Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por Andre vez » 5/8/2020 20:42

zorro2009 Escreveu:
Luxor Escreveu:
zorro2009 Escreveu:Boa tarde a todos, quem foi ao A.C que quantida maxima é que pediu no rateio ? há algum valor base para uma pessoa se puder guiar ?

desde já obrigado




Depende da tua liquidez


Isso tenho a certeza que não alem de irmos ao A.C tambem podemos ir ao rateio das accoes que ninguem quiser...a questão é qual a percetagem que pode tocar a quem vai ao rateio e nao tem a ver com o minha liquidez, pois se eu quiser comprar 10 mil accoes em rateio não as vou ter....


Boas Zorro,

Acho que estas enganado, penso que não seja possível comprares mais acções do que as que tens direito. Essas acções que ninguém "quer" são subscritas por um conjunto de bancos que garantiram o sucesso da operação.
Abraço
André
 
Mensagens: 320
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por zorro2009 » 5/8/2020 19:38

Luxor Escreveu:
zorro2009 Escreveu:Boa tarde a todos, quem foi ao A.C que quantida maxima é que pediu no rateio ? há algum valor base para uma pessoa se puder guiar ?

desde já obrigado




Depende da tua liquidez


Isso tenho a certeza que não alem de irmos ao A.C tambem podemos ir ao rateio das accoes que ninguem quiser...a questão é qual a percetagem que pode tocar a quem vai ao rateio e nao tem a ver com o minha liquidez, pois se eu quiser comprar 10 mil accoes em rateio não as vou ter....
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 5/8/2020 17:06

zorro2009 Escreveu:Boa tarde a todos, quem foi ao A.C que quantida maxima é que pediu no rateio ? há algum valor base para uma pessoa se puder guiar ?

desde já obrigado




Depende da tua liquidez
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4367
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por Andre vez » 5/8/2020 17:03

zorro2009 Escreveu:Boa tarde a todos, quem foi ao A.C que quantida maxima é que pediu no rateio ? há algum valor base para uma pessoa se puder guiar ?

desde já obrigado


Boas zorro,

A que te referes? Quem vai ao aumento de capital, vai comprar exatamente as acções que tem direito, com numero arredondado por defeito, penso eu.
Abraço
André
 
Mensagens: 320
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por zorro2009 » 5/8/2020 15:52

Boa tarde a todos, quem foi ao A.C que quantida maxima é que pediu no rateio ? há algum valor base para uma pessoa se puder guiar ?

desde já obrigado
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 2/8/2020 16:28

Biscuitu, a resposta que te deram, é uma reposta que faz todo sentido se tiveres CFD. Se tiveres acções essa resposta não faz sentido, vai contra as leis, que te permitem decidir o que fazeres em relação ao aumento de capital.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Ramsousa » 2/8/2020 11:39

Biscuitu Escreveu:Ações mesmo.
Apesar de não ter decisão, pelo menos assim não perco dinheiro...


Tens a certeza?
Quando me iniciei neste mundo (à mais de 10 anos) , escolhi a XTB. Desloquei-me aos escritórios no Saldanha e foram muito prestáveis.
Conversamos e tirei as duvidas que tinha (tinha acções no meu banco e que queria transferi-las para a conta da XTB). Quando quis transferir as acções que tinha no meu banco para a XTB, disseram-me que não dava que não trabalhavam com acções.... Disseram-me para vender as acções e depositar o dinheiro na conta....
Obviamente nunca mais quis saber da XTB
Fica aqui o meu relato....
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: EDP - Tópico Geral

por Biscuitu » 1/8/2020 0:02

Ações mesmo.
Apesar de não ter decisão, pelo menos assim não perco dinheiro...
 
Mensagens: 4
Registado: 30/7/2020 18:01

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 31/7/2020 14:56

ah? Mas tu tinhas acções da EDP ou CFD`s?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Biscuitu » 31/7/2020 14:49

À 2ª vez esclareceram-me. Para quem está na XTB:

Imagem
 
Mensagens: 4
Registado: 30/7/2020 18:01

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 31/7/2020 11:27

Andaram estes anos todos a ponderar se haviam de entrar.

"Fundos passam ao lado da escalada da EDP.

Os fundos que investem em títulos da bolsa portuguesa têm vindo a subponderar a exposição à elétrica portuguesa, ao longo dos últimos anos. Uma estratégia que tem penalizado estes produtos de poupança, num ano em que a elétrica está a dar cartas"
. J. Negócios.

Sem comentários.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Pata-Hari » 31/7/2020 8:46

tonirai, faz o seguinte: envia uma mensagem pelo sistema de comunicação com o gestor dizendo que queres vender/exercer mas que não te está a dar essa possibilidade. Que não podes ir ao balcão porque estás fora mas que queres formalmente dizer que desejas fazer X, que aceitas preçário e que leste o prospecto da operação.

A CGD que depois se desembrulhe.

Quantos aos papeis para marido e para mullher: tem sempre que ser assim se houver titularidade nos dois. A ordem será sempre executada em duas tranches e não podes somar uma a outra porque são efectivamente dois lotes. O que não quer dizer que sendo a conta solidária não possa um dar a ordem sobre os títulos do outro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 31/7/2020 8:41

EDP: Grupo Santander passa a recomendar a compra

Elevou o preço-alvo de €3,37 para €4,65 por ação (uma valorização implícita de 8,29% face ao fecho de 30 de julho)

- Preço-alvo médio atribuído pelos analistas é de €4,54/ação (dados Bloomberg).
Editado pela última vez por nook em 31/7/2020 8:51, num total de 2 vezes.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 31/7/2020 7:26

Caro Ulisses Pereira,
O mal deste país é protestarmos muito nos cafés e reclamarmos pouco junto de quem de direito.
Mal ameacei o banco de apresentar uma QUEIXA FORMAL junto do Banco de Portugal, telefonaram a informar que me iriam mandar por email o Pedido de Subscrição para ser assinado e devolvido, igualmente, por email. Com fundamento ou sem fundamento, a simples ameaça já deu resultados, evitando que me deslocasse ao banco.
Apenas não consigo vender online os direitos. O que para mim não faz sentido. E por isso a tal queixa ao Banco de Portugal para serem alterados os procedimentos.
Nenhuma entidade, pública ou privada, gosta de ser questionada pelo Regulador acerca de Reclamações ou Queixas dos seus clientes ou utentes. Sei do que estou a falar.
Um abraço
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 31/7/2020 1:59

Bem me parecia que alguma lógica havia de haver numa reclamação sem fundamento.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 31/7/2020 1:50

5640533 Escreveu:NirSup, está a esquecer uma coisa muito importante. O pessoal do BP é muito ocupado. Se lhe responderem deve ser fora de prazo. Porque não escreve à CMVM? Eles também não são rápidos (trataram-me um problema 5 anos), mas 2 é sempre mais que um.


Porque eu gosto de chatear o pessoal do Banco de Portugal. Como fui preterido num concurso, long time ago, (o tempo que eu gastei a fazer aquelas provas todas!!!), agora, passo a vida a chateá-los. A vingança do chinês.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 31/7/2020 0:18

NirSup, está a esquecer uma coisa muito importante. O pessoal do BP é muito ocupado. Se lhe responderem deve ser fora de prazo. Porque não escreve à CMVM? Eles também não são rápidos (trataram-me um problema 5 anos), mas 2 é sempre mais que um.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 30/7/2020 22:27

tonirai Escreveu:
Quanto aos meus, pelo andar da carruagem bem que vou perdê-los - não tenho tempo para passar em balcões tratar de "miudezas" desse tipo.


Estou farto de alertar para esta situação mas ninguém me dá ouvidos.
Voz que clama no deserto.
Oxalá esteja errado, mas até parece que esta operação de aumento de capital da EDP foi desenhada para dificultar a vida aos legítimos detentores dos direitos de subscrição. Para os fazer desistir.
Apresentei uma QUEIXA no Banco de Portugal. Se eles me responderem, coloco aqui a resposta.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por tonirai » 30/7/2020 22:18

Pata-Hari Escreveu:Em que banco é isso? queres exercer ou queres vender? estarás no lugar certo da aplicaçao online?

Pata, não sei qual o Banco dele, mas no meu passa-se exatamente isso - CGD.
Tenho os direitos visíveis online, mas sem possibilidade de exercer ou vender os mesmos.
A própria mensagem interna sobre o assunto informa para se passar num balcão para tratar do assunto.

Aliás, o meu pai foi ao balcão para exercer os dele e os da minha mãe - teve de assinar um documento, e trazer outra cópia para casa para a minha mãe assinar (ambos têm acções e direitos).

Quanto aos meus, pelo andar da carruagem bem que vou perdê-los - não tenho tempo para passar em balcões tratar de "miudezas" desse tipo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/7/2020 19:06

Não faço ideia. Envia-lhes e-mail, liga-lhes, é para que te prestem esse serviço que pagas.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Biscuitu » 30/7/2020 18:05

Boas,

Alguém sabe como funciona na XTB? (que provavelmente não ´é a melhor corretora para posições longas...)
Tenho as ações desde Abril e não recebi quaisquer direitos de subscrição :/

Obrigado
 
Mensagens: 4
Registado: 30/7/2020 18:01

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/7/2020 16:51

Nirsup, citaste-me numa citação que não foi a minha resposta à tua. Volto a repetir o que te respondi:

Como há um sindicato bancário que garante o sucesso da operação, esse sindicato tem o direito de exercer os direitos que não forem exercidos: segundo o prospeto: BCP (20%); J.P. Morgan Securities (20%); Morgan Stanley & Co. International (20%); BNP Paribas (13,33%); BofA Securities Europe SA (13,33%); Goldman Sachs International (13,33%).


O teu problema com o teu Banco é um problema de funcionamento do teu Banco na tua relação contigo. Deves ter um gestor de conta, se não tiveres, liga para o Banco e coloca-lhes a questão que decerto resolverão o teu problema.

Quanto ao aumento de capital, isto não é vantagem nenhuma para aqueles Bancos. Em alguns aumentos de capital, quando a coisa correu mal, foi o facto de haver um sindicato bancário a garantir a operação que assegurou o sucesso da mesma.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Pata-Hari » 30/7/2020 16:48

Em que banco é isso? queres exercer ou queres vender? estarás no lugar certo da aplicaçao online?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 30/7/2020 16:45

Ulisses Pereira Escreveu:Então se fizeres as contas verás que comprares os direitos e comprares as acções a que esses direitos te dão direito (passe o pleonasmo) a 3,3 vai dar praticamente o mesmo do que comprares directamente as acções ao mercado.

Abraço,
Ulisses


Não é disso que eu falo. Acho que não entendeste a questão de fundo. Falo dos direitos sobrantes, relativamente aos quais os seus legítimos detentores/titulares nem vendem nem subscrevem novas ações.
Esses direitos sobrantes irão cair inevitavelmente nos bancos que tomaram firme o aumento de capital da EDP e, consequente, a subscrição dos direitos de subscrição. Não representa um benefício ou enriquecimento para os bancos, sabendo que os direitos estão a um valor superior a zero euros?
Não é por acaso, por mero acaso, que na minha carteira de ações constam lá os direitos de subscrição mas estou impossibilitado de os movimentar online.
Porque a aplicação não o permite. Só o posso fazer ao balcão do banco.
Por isso fiz a Reclamação ao Banco de Portugal.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Pata-Hari » 30/7/2020 16:41

NirSup Escreveu:
frneto22 Escreveu:
Pela minha experiência, em aumentos de capital anteriores, só foi possível subscrever no balcão. É necessário assinar documento.


É, no mínimo, abusivo para não dizer ilegal que um banco que tenha um serviço de compra e venda online de ações, esteja a fazer essa exigência.
É lamentável que os bancos usem os mesmos truques das operadoras de telemóveis para condicionar o comportamento dos seus clientes, ao dificultar-lhes a vida com exigências formais desnecessárias e sem sentido.
Eles sabem bem o quanto a lei da inércia, de nada fazer perante uma dificuldade, afeta o comportamento humano.
Se podes comprar e vender ações online sem qualquer formalidade especial por que razão não podes subscrever direitos da EDP?
E qual a necessidade de obter a tua assinatura? Será que também exigem a remessa da fotocópia, frente e verso, em PDF, do teu cartão de cidadão?
Contata o teu banco e faz-lhe saber que não faz sentido as suas exigências e que irás apresentar uma QUEIXA FORMAL no Portal da Queixa ou no Banco de Portugal e uma Reclamação no Livro Amarelo do banco.
Mudam logo a sua atitude. Acredita.
O máximo que te vão exigir é a remessa digital, online, do formulário de subscrição da EDP assinado.
Quem anda a tentar beneficiar abusivamente com tudo isto?
Não é nada, não é nada, mas se eu quisesse vender os meus direitos de subscrição de ações da EDP, ainda são umas largas centenas de euros.
By Nirvana


Nirsup, tu entendes que exercer os direitos é um investimento, correcto? sendo um investimento pelo qual tens que gastar dinheiro, entendes que as instituições precisem de validação em como tal é o teu desejo, correcto? e sabes que direitos são instrumentos complexos tal como definido pela lei e que para se poder dar ordem sobre tais instrumentos os bancos precisam de garantir que os seus clientes sabem o que estão a fazer para não serem acusados de ter permitido a um cliente transaccionar um instrumento que não entendeu e que,s e perder dinheiro, não o vem pedir ao banco. Percebes que não havendo sistemas online onde o cliente demonstre que quer fazer a operação assumindo os riscos da mesma, "mandar dizer de boca" não basta porque não obriga o cliente a assumir a responsabilidade pelo seu investimento. Se o cliente pretende vender os direitos, havendo sistema online deverá poder vender normalmente como uma acção e tal como descreves. Em que banco é que isso não sucede?

Este teu desabafo não me parece fazer muito sentido nem ter razão de ser.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Garfield, joao garcao, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, VALHALLA, yggy e 182 visitantes