Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por peaners » 22/9/2020 0:46

vinas1976 Escreveu:Boa noite,

A minha ideia mantem-se a mesma ,continuo a achar que a nossa bolsa devida a sua pequena dimensão e fraca liquidez é um alvo muito apetecível para os shorts e que sempre que algumas ações têm subidas de maior valor aparecem de imediato os shorts a mandar a ação para baixo impossibilitando maiores valorizações e em simultâneo a assustar os poucos investidores que apostaram na valorização do papel .

Na minha opinião a nossa bolsa só voltará a ter valorizações consistentes no dia em que a CMVM proibir os shorts a todas as ações que compõe o PSI 20 mas por um tempo muito longo ( 2 ou 3 anos minimo ) pois a proibição de shortar uma ação por um ou dois dias em nada afeta pela positiva a nossa bolsa .

Já sei que vão aparecer vozes discordantes a dizer que os shorts ajudam os mercados a subir quando fecham posições , mas por muito que me queiram fazer passar essa ideia eu não a consigo aceitar, pois o sentimento que colocam em determinados mercados é de tal forma negativo que a força compradora é muito reduzida .

Basta analisarem e ver as valorizações do PSI 20 antes de aparecer os Shorts e vejam após essa ferramenta ser permitida nos mercados .

È a minha opinião e creio que não estarei muito longe da razão !

Abraços


Penso o mesmo com o vix, ver as valorizaçoes antes e depois da criação do vix (2000).
E posteriormente a criação de derivados associados ao vix.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 22/9/2020 0:38

Os estudos feitos mostram que a proibição dos "shorts" não resulta em melhores resultados para os mercados, bem pelo contrário.

Negociava "shorts" ( e "longs") em contratos de futuros sobre o PSI na década de 90 e foi uma década de sonho para a Bolsa portuguesa. Já lá vão quase 30 anos, mas só quando os resultados da nossa Bolsa são maus é que os "shorts" aparecem como culpados. É sempre assim.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por SFT » 21/9/2020 23:58

forza algarve Escreveu:Para mim é uma.pressao organizada dos mercados para acelerar outro pacote fiscal por parte de Trump e o congresso americano..ou Trump inventa alguma coisa para sustentar os mercados ou perde.

CONCORDO COM PROIBIR OS.SHORTS


Nunca hei.de perceber a fobia dos curtos. Não sei se é incapacidade, se incompetência.

O que não falta são mercados e acções sobrevalorizadas à custa da especulação e do excesso de dinheiro injetado da última década.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: PSI 20

por 5640533 » 21/9/2020 23:49

Se alguém que apelar à proibição dos shorts não faz sentido escrever aqui. Escrevam para cmvm@cmvm.pt, à at. da Dra. Gabriela Figueiredo. Pode ser com cópia para a Presidente da Bolsa Isabel Ucha.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por forza algarve » 21/9/2020 23:32

Para mim é uma.pressao organizada dos mercados para acelerar outro pacote fiscal por parte de Trump e o congresso americano..ou Trump inventa alguma coisa para sustentar os mercados ou perde.

CONCORDO COM PROIBIR OS.SHORTS
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: PSI 20

por vinas1976 » 21/9/2020 23:30

Boa noite,

A minha ideia mantem-se a mesma ,continuo a achar que a nossa bolsa devida a sua pequena dimensão e fraca liquidez é um alvo muito apetecível para os shorts e que sempre que algumas ações têm subidas de maior valor aparecem de imediato os shorts a mandar a ação para baixo impossibilitando maiores valorizações e em simultâneo a assustar os poucos investidores que apostaram na valorização do papel .

Na minha opinião a nossa bolsa só voltará a ter valorizações consistentes no dia em que a CMVM proibir os shorts a todas as ações que compõe o PSI 20 mas por um tempo muito longo ( 2 ou 3 anos minimo ) pois a proibição de shortar uma ação por um ou dois dias em nada afeta pela positiva a nossa bolsa .

Já sei que vão aparecer vozes discordantes a dizer que os shorts ajudam os mercados a subir quando fecham posições , mas por muito que me queiram fazer passar essa ideia eu não a consigo aceitar, pois o sentimento que colocam em determinados mercados é de tal forma negativo que a força compradora é muito reduzida .

Basta analisarem e ver as valorizações do PSI 20 antes de aparecer os Shorts e vejam após essa ferramenta ser permitida nos mercados .

È a minha opinião e creio que não estarei muito longe da razão !

Abraços
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: PSI 20

por RuiGerente » 21/9/2020 21:28

pelos vistos nos States não é tanto assim, o Nasdaq mais um bocadinho e até fechava positivo (-0.13%).
Por cá é que é o mesmo de sempre :wall: :wall: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por forza algarve » 21/9/2020 14:37

voltou o panico e agora sim que vamos rumo aos minimos do ano... :wall: :wall:
pois agora e' mesmo ficar a espera e torcer pelo Trump para que invente alguma coisa para sustentar as bolsas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: PSI 20

por Punitor » 21/9/2020 13:57

Com a instabilidade toda e as várias variáveis em jogo todas a convergir no mesmo sentido, a melhor coisa é ficar fora.
Os bancos deram agora mais sinais de fraqueza e ainda por cima estão descredibilizados...
O petróleo anda à deriva pelos oceanos...
Segunda vaga de Covid a cada dia mais confirmada, e sem confinamentos será desastrosa
Economias levarão um arrombo...
Incógnita e instabilidade nas eleições americanas...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 21/9/2020 12:28

Diácono, apesar de faltar ainda 4 horas para terminar a sessão, creio que o suporte está quebrado. Deixo o link para o tópico onde coloquei há pouco o gráfico actualizado do PSI:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=91895

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Diacono » 21/9/2020 9:00

Podemos considerar o suporte quebrado?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: PSI 20

por 5640533 » 20/9/2020 14:21

E então bolsa é palavra suja.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por Diacono » 20/9/2020 11:27

forza algarve Escreveu:Acho que a política é o poder económico português deveriam debatir como é possível ter matado a bolsa portuguesa porque uma bolsa em no mesmo nível de 25 anos atrás é um facto preocupante... É mais ainda neste lock down também do crédito que vai acontecer já que até os bancos não vão se aguentar muito bem com esta pandemia e A crise económica que está começando a surgir e a crise social que teremos em 2021 quando os subsídios começarem a acabar e o desemprego a disparar


O actual panorama governamental não tem interesse em debater esse assunto. Tem que fazer fretes à esquerda e para a esquerda, o capitalismo é um autêntico bicho papão...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: PSI 20

por forza algarve » 20/9/2020 9:16

Acho que a política é o poder económico português deveriam debatir como é possível ter matado a bolsa portuguesa porque uma bolsa em no mesmo nível de 25 anos atrás é um facto preocupante... É mais ainda neste lock down também do crédito que vai acontecer já que até os bancos não vão se aguentar muito bem com esta pandemia e A crise económica que está começando a surgir e a crise social que teremos em 2021 quando os subsídios começarem a acabar e o desemprego a disparar
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: PSI 20

por Àlvaro » 19/9/2020 23:19

Concordo que esse suporte seja relevante, mas não creio que as oscilações nos índices americanos não tenham tido correspondência cá por ser assim tão relevante. Um resvalanço do Spx para 3000 é provável que parta esse suporte de que falas, mas creio que a América cairá agora sempre mais que a Europa. A menos que o bielorrusso ou o outro "bielorrusso" inglês borrem a escrita.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 17/9/2020 11:58

O PSI continua sob um efeito quase magnético da zona de suporte dos 4300 pontos. Reparem que, por exemplo, o mercado norte-americano nas últimas 2 semanas teve sessões com variações bem fortes e o PSI mantém-se quase inalterado. Isto realça a importância do suporte mas também os riscos do que a sua quebra pode significar caso aconteça.

Deixo os gráficos actualizados, incluindo o de longo prazo, dos últimos 28 anos da Bolsa portuguesa.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Marco Martins » 16/9/2020 22:02

Ulisses Pereira Escreveu:Marco, algumas das coisas que disseste não são da responsabilidade da CMVM mas sim da entidade que gere a Bolsa de Lisboa. A promoção do mercado, atracção de novas empresas, entre outras coisas são da sua responsabilidade.

Abraço,
Ulisses


Sem dúvia Ulisses.
Mas de qualquer forma uma das responsabilidades da CMVM é a protecção dos investidores e dado que de certa forma a CMVM e a Euronext são duas entidades que estão relacionadas, deveriam neste caso (certamente existem outros casos, como o BES) criar um veículo de apoio aos pequenos investidores (embora isso certamente não seja em nada do agrado dos bancos).
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: PSI 20

por forza algarve » 16/9/2020 20:51

Também são absurdamente altos os impostos aos Dividendos e mais valias nos lucros da bolsa
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 16/9/2020 16:09

Marco, algumas das coisas que disseste não são da responsabilidade da CMVM mas sim da entidade que gere a Bolsa de Lisboa. A promoção do mercado, atracção de novas empresas, entre outras coisas são da sua responsabilidade.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Marco Martins » 16/9/2020 15:34

Ulisses Pereira Escreveu:Lopesholder, eu creio que o maior problema não é a mentalidade dos investidores portugueses. O interesse não é por aí além, mas já foi. Os portugueses já foram loucos por Bolsa. Não são por causa de um mercado descredibilizado e muito pouco diversificado em que nem sequer se conseguem arranjar 20 empresas para compor o PSI20.

É essencial que mais empresas vão para o mercado. E aí é muito importante que haja medidas que incentivem isso, de forma a dinamizar o mercado de capitais que é uma peça chave nas economias desenvolvidas. Mas, ao longo dos anos, sobretudo na última legislatura, o mercado de capitais tem sido demonizado, quase que parecendo pecado quem investe em Bolsa. Quando tivemos no poder partidos que, por sua vontade, acabam com o mercado de capitais, está tudo dito.

Abraço,
Ulisses


Tens 100% de razão!
Acho que a CMVM deveria fazer muito mais na promoção das empresas que estão cotadas e tentar garantir uma maior dinâmica com uma maior variação dos títulos no psi20.
A bolsa, é um investimento, mas ao mesmo tempo um jogo. É algo que nos faz sentir parte das empresas e das suas políticas, mas ao mesmo tempo é algo que nos promove o prazer o jogo (co mperdas ou ganhos).
Quando vários anos passam, onde o PSI20 tem menos de 20 cotadas, então algo não vai bem!
Temos muitas e boas empresas em Portugal... porque motivo nao estão cotadas cá e muitas preferem apenas estar cotadas fora?
A CMVM deve ser imparcial, e apenas gerir as cotadas, mas acho que tem de muito mais pró-activa.

Um exemplo simples: a CMVM no intuito de promover uma segurança e apoio aos investidores, deveria criar uma conta para absorver todos os títulos do Banif dos investidores que ficaram com alguns em carteira.
Para a CMVM seria um custo nulo! Mas para os investidores seriam uma mais valia e crença no sistema.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 16/9/2020 13:38

Lopesholder, eu creio que o maior problema não é a mentalidade dos investidores portugueses. O interesse não é por aí além, mas já foi. Os portugueses já foram loucos por Bolsa. Não são por causa de um mercado descredibilizado e muito pouco diversificado em que nem sequer se conseguem arranjar 20 empresas para compor o PSI20.

É essencial que mais empresas vão para o mercado. E aí é muito importante que haja medidas que incentivem isso, de forma a dinamizar o mercado de capitais que é uma peça chave nas economias desenvolvidas. Mas, ao longo dos anos, sobretudo na última legislatura, o mercado de capitais tem sido demonizado, quase que parecendo pecado quem investe em Bolsa. Quando tivemos no poder partidos que, por sua vontade, acabam com o mercado de capitais, está tudo dito.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por rsacramento » 16/9/2020 0:01

LopesHodler Escreveu:
Aqui vai uma pergunta inocente, caso houvesse no médio/longo prazo uma mudança de mentalidade nos portugueses em relação à bolsa de valores não iria afectar positivamente a nossa bolsa? Quem sabe até haver mais empresas a quererem ser listadas na bolsa. Da parte dos empresários ao verem mais investidores talvez agiam de outra forma.
Vejam o que está a acontecer na bolsa brasileira, a evolução do mercado com a evolução dos investidores e a listagem de novas empresas..

Obviamente que seria um processo bem longo e moroso..

penso que uma das pessoas mais indicadas para te responder (e que aliás já por diversas vezes abordou esse tema) é o Ulisses
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por LopesHodler » 15/9/2020 21:00

rsacramento Escreveu:
5640533 Escreveu:A pessoa pode não investir no PSI e sempre dar uma vista d ‘olhos. Ou não pide?

claro: não é por eu seguir este ou aquele índice que implica que negoceie os seus constituintes

mas a questão é que há muito boa gente que lamenta permanentemente o desempenho do PSI20 quando podia perfeitamente negociar noutras praças financeiras

finalmente quanto à tua última questão: je suis não pide :lol:


Aqui vai uma pergunta inocente, caso houvesse no médio/longo prazo uma mudança de mentalidade nos portugueses em relação à bolsa de valores não iria afectar positivamente a nossa bolsa? Quem sabe até haver mais empresas a quererem ser listadas na bolsa. Da parte dos empresários ao verem mais investidores talvez agiam de outra forma.
Vejam o que está a acontecer na bolsa brasileira, a evolução do mercado com a evolução dos investidores e a listagem de novas empresas..

Obviamente que seria um processo bem longo e moroso..
 
Mensagens: 29
Registado: 21/1/2020 23:00

Re: PSI 20

por rsacramento » 15/9/2020 18:01

thanks
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por TheKeyboardDuck » 15/9/2020 17:03

rsacramento Escreveu:
TheKeyboardDuck Escreveu:Muitos quant funds com grande poder computacional usam scanners nos DM

DM?


Developed Markets sendo o oposto EM = Emerging markets
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], bpcolaco, navaldoc, Nuno V, PXYC, Shift72, Xacal, xeidafome e 181 visitantes