Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 22/5/2020 18:02

Suécia. “Um exemplo a não seguir” e a insistência na responsabilidade individual: imunidade de grupo ainda é uma miragem

Um endocrinologista sueco diz que se está “a sacrificar os idosos e os doentes”, pelo que a estratégia “não é algo que alguém deva copiar”. A ministra da Saúde já reconheceu que as autoridades “falharam na proteção dos idosos”, mas quer que os profissionais essenciais regressem ao trabalho mais rapidamente. O plano é descrito como “muito irresponsável”, mas também há quem fale nos “muitos equívocos” de quem olha para a abordagem sueca à covid-19

A estratégia sueca de combate ao coronavírus não passou, ao contrário da generalidade dos outros países, pela aplicação de medidas de confinamento. Desde o início da pandemia, as pessoas estão autorizadas a deslocar-se aos seus postos de trabalho, a comer em restaurantes e a frequentar espaços públicos. A maioria das escolas, restaurantes e bares mantém-se aberta e o distanciamento social é encorajado mas não imposto. A estratégia concentrou-se ainda no isolamento de grupos de risco e no apelo à responsabilidade individual dos cidadãos. As consequências desta gestão mais relaxada da crise pandémica começam a ser conhecidas: a Suécia é atualmente o oitavo país com mais mortes por milhão de habitantes e na última semana foi mesmo o que registou mais vítimas mortais per capita associadas à covid-19.

A abordagem menos restritiva terá razões culturais e só terá sido possível dada a robustez do sistema nacional de saúde, mas não é acompanhada por todos os suecos nem é consensual entre a comunidade científica do país. No mês passado, mais de dois mil especialistas assinaram duas cartas abertas apelando à adoção de medidas mais duras e com instruções de cumprimento obrigatório por parte dos cidadãos. Aqueles especialistas advertiram os restantes países a não seguirem o exemplo sueco, que, garantiram, ignora muita da melhor investigação que tem sido feita relativamente ao novo coronavírus.

O endocrinologista Olle Kämpe, consultor destacado do Karolinska Institutet de Estocolmo, disse ao site Business Insider que o país está “a sacrificar os idosos e os doentes”, pelo que a estratégia “não é algo que alguém deva copiar”. O Governo começou por garantir que a sua abordagem não está assente na aquisição de “imunidade de grupo”. Também conhecida como “imunidade de rebanho”, trata-se de uma forma de proteção indireta contra doenças infecciosas que ocorre quando uma grande percentagem da população se torna imune à infeção, através da vacinação ou de infeções anteriores, conferindo proteção a indivíduos que não estão imunes.

No entanto, o epidemiologista-chefe sueco e o principal arquiteto do plano do país, Anders Tegnell, tem sublinhado o progresso feito no sentido da tal imunidade coletiva. Segundo o responsável, 20% da população de Estocolmo estava imune no final do mês passado, o que poderia servir de salvaguarda contra uma eventual segunda vaga. Mas a Autoridade de Saúde Pública revelou esta quinta-feira que apenas 7,3% dos habitantes da capital sueca tinham desenvolvido, até ao final de abril, os anticorpos necessários para combater a doença. Não só esta percentagem é semelhante a outros países, como está bastante abaixo do intervalo de 70%-90% necessário para se atingir a “imunidade de grupo”, sublinhou a CNN.

Tegnell, que acusou os subscritores das cartas abertas de citarem dados “imprecisos”, reconheceu que a percentagem revelada esta semana se situa “um pouco abaixo” do esperado. “Mas não extraordinariamente abaixo, talvez um ou dois pontos percentuais”, acrescentou, garantindo, apesar de tudo, que bate certo com os modelos de que dispõe. O valor foi aferido com base em 1.118 testes realizados numa semana. A Autoridade de Saúde Pública irá conduzir o mesmo número de testes semanalmente durante um período de dois meses, sendo que os resultados de outras regiões serão revelados mais tarde, adiantou um porta-voz da instituição.

Já na terça-feira, a ministra da Saúde, Lena Hallengren, tinha anunciado que os testes seriam alargados a todas as pessoas com sintomas moderados e que haveria mais testes disponíveis para os trabalhadores considerados essenciais. “Não podemos ter uma situação em que as pessoas ficam em casa ao mais pequeno sintoma se não têm necessidade de ficar”, disse a ministra, citada pela agência de notícias France-Presse. Até meados de abril, as autoridades só faziam testes aos doentes hospitalizados e aos profissionais de saúde. Desde então, têm vindo a alargá-los aos profissionais considerados essenciais para que estes possam regressar ao trabalho mais rapidamente.


“Estão a deixar os idosos sufocar e dão-lhes morfina em vez de oxigénio”

A autora sueca Katerina Janouch, que concorreu, sem sucesso, por uma coligação de cidadãos às eleições legislativas de 2018, avalia a gestão da crise como “muito irresponsável”. As autoridades “não protegeram os idosos nem os profissionais de saúde e não aplicaram a quarentena a pessoas que vinham do exterior”, refere, em declarações ao Expresso. Além isso, fala na escassez de testes e de máscaras, em “autocarros sobrelotados”, na “insuficiência de medicamentos” e em “mentiras das autoridades”. “Estão a deixar os idosos sufocar e dão-lhes morfina em vez de oxigénio”, critica.

As autoridades de saúde garantem que o seu plano se destina a proteger os mais vulneráveis, pelo que quem tiver mais de 70 anos é aconselhado a ficar em casa e as visitas aos lares de idosos foram proibidas. Contudo, cerca de metade das mortes associadas à covid-19 ocorreu nos lares, enquanto quase 90% das vítimas mortais são pessoas com idade superior a 70 anos, o que está em linha com o que acontece com outros países europeus como França e o Reino Unido. A Suécia está a tentar “atingir a imunidade de grupo matando pessoas”, insiste o endocrinologista Olle Kämpe. “Está a dizer que as pessoas mais velhas ou com doenças como obesidade ou diabetes valem menos do que o resto de nós. Por isso, podemos simplesmente deixá-los morrer e atingir a imunidade de grupo”, critica.

O epidemiologista-chefe rejeita que o plano que traçou passe por sacrificar determinados grupos da população, descrevendo o elevado número de mortes como um acontecimento imprevisto. Mas a ministra da Saúde já veio reconhecer publicamente que as autoridades “falharam na proteção dos idosos”. Funcionários de lares têm-se queixado da falta de acesso a equipamento de proteção individual e alguns dizem não ter autorização para tratar os pacientes com oxigénio, tendo ainda sido instruídos a não os levarem para os hospitais.

Em meados de março, Katerina Janouch mudou-se de Estocolmo para o campo. “A minha vida mudou muito porque não consigo visitar os meus pais idosos e também limitei os meus contactos sociais ao mínimo. Independentemente do que dizem as autoridades, tomei as minhas precauções e trabalho a partir de casa e não em cafés, como costumava fazer”, conta. Devido à “recessão económica”, diz que perdeu “alguns dos seus trabalhos” e que já se sentem os impactos da crise: “muitas falências e uma taxa de desemprego nos 8%, com tendência a subir”.

“O Governo pede à população que use o bom senso. Isto dá muita flexibilidade”

O programador informático Eskil Steenberg faz ao Expresso uma avaliação diferente: “Penso que há muitos equívocos sobre a abordagem da Suécia. Levamos a covid-19 muito a sério mas, em vez de forçar a aplicação de uma lei, o Governo pede à população que use o bom senso. Isto dá muita flexibilidade.” “Enquanto leigo, esta abordagem faz sentido para mim, mas ninguém sabe se é a abordagem certa. É preciso deixar as pessoas pensarem por si a certa altura. Por outro lado, se se dá muita responsabilidade às pessoas, algumas não vão agir responsavelmente”, concede. Steenberg mostra-se, ainda assim, preocupado com “a incapacidade dos líderes políticos de pressionar a indústria a produzir testes e equipamento de proteção”. “Mas este não é um problema apenas na Suécia, antes uma cultura de inação política em todo o mundo ocidental”, relativiza.

“Não sei se fui infetada porque não há testes, mas estive muito doente em março e a minha filha também”, conta Katerina Janouch. A escritora assegura que “todos conhecem alguém” que foi infetado ou morreu vítima de covid-19, entre “amigos próximos e mais afastados”. “Uma amiga da minha filha e a família estiveram doentes. A mãe esteve nos cuidados intensivos, mas já recuperou. Familiares de amigos morreram. Um amigo meu, a celebridade televisiva Adam Alsing, morreu com a doença aos 51 anos. Foi um choque terrível”, relata. Já o programador informático confessa que, em termos económicos, está “melhor do que nunca”. “A maioria dos meus amigos está bem, mas obviamente houve muitas perdas de empregos. Comparativamente, penso que estamos a sair-nos bem”, conclui.

O número de mortos na Suécia (3.925, segundo a Universidade Johns Hopkins) está bastante acima do registado nas vizinhas Noruega (235), Finlândia (306) e Dinamarca (561). E isso já começa a provocar problemas de vizinhança. O epidemiologista-chefe finlandês, Mika Salminen, considerou um risco o seu país receber turistas suecos, avançou esta quarta-feira a SVT Nyheter. O responsável descreveu a situação como “lamentável”, acrescentando: “É uma decisão política, mas a diferença atual [entre os dois países] na propagação da infeção é um facto. E suponho que o Governo certamente terá isso em consideração.”

As vítimas mortais por milhão de habitantes na Suécia são cerca de quatro vezes mais do que na Dinamarca e oito vezes mais do que na Noruega. Os três países têm densidades populacionais e sistemas de saúde e políticos semelhantes.

https://expresso.pt/coronavirus/2020-05 ... a-miragem#
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 22/5/2020 17:17

https://www.google.com/amp/s/www.washin ... utType=amp

With experts warning of a second wave of infections in parts of the South and Midwest as all 50 states ease pandemic restrictions, President Trump said the United States would not shut down again if the novel coronavirus comes roaring back. “We’re not going to close the country — we’re going to put out the fires,” Trump said Thursday as more than 25,000 new infections and at least 1,278 virus-related deaths were recorded across the United States.

Meanwhile, the Centers for Disease Control and Prevention has quietly updated its guidance to say that the virus “does not spread easily” from contaminated surfaces and is primarily transmitted through person-to-person contact. The change to the CDC website was made earlier this month without formal announcement or explanation, and some public health experts worry that it could give people the impression that they don’t have to wash their hands quite so often
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Garfield » 22/5/2020 17:10

Boas,

De novo temos uma sequência de 3 dias acima da LTd de novos casos diários, esperemos que o fim de semana traga a sua habitual redução para recolocar a tendência no seu desejado caminho descendente.

Pessoalmente, julgo que apenas cerca de metade da população está a levar a sério os cuidados "banais" que são necessários para evitar formas de transmissão desnecessárias.

Com esta aparente acalmia, julgo que se começa a entranhar uma falsa sensação de facilitismo que eu espero sinceramente que não nos traga dissabores mais à frente. Gostava que fosse pelo menos possível termos um verão relativamente sossegado e apenas termos de lidar, se tiver de ocorrer, com uma segunda vaga mais para o Outono, mesmo isso de preferência antes da chegada da gripe sazonal para não haver misturas e o consequente caos.

Aproveitem o bom tempo mas com CAUTELA!.


BN
Garfield
Anexos
CovidAT_20200522.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2378
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 22/5/2020 16:51

Olá Patinha,

É só uma questão de visitares as "periferias", ou os subúrbios, onde as pessoas se juntam ao fim do dia, mais ainda com este calor.

Hoje, mesmo de manhã, estavam a entrar 3 estrangeiros (não eram turistas, pareciam mais ex-pats) numa loja de "pomadas" e cigarradas.
Dois foram barrados, por só levar um de cada vez, mas o outro entrou sem máscara.

O pessoal só respeita quando há fiscais e quejandos, Marta. Aliás, esta era a temática, a que o lhfm respondeu: ninguém tem dinheiro, o pessoal não vai respeitar, porque a fome aperta.

Já não havia fenómenos de fome disseminada no Algarve desde os anos setenta. Agora, temos fome a aparecer por todos os lados. Desde o pequeno empresário ao dependente, ao independente, ao imigrante, um pouco de tudo !

Um vizinho de um Restaurante que só vai reabrir a 1 de Junho (se abrir) deixou uma caixa de frutas, com algumas coisas, até alguns limões, enfim, junto a uma inscrição dizendo "take what you need, leave what you don` t". Eles são ingleses. Parecia o "fear the walking dead". :wall:

Passei lá uma hora depois.... nada mais para levar !!

É isto.

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8868
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 22/5/2020 16:29

djovarius Escreveu:Bom,

Eu costumo ler este tópico, sem muito escrever...

mas hoje não consigo deixar de manifestar uma certa preocupação.
Estão a aparecer casos que parecem relacionados com a abertura da sociedade. Ainda é só uma impressão, mas, mas...

Querem um exemplo? Aqui no Algarve, apareceram 2 casos (um casal) numa Freguesia que não tinha casos há um mês, estando todos os anteriores recuperados. O mesmo noutro concelho.
Parece-me que esta reabertura, necessária, está a ser muito rápida... quer dizer, daqui a pouco o esforço anterior pode ser jogado fora.
Já há bares travestidos de restaurantes só para poderem abrir até às 23 horas, mas na prática não se vende comida, só copos até altas horas.
Então, está a começar o desenrascanço à Portuguesa, o pessoal, desesperado por negócio já não quer saber de nada.
Esplanadas com dezenas de pessoas sem distanciamento, sem máscaras.
Lojas onde, na prática, todos teriam de entrar de máscara, há sempre um que não entra, ninguém lhe diz nada também.

Confesso que tenho mais medo agora do que nos tempos do "lockdown".... :shock:

dj



Curioso, tenho a impressão oposta, que o aumento tem sido muito controlado.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 22/5/2020 16:28

Provavelmente esse factor (o do uso das máscaras) é a explicação para o aumento bastante controlado que temos tido nos novos casos em Portugal.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 22/5/2020 16:14

cansm Escreveu:Sobre a utilidade do uso de máscaras...
In the first experiment, no surgical masks were placed between the two cages. In the second one, a surgical mask was placed closer to the healthy hamsters. In the third experiment, the mask was placed closer to the infected, as if the healthy ones or the infected were wearing masks.

With no partition in between the cages, two-thirds of the healthy hamsters were infected a week later. In the following two experiments with masks in between, the infection rates were lowered to one-third and one-sixth respectively.

https://fightcovid19.hku.hk/hku-hamster ... nsmission/


É um estudo interessante. Obrigado por postar.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 22/5/2020 16:12

Na minha opinião, independentemente de especular se terão clientes ou não, tudo tem de reabrir. Ninguém chegará a lado nenhum sem tentar.
As pessoas não se devem deixar por vencidas logo à partida.
Para mim, isso não faz sentido em qualquer situação.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por cansm » 22/5/2020 15:14

Edito apagando o post, estava a ler de uma forma não totalmente correcta os números do CDC. sorry
 
Mensagens: 50
Registado: 6/12/2016 21:58

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por cansm » 22/5/2020 13:22

Sobre a utilidade do uso de máscaras...
In the first experiment, no surgical masks were placed between the two cages. In the second one, a surgical mask was placed closer to the healthy hamsters. In the third experiment, the mask was placed closer to the infected, as if the healthy ones or the infected were wearing masks.

With no partition in between the cages, two-thirds of the healthy hamsters were infected a week later. In the following two experiments with masks in between, the infection rates were lowered to one-third and one-sixth respectively.

https://fightcovid19.hku.hk/hku-hamster ... nsmission/
 
Mensagens: 50
Registado: 6/12/2016 21:58

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 22/5/2020 13:00

artista_ Escreveu:
lfhm83 Escreveu:No turismo é abrir ou falir. Vão fazer o quê? Contrair empréstimos? Para ter mais contas para pagar? (perguntas retóricas só usei o teu comentário para levantar o assunto).


A questão que coloco é, e depois de abrir, haverá clientes? Pelo menos suficientes para pagarem os custos e mais alguma coisa? Não estou nem dum lado nem de outro, estou apenas a interrogar-me?! Na generalidade, os países que demoraram mais a aplicar medidas tiveram mais mortos, demoraram mais tempo a começar a desconfinar e as economias vão sofrer mais danos... o que estou a querer dizer é que a situação muito difícil de gerir, qualquer pequeno erro pode agravar ainda mais o que já é grave por natureza...


Muita gente vai perder tudo. Para o turismo 2008-2012 comparado com isto é um tempo de vacas gordas. O pessoal está literalmente desesperado.

Neste momento estamos quase no verão a pandemia nunca vai alastrar à mesma velocidade nem de perto senão no médio oriente já teria uma verdadeira chacina que não existe.

Sim que vai haver gente, nos sítios onde se pode sair a economia volta a reactivar-se imediatamente até porque quem manteve o emprego acumulou poupanças. Tem de se abrir fronteiras já e deixar fluir o turismo para pelo menos haver algum cash flow.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9345
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard » 22/5/2020 7:27

Turismo e não só , lendo hoje hoje “ Les Echos “há 400 000 carros para vender , como não dará para todos será a pressão juntos do poder dos diferentes sectores , como 96% destes carros tem motor térmico não basta ajudar eléctricos o que é contrário aos compromissos ecológicos ‘


“ Le lobby rappelle ainsi que 400.000 voitures sont en stock chez les concessionnaires dont 96% des voitures thermiques. Il s'agit donc bien de les vendre et de soutenir l'écosystème des concessionnaires.”
 
Mensagens: 4571
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 22/5/2020 2:53

lfhm83 Escreveu:No turismo é abrir ou falir. Vão fazer o quê? Contrair empréstimos? Para ter mais contas para pagar? (perguntas retóricas só usei o teu comentário para levantar o assunto).


A questão que coloco é, e depois de abrir, haverá clientes? Pelo menos suficientes para pagarem os custos e mais alguma coisa? Não estou nem dum lado nem de outro, estou apenas a interrogar-me?! Na generalidade, os países que demoraram mais a aplicar medidas tiveram mais mortos, demoraram mais tempo a começar a desconfinar e as economias vão sofrer mais danos... o que estou a querer dizer é que a situação muito difícil de gerir, qualquer pequeno erro pode agravar ainda mais o que já é grave por natureza...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 22/5/2020 1:44

Segundo notícia do Expresso de há 2 ou 3 semanas atrás, estivemos com 80/90% da capacidade das UCI no pico da pandemia. Portanto, não tínhamos assim tanta folga...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 22/5/2020 1:17

djovarius Escreveu:Parece-me que esta reabertura, necessária, está a ser muito rápida... quer dizer, daqui a pouco o esforço anterior pode ser jogado fora.
Já há bares travestidos de restaurantes só para poderem abrir até às 23 horas, mas na prática não se vende comida, só copos até altas horas.
Então, está a começar o desenrascanço à Portuguesa, o pessoal, desesperado por negócio já não quer saber de nada.


A abertura não é necessária é uma questão de sobrevivência.

No turismo é abrir ou falir. Vão fazer o quê? Contrair empréstimos? Para ter mais contas para pagar? (perguntas retóricas só usei o teu comentário para levantar o assunto).

Problemas de liquidez existem só para as grandes empresas, para as pequenas se não há cash flow tem de se fechar as portas.

Este desconfinamento já devia ter ocorrido à meses, e o confinamento devia ter sido muito mais restrito e curto. Agora tem de se deixar fluir a economia ou vamos ter gente mais mortos por falta de cuidados médicos essenciais do que por covid. Em Portugal apesar de tudo nunca faltaram medicamentos no SNS, esperemos não ter de chegar a esse extremo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9345
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 22/5/2020 0:07

mais_um Escreveu:
GaioAzul Escreveu:
Então, qual é a solução para os familiares que vêem de fora?
Há mais Portugueses fora de Portugal do que dentro das fronteiras...


Se até agora, não foi proibida entrada de cidadãos portugueses quando regressavam a Portugal não vai ser proibido daqui para a frente, penso eu.
Fazer um teste à chegada ou pedir quarentena voluntária, seriam opções, apesar da quarentena ser aborrecido para quem vem até 2 semanas
Dependendo da origem talvez seja de implementar algum tipo de medidas de controlo e pedir bom senso às pessoas.


O problema é mesmo esse: o tempo. Conheço muita gente que já não vem de férias este ano por esse mesmo motivo.

Quanto a testar:
Um caso interessante: o meu cunhado teve covid e foi hospitalizado. Nem a minha irmã, nem os meus sobrinhos tiveram. Todos foram testados e nenhum testou positivo ainda.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 21/5/2020 23:55

GaioAzul Escreveu:
Então, qual é a solução para os familiares que vêem de fora?
Há mais Portugueses fora de Portugal do que dentro das fronteiras...


Se até agora, não foi proibida entrada de cidadãos portugueses quando regressavam a Portugal não vai ser proibido daqui para a frente, penso eu.
Fazer um teste à chegada ou pedir quarentena voluntária, seriam opções, apesar da quarentena ser aborrecido para quem vem até 2 semanas
Dependendo da origem talvez seja de implementar algum tipo de medidas de controlo e pedir bom senso às pessoas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 21/5/2020 23:22

MarcoAntonio Escreveu:Estás a falar da diaspora portuguesa em geral, creio.


Em geral, sim
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/5/2020 23:07

Estás a falar da diaspora portuguesa em geral, creio.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39695
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 21/5/2020 23:02

djovarius Escreveu:É verdade, mais_um...

Mas em termos de turismo (a minha área), isso pode ser desastroso, é a tal falta de confiança.

Eu já falei disso no meu canal do YT... os Gregos, com muito menos casos e mortos, só a 15 de Junho vão admitir turistas, sendo que depois só entra pessoal, por via aérea, com testes feitos ou a efetuar à chegada.
Isto pode, num primeiro momento, levar a um afastamento dos turistas, mas logo depois fará aumentar a confiança.
Mesmo por via terrestre, vai existir um "fast track" com a Bulgária para monitorizar as entradas, enfim uma colaboração que teríamos que ter aqui com Espanha.

Creio que em Portugal vamos ter bandalhice... desculpem o pessimismo, mas com os voos abertos, sem quarentena, sem testes, teremos muitos novos casos, nova contaminação, sendo que, caso isso "exploda" lá para Julho ou Agosto, poderá levar a uma nova onda de cancelamentos por falta de confiança...

Aliás, o que não falta aqui é malta que entrou via aeroporto de Lisboa, apesar de poucos voos, sem problemas, quase sem controlo. Então, esperem pelo dia 1 de Junho em portugal, vai parecer que nunca houve covid-19. Aqueles feriados de 10 e 11 de Junho, se o tempo estiver como agora vão ser uma bomba biológica. Somem a isso campeonato de futebol sem público, mas em sinal fechado de TV, levará milhões de pessoas a Cafés e tascas por todo o lado.... isso pode não ser um problema numa tasca do concelho de Elvas (entre outros) no meio do campo, mas em certos locais será outra bomba biológica.
Creio que os efeitos serão óbvios mesmo lá para Julho / Agosto...

Enfim :oops:

dj


Então, qual é a solução para os familiares que vêem de fora?
Há mais Portugueses fora de Portugal do que dentro das fronteiras...
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 21/5/2020 22:24

MarcoAntonio Escreveu:
GaioAzul Escreveu:Alguem viu isto?
Está tudo farto!
Aconselho ler.
O NY post tem tendências políticas liberais, ou seja, deveria estar do lado dos senhores Cuomo e De Blasio.


Não vou discutir questões políticas, mas apenas observar que o NY Post é considerado um jornal com tendências sensacionalistas e conservadoras. Foi também já considerado um dos outlets menos credíveis de NY:

https://web.archive.org/web/20040623180 ... 061604.pdf


Pois, como já disse, confundi com NY Times.
Obrigado pelo esclarecimento.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 21/5/2020 22:10

mais_um Escreveu:
GaioAzul Escreveu:Alguem viu isto?
Está tudo farto!
Aconselho ler.
O NY post tem tendências políticas liberais, ou seja, deveria estar do lado dos senhores Cuomo e De Blasio.

https://www.google.com/amp/s/nypost.com ... n-now/amp/



Quem escreveu esse artigo de opinião foi o David Marcus e tendo em conta que ele defende o Trump não é de surpreender o artigo que escreveu.

https://thefederalist.com/2020/05/08/tr ... s-working/

Não estarás a confundir com o New York Times?


Tens razao. Confundi os dois. Tb por isso fiquei muito surpreendido!
Obrigado.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 21/5/2020 21:34

Phil2014 Escreveu:
Nada significativo.Ainda hoje a Áustria teve 51 novos casos.Eslováquia,Suiça,Israel,Grécia,Noruega,Bálticos etc com muito poucos casos.
Irrelevante.


Em numero absoluto são irrelevantes, mas para a média que eles traziam, é um aumento significativo, é verdade que pode ser só pontual.
Não vale a pena stressar, é ir acompanhando.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Phil2014 » 21/5/2020 21:25

Mas não fico surpreendido que os números aumentem. Também está a acontecer na Áustria e Rep. Checa.

Nada significativo.Ainda hoje a Áustria teve 51 novos casos.Eslováquia,Suiça,Israel,Grécia,Noruega,Bálticos etc com muito poucos casos.
Irrelevante.
 
Mensagens: 62
Registado: 12/5/2010 11:55
Localização: 17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 21/5/2020 20:41

É verdade, mais_um...

Mas em termos de turismo (a minha área), isso pode ser desastroso, é a tal falta de confiança.

Eu já falei disso no meu canal do YT... os Gregos, com muito menos casos e mortos, só a 15 de Junho vão admitir turistas, sendo que depois só entra pessoal, por via aérea, com testes feitos ou a efetuar à chegada.
Isto pode, num primeiro momento, levar a um afastamento dos turistas, mas logo depois fará aumentar a confiança.
Mesmo por via terrestre, vai existir um "fast track" com a Bulgária para monitorizar as entradas, enfim uma colaboração que teríamos que ter aqui com Espanha.

Creio que em Portugal vamos ter bandalhice... desculpem o pessimismo, mas com os voos abertos, sem quarentena, sem testes, teremos muitos novos casos, nova contaminação, sendo que, caso isso "exploda" lá para Julho ou Agosto, poderá levar a uma nova onda de cancelamentos por falta de confiança...

Aliás, o que não falta aqui é malta que entrou via aeroporto de Lisboa, apesar de poucos voos, sem problemas, quase sem controlo. Então, esperem pelo dia 1 de Junho em portugal, vai parecer que nunca houve covid-19. Aqueles feriados de 10 e 11 de Junho, se o tempo estiver como agora vão ser uma bomba biológica. Somem a isso campeonato de futebol sem público, mas em sinal fechado de TV, levará milhões de pessoas a Cafés e tascas por todo o lado.... isso pode não ser um problema numa tasca do concelho de Elvas (entre outros) no meio do campo, mas em certos locais será outra bomba biológica.
Creio que os efeitos serão óbvios mesmo lá para Julho / Agosto...

Enfim :oops:

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8868
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 44 visitantes