Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mário Centeno abandona o Governo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por mais_um » 10/6/2020 22:06

Bar38 Escreveu:
mais_um Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Essa resposta é muito fácil chama-se, PRODUTIVIDADE....



Palavra bonita, é com uma varinha magica?


Pois não... é com outra mentalidade...ela até existe na função publica mas conta-se pelos dedos...infelizmente...


Agradecia que explicasses o teu conceito de produtividade.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por mais_um » 10/6/2020 22:04

Marco Martins Escreveu:Depois, foi baixando um imposto aqui, outro ali, mas mesmo 2 anos depois, ainda não repuseram os impostos para os valores que tanto criticaram o governo anterior, e para além disso também não reduziram a nossa dívida tendo em conta todos os factores favoráveis que conseguimos reunir, preocupando-se apenas com a redução percentual da dívida comparativamente ao PIB.


É esse o critério objectivo que conta, valor da divida em função do PIB, o resto só serve para vender jornais. Por isso é que quando vais ao banco pedir um empréstimo o que conta é a tua taxa de esforço e não o valor que deves.

Para reduzires a divida em valor absoluto não podes ter défice, é básico. Quantos países do mundo é que tem superavit nas contas publicas?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por Bar38 » 10/6/2020 22:02

mais_um Escreveu:
Bar38 Escreveu:
mais_um Escreveu:
E já agora como consegues aumentar os FP em valores que consideres "justos" sem aumentar impostos....


Essa resposta é muito fácil chama-se, PRODUTIVIDADE....



Palavra bonita, é com uma varinha magica?


Pois não... é com outra mentalidade...ela até existe na função publica mas conta-se pelos dedos...infelizmente...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por Bar38 » 10/6/2020 21:59

BearManBull Escreveu:
A questão não é impedir o turismo é ter um sistema pouco atractivo para o empreendedorismo.

O pais estava a crescer acima da UE porque está completamente divergente e joga noutra liga, tens de comparar com Grécia, Espanha ou

No final de contas a maioria tem menos dinheiro no banco e menos poder de compra. Se isto tivesse assim tão bom não tinhas o poder que tens na extrema-esquerda, nem movimento tipo chega. Demonstra bem o desespero de uma boa parte da população.

Pois se não é herói nacional parece.


Principalmente quando esteve encima da mesa até a bem pouco tempo o engodamento no IRS...que são excelentes noticias para quem tem vontade de investir as suas poupanças...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por mais_um » 10/6/2020 21:56

Bar38 Escreveu:
mais_um Escreveu:
E já agora como consegues aumentar os FP em valores que consideres "justos" sem aumentar impostos....


Essa resposta é muito fácil chama-se, PRODUTIVIDADE....



Palavra bonita, é com uma varinha magica?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por Bar38 » 10/6/2020 21:52

mais_um Escreveu:
E já agora como consegues aumentar os FP em valores que consideres "justos" sem aumentar impostos....


Essa resposta é muito fácil chama-se, PRODUTIVIDADE....
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por Marco Martins » 10/6/2020 21:38

webmutation Escreveu:Essa retorica de que o Centeno chegou quando estava já tudo bem, e’ engraçada. Isso simplesmente não 'e verdade, teve condições muito favoráveis depois passado uns 2 anos de já estar no governo mas os primeiros 2 anos nao foi bem assim.

Outra ideia completamente disparatada que o Costa o mandou embora, simplesmente não 'e verdade ele tentou segura-lo o máximo que conseguiu, caso contrario tinha saído quando mandou o cheque para o Novo Banco. Alguém no seu perfeito juízo acha que o Costa queria que uma figura que prestigia o seu governo nacional e internacionalmente saia? Claro que não, o Costa fez tudo para o Centeno ficar, mas também não ‘e parvo quando te pedem para sair uma, duas, três, x vezes… então não tens grande remedio o melhor e’ deixares sair.

A verdade 'e que o Centeno se cansou e sabe que vem aí outra maratona e como não se da bem com o ministro da Economia que vão ser tempos de muita fricção e desgaste, uma vez que tem muitas saídas prefere evitar isso.

Governar não e' nenhuma guerra, o país não esta na mesma situação que estava, agora não existe a troika, mas sim programa de estimulo da economia, quando ele entrou não havia dinheiro, agora vai chegar muito dinheiro para fazer reboot a economia, vamos ver como vai ser pago depois todo este estimulo e quais os resultados práticos.

Em qualquer função não há ninguém insubstituível, este 'e mais um caso.



O Centeno não chegou quando estava tudo bem, mas chegou quando as piores medidas já tinham sido tomadas, os piores aumentos já tinham sido feitos, a economia já tinha atravessado o pior dos momentos.
É verdade que a economia e o país não estavam bem, mas também é verdade que já tinhamos batido no fundo e que estavamos já a iniciar a recuperação.
Mas este governo, tanto criticou as medidas de aumento de impostos do governo anterior, que assim que entrou, aumentou logo os impostos sobre os combustíveis (que naturalmente afectam tudo o resto).
Depois, foi baixando um imposto aqui, outro ali, mas mesmo 2 anos depois, ainda não repuseram os impostos para os valores que tanto criticaram o governo anterior, e para além disso também não reduziram a nossa dívida tendo em conta todos os factores favoráveis que conseguimos reunir, preocupando-se apenas com a redução percentual da dívida comparativamente ao PIB.
O crescimento do país, foi em parte muito dependente do turismo que é um pouco volátil, situação que agora encaramos com a realidade!!!
O Centeno, pode não ter sido um mau ministro, mas a meu ver (é claro que não depende apenas dele), também não foi um ministro que se diferenciou com algo real e um crescimento sustentável do país...

Agora, começarão a vir as agências de rating baixar as nossas notações, e todos as condições de juros e facilidade de endividamento nos mercados começarão a ser dificultadas...

Se o Centeno vai para o Banco de Portugal, acho que será mais do mesmo como o que lá está e que há muito já deveria ter saído!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por BearManBull » 10/6/2020 20:25

mais_um Escreveu:E já agora como consegues aumentar os FP em valores que consideres "justos" sem aumentar impostos....


No estado português o que não falta é desperdício.

IRS em Espanha, para se perceber porque os salários por lá são bastante mais altos.

IRS na Irlanda, sim pagas menos impostos para quem ganha ordenados a partir de intermédios.

A questão não é impedir o turismo é ter um sistema pouco atractivo para o empreendedorismo.

O pais estava a crescer acima da UE porque está completamente divergente e joga noutra liga, tens de comparar com Grécia, Espanha ou

No final de contas a maioria tem menos dinheiro no banco e menos poder de compra. Se isto tivesse assim tão bom não tinhas o poder que tens na extrema-esquerda, nem movimento tipo chega. Demonstra bem o desespero de uma boa parte da população.

Pois se não é herói nacional parece.
Anexos
IRS Espanha.JPG
IRS Espanha.JPG (49.96 KiB) Visualizado 8127 vezes
IRS Irlanda.JPG
IRS Irlanda.JPG (103.04 KiB) Visualizado 8115 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por mais_um » 10/6/2020 20:00

BearManBull Escreveu:Só porque comparei o Gaspar com o Centeno não quer dizer que quisesse que ainda estivesse lá e honestamente tenho quase a certeza que tinha feito mais ou menos o mesmo. Eu quero uma reforma estrutural profunda, um modelo tipo Irlanda menos burocracia menos impostos sobre rendimentos, menos estado, menos corrupção.



Aproveitei para ir ver o meu IRS e posso dizer-te que a minha taxa efectiva de IRS em 2019 foi 36%, apesar de estar no escalão de 48% +2,5%.
Na Irlanda, para o mesmo nível de rendimento pagaria mais IRS.

https://www.irishtimes.com/business/per ... -1.4101097
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por mais_um » 10/6/2020 19:20

BearManBull Escreveu:
Isso vai ter uma consequência, o crescimento vai ser sempre miserável, a menos claro que os outros países venham para o nosso escalão. O que desacredito completamente.

Antes da pandemia a nossa economia estava a crescer há bastante tempo acima da media da zona euro, podia ser melhor? Talvez, mas a realidade não era tão má como pintas.

BearManBull Escreveu: Eu quero uma reforma estrutural profunda, um modelo tipo Irlanda menos burocracia menos impostos sobre rendimentos, menos estado, menos corrupção.


Tens a certeza que pagas menos impostos na Irlanda, como trabalhador?

BearManBull Escreveu:Comigo a desculpa da pandemia não pega, se não tivéssemos um país tão dependente dos serviços e do turismo, era tudo mais fácil.


Querias que o Estado impedisse a expansão do turismo?

BearManBull Escreveu:
No meu meio vejo negócios a falir em cascata, para onde foi o dinheiro? Para a TAP, para corruptos, para ciclovias, para estudos. E quem mais paga não recebe nem 1 cent! O pequeno empreendedor fica com as dívidas e com os sonhos destruídos. E vêm aqui falar deste personagem como se fosse um herói nacional...


O teu meio tem como cliente o Estado? O que queres que o Estado faça para salvar os negócios? Não vejo ninguém aqui elevar o Centeno a herói nacional.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por mais_um » 10/6/2020 19:03

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Se quisesses ser sério na comparação, colocavas os escalões de IRS de 2015 com os escalões de 2020. Evitaste o "enorme aumento" de impostos do Gaspar de 2013 porque ..... dava jeito? :roll:


Como é que o país pode ser competitivo com 45% de imposto a partir de rendimentos colectáveis de 37000? Estamos em 2020 não estamos em 1980. Um T2 mal-amanhado custa 250.000 euros.

Nem vou falar da parafernália de impostos que subiu e de outros que inventou.

Se quiser comparar comparo com a Irlanda, que até cresceu 2% no primeiro trimestre. Mas esses são fascistas.

E nem vale a pena falar de ordenados da FP, enfermeiros que ganham praticamente o mesmo que 10 anos atras, médicos tão mal pagos que têm que inventar leis para os forçar a ficar no público.


Se queres comparar os nossos impostos com os de outro pais, só tens que colocar aqui evidencias disso e não colocar tabelas sem nexo.
Sobre a parafernália de impostos que subiu podes explicar quais foram e já agora os que ele inventou. Eu como trabalhador por conta de outrem, não dei por nada escandaloso, pelo menos que me tenha afectado e estou no topo da pirâmide, dos gajos que são considerados ricos e que pagam em grande parte isto.

E já agora como consegues aumentar os FP em valores que consideres "justos" sem aumentar impostos....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por BearManBull » 10/6/2020 18:30

mais_um Escreveu:seja qual for o governo (PS ou PSD), as alterações (para descer) que façam nos impostos terão sempre pouco impacto, não acredito que volte ao tempo pré-"enorme aumento" impostos do Gaspar.


Isso vai ter uma consequência, o crescimento vai ser sempre miserável, a menos claro que os outros países venham para o nosso escalão. O que desacredito completamente.

Só porque comparei o Gaspar com o Centeno não quer dizer que quisesse que ainda estivesse lá e honestamente tenho quase a certeza que tinha feito mais ou menos o mesmo. Eu quero uma reforma estrutural profunda, um modelo tipo Irlanda menos burocracia menos impostos sobre rendimentos, menos estado, menos corrupção.

Neste momento estamos novamente abaixo do nível da troika e com divida de mais de 130% e défice de 6% (previsto, que ainda vai piorar). Comigo a desculpa da pandemia não pega, se não tivéssemos um país tão dependente dos serviços e do turismo, era tudo mais fácil.

No meu meio vejo negócios a falir em cascata, para onde foi o dinheiro? Para a TAP, para corruptos, para ciclovias, para estudos. E quem mais paga não recebe nem 1 cent! O pequeno empreendedor fica com as dívidas e com os sonhos destruídos. E vêm aqui falar deste personagem como se fosse um herói nacional...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por BearManBull » 10/6/2020 18:14

mais_um Escreveu:Se quisesses ser sério na comparação, colocavas os escalões de IRS de 2015 com os escalões de 2020. Evitaste o "enorme aumento" de impostos do Gaspar de 2013 porque ..... dava jeito? :roll:


Como é que o país pode ser competitivo com 45% de imposto a partir de rendimentos colectáveis de 37000? Estamos em 2020 não estamos em 1980. Um T2 mal-amanhado custa 250.000 euros.

Nem vou falar da parafernália de impostos que subiu e de outros que inventou.

Se quiser comparar comparo com a Irlanda, que até cresceu 2% no primeiro trimestre. Mas esses são fascistas.

E nem vale a pena falar de ordenados da FP, enfermeiros que ganham praticamente o mesmo que 10 anos atras, médicos tão mal pagos que têm que inventar leis para os forçar a ficar no público.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por mais_um » 10/6/2020 17:30

Sobre os impostos diretos:
IRS, pago menos em 2020 do que pagava em 2015 (para o mesmo rendimento e deduções) o escalão é o mesmo, a principal diferença foi deixar de pagar a sobretaxa e uns pozinhos em algumas alterações nas deduções.
IMI, pago menos em 2020 do que pagava em 2015 ( 325€ versus 360€)
IUC, pago mais em 2020 (239,50€ para 249,09€)

Globalmente, nos impostos diretos pago menos em 2020 do que em 2015.

J´a agora o meu agregado familiar está no escalão de 48% + 2,5% de solidariedade. Assim não tenho ilusões, seja qual for o governo (PS ou PSD), as alterações (para descer) que façam nos impostos terão sempre pouco impacto, não acredito que volte ao tempo pré-"enorme aumento" impostos do Gaspar.

Acrescento, em IRS, para o mesmo rendimento e deduções, comparando 2015 com 2020 ainda não encontrei um caso em que se pague mais, não estou a dizer que não haja, mas a existir será seguramente uma minoria.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por mais_um » 10/6/2020 16:53

BearManBull Escreveu:O síndrome de Estocolmo foi erroneamente baptizado, devia ser síndrome de Lisboa.

Nem vale a pena perder o latim, nada a fazer está tudo infectado. Enfim tantos homens bons no mundo e insistem em idolatrar os de fracos desígnios.


Dívida pública vai subir para 134,4% do PIB

Governo prevê défice de 6,3% no OE suplementar

No mínimo se fosse alguém com características de dignidade e coragem agora ficava para levantar o país com as suas super capacidades de aumentar divida e impostos certamente não teria problemas relançar a economia.


Se quisesses ser sério na comparação, colocavas os escalões de IRS de 2015 com os escalões de 2020. Evitaste o "enorme aumento" de impostos do Gaspar de 2013 porque ..... dava jeito? :roll:

https://www.dn.pt/economia/gaspar-anunc ... 07425.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por webmutation » 10/6/2020 13:45

Eu da minha parte só posso dizer que tenho pago mais impostos, nem preciso de ir fazer as contas basta ver as declarações.

O que me parece mais interessante e que levou a que pela primeira vez um excedente orçamental foi o equilíbrio das contas na parte da despesa... e ainda há muito mais por onde cortar, optimizar e melhorar.

Posso também dizer que em termos de serviços públicos não uso praticamente nenhum. Nem SNS, nem escolas publicas, etc...

Há uma analise interessante realizada pelo Paulo Trigo Pereira no seu ebook "Uma estratégia orçamental sustentável para Portugal" de 2018, basicamente que parece que só vão acontecer coisas boas a Portugal e a sua economia, mas a realidade tem que prever contratempos. Ou seja, uma estratégia para ser completa tem que ser multifacetada, mas a realidade e' que nenhum governo de nenhum país estava minimamente preparado para um evento da dimensão da COVID-19.

A realidade 'e que macroeconomicamente foi tudo favoravel nos ultimos anos.

Imagem

OCDE já apresentou os números de contração e claramente países como Itália, Espanha e Portugal mais orientado a serviços são os mais afectados, sendo que Itália e Espanha tem industrias mais robustas que Portugal, que nas ultimas décadas tem virado a sua economia praticamente só para a industria de serviços, Turismo, Restauração, Hotelaria

O setor de serviços compreende mais de 65,3% do PIB e emprega cerca de 69% da população ativa. Os serviços, e principalmente o turismo, desempenham um papel cada vez mais importante na economia do país: em 2018, foi responsável por um crescimento de 8,1% e empregou 21,8% da força de trabalho (Conselho de Turismo e de Viagens Internacionais).

https://santandertrade.com/pt/portal/an ... l/economia

Resta esperar pelos próximos episódios com outro protagonista. Se calhar o Centeno era só o Luis Figo das finanças e o Cristiano Ronaldo ainda se esta por revelar.
 
Mensagens: 27
Registado: 22/5/2020 16:20

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por MarcoAntonio » 10/6/2020 12:31

Até seria interessante verificar como tem evoluído a carga fiscal, mas estas tabelas não representam o que se paga efectivamente na prática (nem o período corresponde ao Mário Centeno, se a questão é o Mário Centeno).



Aqui tem simuladores completos para 2020 e para 2014 por exemplo, se alguém se quiser dar ao trabalho de introduzir dados, valores, despesas, etc para vários cenários possíveis/realistas e se ter assim uma ideia aproximada:

https://www.pwc.pt/pt/servicos/fiscalid ... r-irs.html
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por BearManBull » 10/6/2020 11:12

O síndrome de Estocolmo foi erroneamente baptizado, devia ser síndrome de Lisboa.

Nem vale a pena perder o latim, nada a fazer está tudo infectado. Enfim tantos homens bons no mundo e insistem em idolatrar os de fracos desígnios.


Dívida pública vai subir para 134,4% do PIB

Governo prevê défice de 6,3% no OE suplementar

No mínimo se fosse alguém com características de dignidade e coragem agora ficava para levantar o país com as suas super capacidades de aumentar divida e impostos certamente não teria problemas relançar a economia.
Anexos
IRS2012.jpg
IRS2012.jpg (115.08 KiB) Visualizado 8442 vezes
IRS2020.jpg
IRS2020.jpg (42.14 KiB) Visualizado 8442 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por webmutation » 10/6/2020 9:55

Essa retorica de que o Centeno chegou quando estava já tudo bem, e’ engraçada. Isso simplesmente não 'e verdade, teve condições muito favoráveis depois passado uns 2 anos de já estar no governo mas os primeiros 2 anos nao foi bem assim.

Outra ideia completamente disparatada que o Costa o mandou embora, simplesmente não 'e verdade ele tentou segura-lo o máximo que conseguiu, caso contrario tinha saído quando mandou o cheque para o Novo Banco. Alguém no seu perfeito juízo acha que o Costa queria que uma figura que prestigia o seu governo nacional e internacionalmente saia? Claro que não, o Costa fez tudo para o Centeno ficar, mas também não ‘e parvo quando te pedem para sair uma, duas, três, x vezes… então não tens grande remedio o melhor e’ deixares sair.

A verdade 'e que o Centeno se cansou e sabe que vem aí outra maratona e como não se da bem com o ministro da Economia que vão ser tempos de muita fricção e desgaste, uma vez que tem muitas saídas prefere evitar isso.

Governar não e' nenhuma guerra, o país não esta na mesma situação que estava, agora não existe a troika, mas sim programa de estimulo da economia, quando ele entrou não havia dinheiro, agora vai chegar muito dinheiro para fazer reboot a economia, vamos ver como vai ser pago depois todo este estimulo e quais os resultados práticos.

Em qualquer função não há ninguém insubstituível, este 'e mais um caso.
 
Mensagens: 27
Registado: 22/5/2020 16:20

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por Opcard » 9/6/2020 13:25

Ulisses sendo verdade o tu escreve, lembro que os grandes homem voltaram ou ficaram nos momentos difíceis .

Acredito que o Centeno leu a biografia do General MacArthur , voltou para salvar a Coreia quando restavam alguém metros na posse o exército americano , depois é corrido porque queria resolver o problema da China de vez .
 
Mensagens: 4386
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por Ulisses Pereira » 9/6/2020 13:06

Opcard, a verdade é que já antes da pandemia se sabia que sairía em Junho. Ele vai ser atacado pelo que tu referes, mas a verdade é que ele tinha dito que saía muito antes da situação no país se ter complicado.

Arbaço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por Opcard » 9/6/2020 13:03

M. Centeno chegou quando O país começava a crescer , bate com a porta no momento que tudo se complica , ele tem de explicar muito bem a razão , se não vai ficar com má imagem .
 
Mensagens: 4386
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por LoneWolf » 9/6/2020 12:51

Nao querendo passar como provocador, mas ...
no PS instalou-se o habito, ja desde o tempo do socrates, de que quem tem opinião contrária ao querido lider, acaba silenciado.

Parece-me ainda mais q foi uma armadilha Costa-Marcelo. Uma tele-novela bem montada. O Centendo devia estar a preparar alguma coisa séria, pensada e responsável sobre o BES.... A gente sabe bem q é o presidente disto tudo. Desde a fundaçao do PPD até à salvação do PS quem lá andou lavar e trocar os lençois foram os salgadinhos :wink:

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Mário Centeno abandona o Governo

por forza algarve » 9/6/2020 12:27

Uma Grande perda para o " sistema Portugal".Tinha feito um trabalho excecional
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Mário Centeno abandona o Governo

por Ulisses Pereira » 9/6/2020 12:26

Acaba de ser comunicada a saída de Centeno, sendo substituído por João, Leão, anterior Secretário de Estado do Orçamento.

Na verdade, Centeno já tinha querido sair no final da anterior legislatura, mas foi convencido por Costa a ficar mais um ano, para o ajudar a vencer as eleições e a completar o seu mandato no Eurogrupo. Claro que sair nesta altura de crise, em que os próximos orçamentos vão ser tão difíceis, vai fazer crescer a onda de críticas sobre esta sua decisão mas, na verdade, apenas está a fazer o que há muito tinha anunciado a Costa.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], iniciado1, jlmt e 167 visitantes