Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por frneto22 » 24/7/2020 8:18

peaners Escreveu:
tonirai Escreveu:Tenho acções da EDP na CGD (carteira muito antiga) e reparo que os direitos já me aparecem no Caixa Directa Online;
Porém, não vejo opções para os exercer ou negociar, apenas dá para os consultar.

Alguém sabe se nesta plataforma dá/dará para fazer alguma destas movimentações aos direitos?
Ou temos mesmo de ligar e deixar instruções ao gestor de conta?


Questão de ver se com mercado Aberto já dá para negociar na plataforma.


Pela minha experiência, em aumentos de capital anteriores, só foi possível subscrever no balcão. É necessário assinar documento.
 
Mensagens: 22
Registado: 29/1/2019 22:05

Re: EDP - Tópico Geral

por peaners » 24/7/2020 0:45

tonirai Escreveu:Tenho acções da EDP na CGD (carteira muito antiga) e reparo que os direitos já me aparecem no Caixa Directa Online;
Porém, não vejo opções para os exercer ou negociar, apenas dá para os consultar.

Alguém sabe se nesta plataforma dá/dará para fazer alguma destas movimentações aos direitos?
Ou temos mesmo de ligar e deixar instruções ao gestor de conta?


Questão de ver se com mercado Aberto já dá para negociar na plataforma.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: EDP - Tópico Geral

por tonirai » 23/7/2020 23:42

Tenho acções da EDP na CGD (carteira muito antiga) e reparo que os direitos já me aparecem no Caixa Directa Online;
Porém, não vejo opções para os exercer ou negociar, apenas dá para os consultar.

Alguém sabe se nesta plataforma dá/dará para fazer alguma destas movimentações aos direitos?
Ou temos mesmo de ligar e deixar instruções ao gestor de conta?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/7/2020 15:25

Uns serão para fazer "trading", outros serão para os exercer. Como nas acções.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 23/7/2020 15:21

Ulisses Pereira Escreveu:A EDP? Não. A EDP fez um aumento de capital, não faz sentido gastar dinheiro num aumento de capital. Se dizes que comprar direitos ou acções é igual, qualquer pessoa pode ser...

Abraço,
Ulisses


A minha percepção é quem compra os direitos é para os vender de seguida. Quer dizer que quem compra nunca irá exercer.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/7/2020 15:13

A EDP? Não. A EDP fez um aumento de capital, não faz sentido gastar dinheiro num aumento de capital. Se dizes que comprar direitos ou acções é igual, qualquer pessoa pode ser...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 23/7/2020 15:04

Ulisses Pereira Escreveu:Não estás a ver mal.

abraço,
Ulisses


Então quem está a comprar os direitos ? A EDP ?
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/7/2020 14:26

Não estás a ver mal.

abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 23/7/2020 13:19

Nunca negociei direitos, mas gostaria de perceber qual a vantagem de os comprar ?
Exerci os direitos que me foram oferecidos em 2004 no outro aumento capital.
J´á exerci hoje os que me ofereceram e fui ao rateio.
Gostaria de comprar mais direitos

Já fiz as contas e o investimento que é feito na compra e depois na subscrição das acções vai dar ao mesmo que comprar as acções directamente na Praça.

Quem tem vantagem, apenas e só, são os accionistas.

O que estou a ver mal ?
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/7/2020 13:07

Não faço ideia como se faz na Degiro, mas deves contactá-lo e garantires que vais subscrever o aumento de capital.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por nsd » 23/7/2020 12:50

tenho acções e quero exercer direitos que aparecem conta degiro.
tenho fazer comprar, aparece defeito ordem limitada e tenho colocar numero ações correto ?
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/7/2020 12:01

Sacanitajosé, as acções já estão com o desconto produzido pela data ex-direito. Por isso, sim, vão vender-te acções a 3,30 que agora valem 4,59 mas, à custa disso, no primeiro dia que as acções não davam direito a ir ao aumento de capital, as acções corrigiram. Por isso, não deram nada a ninguém nem tiraram nada a ninguém. É uma operação normal, clara e que se tiveres dúvidas coloca para te explicarmos.

Abraço,
Ulises
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Sacanitajose » 23/7/2020 11:55

:!: :?: :roll: Tenho uma dúvida !
As actuais Acções, no Dia D, irão cotar-se, TODAS, ao Valor de 3,30 !? Claro depende, dos Mercados, mas por sintonia, :-k Não nos vão vender a 3,30, para valerem 4,50 ! Claro ?


Ulisses Pereira Escreveu:sacantajose, aqui ninguém está a dizer que alguém dá algo a alguém, é a forma natural de uma empresa se capitalizar no mercado, tentando não prejudicar os accionistas. Se vendeste hoje as tuas acções não te esqueças de vender os direitos.

André, a grande maioria dos accionistas vão fazer uma dessas coisas. Só os muito desatentos não fazem nada, acontece mas a percentagem do capital total é residual. Como há um sindicato bancário que garante o sucesso da operação, esse sindicato tem o direito de exercer os direitos que não forem exercidos: segundo o prospeto: BCP (20%); J.P. Morgan Securities (20%); Morgan Stanley & Co. International (20%); BNP Paribas (13,33%); BofA Securities Europe SA (13,33%); Goldman Sachs International (13,33%).

Abraço,
Ulisses
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/7/2020 11:48

como se vai aumento capital ?
tenho minha carteira link mas não consigo fazer nada ?


nsd, mas tu tens direitos ou não? Ou seja, tinhas acções da EDP que te deram direitos e queres exercê-los ou não tinhas e queres comprá-los?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Ramsousa » 23/7/2020 11:33

A calculadora é esta, certo?

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... tal-da-edp

Não tenho direitos e quero gastar no total 2000€.... como uso a calculadora para saber quantos direitos tenho de comprar? Com quantas acções vou ficar? E qual o custo total da operação?

Abraço
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 23/7/2020 10:15

Ramsousa Escreveu:Bom dia,

Negoceio na Degiro.
Não consigo encontrar os direitos da EDP para comprar.... *é EDP DS 2020? certo?

Já agora, há alguma calculadora onde podemos fazer simulações? Quantos direitos temos de comprar e respectivas acções que depois temos de subscrever? No site do jornal de negócios há uma calculadora mas não me serve... Quero investir 2000€ no total e queria perceber quantos direitos e acções posso subscrever..

Abraço


O ticker para ver os direitos é EDPS1

No site do jornal de negócios há uma calculadora muito prática.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por Ramsousa » 23/7/2020 9:56

Bom dia,

Negoceio na Degiro.
Não consigo encontrar os direitos da EDP para comprar.... *é EDP DS 2020? certo?

Já agora, há alguma calculadora onde podemos fazer simulações? Quantos direitos temos de comprar e respectivas acções que depois temos de subscrever? No site do jornal de negócios há uma calculadora mas não me serve... Quero investir 2000€ no total e queria perceber quantos direitos e acções posso subscrever..

Abraço
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: EDP - Tópico Geral

por nsd » 23/7/2020 9:29

como se vai aumento capital ?
tenho minha carteira link mas não consigo fazer nada ?
EDP DS 2020
ELI xx € 0,00 EUR 0,00 0,00 0,00 0,00% 0,00 (—%) 0,00 —

basta seleccionar comprar ?
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/7/2020 23:19

sacantajose, aqui ninguém está a dizer que alguém dá algo a alguém, é a forma natural de uma empresa se capitalizar no mercado, tentando não prejudicar os accionistas. Se vendeste hoje as tuas acções não te esqueças de vender os direitos.

André, a grande maioria dos accionistas vão fazer uma dessas coisas. Só os muito desatentos não fazem nada, acontece mas a percentagem do capital total é residual. Como há um sindicato bancário que garante o sucesso da operação, esse sindicato tem o direito de exercer os direitos que não forem exercidos: segundo o prospeto: BCP (20%); J.P. Morgan Securities (20%); Morgan Stanley & Co. International (20%); BNP Paribas (13,33%); BofA Securities Europe SA (13,33%); Goldman Sachs International (13,33%).

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Sacanitajose » 22/7/2020 22:59

:roll: Que confusão !!!
Não estou dentro, vendi !
Aguardo valores de dividendos, no Mercado e aí, farei contas se vale ou não a pena, comprá-los, para !
Se vão ficar (todas, a ) 3,30 :roll: :!: :?:
Se !!!???
Devo eventualmente, comprar, no pós aumento de Capital ! Penso eu de, que. Porque, ninguém dá, NADA, a ninguém. Bons negócios 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por Andre vez » 22/7/2020 22:21

Boas,

Imagino que uma boa parte de accionistas nem vāo exercer os direitos nem vāo comprar as ações que teem direito.

O que acontece nestes casos? Esses accionistas vāo perder esse valor, e quem vai poder comprar as acções por 3.30 sem ter comprado direitos?
Abraço
André
 
Mensagens: 329
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por zorro2009 » 22/7/2020 17:28

Muito obrigado aos 2 :)
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/7/2020 12:15

Zorro, além do que a Marta te explicou, deixa-me acrescentar mais alguma coisa às respostas às tuas questões:

1- Dia 17 de Agosto é provavel que a cotação seja 3,30€ ?


Isso é como perguntares se a Sonae a daqui a um mês estará mais alta ou mais baixa do que hoje. Qualquer um pode mandar um bitaite, eu nem me atrevo a fazê-lo.

2- Queria comprar direitos, como sei se o valor está bom ou mal tendo apenas como referencia os 0,08€ ?


Depois da explicação da Marta, deixa-me dizer-te que há profissionais que aproveitam rapidamente qualquer ineficiência do mercado nessa matéria pelo que, salvo raras excepções, o valor dos direito estará "bem preçado".

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Pata-Hari » 22/7/2020 9:15

Zorro, tens que fazer duas contas: quanto te custa uma acçaõ comprada em mercado face a usar um direito. A que for mais barata é a que tu executas em cada momento. Nota que isto se chama arbitragem e que há muitas pessoas a fazer as mesmas contas anulando o diferencial.

Se quiseres acrescentar um grau de dificuldade e complexidade, tem em mente quanto irás pagar de impostos quando compras com direitos face a comprar com acções (porque as acções compradas com direitos são contabilizadas a um custo diferente da compra de acções em mercado).
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por zorro2009 » 21/7/2020 23:25

Boa noite a todos e mais uma vez obrigado pelo esclarecimento das duvidas

1- Dia 17 de Agosto é provavel que a cotação seja 3,30€ ?

2- Queria comprar direitos, como sei se o valor está bom ou mal tendo apenas como referencia os 0,08€ ?

Obrigado
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], caganixo7, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, MP65, PAULOJOAO, trend=friend, VALHALLA e 222 visitantes