Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Preparação para um Bear Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Preparação para um Bear Market

por QOVER » 21/8/2020 16:35

Pata-Hari Escreveu:Só para que fique claro para quem não conhece o tema, o meu tema é sempre a venda. A compra, "toda" a gente vende. Recomprar é que é sempre o diabo-a-sete.

E porquê? Ninguem confia em ninguem?
 
Mensagens: 67
Registado: 28/9/2018 15:23

Re: Preparação para um Bear Market

por Pata-Hari » 21/8/2020 16:32

Só para que fique claro para quem não conhece o tema, o meu tema é sempre a venda. A compra, "toda" a gente vende. Recomprar é que é sempre o diabo-a-sete.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Preparação para um Bear Market

por bogos » 21/8/2020 15:59

Pata-Hari Escreveu:bogos, por curiosidade, que instituição/banco te recompra o ouro? essa é a parte tricky hoje em dia, pelo que essa informação é muito importante e interessante.

Quanto a ourives, confesso que não sei bem como se passam as coisas em termos de preços. Imagino que comprem mas ignoro em que condições e para que valores podemos contar com isso.


Cara Pata-Hari

Trabalhei bem com Millennium BCP.

O ourives a conversa de preço é outra. Tu levas no bolso o preço do dia em que queres comprar a mercadoria. Sabes como quota. O ourives também sabe... :lol: :lol: :lol: Mas aqui é negócio tipo "Marrocos ou Turquia".....
Eles querem vender, tu queres comprar.... Vais ter que discutir... :lol: :lol: :lol: :lol:

Claro que como afirmei que no mercado dos ourives é preciso conhecer as pessoas de confiança. Por isso, desaconselho esta via.

Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Preparação para um Bear Market

por Pata-Hari » 21/8/2020 15:52

bogos, por curiosidade, que instituição/banco te recompra o ouro? essa é a parte tricky hoje em dia, pelo que essa informação é muito importante e interessante.

Quanto a ourives, confesso que não sei bem como se passam as coisas em termos de preços. Imagino que comprem mas ignoro em que condições e para que valores podemos contar com isso.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Preparação para um Bear Market

por BearManBull » 21/8/2020 15:33

bogos Escreveu:Aliás, existe certa banca que é vendedora e compradora da mercadoria. E paga ao preço justo de mercado com a sua respectiva comissão de negócio, dentro de valores perfeitamente acessíveis.


O BCP tem ouro para venda.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8725
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Preparação para um Bear Market

por bogos » 21/8/2020 15:11

Pata-Hari Escreveu:Bogos, se reparares, o que escrevi foi:
Vivendo em portugal, nunca compraria outro fisico
e tu respondes que não tens ouro físico. Ou seja, quando dizes que
Pela minha experiência pessoal, nunca foi problema algum, quer na compra, quer na venda
, não estás a falar da mesma coisa porque não tens o ouro fisico de que eu falo.

Quanto a instrumentos financeiros, eu apenas compraria instrumentos com ouro físico por detrás, na sua montagem. A banca vende de tudo e de todos os tipos e é preciso ter-se cuidado e perceber o que se está a comprar para não se ter surpresas, na minha opinião.


Cara Pata-Hari

De facto, talvez me tenha expressado em modo "diagonal" :D

O que eu quis transmitir da minha experiência pessoal e contrapondo o teu ponto de vista/opinião é que:

Vivendo em Portugal, já tive ouro físico em barra de vários pesos.
Diria que 90% adquirido em banca, ouro certificado, tudo bem escrito, certificados e com garantia de retoma em caso de querer vender.

Também já adquiri, em barra a ourives, (com a exigência do receptivo certificado), que acabei por vender mais tarde ao banco, que o aceitou na perfeição (claro que eles vão averiguar da qualidade do material).
Mas para que não conhecer o produto, não aconselho de todo esta via.
Há muito artista engenhoso nesta matéria... :|

Actualmente, como afirmei, não sou possuidor de qualquer grama de ouro físico. Saí cedo..... :cry: :cry: :cry:
Hoje estaria melhorzito na conta.....
Mas não há desilusões em mercado, há oportunidades. E umas geram melhores resultados que outras.

De longe em longe, muito esporadicamente mesmo, dou uns tiros em XAU/USD.
Mera especulação, pois tá claro.

Peço desculpa se anteriormente escrevi, mais na diagonal.

Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Preparação para um Bear Market

por Pata-Hari » 21/8/2020 14:35

Bogos, se reparares, o que escrevi foi:
Vivendo em portugal, nunca compraria outro fisico
e tu respondes que não tens ouro físico. Ou seja, quando dizes que
Pela minha experiência pessoal, nunca foi problema algum, quer na compra, quer na venda
, não estás a falar da mesma coisa porque não tens o ouro fisico de que eu falo.

Quanto a instrumentos financeiros, eu apenas compraria instrumentos com ouro físico por detrás, na sua montagem. A banca vende de tudo e de todos os tipos e é preciso ter-se cuidado e perceber o que se está a comprar para não se ter surpresas, na minha opinião.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Preparação para um Bear Market

por bogos » 19/8/2020 22:41

Pata-Hari Escreveu:Vivendo em portugal, nunca compraria outro fisico. Não temos líquidez para conseguir transacionar ouro, pelo que não considero isso uma opção razoável. A venda é um pesadelo em Portugal.


Boa noite
Pata-Hari

Pela minha experiência pessoal, nunca foi problema algum, quer na compra, quer na venda

Aliás, existe certa banca que é vendedora e compradora da mercadoria. E paga ao preço justo de mercado com a sua respectiva comissão de negócio, dentro de valores perfeitamente acessíveis.

Um bom negócio de valor futuro.
Para quem o tem que o conserve...
Quem não tem, a 2000 pode já ser caro.
Mas a 4000 poderá estar ainda mais caro. :lol: :lol: :lol:

Este metal é somente para quem acredita realmente....

Nota: Não possuo qualquer posição física neste metal. De longe a longe amando uns tiros em XAU/USD....

Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Preparação para um Bear Market

por LopesHodler » 19/8/2020 21:49

Bolsa de valores passou pelo bear market (histórico em vários pontos btw) e já falam de outro? Isto virou roleta russa?
 
Mensagens: 29
Registado: 21/1/2020 23:00

Re: Preparação para um Bear Market

por Àlvaro » 17/8/2020 9:21

Se cai? Não sei. O que sei é que meti um curto no Spx precisamente porque acredito que os ursos irão tentar pintar um duplo topo no gráfico e portanto quan chegar 3386 lá vai disto.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Preparação para um Bear Market

por Pata-Hari » 17/8/2020 9:17

Vivendo em portugal, nunca compraria outro fisico. Não temos líquidez para conseguir transacionar ouro, pelo que não considero isso uma opção razoável. A venda é um pesadelo em Portugal.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Preparação para um Bear Market

por Desconfiadopt » 16/8/2020 22:28

Qual é a melhor forma de investir em ouro? Ações? Ouro fisico? Empresas de extração, tipo o que o Warren está a fazer?
 
Mensagens: 149
Registado: 19/8/2019 21:48

Re: Preparação para um Bear Market

por Jmramos » 16/8/2020 15:09

A melhor maneira de atravessar um bear market é nunca precisar do dinheiro e esperar pelo retorno.
Quem nunca investiu numa ação , pouco tempo depois a mesma ter caido e saiu da ação, passado um ou dois anos a mesma subiu para o dobro.
No inicio aconteceu varias vezes, hoje espero sentado, e espero a melhor altura da colheita, pois nem sempre é verão e nem sempre é inverno.
Alguem cá do forum tinha uma quinta, e por acaso tinha muitos conhecimentos da agricultura, é caso para dizer, vale sempre a pena ler, ler é o melhor remedio.
Beijinhos e abraços.
 
Mensagens: 50
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: Lisboa


Re: Preparação para um Bear Market

por djovarius » 14/8/2020 16:23

Viva amigos,

A única coisa que posso dizer é que cada vez é mais difícil antever um "bear market", como se viu agora com o c-19 - parecia que íamos ter um terrível "urso", afinal, deu-se a recuperação.
Se alguém está longo, se vê que a coisa está esticada, não tente adivinhar o futuro, deixe os lucros correr. Se acha que as coisas estão por um fio, aperte o "stop profit", mesmo sabendo que pode arriscar a ser "stopado" num movimento inusitado.

Se se confirmar um "bear market", tem sempre a opção de trocar ações por obrigações. Ainda é um refúgio válido, pois esses títulos têm mostrado um excelente comportamento em tempos de "urso" nas ações.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8754
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Preparação para um Bear Market

por trend=friend » 14/8/2020 12:45

Olá QOVER, exercício interessante! Inline os meus comentários.


QOVER Escreveu:Bom dia a todos os participantes deste forum.

Este é um tema que normalmente não gostamos de ver publicado mas que importa levar bastante a sério para que nos preparemos para o próximo mercado urso que inevitavelmente virá. Pode ser que demore umas semanas, meses ou até anos mas que virá com toda a certeza.

Assim, a minha questão é a seguinte. Qual a vossa estratégia para esta fase do jogo?
- Não há estratégia? Quando vier depois vê-se dia-a-dia?

Logo que se verifique a quebra de LTA relevantes, de preferência acompanhada de lower highs com consistência e com quebra de suportes (horizontais) + quebra de MA50 em semanais, é para estar já fora na minha opinião. Se as figuras técnicas ou velas que se evidenciaram no topo ajudarem (ex: HS com clareza, ilhas de inversão, hangings e afins), mais ainda.

- Vai-se vendendo as posições quando se considera que o mercado atingiu um ponto próximo do pico?
- Vendemos tudo?

Não sabemos qual o ponto próximo do pico, por isso temos de olhar para os sinais anteriores. Depende do nível de exposição (absoluto) e dos tipos de activos (em termos relativos). Cíclicas e discretionary caem normalmente primeiro, utilities depois...

- Quando vendemos? Colocamos um Stop Loss e quando cair caiu? Ou vendemos assim num dia bom qualquer?

Depende da facilidade com que se acompanham os mercado. Quem não for profissional mais vale usar trailing stops com alguma largueza.

- Vendemos apenas aquilo que estará tradicionalmente mais volátil a quedas provocadas por uma recessão?

Ver acima (cíclicas e discretionary)

- Vendemos ativos com beta >1?

Pois… (maior "ciclicidade", tendencialmente)

- Vendemos mesmo aqueles ativos que consideramos abaixo do preço que valem?

A melhor pergunta é a seguinte: "compraria isto hoje?". Pode comprar-se sempre mais baixo num bear market, se ele se confirmar… Veja-se Portugal na última década.

- Investimos em ativos de refúgio? Quais? Ouro?

Iene, Dólar. Ouro e prata (mais arriscada…), mas não necessariamente a estes preços… algumas soft commodities casuisticamente

- Ficamos com o capital em depósitos a prazo com retorno do investimento garantido?

Acho que mais vale à ordem devido à quase inexistência de juros… dá mais flexibilidade para entradas longas ou curtas oportunísticas.

- Shortamos ações sobrevalorizadas e com beta >1 e com mais potencial de desvalorização? É possível shortar ações em pleno bear market???

Para quem tenha um perfil mais agressivo e possa acompanhar de perto, sim. Empresas com dívida alta, net debt/ebitda >5. E tecnicamente que estejam em parabólicas, estilo Teslas e afins, mas o risco é muito maior nestes casos. E então se se usarem CFDs mais ainda, dado que a maior parte das pessoas perde (muitas vezes porque abusa na alavancagem).

Obrigado pelas v/s dicas e bons negócios.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Preparação para um Bear Market

por QOVER » 14/8/2020 11:05

Bom dia a todos os participantes deste forum.

Este é um tema que normalmente não gostamos de ver publicado mas que importa levar bastante a sério para que nos preparemos para o próximo mercado urso que inevitavelmente virá. Pode ser que demore umas semanas, meses ou até anos mas que virá com toda a certeza.

Assim, a minha questão é a seguinte. Qual a vossa estratégia para esta fase do jogo?
- Não há estratégia? Quando vier depois vê-se dia-a-dia?
- Vai-se vendendo as posições quando se considera que o mercado atingiu um ponto próximo do pico?
- Vendemos tudo?
- Quando vendemos? Colocamos um Stop Loss e quando cair caiu? Ou vendemos assim num dia bom qualquer?
- Vendemos apenas aquilo que estará tradicionalmente mais volátil a quedas provocadas por uma recessão?
- Vendemos ativos com beta >1?
- Vendemos mesmo aqueles ativos que consideramos abaixo do preço que valem?
- Investimos em ativos de refúgio? Quais? Ouro?
- Ficamos com o capital em depósitos a prazo com retorno do investimento garantido?
- Shortamos ações sobrevalorizadas e com beta >1 e com mais potencial de desvalorização? É possível shortar ações em pleno bear market???

Obrigado pelas v/s dicas e bons negócios.
 
Mensagens: 67
Registado: 28/9/2018 15:23


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], cmsbarros, fatura.pt, malakas, MPAM, Nuno V, PAULOJOAO, PIKAS e 102 visitantes