Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 5/8/2020 9:51

Fará sentido a Festa do Avante! ser permitida, podendo receber cerca de 100mil pessoas, apenas somente porque é considerado um evento político e cultural, e ao mesmo tempo não ser permitido o ajuntamento de pessoas nos estádios (mesmo que em número reduzido)?

Que impacto teremos, se os clubes e discotecas, criarem um movimento político e nesse evento convidarem jogadores de futebol para um espectáculo?

Entendo as perspectivas de quem organiza a Festa do Avante, mas não deveriam eles perceber a perspectiva daqueles que estão a definhar com as suas empresas?

A imagem que parece estar a ser transmitida, é somente de que os políticos estão acima de qualquer lei e que podem fazer o que querem, e isto não é nada bom!

Peço desculpa pelo tópico onde coloco este comentário, mas parece-me o mais indicado tendo em conta que é um problema directamente ligado ao Covid.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 5/8/2020 9:15

pepe7 Escreveu:
Qualnhick Escreveu:Como se pode ver no teu quadro em julho na suecia a mortalidade ja esta abaixo da media.
Em Portugal tambem nao.

Capturar2.JPG


Surreal, para não utilizar outro termo...mas na verdade a resposta é dentro do que já estamos habituados... foi buscar precisamente o único mês que realmente lhe interessava...que vai de encontro aos seus interesses...os "restantes" meses não interessam para nada....rigorosamente nada!


É o mês mais recente e o que há diferença entre Portugal e a Suecia, querias que eu falasse do que ?
Queres que eu fale de todos os meses ?
Eu falo entao....
Em Janeiro na Suecia foi o mes com menos mortalidade nos ultimos 5 anos em Portugal esteve dentro a media
Em Fevereiro quer na Suecia quer em Portugal a mortalidade esteve dentro da media
Em Março na Suecia a mortalidade esteve dentro da media, em Portugal foi o pior mes dos ultimos 5 anos
Em Abril quer na Suecia quer em Portugal foi o pior ano em termos de mortalidade dos ultimos 5 anos
Em Maio quer na Suecia quer em Portugal foi o pior ano em termos de mortalidade dos ultimos 5 anos
Em Junho quer na Suecia quer em Portugal foi o pior ano em termos de mortalidade dos ultimos 5 anos
Em Julho na Suecia é o melhor mes dos ultimos 5 anos e em Portugal foi o pior ano em termos de mortalidade dos ultimos 12 anos

Está bem assim ?
Em que é que difere das conclusoes anteriores ?
Editado pela última vez por Qualnhick em 5/8/2020 11:07, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 5/8/2020 8:57

pepe7 Escreveu:Conforme os dados colocados pelo caro mais_um, a mortalidade entre 2014 a 2019, em termos percentuais a Suécia tem anualmente uma variação inferior entre os 17 e os 25% relativamente a Portugal. Em 2019 é inferior a 25%...em número de óbitos é mais coisa menos coisa 23.027 óbitos.Acha esta variação residual para tentar querer comparar??? Só se for na mente dele....
E ainda quer comprar a média anual até a data deste ano e dos últimos anos???


Tu nunca falas do que eu coloco, consegues sempre ou deturpar o que eu coloco ou, pior ainda, nem sequer entenderes o que eu coloco.
Deve ser um problema de falta de compreensao da tua parte, so pode ...
Explica la onde é que eu comparo a media anual deste ano e dos ultimos anos de portugal e da suecia !!!
Nunca o fiz !!!!
Se continuares a deturpar o que eu coloco, ou nao justificares o que dizes passarei a ignorar os teus posts.
O que eu comparei foi o desvio face a media de Portugal com a media de Portugal e da suecia com a media da suecia.
Se nao entendes a diferenca nao posso fazer nada.

pepe7 Escreveu:Já tentou comparar por covid, dizendo que a mortalidade na Suécia estava "abaixo de outros anos", depois "dentro dos niveis normais...". Ficam novamente os links do que disse sobre a Suécia :


Disse e repito, a mortalidade na Suecia este ano esta em niveis absolutamente banais.
Até 27 de Julho vai com um desvio face à media dos ultimos 5 anos de 6.8 % a mais na mortalidade,valor que, a avaliar pelo mes de Julho, irá baixar nos proximos tempos.
A mortalidade na Suecia está ao nivel da mortalidade em Portugal que vai em Julho com um desvio % face à media dos ultimos anos de 6.6%.
Se consideras que a Suecia vai com uma mortalidade catastrofica tambem tens de ter o mesmo entendimento para Portugal, porque vai sensivelmente com o mesmo desvio.

pepe7 Escreveu:Resumindo, mais uma vez os dados vem demostrar, confirmar, desmontar a falsidade e deturpação de dados...isto de quem vem é extremamente "perigoso..."


Perigosa é a tua falta de entendimento sequer de qualquer princípio básico de estatistica.

O que é relevante no meio disto tudo é o seguinte:
A estrategia Sueca está a ter os mesmos resultados em termos de mortalidade que a estrategia Portuguesa, até ao momento.
A imunidade de grupo na suecia é superior à portuguesa pelo que a epoca de inverno na suecia sera menos problemática do que a Portuguesa.
Acrescem ainda 2 vantagens relevantes.
A economia Sueca nao sofreu tanto como a economia portuguesa, e isto é relevantissimo porque vai levar a um aumento de falencias, desemprego, pior qualidade de vida, atraso de desenvolvimento de portugal.
E na suecia as liberdades individuais foram respeitadas, ou muito mais respeitadas, do que em portugal.

Eu nao ando aqui para provar coisa nenhuma, tomara eu que portugal nao tivesse mortes covid e que a economia em portugal crescesse. infelizmente parece-me que mais uma vez tomamos as opcoes erradas.
Editado pela última vez por Qualnhick em 5/8/2020 10:01, num total de 3 vezes.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 5/8/2020 3:56

Dados apresentados: viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1573769#p1573422

yggy Escreveu: Na suecia este ano é o pior ano de sempre em mortes desde antes de 2015:

Imagem

Até agora as mortes de covid representam mais de 10% das mortes totais da Suecia.



Resposta aos mesmos :

Qualnhick Escreveu:Como se pode ver no teu quadro em julho na suecia a mortalidade ja esta abaixo da media.
Em Portugal tambem nao.

Capturar2.JPG


Surreal, para não utilizar outro termo...mas na verdade a resposta é dentro do que já estamos habituados... foi buscar precisamente o único mês que realmente lhe interessava...que vai de encontro aos seus interesses...os "restantes" meses não interessam para nada....rigorosamente nada!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 5/8/2020 3:24

Quanto à Suécia:

A Suécia por natureza já é uma Pais com hábitos de distanciamento social...por ai penso que se pode imaginar como seria a taxa de letalidade por covid...caso tivessem os nossos hábitos ou dos nossos Países vizinhos (Espanha, França e Itália)
E volto a repetir, onde anda a tal imunidade de grupo que tanto refendiam e foi aqui pregoada? Não tem...
Alias os Suecos já admitiram o erro na sua estratégia... :
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ros-596409

Estas Frase diz tudo :
“Se encontrássemos a mesma doença com o mesmo conhecimento que temos hoje, penso que a nossa resposta iria colocar-se numa ideia entre o que a Suécia fez e o aplicado pelo resto do mundo”, afirmou Tegnell a uma rádio sueca, citado pela ‘Bloomberg’.

Isto era "Se" e à posterior...
"Se" Portugal tivesse o conhecimento que tem agora em março e abril, se tivesse Equipamento de Proteção Individual, etc... nessa altura para todos, é que nem os profissionais de saúde tinham...teríamos tentado combater de outra forma...tal como estamos a fazer agora....já diz o ditado : " depois do baptizada não faltam padrinhos..."
Mesmo assim com muitas mediadas de restrição e proteção!
Se está Pandemia é uma "simples gripe"..."ponham a população a fazer a sua vida normalmente" como no pré-covid sem as medidas atuais...que iriam verificar onde iam parar os números de mortalidade por covid...

Já agora lanço o desafio, caso seja possível. Se algum consiga colocar aqui dados (análises) estimados da mortalidade provocada pela gripe sazonal na Suécia dos últimos anos, agradeço.
Seria algo extramente importante, pois iriámos perceber a verdadeira diferença de mortalidade da gripe sazonal relativamente à tal intitulada por alguns como "simples gripe". Infelizmente uma Pandemia.
Pois segundo informação que tive através de conversa ocasional, disseram-me que dados passados, os Países nórdicos por "natureza" tipicamente sofrem pouco com doenças respiratórias tipo gripe sazonal em comparação com os Países mais a Centro e Sul da Europa.Caso assim seja os números na Suécia em comparação com o Covid certamente vão sobressair e muito.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 5/8/2020 2:39

mais_um Escreveu:Parece-me que tens dificuldades em utilizar uma máquina de calcular, o excel ou então estás confuso em relação ao conceito de média, mas passo a explicar. Primeiro somas o valor dos óbitos entre 2014 e 2018 (5 anos), depois divides esse valor por 5, ficas com a media anual. A seguir, ao valor dos óbitos em 2019 subtrais o valor da média anual e pronto, como vês, não é difícil, certo?

Nem precisas de agradecer, é sempre um prazer ensinar quem precisa. \:D/

https://www.pordata.pt/DB/Europa/Ambien ... lta/Tabela


Como já tinha dito, não fazia qualque sentido comparar o total de mortalidades nos últimos 5 anos, anual ou atual desde ano, entre Portugal e Suecia, pois são Países com variáveis distintas no que se refere à mortalidade.
Mas sim, tópico em si, mortalidade por covid...comparar a mortalidade entre Portugal e a Suécia por covid ou a mortalidade até à data na Suécia relativamente ao anos anteriores, alias já aqui colocada e mais uma vez ignorada...

Vem para aqui com os seus gráficos de acordo com o que lhe convêm e nem isso condiz com a realidade...tal como outros gráficos em que o que escreve não reflete os mesmos.Para tentar induzir as pessoas em erro....já nao é a primeira, segunda, terceira..etc..inúmeras vezes chamado à atenção para tal...e continua...pronto agora vai voltar a "agarrar-se" ao PIB...

Sinceramente isto é muito grave...face a um problema tão sério de Saúde Pública - Pandemia, intitulada por "eles" uma "simples gripe"...

Conforme os dados colocados pelo caro mais_um, a mortalidade entre 2014 a 2019, em termos percentuais a Suécia tem anualmente uma variação inferior entre os 17 e os 25% relativamente a Portugal. Em 2019 é inferior a 25%...em número de óbitos é mais coisa menos coisa 23.027 óbitos.Acha esta variação residual para tentar querer comparar??? Só se for na mente dele....
E ainda quer comprar a média anual até a data deste ano e dos últimos anos???
Já tentou comparar por covid, dizendo que a mortalidade na Suécia estava "abaixo de outros anos", depois "dentro dos niveis normais...". Ficam novamente os links do que disse sobre a Suécia :

viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1554967#p1554967

Qualnhick Escreveu:A Suecia continua com mortalidade dentro dos niveis normais, desde o inicio do ano e, portanto, ao contrario do que o mais_um diz eu não estava errado.
Acresce que, quando se fala de escesso de mortalidade, se fala nas semana x, y e z.
Em 2020 tens excesso de mortalidade nas semanas 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 na Suecia (não tens mais dados para alem desta semana)
Em 2019 tens excesso de mortalidade na semana 35 na Suecia
Em 2018 tens excesso de mortalidade nas semanas 8, 9, 10,11, 12, 13, 14, 26, 29, 30 e 31 na Suecia
Em 2017 tens excesso de mortalidade nas semanas 1, 2, 3 e 8 na Suecia
Em 2016 tens excesso de mortalidade nas semanas 29, 30 e 35 na Suecia
Em 2015 etc etc etc

É normal em qualquer pais ter excesso de mortalidade nas semanas em que há vagas de infecções (gripes).

viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1549982#p1549982

Qualnhick Escreveu:Se a Suecia esta com menos mortalidade desde janeiro do que em anos anteriores so posso concluir que la estes numeros sao normais. O mesmo se passa em Portugal, ja agora.


viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1549898#p1549898

Qualnhick Escreveu:A Suecia não tem numeros de obitos absolutamente assustadores.


viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1549874#p1549874

Qualnhick Escreveu:A Suecia está com mortalidade, desde o inicio do ano, abaixo de outros anos.
isto é um claro indicador que nada de anormal se passa, em termos de mortalidade.
O que o euromomo diz é que durante algumas semanas essa mortalidade está acima do que seria expectavel, o que é verdade e não é nada de extraordinario. o mesmo se passaria se tivessem este mes um surto de gripe, eles ou outro pais qualquer da Europa.
Para andar acima agora, andou abaixo durante outras semanas, porque desde o inicio do ano a mortalidade está abaixo de outros anos.
Gostava de ver a mortalidade desde o inicio do ano da Dinamarca, Noruega e Finlandia.
Alguem sabe onde ver esses dados (em numeros, não em graficos z-score) ?

Estes são os numeros oficiais tirados deste site:
https://www.scb.se/en/finding-statistic ... tatistics/

Capturar21.JPG


Resumindo, mais uma vez os dados vem demostrar, confirmar, desmontar a falsidade e deturpação de dados...isto de quem vem é extremamente "perigoso..."

Já disse isto e volto a repetir :
pepe7 Escreveu:A "vossa" obsessão é doentia...é a palavra mais adequada para os definir!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 4/8/2020 23:01

Peço desculpa a todos os foristas que seguem este tópico pela chatice de alguns comentários mas parece-me importante ajudar as pessoas a melhorar a qualidade da sua participação, penso que é positivo para todos, apesar de ter duvidas de que algumas pessoas aprendam com os erros que cometem. Este ´e um exemplo em que tenho sérias duvidas mas pronto, as coisas são o que são.

Qualnhick Escreveu:A mortalidade em Portugal é dada pelo Sico-evm e na Suecia pelo ECB.
Os numeros Suecos batem certo com os da Pordata os numeros Portugueses não batem certo com os da Pordata.


Como qualquer um pode verificar a fonte do PORDATA para Portugal é o INE e o INE recebe os dados do SICO, acontece que os dados do Pordata referem apenas os óbitos em Portugal porque eu escolhi apenas os óbitos em Portugal, as eventuais diferenças que o Qualnhick refere devem-se a ele ter incluído também a morte de portugueses no estrangeiro. Algo que não fiz. As diferenças no total dos 5 anos em causa entre o SICO e o INE são mínimas, 8 óbitos entre 2014 e 2017 e 25 óbitos em 2018, suspeito que estas pequenas diferenças se devem ao facto de os dados do SICO serem passiveis de ser actualizados ao longo de 2 anos e não sei se essa actualização é passada para o INE.

Resumindo, os dados de Portugal do PORDATA estão bem.
Anexos
Screenshot_2020-08-04 Portal do INE.png
Screenshot_2020-08-04 SICO - eVM.png
Screenshot_2020-08-04 SICO - eVM (2).png
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 4/8/2020 20:57

mais_um Escreveu:Eu concordei que agravam os problemas de saúde e não com “que aumentaram em muito a mortalidade” como abusivamente escreveste.
Eu nunca concordaria com algo que não está demonstrado, assim mais uma vez deturpas o que outros foristas escrevem, já outros tem demonstrado essa tua tendência.


É que o aumento de problemas de saude não leva a um aumento da mortalidade, neste caso, alias, como se vê pelo aumento da ... mortalidade !
Já tu não deturpas nada, dizendo que eu concordava que o grafico de desvio de mortalidade era inutil quando eu disse exactamente o contrario.

20200804_213449.jpg
20200804_213449.jpg (145.77 KiB) Visualizado 7943 vezes


mais_um Escreveu:Parece-me que tens dificuldades em utilizar uma máquina de calcular, o excel ou então estás confuso em relação ao conceito de média, mas passo a explicar. Primeiro somas o valor dos óbitos entre 2014 e 2018 (5 anos), depois divides esse valor por 5, ficas com a media anual. A seguir, ao valor dos óbitos em 2019 subtrais o valor da média anual e pronto, como vês, não é difícil, certo?


Não preciso de explicações de matematica, muito obrigado.
Para fazeres as contas certas tens de ir buscar os numeros ao local certo.
A mortalidade em Portugal é dada pelo Sico-evm e na Suecia pelo ECB.
Os numeros Suecos batem certo com os da Pordata os numeros Portugueses não batem certo com os da Pordata.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 4/8/2020 20:37

Pata-Hari Escreveu:Epah, se há coisa que faz aflição é ver participantes de quem gostamos tanto a chatearem-se. Por favor, por favor, aceitem discordar sem se chatearem.


Olá Pata :D

Em relação a mim podes estar tranquila, não estou chateado com ninguém, neste caso tenho-me rido que nem um perdido, sem stress.. :mrgreen: :mrgreen:

Beijinhos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 4/8/2020 20:23

Do teu comentário destaco 2 pontos, que na minha opinião merecem que gaste mais algum tempo contigo já que demonstram mais uma vez o que eu e outros foristas tem dito sobre o que escreves aqui.

1º, Escreves isto:
Qualnhick Escreveu:E vejo que concordas que a Covid em Portugal trouxe uma serie de problemas laterais (medo, direccionamento para o problema Covid, etc) que aumentaram em muito a mortalidade.


No teu comentário anterior escreveste:

Qualnhick Escreveu:A obsessao covid leva a que os outros problemas de saude se agravem, seja por medo da populacao de recorrer ao sistema de saude seja porque o sistema de saude esta apenas direccionado para o covid.
Para alem disso o lockdown tem efeitos em termos de saude mental/outros problemas de saude e os problemas economicos tb têm efeito na qualidade de vida.



Eu concordei que agravam os problemas de saúde e não com “que aumentaram em muito a mortalidade” como abusivamente escreveste.
Eu nunca concordaria com algo que não está demonstrado, assim mais uma vez deturpas o que outros foristas escrevem, já outros tem demonstrado essa tua tendência.




Qualnhick Escreveu:Se esses dados fossem verdadeiros retirava exactamente a informacao que referes e que é muito relevante.
Que em 2019 em Portugal morreram mais 2440 pessoas que a media dos 5 anos anteriores e na Suecia menos 2238.
Como esses dados estão errados retiro que é mais uma inutilidade vinda de ti !


Parece-me que tens dificuldades em utilizar uma máquina de calcular, o excel ou então estás confuso em relação ao conceito de média, mas passo a explicar. Primeiro somas o valor dos óbitos entre 2014 e 2018 (5 anos), depois divides esse valor por 5, ficas com a media anual. A seguir, ao valor dos óbitos em 2019 subtrais o valor da média anual e pronto, como vês, não é difícil, certo?

Nem precisas de agradecer, é sempre um prazer ensinar quem precisa. \:D/

https://www.pordata.pt/DB/Europa/Ambien ... lta/Tabela
Anexos
Screenshot_2020-08-04 PORDATA - Ambiente de Consulta.png
https://www.pordata.pt/DB/Europa/Ambiente+de+Consulta/Tabela
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 4/8/2020 17:13

Epah, se há coisa que faz aflição é ver participantes de quem gostamos tanto a chatearem-se. Por favor, por favor, aceitem discordar sem se chatearem.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 4/8/2020 14:09

mais_um Escreveu:
Qualnhick Escreveu:Sobre o ponto 1 nao vou comentar, o grafico é o que é e os dados sao o que sao.

Afinal concordas comigo e confirmas o que referi, o teu gráfico é inútil.


Onde é que eu disse que concordava contigo ?
O gráfico é extremamente util para comparar o desvio face a media de Portugal e da Suecia e entre os dois.
Mostra que o desvio da mortalidade da suecia face a Portugal desde o inicio do ano é igual, ate menor.

mais_um Escreveu:
Qualnhick Escreveu:A obsessao covid leva a que os outros problemas de saude se agravem, seja por medo da populacao de recorrer ao sistema de saude seja porque o sistema de saude esta apenas direccionado para o covid.
Para alem disso o lockdown tem efeitos em termos de saude mental/outros problemas de saude e os problemas economicos tb têm efeito na qualidade de vida.

Como referi anteriormente quase tudo o que escreves ou colocas aqui é inútil, repito “quase”, por exemplo, duvido que alguém neste fórum não tenha a mesma opinião do que tu sobre o teu texto que deixei acima, eu também subscrevo.


Pelos vistos concordamos em duas coisas.
Tb tenho a mesma opinião sobre os teus posts, são maioritariamente inuteis.
E vejo que concordas que a Covid em Portugal trouxe uma serie de problemas laterais (medo, direccionamento para o problema Covid, etc) que aumentaram em muito a mortalidade.
E por isso é que é importante analisar a mortalidade como um todo, para aferir o excesso de mortalidade.
E olhando para esses numeros verificas que o desvio face á media é sensivelmente o mesmo que na Suecia com a agravante da crise economia ser muito mais profunda.
Falas dos outros paises nordicos. Eu nao conheco em profundidade a estrategia dos outros paises nordicos, nem tenho os dados da mortalidade para comparar. Mas parece-me que tb tiveram estrategias bem mais leves que a Portuguesa, com lockdowns mais curtos, sem uso de mascara, etc


mais_um Escreveu:
Qualnhick Escreveu:O que é que me interessa que nao morra ninguem de covid se a mortalidade por outras causas multiplicar por 2 ?

Ainda não existem condições que permitam fazer esse estudo, só posteriormente. Por isso o teu multiplicar por 2, como é hábito, é inútil.


Inutil é mais este teu comentário. Como é obvio o multiplo de 2 era um exemplo.
Queres que eu reformule para entenderes ?
Fica assim:
O que é que me interessa que nao morra ninguem de covid se a mortalidade por outras causas aumentar enormemente ?

mais_um Escreveu:Como referi, e como qualquer especialista pode confirmar, os números de óbitos, sejam, diários, semanais, mensais ou anuais não são informação, precisam de ser correlacionados com outras variáveis para serem uteis.


O numero de obitos não são informação ?
Leio cada disparate ... enfim
A analise ao numero de obitos, que por si só é informação, tem é de ser relacionada com outros dados (medias, percentis, outros anos, etc) para ser relevante.

mais_um Escreveu:Dou-te um exemplo:
Em 2019, morreram mais 2440 portugueses que a média dos 5 anos anteriores e morreram menos 2238 suecos que a média dos 5 anos anteriores, que informação retiras destes dados?


Se esses dados fossem verdadeiros retirava exactamente a informacao que referes e que é muito relevante.
Que em 2019 em Portugal morreram mais 2440 pessoas que a media dos 5 anos anteriores e na Suecia menos 2238.
Como esses dados estão errados retiro que é mais uma inutilidade vinda de ti !
Editado pela última vez por Qualnhick em 4/8/2020 17:59, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 4/8/2020 12:31

E relembro que numa discussão podemos sempre aceitar discordar. Eu, pessoalmente, gosto muito de ver esgrimir os argumentos porque aprendo sempre a ver as coisas noutra perspectiva e sem ser obrigada a mudar a minha opinião se assim o decidir.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 4/8/2020 11:58

Qualnhick Escreveu:Sobre o ponto 1 nao vou comentar, o grafico é o que é e os dados sao o que sao.

Afinal concordas comigo e confirmas o que referi, o teu gráfico é inútil. Dados são o são e acrescento, não são informação, em qualquer cadeira ou disciplina de introdução à informática ou TIC aprenderias uma definição semelhante:

“Dado é algo que não tem significado por si só e que não nos leva a nenhuma compreensão. Por outras palavras, é a representação (normalmente numérica) de uma ocorrência que, por não ter fundamento - o quê e para quê - para o receptor, não lhe permite perceber o que significa ou o que representa.”

https://www.portal-gestao.com/artigos/7 ... -e-informação-a-base-do-conhecimento.html
Qualnhick Escreveu:A obsessao covid leva a que os outros problemas de saude se agravem, seja por medo da populacao de recorrer ao sistema de saude seja porque o sistema de saude esta apenas direccionado para o covid.
Para alem disso o lockdown tem efeitos em termos de saude mental/outros problemas de saude e os problemas economicos tb têm efeito na qualidade de vida.

Como referi anteriormente quase tudo o que escreves ou colocas aqui é inútil, repito “quase”, por exemplo, duvido que alguém neste fórum não tenha a mesma opinião do que tu sobre o teu texto que deixei acima, eu também subscrevo.

Qualnhick Escreveu:Para medir na totalidade o problema covid tem de se olhar para a mortalidade como um todo.

Mais uma vez estás errado, sugiro duas opções para corrigir o teu erro:
1ª -Para medir o impacto no covid a nível da saúde tem de se olhar para a mortalidade no seu todo durante vários anos.
Por exemplo as consultas de rastreio oncológico que não se realizaram, quer por medo dos doentes, quer por falta de capacidade do SNS, só vão ter impacto na mortalidade vários anos à frente, isto porque neste tipo de doenças, o diagnostico no estágio inicial da doença é fundamental para aumentar a taxa de sobrevivência/cura do doente.
2ª - Para medir na totalidade o problema covid tem de se fazer uma analise multidisciplinar que inclua a área da saúde e da economia. (eventualmente haverá outras áreas que estão a escapar-me…)


Qualnhick Escreveu:O que é que me interessa que nao morra ninguem de covid se a mortalidade por outras causas multiplicar por 2 ?

Ainda não existem condições que permitam fazer esse estudo, só posteriormente. Por isso o teu multiplicar por 2, como é hábito, é inútil.
Qualnhick Escreveu:As ondas de calor tb acontecem em outros anos.

É verdade, mas não em todos. Como referi para já estão identificadas duas ondas de calor, como nas anteriores têm um impacto muito significativo no nº de óbitos, mais para a frente os especialistas chegarão à conclusão sobre o seu impacto na mortalidade de Julho.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/e ... a-covid-19
Qualnhick Escreveu:O acumulado de mortes é o valor mais importante e é, alias, sempre um valor acumulado que é analisado.
As mortes diarias sao um valor acumulado, acumilado ao longo do dia e acumulado a nivel nacional.
No final do ano é o valor que te dá o numero de mortes desse ano.
Os graficos de mortalidade anuais são exactamente os graficos de mortalidade acumulada ano a ano.

Como referi, e como qualquer especialista pode confirmar, os números de óbitos, sejam, diários, semanais, mensais ou anuais não são informação, precisam de ser correlacionados com outras variáveis para serem uteis.
Dou-te um exemplo:
Em 2019, morreram mais 2440 portugueses que a média dos 5 anos anteriores e morreram menos 2238 suecos que a média dos 5 anos anteriores, que informação retiras destes dados?

https://www.pordata.pt/Subtema/Europa/Óbitos+e+Esperança+de+Vida-96
Qualnhick Escreveu:Ou para ti só tem valor salvar pessoas de mortes covid ? As pessoas que morrem de outras causas não têm valor ?

Ao contrário de ti, eu não ando a tentar convencer as pessoas que uma estratégia é melhor que outra, especialmente quando o jogo ainda nem chegou ao intervalo.
Só vai ser possível tirar conclusões após a crise acabar e mesmo assim há consequências que vão perdurar no tempo. O que sabemos até agora é que a estratégia da Suécia comparando com os países com o mesmo tipo de contexto (países nórdicos) tem um impacto significativo no nº de óbitos, mas é o mesmo que dizer que ao intervalo um jogo está 3 a 0, só no fim se vai perceber se a estratégia seguida pela Suécia foi a melhor.

Qualnhick Escreveu:Continuas com uma postura de insulto relativamente ao que coloco. Agradeco que mudes de postura. Se queres crititar critica com argumentos, nao com insultos.


Não são insultos, e sabes bem que não são. Tenho criticado sempre com argumentos, quando afirmei que os teus comentários são maioritariamente inúteis expliquei porquê. Mas não sou o único a afirmá-lo e a justificar, o Marco (principalmente) e o Ulisses (e não só) também já te têm chamado à atenção para isso.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 4/8/2020 11:29

PC05 Escreveu:
Este julho foi o que teve mais mortes em 12 anos — mas a culpa não é da covid-19

2020 teve o julho com mais óbitos desde 2009. A pandemia causada pelo novo coronavírus, porém, só explica 1,5% das mortes registadas em Portugal no mês passado. Ao ‘Público’, a Direção-Geral da Saúde (DGS) aponta as ondas de calor como principais responsáveis — mas, para alguns especialistas, a falta de acesso aos cuidados de saúde também pode ser a causa.


https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/e ... a-covid-19


A culpa não é do Covid, é do medo Covid e a destruição do SNS direccionando-o totalmente para o Covid.
Basta ver o numero de consultas medicas nos cuidados de saude primarios, que caiu a pique com medo do Covid:
https://transparencia.sns.gov.pt/explor ... sort=tempo
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por PC05 » 4/8/2020 11:11

Este julho foi o que teve mais mortes em 12 anos — mas a culpa não é da covid-19

2020 teve o julho com mais óbitos desde 2009. A pandemia causada pelo novo coronavírus, porém, só explica 1,5% das mortes registadas em Portugal no mês passado. Ao ‘Público’, a Direção-Geral da Saúde (DGS) aponta as ondas de calor como principais responsáveis — mas, para alguns especialistas, a falta de acesso aos cuidados de saúde também pode ser a causa.


https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/e ... a-covid-19
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 3/8/2020 13:39

A DGS americana fez vários estudos e concluiu que as medidas de distanciamento e mascaras são equivalentes a lockdown.
Logo, lockdowns são inúteis salvo raras exceções e bastante nefastos se forem perlongados como foi o nosso.
Aos poucos a histeria coletiva vai passando e o pessoal começa a ver o que alguns já falavam aqui à muito tempo.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 3/8/2020 10:56

yggy Escreveu:Na suecia este ano é o pior ano de sempre em mortes desde antes de 2015:


Curiosamente em Portugal tambem é ! E com maior desvio face à media que na Suecia !

yggy Escreveu:Até agora as mortes de covid representam mais de 10% das mortes totais da Suecia.


Como se pode ver no teu quadro em julho na suecia a mortalidade ja esta abaixo da media.
Em Portugal tambem nao.

Capturar2.JPG
Capturar2.JPG (46.18 KiB) Visualizado 8351 vezes
Editado pela última vez por Qualnhick em 3/8/2020 17:31, num total de 3 vezes.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 3/8/2020 10:54

mais_um Escreveu:2º, o acumulado da mortalidade, sem qualquer contexto, é irrelevante para a analise do impacto do COVID. Por exemplo em Portugal este ano já houve 2 ondas de calor, que tem impacto sempre na casa das centenas de óbitos.


Sobre o ponto 1 nao vou comentar, o grafico é o que é e os dados sao o que sao.
Sobre este ponto, o impacto covid tem de ser visto de uma forma global.
A obsessao covid leva a que os outros problemas de saude se agravem, seja por medo da populacao de recorrer ao sistema de saude seja porque o sistema de saude esta apenas direccionado para o covid.
Para alem disso o lockdown tem efeitos em termos de saude mental/outros problemas de saude e os problemas economicos tb têm efeito na qualidade de vida.
Para medir na totalidade o problema covid tem de se olhar para a mortalidade como um todo.
O que é que me interessa que nao morra ninguem de covid se a mortalidade por outras causas multiplicar por 2 ?
As ondas de calor tb acontecem em outros anos.

O acumulado de mortes é o valor mais importante e é, alias, sempre um valor acumulado que é analisado.
As mortes diarias sao um valor acumulado, acumilado ao longo do dia e acumulado a nivel nacional.
No final do ano é o valor que te dá o numero de mortes desse ano.
Os graficos de mortalidade anuais são exactamente os graficos de mortalidade acumulada ano a ano.
Ou para ti só tem valor salvar pessoas de mortes covid ? As pessoas que morrem de outras causas não têm valor ?
Continuas com uma postura de insulto relativamente ao que coloco. Agradeco que mudes de postura. Se queres crititar critica com argumentos, nao com insultos.
Editado pela última vez por Qualnhick em 3/8/2020 18:58, num total de 3 vezes.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 3/8/2020 8:47

Qualnhick Escreveu:
pepe7 Escreveu:Por falar em "irrelevante"...o que parece para si "irrelevante" é a letalidade por covid entre Portugal e a Suécia..


O desvio de mortalidade total face à media é maior em Portugal do que na Suecia.
Ou seja, morreram mais pessoas do que era previsivel em Portugal do que na Suecia desde o inicio do ano.
Sem lockdown, sem encerrar escolas, sem mascaras, e veremos em termos economicos.
O sistema de saude Sueco nao colapsou, a populacao nao foi dizimada, todas as outras doencas continuaram a ser tratadas. ao contrario do que aconteceu em Portugal e a crise económica que tb provoca fome e morte nao aconteceu no primeiro trimeste, veremos no segundo.
A minha preocupacao desde o inicio sempre foi o "bem estar geral", ou seja, a populacao em geral sofrer o minimo impacto possivel, seja em termos de saude, seja economico que tb tem implicacoes em termos de saude.
A vossa preocupação desde o início foi unicamente o covid.
A comparacao Suecia-Portugal evidencia que de um ponto de vista global a população Sueca esta a sofrer bastante menos que a Portuguesa, sem privação de direitos individuais, o que tambem é relevante para mim. E com a devastação economica em Portugal o pior ainda está para vir, infelizmente.
Se tivermos um inverno dificil lamento informar-vos que o estado não tem dinheiro para um segundo lockdown, e enquanto a população Sueca tem um grau de imunidade alta a Portuguesa nao tem.


Na suecia este ano é o pior ano de sempre em mortes desde antes de 2015:

Imagem

Até agora as mortes de covid representam mais de 10% das mortes totais da Suecia.
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 3/8/2020 8:45

Qualnhick Escreveu:
mais_um Escreveu:Exacto, o acumulado é irrelevante...não permite verificar o efeito do COVID, o tema do tópico...


O acumulado é irrelevante ???
Enfim ... é cada uma ...
É o mesmo que dizer que o numero 1.700 mortes covid em portugal é irrelevante, o que é relevante sao as 3 mortes diarias ...
O que é relevante é exactamente o acumulado.
Tb é curioso que um grafico que nao tinha informacao nenhuma util afinal ... é publicado pela comunicacao social.


1º, duvido do gráfico que apresentaste, como é teu habito e costume, manipulas os dados para tentar passar a msg que tem convém.
2º, o acumulado da mortalidade, sem qualquer contexto, é irrelevante para a analise do impacto do COVID. Por exemplo em Portugal este ano já houve 2 ondas de calor, que tem impacto sempre na casa das centenas de óbitos.
3º, Desafio-te a apresentares um estudo (não um artigo na comunicação social...) que utilize o acumulado de óbitos (todas as causas) para avaliar o impacto do covid entre paises.
4º, o gráfico que referi foi publicado num artigo de opinião, não num trabalho de investigação E é o desvio diário em relação à média e não o acumulado que tu inventaste, que, repito mais uma vez é irrelevante, como é habitual em quase tudo que colocas aqui.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 3/8/2020 8:29

pepe7 Escreveu:Por falar em "irrelevante"...o que parece para si "irrelevante" é a letalidade por covid entre Portugal e a Suécia..


O desvio de mortalidade total face à media é maior em Portugal do que na Suecia.
Ou seja, morreram mais pessoas do que era previsivel em Portugal do que na Suecia desde o inicio do ano.
Sem lockdown, sem encerrar escolas, sem mascaras, e veremos em termos economicos.
O sistema de saude Sueco nao colapsou, a populacao nao foi dizimada, todas as outras doencas continuaram a ser tratadas. ao contrario do que aconteceu em Portugal e a crise económica que tb provoca fome e morte nao aconteceu no primeiro trimeste, veremos no segundo.
A minha preocupacao desde o inicio sempre foi o "bem estar geral", ou seja, a populacao em geral sofrer o minimo impacto possivel, seja em termos de saude, seja economico que tb tem implicacoes em termos de saude.
A vossa preocupação desde o início foi unicamente o covid.
A comparacao Suecia-Portugal evidencia que de um ponto de vista global a população Sueca esta a sofrer bastante menos que a Portuguesa, sem privação de direitos individuais, o que tambem é relevante para mim. E com a devastação economica em Portugal o pior ainda está para vir, infelizmente.
Se tivermos um inverno dificil lamento informar-vos que o estado não tem dinheiro para um segundo lockdown, e enquanto a população Sueca tem um grau de imunidade alta a Portuguesa nao tem.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 3/8/2020 2:45

Qualnhick Escreveu:
mais_um Escreveu:Exacto, o acumulado é irrelevante...não permite verificar o efeito do COVID, o tema do tópico...


O acumulado é irrelevante ???
Enfim ... é cada uma ...
É o mesmo que dizer que o numero 1.700 mortes covid em portugal é irrelevante, o que é relevante sao as 3 mortes diarias ...
O que é relevante é exactamente o acumulado.
Tb é curioso que um grafico que nao tinha informacao nenhuma util afinal ... é publicado pela comunicacao social.


Por falar em "irrelevante"...o que parece para si "irrelevante" é a letalidade por covid entre Portugal e a Suécia...mais do triplo de mortalidade...do qual disse muitas vezes que a mortalidade da Suécia primeiro estava "abaixo de outros anos", depois "dentro dos niveis normais...","nada se passava"...valores para todos os seus "gostos"... quando se verficou na realidade o inverso...triplo da mortalidade....agora vai buscar graficos com mortalidade do que lhe convem...e que não faz sentido!
Vá buscar gráficos ou números da mortalidade dos últimos anos na Suécia desde do inicio do ano até há data de hoje ...ou compare os meses de março, abril, maio,junho dos ultimos anos...e compare tb já agora por mil habitantes com os Países vizinhos (nórdicos).Isso sim!

Onde anda o sucesso da Suécia? Que tanto apregoava?
Tripo da mortalidade
E a tal imunidade de grupo? Nem vê-la...
Agora "agarra-se" à economia....o PIB do primeiro trimestre...pois é única coisa que para já se consegue "agarrar"...
Já disse que nem faz sentido comparar Portugal com a Suécia....pois são economias distintas e com variáveis totalmente diferente....

É "só" puxar a fita do "filme" a trás....

Ficam os links do que disse sobre a "simples gripe" na Suécia :

viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1554967#p1554967

Qualnhick Escreveu:A Suecia continua com mortalidade dentro dos niveis normais, desde o inicio do ano e, portanto, ao contrario do que o mais_um diz eu não estava errado.
Acresce que, quando se fala de escesso de mortalidade, se fala nas semana x, y e z.
Em 2020 tens excesso de mortalidade nas semanas 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 na Suecia (não tens mais dados para alem desta semana)
Em 2019 tens excesso de mortalidade na semana 35 na Suecia
Em 2018 tens excesso de mortalidade nas semanas 8, 9, 10,11, 12, 13, 14, 26, 29, 30 e 31 na Suecia
Em 2017 tens excesso de mortalidade nas semanas 1, 2, 3 e 8 na Suecia
Em 2016 tens excesso de mortalidade nas semanas 29, 30 e 35 na Suecia
Em 2015 etc etc etc

É normal em qualquer pais ter excesso de mortalidade nas semanas em que há vagas de infecções (gripes).

viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1549982#p1549982

Qualnhick Escreveu:Se a Suecia esta com menos mortalidade desde janeiro do que em anos anteriores so posso concluir que la estes numeros sao normais. O mesmo se passa em Portugal, ja agora.


viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1549898#p1549898

Qualnhick Escreveu:A Suecia não tem numeros de obitos absolutamente assustadores.


viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1549874#p1549874

Qualnhick Escreveu:A Suecia está com mortalidade, desde o inicio do ano, abaixo de outros anos.
isto é um claro indicador que nada de anormal se passa, em termos de mortalidade.
O que o euromomo diz é que durante algumas semanas essa mortalidade está acima do que seria expectavel, o que é verdade e não é nada de extraordinario. o mesmo se passaria se tivessem este mes um surto de gripe, eles ou outro pais qualquer da Europa.
Para andar acima agora, andou abaixo durante outras semanas, porque desde o inicio do ano a mortalidade está abaixo de outros anos.
Gostava de ver a mortalidade desde o inicio do ano da Dinamarca, Noruega e Finlandia.
Alguem sabe onde ver esses dados (em numeros, não em graficos z-score) ?

Estes são os numeros oficiais tirados deste site:
https://www.scb.se/en/finding-statistic ... tatistics/

Capturar21.JPG


Sempre ignorou a mortalidade, neste caso por covid, Itália...França, Espanha, Suécia, etc...e agora está preocupado com as outras mortes....tenho muitas dúvidas...dessas suas preocupações...devem ser apenas e só para querer tentar provar algo que vá de encontro às suas conveniências...

Eu preocupo-me com todas!
Mas se aparece uma Pandemia pelo caminho....com tanta incógnita e incertezas desde o início...o risco do colapso dos sistemas de Saúde... que aconteceu em diversos Países...e
sendo eles já "frágeis" por natureza...Como se pode tratar tudo ao mesmo tempo....???
Já ficou provado e mais que provado pelo que se observou em diversos Países..que sem medidas muito rígidas na altura...com um vírus de contágio enorme e galopante...provocava o colapso dos sistemas de saúde...em que nem que conseguia tratar todos os casos de covid e tal como não covid...alias em Portugal infelizmente por natureza já temos um atraso no tratamento de doentes por outros problemas de saúde...
com o colapso e sem fazer anda como resolvia os casos covid e não Covid???
Alias o seu amigo da semana 19...que considerava isto como uma "simples gripe sazonal"...em que tudo terminava ai...era tudo muito simples e fácil..."abrir tudo" e voltava tudo normalmente à vida do dia a dia de pré-covid....Treta...pensamentos desses...dessas pessoas em que se inclui tb...é um autêntico"suicídio" para todos nós...

Como justifica mais medidas e até novo confinamento em diversos locais???

Covid-19
Segunda vaga viral atira milhões para novo confinamento

Dezenas de países em todos os continentes impõem outra vez restrições no sentido de conter pandemia. Estão afetadas pelo menos 232 milhões de pessoas.


https://www.jn.pt/mundo/segunda-vaga-vi ... um=twitter

A "vossa" obsessão é doentia...é a palavra mais adequada para os definir!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por lunas6969 » 2/8/2020 20:34

PC05 Escreveu:
Covid-19
Segunda vaga viral atira milhões para novo confinamento

Dezenas de países em todos os continentes impõem outra vez restrições no sentido de conter pandemia. Estão afetadas pelo menos 232 milhões de pessoas.


https://www.jn.pt/mundo/segunda-vaga-vi ... um=twitter


Mas aqui o nosso André Dias mascarado de Qualnick é que têm razão.
Com as suas teorias de conspiração rebuscadas e a apregoar aos 4 ventos que este é um vírus banal.
Não explica ele como países dos mais desenvolvidos do mundo voltam a confinar parte das suas populações como a Austrália.
Afinal o confinamento continua a ser a melhor opção para evitar o colapso do sistema de saúde, o colapso social e econômico.
Aliás os países com a maior queda do PIB foram aqueles que menos controlaram a pandemia:
Itália, Espanha e França.
O mito de ter-se de optar pela crise sanitária ou crise econômica é aqui desmontado, quanto melhor se controlar a pandemia menos será o desastre econômico.

Sérgio
 
Mensagens: 35
Registado: 8/11/2011 23:24
Localização: 14

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por PC05 » 2/8/2020 18:25

Redução do número de testes leva Itália a contar 239 casos em 24 horas

Governo italiano admite que a queda no número de infetados pode estar ligada a uma diminuição do número de testes realizados nas últimas 24 horas - menos 17 mil do que no sábado.


https://www.dn.pt/mundo/reducao-do-nume ... 90322.html


A tendência atual parece ser reduzir nº testes para baixar nº infetados .... nitidamente operação cosmética!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, goncaladas, iniciado1, joao garcao, karaya75, latbal, malakas, Minsk, Musus, PAULOJOAO, PMP69, SalvaFP e 147 visitantes