Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 16/7/2020 17:52

Aprendendo com os chineses

A VIESGO, antes com o nome de Electra de Viesgo, é uma pequena empresa de distribuição de eletricidade das Astúrias. E tem investido fortemente naquilo a que se chama de Smart Grids em virtude de grande parte da sua produção de energia elétrica ser de origem eólica (parques eólicos).
As redes tradicionais de distribuição elétrica estão a ter uma transformação radical em virtude do afluxo à rede, cada vez mais, de energia renovável, intermitente por natureza como todos sabem.
A rede elétrica da VIESGO lidera largamente, em Espanha, em áreas como contadores eletrónicos, integração de energia renovável e digitalização de processos orientada para a eficiência energética com benefícios para os seus clientes.
Será que a EDP em vez de comprar uma empresa distribuidora de energia elétrica, compra é o seu SABER FAZER tal como fazem os chineses?
O mercado deu mostras de ter gostado do negócio.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por BearManBull » 16/7/2020 15:59

Celsius-reloaded Escreveu:Aumento de capital de mil milhões quando tiveram 700 milhões para distribuir aos accionistas nem há dois meses;


Prontos e fizeram a pescadinha de rabo na boca, distribuíram dividendos, foi dinheiro para o estado nos impostos e agora voltam a pedir de volta os dividendos sobre a forma de aumento de capital.

A EDP está em bull market (artificial talvez :roll: ) é um excelente momento para aumentar portfolio.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 16/7/2020 15:37

EDP sobe mais de 2% com analistas a aplaudirem compra "atrativa" da Viesgo
Depois de uma reação inicial negativa, as ações da EDP refletem agora os comentários positivos dos analistas, que defendem o racional do investimento de 2 mil milhões na compra da Viesgo e o recurso ao aumento de capital para financiar a operação.


As ações da EDP recuperaram do desempenho negativo registado durante a manhã, reagindo agora de forma favorável ao anúncio do aumento de capital de mil milhões de euros para financiar metade do valor que a empresa vai gastar na aquisição da Viesgo em Espanha.

Os títulos chegaram a perder 2,45% para 4,263 euros, mas agora registam uma valorização de 2,06% para 4,46 euros. Desde o início do ano a EDP já acumula um ganho de 15% e regista uma capitalização bolsista de 16,2 mil milhões de euros.

O desempenho da EDP Renováveis é ainda mais positivo. As ações também negociaram em terreno negativo, mas agora avançam 3,14% para 13,78 euros. Estão muito perto de máximos históricos (13,80 euros) e em 2020 já acumulam uma subida de 31%.


Aumento de capital permite manter alavancagem

Para os analistas do Bank of America, a aquisição da Viesgo por parte da EDP é "atrativa" e existe um lado claramente racional no negócio. O Goldman Sachs diz que é um passo importante para a empresa portuguesa acelerar o seu crescimento em Espanha.

"Tendo em conta que se trata de uma expansão do negócio por parte da EDP, num país como a Espanha, penso que seja uma boa decisão por parte da empresa portuguesa", começa por dizer ao Negócios, Francisco Alves, analista da corretora Infinox.

Acrescenta que "esta é uma altura conturbada" para a empresa, mas apesar disso "este negócio já estava a ser preparado previamente por António Mexia", antigo CEO da empresa, que foi suspenso das suas funções, na semana passada, assim como João Manso Neto, enquanto presidente da EDP Renováveis.


Os analistas do CaixaBank BPI consideram que a espanhola Viesgo "representa um bom ajuste estratégico com valor potencial e criação de ganhos por ação após o negócio estar concluído", de acordo com uma nota de análise. Sobre o aumento de capital na ordem dos mil milhões de euros, o banco de investimento diz que "permite que a empresa mantenha o nível de alavancagem inalterado".

A empresa liderada por Miguel Stilwell anunciou ontem que vai avançar a emissão de 309.143.297 novas ações, a 3,30 euros cada, o que representa um desconto de 23% face à última cotação de quarta-feira. A subscrição está "totalmente garantida" e a operação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração Executivo". Aguarda apenas pela "luz verde" da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

Quanto à reação a médio-prazo das ações da empresa portuguesa a este aumento de capital, o analista da Infinox acredita que "poderemos ver o preço da ação a estabilizar durante alguns dias. No entanto, a longo prazo, o potencial de subida é grande".

A EDP vai gastar 2 mil milhões de euros nesta operação (investe 900 milhões de euros e assume dívida de 1,1 mil milhões de euros), naquela que será a maior aquisição desde a compra da Horizon em 2007 (2,7 mil milhões de dólares).

A Viesgo fica avaliada em 2,7 mil milhões de euros, sendo que os restantes 700 milhões de euros são investidos pela Macquarie Infrastructure and Real Assets (MIRA), parceira da EDP nesta operação.

Com esta operação a EDP arrecada 24 parques eólicos e duas centrais mini-hídricas localizadas em Espanha e Portugal, com capacidade instalada líquida total acima de 500 MW. Fica ainda com duas centrais de geração térmica da Viesgo no sul de Espanha e duas subsidiárias de distribuição de eletricidade da Viesgo, que é o quarto maior distribuidor de eletricidade em Espanha, com 700.000 clientes no norte do país.

Habitualmente a EDP financia as suas aquisições com recurso a dívida, mas desta vez optou por emitir ações para não afetar a "desalavancagem contínua" da companhia. Assim, o negócio vai ter "um impacto neutro nas suas métricas de crédito", o que vai proporcionar "o reforço do perfil de baixo risco e o fortalecimento do balanço". No primeiro trimestre a dívida líquida da EDP situava-se em 12,7 mil milhões de euros, o valor mais baixo desde 2007 e que representa uma descida de 8% face ao período homólogo.

Na apresentação da operação aos analistas os gestores da EDP prometeram uma "remuneração acionista atrativa", com um limite mínimo (floor) de 19 cêntimos por ação. Mas adiantaram que a aquisição vai permitir um crescimento sustentável dos lucros por ação, o que permitirá "entregar um aumento do dividendo por ação".

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... a-viesgo--
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por MNPTLIS » 16/7/2020 13:58

Diacono

A CMVM e o BP estão lá para ganharem o seu ordenado e privilégios de resto já provaram para o que servem para os acionistas e .... valem ZERO, nunca viram nada,não sabem nada,não ouviram nada , logo não fazem nada. Umas Múmias.
E quem espera o contrario foi porque ainda não aprendeu nada.
:oops:
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 16/7/2020 13:21

as acções a essa hora já só caiam uns 0,20% e no entanto o negócios escreve esse título com que intenção?

E agora que sobem 1,44%???

Comparar AC's do BCP com este não é sensato. Os do BCP serviram para tapar buracos, este é para crescimento.

Concordo que é estranho a EDP atrasar a apresentação de resultados e vir pedir dinheiro aos acionistas...Terá algo a esconder? A CMVM deveria pedir um esclarecimento sobre o porquê deste adiamento.

Para já a coisa parece estar a agradar o mercado.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por cali010201 » 16/7/2020 13:13

Ações da EDP caem 2,5% após aumento de capital com desconto de 23%



https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... onto-de-23
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: EDP - Tópico Geral

por MNPTLIS » 16/7/2020 12:21

Ui

Desta já saltei fora , não volto a fazer a asneira que fiz no BCP e na Navigator que foi ficar para ver se valia a pena e depois queimei-me.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: EDP - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 16/7/2020 10:06

Tantas red flags.

Divulgação de resultados passar de JUlho para Setembro.

Operação montada pelos antigos CEO e executadas por interinos;
Aumento de capital de mil milhões quando tiveram 700 milhões para distribuir aos accionistas nem há dois meses;
Várias vendas recentes que totalizam encaixe mto superior ao valor q querem ir buscar ao mercado.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 15/7/2020 23:39

O dividend yield vai subir.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/7/2020 22:09

forza algarve Escreveu:A.meio prazo é uma notícia muito boa para o grupo edp..mas em breve pode ser que baixe porque nem todos vao ter capital para subscrever este aumento

Porque, para ja os acionistas vao ser diluidos. Prova me lá como é que este deal aumenta o eps? Estou curioso
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 15/7/2020 21:25

A.meio prazo é uma notícia muito boa para o grupo edp..mas em breve pode ser que baixe porque nem todos vao ter capital para subscrever este aumento
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 15/7/2020 17:47

"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 15/7/2020 17:26

Setembro???

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... a-setembro

Querem ver que quem fazia os relatórios era o Mexia e o Manso? :lol:
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 15/7/2020 13:59

Goldman Sachs antecipa quebra de 26,4% nos lucros da EDP
O Goldman Sachs estima que a elétrica portuguesa tenha registado lucros de 298 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano.


O Goldman Sachs estima que a EDP tenha fechado o primeiro semestre deste ano com lucros de 298 milhões de euros, o que traduz uma quebra de 26,4% face ao resultado líquido de 405 milhões de euros obtido no mesmo período do ano passado.

Quanto ao EBITDA deverá ter totalizado 1,82 mil milhões de euros, uma descida de 5% face ao período homólogo.

Numa nota de análise, a que o Negócios teve acesso, os especialistas do Goldman Sachs justificam as suas previsões de quebra com fatores como os fracos volumes de oferta na Península Ibérica e Brasil, fracos volumes de distribuição no Brasil, fator de carga menor no vento e desvalorização cambial, com o real brasileiro a depreciar cerca de 20% face ao euro.

Estes fatores terão sido parcialmente compensados por margens de fornecimento mais altas na Península Ibérica.

Para o segundo semestre, o banco norte-americano espera, porém, uma melhoria dos resultados, com a empresa a beneficiar do aumento da capacidade, bem como das alienações e decisões regulatórias que estão ainda pendentes no Brasil.

Sobre a reestruturação do portefólio que está em curso, o Goldman Sachs sublinha ainda que tem duas grandes vantagens: "o potencial de cristalização de valor e o fortalecimento do balanço", que pode permitir à empresa aumentar o crescimento das energias renováveis.

"Tendo em conta a maior reestruturação do portefólio que está no horizonte (por exemplo, envolvendo a EDPR Brasil) e a crescente opção pela energia eólica offshore, continuamos com a classificação ‘Buy’ para a ação", referem os analistas.

O Goldman Sachs recomenda assim "comprar" ações da EDP, às quais atribui um preço-alvo de 4,90 euros, cerca de 13% acima da cotação atual, de 4,33 euros.

Os resultados da EDP serão divulgados ao mercado no próximo dia 30 de julho.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ros-da-edp
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 15/7/2020 7:49

Alegoria

Somos Amigos e combinamos ir almoçar juntos. E um dia lá vamos os dois beber uns copos, desabafar e rir um pouco.
Acontece que uma semana depois do nosso almoço, eu mato alguém que andava a comer a tua mulher.
O MP (Ministério Público) descobre que fui eu que o matei, mas pior do que isso, através da consulta da minha agenda e contactos telefónicos, toma conhecimento que uma semana antes tínhamos ido almoçar os dois.
E conclui que durante o almoço congeminamos a morte do teu rival.
Sou preso como autor material do crime. E Tu és preso como autor moral.

Aviso: Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.
Anexos
FB_IMG_1594795625220.jpg
FB_IMG_1594795625220.jpg (38.91 KiB) Visualizado 11544 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por BearManBull » 14/7/2020 16:32

EDP antecipa fecho das centrais a carvão. Sines encerra em 2021

Esta iniciativa de fecho antecipado deverá tem "custo extraordinário de cerca de 100 milhões de euros (antes de impostos) em 2020"

:shock:

, adianta ainda a EDP. Uma quantia inferior aos custos avultados que a EDP assumiu Sines e Pego estavam a ter para o negócio: a perda de competitividade das centrais custou 200 milhões aos lucros da elétrica de 2019.


Esta perda de competitividade resultou da "deterioração material das perspetivas de rentabilidade das centrais elétricas a carvão no mercado Ibérico",

:-k :| :shock:

a "vontade política de antecipação dos prazos de encerramento destas centrais"

:-k :| :shock:

e a "manutenção de uma elevada carga fiscal sobre estes ativos" explicou, na altura, a empresa.

:| :-k :shock:

Analysis: Will China build hundreds of new coal plants in the 2020s?
Anexos
China_coal.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 14/7/2020 12:00

este processo já se arrasta há 8 anos.
Como não falta dinheiro para bons advogados, vai arrastar-se outros tantos...até que o mercado se esquece. Entretanto a EDP continua o seu ritmo de crescimento e aposta nas renovaveis, num mercado acima de tudo internacional e com uma estrutura accionista bem definida. Todos sabem a quem pertencem as posições de capital (na NOS parece que começam a haver dúvidas...tal como na EFACEC)

A NOS é uma empresa com poucas perspectivas de futuro, num mercado "caseiro" muito competitivo. Para crescer precisa de alargar horizontes e sair de Portugal...encontrar novos mercados. Atendendo às questões legais que por lá se discutem, a coisa torna-se mais complicada e é isso que os accionistas temem. Na EDP isso não se verifica.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 14/7/2020 11:11

nos até podemos discernir sobre a questao da justiça portuguesa..sobre o.governo etc mas internacionalmente os investidores quando cheiram problemas judiciais nas empresas fogem..basta ver omque está acontecendo com a NOS
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 14/7/2020 8:37

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por peaners » 14/7/2020 2:59

Quantos processos existem da EDP contra estado?
E de empresas energéticas contra o estado?

"Por outro lado, o Governo já enfrenta processos judiciais e impugnações contra medidas políticas que cortaram receitas — ou rendas consoante as versões — às empresas de energia. Galp, EDP e REN (Redes Energéticas Nacionais) já estão em tribunal a contestar o pagamento da CESE (contribuição extraordinária sobre a energia), criada pelo anterior Governo e prolongada pelo atual. E a Galp não se limitou a contestar judicialmente, também não pagou. Estes processos estão no Tribunal Administrativo e ainda não existe qualquer indicação de que tenha havido acórdão."
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 14/7/2020 0:10

Exactamente o que se pretende para a TAP. Até ao buraco seguinte.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 13/7/2020 17:19

Ora aí está: https://sicnoticias.pt/pais/2020-07-13- ... excessivas

"O Ministério Público calculou que os benefícios indevidos à EDP então acordados atingiram um valor de cerca de 1,2 mil milhões de euros."

Isto sim, é relevante. A questao de quem comanda o navio já passou para segundo plano.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 13/7/2020 9:12

EDP constituída arguida no caso das rendas excessivas


A EDP estará a reagir à notícia de que a empresa será constituída arguida no processo das rendas excessivas, o mesmo que já levou à suspensão do CEO António Mexia e de Manso Neto, da EDP Renováveis.


Segundo avançou a RTP, no domingo, o Ministério Público pede que em representação da EDP Carlos Mata seja ouvido até 24 de julho.


No pedido, que deu entrada na quinta-feira, o Ministério Público pede que o antigo secretário de Estado Artur Trindade seja também ouvido na condição de arguido, por causa da contratação do pai pela EDP.


Na semana passada, António Mexia, João Manso Neto e João Conceição viram Carlos Alexandre aplicar-lhes as medidas de coação pedidas pelo Ministério Público, com a suspensão de funções dos primeiros dois e pesadas cauções.


Os gestores e o ex-ministro Manuel Pinho são acusados de beneficiar a EDP indevidamente em 1,2 mil milhões de euros.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ecar-o-dia
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/7/2020 7:46

Engordar o porco

Será que o Marques Mendes lê o Caldeirão da Bolsa?

"São arguidos há três anos, com termo de identidade e residência. De repente passam para uma medida tão radical como esta que foi aplicada. E pergunta-se: o que é que aconteceu assim de tão substancialmente grave para passar do oito para o oitenta?"

"as pessoas são condenadas nos tribunais, porque há provas claras e sentenças a condená-las. Já não acho nada bem uma pessoa condenada na praça pública através de uma medida de coação”.


Marques Mendes, comentador político.
Anexos
Screenshot_20200713-073059~2.png
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Artista Romeno » 8/7/2020 17:56

PXYC Escreveu:
NirSup Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Mas não absolve ninguém (nem condena obviamente). No limite, pode-se considerar que o mercado acha que as empresas seguem em frente, incólumes.

Abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,
O que eu pretendi foi dar um recado a todos os que achavam que com a suspensão dos dois CEOS iam prejudicar as dezenas de milhar de pequenos acionistas que nos últimos anos tiveram uma valorização interessante das suas EDP's. Saiu-lhes o tiro pela culatra. O mercado deu-lhes uma lição.
Portugal está cheio de gente de mente tacanha, invejosa e mesquinha, que é incapaz de conviver com o sucesso dos outros. Nunca se sabe o que vai dentro daquelas brilhantes cabecinhas.


se o sucesso dos outros é alegadamente ilícito porque seria inveja?
és da Nova SBE? :D

Sinceramente que tonteria parece o socrates quando dizia que atacavam o ps...ha uma forte suspeita de comportamentos menos eticos que terao caso seja assim considerado julgados, ponto final...quer dizer no limite se o mexia arranjasse uma taxa de rentabilidade para os ativos regulados de 25 por cento ao ano era um heroi? Cabe dizer que é um bom gestor aquele que cria valor dentro da legalidade....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], iniciado1, Kooc, m-m, MarketGodzilla, MP65, Phil2014, Shimazaki_2, zulu404 e 433 visitantes