Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Opcard » 2/6/2020 20:07

CemPt como perguntas quanto tempo vai durar está bonança ,eu respondo com outra pergunta que tem a resposta .

Irão os Bancos Centrais tentar reduzir o tamanho do seu balanço após a crise?
Sabendo isso sabemos tudo .

A anulação levaria os mercados ao Céu , vejamos :

Os bancos centrais decidem anular as dívidas e ha 2 possibilidades com resultados diferentes , continuar a rodar as dívidas Públicas sem juros na prática passam a perpétuas , o que já acontece , tem um risco se aparece inflação é o desastre subida de juros e a falência de algum estados com a subida dos juros .

Cada vez mais se defende a anulação da dívida em poder dos bancos centrais é repartir do zero , memo a Alemanha com garantiam aceitava o grande receio é certos países voltavam a fazer o mesmo , gastar acima do que podem é há sempre boas razões .

Vejo que desde 2015, o BCE nunca tentou reduzir o tamanho do seu balanço
esta redução provavelmente revelaria um aumento perigoso nas taxas de juros nos países periféricos.
O Reserva Federal tentou reduzir o tamanho de seu balanço, teve que parar muito rapidamente.

Se economia melhor as ações descem os bancos centrais paravam com Quantitative Easing.

Razão porque todas as más notícias são boas para o mercado e as boas nem tanto .
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 2/6/2020 19:08

Para variar hoje foi dia de uma excelente sessão na Europa e em Portugal, boas notícias para os bulls.

Resta saber por quanto tempo irá durar esta bonança, até lá é ir aproveitando a maré favorável.

-----

O sistema de trading entretanto começa a ficar um pouco excitado com as oportunidades de compra que vão disparando um pouco por vários lados, particularmente aqui pela santa terrinha, apesar da escala semanal ser bastante lenta a virar. Normalmente aconselha-se sempre muita cautela nestas alturas de tentativas de recuperação face a movimentos de acelerações, frequentemente falsos, que costumam ser bastante frequentes mas sem grandes seguimentos futuros:

Em Portugal,
PSI – Possibilidade de passar de neutral para comprado, a confirmar no final da semana.
Semapa – Passa de vendida a neutral.
CTT – Passa de vendida a neutral. No gráfico abaixo pode ser vista a tendência diária a passar finalmente a positiva, o que já não acontecia desde janeiro do corrente ano, embora com um valor de força ainda reduzido de +10% a acompanhar o fim dum ciclo de trading negativo. Contudo o panorama semanal ainda mantém uma pendente descendente, pelo que para já a neutralidade é o melhor que se pode arranjar para o papel representativo dos nossos correios, na óptica do sistema de trading.

Na Europa, continua tudo em banho maria a aguardar melhores definições.

BN


CTT Osc MI5 20200602.png
CTT: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Diário
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 1/6/2020 19:03

Tendo o sistema de trading “Osc MI5” neste período dos primeiros 5 meses do ano efectuado perto de 150 trades, a amostra real dos negócios efectuados já pode ser considerada significativa para gerar uma foto bastante realística sobre como funciona no mundo real este método de negociação.

Por isso o primeiro gráfico abaixo representa, duma forma curiosa, uma foto sobre o comportamento do sistema de trading. Mostra o resultado líquido real do investimento de cada trade em função do número de dias de calendário de duração no negócio respectivo.

A primeira conclusão é óbvia: quando o sistema detecta que o negócio vai ser negativo, salta fora o mais rápido possível, através do lema ”cut the losses short”.

Na verdade quando a trade é muito rápida, por exemplo com uma duração de 1 a 10 dias, o resultado global médio irá gerar com elevada probabilidade um retorno maioritariamente negativo, no caso em concreto com uma rentabilidade líquida média a rondar perto de -3% do valor em risco para uma duração de cerca de 5 dias.

A rentabilidade média em cada trade vai-se tornando mais positiva de forma consistente à medida que a duração do negócio vai subindo. Se introduzíssemos uma regressão linear ajustada aos dados XY do gráfico, sendo X a rentabilidade líquida e Y a duração da trade em dias de calendário, seria verificável um retorno médio nulo próximo dos 12 dias de duração e daí para cima teríamos o segmento de recta ascendente com uma pendente onde, por exemplo para um período médio de 50 dias numa trade, o retorno médio expectável rondaria os +16% ou, em alternativa, cerca de +30% para 83 dias médios de duração do negócio.

Por curiosidade matemática a definição dessa recta de regressão linear seria dada nesta altura pela fórmula Y = 2,37.X+12,1 para a totalidade das perto de 150 trades geradas até agora em termos reais pelo sistema de trading.

Que vantagem tem conhecer uma fórmula deste tipo? Se considerar por exemplo que o sistema de trading “Osc MI5” em média nos obriga a ficar 22 dias de calendário em cada negócio, entre as datas de compra e venda, esta simples constatação significa que a esperança matemática do lucro médio esperado por trade, ou “profit factor”, será dada pela fórmula:

22 = 2,37 . X + 12,1
X = (22 – 12,1) / 2,37
X = 4,18%

Ou seja, se apostássemos sempre hipoteticamente 1000 Euros numa trade, qualquer que seja o papel e usando as regras do sistema de trading “Osc MI5” em condições idênticas às que ocorreram nos mercados nestes primeiros 5 meses, seria expectável obter um lucro líquido médio a longo prazo de 41.80 Euros em cada negócio. Nada mau, repetindo até à exaustão as regras de entrada e saída apenas conhecendo o preço no timing disparado pelo sistema, sempre e sempre de forma sistemática da mesma maneira, sem receios e sem necessidade de conhecer notícias antes e depois, com entradas e saídas totalmente desafectadas de qualquer emoção!


Osc MI5 _ Retorno.Dias Calendário.png
Sistema de trading "Osc MI5": Relação Retorno (%) / Duração das trades (Dias)


-----

Em contraste flagrante temos o mesmo tipo de gráfico, ver abaixo, só que desta vez representando as trades do sistema de hedging com opções Call e Put.

O comportamento da distribuição dos pares XY, ou retornos com duração dos negócios, não tem nada a ver com o gráfico anterior do sistema de trading original “Osc MI5”.

Aparentemente até se verifica um caso singular em que, apesar de nesta altura ser um pouco prematuro estar a extrair conclusões porque a quantidade de trades de hedging ainda é diminuta, os piores retornos registam-se até agora nas trades de mais longa duração.

No mesmo gráfico pode ser constatado um negócio negativo de 0 dias de duração, que resulta dum engano meu na introdução duma ordem errada e que teve de ser desfeita logo a seguir. Acontece a qualquer um!

Por enquanto e por ser prematuro, devido ao número exíguo de dados na quantidade de trades de hedging, ao contrário do que foi dito acima para o sistema original “Osc MI5”, não é possível concluir que exista uma regressão linear válida no sistema de hedging com opções, relacionando os retornos por negócio com a sua duração.


Osc MI5 Hedging  _ Retorno.Dias Calendário.png
Sistema de hedging de opções "Osc MI5": Relação Retorno (%) / Duração das trades (Dias)


-----

Quanto à sessão de hoje digamos que foi um tanto ou quanto morna, moderadamente positiva na Europa e bastante neutral e com uns laivos de positiva nos States, pelo menos até meio da tarde de hoje.

O sistema de trading continua assim a assumir-se em toada de crescimento optimista moderado:

Em Portugal,
NOS – Possibilidade de passar de neutral para comprada, a confirmar no final da semana.
Galp - Possibilidade de passar de neutral para comprada, a confirmar no final da semana.

Na Europa, não houve sinais para novas trades.

Para gráfico do dia escolhi um papel representativo do comportamento actual do sector bancário, o BNP Paribas, aliás um bom exemplo em que os indicadores do “Osc MI5” se adaptam bastante bem às alturas críticas das viragens de ciclo e tendência. Enquanto na escala diária o panorama parece ser risonho no presente, já na escala semanal, no gráfico apresentado, temos apenas como aspecto mais positivo a ocorrência do fim do ciclo de trading descendente ocorrida no dia 8 de maio. No entanto o indicador principal, representado pela tendência, continua negativo a marcar uma força de -40% e sem alterações nas últimas duas semanas. É certo que já esteve bem pior, desde inícios de março para cá, mas ainda tem de suar um pouco para atingir o limbo celestial positivo! Portanto o mais sensato é manter por enquanto o papel debaixo de olho mas com uma perspectiva neutral à data presente.

BN


BNPP Osc MI5 Week 20200601.png
BNP Paribas: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Semanal
Editado pela última vez por Cem pt em 2/6/2020 19:09, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 29/5/2020 22:31

Terminado mais um mês pode-se dizer que o saldo mensal ficou praticamente a zeros, quase igual ao resultado que a carteira trazia do anterior mês de abril.

Nestas coisas das performances prefiro isso e marcar passo do que sofrer novos reveses, que para além de darem muito trabalho a recuperar são também um foco de instabilidade emocional negativa a evitar.

Vamos então à actualização dos parâmetros e rácios acumulados neste ano, se virem duas parcelas de somatório significa que se referem respectivamente ao sistema de trading original da carteira e ao sistema complementar de hedging das opções:

- Quantidade de negócios encerrados ganhos (win close trades) = 49 + 12 = 61
- Quantidade de negócios encerrados perdidos (lost close trades) = 89 + 1 = 90
- Quantidade de negócios em curso com ganhos (win open trades) = 8 + 1 = 9
- Quantidade de negócios em curso com perdas (lost open trades) = 2 + 3 = 5
- Rácio de Número de Negócios Ganhos / Total Número de Negócios Totais = 70 / 165 = 42.4%
- Ganho médio líquido por trade = ( 44.49% + 37.27% ) / ( 57 + 13 ) = 1.17%
- Perda média líquida por trade = - ( 31.16% + 6.06% ) / ( 91 + 4 ) = -0.39%
- Rácio de Total Ganhos Líquidos / Total Perdas Líquidas =
= ( 44.49% + 37.27% ) / ( 31.16% + 6.06% ) = 2.20
- Critério de Kelly (Percentagem máxima permitida de alavancagem na carteira) = 16.2%
- Percentagem actual da carteira em utilização de margem da conta = 13.5% ( < 16.2% --> verifica)
- Alavancagem actual: Valor dos activos em risco / Valor actual da carteira = 1.98
- Drawdown máximo registado na carteira em 2020 = 17.1%, de 19 de março a 6 de abril
- Média de dias de calendário por cada trade e em cada papel = 24 dias
- Trade de maior duração em dias de calendário = 105 dias
- Número de papéis da carteira com retorno positivo ( > 0.20% ) em 2020 = 17 + 2 = 19
- Número de papéis da carteira com retorno neutral ( > -0.20% e < 0.20% ) em 2020 = 0
- Número de papéis da carteira com retorno negativo ( < -0.20% ) em 2020 = 7
- Rentabilidade YTD da carteira em 2020 (sistema de trading Osc MI5 + sistema de hedging Osc MI5) = +13.33% + 31.21% = +44.54%
- “Alpha” da carteira Osc MI5 = +44.54% - (-10.01%) = +54.55%


Apesar da pequena subida semanal da rentabilidade confesso que fiquei mais decepcionado pelo facto do “Alpha” da carteira, a tal mais-valia criada em relação ao mercado global, ter baixado em quase 1.5 pontos percentuais ao longo da semana.

-----

Hoje tivemos sessão quase toda em baixa, marcada pela ansiedade duma conferência de imprensa nos Estados Unidos. Uma verdadeira paranoia sobre como um único indivíduo pode alterar o rumo dos mercados no curto prazo e jogar com as expectativas de milhões pelo resto do mundo fora.

Um pouco de ficção para animar um pouco. Faltavam 5 minutos para as 20 horas em Portugal. Mercados debaixo de grande ansiedade à espera das tiradas do Presidente em Washington. Um simples tweet de alta prioridade para a Federal Reserve: “Mr. Powell, já instruiu os seus rapazes para comprarem a partir de agora? Let´'s go, quero ver todas essas mãozinhas nos botões das compras...Good luck e God save America. Ah, claro, America first!”

E pronto, correu tudo como planeado, tudo verdinho e no final até houve direito a um pequeno brinde com um daqueles uísques americanos intragáveis que se bebem nos casinos da rede Trump, pois, um Jack Daniel’s on the rocks. E os chineses? Ah, pois, coitados os tipos de Hong-Kong, era para se falar nisso, quem disse que estavam previstas sanções? Ai era?! Fica para outra altura...

De todas as formas esta foi uma semana marcante na carteira, uma vez que pela primeira vez, em perto de 3 meses, marca um bias claramente bullish! Será que vai ser duradouro?

Dito isto, a conclusão semanal é que tudo anda mais ou menos controlado, vejamos então como acabaram os ajustes da semana em termos dos ditames do sistema de trading:

Em Portugal,
Semapa – Passa de neutral a vendida. Após uma pequena pausa cor-de-rosa eis que a queda na sessão de hoje faz com que o ciclo de trading e a tendência descendentes regressem com um sabor amargo, como se pode ver no gráfico abaixo.
Mota-Engil – Passaria de neutral a vendida. No entanto a corretora não permite assumir posições curtas neste papel.

Na Europa, nada a assinalar.

Nos States,
Ouro – Não se confirmou o alerta, pelo que continua comprado.

BN


SEM Osc MI5 20200529.png
Semapa: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Diário


Pos Osc MI5 20200529.png
Posicionamento actual da carteira "Osc MI5" + Podium ROI 2020
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 28/5/2020 20:04

Mais um dia da nova “normalidade”, será que as subidas vieram para ficar? Pois parece que, enquanto o S&P se mantiver nesta sua nova zona de resistência entre os 3000 e os 3130 pontos, temos animação garantida.

Pelos lados da carteira e de acordo com o “Osc MI5” nesta altura apenas existe um papel vendido: os CTT. Tem sido uma semana em que as acções com posição “short” têm vindo a desaparecer da carteira a grande velocidade.

É certo que a quantidade de papéis comprados ainda é diminuta mas quanto aos índices principais sabemos que andam sempre um passo à frente. Neste caso temos os pesos pesados do S&P-500 e DAX-30 a aproveitar na carteira as subidas que se manifestaram até agora, um sinal encorajador e precursor do ambiente positivo que se respira e aí pode vir a continuar pela frente e que nesta altura pesam claramente numa definição global maioritariamente bullish.

Em geral as posições geradas pelo sistema de trading na escala diária apresentam quase todas um bias claramente positivo mas na escala semanal mais distante o pessimismo na maioria das acções vai prevalecendo, pelo que esta batalha periódica entre longos e curtos seguramente vai ser épica daqui em diante.

Outra particularidade que está a ocorrer nos mercados tem a ver com os papéis que eram os refúgios do período da pandemia agora a marcar passo e até a recuar, veja-se a pancada dos líderes do Nasdaq-100. Duma forma clara há muita gente a transferir-se de armas e bagagens para acções quase “esquecidas” e fortemente marteladas em baixa nestes últimos 3 meses.

Contudo há que ter cuidado porque muitas das apostas feitas em acções que subiram bastante na corrente semana não merecem as graças de muitos dos que gostam de acompanhar uma tendência ascendente bem estabelecida. O que quero dizer com isto é que existe por aí muita compra prematura de papéis ainda com fraca consolidação de base, mas evidentemente poderei estar equivocado nesta apreciação e neste caso só poderei dar os parabéns a quem arriscou demasiado cedo, na minha percepção, e ganhou.

-----

O panorama actualizado posicional ficou agora assim estabelecido:

Em Portugal,
Jerónimo Martins – Passa de neutral a comprada.

Na Europa,
DAX 30 – Terminaram as dúvidas do alerta do início da semana, o seu sinal passou claramente de neutral para comprado.
Sanofi Aventis – Não se confirmou o alerta de passagem de comprada a neutral, pelo que se mantém comprada.

No lugar do gráfico do dia temos a BASF. Apesar da evidente melhoria dos seus indicadores de trading, com a tendência e o ciclo de trading a apontarem para cima na escala diária, os mesmos indicadores ainda continuam negativos no timing semanal pelo que no saldo geral o melhor será aguardar por uma definição mais clara para além da sua actual neutralidade.

BN


BASF Osc MI5 20200528.png
BASF: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Diário
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 27/5/2020 19:21

Amigo Op:

Há muitas teorias para explicar este surto repentino de compras nos mercados de capitais desde abril para cá, esta achega dos apostadores desportivos online será certamente mais uma.

Deixo ficar um gráfico elucidativo acerca dos novos clientes de algumas corretoras online bem conhecidas nos States.

Abraço.

-----

Mais um lote de opções Call do pacote de hedging vendidas próximo do início da sessão de hoje numa altura em que o S&P-500 marcava 3005 pontos, aproveitando o facto do índice se encontrar ainda perto da sua zona de resistência.

Nesta altura as Puts existentes na carteira excedem as Calls remanescentes numa proporção de cerca de 3 para 1, estaremos portanto bem próximos duma importante resistência, segundo a estratégia da carteira.

Provavelmente a operação seguinte deverá estar para breve e será também do mesmo tipo ou complementada também por uma compra de Puts.

De resto pode-se considerar que se tratou duma sessão em que o pessoal aproveitou para fazer algumas mais-valias a seguir à abertura norte-americana e depois voltou tudo ao normal, quero dizer, às compras!

O mercado atravessa nesta altura um ciclo bullish, é inegável. A liquidez injectada possui uma força tremenda para aguentar o barco. Como tal a única solução para quem quer fazer dinheiro neste meio parece ser a de juntar-se ao grupo mais forte.

Não é crível que a Federal Reserve venda pacotes do “bail-out” antes das eleições presidenciais no último trimestre do ano, até poderá inclusive intervir novamente a comprar de forma indirecta. Mas também não nos podemos esquecer que a China tem umas contas a ajustar e vai querer a não reeleição de Trump. Isto promete, vamos ter uma novela de mercados bastante animados ao longo do ano.

-----

Apesar desta melhoria evidente do clima instalado o sistema “Osc MI5” foi dando hoje uma no cravo (compra) e outra na ferradura (venda):

Em Portugal,
Jerónimo Martins – Alerta confirmado antecipadamente, passa de comprada a neutral.

Na Europa,
ENI – Passa de vendida a neutral.

O PSI aparece hoje na zona dos gráficos. Enquanto na escala diária a tendência mostra um panorama positivo desde há 6 sessões para cá, no timing semanal ainda não saiu do vermelho. Na parte dos ciclos de trading aparece uma neutralidade absoluta, nenhum deles nas duas escalas mostra até agora qualquer prenúncio direccional.

BN


Novos Clientes de Corretoras - Fonte FT.png
Aumento substancial de clientes / Corretoras online - Fonte FT
Novos Clientes de Corretoras - Fonte FT.png (34.88 KiB) Visualizado 10960 vezes


PSI Osc MI5 20200527.png
PSI: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Diário
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Opcard » 26/5/2020 21:33

Pois parece que as corretoras ganharam cerca de 800.000 novos traders que se transferiram de armas e bagagens dos sites de apostas desportivas, uma vez que os acontecimentos desportivos pararam desde março para cá, para os mercados bolsistas!



Boas

Interessante está informação será mesmo assim ?, Às tantas vão ficar porque a bolsa tem mais vida que as apostas desportivas , está informação dá-me pista para algo que não tinha explicação .

Num jornal económico Francês li que em França apareceram 150 000 novos investidores na bolsa , os particulares multiplicaram por 4 a compra de ações
O jornal nada diz de onde vem, os franceses apostam muito nos cavalos sendo assim entraram numa corrida as ações ?

“ Entre fin février et début avril, 580.000 investisseurs particuliers ont acheté des actions du SBF 120, dont plus de 150.000 nouveaux venus.

« Les achats d'actions françaises par des particuliers ont été multipliés par 4 au mois de mars 2020, dans un volume global multiplié par 3 », indique l'AMF.“

https://www.lesechos.fr/finance-marches ... se-1198790
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 26/5/2020 20:06

Aproveitando a abertura em forte alta nos States foram jogadas fora mais umas cartas do baralho da carteira na sua componente do hedging quando o S&P-500 cotava na zona dos 3015 pontos, tal como estava previsto, vendendo mais um lote de Calls a mais do dobro do seu preço de compra e em zona claramente in-the-money.

Recordo que, para termos sucesso a lidar com opções, as operações das vendas de Calls e compra de Puts devem ser executadas quando o mercado se encontra em alta e, ao contrário, as vendas de Puts e compra de Calls deverão ser executadas com o mercado deprimido cá em baixo, é o que se tem feito até agora. Parece simples em teoria mas na prática as subtilezas do timing para ir pondo em prática esta estratégia necessitam de uma enorme paciência para esperarmos pela altura certa de actuar.

Por enquanto ainda não é a altura de comprar Puts porque uma das condições críticas para o efeito ainda não foi satisfeita, ou seja, que a carteira esteja comprada ou posicionalmente longa em percentual bastante elevado dos seus papéis totais, o que só acontecerá eventualmente em situações dos mercados muito puxados para cima, provavelmente com o S&P-500 a rondar a zona dos 3200 aos 3300 pontos.

É possível que a próxima operação de opções a executar na carteira seja idêntica à de hoje, vendendo novo lote de Calls, depende apenas da evolução do índice norte-americano no curto prazo.

-----

Entretanto o ambiente optimista continua a imperar até agora, resta saber se esta bebedeira geral em que os mercados se transformaram é para continuar. Eles, os mercados bolsistas, são os líderes a apontar o caminho do futuro e os humanos são os “palermas” que não veem um boi do óptimo mundo novo que aí vem.

Ou então estaremos próximos da tal viragem que muitos falam, a tal dúvida do milhão de dólares que todos gostariam de conhecer de antemão.

Curiosamente ontem apareceu uma notícia, a que poucos prestaram atenção porque ainda não vi ninguém chamar a atenção para ela, que tentava explicar um dos motivos desta febre compradora. Pois parece que as corretoras ganharam cerca de 800.000 novos traders que se transferiram de armas e bagagens dos sites de apostas desportivas, uma vez que os acontecimentos desportivos pararam desde março para cá, para os mercados bolsistas! Segundo indicam as corretoras online, que nestes últimos dois meses acolheram maioritariamente este enorme grupo altamente capitalizado, os jogadores têm dado largas à sua veia do vício do risco comprando essencialmente os grandes nomes cotados em Wall Street, está explicado parte do mistério!

Sucede ser assim bastante provável que, quando os grandes desportos de multidões sejam retomados, a esmagadora maioria do capital recentemente transferido para os mercados de capitais regresse novamente à sua origem inicial obrigando ao fecho de largos milhares de posições compradas. Pelo que não seria descabido especular que ocorra uma primeira correcção dos mercados com algum significado numa altura próxima da indicada.

Da parte do sistema de trading “Osc MI5” é indiferente que o cenário seja um ou outro mas o certo é que estará sempre sujeito ao risco de qualquer trader de curto/médio prazo.

Enquanto os mercados estiverem positivos irá continuando a arriscar mais umas compras mas se isto virar para baixo certamente não deverá ficar muitos dias a ver passar demasiados navios em sentido contrário, aguardemos!

Em Portugal,
Jerónimo Martins – Possibilidade de passar de comprada a neutral, a confirmar no final da semana.
Semapa – Estreia na carteira como papel potencial a arriscar posições, pelo facto do sinal de vendido ter passado finalmente hoje a neutral. Obviamente aguarda-se até haver algum sinal direccional para entrar longo ou curto.
BCP – Passa de vendido a neutral. No gráfico pode-se ver que o ciclo de trading descendente é dado como terminado, aliás como aconteceu igualmente na escala semanal. Contudo nem tudo são rosas, as tendências ainda não passaram infelizmente a terreno positivo, pelo que estar de fora nesta altura a aguardar as modas parece ser para o programa a posição mais sensata.

Na Europa,
Anheuser Busch Inbev – Passa de vendida a neutral.
Banco Santander – Passa de vendido neutral.
Sanofi Aventis – Possibilidade de passar de comprada a neutral, a confirmar no final da semana.

Nos States,
Ouro – Alerta para eventual passagem de comprado a neutral, a confirmar no final da semana.

BN


BCP Osc MI5 20200526.png
BCP: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Diário
Editado pela última vez por Cem pt em 26/5/2020 23:08, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 25/5/2020 20:07

Amigo Sk:

Exacto, tratam-se de fundos do tipo long-short que tentam aproveitar não só perspectivas de subidas e descidas face a selecções de análises internas mas também de trading com risco controlado de pares de acções longas e curtas do mesmo sector e com diferente potencial de valorização.

A tua reflexão sobre a desconexão possível que estará a ocorrer faz bastante sentido, embora eu acredite que provavelmente estaremos perante uma explicação global mais complexa em que a liquidez excessiva orientada pelos Bancos Centrais origina uma força tremenda compradora. Pergunto-me é se essa força será suficiente para contrariar a realidade da maioria do pessoal pessimista, que tende a puxar os mercados em sentido contrário.

Pelo menos por parte da Fed já veio o aviso reiterado que fará o que puder e não puder para segurar o barco. Vale o que vale, mas para bom entendedor...

A beleza disto tudo é que, independentemente da forma como todos os grandes players se posicionarem, creio que a Análise Técnica tem o privilégio de poder andar um passo à frente das teorias da conspiração, detectando a tendência dominante e procurando saber quando a mesma está prestes a esgotar-se!

No entanto continuam a existir teorias e histórias para todos os gostos e feitios, temos novela garantida até ao fim da crise!

Abraço.

-----

Tivemos uma excelente sessão a puxar pela generalidade dos papéis, mesmo sem a ajuda de Wall Street.

No sector do hedging a eventual operação de venda de Calls pré-anunciada aproxima-se a olhos vistos, interessa que estes produtos altamente alavancados sejam vendidos bem lá no alto e à medida que a carteira passa a deter mais papéis comprados que vendidos.

Na prática este sentimento geral positivo em relação à generalidade dos papéis acaba por ser revisto pelo programa de trading, embora duma forma gradual e não repentina para se adaptar a uma nova realidade, aparentemente menos pessimista:

Em Portugal,
Mota Engil – Passa de vendida a neutral.

Na Europa,
DAX 30 – Alerta para a eventualidade de poder passar de neutral para comprado.
Bayer – Passa de vendida a neutral.
Allianz – Passa de vendida a neutral.

No gráfico aparece hoje a Siemens. É visível que as nuvens negras parecem um pesadelo do passado, com a melhoria evidente da tendência e do ciclo de trading nas últimas duas semanas.

BN


SIEG Osc MI5 Week 20200525.png
Siemens: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Semanal
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por BearManBull » 23/5/2020 1:50

Cem pt Escreveu:Curiosamente acabou de ser referida uma notícia desta tarde no Financial Times dando conta que grandes fundos de investimento americanos e britânicos (ex: Citadel, Millennium, Marshall Wace,...) procederam também nesta semana a apostas do mesmo tipo nos mercados europeus, dando a entender que não estão propriamente seguros das subidas dos mercados europeus nos próximos tempos.

....

Esta desconexão entre a subida dos mercados accionistas e a disrupção dos enormes problemas e desafios da Economia real é perturbadora mas a verdade é que os mercados não são mais que mecanismos de desconto e historicamente está mais que provado que se movem bem à frente dos critérios fundamentais do presente.


Caro Cem suponho que estes fundos terão certamente uma politica de percentagem de curtos em carteira (como o próprio MI5 tem) e como tal poderá ser mais uma questão de gestão de capital e de risco do que de propriamente de estar a apostar mais nas quedas que nas subidas.

Tenho uma pergunta que salvo erro não foi aqui discutida em detalhe se bem que creio que a designação já foi atribuída. Consideras que estamos já perante um bear market?
Da minha perspectiva sempre tive a ideia que um bear market era algo muito mais estrutural e prolongado no tempo. Pelo menos no NASDAQ parece que, para já, tudo não passou de um mero crash.

Quanto à desconexão realidade mercado parece algo surreal e inesperado, mas realmente até agora só o NASDAQ está quase a fazer novos máximos enquanto o segundo índice de referência SP500 só recuperou pouco mais de metade e ainda falta saber se vai continuar as subidas. Se olharmos para a globalização da abrangência do NASDAQ e a forma como as techies foram catalisadas até parece ter sentido que o NASDAQ esteja próximo de novos máximos senão vejamos:

:arrow: uso da web e das infra-estruturas relacionadas em máximos
:arrow: tempo passado em apps em níveis máximos
:arrow: expansão explosiva do teletrabalho
:arrow: comércio electrónico alavancado para máximos

Claro se tivermos em conta estes pontos vemos que é natural que o NASDAQ até esteja próximo de atingir novos máximos ao ter muitas empresas com negócios que até beneficiam de esta crise e as ajuda a estabelecer-se ainda mais como líderes. Mais ainda quando tem as FAAMG a fazer parte do índice.

Por outro lado temos empresas como Booking, United Airlines, Tesla que realmente estão ainda muito longe dos máximos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por knightbrg » 22/5/2020 23:00

O problema é mesmo esse, só para assinantes.
Obrigado na mesma.
Cumprimentos.
 
Mensagens: 213
Registado: 31/8/2007 23:09
Localização: Braga

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 22/5/2020 22:57

knightbrg Escreveu:Boa noite
Conseguiu aceder a toda a notícia sobre os grandes os fundos de investimento americanos e britânicos e a aposta na queda das bolsas europeias? Em caso afirmativo, pode partilhar?
Obrigado, desde já.
Cumprimentos.





Caro amigo:

Não sei se irá conseguir aceder, receio que seja exclusiva para assinantes. De qualquer forma na net a notícia encontra-se em:

www.ft.com/content/9cc21492-099a-4639-8d7c-c5a9b3f465ce

Cumprimentos.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por knightbrg » 22/5/2020 22:48

Boa noite
Conseguiu aceder a toda a notícia sobre os grandes os fundos de investimento americanos e britânicos e a aposta na queda das bolsas europeias? Em caso afirmativo, pode partilhar?
Obrigado, desde já.
Cumprimentos.
 
Mensagens: 213
Registado: 31/8/2007 23:09
Localização: Braga

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 22/5/2020 22:28

Mais uma sessão pouco interessante cuja história se centrou na continuação das mais-valias da véspera e que em Portugal até teve algumas subidas curiosas, para consolidar ideias para o fim-de-semana.

A faixa resistente do S&P-500 entre os 3000 e os 3130 pontos continua a ser uma atracção difícil de alcançar para o índice, no entanto parece mais ou menos inevitável que a faixa em causa venha a ser visitada mais dia menos dia. Será porventura um bom local para poder despachar (vender) mais algumas Calls existentes na carteira. A ver vamos!

Entretanto, face ao levantamento da proibição do short-selling no início da semana nos mercados europeus de França, Espanha, Itália, Áustria, Grécia e Bélgica a carteira hedge-fund completou hoje a tomada das posições curtas no último papel que ainda faltava nessa matéria, referindo-me ao caso particular da petrolífera italiana ENI, depois de operação idêntica já ter ocorrido na 3ª feira com a Anheuser Busch Inbev. Curiosamente acabou de ser referida uma notícia desta tarde no Financial Times dando conta que grandes fundos de investimento americanos e britânicos (ex: Citadel, Millennium, Marshall Wace,...) procederam também nesta semana a apostas do mesmo tipo nos mercados europeus, dando a entender que não estão propriamente seguros das subidas dos mercados europeus nos próximos tempos.

De facto, enquanto a Europa parece ser o continente preferido para as apostas em baixa dos grandes gestores de fundos, e neste grupo um inquérito recente mostra que apenas 10% dos grandes gestores aposta numa recuperação em V deste bear market, por outro lado assistimos com espanto à performance de alguns índices accionistas que aparentemente nem fizeram caso da crise do coronavírus que estamos e estaremos a viver, veja-se o caso do índice de acções dinamarquês OMX que ganha perto de 7.5% desde o início do ano.

Esta desconexão entre a subida dos mercados accionistas e a disrupção dos enormes problemas e desafios da Economia real é perturbadora mas a verdade é que os mercados não são mais que mecanismos de desconto e historicamente está mais que provado que se movem bem à frente dos critérios fundamentais do presente.

O sistema de trading limitou-se a pequenas alterações, pelo que nesta altura se pode acrescentar o seguinte:

Em Portugal,
NOS – Passa de vendida a neutral. No gráfico diário pode-se ver finalmente uma inversão do sinal tendencial e até do ciclo de trading a passarem simultaneamente a positivos pela primeira vez desde há mais de quatro meses para cá.
Jerónimo Martins – Confirma-se o alerta da passagem de neutral para comprada.

Na Europa, indo à totalidade dos alertas que estavam em curso, uma vez que chegámos ao final da semana:

DAX 30 – Não se confirma o alerta de compra, mantendo-se portanto neutral.
Siemens – Confirma-se passagem de neutral para comprada.
SAP – Confirma-se que passa de neutral a comprada.

-----

Quanto à evolução da carteira em mais uma semana pode-se adiantar que piorou um pouco em relação à linha dos rácios que vinham de trás. Ficam abaixo os respectivos parâmetros essenciais.

Aparecendo abaixo duas parcelas de somatório significa que se referem respectivamente ao sistema de trading original da carteira e ao sistema complementar de hedging das opções:

- Quantidade de negócios encerrados ganhos (win close trades) = 45 + 10 = 55
- Quantidade de negócios encerrados perdidos (lost close trades) = 83 + 1 = 84
- Quantidade de negócios em curso com ganhos (win open trades) = 15 + 2 = 17
- Quantidade de negócios em curso com perdas (lost open trades) = 1 + 4 = 5
- Rácio de Número de Negócios Ganhos / Total Número de Negócios Totais = 72 / 161 = 44.7%
- Rácio de Total Ganhos Líquidos / Total Perdas Líquidas =
= ( 42.11% + 35.48% ) / ( 30.08% + 5.09% ) = 2.21
- Critério de Kelly (Percentagem máxima permitida de alavancagem na carteira) = 19.7%
- Percentagem actual da carteira em utilização de margem da conta = 17.3% ( < 19.7% --> verifica)
- Alavancagem actual: Valor dos activos em risco / Valor actual da carteira = 2.31
- Drawdown máximo registado na carteira em 2020 = 17.1%, de 19 de março a 6 de abril
- Média de dias de calendário por cada trade e em cada papel = 23 dias
- Número de papéis da carteira com retorno positivo ( > 0.20% ) em 2020 = 16 + 2 = 18
- Número de papéis da carteira com retorno neutral ( > -0.20% e < 0.20% ) em 2020 = 1
- Número de papéis da carteira com retorno negativo ( < -0.20% ) em 2020 = 7
- Rentabilidade YTD da carteira em 2020 (sistema de trading Osc MI5 + sistema de hedging Osc MI5) = +12.03% + 30.39% = +42.42%
- “Alpha” da carteira Osc MI5 = +42.42% - (-13.60%) = +56.02%


BN


NOS Osc MI5 20200522.png
NOS: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Diário


Pos Osc MI5 20200522.png
Posicionamento do sistema de trading "Osc MI5" + Podium ROI 2020
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 21/5/2020 20:56

O mote do dia foram sessões em baixa generalizada destinadas a realizar mais-valias provenientes das subidas dos últimos dias.

Perante este cenário algo desinteressante o sistema “Osc MI5” continua a adaptar-se ao novo ambiente mais calmo que se anda a criar, com apenas um papel a mudar de posição:

Em Portugal,
Jerónimo Martins – Passa de vendida a neutral e com a possibilidade de passar a comprada, a confirmar no final da semana.

Na Europa, silêncio absoluto.

No gráfico abaixo da Semapa o panorama semanal melhorou um pouco, com a sua força tendencial a passar de -100% para -60%. O negativismo das tendências indica contudo que ainda é prematuro pensar em compras.

BN


SEM Osc MI5 20200521.png
Semapa: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Semanal
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 20/5/2020 20:33

Caros amigos:

Mais uma vez obrigado pela vossa participação, é sinal que o assunto em questão pode importar a muitos que negoceiam nos mercados pelas modalidades longa e curta, onde se pode ganhar e perder bastante dinheiro de ambas as formas.

Abraços.

-----

Que há incertezas permanentes quanto ao direccionamento dos mercados é uma verdade conhecida por todos os que já experimentaram arriscar na Bolsa.

Na verdade os mercados são verdadeiras caixinhas de surpresas permanentes, é muito difícil acertar com trades traduzidas por resultados positivos.

Para comprovar esta afirmação até nos indicadores técnicos ninguém pode afirmar de forma segura que existem ferramentas que nos permitem manter sempre a cabeça à tona de água.

Como pequeno exemplo, sendo maioritária a opinião de que negociar a favor da tendência dominante é a forma mais “correcta” de abordar o trading nos mercados, os melhores sistemas de trading tendenciais possuem quase todos uma taxa de sucesso inferior a 50% desde que utilizem a escala diária, e daí para baixo os percentuais de sucesso vão gradualmente diminuido ainda mais. Serão apenas compensados pelo contraste de bons rácios “win/loss”. De notar que nas escalas semanal e mensal o caso muda bastante de figura nas taxas de sucesso, digo trades ganhas sobre trades totais, porque nessa eventualidade a quantidade de capital a colocar em risco teria de ser muito inferior devido aos drawdowns assustadores precisamente proporcionais ao total do investimento e aos timings de longos meses ou anos de espera até concretizar um único negócio; ou seja, não são escalas adequadas a negociar carteiras alavancadas ou com timings adequados a subidas rápidas de capital mas sim mais propícias a investidores do tipo "passivo" de longo prazo, sem querer ferir as susceptibilidades de quem segue, e bem, esta estratégia de aplicações.

Sendo portanto o trading de compra e venda de activos financeiros um negócio de risco permanente é difícil encontrar algumas “verdades” que se consigam constatar em termos de ocorrências bem acima dos 50%.

Mas elas existem! Não vou falar da generalidade delas mas gostaria de me focar num simples factor, apenas um, que todos podem constatar ao longo de muitos anos de mercado, seja nos índices ou nas acções: refiro-me à ocorrência dos ciclos de volatilidade.

Os mercados estão sujeitos a períodos de grande calmaria seguidos de outros duma enorme turbulência. Porquê? É difícil explicar, quando chega a grande volatilidade alguns bastante capitalizados tentam aproveitar as oportunidades de forma selvagem e arriscada mas a verdade é que a maioria dos compradores e vendedores não se sentem tão seguros nessas situações, com medo de perder partes significativas do capital investido, reagindo de forma um pouco emotiva ou insegura, ou até angustiante, à forma como assistem e enfrentam um cenário onde não estão tão à vontade como habitualmente.

Ponham o trading de parte. É fácil para todos constatar esta evidência de ciclos calmos seguidos de grande movimentação e depois nova acalmia e assim sucessivamente, trata-se dum facto inegável a que todos os que andam nos mercados sabem que temos de nos adaptar.

Claro que uns provavelmente saberão melhor lidar com essas enormes variações do que outros, para alguns a chegada duma maior volatilidade é sempre bem-vinda mas em geral a maioria dos participantes não gosta muito de enfrentar esta enorme turbulência e a sua atitude defensiva mais correcta, perante a incógnita de movimentos de grande amplitude que poderão ser bastante prejudiciais pelo facto de poderem ser antagónicos às suas posições assumidas, é simplesmente sair momentaneamente do mercado ou colocarem em segurança ou em cash uma parcela importante do seu capital até deixar a poeira assentar.

Vem isto a propósito de ser cada vez mais evidente que nos encontramos naquela parte do ciclo em que a volatilidade geral enorme de dimensões assustadoras, que existiu desde finais de fevereiro até quase a finais de março, tem vindo paulatinamente a descer de semana para semana.

É certo que ainda não atingimos os valores médios baixos rotineiros a que os mercados nos habituaram nos últimos anos mas duma forma mais ou menos clara estamos a caminhar para atingir o ciclo da tal calmaria na volatilidade.

E depois, o que tenho eu com isso, perguntarão vocês? Pois tem tudo a ver com o futuro porque é durante as calmarias que toda a gente, por se sentir emocionalmente mais segura, entra a negociar pausadamente e de uma forma quase sempre a favor da tendência historicamente dominante, ou seja, para cima nos mercados ascendentes ligados às acções. É certo que não serão movimentos ou subidas rápidas, quase tudo se resume a ciclos de subidas suaves entrecortadas por pequenas correcções mas é este o panorama geral da baixas volatilidades.

Assim, com um grau de certeza obviamente não totalmente seguro, pode-se afirmar que estamos na iminência dos mercados daqui para a frente virem a enfrentar movimentos essencialmente de subidas, embora mais suaves das que ocorreram desde abril para cá.

Por alguma razão mais ou menos obscura também o sistema de trading, ligado a esta carteira, se começa a posicionar aos poucos a fechar cada vez mais posições curtas que foram a regra geral destes últimos três meses.

Falta obviamente ao sistema começar a apostar de forma clara maioritariamente em posições longas, é verdade que ainda não atingimos esse ponto, mas nisto dos mercados o ajustamento não se faz de forma repentina mas sim suave.

Há que dar tempo ao ganho de confiança gradual que se vai notando às entradas de mais traders e investidores a apostar num futuro mais risonho, apesar de todos conhecermos a “desgraça” económica e de dramas de empregabilidade que para aí vai no actual contexto do mundo empresarial dos negócios em geral por todo o lado.

Tivemos então mais um dia de mercados com comportamento razoavelmente positivo, vejamos como o sistema de trading se voltou a adaptar a este panorama mais actualizado:

Em Portugal,
PSI – Passa de vendido para neutral.
Sonae – Passa de vendida a neutral. No gráfico pode –se ver que a tendência voltou a terreno positivo, embora continue a existir um contraste com o panorama negativo na escala semanal.

Na Europa,
DAX 30 – Possibilidade de passar de neutral para comprado, a confirmar até ao final da semana.
Bayer – Passa de neutral a vendida.

BN
Anexos
SON Osc MI5 20200520.png
Sonae: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Diário
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por bogos » 19/5/2020 21:32

Opcard Escreveu:Caro Cem.Pt o o meu obrigado pelo teu esforço .

Sobre o “short selling” temos uma grande oportunidade comprar , na Europa metade permitiu outra não.

Para os estudiosos dos mercados seria uma boa oportunidade de tirar conclusões .


O mercado é um jogo se soma nula....Sempre.
Há que saber é ser consistente e retirar mais do que aquilo que nos levam.

Se se proíbe somente sofrerá a liquidez, o negócio, o rolar do dinheiro...

MHO
Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Opcard » 19/5/2020 20:50

Caro Cem.Pt o o meu obrigado pelo teu esforço .

Sobre o “short selling” temos uma grande oportunidade comprar , na Europa metade permitiu outra não.

Para os estudiosos dos mercados seria uma boa oportunidade de tirar conclusões .
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 19/5/2020 20:17

Amigos Ulisses e Bogos:

Obrigado pelas vossas achegas nesse tema específico. Curiosamente só ouvimos falar contra o “short selling” amiúde quando as Bolsas sofrem recuos importantes, esquecendo que este factor só traz no essencial mais liquidez e volatilidade, o que é sempre positivo.

Por outro lado, como os “shorts” são obrigados a comprar para fechar as suas posições, ainda está para chegar quem consiga provar que o “short selling” “a la longue” é uma forma de deitar abaixo um papel.

Poderá quanto muito ampliar de alguma forma o movimento de queda inicial mas na recuperação posterior serão os “shorts” a contribuir para a subida da cotação, quando tiverem de fechar as suas posições. Tanta conversa da treta para no final, com tudo somado, ficarmos sempre perante um saldo neutral no universo deste tipo de trades, excepto nas comissões que só beneficiam as corretoras e as taxas de Bolsa.

Abraços.

-----

Um misto de ganhos e perdas ao longo do dia pelos vários mercados foi o mote para descomprimir da evolução e dos resultados duma sessão sem nada de especial a reportar, deu para baixar um pouco a tensão da véspera.

Entretanto o S&P-500 vai-se aproximando aos poucos da zona que considero um patamar muito difícil de ultrapassar nos próximos meses, apesar dos naturais altos e baixos intraday. Refiro-me à zona de resistência dos 3000 aos 3130 pontos. Chegando a esses níveis é provável que o sistema de hedging das opções possa disparar ordens de venda nas Calls, que são as cartas do baralho que se destinam a ser lançadas para fazer face às subidas do índice americano quando se aproxima das suas zonas limites de topo.

-----

Pondo o sistema de trading a trabalhar não é de espantar que as mudanças se tenham cingido a pequenos ajustes:

Em Portugal, tudo igual.

Na Europa,
BNP Paribas – Passa de vendida a neutral.
BASF – Passa de vendida a neutral.
Siemens – Possibilidade de passar de neutral para comprado, a confirmar no final da semana.

O gráfico seleccionado foi o do BCP. Apesar de uma pequena melhoria na força tendencial em relação à média dos passados dois meses, marcando agora -40%, tecnicamente o Millennium continua com um aspecto globalmente fraco.

BN


BCP Osc MI5 20200519.png
BCP: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Diário
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por bogos » 18/5/2020 22:27

Ulisses Pereira Escreveu:Cem, desculpa por comentar algo que é apenas transversal ao teu excelente post em que, uma vez mais, continuas a ser uma preciosa ajuda para quem gosta de mercados.

Entretanto as Bolsas francesa, espanhola, italiana e belga voltaram a autorizar ao final da manhã de hoje as vendas a descoberto que têm estado interditas há mais de dois meses


Uma vez mais, ficou provado que não é isso que suporta os mercados, pois essas Bolsas não tiveram melhor desempenho do que aquelas onde o "short selling" era permitido, sendo o expoente máximo disso o mercado norte-americano.

Abraço,
Ulisses


É por essas e por outras, que a Europa será sempre um atraso de vida em tudo o que diz respeito aos mercados financeiros...
Quando se restringe, limita e se veta, não admira que o capital fuja para quem o trata bem....

Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Ulisses Pereira » 18/5/2020 21:43

Cem, desculpa por comentar algo que é apenas transversal ao teu excelente post em que, uma vez mais, continuas a ser uma preciosa ajuda para quem gosta de mercados.

Entretanto as Bolsas francesa, espanhola, italiana e belga voltaram a autorizar ao final da manhã de hoje as vendas a descoberto que têm estado interditas há mais de dois meses


Uma vez mais, ficou provado que não é isso que suporta os mercados, pois essas Bolsas não tiveram melhor desempenho do que aquelas onde o "short selling" era permitido, sendo o expoente máximo disso o mercado norte-americano.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 18/5/2020 21:29

Amigo Nhick:

Agradecido pelas palavras simpáticas com que fui brindado.

Abraço.

-----

O primeiro dia da semana amanheceu com uma surpreendente puxada das fortes em todos os mercados.

Com a carteira maioritariamente vendida é fácil constatar que hoje foi dia de levar uma bela cacetada na Europa e Portugal.

O saldo final só não foi escandaloso porque da parte da tarde apareceram em regime de salvamento uns anjinhos que contribuiram com os ganhos de Wall Street no índice accionista e também através das opções Call, que lideram o “pack” das “hedging options” por possuirem os “deltas” mais elevados do conjunto da carteira, nesta altura com percentuais médios com cerca de 64% contra 20% dos Puts.

Uma curiosidade para quem está um pouco off-side da jogada das opções: duma forma simplificada pode-se afirmar que os preços a que estão cotados estes produtos alavancados são proporcionais aos seus “deltas”; outra característica curiosa dos “deltas” é representarem a probabilidade das opções em causa poderem chegar às suas datas de expiração ou maturidade na zona in-the-money, ou por outras palavras, a valerem dinheiro apenas pelo seu valor intrínseco.

Entretanto as Bolsas francesa, espanhola, italiana e belga voltaram a autorizar ao final da manhã de hoje as vendas a descoberto que têm estado interditas há mais de dois meses, pelo que amanhã deverão seguir algumas ordens de posição curta para os mercados nos papéis que se encontrarem negativos nestas condições. Já agora, uma pequena pergunta para quem tanto tinha batalhado para proibir as posições em “short selling”: se havia um grande bruá e temor enorme pelo possível “afundanço” das acções ao permitir esta modalidade, como explicar então as valorizações estonteantes dos referidos mercados no final do dia?!

Quem chegasse entretanto hoje ao nosso planeta e olhasse para o panorama do que ocorreu diria que estamos perante um bull market dos mais fortes! E será que o dito não começou nesta data memorável de 18 de maio, com o regresso do calor e a reabertura de inúmeras actividades? Era bem bom, pois então...

-----

Mais abaixo deixo um pequeno extra para quem gosta de indicadores de Análise Técnica, trata-se apenas da partilha dum indicador em que andei “embrulhado” durante o fim-de-semana.

Será porventura uma excepção ou “fuga” ao assunto central que aqui costuma ser tratado mas achei que valeria a pena postar neste local, espero que gostem.

-----

O sistema de trading lá vai continuando a adaptar o seu posicionamento, desta vez com alguns recuos para evitar mais golpes “altos” como os de hoje:

Em Portugal, por enquanto sem alterações.

Na Europa,
DAX – Passa de vendido para neutral. O gráfico abaixo respeita à escala semanal e tem a particularidade do ciclo de trading ter deixado o seu sentido negativo desde finais de fevereiro, embora o sinal de saída das posições vendidas tenha sido dado através do gráfico diário.
Total – Passa de vendida a neutral.
SAP – Passa de vendida a neutral e possibilidade de passar a comprada, a confirmar no final da semana.
Daimler – Passa de vendida a neutral.

BN


DAX Osc MI5 Week 20200518.png
DAX: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Semanal



Nota complementar:

Este tópico tem a ver com o sistema de trading “Osc MI5” e por isso está fortemente relacionado com indicadores de Análise Técnica.

Logo, tudo o que diga respeito a indicadores técnicos seguramente poderá interessar a vários dos amigos que aqui vêm actualizar a leitura.

Isto vem a propósito dum “faits divers” deste fim-de-semana em que andei entretido a pesquisar alguns indicadores no Metastock.

Não sei porque carga de água a minha atenção andou focada num indicador “built-in” que vinha no pacote original do software de trading, um indicador algo sombrio e pouco utilizado pela generalidade da comunidade de traders, denominado “CCI” ou “Commodity Channel Index”.

Este CCI chamou-me a atenção por ser dos poucos indicadores de momentum que combinava bem com outros tipos diferentes de ferramentas, nomeadamente com os indicadores de volatilidade que são de longe os meus preferidos.

O certo é que resolvi a certa altura procurar melhorar as características básicas do CCI e com isso evoluí a pesquisa até chegar a um novo indicador, a que chamei de IWCCI, que potencialmente parece dar mais garantias na velocidade de sinalização de compras e vendas, para o mesmo número de sessões.

Contudo foi outra característica deste novo IWCCI que me entusiasmou através das suas propriedades de antecipação divergente, porque acho que os indicadores de momentum costumam fornecem resultados razoavelmente fiáveis nas viragens de mercado, em particular nas situações de divergência:

- Comprar quando a cotação continua a fazer mínimos no “Close”, ao contrário do indicador.
- Vender quando a cotação continua a fazer máximos no “Close”, ao contrário do indicador.


Daí que tenha todo o prazer em reproduzir aqui abaixo um pequeno estudo feito a propósito do referido novo indicador “IWCCI” ou, se quiserem, do “CCI melhorado”.



IWCCI


O básico acerca do CCI:

Um dos indicadores “built-in” de Análise Técnica pouco utilizados ou menos conhecidos que costumam vir nos pacotes de software no meio de umas dezenas largas de ferramentas de trading é o CCI ou o “Commodity Channel Index” desenvolvido pelo Donald Lambert.

Para que serve o CCI?

Em geral permite-nos dar a conhecer se um determinado veículo financeiro atingiu ou não as zonas de “sobre-comprado” e “sobre-vendido”. Mais importante ainda, ajuda-nos também a conhecer o sentido e força da tendência. Ter acesso a esta informação é o mínimo básico que pode transmitir a um trader onde poderá colocar os seus sinais de compra e venda para efeitos de trading.

Quais são as bases em que assenta a fórmula de construção inicial do CCI?

Basicamente mede a diferença entre a cotação do preço típico e a sua média móvel simples.

Recordo que o preço típico duma acção é a média entre o seu máximo, mínimo e fecho.

Quando o CCI estiver positivo significa que o seu preço típico se encontra acima da respectiva média e quando for negativo o seu preço típico está abaixo da média simples com o número de sessões utilizada para o efeito.

Duma forma simplista pode-se dizer que o CCI indica que nos encontramos numa tendência ascendente ou descendente consoante estiver positivo ou negativo.

Um factor de mais-valia deste indicador CCI é o facto de permitir conhecer se nos encontramos em território demasiado “sobre-comprado” ou “sobre-vendido” ao compararmos o valor do CCI com o seu nível do afastamento padrão, em geral situado aos níveis de +67 e -67.

A fórmula proposta por Lambert para calcular o CCI foi a seguinte:

CCI = ( PT – Média simples do PT ) / ( 0.015 x Afastamento padrão )

Em que,

PT = Preço Típico = Typical Price = ( High + Low + Close ) / 3
Média simples de “N” sessões do PT = Mov(Typical Price,N,S)
Afastamento padrão = Média simples da diferença absoluta entre o PT e a média simples de “N” sessões do PT = Mov(|PT – Média simples do PT|,N,S)

Como descortinar sinais usando o CCI?

A forma mais comum é através do seu valor, se estiver positivo ou acima de +67 ou +100 significa que estamos perante uma tendência ascendente e se estiver negativo ou abaixo de -67 ou -100 provavelmente estaremos numa tendência descendente.

Outra forma comum de aplicar o CCI será através de divergências: se a cotação estiver a fazer novos máximos e o CCI a recuar de máximos seria altura de sair do papel, se a cotação estiver em novos mínimos e o CCI a subir poderemos estar perante uma boa oportunidade para comprar.

Pontos fracos do CCI:

Uma das acusações feitas ao indicador reside no atraso ou “lagging” que por vezes comporta. Isso deve-se ao facto do CCI estar relacionado com médias móveis, quanto maior for o número de sessões do CCI considerado maior será também o “atraso” relativo do valor que marca o indicador.

Por outro lado o método das médias simples, sendo o mais perceptível para qualquer leigo, é talvez a pior das formas de utilizar médias na Análise Técnica porque, vamos supor para exemplificar uma média de 20 sessões, atribui a mesma importância aos dados de mercado de hoje, aos dados ocorridos há 10 barras atrás e aos dados de há 20 sessões.

Na verdade todos sabemos que o fecho que acontece hoje tem mais importância em relação ao fecho de ontem e este por sua vez tinha mais importância do que o da véspera e assim sucessivamente. Daqui podemos concluir que, para termos acesso a dados mais “rápidos” que permitam disparos de sinais o mais antecipados possíveis, a importância dos dados “rápidos” é tanto mais conseguida consoante estiverem mais próximos da data presente, onde ocorre o movimento de subidas e descidas críticos do mercado que podem afectar de sobremaneira os nossos sinais. Daí que o ideal seja utilizar médias do tipo ponderado ou “Weighted” para diminuir o “lagging”.

Por outro lado o Preço Típico não é propriamente a cotação mais conveniente para efeitos de trading. Neste caso atribui-se o mesmo peso de importância ao Fecho, ao Máximo e ao Mínimo. Porquê? Não há resposta que possa justificar tal absurdo. Basta pensar que o Máximo e Mínimo das sessões são dados do passado, ocorrem sempre antes do Fecho. Claramente a prioridade em grau de importância terá de ser atribuída ao Fecho ou “Close” por ser a última informação que todos conhecem acerca daquele papel específico.

Exemplo prático:

Uma forma de abordar possíveis sinais de compra e venda será por exemplo através de regras muito simples com um número de sessões confortavelmente comum usado por grande número de traders:

- Usar um número de sessões = 31.
- Comprar quando o CCI(31) estiver positivo.
- Vender quando o CCI(31) estiver negativo.

Logo abaixo podem ver o gráfico de ontem do S&P-500 com o indicador CCI-Standard no meio com os sinais indicados através das barras verticais verdes (compra) e vermelhas (venda).

O aspecto parece ser encorajador e se o quiserem melhorar podem utilizar um software de optimização de testes para providenciar melhores valores para um número razoável de activos, experimentando e comparando resultados para valores de disparo diferentes de zero e diferentes quantidades no número de sessões.

O CCI pode ser melhorado? Introdução ao IWCCI

Claro que sim, qualquer indicador pode ser alterado e melhorado, tudo depende da imaginação de cada interessado nessa eventual melhoria.

Uma proposta de avanço da performance potencial no indicador poderia por exemplo incidir na eliminação dos pontos fracos principais que mais atrás foram escalpelizados e detectados.

Tendo em vista essa melhoria poderemos então melhorar a fórmula do CCI para uma outra a que poderemos chamar de IWCCI ou “Improved Weighted Commodity Channel Index” que no essencial muda duas características que poderão influenciar o disparo de sinais de forma mais rápida:

- O “Typical Price” poderia ser substituído pela cotação de maior importância conhecida, ou seja, simplesmente a última que ocorreu ou o “Close”.

Podemos contudo aplanar um pouco o valor dos Fechos directos para evitar a introdução de valores com puxadas demasiado “selvagens”, atribuindo por exemplo ao Fecho um peso de 3, ao Máximo e Mínimo um peso de 2 a cada, por terem menor importância que o Fecho, e finalmente atribuir o peso de 1 à Abertura por ser o dado que aconteceu há mais tempo e por isso tem menor importância que os dados anteriores.

Podemos então chamar por exemplo a este valor exótico aplanado do Fecho o “Special Close”, calculado desta forma simples:

Special Close = ( 3 x Close + 2 x High + 2 x Low + Open ) / 8

- As médias simples são substituídas pelas médias pesadas ou ponderadas, utilizando o factor “W” em vez do “S” no cálculo das médias.

Como ficará então a fórmula do IWCCI?

Substituindo na fórmula original do ICC que atrás foi referida teremos agora:

IWCCI = ( SC – Média ponderada do SC ) / ( 0.015 x Afastamento padrão ponderado / N )

Em que,

SC = Fecho Especial = Special Close = SC
Média ponderada de “N” sessões do SC = Mov(SC,N,W)
Afastamento padrão = Média ponderada da diferença absoluta entre o SC e a média ponderada de “N” sessões do SC = Mov(|SC – Média ponderada do SC|,N,W)/N

Fórmula do IWCCI em linguagem Metastock:

Estando relativamente à vontade para lidar com a plataforma de trading que utilizo para efeitos de estabelecer o código de linguagem dos diferentes indicadores, no caso em concreto teremos:

Clicar no “Indicator Builder”, de seguida em “New” e, ao abrir um quadro novo para inserir um novo indicador, colocar IWCCI para substituir o default de <New Indicator> como título ou nome da nova fórmula.

No quadro em branco da “Formula” logo abaixo inserir o seguinte código:


{Start}
{Variables}
{Introduce “N” for number of bars}
N:=
Input(“Número de períodos do IWCCI”, 2 , 200, 31) ;
{Formulas}
{Calculate “SC” or the “Special Close”}
SC:=
(3*C+2*H+2*L+O)/8 ;
{Calculate “MPC” or the weighted average of “N” bars of the “Special Close”}
MPC:=
Mov(SC,N,W) ;
{Calculate “D” or the difference between “Special Close” and “MPC”}
D:=
SC – MPC ;
{Calculate “APP” or the Weighted Mean Deviation}
APP:=
Mov(Abs(SC-D),N,W) ;
{Calculate “IWCCI”}
IWCCI:=
D/(0.015*APP/N) ;
{End}

IWCCI


Conclusões prévias:

No gráfico abaixo podem observar algumas diferenças entre o novo indicador “IWCCI”, no topo, e o tradicional “CCI”, no meio logo acima da zona das cotações, com o mesmo número de sessões (default = 31, embora no quadro de pergunta ao utilizador possa ser permitir ser usado qualquer período entre 2 a 200 sessões) indo buscar o S&P-500 na escala diária:

- Ponto positivo: O novo indicador para o mesmo período de sessões é sempre mais rápido a sinalizar compras e vendas, o que gera nas grandes trades resultados mais positivos.
- Ponto negativo: Por vezes o IWCCI pode exagerar um pouco a sua fogosidade por gerar mais ciclos de trading que o CCI, fornecendo nesse caso alguns resultados prematuros negativos que o CCI evita.
- Ponto positivo: O novo indicador IWCCI consegue descortinar divergências mais correctas, tendo nos grandes movimentos obtido timings fantásticos na detecção dos máximos e mínimos do S&P-500 desde fevereiro para cá com um erro de apenas um dia de intervalo.

Para melhor aquilatar o potencial do novo indicador “IWCCI”, para quem o quiser utilizar no futuro, aconselha-se que o mesmo seja testado para efeito dos seus valores optimizados de disparo, alterando valores diferentes de zero para compras e vendas e modificando o número de sessões que permita obter os melhores retornos líquidos em mercados o mais diversificados possíveis, com tendências lateralizadas e nos dois sentidos.

Enjoy it!


S&P 500 IWCCI 20200515.png
S&P 500: Comparação dos indicadores IWCCI e CCI




Entretanto na tentativa de avançar na pesquisa um pouco mais longe, para desenvolver um novo indicador que permita identificar as referidas divergências, aqui fica abaixo a linguagem dum novo indicador destinado ao efeito.

Chamo a atenção que este novo indicador, aqui indicado provisoriamente, irá funcionar da seguinte maneira:

a) Dispara ordens de entrada e saída para neutral por divergências entre o indicador “IWCCI” e os fechos do subjacente para diferenciais de fechos divergentes superiores a 1%.
b) O indicador pode detectar que se enganou na saída por divergência se a cotação continuar a evoluir de forma claramente desfavorável ao sinal anti-trend disparado; se tal ocorrer o indicador poderá voltar a reentrar na posição em que se encontrava anteriormente.
c) Sempre que o indicador “IWCCI” subir acima da marca de 20 pontos (tendência ascendente) será disparado um sinal de compra e sempre que o indicador “IWCCI” descer abaixo da marca de -20 pontos (tendência descendente) será disparado um sinal de venda.

Para chegar ao novo indicador “Divergências IWCCI” precisamos desenvolver um indicador intermédio a que vamos chamar “Preliminares IWCCI”, que vai criar numa primeira fase os indicadores necessários à fórmula final dos sinais de disparo.

Chamar no Metastock o “Indicator Builder”, comando “New” e substituir por um novo título digitando:

Preliminares IWCCI

No espaço de “Formula” do “Indicator Builder” escrever o seguinte código:


IWCCI:=
FmlVar("IWCCI","IWCCI") ;

C1:=
If(
IWCCI * Ref(IWCCI,-1) < 0 ,
C ,
If(
IWCCI > 0 AND C > 1.01 * PREV ,
Max(C,PREV) ,
If(
IWCCI < 0 AND C < 0.99 * PREV ,
Min(C,PREV) ,
PREV ))) ;

IR1:=
If(
C1 <> Ref(C1,-1) ,
IWCCI ,
PREV ) ;

IR2:=
If(
IWCCI > 0 ,
Max(PREV,IR1) ,
If(
IWCCI < 0 ,
Min(PREV,IR1) ,
PREV )) ;

BuySellDiv1:=
If(
IWCCI * Ref(IWCCI,-1) < 0 , 0 ,
If(
IWCCI < 0
AND
IR1 > Ref(IR1,-1) ,
1 ,
If(
IWCCI > 0
AND
IR1 < Ref(IR1,-1) ,
-1 ,
PREV ))) ;

BuySellDiv2:=
If(
BuySellDiv1 = 1
AND
IWCCI < Ref(IR2,-1)
AND
IWCCI < 0 ,
-1 ,
If(
BuySellDiv1 = -1
AND
IWCCI > Ref(IR2,-1)
AND
IWCCI > 0 ,
1 ,
PREV )) ;




Chamar de novo o “Indicator Builder”, comando “New” e substituir por um novo título digitando:

Divergências IWCCI

No espaço de “Formula” do “Indicator Builder” escrever o seguinte código:


IWCCI:=
FmlVar("IWCCI","IWCCI") ;
BuySellDiv1:=
FmlVar("Preliminares IWCCI","BUYSELLDIV1") ;
BuySellDiv2:=
FmlVar("Preliminares IWCCI","BUYSELLDIV2") ;
IR1:=
FmlVar("Preliminares IWCCI","IR1") ;
IR2:=
FmlVar("Preliminares IWCCI","IR2") ;

BuySellDiv3:=
If(
Cross(IWCCI,20) ,
1 ,
If(
Cross(-20,IWCCI) ,
-1 ,
PREV )) ;


BuySellDivPrev1:=
BuySellDiv2 + BuySellDiv3 ;

BuySellDivPrev2:=
If(
BuySellDivPrev1 > Ref(BuySellDivPrev1,-1) ,
1 ,
If(
BuySellDivPrev1 < Ref(BuySellDivPrev1,-1) ,
-1 ,
If(
BuySellDiv1 <> 0 ,
0 ,
PREV ))) ;

BuySellDivFinal:=
If(
BuySellDivPrev2 = 0
AND
IR1 = IR2
AND
BuySellDivPrev1 > 0 ,
1 ,
If(
BuySellDivPrev2 = 0
AND
IR1 = IR2
AND
BuySellDivPrev1 < 0 ,
-1 ,
BuySellDivPrev2 )) ;

BuySellDivPos:=
If(
BuySellDivFinal > 0 ,
BuySellDivFinal ,
0 ) ;

BuySellDivNeg:=
If(
BuySellDivFinal < 0 ,
BuySellDivFinal ,
0 ) ;

BuySellDivPos ;
BuySellDivNeg ;




O resultado final dos sinais gerados por este indicador aparece no gráfico do S&P-500 aqui abaixo, como podem ver:


S&P 500 Diverg IWCCI 20200515.png
S&P-500: Sistema "Divergências IWCCI" / Gráfico Diário



Nunca é demais repetir, se quiserem um dia usar este indicador será de toda a conveniência testá-lo previamente de acordo com as sugestões já referidas, seja nos níveis de disparo ou no número de sessões a considerar, que poderá ser qualquer número de 2 a 200.

De todas as formas este “Divergências IWCCI” parece ter algum potencial para produzir resultados satisfatórios com pequenos ajustamentos.

Espero que gostem da experiência!
Editado pela última vez por Cem pt em 18/5/2020 21:50, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Qualnhick » 15/5/2020 23:52

Quero só elogiar o teu extraordinario trabalho ao publicares aqui regularmente os teus trades, carteira e visão do mercado.
Fantastico.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Cem pt » 15/5/2020 23:48

Caros amigos:

Obrigado pelas palavras de incentivo.

Vai-se fazendo o que se pode para tentar transmitir ideias feitas da experiência de algumas dezenas de anos sobre como abordar a modalidade do position trading e da maneira como fui evoluindo aos poucos nos meandros do conhecimento que permite tirar o máximo partido que consigo neste fascinante hobby (e um vício!) do mundo financeiro dos mercados que me dá um gozo tremendo.

Seguramente haverá muitas formas diferentes de gerar capital e esta que aqui apresento no tópico será eventualmente uma das modalidades possíveis.

Abraços.

-----

Com toda a naturalidade hoje foi uma manhã de rally de alívio na Europa, aproveitando a boleia de optimismo que soprava do outro lado do Atlântico, mas à hora do almoço houve quem despejasse papel precisamente nos States, de quem ontem se encheu no pequeno festim ocorrido contra a generalidade das previsões.

Os norte-americanos acordaram com uma pequena ressaca mas o mercado acabou por recuperar a sua compostura no final para encerrar de novo em terreno positivo.

Os principais índices em causa, DAX e S&P, tiveram a particularidade dos seus máximos de hoje terem sido muito próximos dos da véspera, ligeiramente superiores para ser mais assertivo. Por outro lado respectivos mínimos não registaram nem de perto nem de longe as quedas da sessão anterior. Pode-se assim considerar que podemos resumir isto tudo a uma vela idêntica às “inside bars” em ambos os mercados, que significam simplesmente um pequeno interregno na tendência dominante.

Aqui é que reside o problema da identificação dessa tendência de curto prazo, pois enquanto no DAX 30 parece ser mais transparente encontrarmo-nos perante um intervalo numa “down leg” já no caso do S&P 500 a suspeita de estarmos perante uma retracção com uma base estabilizada nos 2765 pontos, fruto dum movimento fortuito de pequena correcção iniciada no passado dia 12, parece ser para já o cenário mais verosímil a que cheguei na minha modesta análise, que certamente valerá de pouco porque nunca tive quaisquer veleidades em adivinhar o futuro mas simplesmente de especular cenários prováveis que possam vir a ocorrer.

No entanto todos sabemos que os grandes mercados se movimentam em “tandem” e não vão propriamente cada um para o seu lado. Ou seja, vamos ter aqui um interessante puzzle por resolver.

Com a volatilidade intraday a subir e a descer sem grande nexo está portanto restabelecida a nova normalidade, ou seja, uma certa imprevisibilidade do que poderemos esperar para os próximos tempos. Logo, más notícias para quem pretende adivinhar o sentido predominante dos mercados e uma tarefa bem complicada para as ferramentas de AT artilhadas para antever e negociar mercados essencialmente direccionais!

-----

Os próximos dois parágrafos podem dar que pensar um pouco, o primeiro mostra uma abordagem pessimista do futuro e o segundo trata duma conclusão antagónica que mostra um lado de evolução próxima positiva dos mercados. Vejamos então:

Num apontamento sobre o dia convém informar que na óptica dos “options traders” a apetência pelos produtos de aposta no abaixamento dos mercados aumentou significativamente, já que independentemente das subidas registadas no final dos mercados, o rácio “25-delta Put-Call spread” que mede a atractividade pela compra de Puts sobre Calls do SPY, em regime out-of-the-money com “delta” ou probabilidade de 25% em atingir o respectivo preço de exercício antes da maturidade, inflacionou o valor da volatilidade implícita diferencial para 17% em favor das Puts e em detrimento das Calls, nas cotações entre os dois tipos de opções. Um valor de enorme diferença que já não se via desde há mais de 30 dias atrás e que portanto pode gerar uma grande fonte de preocupações ou interrogações sobre o futuro de eventuais quedas com que estes traders apostam de forma cada vez mais agressiva.

Para finalizar, a 1ª imagem de baixo trata dum gráfico interessante que convém ser bem interiorizado. Foi extraído da publicação de 11 de maio do Financial Times, que mostra a velocidade incrível de recuperação deste bear market da pandemia do Covid-19. Segundo os especialistas auscultados na notícia esta aparência de recuperação ao sprint ou com uma velocidade estonteante a caminho do topo nunca foi a regra! De acordo com uma amostra de opiniões dos experts consultados, continuando o artigo, o S&P-500 deverá terminar o ano cerca dos 2700 pontos no cenário de intervalo central médio mais conservador mas outros intervenientes pensam que esta recuperação explosiva não tem precedentes devido às intervenções radicais dos bancos centrais, talvez um pouco na senda dos cenários aqui já apontados a propósito do rally que dura há perto de dois meses nos mercados norte-americanos. De todas as formas o que me chamou mais a atenção, num gráfico que regista a condensação de todos os bear markets desde 1870, foi que as recuperações mensais são sempre a subir, logo a seguir ao registo do mínimo de cada crise. Nem lhes dão tempo para por vezes estabilizarem ou produzirem pequenas correcções intermitentes na escala mensal, poderão quanto muito ser mais ou menos inclinadas mas as recuperações não deixam todas de ser uns “sky rockets” sem tempo para respirar em níveis intermédios. Um padrão a dar que pensar! Evidentemente este cenário tem de ser visto na perspectiva de que os mínimos de março não voltarão a ser revisitados e ultrapassados em baixa.

-----

No habitual resumo semanal da performance da carteira ressalta um pequeno abaixamento da rentabilidade devido aos movimentos de iô-iô registados no final da semana no DAX e no S&P, que obrigaram a saídas e reentradas que sempre têm um custo a pagar.

Como regra geral, sempre que os movimentos de compras e vendas acontecem em papéis com grande peso na carteira, é sinónimo que os dias que antecederam os sinais em causa provocaram erosão de lucros. Nada a fazer, paciência precisa-se porque só o tempo se encarregará de repor o que entretanto foi perdido!

Aparecendo abaixo duas parcelas de somatório significa que se referem respectivamente ao sistema de trading original da carteira e ao sistema complementar de hedging das opções:

- Quantidade de negócios encerrados ganhos (win close trades) = 44 + 10 = 54
- Quantidade de negócios encerrados perdidos (lost close trades) = 74 + 1 = 75
- Quantidade de negócios em curso com ganhos (win open trades) = 16 + 2 = 18
- Quantidade de negócios em curso com perdas (lost open trades) = 2 + 4 = 6
- Rácio de Número de Negócios Ganhos / Total Número de Negócios Totais = 72 / 153 = 47.1%
- Rácio de Total Ganhos Líquidos / Total Perdas Líquidas =
= ( 40.66% + 33.66% ) / ( 26.78% + 4.13% ) = 2.40
- Critério de Kelly (Percentagem máxima permitida de alavancagem na carteira) = 25.1%
- Percentagem actual da carteira em utilização de margem da conta = 16.5% ( < 25.1% --> verifica)
- Alavancagem actual: Valor dos activos em risco / Valor actual da carteira = 2.28
- Drawdown máximo registado na carteira em 2020 = 17.1%, de 19 de março a 6 de abril
- Média de dias de calendário por cada trade e em cada papel = 23 dias
- Número de papéis da carteira com retorno positivo ( > 0.20% ) em 2020 = 17 + 2 = 19
- Número de papéis da carteira com retorno neutral ( > -0.20% e < 0.20% ) em 2020 = 0
- Número de papéis da carteira com retorno negativo ( < -0.20% ) em 2020 = 7
- Rentabilidade YTD da carteira em 2020 (sistema de trading Osc MI5 + sistema de hedging Osc MI5) = +13.88% + 29.53% = +43.41%
- “Alpha” da carteira Osc MI5 = +43.41% - (-17.52%) = +60.93%

-----

No meio desta espectacular salsada, em que a incerteza do rumo dos mercados se tornou, o sistema “Osc MI5”, tipo foguete espacial a atravessar a cintura de asteroides tentando evitar colisões perigosas do que lhe aparece pela frente, lá vai tentando esquivar-se a acidentes através de pequenos ajustes nos seus propulsores direccionais:

Em Portugal,
Galp – Passa de vendida a neutral.

Na Europa,
SAP – Passa de neutral a vendida.
Siemens – Passa de vendida a neutral.

Santander. Um papel representativo da desgraça que tem vindo a ser o comportamento do sector bancário europeu, sem se vislumbrar para já qualquer perspectiva técnica de recuperação que permita confiar em pequenas aventuras para tentar pescar algo de jeito pelo lado das compras. Há que ter grande paciência e provavelmente aguardar por muitas semanas ou até, quem sabe, largos meses antes do seu aspecto poder apresentar boas perspectivas para arriscar posições no lado longo do mercado. No gráfico apresentado abaixo é muito evidente o seu nível de fraqueza, com o surgimento da sua última indicação positiva no ciclo de trading em novembro de 2019, ou seja, temos daí para cá mais de meio ano com os seus principais indicadores maioritariamente descendentes na escala semanal. Papel para esquecer no actual contexto do seu position trading... ou, há quem não goste desta abordagem, um bom veículo para ganhar uns cobres pelo lado curto do mercado!

BN


Recuperação em bear markets.png
Padrão de recuperação em US bear markets (fonte: FT)
Recuperação em bear markets.png (63.74 KiB) Visualizado 9569 vezes


SAN Osc MI5 Week 20200515.png
Santander: Sistema de trading Osc MI5 / Gráfico Semanal


Pos Osc MI5 20200515.png
Posicionamento do sistema de trading "Osc MI5" + Podium ROI 2020
Editado pela última vez por Cem pt em 17/5/2020 2:37, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: MI5 - Missão: 007 / Sistema de Trading

por Jaegger » 15/5/2020 0:36

Cem,

A mais pura das verdades, isto está para durões e homens de barba rija!
Estás desculpado por todas as adendas e atualizações de posições intraday ;)
Obrigado pelo teu esforço na análise.
 
Mensagens: 45
Registado: 14/4/2020 1:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, CORTIÇA, dmaa, farami, Garfield, hugob0ss, J.f.vieira, latbal, m-m, malakas, MPAM, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, psandrade, Shimazaki_2, yggy e 133 visitantes