Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 15/7/2020 11:57

Este artigo cita outro artigo em que se fala de 30% de imunidade na Suécia, será que os USA/Brasil estarão tão longe desses números?

Será que a abordagem sueca ao vírus é a correta?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 14/7/2020 1:49

BearManBull Escreveu:O que querias que fizessem? Que fechem os estados e paralisem a economia? Duvido que a população aceite isso pelo preço de perder o emprego e os negócios.


Fora eventualmente medidas bastante localizadas em situações/pontos mais críticos, o tempo para medidas extremas já passou. Em geral, seria estúpido e anacrónico (mas ainda hoje falei disto).

Quanto a eventuais efeitos de imunidade de grupo, tendo em conta a informação/estimativas que vamos tendo, parece-me que o efeito será relativamente marginal (estimam-se na ordem de 5 a 10% da população infectada). Julgo que também já tinhamos abordado isto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 14/7/2020 1:16

“Nos están hiriendo de muerte”

“Como vecino de Lleida me indigna que tanto mi alcalde como el president de la Generalitat quieran confinarnos, otra vez, dentro de casa. No piensan en sus ciudadanos. Como comerciante, mi nivel de indignación se multiplica”, decía este lunes Llorenç González, el propietario de la Joyería González.




Um catalão de Lleida vir a público contestar el president é obra. É como o chefe dos super dragões a contestar o Pinto da Costa. Se pensam que vai haver uma segunda onda de confinamentos na Europa tenho as minhas dúvidas que seja com a mesma passividade da primeira.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 14/7/2020 0:58

O que querias que fizessem? Que fechem os estados e paralisem a economia? Duvido que a população aceite isso pelo preço de perder o emprego e os negócios.

Marco nisto acho que estás a ser redutor porque é como Portugal era o bom exemplo para ser o patinho feio. Os USA no Outono podem beneficiar de maior dispersão da imunidade. Já sabes que nestas questões há sempre pros e cons.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 14/7/2020 0:47

A situação se piorar no Outono (e é razoavelmente provável que piore), deverá piorar tanto na Europa como nos Estados Unidos.

Os Estados Unidos estão a ter nesta altura e em termos comparativos um péssimo desempenho e estamos no verão (cá e lá).

As razões (e a falta de coesão estratégica nos Estados Unidos) dificilmente podiam ser mais evidentes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 14/7/2020 0:39

Mas ninguém garante que dentro de um par de meses a Europa não esteja numa situação desse tipo e os USA muito mais controlado.

Honestamente não vê nenhuma estratégia diferenciadora na Europa. O que vejo é uma quebra mais forte no PIB, nas projecções e nada garante que quando chegue o Outono não se vá atingir números dos USA.

As taxas de mortalidade publicadas são completamente incoerentes, têm de ser face ao índice de prevalência da doença na população total. Por exemplo em Espanha era de 5% em Junho que significa que a mortalidade era de 0,5%-1% vs os dados oficiais de >10%

Parece que ninguém em Portugal sabe o que significa uma quebra de receita de >80% no sector turismo. Devido às regras de lay off as empresas só devem apresentar falência a partir de Setembro, ou isto muda de panorama ou podemos ter o desemprego a explodir para 10%-15%. Com que recursos se vai pagar o SNS? Posso estar a ver mal a coisa mas tenho grandes dúvidas da viabilidade da esmagadora maioria das empresas do sector turismo e transportes nestas condições.
Editado pela última vez por BearManBull em 14/7/2020 0:51, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 13/7/2020 23:00

BearManBull Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Entretanto, em bem pior situação estão os Estados Unidos onde o combate à pandemia tem sido uma espécie de confusa bandalheira.


Aposto que a vacina vai surgir nos USA (cada vez há mais indícios disso) e vão ser eles a salvar o mundo da bandalheira de China, OMS e amigos.


Quanto à questão da vacina já foi bem explicado/esclarecido pelo Marco António, e até que apareça uma vacina com relativo sucesso vai demorar o seu tempo.

Alias, já "tiveram diversas ideias geniais", através do seu Presidente para "salvar a nação"...tal como :

- "Hidroxicloroquina" : https://veja.abril.com.br/mundo/trump-a ... -covid-19/

Resposta a tal : Covid-19. Estudo sugere que hidroxicloroquina (que Trump está a tomar) pode aumentar risco de morte : https://observador.pt/2020/05/22/covid- ... -de-morte/

- "Injeção de desinfetante nos pulmões ou tratamentos de calor" : https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... os-pulmoes

Ou seja, "soluções para todos os gostos"...

Neste momento uma coisa é evidente nos USA (infelizmente), não se estão a "salvar"/livrar de ser um dos Países (entre outros), com maior percentagem de mortalidade per capita no Mundo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 13/7/2020 18:10

Acho que já passamos essa fase. Se alguma coisa, é mais um não assunto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 13/7/2020 18:05

Mais uma razão para que os confinamentos não sejam continuados e para deixar de ser um assunto tão politizado.

Honestamente mudei a minha opinião e confinamentos e regras ultra restritivas só têm sentido em casos de colapso completo.

Senão estamos a criticar os USA mas depois quando chegar Outubro vamos confinar novamente a Europa e fechar as fronteiras todas até Maio? Certamente que os casos vão explodir ao longo do inverno e é bem possível que em determinado momento a situação na UE seja muito pior do que nos USA como foi inicialmente.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 13/7/2020 16:41

Não sei de onde surgirá a vacina ou vacinas (provavelmente vão existir várias candidatas) mas a ideia, que ainda poderá existir, de que a vacina é uma solução imediata/milagrosa é completamente irrealista. A eficácia de uma vacina nunca é 100% e ainda menos eficazes tendem a ser as primeiras candidatas. E, talvez mais importante ainda, não se vacinam centenas ou milhares de milhões de individuos de um dia para o outro. Simplesmente não é praticável, o processo demoraria anos.

Não há uma solução milagrosa individual para esta situação, a solução passa por um conjunto de soluções e uma mudança gradual e progressiva que envolve uma série de coisas (e que já foi aqui abordado diversas vezes) e que, no fundo, já está a ocorrer. A situação já não é tão grave como era no início.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 13/7/2020 16:30

MarcoAntonio Escreveu:Entretanto, em bem pior situação estão os Estados Unidos onde o combate à pandemia tem sido uma espécie de confusa bandalheira.


Aposto que a vacina vai surgir nos USA (cada vez há mais indícios disso) e vão ser eles a salvar o mundo da bandalheira de China, OMS e amigos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 13/7/2020 16:04

Começam a insurgir-se algumas vozes contra o totalitarismo que assombra a Europa na gestão covid.

Catalunha. Juiz bloqueia ordem de confinamento obrigatório decretado pelo governo regional

Entretanto o abominável presidente do governo autonómico da Catalunha já está a tentar sobrepor-se à lei e aos direitos individuais de liberdade.

Torra aprobará un decreto sobre confinamientos como el de Lleida para tratar de sortear el veto judicial


Depois da Servia a Catalunha a tentar ir contra a imposição de confinamentos. Tenho as minhas dúvidas que novos programas de abolição do direito da liberdade de movimentos sejam facilmente implementados como aconteceu em Março.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Flav » 13/7/2020 11:37

Aqui concordo com a a Pata quando diz que nalgumas situações o teletrabalho propiciona aumentos de produtividade. Tenho exemplos concretos disso. Contudo, em situações de trabalho presencial uma das atitudes mais eficientes contra a propagação do virus é realmente lavar as mãos com frequência, a´pós estar em situações potenciais de risco.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 13/7/2020 11:22

Phil2014 Escreveu:Podemos tocar em puxadores,botões,fotocopiadoras,etc etc senão o melhor mesmo é irmos morar para debaixo da cama.Temos é que ter atenção em não levar as mãos à cara e lavá-las mais frequentemente.That`s it.
Ah e já agora a doença é assim tão letal que justifique esta histeria quase colectiva?Se calhar existem outros virus bem piores a circularem por esse mundo fora e há muito tempo.


Claro que há outros virus. Ninguém nunca disse que não havia. Não é essa a questão.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 13/7/2020 11:20

Prevêem um aumento ou um novo pico depois de iniciarem as aulas.
Muito sinceramente, parece me que haverá um novo surto antes, pois estão já a ser criadas condições para tal.
Por outro lado, acho que dificilmente poderá ser evitado um aumento de casos pelos motivos já mencionados aqui numerosas vezes.
Este vírus, tal como os outros, seguirá o seu percurso. Não entendo porque não se fala mais em fortalecer o nosso sistema imunitário. Não faz sentido nem se quer tentar e nos apoiar somente em elementos exteriores como as máscaras e o distanciamento. Por exemplo, um doente oncológico é suposto tomar mais viraminas e é aconselhado mudar um pouco (por vezes, muito) a sua alimentação para combater a doença. Por quê não iniciar esse processo antes de adoecer? Não será importante construir maiores defesas?
Pelo menos, se me tocar a mim, poderei afirmar que tentei tudo. E sinto a obrigação de fazer o mesmo com a minha família. Se já o faria para uma "gripezinha"..
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Phil2014 » 11/7/2020 12:23

Podemos tocar em puxadores,botões,fotocopiadoras,etc etc senão o melhor mesmo é irmos morar para debaixo da cama.Temos é que ter atenção em não levar as mãos à cara e lavá-las mais frequentemente.That`s it.
Ah e já agora a doença é assim tão letal que justifique esta histeria quase colectiva?Se calhar existem outros virus bem piores a circularem por esse mundo fora e há muito tempo.
 
Mensagens: 59
Registado: 12/5/2010 11:55
Localização: 17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Àlvaro » 11/7/2020 11:50

À 1.ª o medo funcionou, à segunda funcina ao contrário, quanto mais medo, mais o mercado sobe. E assim temos os Nasdaq 100 a tocar os tais 11.000 pontos. Ah pois é! Isso aí não é o Psizinho onde meia dúzia de gatos pingados brincam às ações e mexem com o preço. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 10/7/2020 23:07

Entretanto surgem estas novas noticias:

https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/c ... endadas_pb

Sim, não é uma brilhante fonte... mas pronto
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 10/7/2020 22:00

Esta semana estive em Lisboa na primeira semana de trabalho presencial após quase quatro meses de teletrabalho. Reparei ao longo da semana que claramente os ambientes de trabalho são meios de muito fácil contágio quando comparados com o controlo que conseguimos ter quando estamos em teletrabalho. O tema são os múltiplos lugares de toque obrigatório e de passagem frequente que simplesmente não são fáceis de evitar. A fotocopiadora, os puxadores das portas corta-fogo, os puxadores dos elevadores e os botões dos mesmos, as torneiras das casas de banho, os puxadores das portas das casas de banho. Quando nos aproximamos dos nossos colegas para mostrar algo que precisamos de partilhar, de pedir ajuda, de comentar, aproximamos-nos a uma distancia que se calhar deveria ser evitada. São tudo lugares e hábitos necessários em sociedade mas que proporcionam contágio fácil e evidente. Também notei a minha produtividade a cair por água abaixo porque no local de trabalho os focos de distração são permanentes. Ganha-se na partilha de informação mas perde-se em tempo de trabalho útil.

Não consigo entender que se possa afirmar que os transportes públicos não são focos de contágio quando todos os passageiros passam nas mesmas barras para se segurarem e permanecem a distancias rídiculas uns dos outros. Não consigo entender.

Outra coisa, notei imensa diferença no transito ao longo da semana. A cidade foi enchendo de gente conforme a semana foi passando.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 10/7/2020 20:06

O facto de nada (visível) se estar a fazer em Lisboa, acho grave!

Está a terminar a época escolar (no geral) e agora até final de Agosto muita gente vai tirar férias e naturalmente quem está em Lisboa tenderá a ir para fora de Lisboa... ou seja, levando aquilo (que não me parece controlado) para o resto do país!

Não me parece fazer sentido, países com Itália e a Bélgica que estiveram bem pior que nós, estarem a ter menos casos diários!

Por exemplo, se a polícia não pode estar em todo o lado, porque não se pede ao exército para estar presente em alguns locais que por si promovam o ajuntamento de pessoas?
Ontem estava a ver a chegada da autocarro do FCP ao dragão, e não se entende como é que existem centenas de adeptos juntos e sem máscara (que seria algo fácil de prever, dado estarmos a chegar ao final do campeonato) e a polícia nem se via para separar ou sensibilizar as pessoas!
O mesmo acontece com o SLB (neste caso devido a resultados opostos), mas que são situações sensíveis e detectáveis que requerem um intervenção mais interventiva da polícia!

Quanto ao SNS estar melhor preparado, será só em termos de equipamentos, porque ao nível de médicos, esses são os mesmos e também precisam de descansar reduzindo assim a capacidade de resposta do SNS!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 10/7/2020 17:26

DesconfiadoTotal Escreveu:Marco, a situação pode não ser igual à do inicio da pandemia mas a situação de Lisboa e Vale do Tejo já deveria ter sido abordada de forma mais "vigorosa" e competente, digo eu. Já custou uns M€ largos ao pais esta brincadeira!

No norte fecharam-se concelhos para evitar a transmissão. Em Lisboa nada fazem. Não há coragem?
Não fazer nada e esperar pelo melhor é algo típico do António Costa mas dá muito mau resultado, regra geral.

Por isso concordo que estamos melhor do que no inicio (mau era) mas não estamos bem nem nada que se pareça.



Quais são as medidas que consideras que estão em falta?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/7/2020 17:21

DesconfiadoTotal Escreveu:Marco, a situação pode não ser igual à do inicio da pandemia mas a situação de Lisboa e Vale do Tejo já deveria ter sido abordada de forma mais "vigorosa" e competente, digo eu. Já custou uns M€ largos ao pais esta brincadeira!

No norte fecharam-se concelhos para evitar a transmissão. Em Lisboa nada fazem. Não há coragem?
Não fazer nada e esperar pelo melhor é algo típico do António Costa mas dá muito mau resultado, regra geral.

Por isso concordo que estamos melhor do que no inicio (mau era) mas não estamos bem nem nada que se pareça.


Eu não estou a sugerir que não se deve fazer nada (antes pelo contrário), mas quem me tem acompanhado neste tópico sabe que eu muito, muito raramente falo de / sugiro medidas específicas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/7/2020 17:17

Entretanto, em bem pior situação estão os Estados Unidos onde o combate à pandemia tem sido uma espécie de confusa bandalheira. Os resultados variam bastante de estado para estado: estados como Ohio e Michigan por exemplo têm estado bastante em cima da situação e a prevenir o agravamento da situação enquanto outros como Arizona, Texas, California e Florida estão a reagir com atraso ao evidente aumento de casos confirmados que entretanto já se traduzem em hospitais lotados e onde o número de óbitos médios diários encontra-se agora em máximos e a subir. As autoridades e/ou profissionais locais admitem claramente a associação destes fortes surtos à reabertura da economia e (em especial nos três piores estados) a focos gerados em locais como bares e estabelecimentos de divertimento noturno. Estão agora a tentar reverter a situação, a tentar impor a utilização de máscaras e retroceder em determinadas medidas de reabertura que tinham implementado mas isto ainda demorará dias/semanas a ter impacto. Os piores dias para estes estados ainda estão pela frente, infelizmente.

Contudo, como já tinha dito num post anterior, não creio que cheguem aos níveis de Março/Abril nos Estados Unidos em virtude de uma série de vantagens que já existem em relação há 4 meses atrás (melhores equipamentos, melhores tratamentos, demografia de infectados mais favorável, etc).


Curioso que por detrás da primeira fase estavam em larga medida lares de terceira idade (ambiente propicio à transmissão do virus, espaços fechados e populados por individuos bastante dependentes de terceiros) e hoje os focos principais parecem ter passado a ser agora locais como bares, uma transição que se terá dado em virtude das adaptações sociais que se vão implementando.

Por outro lado, também vale a pena notar que estamos no verão e os piores estados nesta altura fazem parte do chamado "sun belt".
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Desconfiadopt » 10/7/2020 17:15

Marco, a situação pode não ser igual à do inicio da pandemia mas a situação de Lisboa e Vale do Tejo já deveria ter sido abordada de forma mais "vigorosa" e competente, digo eu. Já custou uns M€ largos ao pais esta brincadeira!

No norte fecharam-se concelhos para evitar a transmissão. Em Lisboa nada fazem. Não há coragem?
Não fazer nada e esperar pelo melhor é algo típico do António Costa mas dá muito mau resultado, regra geral.

Por isso concordo que estamos melhor do que no inicio (mau era) mas não estamos bem nem nada que se pareça.
 
Mensagens: 149
Registado: 19/8/2019 21:48

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/7/2020 17:04

A situação nada tem que ver com a de há meses atrás por uma série de razões bastante óbvias: já temos muito mais informação sobre o virus, já temos um melhor conhecimento e controlo da situação em que nos encontramos (toda a logística de testes implementada e um conhecimento mais robusto dos focos), o sistema hospitalar já se encontra melhor preparado (equipamentos e etc), a população já alterou hábitos e dispõe de mais ferramentas, nomeadamente a disponibilidade e utilização de máscaras em larga escala (entretanto basicamente acabou o debate sobre esta matéria e já se percebeu bastante bem o importante impacto da utilização das máscaras). Além disso já se identificaram alguns farmacos (remdesivir e dexametasona) com impacto mensurável e tanto quanto consigo perceber os profissionais de saúde já sabem lidar um pouco melhor com os pacientes covid, graças à experiência e conhecimento adquiridos nestes meses.

Há que analisar estas questões de forma ponderada e com equilibrio. A situação actual nada tem que ver com a de Março e mesmo o número de casos que se identificam actualmente não devem ser vistos na mesma perspectiva dos de há 4 meses atrás quando realizamos muitos mais testes diários (cerca de 5 a 10 vezes mais!) e estamos muito mais em cima dos focos.

Naturalmente há que continuar a acompanhar a situação e, mesmo aos níveis actuais já bastante atenuados, o número de hospitalizações e internamentos UCI é superior aos da gripe sazonal típica, o que é notável e significativo (só os que vivem numa realidade alternativa continuam a comparar o sars-cov-2 à gripe sazonal).


A situação em Portugal parece-me relativamente controlada, é continuar a gerir a situação. Podia ser melhor, mas é debatível o que é que se justifica fazer no ponto em que nos encontramos, com o impacto da pandemia severamente mitigado. Definitivamente, podia ser bem pior e de uma forma geral, Portugal encontra-se no lado "relativamente bom" da mitigação da pandemia.

O gráfico em anexo é nesta altura o que mais valorizo: as hospitalizações e internamentos UCI encontram-se estáveis ou mesmo a reduzir ligeiramente.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], jprgodinho, Opcard, PAULOJOAO e 136 visitantes