Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por Pata-Hari » 30/7/2020 16:41

NirSup Escreveu:
frneto22 Escreveu:
Pela minha experiência, em aumentos de capital anteriores, só foi possível subscrever no balcão. É necessário assinar documento.


É, no mínimo, abusivo para não dizer ilegal que um banco que tenha um serviço de compra e venda online de ações, esteja a fazer essa exigência.
É lamentável que os bancos usem os mesmos truques das operadoras de telemóveis para condicionar o comportamento dos seus clientes, ao dificultar-lhes a vida com exigências formais desnecessárias e sem sentido.
Eles sabem bem o quanto a lei da inércia, de nada fazer perante uma dificuldade, afeta o comportamento humano.
Se podes comprar e vender ações online sem qualquer formalidade especial por que razão não podes subscrever direitos da EDP?
E qual a necessidade de obter a tua assinatura? Será que também exigem a remessa da fotocópia, frente e verso, em PDF, do teu cartão de cidadão?
Contata o teu banco e faz-lhe saber que não faz sentido as suas exigências e que irás apresentar uma QUEIXA FORMAL no Portal da Queixa ou no Banco de Portugal e uma Reclamação no Livro Amarelo do banco.
Mudam logo a sua atitude. Acredita.
O máximo que te vão exigir é a remessa digital, online, do formulário de subscrição da EDP assinado.
Quem anda a tentar beneficiar abusivamente com tudo isto?
Não é nada, não é nada, mas se eu quisesse vender os meus direitos de subscrição de ações da EDP, ainda são umas largas centenas de euros.
By Nirvana


Nirsup, tu entendes que exercer os direitos é um investimento, correcto? sendo um investimento pelo qual tens que gastar dinheiro, entendes que as instituições precisem de validação em como tal é o teu desejo, correcto? e sabes que direitos são instrumentos complexos tal como definido pela lei e que para se poder dar ordem sobre tais instrumentos os bancos precisam de garantir que os seus clientes sabem o que estão a fazer para não serem acusados de ter permitido a um cliente transaccionar um instrumento que não entendeu e que,s e perder dinheiro, não o vem pedir ao banco. Percebes que não havendo sistemas online onde o cliente demonstre que quer fazer a operação assumindo os riscos da mesma, "mandar dizer de boca" não basta porque não obriga o cliente a assumir a responsabilidade pelo seu investimento. Se o cliente pretende vender os direitos, havendo sistema online deverá poder vender normalmente como uma acção e tal como descreves. Em que banco é que isso não sucede?

Este teu desabafo não me parece fazer muito sentido nem ter razão de ser.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por Pata-Hari » 30/7/2020 16:35

NirSup Escreveu:Ulisses,
Os Direitos de Subscrição da EDP (EDP RIGHTS), no caso de não serem exercidos nas condições publicamente anunciadas pelos seus titulares, nem serem vendidos, são adquiridos por quem e a que preço?
Importa dizer que, por defeito, sem que haja uma manifestação concreta de interesse por parte do titular dos direitos, quer na sua subscrição, quer na sua venda, o banco considera-os abandonados. Revertem a favor de quem? Essa é a minha pergunta.
Depois, o facto dos bancos estarem a exigir a presença física do titular dos direitos numa agência do banco é, no mínimo, abusiva. Sei que os bancos já voltaram atrás com essa exigência.
Em todo o caso não entendo por que razão os direitos não são tratados como as ações no caso do banco ter operações online onde se permite comprar ou vender ações.
À conta disso apresentei uma RECLAMAÇÃO junto do Banco de Portugal. Não espero obter resposta mas fica pelo menos o registo.
Um abraço

Nirsup, os direitos não exercidos ficam fisicamente na carteira do cliente que não os exerceu. Não revertem a favor de ninguém. O que acontece é que não sendo exercidos nem rateados, o consórcio de bancos que lançou a operação toma firme o que sobrou exactamente como o Ulisses explicou.

Qual é o tema de teres que ir ao balcão? com que banco?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/7/2020 15:50

Como há um sindicato bancário que garante o sucesso da operação, esse sindicato tem o direito de exercer os direitos que não forem exercidos: segundo o prospeto: BCP (20%); J.P. Morgan Securities (20%); Morgan Stanley & Co. International (20%); BNP Paribas (13,33%); BofA Securities Europe SA (13,33%); Goldman Sachs International (13,33%).

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 30/7/2020 15:36

Ulisses,
Os Direitos de Subscrição da EDP (EDP RIGHTS), no caso de não serem exercidos nas condições publicamente anunciadas pelos seus titulares, nem serem vendidos, são adquiridos por quem e a que preço?
Importa dizer que, por defeito, sem que haja uma manifestação concreta de interesse por parte do titular dos direitos, quer na sua subscrição, quer na sua venda, o banco considera-os abandonados. Revertem a favor de quem? Essa é a minha pergunta.
Depois, o facto dos bancos estarem a exigir a presença física do titular dos direitos numa agência do banco é, no mínimo, abusiva. Sei que os bancos já voltaram atrás com essa exigência.
Em todo o caso não entendo por que razão os direitos não são tratados como as ações no caso do banco ter operações online onde se permite comprar ou vender ações.
À conta disso apresentei uma RECLAMAÇÃO junto do Banco de Portugal. Não espero obter resposta mas fica pelo menos o registo.
Um abraço
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por F63 » 30/7/2020 13:50

Andre vez Escreveu:
F63 Escreveu:
Xacal Escreveu:
Não é bem assim.
Neste momento comprando as ações diretamente fica quase 1% abaixo do que pela via dos direitos. E ainda ficam logo disponíveis.


É verdade, mas comprando as ações diretamente não podemos obter direitos adicionais a custo zero no rateio.

BN


Boas,

A que rateio te referes?


Refiro-me ao rateio dos direitos que não forem exercidos.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: EDP - Tópico Geral

por Andre vez » 30/7/2020 8:44

F63 Escreveu:
Xacal Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Então se fizeres as contas verás que comprares os direitos e comprares as acções a que esses direitos te dão direito (passe o pleonasmo) a 3,3 vai dar praticamente o mesmo do que comprares directamente as acções ao mercado.

Abraço,
Ulisses


Não é bem assim.
Neste momento comprando as ações diretamente fica quase 1% abaixo do que pela via dos direitos. E ainda ficam logo disponíveis.


É verdade, mas comprando as ações diretamente não podemos obter direitos adicionais a custo zero no rateio.

BN


Boas,

A que rateio te referes?
Abraço
André
 
Mensagens: 320
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por F63 » 29/7/2020 15:38

Xacal Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Então se fizeres as contas verás que comprares os direitos e comprares as acções a que esses direitos te dão direito (passe o pleonasmo) a 3,3 vai dar praticamente o mesmo do que comprares directamente as acções ao mercado.

Abraço,
Ulisses


Não é bem assim.
Neste momento comprando as ações diretamente fica quase 1% abaixo do que pela via dos direitos. E ainda ficam logo disponíveis.


É verdade, mas comprando as ações diretamente não podemos obter direitos adicionais a custo zero no rateio.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 29/7/2020 15:06

E a EDPR também. A família EDP não está a portar-se muito bem.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 29/7/2020 12:01

NAs ultimas sessões a EDP parece que descobriu o caminho para sul...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por Xacal » 27/7/2020 16:20

Ulisses Pereira Escreveu:Então se fizeres as contas verás que comprares os direitos e comprares as acções a que esses direitos te dão direito (passe o pleonasmo) a 3,3 vai dar praticamente o mesmo do que comprares directamente as acções ao mercado.

Abraço,
Ulisses


Não é bem assim.
Neste momento comprando as ações diretamente fica quase 1% abaixo do que pela via dos direitos. E ainda ficam logo disponíveis.
 
Mensagens: 166
Registado: 29/11/2007 14:28
Localização: calendário

Re: EDP - Tópico Geral

por Ramsousa » 27/7/2020 16:04

Obrigado pela vossa ajuda pessoal
Depois da vossa "chamada de atenção" fiquei a matutar no assunto e cheguei a essa mesma conclusão.

Obrigado mais uma vez.

Abraço
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/7/2020 15:48

Então se fizeres as contas verás que comprares os direitos e comprares as acções a que esses direitos te dão direito (passe o pleonasmo) a 3,3 vai dar praticamente o mesmo do que comprares directamente as acções ao mercado.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por RuiGerente » 27/7/2020 15:44

Neste momento fica mais barato comprar as ações diretamente do que os direitos e depois subscrever as ações a 3.30
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: EDP - Tópico Geral

por Ramsousa » 27/7/2020 15:35

Ulisses Pereira Escreveu:Talvez eu não esteja a perceber bem a tua situação. Tu não tens qualquer acção da EDP e queres comprar direitos ou tu tinhas acções da EDP quando davam direito aos direitos e queres subscrever o aumento de capital?

Abraço,
Ulisses


Não tenho qualquer ação nem direitos da EDP... estou a zero.
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: EDP - Tópico Geral

por VALHALLA » 27/7/2020 14:57

Ramsousa Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Olá Ramsousa, apenas uma questão: Porque não compra directamente a acção?

Abraço,
Ulisses


Desculpem mesmo a minha ignorância, mas porque sugeri isso?
As acções vão ajustar ao preço das novas (3.30€ ) quando forem colocadas em circulação? É isso?
Pode explicar?

Abraço


As acções vão ser transacionadas ao valor de mercado, sem qualquer ajuste, uma vez que a cotação actual das acções j´á tem o valor dos direitos descontado.

Quem já era acionista vai puder comprar as acções a que tem direito por 3,30€, quem não era accionista ou quiser reforçar a posição actual, terá de comprar direitos+ acções.

Espero ter ajudado

Abç
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 584
Registado: 19/2/2006 23:45
Localização: Portugal

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/7/2020 14:49

Talvez eu não esteja a perceber bem a tua situação. Tu não tens qualquer acção da EDP e queres comprar direitos ou tu tinhas acções da EDP quando davam direito aos direitos e queres subscrever o aumento de capital?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Ramsousa » 27/7/2020 14:36

Ulisses Pereira Escreveu:Olá Ramsousa, apenas uma questão: Porque não compra directamente a acção?

Abraço,
Ulisses


Desculpem mesmo a minha ignorância, mas porque sugeri isso?
As acções vão ajustar ao preço das novas (3.30€ ) quando forem colocadas em circulação? É isso?
Pode explicar?

Abraço
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/7/2020 13:48

É, no mínimo, abusivo para não dizer ilegal que um banco que tenha um serviço de compra e venda online de ações, esteja a fazer essa exigência.
É lamentável que os bancos usem os mesmos truques das operadoras de telemóveis para condicionar o comportamento dos seus clientes, ao dificultar-lhes a vida com exigências formais desnecessárias e sem sentido.
Eles sabem bem o quanto a lei da inércia, de nada fazer perante uma dificuldade, afeta o comportamento humano.
Se podes comprar e vender ações online sem qualquer formalidade especial por que razão não podes subscrever direitos da EDP?
E qual a necessidade de obter a tua assinatura? Será que também exigem a remessa da fotocópia, frente e verso, em PDF, do teu cartão de cidadão?
Contata o teu banco e faz-lhe saber que não faz sentido as suas exigências e que irás apresentar uma QUEIXA FORMAL no Portal da Queixa ou no Banco de Portugal e uma Reclamação no Livro Amarelo do banco.
Mudam logo a sua atitude. Acredita.
O máximo que te vão exigir é a remessa digital, online, do formulário de subscrição da EDP assinado.
Quem anda a tentar beneficiar abusivamente com tudo isto?
Não é nada, não é nada, mas se eu quisesse vender os meus direitos de subscrição de ações da EDP, ainda são umas largas centenas de euros.
By Nirvana


Nirsup, estás a sugerir que os Bancos beneficiam do facto do cliente não irem ao aumento de capital? Bem pelo contrário, a Banca tem todo o interesse nisso. Porque raio sugeres o contrário, em mais uma tentativa de conspiração?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/7/2020 12:05

Olá Ramsousa, apenas uma questão: Porque não compra directamente a acção?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Ramsousa » 27/7/2020 11:59

Bom dia,

Preciso da vossa ajuda para saber se estou a fazer bem as contas, se faz favor.
Não tenho direitos e pretendo investir 2000€ no total a operação.
Tendo em conta a cotação dos direitos neste momento de 0.10€.
Compro 5000 direitos x 0.10€ = 500€. Subscrevo 425 novas acções
4.25€ x 3.30€ = 1402.50€

Total:
500€ (direitos) + 1402.05€ (novas acções)= 1902.50€

Cumprimentos
Ricardo Sousa
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 25/7/2020 9:51

bigest Escreveu:Boa noite,
Como é tratada a venda dos direitos para o proximo irs, em termos de mais valias ,já que as acoes não foram vendidas?

Bons negócios


é tratada da mesma forma como são tratadas as vendas das acções.
Se vender os direitos e não participar no aumento de capital terá que declarar essa venda no IRS, creio até que no mesmo campo, mas isso já não tenho a certeza pois só tive que fazer isso uma vez e já há muito tempo atrás.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por Andre vez » 25/7/2020 9:32

NirSup Escreveu:
Andre vez Escreveu:Bom dia,

Estava a fazer umas contas por mera curiosidade, e reparei que actualmente a EDP é constituída por 3,656,537,715 ações, o que se todos fossem ao aumento de capital, daria 0,085035375* 3,656,537,715= 310 935 055.
Este valor é relativamente superior ao anunciado que foi 309 143 297.
O que estou a fazer de errado, ou a que se deve esta diferença?


Porque a EDP tem ações próprias em carteira. Não são muitas mas são algumas. E é óbvio que não vai subscrever novas ações. Nem isso é legalmente admissível. A diferença deve estar aí.
Mas é pertinente a tua questão.


Isso mesmo Nirsup
Abraço
André
 
Mensagens: 320
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 25/7/2020 9:16

Andre vez Escreveu:Bom dia,

Estava a fazer umas contas por mera curiosidade, e reparei que actualmente a EDP é constituída por 3,656,537,715 ações, o que se todos fossem ao aumento de capital, daria 0,085035375* 3,656,537,715= 310 935 055.
Este valor é relativamente superior ao anunciado que foi 309 143 297.
O que estou a fazer de errado, ou a que se deve esta diferença?


Porque a EDP tem ações próprias em carteira. Não são muitas mas são algumas. E é óbvio que não vai subscrever novas ações. Nem isso é legalmente admissível. A diferença deve estar aí.
Mas é pertinente a tua questão.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Andre vez » 25/7/2020 9:00

Bom dia,

Estava a fazer umas contas por mera curiosidade, e reparei que actualmente a EDP é constituída por 3,656,537,715 ações, o que se todos fossem ao aumento de capital, daria 0,085035375* 3,656,537,715= 310 935 055.
Este valor é relativamente superior ao anunciado que foi 309 143 297.
O que estou a fazer de errado, ou a que se deve esta diferença?
Abraço
André
 
Mensagens: 320
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 25/7/2020 8:31

frneto22 Escreveu:
Pela minha experiência, em aumentos de capital anteriores, só foi possível subscrever no balcão. É necessário assinar documento.


É, no mínimo, abusivo para não dizer ilegal que um banco que tenha um serviço de compra e venda online de ações, esteja a fazer essa exigência.
É lamentável que os bancos usem os mesmos truques das operadoras de telemóveis para condicionar o comportamento dos seus clientes, ao dificultar-lhes a vida com exigências formais desnecessárias e sem sentido.
Eles sabem bem o quanto a lei da inércia, de nada fazer perante uma dificuldade, afeta o comportamento humano.
Se podes comprar e vender ações online sem qualquer formalidade especial por que razão não podes subscrever direitos da EDP?
E qual a necessidade de obter a tua assinatura? Será que também exigem a remessa da fotocópia, frente e verso, em PDF, do teu cartão de cidadão?
Contata o teu banco e faz-lhe saber que não faz sentido as suas exigências e que irás apresentar uma QUEIXA FORMAL no Portal da Queixa ou no Banco de Portugal e uma Reclamação no Livro Amarelo do banco.
Mudam logo a sua atitude. Acredita.
O máximo que te vão exigir é a remessa digital, online, do formulário de subscrição da EDP assinado.
Quem anda a tentar beneficiar abusivamente com tudo isto?
Não é nada, não é nada, mas se eu quisesse vender os meus direitos de subscrição de ações da EDP, ainda são umas largas centenas de euros.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado: