Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Starlink - Internet espacial

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Starlink - Internet espacial

por djovarius » 16/9/2020 20:22

Oi,

Por alguma razão, Trump lançou rapidamente a US Space Force, algo que a França quer replicar também (quem paga a m.... do neo-imperialismo francês??? :shame: :oh: :shock: ).
Aquilo não é para atacar ou defender a Terra do ET go home :P

Aquilo é para defesa precisamente contra novas formas de terrorismo / guerra, como por exemplo, impedir um ataque de "alguém" que queira ou possa lançar um "objeto" com a finalidade de tirar os satélites de órbita e assim provocar o caos em GPS, comunicações, e etc. e tal !!!

A partir do momento em que os satélites são mais que muitos, há que os defender, inclusive é necessário tirar satélites em fim de vida (em fim de serviço) de órbita, direcionando-os para o espaço sideral.
Para não falar de novidades que estão em preparação, como o turismo espacial, a remessa de lixo nuclear para o espaço.

Não esqueçam: estamos nos anos vinte, agora é que o século XXI começa a sério :-k

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Starlink - Internet espacial

por BearManBull » 16/9/2020 17:42

danieljpires Escreveu:Pessoal, desculpem estar a meter-me no assunto, mas há uns dias atraz li que alguns satelites do starlink estavam a cair.
penso que este projecto do Elon Musk está a ter alguns problemas.


Para isso que estamos no fórum.

Deve ser um projecto difícil de realizar mas a amazon também que entrar no mercado com o projecto Kuiperpor isso deve ser algo que realmente é viável. Claro que no limite podemos ter os chineses a lançar mísseis para queimar satélites :mrgreen:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Starlink - Internet espacial

por danieljpires » 16/9/2020 14:17

Pessoal, desculpem estar a meter-me no assunto, mas há uns dias atraz li que alguns satelites do starlink estavam a cair.
penso que este projecto do Elon Musk está a ter alguns problemas.

Agora pensem: uma pessoa na china com um telemovel 5g ter acesso à rede starlink...significa que o google, youtube entre outros sites proibidos vao ser acessiveis á população...

Agora pensem no seguinte:

As companhias portuguesas cobram por dados (é actualmente o negocio das operadoras de telecomunicações), e se a starlink fizer gratuitamente o serviço de dados ou preços reduzidos, podemos dizer adeus ás empresas europeias de telecomunicações...

Cuidado que este projecto vai causar muito dano as empresas classicas de telecomunicações...
 
Mensagens: 668
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Starlink - Internet espacial

por BearManBull » 16/9/2020 13:46

LoneWolf Escreveu:bom dia djovarius, nao sabia disso.

BearManBull, sim, tens razao. Nao pensei nisso do receptor de satélite. Mas de qlqer forma basta um qlqer receptor de satellite mínimo para dar ligação À internet a velocidades moderadas a vários utilizadores. Feitos na china, ha do tamanho da palma da mao por 40 euros :)

LW


Provavelmente é limitador para telemóveis mas isso não impede de teres um receptor numa aldeia conectado a uma célula 5G. Mesmo em casa pode-se subscrever este sistema e conectado a um router.

zeNando já falamos disso noutro tópico e realmente a fibra ainda deve continuar a ser o mais rápido/eficiente que há durante muito tempo.

zulu404 já se lançaram centenas de satélites para o sistema! Isto está mesmo a acontecer e vai estar operacional para USA/Canada já em 2021!
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Starlink - Internet espacial

por zulu404 » 16/9/2020 12:24

A ideia era uma excelente ideia mas honestamente será mais uma Utopia que outra coisa.

Aquando do começo do covid em marco/abril muitas vozes também se levantaram para dizer que era uma grande oportunidade para mudar o Mundo a nível de várias coisas, ambiente, relações comerciais, modo de vida entre outros (outra Utopia)... Enquanto tivemos fechados em casa.. algo mudou.. mas depois de voltarmos a sair muitas coisas voltaram e voltarão a acontecer e até pioraram outras.

Infelizmente o Ser Humano e nós como Sociedade não estamos preparados para essas mudanças. O Ser Humano tem que viver com leis e com restrições pois se houver liberdade não há limites para nada e cada um faz o que quer. Dizer a alguém tens que abdicar disto mesmo explicando o porquê e mostrando o que pode acontecer vai sempre encontrar objecções e alguém que não pense e aceite viver da mesma forma (Liberdade é mesmo isso)

Honestamente as novas gerações que aí vêm também não auguram um futuro melhor.. isto sem qualquer Ofensa ou crítica destrutiva aos mesmos.. aliás a ser crítica terá que ser sempre construtiva pois é a minha maneira de estar na vida, até porque tenho crianças em casa e é o que procuro passar aos mesmos.

Mas não deixa de ser bom sonhar, imaginar, e lutar ao máximo naquilo que acreditamos.

Sem dúvida que os próximos anos e todas estas situações que estamos a viver e todos os avanços tecnológicos vão ser um grande desafio para a Humanidade!


LoneWolf Escreveu:Quase totalmente de acordo, BearManBull. 8-)
Obrigado por abrires o tópico. Acho q um dia também esta irá para a bolsa. \:D/

Sobre o space trash, sim, vai ser o grande problema. Aliás, já é!

Na verdade, o objectivo é mesmo ser uma tecnologia complementar.

Pra já o objectivo é apenas distribuir internet do modo igual pelo planeta, incluindo aos telemóvies de passageiros de barcos no meio do oceano pacifico. Agora, as velocidades nunca vao ser melhores do que o que já temos em casa. Ainda a semana passada li sobre isso. Por exemplo, aqui: https://www.inverse.com/innovation/spac ... peed-tests

Quem ganhará mais são as zonas rurais e menos povoadas. Cidades gigantes como Paris, Londres, NYC, etc, terão tanta cobertura de satélite como, sei lá, freixo-de-espada-a-cinta.

Mas agora imaginem quantos clientes a starlink nao vai ganhar em zonas remotas e onde a censura reina como russia e china, países Africanos, zonas montanhosas. Os governos nao terao controlo sobre o acesso a nao ser q desliguem a electricidade às pessoas.

Sobre privacidade, bem, é sempre um hot topic. Pessoalmente nao tenho grande coisa contra. Já somos espiados todos os dias. Até o google sabe o que escrevemos aqui no forum e o facebook sabe por onde andamos.


Penso que isto é o ponto mais importante da Starlink: Tesla.

Porquê? Bem, com o advento da condução automática, abrem-se as portas para a mudança de paradigma sobre car-ownership.
Quantas horas está o teu carro parado na garagem ou na rua enquanto estás em casa, no café, no restaurante, ou no trabalho?
Divide o custo do carro pelas horas de utilizaçao. Quantos € por hora dá? Ter um carro, para o cidadão comum, é caríssimo! Manuntençao, juros, depreciação, impostos.

Imaginem agora todos os carros Tesla, a conduzirem sozinhos por essas estradas fora. e sempre ligados a satelites StarLink:

1) todos os carros recebem updates de software constantes
2) a Tesla sabe sempre onde os seus carros estão, e em q condição.
3) um carro da tesla pode transportar 5 pessoas em vez de 4 (taxi, uber)
4) um carro pode ser partilhado por várias pessoas durante o dia - reduzindo o custo por pessoa/por hora com partilha de consumos, impostos, seguros, etc.
5) com a app basta chamar o carro mais proximo para te vir buscar e levar-te a casa (ou ao estádio, ou À praia )
6) a rede Starlink pode ser usada por outras marcas como bmw, mercedes, etc pagando custos - a tesla será sempre a mais barata. Imaginem também aplicado a autocarros.
7) os carros estarão uns 60 ou 70% do tempo a serem utilizados, em vez de 10%.
8) o número de carros na estrada e estacionados diminui a pique (mais espaço para peoes e bicicletas e jardins. Menor necessidade de construir garagens, menos transito devido à inteligente forma dos carros automaticos conduzirem)
9) transporte de mercadorias sem condutores - logo sem paragens para descansar.
10) o serviço tesla, devido À inteligencia artificial, saberá prever os picos de trafego e gerir a frota disponível nas zonas mais complicadas.

Aposto q não faltarão mais ideias.

LW
 
Mensagens: 78
Registado: 19/3/2010 11:51
Localização: 16

Re: Starlink - Internet espacial

por zeNando » 16/9/2020 12:22

BearManBull Escreveu:
LoneWolf Escreveu:Agora, as velocidades nunca vao ser melhores do que o que já temos em casa. Ainda a semana passada li sobre isso. Por exemplo, aqui: https://www.inverse.com/innovation/spac ... peed-tests


Interessante, parece que a fibra vai continuar a ser o rei da velocidade.

A sinergia Tesla/Starlink também tem potencial gigante aqui ainda mais interessante porque nos carros podes por um receptor de satélite coisa que num telemóvel é mais complicado.


Na tecnologia não podemos assumir que as coisas fiquem na mesma, mas dificilmente consegues algo tão bom e barato para distância/velocidade como a fibra.

Eu sei que neste momento parece que tudo pode ser Wireless mas a rapidez de deployment e desenvolvimento/implementação dos sistemas de fibra ainda ultrapassa a componente wireless. Lembrem-se que os altos débitos são dados por altas frequências, que a grandes distâncias (e em grandes distâncias podemos já estar a falar de 300m) não apresentam rendimentos sustentáveis.

DE qualquer das formas, estas iniciativas são de louvar :wink:
 
Mensagens: 105
Registado: 21/4/2020 9:51

Re: Starlink - Internet espacial

por LoneWolf » 16/9/2020 12:09

ups, enganei-me. o q vi sao apenas receptores. Nao fazem upload de informaçao. Logo o meu comentário é invalido.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Starlink - Internet espacial

por LoneWolf » 16/9/2020 11:55

bom dia djovarius, nao sabia disso.

BearManBull, sim, tens razao. Nao pensei nisso do receptor de satélite. Mas de qlqer forma basta um qlqer receptor de satellite mínimo para dar ligação À internet a velocidades moderadas a vários utilizadores. Feitos na china, ha do tamanho da palma da mao por 40 euros :)

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Starlink - Internet espacial

por NirSup » 16/9/2020 11:52

Mais um prego no caixão das operadoras tradicionais

NirSup Escreveu:Não é necessário ser profundo conhecedor da matéria para saber que com uma simples subscrição do serviço de Internet podes ter em casa serviços de voz e de TV com uma qualidade mais do que razoável. Com uma box android 4K e uma banda larga apropriada podes ter em casa uma imagem de TV excelente sem pagares a uma operadora por um serviço de TV.
Portanto, basta subscreveres um serviço de Internet com largura de banda apropriada para teres de borla, em casa, serviço de voz e de TV.
Foi a demanda por serviços de banda larga a preços reduzidos que impulsionou a STARLINK de Ellon Musk, cujo propósito é cobrir a face da Terra com uma constelação de satélites que permita o acesso à Internet a preços módicos por qualquer habitante da Terra.
Isto não é futurologia. Parte dos satélites da Constelação STARLINK já estão em órbita e operacionais (em 22/11/2019)
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Starlink - Internet espacial

por djovarius » 16/9/2020 11:48

Bom dia lobo solitário e touro-urso,

Isto são coisas que já eram para estar feitas logo a partir do ano 2000, mas os "lobbies" das operadoras não o permitiram, tal como as antigas ligações a usar a própria rede elétrica, como se falava nos anos noventa.
Isso é o sonho da Net universal e não será bloqueada, nem que cortem a eletricidade, pois toda a gente pode ter um gerador e/ou pequeno painel solar para alimentar os equipamentos.

Que venha o "starlink", de preferência com concorrência. No nosso caso, no mínimo, vai fazer baixar os preços das operadoras clássicas...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Starlink - Internet espacial

por BearManBull » 16/9/2020 11:29

LoneWolf Escreveu:Agora, as velocidades nunca vao ser melhores do que o que já temos em casa. Ainda a semana passada li sobre isso. Por exemplo, aqui: https://www.inverse.com/innovation/spac ... peed-tests


Interessante, parece que a fibra vai continuar a ser o rei da velocidade.

A sinergia Tesla/Starlink também tem potencial gigante aqui ainda mais interessante porque nos carros podes por um receptor de satélite coisa que num telemóvel é mais complicado.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Starlink - Internet espacial

por LoneWolf » 16/9/2020 11:03

Quase totalmente de acordo, BearManBull. 8-)
Obrigado por abrires o tópico. Acho q um dia também esta irá para a bolsa. \:D/

Sobre o space trash, sim, vai ser o grande problema. Aliás, já é!

Na verdade, o objectivo é mesmo ser uma tecnologia complementar.

Pra já o objectivo é apenas distribuir internet do modo igual pelo planeta, incluindo aos telemóvies de passageiros de barcos no meio do oceano pacifico. Agora, as velocidades nunca vao ser melhores do que o que já temos em casa. Ainda a semana passada li sobre isso. Por exemplo, aqui: https://www.inverse.com/innovation/spac ... peed-tests

Quem ganhará mais são as zonas rurais e menos povoadas. Cidades gigantes como Paris, Londres, NYC, etc, terão tanta cobertura de satélite como, sei lá, freixo-de-espada-a-cinta.

Mas agora imaginem quantos clientes a starlink nao vai ganhar em zonas remotas e onde a censura reina como russia e china, países Africanos, zonas montanhosas. Os governos nao terao controlo sobre o acesso a nao ser q desliguem a electricidade às pessoas.

Sobre privacidade, bem, é sempre um hot topic. Pessoalmente nao tenho grande coisa contra. Já somos espiados todos os dias. Até o google sabe o que escrevemos aqui no forum e o facebook sabe por onde andamos.


Penso que isto é o ponto mais importante da Starlink: Tesla.

Porquê? Bem, com o advento da condução automática, abrem-se as portas para a mudança de paradigma sobre car-ownership.
Quantas horas está o teu carro parado na garagem ou na rua enquanto estás em casa, no café, no restaurante, ou no trabalho?
Divide o custo do carro pelas horas de utilizaçao. Quantos € por hora dá? Ter um carro, para o cidadão comum, é caríssimo! Manuntençao, juros, depreciação, impostos.

Imaginem agora todos os carros Tesla, a conduzirem sozinhos por essas estradas fora. e sempre ligados a satelites StarLink:

1) todos os carros recebem updates de software constantes
2) a Tesla sabe sempre onde os seus carros estão, e em q condição.
3) um carro da tesla pode transportar 5 pessoas em vez de 4 (taxi, uber)
4) um carro pode ser partilhado por várias pessoas durante o dia - reduzindo o custo por pessoa/por hora com partilha de consumos, impostos, seguros, etc.
5) com a app basta chamar o carro mais proximo para te vir buscar e levar-te a casa (ou ao estádio, ou À praia )
6) a rede Starlink pode ser usada por outras marcas como bmw, mercedes, etc pagando custos - a tesla será sempre a mais barata. Imaginem também aplicado a autocarros.
7) os carros estarão uns 60 ou 70% do tempo a serem utilizados, em vez de 10%.
8) o número de carros na estrada e estacionados diminui a pique (mais espaço para peoes e bicicletas e jardins. Menor necessidade de construir garagens, menos transito devido à inteligente forma dos carros automaticos conduzirem)
9) transporte de mercadorias sem condutores - logo sem paragens para descansar.
10) o serviço tesla, devido À inteligencia artificial, saberá prever os picos de trafego e gerir a frota disponível nas zonas mais complicadas.

Aposto q não faltarão mais ideias.

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Starlink - Internet espacial

por BearManBull » 16/9/2020 10:12

Andam a cantar o 5g quando o projecto starlink está anos luz à frente.

Mas será o fim da fibra e do 5g? Não porque será uma tecnologia complementar, o que deve acontecer é que células de 5g remotas vão estar ligadas ao sistema starlink em vez de usar fibra, será uma tech que vai permitir o acesso complemente global à internet de uma forma mais acessível, com menos custos de instalação. Da minha perspectiva é bastante mais revolucionário, porque vai facilitar o acesso à web de populações que de outra forma estariam privadas de este serviço. Um bom exemplo de como o capitalismo pode servir as comunidades e ajuda a colmatar a desigualdade de formas que nenhuma politica jamais alcançaria.

Nota para os provedores tradicionais de internet vão ter aqui um forte concorrente que lhes vai roubar muita quota de mercado na próxima década.

O projecto Starlink pertence à SpaceX de Ellon Musk.

A Amazon pretende tambèm lançar uma rede similar.

Nota final para os aspectos negativos:
Adeus definitivo à privacidade electrónica.
Space trash!
Editado pela última vez por BearManBull em 16/9/2020 11:34, num total de 2 vezes.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Ferreiratrade, hugob0ss, KAWA, lfstorres, Lisboa_Casino, MPAM, PAULOJOAO, rtinto e 139 visitantes