunca tinha visto… Mesmo curioso para o próximo episódio, quase melhor que o Cavani que já vai para a Season 2 :lol:



Ulisses Pereira Escreveu:trend, és um dos participantes que discutes com argumentos e com racionalidade. Vou tentar responder-te na mesma moeda.

Mas olha que nos últimos anos tem sido fácil a muitos fundos ganhar dinheiro em Portugal, veja-se o exemplo dos CTT e do BCP. Mas admito que saibas de muitos outros casos em que perderam (ex: os shorts "tardios" nessas mesmas ações)...


Claro que há bastantes que ganham em alguns negócios, perdem noutros. O que digo é que quando olhas para os resultados anuais dos fundos nacionais ou "hedge funds", a esmagadora maioria não são bons. Se fosse fácil manipular e ganhar dinheiro, veríamos resultados diferentes.

O que eu digo ´é que quando sobem essas teorias da conspiração nunca aparecem. E vê bem o que a Mota voou, depois daquela notícia com aquela estranha operação e forma de comunicar.

Neste caso em concreto, qual achas que será a vantagem de "colocarem" a Mota tão baixa?

Abraço,
Ulisses
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/9/2020 14:28

trend, és um dos participantes que discutes com argumentos e com racionalidade. Vou tentar responder-te na mesma moeda.

Mas olha que nos últimos anos tem sido fácil a muitos fundos ganhar dinheiro em Portugal, veja-se o exemplo dos CTT e do BCP. Mas admito que saibas de muitos outros casos em que perderam (ex: os shorts "tardios" nessas mesmas ações)...


Claro que há bastantes que ganham em alguns negócios, perdem noutros. O que digo é que quando olhas para os resultados anuais dos fundos nacionais ou "hedge funds", a esmagadora maioria não são bons. Se fosse fácil manipular e ganhar dinheiro, veríamos resultados diferentes.

O que eu digo ´é que quando sobem essas teorias da conspiração nunca aparecem. E vê bem o que a Mota voou, depois daquela notícia com aquela estranha operação e forma de comunicar.

Neste caso em concreto, qual achas que será a vantagem de "colocarem" a Mota tão baixa?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 14/9/2020 14:09

Olá Ulisses,

Mas olha que nos últimos anos tem sido fácil a muitos fundos ganhar dinheiro em Portugal, veja-se o exemplo dos CTT e do BCP. Mas admito que saibas de muitos outros casos em que perderam (ex: os shorts "tardios" nessas mesmas ações)...

Atenção que não culpo os shorts por esta queda, acho que só se fossem loucos se metiam na ME com este enquadramento (os que estão com posições, já estão há muito). Mas seguramente vês situações estranhas a acontecer. Se tiveres paciência, vai ver o que se passou com a Cofina no dia 12/8 em que lançou a OPA, um forista do caldeirão até postou o que se tinha passado nos cofs, que a estavam a tamponar de forma inacreditável para o volume habitual, e passadas umas horas foi o que se viu. Está lá documentado.

Em suma, mesmo não acreditando em teorias da conspiração, os maus dos shorts, os maus dos manipuladores etc, há fenómenos de roleta como disseste há uns dias que não deixam de ser estranhos. E pior em mercados ilíquidos (ou em vias de extinção, qualquer dia já nem há PSI 20 nem Geral, com tantas saídas de bolsa e IPO nem vê-los, nem daqui a 5 anos…).

Abraço

PS Mas como já aqui referi, estou dentro por isso posso não ser totalmente objetivo na minha análise.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/9/2020 12:27

Se é assim tão fácil manipular acções no mercado português (percebo a ideia do pouco volume) porque é que os fundos e sobretudo os "hedge funds" têm tanta dificuldade em ter bons resultados? Exactamente porque é fácil fazer cair ou subir uma acção pouco líquida intencionalmente, mas é extremamente difícil ganhar dinheiro com isso.

Aliás, acho curioso que quando foi para subir ninguém falou que a estavam a empurrar para cima e agora quando cai, fala-se de manipulação. Não levem a mal, mas é sempre assim ao longo de 17 anos de Caldeirão.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 14/9/2020 10:57

NirSup Escreveu:
trend=friend Escreveu: Num mercado com a liquidez do português, dá para colocá-la onde quiserem com meia dúzia de trocos...


Um dia, afirmei mais ou menos isso a propósito da discussão sobre a validade/mais-valia do uso da AT (Análise Técnica), relativamente às ações cotadas no PSI 20.
Soltaram-me os cães.
Fico satisfeito por alguém me vir dar razão, agora, mas de uma forma enviezada.
By Nirvana


Nirvana,
Não te estou a dar razão de forma enviesada porque nem estou a ver o que escreveste…
Mas na maior parte do PSI (tirando o BCP, a Sonae, EDP, Galp e mais uma ou outra) é só para especular, não é para investir. Basta pensar naqueles 30% da Mota num dia; ou nos -40% dos dias seguintes. Já vão mais de 10 velas encarnadas 8-) Já bem pior do que quando anunciou os chineses, é espectacular
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Cem pt, Goya777, JosePinto71, Kooc, malakas, MP65, navaldoc, Opcard, PAULOJOAO e 154 visitantes