Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por PC05 » 2/8/2020 15:59

Covid-19
Segunda vaga viral atira milhões para novo confinamento

Dezenas de países em todos os continentes impõem outra vez restrições no sentido de conter pandemia. Estão afetadas pelo menos 232 milhões de pessoas.


https://www.jn.pt/mundo/segunda-vaga-vi ... um=twitter
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 2/8/2020 15:18

mais_um Escreveu:Exacto, o acumulado é irrelevante...não permite verificar o efeito do COVID, o tema do tópico...


O acumulado é irrelevante ???
Enfim ... é cada uma ...
É o mesmo que dizer que o numero 1.700 mortes covid em portugal é irrelevante, o que é relevante sao as 3 mortes diarias ...
O que é relevante é exactamente o acumulado.
Tb é curioso que um grafico que nao tinha informacao nenhuma util afinal ... é publicado pela comunicacao social.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 2/8/2020 15:06

Qualnhick Escreveu:
mais_um Escreveu:
Com as mesmas fontes.....
Nota: Publicado no Observador


A diferença é que o meu é acumulado e esse é diario e o meu é ate 17 de julho e esse 17 de junho.



Exacto, o acumulado é irrelevante...não permite verificar o efeito do COVID, o tema do tópico...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 2/8/2020 14:17

mais_um Escreveu:
Com as mesmas fontes.....
Nota: Publicado no Observador


A diferença é que o meu é acumulado e esse é diario e o meu é ate 17 de julho e esse 17 de junho.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 2/8/2020 14:12

Qualnhick Escreveu:
mais_um Escreveu:H´a algo que tenho que reconhecer, a tua persistência em tentar enganar quem passa por aqui.
O gráfico que colocaste, mesmo que os números esteja correctos é inútil, não serve para nada, serve tanto como as mamas nos homens...
Se comparares o nº de obitos de Portugal com Marte, vais chegar à conclusão que os serviços de saúde em Marte são fantásticos... e eles foram muito eficazes contra o COVID e não tiveram queda no PIB. :lol: :lol: :lol:


Convinha que, no minimo, entendesses a informacao prestada ...
O grafico compara Portugal com a sua media e a suecia com a sua media. Que as conclusoes nao te agradem é um problema teu.


Com as mesmas fontes.....

Nota: Publicado no Observador
Anexos
mort_diaria-sw_9jun.jpg
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 2/8/2020 12:06

artista_ Escreveu:... o exemplo das escolas é sintomático, quer queiramos quer não haverá muitos problemas quando o ano letivo começar, queres apostar?


FB_IMG_1596366248721.jpg
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 2/8/2020 11:37

mais_um Escreveu:H´a algo que tenho que reconhecer, a tua persistência em tentar enganar quem passa por aqui.
O gráfico que colocaste, mesmo que os números esteja correctos é inútil, não serve para nada, serve tanto como as mamas nos homens...
Se comparares o nº de obitos de Portugal com Marte, vais chegar à conclusão que os serviços de saúde em Marte são fantásticos... e eles foram muito eficazes contra o COVID e não tiveram queda no PIB. :lol: :lol: :lol:


Convinha que, no minimo, entendesses a informacao prestada ...
O grafico compara Portugal com a sua media e a suecia com a sua media. Que as conclusoes nao te agradem é um problema teu.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 2/8/2020 11:32

mais_um Escreveu:Este comentário ´e mais um exemplo da inutilidade do que escreves, essa afirmação era referente aos óbitos em ambiente hospitalar, em que basta estar infectado pelo COVID e a causa de morte poder ser associada ao COVID para esse óbito ser considerado como COVID, não é referente ao estudo posterior estatístico. Não há 3300 certidões de óbito em que a causa de morte é a gripe...


Convinha que estudasses um pouco os assuntos antes de falares sobre eles.
O covid como foi considerado pela oms como pandemia passou a ser obrigatorio o registo na certidao de obito dessa doenca.
A gripe nao. Por isso é que nao existem essas 3.300 certidoes de obito por gripe e, tambem por isso, é que as mortes por gripe têm de ser feitas posteriormente por estimativa, ao contrario da covid (embora na covid os criterios variem de pais para pais, mas no caso Portugues como foi afirmado pela Dgs os mortos covid podem é estar registados por excesso, nao por defeito).
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 2/8/2020 11:28

Qualnhick Escreveu:
mais_um Escreveu:Continuas no registo habitual de tentares enganar quem lê o CdB, especificamente este tópico. Do meu ponto de vista a maior parte do que tu colocas aqui é inutil (deturpado, falso, etc...), como é o exemplo do gráfico que colocaste, feito por ti, umas linhas, com uns números no eixo dos Y, sem qualquer valor no eixo dos x (adivinhamos?!?!) e depois ainda tens o descaramento de colocares como referencia paginas genéricas, (é mesmo para evitar que alguém verifique que o que tu colocaste é inutil, não serve para nada).


Ao contrario de ti eu nao me limito a fazer copy past de gráficos.
Vou buscar os dados e apresento os graficos. Da mais trabalho, é verdade.
Quanto à qualidade dos teus posts tenho a mesma opiniao que tu, sao inuteis ...
O desvio da mortalidade acumulada ate 17 de junho em portugal face à media dos ultimos anos esta acima do desvio da mortalidade face à media dos ultimos anos na Suecia, é um facto e basta ir buscar os dados e trabalha-los.
Queres que apresente o grafico e a tabela de dados ?
Quando sairem novos dados semanais da suecia apresento de novo o grafico ja com o eixo x (o ultimo era de 1 de janeiro a 17 de julho, ja agora).

A mortalidade é afetada pelas variaveis que quiseres, mas estou a comparar portugal com a sua media e a suecia com a sua media.



H´a algo que tenho que reconhecer, a tua persistência em tentar enganar quem passa por aqui.
O gráfico que colocaste, mesmo que os números esteja correctos é inútil, não serve para nada, serve tanto como as mamas nos homens...
Se comparares o nº de obitos de Portugal com Marte, vais chegar à conclusão que os serviços de saúde em Marte são fantásticos... e eles foram muito eficazes contra o COVID e não tiveram queda no PIB. :lol: :lol: :lol:

Se o tipo de gráfico que colocaste tivesse algum interesse, era utilizado por organismos internacionais ou em estudos científicos, como não é, tiveste tu que ir inventar.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 2/8/2020 11:20

Qualnhick Escreveu:
mais_um Escreveu:
Mais um exemplo da inutilidade dos teus comentários, nos hospitais morreram de gripe +/- 50 pessoas, de covid morreram até agora +/-1700, o valor de 3300 é o valor médio do intervalo resultante do estudo estatístico após o fim da época da gripe. O mesmo será feito após o fim da pandemia e depois esse será o numero a comparar apesar das circunstancias não serem as mesmas.


Foi-nos dito pela dgs que o criterio de contabilizacao covid em portugal é o mais apertado possivel, ou seja, qualquer suspeito de ter covid é apresentado como morto covid (alias, por isso mesmo é que estranhamente deixou de haver mortes por gripe em portugal). Face a este criterio nao sei como é que podes contabilizar mais mortos covid do que os registados.
A propria dgs refere:
Se Portugal estiver a cometer erros na contagem de mortos por Covid será por excesso e não por defeito.

Aqui:
https://observador.pt/especiais/os-pais ... ais-casos/

Portanto os numeros sao perfeitamente comparáveis, naturalmente que falta aferir a evolução covid ate ao final do ano.


Este comentário ´e mais um exemplo da inutilidade do que escreves, essa afirmação era referente aos óbitos em ambiente hospitalar, em que basta estar infectado pelo COVID e a causa de morte poder ser associada ao COVID para esse óbito ser considerado como COVID, não é referente ao estudo posterior estatístico. Não há 3300 certidões de óbito em que a causa de morte é a gripe...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 2/8/2020 11:10

mais_um Escreveu:
Mais um exemplo da inutilidade dos teus comentários, nos hospitais morreram de gripe +/- 50 pessoas, de covid morreram até agora +/-1700, o valor de 3300 é o valor médio do intervalo resultante do estudo estatístico após o fim da época da gripe. O mesmo será feito após o fim da pandemia e depois esse será o numero a comparar apesar das circunstancias não serem as mesmas.


Foi-nos dito pela dgs que o criterio de contabilizacao covid em portugal é o mais apertado possivel, ou seja, qualquer suspeito de ter covid é apresentado como morto covid (alias, por isso mesmo é que estranhamente deixou de haver mortes por gripe em portugal). Face a este criterio nao sei como é que podes contabilizar mais mortos covid do que os registados.
A propria dgs refere:
Se Portugal estiver a cometer erros na contagem de mortos por Covid será por excesso e não por defeito.

Aqui:
https://observador.pt/especiais/os-pais ... ais-casos/

Portanto os numeros sao perfeitamente comparáveis, naturalmente que falta aferir a evolução covid ate ao final do ano.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 2/8/2020 11:03

Qualnhick Escreveu:
Se quiseres continuar a comparar com os numeros da gripe estas à vontade ...
3.300 pessoas morreram de gripe em Portugal em 2019 vs 1700 agora de covid.


Mais um exemplo da inutilidade dos teus comentários, nos hospitais morreram de gripe +/- 50 pessoas, de covid morreram até agora +/-1700, o valor de 3300 é o valor médio do intervalo resultante do estudo estatístico após o fim da época da gripe. O mesmo será feito após o fim da pandemia e depois esse será o numero a comparar apesar das circunstancias não serem as mesmas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 2/8/2020 11:00

mais_um Escreveu:Continuas no registo habitual de tentares enganar quem lê o CdB, especificamente este tópico. Do meu ponto de vista a maior parte do que tu colocas aqui é inutil (deturpado, falso, etc...), como é o exemplo do gráfico que colocaste, feito por ti, umas linhas, com uns números no eixo dos Y, sem qualquer valor no eixo dos x (adivinhamos?!?!) e depois ainda tens o descaramento de colocares como referencia paginas genéricas, (é mesmo para evitar que alguém verifique que o que tu colocaste é inutil, não serve para nada).


Ao contrario de ti eu nao me limito a fazer copy past de gráficos.
Vou buscar os dados e apresento os graficos. Da mais trabalho, é verdade.
Quanto à qualidade dos teus posts tenho a mesma opiniao que tu, sao inuteis ...
O desvio da mortalidade acumulada ate 17 de junho em portugal face à media dos ultimos anos esta acima do desvio da mortalidade face à media dos ultimos anos na Suecia, é um facto e basta ir buscar os dados e trabalha-los.
Queres que apresente o grafico e a tabela de dados ?
Quando sairem novos dados semanais da suecia apresento de novo o grafico ja com o eixo x (o ultimo era de 1 de janeiro a 17 de julho, ja agora).

A mortalidade é afetada pelas variaveis que quiseres, mas estou a comparar portugal com a sua media e a suecia com a sua media.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 2/8/2020 10:49

artista_ Escreveu:Tu vais sempre buscar o que dá jeito, ainda me lembro bem que numa das primeiras intervenções no tópico escreveste que para já os dados indicavam que a gripe sazonal matou 3300 pessoas em 2019 e comparaste com os dados oficiais da altura, acho que na casa das 300 ou 400 pessoas... agora, que os dados oficiais dizem que em Portugal morreram mil e tal pessoas e na Suécia perto de 6 mil, o que interessa é o gráfico do excesso de mortandade... é à escolha do freguês! (e estou a dar de barato que a tua afirmação será válida, na realidade não sei se é?)


Se quiseres continuar a comparar com os numeros da gripe estas à vontade ...
3.300 pessoas morreram de gripe em Portugal em 2019 vs 1700 agora de covid.
https://www.dn.pt/vida-e-futuro/mais-de ... 96230.html

Quanto à economia o teu argumento era que a crise nao era provocada pelas medidas de combate à pandemia mas sim pela pandemia em si e que sem medidas de combate a economia sofreria ainda mais.
Comparemos entao um pais que sofreu com a pandemia mas a combateu de forma "light" - Suecia com outro que mal sofreu e a combateu de forma agressiva - Portugal.
No primeiro trimeste foi o que foi, -3.8 % versus + 0.1 %, no segundo -14.1 % e saberemos os dados da Suecia esta semana.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 2/8/2020 10:46

Qualnhick Escreveu:
mais_um Escreveu:Não devia ser permitido colocar gráficos sem as respectivas fontes, qualquer um vai ao excel e inventa o que quiser e depois perde-se tempo a discutir algo que não existe, fica a sugestão.


As fontes sao os dados retirados de:

https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-a_total
https://www.scb.se/en/finding-statistic ... tatistics/



Qualnhick,

Continuas no registo habitual de tentares enganar quem lê o CdB, especificamente este tópico. Do meu ponto de vista a maior parte do que tu colocas aqui é inutil (deturpado, falso, etc...), como é o exemplo do gráfico que colocaste, feito por ti, umas linhas, com uns números no eixo dos Y, sem qualquer valor no eixo dos x (adivinhamos?!?!) e depois ainda tens o descaramento de colocares como referencia paginas genéricas, (é mesmo para evitar que alguém verifique que o que tu colocaste é inutil, não serve para nada).

Assim, deixo aqui 2 gráficos (de organismos oficiais e não feitos por mim), um que compara os países nórdicos e que dá para perceber claramente o excesso de mortalidade e o impacto das diferentes abordagens na gestão do COVID e outro que compara Portugal e a Suécia, este ultimo serve apenas demonstrar que o teu gráfico anterior ´e inutil (e como mera curiosidade estatística), já que as variáveis que afectam a mortalidade são claramente diferentes entre os 2 paises, como o clima, demografia, hábitos sociais, etc...

A Suécia deve ser comparada com os seus vizinhos (Dinamarca, Finlândia e Noruega) e Portugal com os seus (Espanha e Itália), pelos motivos já referidos acima.

fonte: https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps#
Anexos
charts-z-scores-by-country.png
charts-z-scores-by-country-1.png
Editado pela última vez por mais_um em 2/8/2020 10:50, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MCMAD1977 » 1/8/2020 23:52

Já desisti de ler André Dias de tão obcecado que anda em tentar demonstrar que a Covid não contribuiu para a subida da mortalidade, ignorando tudo o que foi feito para reduzir essa mesma mortalidade, basicamente olha para a mortalidade como se nada tivéssemos feito para a evitar.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 1/8/2020 23:28

Qualnhick Escreveu:Tenho feito desde o início o comparativo com a suecia, que nao fez lockdown nem uso de mascara. Tens o grafico comparativo do desvio de mortes em portugal e na suecia e sao, basicamente, semelhantes. Portanto sem confinamento, nem mascaras tens aproximadamente o mesmo efeito (ate um pouco menor) no numero de mortos em excesso relativamente à media dos ultimos anos.
Em termos economicos ja se viu o efeito no 1 trimeste, portugal caiu 3 e tal % a Suecia cresceu. No 2 trimeste Portugal caiu 14 e tal %, esta semana ja teremos dados da Suecia para comparar.
Acresce que em termos de imunidade de grupo a Suecia estará melhor que nos e em termos de defesa das liberdades individuais nem vou comentar ...


Tu vais sempre buscar o que dá jeito, ainda me lembro bem que numa das primeiras intervenções no tópico escreveste que para já os dados indicavam que a gripe sazonal matou 3300 pessoas em 2019 e comparaste com os dados oficiais da altura, acho que na casa das 300 ou 400 pessoas... agora, que os dados oficiais dizem que em Portugal morreram mil e tal pessoas e na Suécia perto de 6 mil, o que interessa é o gráfico do excesso de mortandade... é à escolha do freguês! (e estou a dar de barato que a tua afirmação será válida, na realidade não sei se é?)

Quanto aos dados económicos também já falámos nisso, acho que deves comparar a Suécia com os nórdicos e não connosco... desde início ignoras que a estratégia Sueca dificilmente teria os mesmos efeitos em países completamente diferentes.... ignoras, por exemplo, que o UK tentou a mesma estratégia, e hoje é, de longe, o país europeu com mais mortos! Tanto se falou de Itália e o UK já tem mais 11 mil mortos que os transalpinos...

Ou seja, tudo o que escreves baseia-se em suponhamos, cabe no campo da especulação, o debate até pode ser interessante, mas dificilmente conseguirás convencer alguém de que um caminho diferente teria tido muito melhores resultados... ignorando o óbvio, e pegando nos dados que te interessam, esquecendo os que não dão jeito, é ainda mais difícil teres alguma credibilidade! Sendo certo, sempre o disse, que haverá certamente muita coisa que no momento atual podemos achar que podia ter resultado melhor... como já escrevi várias vezes, depois do jogo é muito fácil... sem ter como testar o que dizemos mais fácil ainda...

Concluindo, analizando os dados disponíveis, continuou com a mesma opinião. Sabendo o que sabemos hoje, poderíamos ter sido menos agressivos no lockdown, mas correríamos riscos maiores de nos transformarmos também numa Itália/Espanha...assim, vejo o lockdown como uma garantia de controle da situação com o mínimo de riscos possíveis. A pandemia terá sempre graves implicações económicas, com lockdown ou sem ele. Atualmente já temos medidas restritivas muito mais leves e as economias continuam a ressentir-se.... o exemplo das escolas é sintomático, quer queiramos quer não haverá muitos problemas quando o ano letivo começar, queres apostar? Quer façam de uma forma ou de outra, haverá muito problemas, porque a pandemia é que tem esses problemas e não as decisões que se vierem a tomar, umas serão mais acertadas que outras, mas não queria estar na pele de quem decide... o que não invalida de que não discorde de algumas medidas, mas no geral estou convencido que era difícil fazer muito melhor...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 1/8/2020 18:05

artista_ Escreveu:Outra coisa que também evitas abordar, não sei se dirás alguma coisa quando sairem as estimativas finais, é que uma parte do excesso de mortalidade também foi covid, não representam apenas mortes a mais por outras causas. E esses gráficos representam o que aconteceu com confinamento, pressupões também aqui que outra abordagem teria resultados iguais ou melhores... ou seja, é tudo um suponhamos, vale o que vale, é o mesmo que vale o que os comentadores de futebol dizem durante e depois do jogo acabar, podem dizer o que quiserem, não passa de conversa...


Tenho feito desde o início o comparativo com a suecia, que nao fez lockdown nem uso de mascara. Tens o grafico comparativo do desvio de mortes em portugal e na suecia e sao, basicamente, semelhantes. Portanto sem confinamento, nem mascaras tens aproximadamente o mesmo efeito (ate um pouco menor) no numero de mortos em excesso relativamente à media dos ultimos anos.
Em termos economicos ja se viu o efeito no 1 trimeste, portugal caiu 3 e tal % a Suecia cresceu. No 2 trimeste Portugal caiu 14 e tal %, esta semana ja teremos dados da Suecia para comparar.
Acresce que em termos de imunidade de grupo a Suecia estará melhor que nos e em termos de defesa das liberdades individuais nem vou comentar ...
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 1/8/2020 17:50

Qualnhick Escreveu:DO RESUMO DE UMA LOUCURA / Foi para evitar a "mancha amarela" que páramos a Economia, e tivemos assim um retrocesso de 14,1% do PIB no segundo trimestre de 2020... acrescido da "mancha vermelha" (2,7 vezes maior do que a "mancha amarela"), porque também parámos os tratamentos e cuidados médicos em tudo o resto... Vamos bater palmas ao Governo e à DGS pelo bom trabalho? Ou basta comemorar com um "drink de fim-de-tarde"?

Nota: Estes e outros textos podem ser lidos no blog "Nos Cornos da Covid" em https://noscornosdacovid.blogspot.com/

FB_IMG_1596299528564.jpg


A única coisa que estranho é que, desde sempre, esqueças uma série de coisas, ou não estejas disposto a debatê-las... com «parámos a economia» queres dizer que ao fecharmos uma boa parte da economia a prejudicámos, mas ninguém nos garante que não fechando não a prejudicariamos mais, só sabemos o que aconteceu nesse contexto. A Espanha fechou mais tarde, teve um rombo ainda maior... não deveria ter fechado? Ou deveria ter fechado mais cedo?

A questão é que criticas um determinado cenário no pressuposto de aquilo que defendes ser uma solução melhor. Mas não há sequer evidências disso. Eu tenho andado um bocado afastado de tudo, não só do Caldeirão, e não ando tão por dentro destes e outros assuntos, por isso não sei como tem estado a tua grande referência, a Suécia, que nas últimas vezes que por aqui passei, já não citavas com a mesma carga exemplificativa da fase inicial da pandemia! E depois, mesmo que a Suécia, ou outra opção qualquer, se venha a verificar ter sido uma melhor opções, isso poderá ser concluído agora, depois de vermos o jogo é fácil concluir que esta ou aquela opção resultaria melhor... até porque essas opções nunca serão realmente experimentadas!

Outra coisa que também evitas abordar, não sei se dirás alguma coisa quando sairem as estimativas finais, é que uma parte do excesso de mortalidade também foi covid, não representam apenas mortes a mais por outras causas. E esses gráficos representam o que aconteceu com confinamento, pressupões também aqui que outra abordagem teria resultados iguais ou melhores... ou seja, é tudo um suponhamos, vale o que vale, é o mesmo que vale o que os comentadores de futebol dizem durante e depois do jogo acabar, podem dizer o que quiserem, não passa de conversa...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 1/8/2020 17:45

Qualnhick Escreveu:Foi para evitar a "mancha amarela" que páramos a Economia,(...)


Este texto é completamente absurdo e ridículo: a mancha amarela é os óbitos (identificados) que ocorreram, nao o que se evitou.



O que se evitou não está em lado nenhum (não ocorreu). Quanto muito pode ser estimado.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 1/8/2020 17:33

DO RESUMO DE UMA LOUCURA / Foi para evitar a "mancha amarela" que páramos a Economia, e tivemos assim um retrocesso de 14,1% do PIB no segundo trimestre de 2020... acrescido da "mancha vermelha" (2,7 vezes maior do que a "mancha amarela"), porque também parámos os tratamentos e cuidados médicos em tudo o resto... Vamos bater palmas ao Governo e à DGS pelo bom trabalho? Ou basta comemorar com um "drink de fim-de-tarde"?

Nota: Estes e outros textos podem ser lidos no blog "Nos Cornos da Covid" em https://noscornosdacovid.blogspot.com/

FB_IMG_1596299528564.jpg
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 31/7/2020 22:29

BearManBull Escreveu:ok mais_um nesta tenho de concordar contigo, só para veres que não sou obtuso como tu.

Realmente não faz sentido ver o PIB da Alemanha em USD, excepto se for para comparar com outros países e realmente nunca me tinha apercebido disso.

Deixo o gráfico de local currency.


(Peço desculpa pelo off topic.)

BearManBull,

É positivo assumires o teu lapso. Subiste uns pontos na minha consideração... :D
Inicialmente tinha escrito umas frases mais "acidas" mas lembrei-me que prometi aos moderadores que ia tentar conter-me .. no acido :lol: e estou contente por as ter apagado antes de publicar o post. :mrgreen:

Mas j´a agora aproveito para te dizer que o gráfico que colocaste não é mais do que uma curiosidade estatística, o valor nominal per si não serve de muito pois em principio não considera a inflação, assim o gráfico que representa melhor o desempenho da economia é o que coloquei do Bundesbank, já que tem em conta a inflação.

Os gráficos em dólares são irrelevantes, excepto para os EUA, já que o cambio do dólar versus a moeda do pais em questão afecta o gráfico, não representando o desempenho da economia do pais em questão, assim as taxas de variação do PIB real são o melhor indicador para aferir o desempenho de uma economia.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 31/7/2020 21:32

mais_um Escreveu:Não devia ser permitido colocar gráficos sem as respectivas fontes, qualquer um vai ao excel e inventa o que quiser e depois perde-se tempo a discutir algo que não existe, fica a sugestão.


As fontes sao os dados retirados de:

https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-a_total
https://www.scb.se/en/finding-statistic ... tatistics/
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 31/7/2020 20:51

Ulisses Pereira Escreveu:Qualnhick, gráficos a comparar a mortalidade total quando há muito mais factores em jogo que a Covid (basta ver que em anos anteriores a diferença de mortalidade entre Suécia e portugal era bem volátil) é pegar nos números que se quer. Em portugal, até agora, morreram 1729 pessoas por Covid, na Suécia 5739. Percebo que para ti a economia possa ser mais importante do que 4 mil vidas. Eu prefiro viver num país que tentou seguir a linha de paises como a Alemanha ou Áustria, do que num país que tentou seguir a linha de países como os Estados Unidos ou Brasil. Mas percebo que tu aches o contrário.


Ulisses,

Não devia ser permitido colocar gráficos sem as respectivas fontes, qualquer um vai ao excel e inventa o que quiser e depois perde-se tempo a discutir algo que não existe, fica a sugestão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 31/7/2020 17:07

Qualnhick Escreveu:
pepe7 Escreveu:É surreal, quando estamos num tópico a falar sobre o Covid 19, focado no impactado do mesmo, quer no números de contagio, mortalidade, economia, etc, mas neste momento a falar-se sobre a mortalidade por covid e vir para aqui colocar gráficos da mortalidade dos últimos anos...
A mim já não me surpreendente...alias passou a ser "normalíssimo...


Os graficos sao da mortalidade deste ano comparativamente aos ultimos anos.


Admito, interpretação errada da minha, logo retiro e lamento as observações no sentido do meu equivoco. Tal como apaguei o post seguinte a ironizar.
Mesmo assim, sendo deste ano, actualmente entendo que não faz sentido efetuar esse tipo de comparações, pelos motivos já mencionados no seguimento do seu post, mas comparar a mortalidade por covid e perceber o porquê do aumento significativo da mortalidade na Suécia...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Barão de Soestrova, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], farami, GamesOver, Garfield, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, malakas, MC Investidor, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, traderh e 135 visitantes