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OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Kor » 24/6/2020 22:18

Pata-Hari Escreveu:Eu também concordo. Até admito que o estado assuma uma empresa de tamanho muito diminuto, voando apenas as rotas cruciais para a nação (zonas de emigração e internas) pagando ordenados do estado aos seus empregados. Mais do que isso é extra-estado, o estado não tem que pagar nada nem ser dona de um suposto "negócio".


Quando um cmdt na Ryanair ganha 150k / ano como é que se pode ter uma companhia a pagar ordenados do estado? Não é o mercado, a lei da oferta e procura que dita a cotação salarial?
É possivel criar uma " nova " companhia mas digam-me se há slot's nos aeroportos aqui falados para ela ( em horários decentes ).
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 24/6/2020 22:20

O post anterior é meu. Estou no computador de um amigo e ele estava logado no Negócios.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 24/6/2020 22:36

Kor Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Eu também concordo. Até admito que o estado assuma uma empresa de tamanho muito diminuto, voando apenas as rotas cruciais para a nação (zonas de emigração e internas) pagando ordenados do estado aos seus empregados. Mais do que isso é extra-estado, o estado não tem que pagar nada nem ser dona de um suposto "negócio".


Quando um cmdt na Ryanair ganha 150k / ano como é que se pode ter uma companhia a pagar ordenados do estado? Não é o mercado, a lei da oferta e procura que dita a cotação salarial?
É possivel criar uma " nova " companhia mas digam-me se há slot's nos aeroportos aqui falados para ela ( em horários decentes ).
Cumprimentos,



Kor, o mercado dita que a empresa feche. Logo, o teu argumento cai pela base. Acabou-se a TAP se quiseres argumentar com o mercado.








Mas, mesmo que isso não fosse suficiente, os empregados mantém-se la´ com o acordo de empresa, com a comodidade de voar tap e ir para casa tranquilamente ao fim de cada dia. É isso que faz com que o pessoal voe na tap e não vá trabalhar para outros países onde ganhariam melhor.

O tema aqui é que não podes pedir ao povo português que pague com o seu ordenado mediocre ordenados que em nada se assemelham aos dos empregados da tap se forem pagos pelo estado (que, relembro, não tem dinheiro próprio, tem dinheiro dos contribuintes e dos filhos dos contribuintes porque o gasto excede o que conseguem cobrar ao contribuinte de hoje) . Quantos portugueses têm que pagar impostos para pagar um ordenado de comissário? e te garanto que muitos desses portugueses não tem menos formação nem menos responsabilidade que um comissário de bordo. A maior parte dos doutorados deste país que trabalham cá não ganham o que ganha um comissário de bordo. Os médicos que trabalham no estado ganham uma fração ínfima dos comissários. Os enfermeiros, um "cagagézimo". Estás a ver o problema?

E,mais, como se gosta de argumentar com o mercado, nesse caso faça-se como se faz na finnair: abra-se o capital ao mercado, faz-se um mega aumento de capital e quem quiser investir, investe. Deixe-se a lei da oferta e da procura decidir o destino da tap. Isso é o mercado. Vale para um argumento, tem que valer para todos.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 24/6/2020 23:20

Pata,

Os ordenados do estado dão que a Força Aérea tem 30 F16, cada um ainda é uma máquina fenomenal e carissima, e hoje tem 23 pilotos qualificados no modelo. Os aviões custam balúrdios e há mais aviões que pilotos no Portugal do século XXI, questionando-se se pode cumprir as suas obrigações de aliado na OTAN.
Vais pelo ponto mais fraco: comissário é o menos na equação tal como pilotos com 250 horas.
Fala-me de mecânicos com CHT e licenças averbadas pela autoridade, mecânicos inspectores ou pilotos com mais de 2.000 horas, para já não falar de comandantes. Eles querem lá saber se o povo português pode ou não pagar quando estão diariamente a ser assediados com propostas brutais vindas de todo o lado. É humano e qualquer um de nós faria o mesmo.
Pessoalmente, acho que o estado deve meter o dinheiro e controlar completamente a TAP, cortar grosso onde é de cortar e depois na nova TAP ( gostaria que muito diferente do novo banco que é novo e acho que não deve estar melhor que o velho BES ) realizar, pelo menos, parte do que lá meteu. Poderia daqui a alguns anos ( 7 segundo a UE ) fazer um IPO ou vender em tranche. Eu ficaria satisfeito.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 25/6/2020 1:32

Não concordo com vários dos teus pontos. Não conseguiste argumentar a razão pela qual devemos salvar a tap e acabaste dando argumentos para não salvar a tap. Passo a tentar explicar-me:

Usei o exemplo dos comissários porque é o mais simples e evidente. Acho que são funções que grande parte da população poderia cumprir e assumir pelo que parecem, acho que concordas, comparáveis com maior facilidade com muitas outras profissões. (Devo até dizer-te que usei esse exemplo porque o costumo usar comigo própria e dizer que nunca deveria ter investido num curso de economia, deveria ter sido comissária, ganharia mais do que ganho, bem mais, e teria uma vida bem mais divertida e com um ínfimo da responsabilidade.)

Os pilotos têm muita oferta pelo planeta (que por acaso agora nem vão ter durante algum tempo. Neste momento há um número nunca antes visto de pilotos no desemprego. Uma anomalia de mercado que deverá ser temporária e que concedo que é besides the point). Os pilotos não são portanto certamente a preocupação do estado quando salvarem a tap. Argumentaste que o restante pessoal também é absorvido a bons valores pelo mercado com a maior facilidade. Deste portanto o argumento pelo qual não faz sentido salvar os empregos de quem não precisa ser salvo já que o mercado se encarrega de o fazer a preços altos, têm todos alta empregabilidade. Ok, então não salvamos a tap pelo emprego que gera. Estamos de acordo nisso. Os empregados da tap não precisam.

Então vamos salvar a tap com os nossos miseraveis e insuficientes impostos porquê? vamos endividar os nossos filhos por quê, por que boa razão? vamos dar de prémio aos profissionais de saúde o futebol e salvar empregos de quem não precisa e ganha mais do que o resto dos contribuintes? (- esta última frase está em excesso, não haveria necessidade da brutalidade de discurso, não era necessária mas é a crua verdade e realidade).

Argumentarás que o estado tem como função assegurar sectores fundamentais da economia. Mas só e apenas. Não tem/não temos que assegurar um negócio para além do essencial, e o negócio da tap vai muito além disso e perdeu dinheiro nisso.

Dirás que é um sector "bandeira" e eu argumento que quem não tem dinheiro, nao tem vicios.

Argumentaste que poderá ser um investimento: O Estado não tem que andar a brincar aos investidores porque o estado não o sabe fazer e porque este nosso estado, com as contas que (não) tem, não tem a capacidade ou o excedente para assumir esse devaneio. Como dizia o Victor Gaspar, "não há dinheiro". O estado não tem como mandato e nunca fez nenhum negócio crescer, nunca teve a capacidade de gerar riqueza, sabemos que isso é a função dos investidores e empresários. O estado tem que gerir o dinheiro de todos e, também pelas razões que apontas (porque esse pessoal se safa muito bem em qualquer outro lugar), é imoral salvar um negócio que não dá lucro e salvar empregos ás custas dos impostos pagos pelos enfermeiros, médicos, empregados do comércio, bancários, professores e outros que tais que não têm nem esses ordenados, nem essa capacidade de escolha e de troca de emprego.

Se é um negócio de futuro como afirmas, deixa o mercado avaliar e meter o seu dinheiro lá dentro, o mercado assim avaliará. Não o estado. O mercado sempre foi mais eficiente a medir o futuro dos negócios do que estado, sobretudo o nosso estado.

Este texto está trapalhão mas é o que efectivamente acho. Todos gostamos da TAP e de ter uma companhia nacional mas não faz sentido ter participação do estado para além da necessária para garantir os serviços considerados básicos à nossa população (destinos importantes para o nosso país). Lembra-te que a maior parte dos contribuintes não beneficia sequer disso ao contrário de muitos outros serviços básicos como a saúde e a educação.

Não quero continuar a argumentar isto porque me torno maçadora. Espero que conseguido, pelo menos, dar um novo angulo à questão.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 25/6/2020 9:02

Copio um título de noticia: "Carência de transportes faz disparar contágio por coronavírus em Lisboa e Vale do Tejo
Autarcas apontam “problemas estruturais”, como as condições dos transportes, para o aumento de casos" Isto é mais prioritário neste momento e afecta de modo muito mais importante os Portugueses do que não ter voo directo para praga no dia em que quiser, como se concordará.

Estou agora a ouvir o camilo lourenço que fala sobre a TAP. Ele também não quer ser dono da TAP. Relembra que nas últimas décadas a TAP deu lucro duas vezes. Ver/ouvir a partir do minuto 17:55 até ao minuto 21.

Bruxelas, pelos vistos, também não quer dar para o peditório:
"porém, uma vez que a TAP já estava numa débil situação financeira antes da pandemia de covid-19, a empresa "não é elegível" para receber uma ajuda estatal ao abrigo das regras mais flexíveis de Bruxelas devido ao surto, que são destinadas a "empresas que de outra forma seriam viáveis"
. https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... eshomepage

Por último e também a propósito, cito o título do editorial de hoje do Nuno Carregueiro:
O exemplo da Alemanha
A Alemanha tem de longe o plano de estímulos mais robusto da Europa. Não porque quer, mas porque pode.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Artista Romeno » 25/6/2020 9:54

PIKAS Escreveu:Pata,

Os ordenados do estado dão que a Força Aérea tem 30 F16, cada um ainda é uma máquina fenomenal e carissima, e hoje tem 23 pilotos qualificados no modelo. Os aviões custam balúrdios e há mais aviões que pilotos no Portugal do século XXI, questionando-se se pode cumprir as suas obrigações de aliado na OTAN.
Vais pelo ponto mais fraco: comissário é o menos na equação tal como pilotos com 250 horas.
Fala-me de mecânicos com CHT e licenças averbadas pela autoridade, mecânicos inspectores ou pilotos com mais de 2.000 horas, para já não falar de comandantes. Eles querem lá saber se o povo português pode ou não pagar quando estão diariamente a ser assediados com propostas brutais vindas de todo o lado. É humano e qualquer um de nós faria o mesmo.
Pessoalmente, acho que o estado deve meter o dinheiro e controlar completamente a TAP, cortar grosso onde é de cortar e depois na nova TAP ( gostaria que muito diferente do novo banco que é novo e acho que não deve estar melhor que o velho BES ) realizar, pelo menos, parte do que lá meteu. Poderia daqui a alguns anos ( 7 segundo a UE ) fazer um IPO ou vender em tranche. Eu ficaria satisfeito.
Cumprimentos,

Eu cheira me que es piloto, olha que nada contra a profissao que tem muita responsabilidade e risco, mas o binomio oferta procura vai estar mau pa oferta! Com a iag a cortar avioes a lufthansa a deixar cair eventualmente a sn e as rotas ate 3 horas em franca cortadas ate 3 horas vai haver overcapacity de pilotos a farta (porque nao vai acabar por aqui)
A tap so e viavel se lhe perdoarem 66 pc da divida antiga e toda a nova ai tera uma estrutura capital normal para uma airline. Isso e baixar os custos salariais. Depois se encolher e voar com os avioes novos que ja tem( perdao aluga em leasing...) e sao mais eficientes sera viavel, mas tera que ter um perdao divida doido. Dai e como slots nao vao faltar nem avioes em lessors diria que e melhor ideia gastar menos que o perdao e fazer a tap2
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 25/6/2020 14:52

https://www.publico.pt/2016/02/05/economia/noticia/governo-chega-a-acordo-com-accionistas-da-tap-e-fica-com-50-da-empresa-1722568

Em 2016 o estado pagou 2milhões para ter 50% da Tap, onde 5% é para os trabalhadores.

https://tvi24.iol.pt/economia/prejuizos-tap/primeira-mao-como-e-que-a-tap-vale-800-milhoes-se-tem-prejuizos

No inicio de Março de 2020 a avaliação da TAP era de 800milhões!

https://www.tsf.pt/portugal/economia/valor-a-injetar-na-tap-deve-rondar-os-mil-milhoes-de-euros-12225067.html

No final de Maio de 2020 a Tap necessita de uma injecção de cerca de 1000milhões!


Neste momento em quanto é que a TAP estará avaliada se o volume de negócios caiu bastante?

Quanto é que o estado perde se a TAP cair agora (tem de ser considerado o valor investido e a penalização que terá se os trabalhadores forem para a segurança social) e quanto é que o estado ganha se quiser manter a TAP ou quanto ganhará se vender a sua participação?
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Bar38 » 25/6/2020 16:17

Marco Martins Escreveu:Quanto é que o estado perde se a TAP cair agora (tem de ser considerado o valor investido e a penalização que terá se os trabalhadores forem para a segurança social) e quanto é que o estado ganha se quiser manter a TAP ou quanto ganhará se vender a sua participação?


A pergunta deveria ser quanto é que o estado já ganhou até agora. Zero. Quanto é que o estado já perdeu até agora .Muitos milhões. Porque que desta vez será diferente???
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por gatogato » 25/6/2020 16:20

Pata-Hari Escreveu:Não concordo com vários dos teus pontos. Não conseguiste argumentar a razão pela qual devemos salvar a tap e acabaste dando argumentos para não salvar a tap. Passo a tentar explicar-me:

Usei o exemplo dos comissários porque é o mais simples e evidente. Acho que são funções que grande parte da população poderia cumprir e assumir pelo que parecem, acho que concordas, comparáveis com maior facilidade com muitas outras profissões. (Devo até dizer-te que usei esse exemplo porque o costumo usar comigo própria e dizer que nunca deveria ter investido num curso de economia, deveria ter sido comissária, ganharia mais do que ganho, bem mais, e teria uma vida bem mais divertida e com um ínfimo da responsabilidade.)

Os pilotos têm muita oferta pelo planeta (que por acaso agora nem vão ter durante algum tempo. Neste momento há um número nunca antes visto de pilotos no desemprego. Uma anomalia de mercado que deverá ser temporária e que concedo que é besides the point). Os pilotos não são portanto certamente a preocupação do estado quando salvarem a tap. Argumentaste que o restante pessoal também é absorvido a bons valores pelo mercado com a maior facilidade. Deste portanto o argumento pelo qual não faz sentido salvar os empregos de quem não precisa ser salvo já que o mercado se encarrega de o fazer a preços altos, têm todos alta empregabilidade. Ok, então não salvamos a tap pelo emprego que gera. Estamos de acordo nisso. Os empregados da tap não precisam.

Então vamos salvar a tap com os nossos miseraveis e insuficientes impostos porquê? vamos endividar os nossos filhos por quê, por que boa razão? vamos dar de prémio aos profissionais de saúde o futebol e salvar empregos de quem não precisa e ganha mais do que o resto dos contribuintes? (- esta última frase está em excesso, não haveria necessidade da brutalidade de discurso, não era necessária mas é a crua verdade e realidade).

Argumentarás que o estado tem como função assegurar sectores fundamentais da economia. Mas só e apenas. Não tem/não temos que assegurar um negócio para além do essencial, e o negócio da tap vai muito além disso e perdeu dinheiro nisso.

Dirás que é um sector "bandeira" e eu argumento que quem não tem dinheiro, nao tem vicios.

Argumentaste que poderá ser um investimento: O Estado não tem que andar a brincar aos investidores porque o estado não o sabe fazer e porque este nosso estado, com as contas que (não) tem, não tem a capacidade ou o excedente para assumir esse devaneio. Como dizia o Victor Gaspar, "não há dinheiro". O estado não tem como mandato e nunca fez nenhum negócio crescer, nunca teve a capacidade de gerar riqueza, sabemos que isso é a função dos investidores e empresários. O estado tem que gerir o dinheiro de todos e, também pelas razões que apontas (porque esse pessoal se safa muito bem em qualquer outro lugar), é imoral salvar um negócio que não dá lucro e salvar empregos ás custas dos impostos pagos pelos enfermeiros, médicos, empregados do comércio, bancários, professores e outros que tais que não têm nem esses ordenados, nem essa capacidade de escolha e de troca de emprego.

Se é um negócio de futuro como afirmas, deixa o mercado avaliar e meter o seu dinheiro lá dentro, o mercado assim avaliará. Não o estado. O mercado sempre foi mais eficiente a medir o futuro dos negócios do que estado, sobretudo o nosso estado.

Este texto está trapalhão mas é o que efectivamente acho. Todos gostamos da TAP e de ter uma companhia nacional mas não faz sentido ter participação do estado para além da necessária para garantir os serviços considerados básicos à nossa população (destinos importantes para o nosso país). Lembra-te que a maior parte dos contribuintes não beneficia sequer disso ao contrário de muitos outros serviços básicos como a saúde e a educação.

Não quero continuar a argumentar isto porque me torno maçadora. Espero que conseguido, pelo menos, dar um novo angulo à questão.


Totalmente de acordo com o teu post e ideias expostas. Nem acho que o texto esteja trapalhão.

Mas, na verdade, não estou totalmente de acordo com todo o texto, pois a frase "Todos gostamos da TAP e de ter uma companhia nacional" em particular merece-me reservas: eu não tenho particular apreço (nem ódio) pela TAP nem de ter tal companhia como nacional (é-me quase totalmente indiferente se é nacional ou não, já que os meus principais critérios são, entre outros, preço e qualidade e não me faz impressão especial a nacionalidade)...
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 25/6/2020 19:31

https://www.facebook.com/nasdailyportuguese/videos/a-armadilha-do-dinheiro-americano/530546611189393/

Se calhar este vídeo mostra o que aconteceu na TAP e noutros sectores.
E certamente o problema não será somente nos USA, nem em Portugal.
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Bar38 » 26/6/2020 23:29

Marco Martins Escreveu:https://www.facebook.com/nasdailyportuguese/videos/a-armadilha-do-dinheiro-americano/530546611189393/

Se calhar este vídeo mostra o que aconteceu na TAP e noutros sectores.


Alguma vez a TAP pagou 1 cêntimo de dividendos aos acionistas??!! Não me parece...
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 30/6/2020 12:33

Bem Bem... relata o expresso: https://expresso.pt/economia/2020-06-30 ... ionalizada

"SÓ OS FANÁTICOS DO INICIATIVA LIBERAL ACHAM QUE NOS PODEMOS DAR AO LUXO DE PERDER A TAP", DIZ PEDRO NUNO SANTOS
O Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, está a ser ouvido em audição parlamentar, que arrancou minutos depois de o Expresso ter avançado que o Governo já está a pôr em marcha o processo de nacionalização da TAP.

Durante a resposta ao deputado social-democrata Cristóvão Norte, e apesar de nunca se ter referido à informação avançada pelo Expresso, Pedro Nuno Santos esforçou-se por alinhar os argumentos a favor da intervenção pública na empresa.

"Não podemos ficar agarrados aos resultados. Estamos a falar de uma das maiores exportadoras, que traz metade dos turistas para Portugal. A TAP ajuda a manter e criar muito mais do que os seus 10 mil trabalhadores. Compra 1.300 milhões de euros a empresas nacionais. Paga mais de 300 milhões de impostos e contribuições, mais os milhões que traz para o país. Seria um desastre o país perder a TAP. Só os fanáticos do Iniciativa Liberal acham que nos podemos dar ao luxo de perder a TAP — não sabem patavina. Temos a obrigação de explicar aos portugueses a importância da TAP", apontou o ministro.

O governante voltou ainda a defender que não havia outro caminho a escolher para o resgate da TAP se não o que foi adotado, que foi o da reestruturação, de acordo com o que a Comissão Europeia autorizou. “A reversão da privatização da TAP “não foi o modelo ideal, foi o modelo possível”, diz Pedro Nuno Santos.

O braço de ferro com os privados na TAP resulta da "atitude intransigente e firme" de defender o país, assegura Pedro Nuno Santos.

(Em atualização)


bem bem.... se calhar é melhor também explicar aos outros países fanáticos que também não percebem patavina e optaram por outras alternativas de financiamento que não implicam uma loucura de dinheiro público. Os fanáticos dos finladeses, por exemplo. Esses loucos com contas equilibradas.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Bar38 » 30/6/2020 13:45

Pata-Hari Escreveu:Bem Bem... relata o expresso: https://expresso.pt/economia/2020-06-30 ... ionalizada

Estamos a falar de uma das maiores exportadoras, que traz metade dos turistas para Portugal. A TAP ajuda a manter e criar muito mais do que os seus 10 mil trabalhadores. Compra 1.300 milhões de euros a empresas nacionais. Paga mais de 300 milhões de impostos e contribuições, mais os milhões que traz para o país. Seria um desastre o país perder a TAP. Só os fanáticos do Iniciativa Liberal acham que nos podemos dar ao luxo de perder a TAP — não sabem patavina. Temos a obrigação de explicar aos portugueses a importância da TAP", apontou o ministro.


(Em atualização)


.

Não ninguém que explique a esse Sr que a TAP é apenas um dos o veículos diria até o menos competitivo para a entrada de turismo no país e que os 40% de turistas que entram em Portugal através da TAP continuariam a entrar que as rotas eram absorvidas por outras companhias aéreas. Que se a TAP transporta 40% do turismo é pela procura do destino Portugal e não pela competitividade da companhia aérea...
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por mais_um » 30/6/2020 14:21

Pata,

N´ão descortino grandes diferenças entre a argumentação do nosso governo e o da Finlândia para justificar o apoio de ambos os governos às companhias aéreas.

Due to the uncertainty of the market situation, the Ministerial Committee on Economic Policy has advocated that Parliament apply for a mandate of up to 700 million euros to participate in Finnair’s recapitalisation arrangements, including the planned share issue and any other arrangements.

According to the company’s plan, the total share issue would be estimated at 500 million euros. The State of Finland currently accounts for 55.8% of Finnair’s shares and votes.

“The effects of the COVID-19 crisis on air transport as a whole, and therefore also on Finnair, one of the strongest operators in the sector, have been earth-shattering. The State wishes to make sure in advance that it is prepared to support the solvency of the company adequately in different situations. Now more than ever, as a responsible, long-term owner, the State must make efforts to ensure that Finland also has a strong airline in the future,” says Minister Tytti Tuppurainen, who is responsible for ownership steering.
Strategic interest to the state

Government says Finnair is a company of strategic interest to the State, since international flight connections are essential for Finland and the company plays a major role in the Finnish economy. For example, from the point of view of tourism, flight connections are vital.

In recent years, the Finnish service and tourism industries have grown significantly as tourism has flourished in the country. Good connections are also central to the operating environment of the Finnish export industry, and domestic routes play a key role in ensuring regional accessibility.

The Ministerial Committee on Economic Policy has advocated that Parliament be given an extraordinary supplementary budget to cover the State’s participation in Finnair’s recapitalisation arrangements.

https://www.foreigner.fi/articulo/busin ... 05540.html
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por mais_um » 30/6/2020 14:27

Pata,

Podes explicar as diferenças vantajosas entre o apoio da Finlândia relativamente ao apoio de Portugal?

The Commission's note also explains that the capital increase in Finnair should approach 500 million euros and that the State, the majority shareholder in the airline, with a 55,8% position, should receive subscription to new shares in the amount 286 million euros. The remaining shares will be traded on the market.

The Commission had already approved a € 600 million loan from Finland to Finnair in order to mitigate the economic impact of Covid-19 on the airline.

This Wednesday, the Commission gave the green light to the Government's request to support TAP in the amount of 1,2 billion, considering that the plan allows “immediate liquidity without distorting” the competition rules. The Brussels announcement explains that Portugal has guaranteed that TAP will return the loan or will have to submit a restructuring plan in six months.

https://jornaleconomico.sapo.pt/en/news ... -no-599525
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 30/6/2020 14:48

Mais um, exacto, foi o que descrevi: um aumento de capital para accionistas que é diferente de nacionalização e de empréstimos. O empréstimo de emergência proposto pela UE foi rejeitado pela tap por não ter as condições necessárias para poder ser reembolsado.

Não se está a falar de aumentos de capital em mercado aberto, para a tap mais_um. Uma coisa é um accionista ir ao aumento de capital em condições normais de aumetnos de capital, é o que os finlandeses estão a fazer. O estado participará (ou não) consoante ache que o deva fazer e tenha a capacidade para o fazer. O mercado decide o resto sobre o resto da empresa.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Ulisses Pereira » 30/6/2020 14:50

O problema está a montante com o processo de reversão da nacionalização. Sempre aqui me manifestei contra a reversão. Mas se ela foi feita, devia ser para o Estado poder intervir estrategicamente. Assim serviu apenas para gastar dinheiro.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por mais_um » 30/6/2020 15:06

Pata-Hari Escreveu:Mais um, exacto, foi o que descrevi: um aumento de capital para accionistas que é diferente de nacionalização e de empréstimos. O empréstimo de emergência proposto pela UE foi rejeitado pela tap por não ter as condições necessárias para poder ser reembolsado.

Não se está a falar de aumentos de capital em mercado aberto, para a tap mais_um. Uma coisa é um accionista ir ao aumento de capital em condições normais de aumetnos de capital, é o que os finlandeses estão a fazer. O estado participará (ou não) consoante ache que o deva fazer e tenha a capacidade para o fazer. O mercado decide o resto sobre o resto da empresa.


Pata,

Que fique claro que não estou a dizer que não tens razão, só gostava de perceber os teu argumentos, isto porque para já houve um emprestimo de 600 milhões do governo finlandês à Finnair, depois o Estado finlandês já tem 55,8% do capital por isso não ganha nada em nacionalizar o restante, além disso tendo em conta que o Estado tem a maioria será o Estado a entrar com a maior parte do dinhero do aumento de capital, até porque já pediu autorização ao parlamento, por isso não descortino grande diferença, tirando do facto do Estado português ainda não ter a maioria do capital da TAP. :)
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Pata-Hari » 30/6/2020 16:24

Uma coisa é o estado ficar dono da TAP por aumento de capital, que é um processo "legítimo" e normal de mercado. Outra coisa é o estado fazer um empréstimo aparentemente a fundo perdido sem ter retorno nisso e sem grandes condições (porque os empréstimos com condições a tap não quer ou não tem condições para poder aceitar) e ainda uma outra coisa é reverter a privatização ou nacionalizar a empresa.

O grande problema é que a TAP não tem sido uma empresa viável tal como está a ser gerida. Ao injectar dinheiro de impostos em formatos de empréstimos a fundo quase perdido estás apenas a prolongar a vida de um buraco financeiro e a subsidiar uns às custas dos outros quando o sector privado os pode perfeitamente substituir. Quando a UE exige reestruturações, está a dizer isso mesmo: não há dinheiro de impostos para algo que está em pré-falência porque corremos o risco de não estar a salvar nada, apenas a alimentar uma fogueira com um fim conhecido desde já, a prolongar uma morte certa se mantiverem a empresa na rota actual. A TAP não é um caso de problemas gerados pelo COVID com uma necessidade temporária de liquidez.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 30/6/2020 18:33

Alguém sabe quanto é que a TAP deve a fornecedores da aviação e a bancos?
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Celsius-reloaded » 30/6/2020 22:51

Não concordo com a nacionalização de qq companhia aerea.

Não há risco sistémico e é um sector com concorrência brutal.

Rejeitando os privados um apoio estatal -o que é legitimo - e em face da incapacidade de recurso aos privados, não creio moralmente legitimo que o Governo salve qq companhia aerea, mesmo que seja por si detida em parte. Se fosse proprietario exclusivo não tinha outra hipotese. Mas não sendo esse o caso, creio que dará longo diferendo judicial.

Os privados ainda se vão ficar a rir pois o estado vai ter que lhes pagar. E é curioso que nunca ng fale dos 5% dos trabalhadores. Para os receber estiverem de braços abertos.

Do que percebi há uma clausula que permite ao Neeleman recuperar boa parte do dinheiro, clausula essa que era "secreta" ate agora.

O objectivo do GOverno é que ele deixe cair essa clausula o que é um absurdo do ponto de vista dos termos do contrato.

Bacisamente o Neeleman joga as cartas com um trunfo invencivel que a contra-parte lhe deu há 2 ou 3 anos.

E a resposta trauliteira à oposição ao negócio que foi declarada por esse gigante da politica que é o Iniciativa Liberal diz bem o nervosismo que impera naquele ministério, e face ao buraco potencial, em todo o governo.

O prejuizo do 1.ºT é 395 milhoes e só teve 15 dias de lock down.

A Tap esteve parada desde Abril. O 2.ºT vai ser a desgraça. Não me surpreendia com prejuizos quase nos Mil milhões no 2.º T. Divida em finais de março era de assombrosos + de 3400 milhões.

Vai ser a bomba atómica nas contas publicas.
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Marco Martins » 1/7/2020 11:57

Se a TAP cair, vai ser um problema "político"!!!
Como vão conseguir assim, orientar grande parte dos voos para Lisboa para justificar assim novo aeroporto? Isso certamente terá impacto nos investimentos da capital!
Quantos bancos serão afectados? O Novo Banco e a CGD possivelmente... e isso trará impacto nas contas que o estado terá de fazer...

A panela está ao lume e parece-me que após o período de férias em meados de Setembro, se comecem a sentir os impactos e crispações políticas nacionais e europeias...

Em 2009 falava-se do aumento do aeroporto de Bragança para poder receber voos low-cost, e o investimento era de cerca de 30milhões!

Será que 11 anos depois já existem companhias aéreas a voar para Bragança ? Não seria este investimento algo dinamizador para todo o norte interior?
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por PIKAS » 1/7/2020 14:10

Marco Martins Escreveu:
Em 2009 falava-se do aumento do aeroporto de Bragança para poder receber voos low-cost, e o investimento era de cerca de 30milhões!

Será que 11 anos depois já existem companhias aéreas a voar para Bragança ? Não seria este investimento algo dinamizador para todo o norte interior?

É o mesmo discurso dos autarcas de Beja e os de Fátima também e mais uns tantos por aí. E os povo compra, tal como na novela de Dias Gomes " O bem amado ".
A construção de um aeroporto com normas ICAO custa alguns milhões ( e a UE até em parte os subsidia ) mas depois, no dia a dia, operá-lo custa muito mais, custa muitos milhões por mês. Neste país que construiu estádios de muitos milhões em Leiria e Aveiro acredito que até é possível construir esses aeroportos... mas...
Claro que Beja já tem a barraca à vista e é o que é.
É o mais perfeito deserto, sem passageiros que não tem e nunca terá, e só tem aviões ( civis ) porque a Hy Fly está a deixar por lá os monstros já que as taxas de aeroporto são pequenas, para não dizer de borla. Quase que sai mais barato fazer um night stop em Beja que deixar o avião em Lisboa ou Faro mesmo contando com o gasto de combustível e os ciclos extra saindo de Lisboa ou Faro. Acho que só não o fazem porque como não há alojamento a tripulação teria que dormir no avião e ninguém vai nisso.
Voar para Bragança agora só o dornier airtransmontano da 7air, altissimamente subsidiado pelo estado, que diariamente faz Bragança, Viseu, Cascais, Portimão e depois faz o percurso inverso. Normalmente leva 4 ou 5 passageiros pagantes, importância que pouco mais dá que para pagar as taxas de Cascais e o tempo de voo extra para não sobrevoar Sintra militar. Tudo o resto paga o estado.
Cumprimentos,
 
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Re: OBRIGAÇÕES TAP paga juro de 4,375% em emissão de obrigaç

por Opcard » 1/7/2020 18:45

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