Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por peaners » 11/6/2020 18:30

peaners Escreveu:O DJ já recuperou quase a totalidade da correção covid19 (pullback) e o psi engasgou nos 4600, vai a meio


No semanal empancou na. Mm20.
Desde 2018 que não sai disto, com sucessivos falsos breakouts.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 11/6/2020 12:18

Deixo aqui a actualização do gráfico de longo prazo e do gráfico de toda a Historia do PSI em Bolsa. Os últimos dias foram de correcção inevitável face ao estado "sobrecomprado" do índice. Será importante observar como se comporta junto aos 4300 pontos.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.jpg
psi1.jpg (303.86 KiB) Visualizado 10285 vezes
psi2.jpg
psi2.jpg (320.66 KiB) Visualizado 10285 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por peaners » 8/6/2020 23:47

O DJ já recuperou quase a totalidade da correção covid19 (pullback) e o psi engasgou nos 4600, vai a meio
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por knightbrg » 5/6/2020 20:01

Boa tarde

Como analisam o dia de hoje no PSI 20?
Não creio que a EDP justifique tudo.
Declarações dos governantes de manhã?

Obrigado.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 213
Registado: 31/8/2007 23:09
Localização: Braga

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 4/6/2020 14:53

Olá grande Cem!

Em termos de curto prazo, sem dúvida. Aliás, a quebra de resistência libertou logo o PSI para um esticão de quase 8% em escassos dias, o que para um índice como o nosso é assinalável. Mas eu vejo estes 2 meses e meio de subidas poderosas como um ressalto num novo "Bear Market". A Europa está a recuperar um pouco do atraso da recuperação para os States, mas eu acredito num novo "Bear Market".

No fundo, vejo um pouco esta situação como no início do "Bear Market" de 2007 (deixo-te o gráfico dessa altura), em que houve um ressalto muito poderoso. Por isso, ainda pode recuperar mais até porque a grande resistência está lá em cima na zona dos 5050 pontos, mas a minha visão de médio prazo é esta. Que pode estar tremendamente errada, mas nem preciso de te dizeres porque és dos mais experientes e sábios "traders" aqui do burgo. Gosto de não me furtar a deixar o meu cenário. São 20 anos a expor-me, tal como tu.

Grande abraço,
Ulisses
Anexos
psi.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Cem pt » 4/6/2020 14:28

Amigo Ulisses:

Na tua opinião achas que o índice já se libertou das grilhetas da zona da última resistència próxima dos 4300 pontos que tens referido, ou seja, pensas que já estamos em bull mode?

Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 4/6/2020 11:53

Aqui fica o gráfico actualizado do PSI a corrigir um pouco, depois das fortes subidas, tentando aliviar o estado "sobrecomprado" do índice.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por BearManBull » 3/6/2020 12:53

Os 4700 parecem ser uma resistência muito importante para o médio/longo prazo.
Anexos
psi.png
psi.png (69.8 KiB) Visualizado 11432 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por trend=friend » 3/6/2020 12:47

trend=friend Escreveu:Desde o relief rally de inícios de Abril que praticamente o PSI anda a acumular enorme energia, esbarrando sempre nesta zona dos 4300/4350.

Se passar, à custa das 3 ou 4 suspeitas do costume, o target mais evidente é a zona dos 4700 e respetivo fecho de gap. Sempre são cerca de 10% (e nas locomotivas será naturalmente algo mais). Veremos se é capaz ou se continuará atrasado face à 1.ª Divisão


Alguns dias depois, chegada à zona, fecho do primeiro gap, consolidação em curso.

Ainda assim, o PSI (e o IBEX!) mostram um lag muito grande face à 1ª Divisão (SP e DAX), que já chegou aos níveis de dia 5 de Março (a "bossa" final antes da queda gigante).

Veremos se ainda há força para chegar nos próximos tempos aos 5000 para a correlação ser mais perfeita
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 3/6/2020 11:27

Depois de quebrar a resistência, o PSI voou. Agora, cuidado com o curto prazo, pois o PSI entrou em "sobrecompra", algo que o nosso índice não costuma aguentar muito tempo nessa situação sem uma correcção.

Aqui fica o gráfico actualizado.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por jotas007 » 2/6/2020 19:15

Parece que andaram a picar no touro!!! :x


Gráfico mensal.


Bons negócios
Anexos
Psiii.png
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: PSI 20

por J Alves » 29/5/2020 16:31

uma visão do psi num gráfico semanal.

Esta zona de resistência é de uma importância grande, por isso terá de haver muita força para a quebrar
Anexos
PSI20 Weekly.png
PSI20 Weekly.png (43.15 KiB) Visualizado 9163 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7140
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 29/5/2020 14:19

Deixo o gráfico actualizado do PSI numa altura em que o índice luta para confirmar os sinais de ruptura da resistência, não é uma tarefa fácil e não creio que hoje consigamos tirar uma conclusão sobre isso.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Àlvaro » 28/5/2020 15:13

Trend, mais cedo que tarde a bazuca fará os seus efeitos. Atenção à forte aposta no verde.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por trend=friend » 28/5/2020 8:54

Desde o relief rally de inícios de Abril que praticamente o PSI anda a acumular enorme energia, esbarrando sempre nesta zona dos 4300/4350.

Se passar, à custa das 3 ou 4 suspeitas do costume, o target mais evidente é a zona dos 4700 e respetivo fecho de gap. Sempre são cerca de 10% (e nas locomotivas será naturalmente algo mais). Veremos se é capaz ou se continuará atrasado face à 1.ª Divisão
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por peaners » 28/5/2020 0:23

Ulisses Pereira Escreveu:O PSI continua com dificuldades na zona da resistência dos 4300 pontos, conforme é visível no gráfico actualizado.

Abraço,
Ulisses


É um facto
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por marijon2 » 27/5/2020 17:39

Ulisses Pereira Escreveu:O PSI continua com dificuldades na zona da resistência dos 4300 pontos, conforme é visível no gráfico actualizado.

Abraço,
Ulisses


Ulisses

Poderemos estar num triplo topo? Que se ultrapassado poderá abrir boas perspectivas para os Bulls? :idea:
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 27/5/2020 15:20

O PSI continua com dificuldades na zona da resistência dos 4300 pontos, conforme é visível no gráfico actualizado.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Celsius-reloaded » 25/5/2020 15:33

NirSup Escreveu:Caro Celsius-reloaded,
É a segunda vez este ano que vendo tudo. Tudo mesmo. À espera de melhores dias. O FED pode segurar as bolsas por uns tempos. Mas é impossível segurar os mercados financeiros para sempre. Um dia, o edifício desaba. E com ele as bolsas de todo o mundo.
Fico à espera. Sentado.


OK. Perguntei especificamente da EDP dado me parecer estar com um excelente aspecto, tendo em conta a progressão da cotação pré-covid, ao relativo pouco efeito da crise sanitária na operação da empresa bem como ao comportamento recente da cotação, seja pela quebra da resistência dos 3,80 seja pelo comportamento pós-dividendo.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: PSI 20

por NirSup » 25/5/2020 14:21

Caro Ulisses Pereira,
Não vendi por causa dos analistas estarem bulissh. O que eles escrevem para mim vale zero. Apenas fiz referência a um research para mostrar e demonstrar o ridículo a que se expõem.
Claro que ligaste as duas coisas. Mas as duas coisas não eram para ser ligadas.
Mal andaria eu se ligasse aos researchs que leio por aqui .
Era prejuízo atrás de prejuízo.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Acções de Empresas Portuguesas cotadas em Lisboa

por TOUNABOA_PT » 25/5/2020 14:17

Há de facto alguns cisnes negros que continuam a nadar no lago de incertezas geradas pelo grande COVID19. Mas também há cisnes brancos...

Um deles, é a possibilidade bem premente, patente e plausível da necessidade de um eventual novo confinamento, que pode acontecer a qualquer momento, mas tudo aponta para o fim do Outono, entrada do Inverno, novembro / dezembro ou com uma queda elevada das temperaturas médias diárias a partir do final do verão, isto se até lá o desconfinamento e o aligeiramento gradual no cumprimento das regras sanitárias não o anteciparem.

A contrapor este cisne negro, haverá sempre cisnes brancos dos vários novos tratamentos que estão a ser descobertos e aplicados todos os dias, evitando que apesar de infectadas, milhares de pessoas não sofram uma evolução da doença que as leve a necessitar de cuidados intensivos, pois aqui sim, a coisa agrava-se substancialmente e mesmo os recuperados arriscam sequelas para o resto da vida.

O outro cisne branco é a descoberta de uma vacina que entre testes e consolidação, se torna dificil prever para antes do final do ano de 2020.

O segundo cisne negro, será o aumento de impostos, com que o estado irá obrigatoriamente sobrecarregar a economia a prazo, num processo de autofagia, que se prolonga desde que a carga fiscal atingiu o topo da curva de Laffer, algures entre 2013 & 2014.

Com uma economia assente na especulação imobiliária, alimentada por vistos gold, por um lado, e turismo, alimentado por uma falsa sensação de segurança, por outro, imaginemos onde é que o estado irá tentar ir buscar mais receita fiscal ?

Por outro lado, não há em Portugal uma tradição forte de distribuir dividendos com taxas de rentabilidade dignas, nomeadamente que compensem o confisco de + de 1/4 desse rendimento.

Decididamente Portugal, não é um país capitalista, investir aqui em Bolsa, é cada vez mais um mero exercicio académico e/ou pura carolice.
 
Mensagens: 2
Registado: 13/5/2020 16:23

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 25/5/2020 14:04

A minha questão não tem nada a ver com a tua opinião, mas sim com o teu argumento. Não entendes que o que me interessa aqui são os argumentos?

Eu repito o que te disse pois parece que continuas sem a ler com a devida atenção:

Nirsup, tu até podes vender pelos analistas terem ficado muito "bullish". O problema é que não foi agora que eles se tornaram "bullish". Estão sempre "bullish", por isso não percebo a justificação.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por NirSup » 25/5/2020 13:58

Caro Ulisses Pereira,
Tens de ler o post anterior. Porque está tudo ligado (tal como as cerejas).
Repara uma coisa: por que razão haveria eu de empatar (estacionar) o meu parco capital numa cotada paralítica se no corrente ano estou a ter uma rentabilidade em bolsa como NUNCA tive nem NUNCA imaginei ter?
Mas Tu queres um valor. Ok. Para o mercado o valor é o valor da sua cotação actual, como é óbvio.
Para mim nem a metade do valor a compraria pelas razões indicadas. A não ser que tivesse uma forte expectativa de que a esse valor iria ter uma grande procura. É óbvio que não perco uma boa oportunidade. Sou um oportunista.
Acho piada estares constantemente a questionares o que escrevo e, hoje, acabas de publicar um artigo de opinião que vem ao encontro daquilo que sempre tenho defendido aqui. Não deixa de ter a sua piada.
Um abraço e sempre a considerar-te mesmo que não concorde contido, às vezes.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: PSI 20

por TheKeyboardDuck » 25/5/2020 13:55

Àlvaro Escreveu:Duck, daqui para cima também me parece bastante complicado, não sei se virá tão abaixo como sugeres, mas essa resitência será bem difícil de superar. :?

Os Gaps têm a tendência engraçada de mais tarde ou mais cedo serem fechados. Pode demorar, até pode fechar o gap acima primeiro.
A tendência e probabilidade estão do lado do GAP abaixo
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 25/5/2020 13:06

Nirsup, não leves a mal, se eu não percebi a tua justificação, o teu post a seguir ainda o percebi menos. Não sei se a ideia era esclarecer-me, mas continuo sem perceber a tua justificação.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado: