Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por zeNando » 25/11/2020 11:20

A fazer uma ligeira recuperação esta semana.
 
Mensagens: 105
Registado: 21/4/2020 9:51

Re: REN - Tópico Geral

por Pageup » 23/11/2020 11:46

Mas a REN e a EDP estão em pontos diferentes, a ren vem há alguns meses a fazer uma descida e até a encontro barata, a edp vem a fazer correcção da subida.
 
Mensagens: 728
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: REN - Tópico Geral

por forza algarve » 23/11/2020 11:21

hoje fraca tambem mas pode ser devido a uma rotaçao das carteiras...agora as apostam parecem ser para as empresas que mais ficaram atrasadas nestes meses..olhem a EDP tambem a lateralizar..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: REN - Tópico Geral

por ParaCima » 20/11/2020 19:43

Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:Aguardem por novo imposto sobre a ren... aqui nao ha hiporese a nao ser deixar de ter liz em casa.



Por acaso, e para variar, até tenho uma opinião diversa: a CESE que já hoje incide sobre as empresas do setor energético, penaliza mais (proporcionalmente) a REN, uma vez que incide sobre os ativos. O Governo indiciou que, está disponível para rever a CESE, face à diminuição ocorrida no deficit tarifário (uma vez que a referida CESE está "consignada" à diminuição do deficit tarifário), deixando antever uma revisão dos critérios de incidência. Assim sendo, ainda que não seja já no próximo ano, a REN é a empresa que mais irá beneficiar com a revisão da CESE.

Isto é apenas a minha opinião, que de coisas de Luz Elétrica sei pouco (lá na Herdade é ainda tudo a Petróleo).

8-)


La vamos novamente aos impostos. Quantas vezes é que os governantes cortaram num imposto e a seguir criam outro para compensar... ainda agora com a desafectacao dos al's.

Pode acontecer, a reduçao do cese, mas vai aparecer outro e quase que aposto mais pesado.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: REN - Tópico Geral

por Pageup » 20/11/2020 17:04

A REN em recuperação....cada tiro, cada merlo... \:D/ :clap: :clap:
 
Mensagens: 728
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: REN - Tópico Geral

por Laribau » 19/11/2020 22:03

ParaCima Escreveu:Aguardem por novo imposto sobre a ren... aqui nao ha hiporese a nao ser deixar de ter liz em casa.



Por acaso, e para variar, até tenho uma opinião diversa: a CESE que já hoje incide sobre as empresas do setor energético, penaliza mais (proporcionalmente) a REN, uma vez que incide sobre os ativos. O Governo indiciou que, está disponível para rever a CESE, face à diminuição ocorrida no deficit tarifário (uma vez que a referida CESE está "consignada" à diminuição do deficit tarifário), deixando antever uma revisão dos critérios de incidência. Assim sendo, ainda que não seja já no próximo ano, a REN é a empresa que mais irá beneficiar com a revisão da CESE.

Isto é apenas a minha opinião, que de coisas de Luz Elétrica sei pouco (lá na Herdade é ainda tudo a Petróleo).

8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: REN - Tópico Geral

por ParaCima » 19/11/2020 21:42

Aguardem por novo imposto sobre a ren... aqui nao ha hiporese a nao ser deixar de ter liz em casa.

Se fosse governante nao tenham duvidas que este seria dos primeiros sectores. Tao apetitoso.

Ja agora fazendo a cpnversap para o anual estamos com 100 m de lucro. Para uma capitalizacao de 1.5 b... parece-me se considerarmos o cash o rl(que nao e) a ren está a pagar mais do que a receber. Atençao caça dividendos.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: REN - Tópico Geral

por Pageup » 19/11/2020 21:35

Lucro da REN cai 12% para 76 milhões até Setembro

O resultado líquido da empresa liderada por Rodrigo Costa recuou 12% para 76 milhões de euros até setembro, tendo sido penalizado pelo pagamento da CESE que pela primeira vez abrangeu a Portgás.

Penso que a REN esta a ficar com uma queda muito grande só por causa de uma queda de 12% dos lucros, tam´bem vai a ficar debaixo de olho para uma entrada.
 
Mensagens: 728
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: REN - Tópico Geral

por J_Investidor » 18/11/2020 18:53

É a minha maior posição.
Se for abaixo reforço.
Mas os resultados não justificam estas quedas, certo?

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 18/11/2020 18:19

Desce nos ultimos 2 dias e com bastante volume para o normal. Ver se os 2.20 estancam a queda ou se vai por aí abaixo
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por forza algarve » 18/11/2020 16:45

Muito estranho... Sobe tudo menos a Ren
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: REN - Tópico Geral

por forza algarve » 17/11/2020 17:10

muito estranho a descida da REN nestes dias inclusive hoje..
solida e estavel e agora assim abaixo dos 2,30 nao e' tao comum verla
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 13/11/2020 19:59

The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por zeNando » 4/11/2020 17:34

Goya777 Escreveu:Isto de andar distraido tem os seus problemas. Nem me apercebi que andou nos 2.20 no final da semana. Nao parece mau ponto de entrada olhando ao historico


Eu aproveitei esse ponto para reforçar. Só o tempo dirá se fiz bem :pray:
 
Mensagens: 105
Registado: 21/4/2020 9:51

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 4/11/2020 17:22

Isto de andar distraido tem os seus problemas. Nem me apercebi que andou nos 2.20 no final da semana. Nao parece mau ponto de entrada olhando ao historico
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por 4dalulz » 29/10/2020 12:18

Nem com a subida da EDPR, com a qual costuma estar normalmente positivamente correlacionada, parece ganhar algum alento. :wall:
 
Mensagens: 28
Registado: 6/9/2013 22:53

Re: REN - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 28/10/2020 13:05

Da experiência que tenho de 17 anos no Caldeirão, a Ren é pouco falada porque é muito pouco volátil e a maior parte dos participantes preferem acções mais voláteis. A Ren é uma acção que não dá para "trading" e é sobretudo usada como investimento de longo prazo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: REN - Tópico Geral

por roninBolsa » 28/10/2020 12:17

AlfaTrader Escreveu:
Eurobrexit Escreveu:Se o futuro e ELETRICO ou HIDROGENIO/GAS a REN tem!?!?

Retorno "garantido"?!


Boas,

Tive de ir ao fundo do Caldeirão "desenterrar" a REN, é assim tão pouco importante para o pessoal do forum? :-k :-k

Hoje a ser mais uma vez penalizada.. :oh: :oh:
Mas sendo a REN um Player, quer na eletricidade quer no gás/H, o que leva os investidores a penalizar esta ação.. :wall: :wall: , quando deveria ser o contrario nos momentos de aversão ao risco esta é um porto seguro, ou não? :oh: :oh: .

BN
AlfaTrader



Hoje em dia não há "porto seguro", mas concordo que seja uma ação mais segura que muitas do psi20. Mas também gostava de saber porque não se liga nada a esta ação aqui no forum.
 
Mensagens: 2
Registado: 12/3/2020 16:28

Re: REN - Tópico Geral

por AlfaTrader » 28/10/2020 11:21

Eurobrexit Escreveu:Se o futuro e ELETRICO ou HIDROGENIO/GAS a REN tem!?!?

Retorno "garantido"?!


Boas,

Tive de ir ao fundo do Caldeirão "desenterrar" a REN, é assim tão pouco importante para o pessoal do forum? :-k :-k

Hoje a ser mais uma vez penalizada.. :oh: :oh:
Mas sendo a REN um Player, quer na eletricidade quer no gás/H, o que leva os investidores a penalizar esta ação.. :wall: :wall: , quando deveria ser o contrario nos momentos de aversão ao risco esta é um porto seguro, ou não? :oh: :oh: .

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: REN - Tópico Geral

por Eurobrexit » 1/8/2020 14:23

Se o futuro e ELETRICO ou HIDROGENIO/GAS a REN tem!?!?

Retorno "garantido"?!
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: REN - Tópico Geral

por AlfaTrader » 29/7/2020 18:43

Não são maus os resultados da REN, o COVID não teve impacto.
DESTAQUES
No primeiro semestre de 2020, o EBITDA foi 237,0M€, 10,3M€ (-4,2%)
abaixo do valor obtido no mesmo período de 2019. Esta evolução é
explicada sobretudo por:
(1) uma redução na remuneração dos ativos (-9,8M€), fruto das baixas taxas de juro das Obrigações do Tesouro a
10 anos e dos novos parâmetros de regulação estabelecidos para as atividades de gás natural;

(2) o aumento da contribuição do OPEX (4,2M€). Ainda assim, o EBITDA beneficiou do desempenho dos
negócios no Chile, cujo valor aumentou 3,5M€ face ao 1S20 devido à inclusão da Transemel;

O Resultado Líquido atingiu 46,1M€, menos 5,0M€ YoY. Os Impostos diminuíram 6,2M€, para -21,7M€, e os Resultados Financeiros
melhoraram 5,4M€, situando-se nos -21,4M€, com o custo médio da dívida a diminuir para 1,9% (2,2% no 1S19). Por outro lado, a taxa
efetiva de imposto ascendeu a 37,3%, penalizada pela contribuição extraordinária sobre o setor energético (28,2M€), que passou a incluir,
pela primeira vez, a Portgás (4,1M€);

No dia 13 de Maio, devido à atual crise da COVID-19, a ERSE aprovou o prolongamento extraordinário do período regulatório 2018-2020 do
setor elétrico, até dezembro de 2021;

No dia 5 de Junho, a agência de crédito Fitch confirmou a notação de risco da REN em “BBB” e reviu o prognóstico de estável para negativo :wall: :wall:

SÍNTESE DE RESULTADOS
2T20 1S20 1S19 Δ% Δ Abs.
EBITDA 118,1 237,0 247,4 -4,2% -10,3
Resultados
Financeiros -7,8 -21,4 -26,9 20,2% 5,4
Resultado Líquido 41,8 46,1 51,1 -9,8% -5,0
Resultado Líquido
Recorrente 37,1 69,6 75,5 -7,8% -5,9
RAB Médio 3.681,4 3.681,4 3.738,2 -1,5% -56,9
CAPEX 33,6 60,6 49,9 21,5% 10,7
Dívida Líquida 2.839,9 2.839,9 2.638,7 7,6% 201,3 :-k :-k :-k

Continua o seu caminho sem grandes sobresaltos.

Bn
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: REN - Tópico Geral

por Ruben86 » 28/7/2020 15:52

Boas
Desde já obrigado pela resposta. É sempre bom ouvir outras perspectivas.
Em relação ao PER, eu não me referia ao PER do ano anterior, mas ao atual, que me permite saber se a ação está barata ou não. E concordo consigo nessa questão do PER estimado, quando mais não seja para perceber que perspectivas há relativamente ao EPS e ao seu crescimento.
Peço desculpa se demorar a responder e mais uma vez obrigado.
 
Mensagens: 6
Registado: 13/2/2019 18:32

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 27/7/2020 17:03

Caro Ruben86
Cada um segue a sua estratégia. E quem sou eu para andar aqui a mandar BITAITES. Mas que há coisas que me fazem muita confusão há. Compreendo que as pessoas estejam amarradas a algumas ações. Também já tive um comportamento semelhante e por isso posso falar da minha experiência. Andei anos amarrado ao BCP e à PT. E tomei uma decisão radical. Vendi tudo com perdas muito elevadas.
Agora, só aposto em empresas com grande potencial de crescimento (no meu entendimento, claro). Não ligo ao ROE. O único indicador a que eu dou atenção é ao volume de investimento e ao crescimento dos resultados operacionais. Nem aos Resultados Líquidos ligo.
Outra coisa que me faz muita confusão é ver, aqui, alguns a apostar em produtos financeiros complexos em que os lucros obtidos se esvaziam nas comissões pagas, quando bastava comprar meia dúzia de ações das chamadas FAANGS, no peso que cada um tem no índice, para replicarem o S&P500.
E já agora para darem um ar de maior modernidade por que não comprar, igualmente, meia dúzia de ações das designadas SMART shares, as futuras FAANGs shares?
By Nirvana

PS: não olhes para o PER duma empresa num sentido estático mas num sentido dinâmico. Leio artigos sobre ações cotadas nas bolsas americanas a dizer mais ou menos isto: em 2022 o PER previsto será de X. Dentro de 4 anos é previsível que o PER atinja Y à cotação actual.
Isto, sim, faz todo o sentido. E não faz qualquer sentido fazer contas ao PER do ano anterior.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por Ruben86 » 27/7/2020 16:13

Ulisses,
Desculpe, não sabia. Como falou na questão do dividend yield, fiquei com a ideia que fazia AF. Eu tenho tido essa necessidade, quanto mais não seja para fazer a escolha das ações, e depois , dentro daquilo que sei, tento fazer alguma AT, que ainda não domino totalmente, daí gostar muito de ver a ser suas análises.


Nirsup,
Boas. Tenho estado a analisar as utilities, para perceber se há algo interessante a escolher, mas com a exceção da CMS energy Corp , percebi que as elétricas que pesquisei, sobretudo europeias, como a edp, Engie ou Endesa , têm um ROE relativamente baixo. A REN ainda assim, parece- me interessante, quanto mais não seja por aquilo que o Ulisses falou relativamente à tendência lateral que a cotação assumiu, e não só . A edp renováveis que é uma ação que também sigo, ao contrário da REN, tem um PER que já está bem acima dos 20 e é por isso que ainda não abri qualquer posição relativamente à edp renováveis.
 
Mensagens: 6
Registado: 13/2/2019 18:32

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 27/7/2020 13:13

Ruben86 Escreveu:De qualquer das formas mantenho a pergunta: compensa investir numa elétrica cujo ROE seja muito baixo?


Caro Ruben86,
Faz todo o sentido e é muito pertinente a tua pergunta.
Com tantas oportunidades de investimento por aí faz-me muita confusão andar por aqui tanta gente a perder tempo e dinheiro ou a perder tempo sem perder (nem ganhar) dinheiro com impresas, bcps, pharois e cofinas.
Faz-me confusão mas eu respeito toda a gente. Obviamente.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 131 visitantes