Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por forza algarve » 29/10/2020 9:15

Parabéns.. Resultados excelentes
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por nook » 29/10/2020 8:49

Lucro da Jerónimo Martins recua 18% até setembro para 219 milhões de euros

A Jerónimo Martins apresentou esta quarta-feira os resultados dos primeiros nove meses de 2020. O Conselho de Administração vai propor a distribuição do montante remanescente dos dividendos, que tinham sido cortados em maio.



A Jerónimo Martins (JM) fechou os primeiros nove meses do ano com lucros de 219 milhões de euros, uma quebra de 17,8% face ao mesmo período do ano passado.

Os resultados da dona dos supermercados Pingo Doce foram publicados esta quarta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).


As vendas consolidadas cresceram 3,9% para 14,2 mil milhões de euros até setembro. No terceiro trimestre, o aumento das vendas foi de 2,7% para 4,9 mil milhões de euros. O EBITDA caiu 1,9% para 1.029 milhões de euros entre janeiro e setembro. Já no terceiro trimestre, o EBITDA subiu 3,3% para 395 milhões.


Depois de meses de incerteza, que levaram o grupo a cortar, em maio, a proposta de dividendo anunciada no início do ano, a retalhista decidiu agora propor o pagamento aos acionistas do montante remanescente.

"Atendendo à força do desempenho em tempos de adversidade, à luz da posição de caixa que temos no final de Setembro e do nível de flexibilidade financeira que consideramos necessária no futuro, o Conselho de Administração decidiu propor em Assembleia Geral Extraordinária, a distribuição do montante remanescente para o payout de 50%, em linha com a política de dividendos do Grupo", refere o CEO do grupo, Pedro Soares dos Santos, numa mensagem que acompanha as contas do trimestre.


Na altura, o grupo cortou a proposta de dividendo anunciada no início do ano, de 34,5 cêntimos por ação, para 20,7 cêntimos, reduzindo o montante total distribuído aos acionistas de 216,8 milhões de euros para 130,1 milhões. Soares dos Santos já admitia então que, se a evolução da crise o permitisse, o grupo poderia distribuir os 86 milhões que estava a guardar antes do final do ano.

É o que irá acontecer agora, com o Conselho de Administração a propor, em Assembleia Geral Extraordinária que se irá realizar a 26 de Novembro, "a distribuição de reservas livres no montante de 86,7 milhões de euros, equivalente a um valor bruto por acção de 0,138 euros, excluindo as acções próprias em carteira".


"Apesar da dureza dos tempos que vivemos, acredito que estamos hoje mais bem preparados do que há seis meses para lidar com as exigências da realidade de cada mercado e para continuar a crescer de forma sustentável", acrescenta Soares dos Santos.

O CEO afirma-se, ainda assim, "consciente de que a incerteza permanece muito elevada e que o Natal, época tradicionalmente mais forte para o negócio alimentar, poderá estar este ano condicionado pelas restrições à mobilidade e pela falta de confiança e capacidade de compra de um consumidor cada vez mais sensível ao preço, derivado do momento único que se vive a nível mundial".



Vendas do Pingo Doce em queda

O aumento das vendas do grupo nos primeiros nove meses do ano deveu-se, sobretudo, ao bom desempenho da polaca Biedronka. Em Portugal, a retalhista nota que "o ambiente de consumo manteve-se pressionado pelos efeitos da pandemia, com sinais claros de trading down no retalho alimentar".

As vendas do Pingo Doce recuaram 2,3% até setembro, para 2,8 mil milhões de euros. No trimestre, a queda foi menos acentuada, de 1,3%, para mil milhões, devido à "polótica promocional forte" da cadeia de supermercados, "numa altura reconhecidamente difícil para o consumidor português". O grupo refere que nos primeiros nove meses o Pingo Doce "esteve particularmente exposto à redução da circulação de pessoas, quer pelo seu histórico de elevada densidade de vendas e elevado número de visitas, quer pelo impacto que a ausência de tráfego tem nos restaurantes, cafés e na categoria de take-away da insígnia", que abriu nove localizações novas e fez 17 remodelações.

As vendas do Recheio registaram quebras mais acentuadas. Até setembro, o tombo foi de 15,7%, para 639 milhões de euros. No terceiro trimestre a queda foi de 17,7%. O desempenho negativo ainda reflete "a queda dramática registada no canal HoReCa, que representava mais de 35% das vendas do Recheio". A reabertura dos restaurantes, a 18 de maio, "levou a um processo lento e irregular de reactivação da actividade, com muitos pequenos negócios a permanecerem encerrados", e o consumo alimentar fora de casa, "que em Portugal, é em grande parte suportado pelo turismo - sofre também em resultado da retracção da procura dos consumidores locais".


Ainda assim, o grupo nota que "o início do ano escolar parece estar a trazer uma crescente circulação de pessoas, o que pode vir a mitigar a pressão que se tem registado sobre o consumo nos dois últimos trimestres".

A Polónia continua a ser a estrela da companhia, nomeadamente a Biedronka. As vendas da insígnia da joaninha subiram 7,3% para 9,9 mil milhões de euros. No terceiro trimestre o aumento foi de 6,4%, atingindo os 3,4 mil milhões de euros.

"Após ter temporariamente suspendido, no início da pandemia, o plano de investimento, a Biedronka está agora concentrada na execução do seu plano de aberturas e de remodelações, tendo inaugurado 52 novas localizações (45 adições líquidas) e remodelado 167 lojas", refere o grupo.

Por sua vez, as vendas da Hebe encolheram 9,4% até setembro, para 180 milhões de euros, mas subiram 1,7% no terceiro trimestre. O desempenho da marca foi "muito impactado" no segundo trimestre "pelo encerramento dos centros comerciais cuja reabertura no início de Maio, em conjunto com a recuperação de alguma vida social no país, permitiu à Companhia recuperar dinâmica de vendas".

Na Colômbia, onde as medidas de confinamento se estenderam de abril e agosto, as vendas da Ara cresceram 9,8% até setembro para 615 milhões de euros, tendo recuado 1,7% no trimestre.


Covid custa 32 milhões

Na atualização trimestral que faz ao impacto da pandemia nas contas do grupo, a JM refere que, no conjunto de todas as empresas do grupo, registou-se um aumento de 32 milhões de euros ao nível dos custos operacionais relativos a prémios extraordinários pagos às equipas operacionais, despesas com equipamentos e materiais de protecção individuais e colectivos e "financiamento de múltiplas iniciativas de apoio social nos três países". A estes custos, acrescenta a JM, "acresceram, a nível das Outras Perdas e Ganhos, 3 milhões de euros que concernem ao reforço de provisões para valores a receber cujo risco de não realização aumentou substancialmente devido à pandemia".

Nas perspetivas para o que resta do ano, a JM antecipa recuperar o ritmo de expansão, sobretudo na Polónia. "Se as condições no sector da construção não se alterarem, esperamos que, no ano, a Biedronka acrescente à sua rede de lojas mais 100 localizações". Já o Pingo Doce deverá abrir 13 lojas e a Ara 50. O valor estimado de investimento total em 2020 deverá situar-se em 450 milhões de euros.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... s-de-euros
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por maturidade » 28/10/2020 18:57

Boas.
Os resultados até foram muito bons.
Vao distribuir 90 milhões pelos accionistas do fundo de reservas.
A ver se anima a cotação.
Isso dá quanto por cada ação?
Gracias
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/10/2020 12:23

Apesar da fraqueza do PSI nas últimas sessões, a JM continua a aguentar-se. Não é de estranhar porque, na última década a acção tem contrariado durante a maior parte do tempo os ciclos do PSI. Continuo a considerar importante, em termos de curto/médio prazo que a JM não quebre consistentemente o suporte da zona dos 13,7 euros.

Fica aqui o gráfico de curto prazo e o de longo prazo que tem muito pouco a ver com o gráfico do PSI.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
jm2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 8/10/2020 14:15

Há algumas semanas que este tópico não tem actualizações e percebe-se porquê, uma vez que a Jerónimo Martins tem lateralizado no último mês. Mas a situação técnica da acção é bem clara com uma zona de suporte nos 13,7 euros que tem que ser o grande bastião dos touros que a têm defendido com unha e dentes.

Deixo os gráficos actualizados, incluindo um com 30 anos que creio ser muito interessante porque contraria a tendência de destruição de valor dos últimos 20 anos da praça portuguesa.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
jm2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Sacanitajose » 17/9/2020 9:53

:-k teorias :!: :idea: :?:
a mais notável, deve ser a falta de €s, pela perca, de empregos :x
bons negócios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 16/9/2020 23:08

Pata-Hari Escreveu:Desculpa, não percebi o que queres dizer com seriação de candidatos. Explica melhor.

E uma piada que faco...para o facto de so entrarem as pessoas que os segurancas deixam, como o pd tem lojas exiguas na generalidade está tramado! No fundo e como teres uma autoestrada e vir uma lei que diz estradas com 2 faixas so passam 5 mil carros dia. O continente como tem lojas bem maiores faturou mt, porque pode meter muito mais gente!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Pata-Hari » 16/9/2020 22:35

Desculpa, não percebi o que queres dizer com seriação de candidatos. Explica melhor.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 16/9/2020 22:18

Pata-Hari Escreveu:Isto é um comentário meio lateral mas não terá o facto do pingo doce não ter entregas um factor muito penalizador durante esta fase?

Na verdade eles disseram na conference call com analistas, no caso a cfo que é uma tipa bem mais expedita que o cepo do filho, que nao era por isso. A razao forte e outra o pd apostou num modelo de alta rotacao por m2 que deu frutos ate vir o covid e com ele a regra de x pessoas por m2. Até que haja seriacao de candidatos em supers o pd está arrumado por isso
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Pata-Hari » 16/9/2020 21:30

Isto é um comentário meio lateral mas não terá o facto do pingo doce não ter entregas um factor muito penalizador durante esta fase?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 16/9/2020 12:41

Deixo aqui os gráficos actualizados da Jerónimo Martins, numa altura em que o suporte continua a aguentar. O gráfico de longo prazo também é interessante para vermos a verdadeira montanha russa desta acção ao longo dos anos.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
jm2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Gil Rumor » 9/9/2020 18:40

Ulisses Pereira Escreveu:Gil, por acaso vejo o suporte na zona 13,7 que tem aguentado todos os fechos da acção durante esta crise pandémica.
...
Abraço,
Ulisses


Ulisses Pereira,
Sim também considero um suporte nos valores que mencionas e certamente relevante para alguns investidores fazer essa menção.
Tenho uma linha nos 12.87€ a marcar um mínimo em fecho de anterior fundo de maio que está 12.89€ e também por ter outras expectativas a curto prazo para a JMT.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 9/9/2020 15:41

Gil, por acaso vejo o suporte na zona 13,7 que tem aguentado todos os fechos da acção durante esta crise pandémica.

Aqui fica a minha visão no gráfico.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Gil Rumor » 9/9/2020 8:57

A JMT após +- 30 sessões sem novidades, hoje deseja mudar um bocadinho o seu comportamento.
Anexos
JMT.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Marco Martins » 11/8/2020 9:17

5640533 Escreveu:Não gosto do Pingo Doce e a minha experiência lá e muito limitada, mas já vi o mesmo preço numa embalagem com o peso reduzido. E é verdade. Tenho amigos que se queixam. No Continente, há 3 ou 4 anos, esses erros eram frequentes. Agora, não acontecem.


Por acaso acho mais frequente no Continente, nos ultimos 3 ou 4 anos.
Mas é um pouco como tudo, basta acontecer-nos uma ou duas vezes para ficarmos de pé atrás!!!
Alguns produtos ainda os levo para devolver, apenas por uma questão ideológica e para mostrar desagrado, pois certamente não serão 50cts que farão diferença, mas certamente contribuirão para uma imagem melhor ou pior do vendedor.
Outros produtos, como frescos e congelados, já é mais difícil devolver, pois terei de os levar comigo e posso chegar lá e mostrarem-me que o erro é meu (pois também posso errar), e aí fico sem o dinheiro e sem o produto :)
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por 5640533 » 11/8/2020 7:59

Não gosto do Pingo Doce e a minha experiência lá e muito limitada, mas já vi o mesmo preço numa embalagem com o peso reduzido. E é verdade. Tenho amigos que se queixam. No Continente, há 3 ou 4 anos, esses erros eram frequentes. Agora, não acontecem.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por NirSup » 11/8/2020 7:44

O que se passou ou se passa na BIEDRONKA, na Polónia, passa-se em maior ou menor escala nas grandes superfícies do mundo inteiro. Este é um fenómeno conhecido e que resulta de razões bem conhecidas: erros humanos na remarcação manual de preços.
Para haver crime era necessário que o REGULADOR polaco tivesse demonstrado que era uma prática reiterada e intencional. O que não fez.
Estão documentados meia-dúzia de casos. A maior parte da prova apresentada é do "ouvi dizer e também aconteceu comigo". Sem prova documental. Em Portugal e noutro qualquer país civilizado este processo não tinha pernas para andar.
Na Polónia o sistema judicial não é totalmente independente. Quem o afirma é a Comissão Europeia. Por isso, tudo pode acontecer.
A multa aplicada é pequena para a dimensão da JM. Mas deverá recorrer para marcar posição e demonstrar que não agiu de má-fé para limpar publicamente a sua imagem.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Marco Martins » 10/8/2020 11:34

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/polonia-multa-jeronimo-martins-em-26-milhoes-por-pratica-de-precos-enganadora

Se a JM conta com a Biedronka, bem que está tramada.

Curiosamente, se as autoridades portuguesas fizessem o seu trabalho, também multariam a Sonae Continente !!!!
Agora, valido sempre a lista de compras no Continente, pois por várias vezes já me aconteceu, ver produtos em promoção e após pagar, ver que o valor pago foi superior!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por 5640533 » 2/8/2020 20:34

Não sei onde mora, mas sempre preferi o <Lidl ao Pingo Doce. Aliás nunca fui cliente do Pingo Doce. E neste momento isto é oficial - o Pingo Dice perdeu quota do mercado para todos os seus concorrentes. Dito pela administradora financeira do JM. Também dito por amigos meus que dizem que já não põem la os pés. Fazem remodelações e tudo muda. Para o pior.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por NirSup » 2/8/2020 15:39

Pingo Doce perde quota de mercado em Portugal e conta com a polaca Biedronka para segurar as pontas

Quem visita a Polónia percebe, de imediato, que a dimensão das superfícies comerciais, nomeadamente do ramo alimentar, são de menores dimensões do que em Portugal. E que não existe, verdadeiramente, a agressividade de preços que se verifica em Portugal e noutros países europeus mais desenvolvidos.
Quando há 25 anos a JM se instalou na Polónia, não havia nada. Ou quase nada. O mercado alimentar era, praticamente, todo ele feito na base de lojas de reduzida dimensão. Portanto, a JM entrou num terreno quase virgem e sem concorrência.
Cresceu, cresceu, cresceu, porque tinha muito para crescer. Os franceses, os ingleses da TESCO e os alemães do LIDL já chegaram tarde. Quando decidiram apostar em força no mercado polaco, perceberam que os melhores locais para abrir lojas já estavam ocupados pela BIEDRONKA. Restava as lojas a abrir nos grandes centros comerciais das maiores cidades.
A maior parte dos polacos não gosta dos alemães. Ponto. Nem os alemães gostam dos polacos. Ponto. Por razões de todos conhecidas. A Alemanha sempre olhou com desprezo para a Polónia. Podia ser o maior retalhista alimentar na Polónia e tinha todas as condições para isso. Mas não é.
Pelas vozes que me chegam da Polónia nem os francesses (Auchan, Intermarché , Carrefour) nem os ingleses (TESCO) são fortes concorrentes da Biedronka. Mas os alemães (do LIDL e da STORE) começam a dar cartas. E o Pingo Doce terá de os ter em conta.
Curiosamente, onde moro, o LIDL está a dar porrada no Pingo Doce. Não deixa de ser curioso e ter a sua piada.
By Nirvana

Disclaimer: não possuo ações da JM nem NUNCA foi minha intenção adquirir ações da JM. Por razões óbvias.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/7/2020 11:38

Uma vez mais, a JM reage forte depois da apresentação de resultados. Porque é que é a única acção portuguesa onde isto acontece, ao contrário do que acontece, por exemplo, nos Estdos Unidos? Coloquei esta questão no artigo de Segunda-feira e é algo que continua a intrigar-me.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por nook » 30/7/2020 8:28

Jerónimo Martins: Vendas semestrais crescem, resultado líquido contrai

- Vendas consolidadas no semestre cresceram 4,6% para €9,3 mil milhões. Já as vendas comparáveis (LFL) cresceram 4,2%

- Vendas por marca: Biedronka - vendas, em moeda local, subiram 10,9% (+8,7% no 2T), com um LFL de 7,8% (+4,8% no 2T), Heb - vendas, em moeda local, aumentaram em 1,2% (-11,8% no 2T), com um LFL de -14,8% (-26,6% no 2T), Pingo Doce - vendas registaram uma redução de 2,9% (-8,8% no 2T), com um LFL (excluindo combustível) de -2,8% (-8,5% no 2T), Recheio - vendas caíram 14,4% (-26,7% no 2T), com um LFL de -14,5% (-26,9% no 2T), Ara - vendas, em moeda local, progrediram 33,4% (+16,7% no 2T), com um LFL de 16,6% (+1,1% no 2T)

- EBITDA do grupo desceu 4,9% para €635 milhões, penalizado pelo aumento de custos operacionais no contexto da pandemia e pelas medidas de confinamento em vigor ao longo de quatro dos meses do período

- Resultado líquido contraiu 36,2% para €104 milhões

- Cash Flow no período foi de -€118 milhões, influenciado principalmente por um efeito de calendário

- Jerónimo Martins reportou uma dívida líquida de 2.150 milhões de euros.

- Não forneceu outlook para 2020.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Esquinas3 » 17/6/2020 17:29

Ando à vários dias a acompanhar a JMT e de facto não é um título fácil de negociar.
Tem movimentos de subida muito lentos, mas o que mais me surpreende são as quedas abruptas que habitualmente tem no leilão final…
Negoceia quase tanto título no leilão do que no dia inteiro.
Nota-se que é um título onde navegam grandes players e que tem a coisa bem controladinha, tanto para cima como para baixo…
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 311
Registado: 18/8/2011 1:57

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por 5640533 » 2/6/2020 0:27

Acho que não há no PSI título mais maluco que JM. Grandes amplitudes sem razão nenhuma (pelo menos conhecida de vez em quando). Maluquice completa.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por TTrisquel » 1/6/2020 21:29

TTrisquel Escreveu:Vejam as coisas pelo lado positivo....

Temos um Gap para fechar... e que Gap :-k :-k :-k


Fechado

xxx...talha bestas...xxx Este Foi :-"
Anexos
JM1.JPG
JM1.JPG (64.02 KiB) Visualizado 13065 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 29
Registado: 22/12/2017 0:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, Opcard, pbasto, Pmart 1 e 146 visitantes