Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por xzx » 25/5/2020 10:58

tenho mais que fazer... saúde e p. n. n.
 
Mensagens: 343
Registado: 15/12/2004 16:02
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Flav » 25/5/2020 10:47

Tens que ler algumas páginas anteriores sobre a minha resposta ao Além Tejano.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por xzx » 25/5/2020 10:44

...Alentejanos dos mercados bolsistas ?
 
Mensagens: 343
Registado: 15/12/2004 16:02
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Flav » 25/5/2020 10:39

Só duas ou três observações: 1) Aproveitar o tópico do BCP para divagar sobre opiniões politicas não me parece muito apropriado. Assim como assim ainda se fosse no tópico do Novo Banco ou BPN... ainda compreeendia. 2) Por outro lado considerar que o Estado é um simples consumidor de resursos também está errado. Há inúmeras funções que se não fosse o Estado a fazer teriam de ser feitas por privados. E se forem feitas por privados já são geradoras de recursos/receitas e feitas pelo estado são simples geradoras de despesas!!?? Exemplo (e há muitos mais), um hospital público só gera despesa e um privado (que faca os mesmos tratamento e muitas vezes com pior qualidfade só gera receitas!!?? A segurança dos cidadão feita pela polícia ou GNR só gera despesas e feita por privados ( que seria quase impssível) só gera receitas!!?? A gestão da atividade portuária pode ser feita por privados ou pelo estado e em ambas as situações a eficiêncioa de gestão e geração de receitas é comparável e existem bons exemplos nas duas situações. E só mais um exemplo, a EDP quando era uma empresa pública dava inúmeros lucros e agora que é privada continua a dar mas vão grande parte para o Estado chinês. Etc, etc. 2) julgo que dão muita relevância às Catarinas, aos Jerónimos e já agora em sentido oposto aos Venturas deste e de outros países. Vai sempre haver esse tipo de gente que reflete pouco nas consequências de algumas medidas ou atitudes e adora demagogia.
4) Continuo a achar que o BCP está bem entregue, com uma boa equipa de gestão e a forma como tem reportado a evolução da sua atividade tem provado isso. No entanto vivem-se tempos de enorme incerteza e é preciso dar atenção ao que vai acontecendo no dia ´à dia.
5) Por fim um pequeno reparo aos Alentejanos dos mercados bolsistas. Quando se investe curto ou longo, tem que se saber porquê e ter alguns dados de suporte. O simples feeling não ´´e suficiente e pode não dar bons resultados.
Editado pela última vez por Flav em 25/5/2020 10:46, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Punitor » 24/5/2020 22:12

Pata-Hari Escreveu:Isto já é um aparte meu mas não deixa de ser curioso que o tom parece ser sempre de "ah, o estado tem que inventar qualquer coisa para nos salvar" como se vivêssemos no país das maravilhas e como se o estado tivesse capacidade ou fosse até suposto produzir o que quer que seja. O estado não vai salvar absolutamente ninguém, é o primeiro a dar o pontapé para o abismo a cada um de nós. O exemplo da simples não alteração dos regimes de pagamentos por conta de iva para sectores e profissionais que simplesmente não vão ganhar nada nos próximos tempos e que estão a avançar impostos por lucros que não irão ter e iva que não irão receber, é um excelente exemplo disso: o estado não abdica do que (não é) seu, não abdica de receber de avanço mas tem o descaramento de dizer que vai ajudar a economia querendo obrigar os seus elementos, nomeadamente a banca e todos os que pagam impostos, a pagar pela sua pseudo-generosidade e solidariedade.

O papel do estado é redistributivo, não é produtivo. O estado, o nosso, não produz nada e suga o que é suposto redistribuir antes de o fazer. Os nossos politicos são actores que acham que assaltar bancos é uma solução de gestão e de solidariedade social. Para médicos temos gente que estuda 12 anos, para nos gerir, temos disto. O resultado não pode ser diferente. Curiosamente, por uma vez, temos um presidente cuja formação em direito constitucional é exactamente aquela que deve ter para bem saber fazer a função que tem.


O Estado que temos não entende um boi de economia privada. E, com ideologias comunistas e bloquistas a reinar, a coisa piora. Esta gente acha que o dinheiro cai das nuvens e é contra o dinheiro nas mãos dos privados, os que verdadeiramente conseguem gerar riqueza, movimentá-la e criar emprego. O Estado consome riqueza, não a produz!! Este Estado que temos então nem se fala: consome riqueza em subsídios, rendimentos mínimos, lay off e por aí adiante.
O que acho absolutamente anedótico é o Primeiro Ministro e o senhor Presidente da República, uma dupla do raio, pedirem aos bancos que façam o que eles não podem fazer, isto num momento em que o Novo Banco precisou de mais uma injeção de capital o que causou um ruído político ensurdecedor... Afinal, eles que decidam o que querem dos bancos... Mas, mesmo que decidam um monte de disparates e demagogias e populismos políticos, os bancos que não se deixem ludibriar por estes contorcionistas.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 24/5/2020 14:00

Esta entrevista da secretária geral de um qualquer instituto é um exemplo mais que perfeito do porquê que o estado não deve meter a mão na economia com a ideia louca que agora é empresário gerador de riqueza. É explicado em meio instante que os apoios que foram dados não servem para nada e que em vez das empresas terem falido há um mês atrás, agora vão falir com os apoios que o estado não deveria ter dado porque caem sempre em saco roto. O que a senhora está a dizer com um tom de ameaça é que a iniciativa privada quer mais apoios do estado (leia-se, do contribuinte) porque se não, vão para a falência com os apoios que lhes foram dados há um mês.

A entrevista deveria passar a ser um case-study demonstrativo da necessidade do estado ficar de fora da iniciativa privada.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NirSup » 24/5/2020 13:31

Pata-Hari Escreveu:
"ah, o estado tem que inventar qualquer coisa para nos salvar" como se vivêssemos no país das maravilhas e como se o estado tivesse capacidade ou fosse até suposto produzir o que quer que seja. O estado não vai salvar absolutamente ninguém, é o primeiro a dar o pontapé para o abismo a cada um de nós.


Isto é off topic. Se acharem que deve ser apagado, apaguem.
Somos um país de subsídio-dependentes. Mas a nossa vizinha Espanha segue o nosso triste exemplo.
Todos os dias leio notícias do seguinte teor: se o Estado não ajudar e não nos der um subsídio temos de fechar a porta. O negócio assim não dá.
Sei que estou a ser cínico e injusto para o que que dizem isso e estão a ser sinceros. Para esses peço imensas desculpas. Mas a maior parte dos que falam assim apenas querem aproveitar-se da excepcional situação em que vivemos para sacar uns aéreos (como diz o meu filho) ao Estado. E com esses aéreos extra comprar o último modelo da Mercedes ou da BMW. Ai não, agora o que está in e é cool é comprar o TESLA Model S.
Desejo um bom Domingo a todos.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 24/5/2020 12:55

miguellene Escreveu:
artista_ Escreveu:
miguellene Escreveu:
então diria que se demonstrou que a altri e a mota tiveram os sócios maioritários a comprar as ações da empresa, e a cotação subiu até … fevereiro.

MiguelLené.


Eu diria que demonstras coisas com muita facilidade! :mrgreen: :mrgreen:


Foram factos e aconteceram no ano passado, e as ações subiram.


MiguelLené.


Tu nem vês o que escreves, subiram o quê durante um mês ou dois 5 ou 10%?! Mas é disse que estás a falar?! O que escreveste inicialmente tinha a ver com a empresa saber que estava barata e subir no futuro... mas a realidade é que hoje estão muito abaixo desses valores... mas se quiseres podes ficar com a taça!

Olha o Lisboa, indicou algumas empresas que provavelmente aconteceu o que tu disseste, essas fazem sentido... assumindo eu boa a informação que o Lisboa está a dar, eu não sigo essas empresas, por causa dos volumes que negoceiam!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 24/5/2020 10:47

miguellene Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:
Punitor Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/ahresp-acusa-banca-de-dificultar-credito-a-restauracao?ref=Not%C3%ADcias%20no%20Minuto_Destaque

Estes querem que os bancos sejam milagreiros, Santas Casas da Misericórdia ou que corram riscos potenciais.
Os bancos não podem e não devem emprestar dinheiro a empresas furadas, porque irão arranjar uma série de problemas para essas empresas e para eles mesmos.



É exactamente esse o tema. Se a banca não tem dado crédito a praticamente ninguém nos últimos anos, compensando por excesso os disparates feitos anteriormente que tão mal correram e tendo como quase único objectivo a diminuição de malparado e melhoria de rácios, não será agora que irá financiar empresas que precisam de moratórias para pagar a renda do mês. É óbvio que vão preferir empresas com bons históricos de gestão e bons rácios e preterir negócios de extrema fragilidade. E mais, não irão escolher pequenas empresas que praticamente nem têm histórico bancário.

Mais uma vez o estado distribui dinheiro do modo errado e tentando acertar nos elementos errados do puzzle da economia. Mais valeria a pena subsidiar quem produz e gera riqueza diminuindo impostos do que subsidiar quem não paga impostos e não gera riqueza e apenas suga os parcos recursos que temos. Premeia os maus e obriga os melhores a pagar por isso.



O problema é como vais identificar quem produz. Por exemplo: terias apostado no negócio da Sonae em espanha? Agora vemos que deu disparate, mas a realidade é que tinhas equipas experientes, estudos de mercados etc etc etc. -> boom...
É supostamente na escolha em quem apostar que os bancos deveriam ser bons e é por isso que existem linhas de crédito que passam pelos bancos.
O problema disto tudo é criar momentm. Se se entrar num ambiente de que tudo vai piorar, aí nem os bancos querem emprestar e pode vir a ser pior para todos. Ao limite o comportamento do vírus poderá influenciar muito. Eu continuo otimista, mas vemos agora já muita gente a sofrer e vai aumentar. Para os bancos isso não é necessariamente mau pois têm muito por onde escolher.

MiguelLené.


Miguel, identificar quem produz e quem tem bons projectos é fácil, é mesmo MUITO fácil e mesmo assim a banca não quer esse risco neste momento. E te garanto que não são os que têm problemas para pagar um mês de renda.

Esse teu raciocínio é um clássico de conto de fadas: conseguir concluir que a banca ainda vai ficar melhor é tão divagatório etão desligado da realidade que não dá para contrariar sequer.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 24/5/2020 10:45

Isto já é um aparte meu mas não deixa de ser curioso que o tom parece ser sempre de "ah, o estado tem que inventar qualquer coisa para nos salvar" como se vivêssemos no país das maravilhas e como se o estado tivesse capacidade ou fosse até suposto produzir o que quer que seja. O estado não vai salvar absolutamente ninguém, é o primeiro a dar o pontapé para o abismo a cada um de nós. O exemplo da simples não alteração dos regimes de pagamentos por conta de iva para sectores e profissionais que simplesmente não vão ganhar nada nos próximos tempos e que estão a avançar impostos por lucros que não irão ter e iva que não irão receber, é um excelente exemplo disso: o estado não abdica do que (não é) seu, não abdica de receber de avanço mas tem o descaramento de dizer que vai ajudar a economia querendo obrigar os seus elementos, nomeadamente a banca e todos os que pagam impostos, a pagar pela sua pseudo-generosidade e solidariedade.

O papel do estado é redistributivo, não é produtivo. O estado, o nosso, não produz nada e suga o que é suposto redistribuir antes de o fazer. Os nossos politicos são actores que acham que assaltar bancos é uma solução de gestão e de solidariedade social. Para médicos temos gente que estuda 12 anos, para nos gerir, temos disto. O resultado não pode ser diferente. Curiosamente, por uma vez, temos um presidente cuja formação em direito constitucional é exactamente aquela que deve ter para bem saber fazer a função que tem.
Anexos
catarina martins.jpeg
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 24/5/2020 10:24

Punitor Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/ahresp-acusa-banca-de-dificultar-credito-a-restauracao?ref=Not%C3%ADcias%20no%20Minuto_Destaque

Estes querem que os bancos sejam milagreiros, Santas Casas da Misericórdia ou que corram riscos potenciais.
Os bancos não podem e não devem emprestar dinheiro a empresas furadas, porque irão arranjar uma série de problemas para essas empresas e para eles mesmos.


É exactamente esse o tema. Se a banca não tem dado crédito a praticamente ninguém nos últimos anos, compensando por excesso os disparates feitos anteriormente que tão mal correram e tendo como quase único objectivo a diminuição de malparado e melhoria de rácios, não será agora que irá financiar empresas que precisam de moratórias para pagar a renda do mês. É óbvio que vão preferir empresas com bons históricos de gestão e bons rácios e preterir negócios de extrema fragilidade. E mais, não irão escolher pequenas empresas que praticamente nem têm histórico bancário.

Mais uma vez o estado distribui dinheiro do modo errado e tentando acertar nos elementos errados do puzzle da economia. Mais valeria a pena subsidiar quem produz e gera riqueza diminuindo impostos do que subsidiar quem não paga impostos e não gera riqueza e apenas suga os parcos recursos que temos. Premeia os maus e obriga os melhores a pagar por isso.

Entretanto o cliente da banca irá continuar a pagar cada vez mais comissões, vai começar a pagar para ter o seu dinheiro depositado no banco a taxas negativas e vai ficar muito zangado contra a banca sem perceber o que está a jusante disso.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 24/5/2020 10:21

Punitor Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/ahresp-acusa-banca-de-dificultar-credito-a-restauracao?ref=Not%C3%ADcias%20no%20Minuto_Destaque

Estes querem que os bancos sejam milagreiros, Santas Casas da Misericórdia ou que corram riscos potenciais.
Os bancos não podem e não devem emprestar dinheiro a empresas furadas, porque irão arranjar uma série de problemas para essas empresas e para eles mesmos.



É exactamente esse o tema. Se a banca não tem dado crédito a praticamente ninguém nos últimos anos, compensando por excesso os disparates feitos anteriormente que tão mal correram e tendo como quase único objectivo a diminuição de malparado e melhoria de rácios, não será agora que irá financiar empresas que precisam de moratórias para pagar a renda do mês. É óbvio que vão preferir empresas com bons históricos de gestão e bons rácios e preterir negócios de extrema fragilidade. E mais, não irão escolher pequenas empresas que praticamente nem têm histórico bancário.

Mais uma vez o estado distribui dinheiro do modo errado e tentando acertar nos elementos errados do puzzle da economia. Mais valeria a pena subsidiar quem produz e gera riqueza diminuindo impostos do que subsidiar quem não paga impostos e não gera riqueza e apenas suga os parcos recursos que temos. Premeia os maus e obriga os melhores a pagar por isso.

Como diz o Nuno Garoupa no FB, "multiplicam-se os sinais de que Portugal aposta na socialização geral dos prejuízos privados. Pela segunda vez em dez anos. Só que desta vez a culpa não é do Passos"
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NirSup » 24/5/2020 8:39

Apostar na banca não me parece ser uma boa aposta a curto e médio prazo

O Warren Buffett reduziu as participações da Berkshire Hathaway nos dois principais bancos americanos: Goldman Sachs e JPMorgan.
Anexos
Screenshot_20200524-082603~2.png
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Punitor » 24/5/2020 2:15

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... o_Destaque

Estes querem que os bancos sejam milagreiros, Santas Casas da Misericórdia ou que corram riscos potenciais.
Os bancos não podem e não devem emprestar dinheiro a empresas furadas, porque irão arranjar uma série de problemas para essas empresas e para eles mesmos.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Punitor » 24/5/2020 1:12

Não me parece que hajam AC nos próximos tempos.
O Banco está robusto nos seus rácios de capital (CET1> 12%), bem acima do exigido pelo quadro regulatório e ao nível dos maiores bancos.
Tem também liquidez bastante.
Para já, o banco está capitalizado.
Portanto, está numa situação mais almofadada (buffer) e tem muito mais força financeira para conseguir suportar o impacto de uma crise.
Todo o sistema bancário europeu fez melhorias consideráveis nos últimos anos, impostas e ainda bem. E, não me parece que os bancos europeus não aguentem a crise a médio prazo.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 23/5/2020 23:45

LISBOA_CASINO Escreveu:
Quanto ao BCP e outros bancos ,

como ]e evidente, estao ao desbarato !

e como o mercado ]e VIDENTE, desconfia de mais aumentos
de capital!

Logo, aquilo que parece evidente, ]e arrastado pelo VIDENTE
e torna/se pouco envidente avaliar tamanha evidencia !


Quando algum VIDENTE tiver a Clarividencia de pensar em
quantos mais AC ser#ao precisos.

Ficar]a nais EVIDENTE, o suporte da decis#ao de
investir em BCP ou outro banco qualquer !


SPN . Saude para os negocios


No caso do Bcp acredito que mais tarde ou mais cedo ocorrera a conversão dos 400 milhões em obrigações perpetuas( emitidas no ano passado a 9,25%) em novas acções....
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lisboa_Casino » 23/5/2020 22:49

artista_ Escreveu:
miguellene Escreveu: Porém na maior parte dos casos comprar ações da própria empresa significa que quem tem informação privilegiada sabe quando está barato e creio que é muito natural que o bcp venha a ter essa informação antes de qualquer outro pois esta crise afundou as cotações de forma generalizada e quando se souber (e se se souber) que não estamos numa recessão sem fim à vista, então será o momento ideal para o bcp comprar ações próprias.
Portanto acho um bom ato de gestão.


Tal como respondi ao balta, em Portugal, dá-me lá um exemplo de um título que a compra de ações próprias tenha sido um sinal de inversão de tendência?! Ou a compra de ações por parte de administradores? só me lembro de casos em que aconteceu o contrário...



N#ao querendo contradizer a ideia peincipal e porque existem "brincadeiras" que n#ao devem ser esquecidas, record/me desse "monstro" da siderurgia mundial chamado

F RAMADA !

que um dia chegou ao PSI qualquer coisa.

Ibersol e Corticeira tamb[e,m foram exemplos de ac;oes proprias & compras de administradores.

Agora aqyelas decis#oes de AG de compra at]e x % de capital.....concordo que n#ao tenham grande impacto.

Quanto ao BCP e outros bancos ,

como ]e evidente, estao ao desbarato !

e como o mercado ]e VIDENTE, desconfia de mais aumentos
de capital!

Logo, aquilo que parece evidente, ]e arrastado pelo VIDENTE
e torna/se pouco envidente avaliar tamanha evidencia !


Quando algum VIDENTE tiver a Clarividencia de pensar em
quantos mais AC ser#ao precisos.

Ficar]a nais EVIDENTE, o suporte da decis#ao de
investir em BCP ou outro banco qualquer !


SPN . Saude para os negocios
 
Mensagens: 3262
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 23/5/2020 22:05

miguellene Escreveu:
então diria que se demonstrou que a altri e a mota tiveram os sócios maioritários a comprar as ações da empresa, e a cotação subiu até … fevereiro.

MiguelLené.


Eu diria que demonstras coisas com muita facilidade! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 23/5/2020 22:03

Miguel, a recompra de dívida garante o financiamento das empresas, não da banca (ou não só da banca).. Isto é economia real, não é "aplicar no sistema financeiro". Sim, é um produto financeiro, tal e qual como as notas. Garantir que as empresas são financiadas, é fazer chegar dinheiro à estrutura produtiva, a quem trabalha para as empresas, á economia.

Os bancos não ganham dinheiro com juros negativos. Normalmente perdem. Não lhes interessa ter dívida barata quando o seu negócio desapareceu.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 23/5/2020 16:15

miguellene Escreveu:Dizeres que o argumento não vale porque não adivinharam a pandemia diria não faz sentido pois a pandemia é um momento histórico singular.


Eu disse que não conta é porque não confirmam a tua tese... ou estás a sugerir que sabes que subiriam se não fosse a pandemia? O que podemos analisar é que temos e não uma especulação sobre o que poderia acontecer sem o cenário que temos.

miguellene Escreveu:Dizeres que os riscos existem sempre é uma trivialidade: basta estar vivo, nem precisas de investir na bolsa.


Bom, neste caso estamos a falar de riscos de quem investe na bolsa... é melhor concentrarmos-nos no que estamos a debater! Disse isso porque, na prática, o que tenho observado é o que disse lá atrás... e nos outros casos não houve pandemia!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 23/5/2020 15:40

miguellene Escreveu:
MiguelLené.

ps: BCP ter pedido tanto dinheiro emprestado e depois ter conseguido pagar tudo! Nunca o BCP teria lucros para tão rápida recuperação de capital. Lucrou em grande medida com divida nacional.


Só tu achas estranho...quem pagou o empréstimo do estado ao banco os chamados cocos, caso não te lembres ou desconheças, foram os acionistas através dos consecutivos aumentos de capital o banco nunca conseguiu pagar 1 cêntimo dessas ajudas através da operação bancaria..
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 23/5/2020 14:28

miguellene Escreveu:Tem sido exemplo disso a Altri e a Mota. É claro que estes gestores não puderam prever a pandemia.


Então não servem de exemplo, se servem é para o contrário... mesmo considerando a pandemia como algo que não se poderia prever, mostra que por uma razão ou outra os riscos existem sempre.

miguellene Escreveu:A sonae inclusivemamente retirou cotadas de bolsa. A Brisa também. Oh well… tantas,,.


E onde é que isso é exemplo do que referes?! A Sonae fez OPV a um preço e retirou-as da bolsa mais tarde, pagando preços muito mais baixos... não estou a ver como é que isso favoreceu os acionistas?!

miguellene Escreveu:Eu diria mais: aos grandes acionistas interessa colocar em bolsa no bull market e retirar ou comprar em bear market. Em bear markets não costumas ver IPOs, mas antes cancelamento de IPOs.


Claro, e então?! o que é que isso tem a ver com o assunto? Eu referi-me a compras próprias da empresa ou administração que inverteu uma tendência de queda?! Não deste nenhum exemplo... se quiseres posso dar-te uma série deles onde aconteceu o contrário..
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 23/5/2020 9:46

MiguelLené.



Eu não estou assim tão certo que o dinheiro deva ser colocado no sistema financeiro, porque tendencialmente ele acabará por ser investido no sistema financeiro. É preferível financiarem as pessoas com as moratórias; o dinheiro chegará aos bancos pois as pessoas não entram em default e a economia não entra em recessão. Com o quantitative easing costuma mais ser aplicado nos produtos do sistema financeiro e corre-se o risco do dinheiro não chegar às pessoas.

MiguelLené.


Miguel, esse texto é muito confuso. O dinheiro é investido no sistema financeiro? os bancos emprestam para investir em acções, é isso que estás a dizer? financiar as pessoas com moratórias? quem é que faz isso? o que é exactamente uma moratória, na tua opinião? o quantitative easing é aplicado em produtos do sistema financeiro e não chega às pessoas? não percebi, acho que há aí uma grande confusão e que te estás a atrapalhar nos conceitos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pata-Hari » 23/5/2020 9:39

miguellene Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Nota que já ouvi queixas dos restaurantes em como as moratórias de rendas deveriam ser prolongadas, que agora estão a recomeçar a actividade e que não podem pagar. Ou seja, não se pode pagar durante o periodo de encerramento, não se pode pagar durante a abertura e, claro, não se poderá pagar quando acumular várias rendas. Assim sendo, que paguem os senhorios aos bancos. Ou que não paguem. O estado, que aprova as moratórias, está fora deste filme mas deu um grande apoio à economia. Not.


Para mim é óbvio que há muitas maneiras de "financiar" os bancos e que em geral não devem ser às claras.
Com juros baixos e até negativos isso é ainda mais fácil e nós nem chegaremos a vê-lo. Uma das forma antes disto era a divida publica...

Eu acho piada quando as pessoas dizem que o estado devia pagar isto e aquilo… Eu preferia que substituíssem essa expressão por:
"devíamos pagar todos isto e aquilo …" ou então "devia ser feito um imposto para pagarmos isto e aquilo…".
Por outras palavras ficaria: devia ser feito um imposto para que os restaurantes não fossem obrigados a pagar as rendas… etc.
Que tal?

MiguelLené


Explica lá essa dos bancos ganharem dinheiro com juros negativos e do financiamento "às escondidas".
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 23/5/2020 3:29

miguellene Escreveu: Porém na maior parte dos casos comprar ações da própria empresa significa que quem tem informação privilegiada sabe quando está barato e creio que é muito natural que o bcp venha a ter essa informação antes de qualquer outro pois esta crise afundou as cotações de forma generalizada e quando se souber (e se se souber) que não estamos numa recessão sem fim à vista, então será o momento ideal para o bcp comprar ações próprias.
Portanto acho um bom ato de gestão.


Tal como respondi ao balta, em Portugal, dá-me lá um exemplo de um título que a compra de ações próprias tenha sido um sinal de inversão de tendência?! Ou a compra de ações por parte de administradores? só me lembro de casos em que aconteceu o contrário...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado: