Martifer - Tópico Geral
Re: Martifer - Tópico Geral
Boas.
esta é daquelas que eu tenho já a algum tempo.
Antes estava com receio da mesma, mas com as noticias ultimas de ela entrar no hidrogénio, os
resultados a crescerem de trimestre para trimestre, com o aumento das encomendas, quer em navios
novos, quer em reparações dos mesmos.
Esta irei reforçar logo que passe a barreira dos 0.54€.
Apresenta resultados daqui a duas semanas e vão ser muito bons.
Depósito a prazo, e para ir reforçando.
abraços
esta é daquelas que eu tenho já a algum tempo.
Antes estava com receio da mesma, mas com as noticias ultimas de ela entrar no hidrogénio, os
resultados a crescerem de trimestre para trimestre, com o aumento das encomendas, quer em navios
novos, quer em reparações dos mesmos.
Esta irei reforçar logo que passe a barreira dos 0.54€.
Apresenta resultados daqui a duas semanas e vão ser muito bons.
Depósito a prazo, e para ir reforçando.
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
Excelentes posts com os quais concordo.
Vejo a Martifer a regressar consistentemente aos lucros. A construção naval é, na minha perspectiva, o grande negócio desta empresa, com margens de lucro bastante elevadas.
O hidrogénio será também um catalisador potente porque está na moda. Tudo o que é hidrogénio nas bolsas estrangeiras tem subido nos últimos meses 4 ou 5 vezes.
Estou dentro há algum tempo e também sem pressas. Apesar de não me importar de a ver escalar já amanhã
Abraço
Vejo a Martifer a regressar consistentemente aos lucros. A construção naval é, na minha perspectiva, o grande negócio desta empresa, com margens de lucro bastante elevadas.
O hidrogénio será também um catalisador potente porque está na moda. Tudo o que é hidrogénio nas bolsas estrangeiras tem subido nos últimos meses 4 ou 5 vezes.
Estou dentro há algum tempo e também sem pressas. Apesar de não me importar de a ver escalar já amanhã

Abraço
- Registado: 21/10/2010 13:08
É isso mesmo, a empresa tem melhorado imenso nos últimos anos, de forma discreta tem vindo a fazer o trabalho de casa e começa a dar a volta por cima.
Os resultados começam a aparecer, a dívida a diminuir bastante, novos negócios em grande destaque, indústria naval, etc etc.
Aqui o problema talvez seja estarmos em Portugal num mercado accionista com muito poucos players, creio que se cotasse nos EUA a cotação já estaria muito por cima.
Sobre a falta de liquidez, é uma verdade na maior parte dos dias, mas julgo que a maior parte das pessoas do fórum tb não terá assim posições tão grandes. Para uma ordem maior de compra ou venda, às vezes é dar uma ordem com mais "força" que os algos depois aparecem a gerar volume durante o resto do dia.
Resta aguardar que os ventos do mundo accionista em Portugal mudem, porque pelo menos a Martifer já mudou.
Só espero não acordar um dia com notícias de uma OPA dos accionistas principais como no caso das Sonaes! Não quero que me tirem á força o que julgo valer muito mais.
Os resultados começam a aparecer, a dívida a diminuir bastante, novos negócios em grande destaque, indústria naval, etc etc.
Aqui o problema talvez seja estarmos em Portugal num mercado accionista com muito poucos players, creio que se cotasse nos EUA a cotação já estaria muito por cima.
Sobre a falta de liquidez, é uma verdade na maior parte dos dias, mas julgo que a maior parte das pessoas do fórum tb não terá assim posições tão grandes. Para uma ordem maior de compra ou venda, às vezes é dar uma ordem com mais "força" que os algos depois aparecem a gerar volume durante o resto do dia.
Resta aguardar que os ventos do mundo accionista em Portugal mudem, porque pelo menos a Martifer já mudou.
Só espero não acordar um dia com notícias de uma OPA dos accionistas principais como no caso das Sonaes! Não quero que me tirem á força o que julgo valer muito mais.
- Registado: 2/5/2020 20:05
Re: Especulação Martifer
Muito boa tarde a todos, muita coisa tenho visto/lido sobre esta acção, e mais não posso fazer do que todos os outros fazem, ou seja, especular ... Posso dizer desde já, no entanto, que tenho um certo número de acções desta cotada, e que por isso, nunca serei totalmente isento na minha analise/avaliação
No entanto aqui vai disto ....
É ´sabido que esta já foi uma "grande" acção e que agora já não o é, no entanto podemos ver que nos últimos anos ela tem, de uma forma mais ou menos consistente, vindo a subir, ou seja que ninguém fique à espera que no espaço de meses, ela vá multiplicar mtas vezes de valor, apesar de até isso já ter acontecido, se não vejamos o seguinte gráfico:
Ou seja entre os finais de 2015 e os inícios de 2017 (mais ou menos) ela valia cerca de 18c agora está a valer mais ou menos 40c.
Volume:
É claro que o volume é sempre um factor a ter em conta, especialmente para quem está à espera de um retorno num curto espaço de tempo, para quando a quiserem vender não ter que estarem á espera que alguém a compre ou ter que vender ao desbarato por não haver ordens suficientes para satisfazer as quantidades que tenham. Esta é uma cotada que por muitos factores (não estar no PSI20, passado tumultuoso, etc, etc) tem um volume mto mto mto fraco que nos últimos tempos tem vindo humildemente a melhorar.
Dívida:
Muito também´ se tem falado da divida da Martifer, e se é verdade que a empresa ainda conta com um valor relativamente elevado de divida:
Também não é menos verdade que tem vindo paulatinamente a resolver esse problema:
Há ainda a questão de os 2 principais accionistas terem "coberto" 20 e tal milhões (de divida) da empresa , sinceramente não percebo mto bem o que isso quer dizer ... Os accionistas vão cobrir divida da empresa através de credito a mesma`?
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/irmaos-martins-e-mota-engil-cobrem-22-milhoes-de-prejuizos-acumulados-na-martifer
Por outro lado é evidente que estão confiantes nela já que "enterraram" lá 20 milhões, nesta fase de pandemia geral, o que os terá feito recuar dos 40 milhões iniciais ...
Perspectivas futuras:
Parece-me que é uma empresa que tem algum terreno fértil pela frente mesmo com o advento da pandemia:
https://radioaltominho.pt/noticias/dragagem-de-acesso-aos-estaleiros-permite-a-westsea-aumentar-em-60-faturacao-com-reparacao-naval-e-criar-120-novos-empregos-em-viana/
"Carlos Martins, o administrador da Martifer, estimou hoje um aumento de 60% da faturação com a reparação naval, e a criação de 120 novos postos de trabalho, quando estiver concluída, dentro de oito meses, a dragagem do canal de acesso aos estaleiros de Viana do Castelo."
Vamos ver se é verdade já nos próximos resultados relativos á primeira parte do ano (2020) que deverão ser lançados já no fim deste mes de Agosto.
Numa perspectiva mais a longo termo, temos eventuais investimentos como o hidrogénio verde, todos os milhões para relançarem a economica pós-covid com certeza que alguns irão parar a Martifer, eventuais navios de guerra, etc ...
E é por isso que estou dentro
sem pressas
partilhem das vossas ideias e posições é sempre bom

No entanto aqui vai disto ....
É ´sabido que esta já foi uma "grande" acção e que agora já não o é, no entanto podemos ver que nos últimos anos ela tem, de uma forma mais ou menos consistente, vindo a subir, ou seja que ninguém fique à espera que no espaço de meses, ela vá multiplicar mtas vezes de valor, apesar de até isso já ter acontecido, se não vejamos o seguinte gráfico:
Ou seja entre os finais de 2015 e os inícios de 2017 (mais ou menos) ela valia cerca de 18c agora está a valer mais ou menos 40c.
Volume:
É claro que o volume é sempre um factor a ter em conta, especialmente para quem está à espera de um retorno num curto espaço de tempo, para quando a quiserem vender não ter que estarem á espera que alguém a compre ou ter que vender ao desbarato por não haver ordens suficientes para satisfazer as quantidades que tenham. Esta é uma cotada que por muitos factores (não estar no PSI20, passado tumultuoso, etc, etc) tem um volume mto mto mto fraco que nos últimos tempos tem vindo humildemente a melhorar.
Dívida:
Muito também´ se tem falado da divida da Martifer, e se é verdade que a empresa ainda conta com um valor relativamente elevado de divida:
Também não é menos verdade que tem vindo paulatinamente a resolver esse problema:
Há ainda a questão de os 2 principais accionistas terem "coberto" 20 e tal milhões (de divida) da empresa , sinceramente não percebo mto bem o que isso quer dizer ... Os accionistas vão cobrir divida da empresa através de credito a mesma`?
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/irmaos-martins-e-mota-engil-cobrem-22-milhoes-de-prejuizos-acumulados-na-martifer
Por outro lado é evidente que estão confiantes nela já que "enterraram" lá 20 milhões, nesta fase de pandemia geral, o que os terá feito recuar dos 40 milhões iniciais ...
Perspectivas futuras:
Parece-me que é uma empresa que tem algum terreno fértil pela frente mesmo com o advento da pandemia:
https://radioaltominho.pt/noticias/dragagem-de-acesso-aos-estaleiros-permite-a-westsea-aumentar-em-60-faturacao-com-reparacao-naval-e-criar-120-novos-empregos-em-viana/
"Carlos Martins, o administrador da Martifer, estimou hoje um aumento de 60% da faturação com a reparação naval, e a criação de 120 novos postos de trabalho, quando estiver concluída, dentro de oito meses, a dragagem do canal de acesso aos estaleiros de Viana do Castelo."
Vamos ver se é verdade já nos próximos resultados relativos á primeira parte do ano (2020) que deverão ser lançados já no fim deste mes de Agosto.
Numa perspectiva mais a longo termo, temos eventuais investimentos como o hidrogénio verde, todos os milhões para relançarem a economica pós-covid com certeza que alguns irão parar a Martifer, eventuais navios de guerra, etc ...
E é por isso que estou dentro

partilhem das vossas ideias e posições é sempre bom
lobus3101 Escreveu:maturidade Escreveu:Boas.
por vezes dou por mim a pensar se a Mota Engil não poderá a vir a lançar uma OPA nesta menina.
só a Mota Engil têm 37.5% da Martifer.
está a preços de saldos, e têm demonstrado subida de resultados.
têm uma carteira de encomendas fabulosas.
Já estou como aqui dizem:
esta menina é um diamante em bruto por esculpir.
abraços
Mas será que os investidores não estão atentos!?
Ou será que a Martifer não será assim tão interessante... Os Volumes ultimamente são muito fracos !!!
Digo eu : Divida elevada, escassos capitais Próprios...
Onde uns vêm divida elevada, eu vejo elevada redução de dívida...
If I Knew What I Know
maturidade Escreveu:Boas.
por vezes dou por mim a pensar se a Mota Engil não poderá a vir a lançar uma OPA nesta menina.
abraços
Mas será que os investidores não estão atentos!?
Ou será que a Martifer não será assim tão interessante... Os Volumes ultimamente são muito fracos !!!
Digo eu : Divida elevada, escassos capitais Próprios...
- Registado: 11/7/2015 18:32
Boas.
abraços
abraços
Gráfico semanal da Martifer (apesar da semana ainda não ter acabado). Quebra clara da resistência, próxima resistência nos 0,55€.
Bom dia caros foristas,
A pergunta do Ulisses acerca dos fundamentais ficou sem resposta, e eu acabei por ir procurar e também não me é claro onde estão os bons fundamentais da empresa.
- A empresa tem uma capitalização bolsista de 45M€
- Vendeu em 2019 os parques fotovoltaicos em Espanha por 23.5M€
- Resultado liquido de 2019 foi também de 23,5 M€
Qual seria o resultado líquido sem a alienação dos parques?
Quais são os fundamentais de relevo? Será a carteira de encomendas 562M€ e redução de dívida? Qual era o valor da carteira de encomendas em 2019?
Cumprimentos
https://www.martifer.com/multimedia/mar ... 191219.pdf
https://martifer.com/multimedia/martife ... 2019PT.pdf
A pergunta do Ulisses acerca dos fundamentais ficou sem resposta, e eu acabei por ir procurar e também não me é claro onde estão os bons fundamentais da empresa.
- A empresa tem uma capitalização bolsista de 45M€
- Vendeu em 2019 os parques fotovoltaicos em Espanha por 23.5M€
- Resultado liquido de 2019 foi também de 23,5 M€
Qual seria o resultado líquido sem a alienação dos parques?
Quais são os fundamentais de relevo? Será a carteira de encomendas 562M€ e redução de dívida? Qual era o valor da carteira de encomendas em 2019?
Cumprimentos
https://www.martifer.com/multimedia/mar ... 191219.pdf
https://martifer.com/multimedia/martife ... 2019PT.pdf
- Registado: 8/3/2012 17:31
Parabens ao forum porque começaram a mostrar que era uma boa aposta a uns dias atras e hoje tiveram o premio de ve-las a subir 12%
- Registado: 25/2/2019 17:26
RuiGerente Escreveu:afinal parece que temos novidades:"Martifer junta-se à Galp e EDP no consórcio de 1,5 mil milhões para o hidrogénio"
Boas.
Pareçe que agora sim estão reunidas condições +para esta menina começar a subir com consistência.
Juntou-se a um grupo poderoso para a exploração de Hidrogénio.
Vamos ver se agora Lhe dão mais atenção.
para já com pouco mais de 1hora de negociação já leva mais de 200.000mil negociadas.
abraços
forza algarve Escreveu:Amanha poderia subir ate um 10% nas asas desta noticia fantástica..nao me admiraria..
Mas a martifer tem capital para isso??ou tem que ir a busca-lo ??
boas
Acho que quase todos os projectos, que a Martifer faz de momento, pede emprestado para construir.
O estado vai construir esta rede associada a produção, deposito de reserva e transporte o que vai implicar centenas de projectos, uns maiores que outros. A Martifer se conseguir angariar 10% significa €150M, mas estando em consorcio com as duas "gigantes" pode ser a "subcontratada" para implementar os projectos no terreno.
cumprimentos
Amanha poderia subir ate um 10% nas asas desta noticia fantástica..nao me admiraria..
- Registado: 25/2/2019 17:26
afinal parece que temos novidades:"Martifer junta-se à Galp e EDP no consórcio de 1,5 mil milhões para o hidrogénio"
~A desculpa da liquidez para não entrar numa cotada, é das piores coisas que eu leio por aqui, num fórum sobre bolsa. Quando a Martifer cotar a um euro, porque vai lá chegar tranquilizante (olhai para os fundamentais), vão continuar a dizer que a liquidez da cotada é baixa, perdendo mais de 50% de valorização.
Cristiano, não é das piores coisas para se dizer num fórum de Bolsa. Depende do dinheiro que investes. Se quiseres investir uma boa quantidade de dinheiro, a liquidez é bastante importante. Sobretudo para quando depois quiseres sair e não conseguires sem fazeres a cotação mover-se 10 ou 15% para baixo.
Já agora, fiquei curioso quando tu e o RenatoCarvalho falam de valores bem mais alto, falando dos fundamentais. Seria interesante perceber que contas vos levam a acreditar que vale quase o dobro (segundo o que escreves) ou 5 ou 6 vezes mais, segundo o que o RenatoCarvalho escreve. Porque é isso que sempre pedimos no Caldeirão - argumentos.
Abrao,
Ulisses
Kooc Escreveu:
São opiniões, mas o facto de se traçarem umas linhas, não tem nada a ver com o tempo de manutenção das posições.
Traçar umas linhas e negociar com base nelas, obviamente.
Manuel_13 Escreveu:Para se ganhar dinheiro a sério em bolsa é preciso ter paciência.
Olhar para os fundamentais e para as tendências de negócios do papel em questão e tomar posições em conformidade. E esperar.
Quem se entretém a traçar umas linhas e a inventar resistências e suportes ganha uns trocos, quando muito.
São opiniões, mas o facto de se traçarem umas linhas, não tem nada a ver com o tempo de manutenção das posições.
Para se ganhar dinheiro a sério em bolsa é preciso ter paciência.
Olhar para os fundamentais e para as tendências de negócios do papel em questão e tomar posições em conformidade. E esperar.
Quem se entretém a traçar umas linhas e a inventar resistências e suportes ganha uns trocos, quando muito.
Parece que está a quebrar a resistência. O volume parece mais pequeno, mas ainda são 11.00 da manhã. teremos a confirmação no final do dia, mas está tudo a encaminhar-se para dar umas alegrias aos nossos companheiros de forum

Boas.
estou de olho nela.
Só vou entrar quando passar os 0.55/0.56€.
Queria que ela tivesse mais volume.
Já tive muitas alegrias com esta menina quando cotava a 3/4€uros.
Mas também muitas tristezas.
saldo final:
Muito negativo.
enfim é a vida.
abraços
estou de olho nela.
Só vou entrar quando passar os 0.55/0.56€.
Queria que ela tivesse mais volume.
Já tive muitas alegrias com esta menina quando cotava a 3/4€uros.
Mas também muitas tristezas.
saldo final:
Muito negativo.
enfim é a vida.
abraços
cristianosantos85 Escreveu:A desculpa da liquidez para não entrar numa cotada, é das piores coisas que eu leio por aqui, num fórum sobre bolsa. Quando a Martifer cotar a um euro, porque vai lá chegar tranquilizante (olhai para os fundamentais), vão continuar a dizer que a liquidez da cotada é baixa, perdendo mais de 50% de valorização.
Antes fosse só 50% daqui ao 1€

If I Knew What I Know
A desculpa da liquidez para não entrar numa cotada, é das piores coisas que eu leio por aqui, num fórum sobre bolsa. Quando a Martifer cotar a um euro, porque vai lá chegar tranquilizante (olhai para os fundamentais), vão continuar a dizer que a liquidez da cotada é baixa, perdendo mais de 50% de valorização.
- Registado: 10/9/2015 16:45
Kooc Escreveu:Olhando para o gráfico, não hã nada que nos leve a entrar.
No Longo prazo, nem vale a pena falar, vem desde os 10 € sempre a cair.
No médio prazo, entre 2018 e 2019 esteve a variar atingindo um máximo de 0,55€, mas vinha a cair desde Abril de 2019. O COVID só ampliou as quedas.
No curto prazo, teve uma boa recuperação, desde o mínimo de Março (como todas as acções) e encontra-se agora a testar pela 3ª vez a resistência dos 0,43.
Se ela vai para os 3 ou 4 euros como aqui se diz, podemos esperar pela quebra dessa resistência para entrar.
Quando se olha só para o gráfico e não para os números e a sua tendência acaba-se a entrar lá mais em cima.
If I Knew What I Know
Olhando para o gráfico, não hã nada que nos leve a entrar.
No médio prazo, entre 2018 e 2019 esteve a variar atingindo um máximo de 0,55€, mas vinha a cair desde Abril de 2019. O COVID só ampliou as quedas.
No curto prazo, teve uma boa recuperação, desde o mínimo de Março (como todas as acções) e encontra-se agora a testar pela 3ª vez a resistência dos 0,43.
Se ela vai para os 3 ou 4 euros como aqui se diz, podemos esperar pela quebra dessa resistência para entrar.
NirSup Escreveu:A liquidez desta cotada é ridícula. Com esta liquidez não aconselho ninguém a entrar. Tanto pode correr bem como correr mal.
By Nirvana
Lá está, exatamente o que eu ando a dizer! Entrem só quando movimentar largas centenas de milhares de euros por dia, estiver a 2/3/4€ e no PSI20. Nessa altura vão comprar as minhas

If I Knew What I Know
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cali010201, Dragon56, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, Jonas74, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO e 106 visitantes