Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Navigator Company - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por webmutation » 22/5/2020 17:03

Sem duvida este ano 'e para queimar, em todos os setores, tirando entretenimento e tecnológicas.

A minha grande duvida e' que percentagem de empresas vai ser mais flexível em termos de trabalho remote, ou seja, podem existir empresas que veem os benefícios em termos de redução de gastos com escritórios e deixar os trabalhadores remotamente... como a Twitter anunciou recentemente.

Nesse caso menos escritórios pode refletir menores vendas de material de escritório, papel, canetas, xerox, etc...

Quanto a Semapa penso que muita obra e' capaz de arrancar de novo, em termos de material de construção deve recuperar um pouco, mas vamos acompanhando o setor. Pelo menos aqui na minha região as obras voltaram a atividade e como há liquidez nos mercados para emprestar, pode ser que obras que tenham estado paradas voltem a arrancar. com juros mais baixos, etc... no entanto estou mais interessado nas iniciativas que eles tem em termos de startups, sera' que alguma das startups que eles tem apoiado tem pernas para andar... no entanto nao estou familiarizado com o modelo de negócios deles para essas startups se tem participação, ou e' apenas coisas simbólicas.

Penso abrir posição pequena na Navigator inicial e deixar andar. Semapa vou fazer mais research, porque o que tenho visto ate ao momento não e’ esclarecedor se existe potencial de crescimento real.
 
Mensagens: 27
Registado: 22/5/2020 16:20

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por WarrenG » 22/5/2020 16:47

webmutation Escreveu:Tem piada, tinha exatamente a mesma duvida em relação a Semapa vs Navigator.

Penso abrir posição nas duas, a Semapa com perspetivas bem mais baixas, se bem que a Semapa tecnicamente parece caminhar para os 7.5 sem grande suporte, por isso estou um pouco a ver o que traz a mare'.

A Navigator parece um investimento um pouco mais solido, mas ao mesmo tempo não me parece que vá ter um bom ano, com os escritórios fechados não se gasta tanto papel.

A minha questão e’ esta: veem tecnicamente alguma razão para investir neste momento na Navigator ou melhor esperar mais um trimestre e ver os resultados.


Que o ano vai ser mau já toda a gente sabe. No entanto penso que isso já está incluído no preço, pelo menos parcialmente.
A um PER inferior a 10 por um negócio relativamente estável parece-me ser uma oportunidade interessante. Até nos anos da troika (2012, 2013, 2014...) teve resultados bastante bons.

No meu caso a entrada na SEMAPA é uma possibilidade se existir uma crise na construção civil a médio prazo e a SECIL se ressentir. Para já não tenho grande interesse.
 
Mensagens: 26
Registado: 10/3/2014 11:03

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por webmutation » 22/5/2020 16:37

Tem piada, tinha exatamente a mesma duvida em relação a Semapa vs Navigator.

Penso abrir posição nas duas, a Semapa com perspetivas bem mais baixas, se bem que a Semapa tecnicamente parece caminhar para os 7.5 sem grande suporte, por isso estou um pouco a ver o que traz a mare'.

A Navigator parece um investimento um pouco mais solido, mas ao mesmo tempo não me parece que vá ter um bom ano, com os escritórios fechados não se gasta tanto papel.

A minha questão e’ esta: veem tecnicamente alguma razão para investir neste momento na Navigator ou melhor esperar mais um trimestre e ver os resultados.
 
Mensagens: 27
Registado: 22/5/2020 16:20

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por WarrenG » 22/5/2020 15:56

NirSup Escreveu:
Caro WarrenG;
Vou tentar explicar algo que é para Ti e para muita gente inexplicável.
O valor duma ação resulta [b]fundamentalmente e fundadamente das expectativas futuras tuas, minhas e de outros intervenientes no mercado.[/b]
Que perspectivas futuras tens Tu da paralítica SEMAPA? Nenhumas. Nem Tu, nem eu nem ninguém.
Consegues perceber por que razão a SEMAPA cota a esse valor? Não estás.
Deixa para lá, não és o único a pensar assim.
Os escribas dos researchs que acompanham as ações cotadas no PSI20 também pensam como Tu. Coitados, até me dá pena ler o que escrevem.
Um abraço e um bom fim de semana.
By Nirvana


Verdade. O facto de não entender o porquê da existência da SEMAPA a não ser como uma holding privada da família Queiroz Pereira faz com que não seja investível para mim.
No entanto a parte do valor de uma empresa ser referente à percepção só funciona a curto prazo.
Parafraseando Benjamin Graham: “In the short run, the market is a voting machine but in the long run, it is a weighing machine.”

Dado que invisto principalmente em empresas internacionais a minha pergunta era para tentar perceber se poderia existir alguma oportunidade semelhante ao que existe em outras holdings como Markel e EXOR.

O meu horizonte de investimento é de 5 a 10 anos daí focar-me mais na análise fundamental.

Um abraço.
 
Mensagens: 26
Registado: 10/3/2014 11:03

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/5/2020 15:46

Nirsup, se discordas explicas porque discordas. É muito fácil bater, criticar outros sem apresentar um argumento.

Diz-me lá então pelas tuas contas a que valor ela devia estar a cotar...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 22/5/2020 15:41

WarrenG Escreveu:Tendo a semapa 69.4% da navigator, e estando a navigator avaliada neste momento em cerca de 1600 milhões, a percentagem da semapa valeria 1110 milhões. No entanto a semapa está a ser transaccionada a quase metade desse valor, além de trazer a secil e etsa como "bónus".
Gostava que alguém me explicasse o que é que me está a escapar, se se trata mesmo de uma ineficiência do mercado devido ao estado económico em que nos encontramos


Caro WarrenG;
Vou tentar explicar algo que é para Ti e para muita gente inexplicável.
O valor duma ação resulta fundamentalmente e fundadamente das expectativas futuras tuas, minhas e de outros intervenientes no mercado.
Que perspectivas futuras tens Tu da paralítica SEMAPA? Nenhumas. Nem Tu, nem eu nem ninguém.
Consegues perceber por que razão a SEMAPA cota a esse valor? Não estás.
Deixa para lá, não és o único a pensar assim.
Os escribas dos researchs que acompanham as ações cotadas no PSI20 também pensam como Tu. Coitados, até me dá pena ler o que escrevem.
Um abraço e um bom fim de semana.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por WarrenG » 22/5/2020 14:50

Obrigado Pedro 2018 e NirSup pelo input.

Dado que os preços da pasta de papel estão historicamente baixos vou optar por investir diretamente na Navigator.
Gosto pouco de empresas com divida que não seja estritamente necessária e adicionar uma camada de complexidade ao investimento não me agrada, até porque o setor do cimento deverá dar bastantes dores de cabeça nos próximos tempos.

Bons investimentos a todos.
 
Mensagens: 26
Registado: 10/3/2014 11:03

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 22/5/2020 14:32

Pedro2018 Escreveu:A Navigator é uma grande exportadora e inteligentemente gerida.


Não concordo contigo. Tem lá paciência mas não concordo contigo. A NVG tem uma gestão matusalemeana.
Gere o dia a dia, tipo contabilista da NOS. Para mim um bom gestor não é nada disso.
É uma pessoa com ideias, com visão do futuro e que sabe ser disruptivo, quando é necessário (como actualmente).
Um abraço e bom fim de semana
By Norvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 22/5/2020 14:23

Ulisses Pereira Escreveu:Nirsup, mas achas que os investidores não tentam antever o futuro? Achas que esses anúncios da Navigator surpreenderam os investidores? É assim que os mercados funcionam. E perceber isto é decisivo para se conseguir navegar no mercado.

Abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,
À conta e por conta disso, na semana passada dei uma ordem de compra "tola" a €2,002. E apenas consegui comprar 20% da ordem dada. Porque imaginava que me iria trazer gordas mais-valias no futuro. Acabei por vender com umas mais-valias razoáveis. Mas podia ter sido bem melhor. Bem melhor.
Um abraço e bom fim de semana.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 22/5/2020 14:16

WarrenG Escreveu:Boa tarde a todos.
Ando a considerar investir na Navigator devido à capacidade que a empresa tem de gerar cashflow no longo prazo, no entanto tenho uma dúvida e agradecia que alguém aqui me explicasse.
Tendo a semapa 69.4% da navigator, e estando a navigator avaliada neste momento em cerca de 1600 milhões, a percentagem da semapa valeria 1110 milhões. No entanto a semapa está a ser transaccionada a quase metade desse valor, além de trazer a secil e etsa como "bónus".
Gostava que alguém me explicasse o que é que me está a escapar, se se trata mesmo de uma ineficiência do mercado devido ao estado económico em que nos encontramos ou apenas a sobrevalorização do pagamento de dividendos da NVG.
Obrigado


Terá que subtrair, ao valor da participação, a Dívida da Semapa. Todavia, a Semapa, como Holding, sempre transacionou com desconto relativo ao somatório das suas participações.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Pedro2018 » 22/5/2020 14:05

Obviamente que esta altura não a melhor para fazer essa contas de valor de mercado. O contexto está demasiado condicionado.
A Navigator é uma grande exportadora e inteligentemente gerida.
Os fundos mexem bastante com as cotações pois entram e saem a qualquer altura procurando oportunidades. Enfim. Se pensares no médio / longo prazo tens aqui do melhor que existe no PSi-20. Só comparável com uma GALP, REN ou SONAE em termos de solidez e potencial de recuperação.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por WarrenG » 22/5/2020 13:22

Boa tarde a todos.
Ando a considerar investir na Navigator devido à capacidade que a empresa tem de gerar cashflow no longo prazo, no entanto tenho uma dúvida e agradecia que alguém aqui me explicasse.
Tendo a semapa 69.4% da navigator, e estando a navigator avaliada neste momento em cerca de 1600 milhões, a percentagem da semapa valeria 1110 milhões. No entanto a semapa está a ser transaccionada a quase metade desse valor, além de trazer a secil e etsa como "bónus".
Gostava que alguém me explicasse o que é que me está a escapar, se se trata mesmo de uma ineficiência do mercado devido ao estado económico em que nos encontramos ou apenas a sobrevalorização do pagamento de dividendos da NVG.
Obrigado
 
Mensagens: 26
Registado: 10/3/2014 11:03

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/5/2020 13:10

Nirsup, mas achas que os investidores não tentam antever o futuro? Achas que esses anúncios da Navigator surpreenderam os investidores? É assim que os mercados funcionam. E perceber isto é decisivo para se conseguir navegar no mercado.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 22/5/2020 13:06

The stock market is not driven by reason, logic or pure economics. It is driven by human nature (Livermore)

Há razões para a NVG estar, hoje, a subir?
Não encontro razões para a NVG estar a subir, quando há cerca de uma semana chegou a cotar a €1,992. E nada se sabia ainda sobre a distribuição dos dividendos e sobre o lockdown. Nem do desastre que tem sido a falta de encomendas e de vendas do papel de escrita.
By Nirvana
Anexos
NVG.PNG
NVG.PNG (57.75 KiB) Visualizado 11516 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por PXYC » 21/5/2020 16:22

forza algarve Escreveu:Que desilusão..cancelar os dividendos é outra paulada para quem tem as açoes..e a semapa vai levar tambem um trambolhão por causa disto


Foram transferidos para reservas livres.
Se não cancelassem, seria dificil ao estado justificar as ajudas públicas que vier a dar. E de qualquer forma, a Navigator não está com yield a 0% em 2020, pagaram um extraordinário em Janeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Pedro2018 » 21/5/2020 9:14

Artista.

Claro que sim. Olhar para o futuro comprovado pelo recorrer do lay-off parcial. Recebe apoio do estado como grande exportadora e não paga dividendo preparando o futuro.
O mercado dá sempre razão nem que seja a médio ou longo prazo.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 21/5/2020 8:29

Grande demonstração de boa gestão perante a pandemia. Parabéns ao 3º maior exportador de Portugal.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 21/5/2020 0:41

forza algarve Escreveu:Que desilusão..cancelar os dividendos é outra paulada para quem tem as açoes..e a semapa vai levar tambem um trambolhão por causa disto


Ou não... nos mercados nunca se sabe, eles estão a olhar para o futuro! Eu só olho para os gráficos, enquanto estiver como está a tendência de queda é evidente, mas só a olhar para os resultados já vi de tudo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por forza algarve » 20/5/2020 23:18

Que desilusão..cancelar os dividendos é outra paulada para quem tem as açoes..e a semapa vai levar tambem um trambolhão por causa disto
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/5/2020 23:15

Punitor Escreveu:Artista Romeno nem tenho Altri nem Navigator, nem aconselho que se tenham. O valor da pasta é o que se sabe; a necessidade do papel de impressão é o que se sabe também. Por isso, as coisas não irão correr bem para este setor, embora o mercado, esperto e sempre atento, já tenha descontado e feito um valente arrombo no valor deste negócio... Mas, a Navigator está a sair mais furada companheiro e irá recorrer ao lay off e à diminuição da produção.

mas eu concordo que a nvg está mais queimada sem duvida.... agora a altri nao está tao forte como o mercado a ve cheira me e este dividendo tal como o da nvg em janeiro foi um tiro no pé :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 20/5/2020 23:03

Artista Romeno nem tenho Altri nem Navigator, nem aconselho que se tenham. O valor da pasta é o que se sabe; a necessidade do papel de impressão é o que se sabe também. Por isso, as coisas não irão correr bem para este setor, embora o mercado, esperto e sempre atento, já tenha descontado e feito um valente arrombo no valor deste negócio... Mas, a Navigator está a sair mais furada companheiro e irá recorrer ao lay off e à diminuição da produção.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/5/2020 22:50

Punitor Escreveu:Há uns dias atrás fiz um comentário sobre a tão aclamada resiliência que a Navigator está constantemente a dizer que tem.
Afinal, a resiliência não aguentou e partiu, como o aço também parte...
Primeiro os dividendos foram reduzidos a metade, depois cortados na íntegra e consequentemente duma vez e da outra não oferece qualquer segurança... Portanto, quem a tem pela segurança dos dividendos, está tramado!
Coisa bem diferente fez a Altri e cumpriu, além de manter as suas fábricas a bombar como sempre bombaram. Afinal, a resiliência da Altri é bem superior...
Mas, todos estes péssimos dados divulgados hoje eram fáceis de antever, incluindo o recurso ao lay off, e à necessidade de ajudas e incentivos do Estado para as exportações. Com os serviços administrativos, as escolas, as universidades... completamente encerrados no mundo inteiro, a necessidade de papel de impressão é muito menor e continuará a ser nos próximos tempos.

a malta ta muito confiancuda na altri pode ser que se queime :mrgreen: é que o comunicado da nvg é dito 2 coisas interessantes, 1- que a pasta ficou flat, 2- o consumo de papel de escritorio em abril tankou bem a cair 22 por cento. isto leva-me ao terceiro ponto se com stockpilling de tissue a pasta nao subiu face ao valor do q4 onde a altri teve um lucro mediocre, o q1 nao podera ser wow, e o q2 so pode ser pior que o q1 just my 2 cents :-" :-"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 20/5/2020 22:38

Há uns dias atrás fiz um comentário sobre a tão aclamada resiliência que a Navigator está constantemente a dizer que tem.
Afinal, a resiliência não aguentou e partiu, como o aço também parte...
Primeiro os dividendos foram reduzidos a metade, depois cortados na íntegra e consequentemente duma vez e da outra não oferece qualquer segurança... Portanto, quem a tem pela segurança dos dividendos, está tramado!
Coisa bem diferente fez a Altri e cumpriu, além de manter as suas fábricas a bombar como sempre bombaram. Afinal, a resiliência da Altri é bem superior...
Mas, todos estes péssimos dados divulgados hoje eram fáceis de antever, incluindo o recurso ao lay off, e à necessidade de ajudas e incentivos do Estado para as exportações. Com os serviços administrativos, as escolas, as universidades... completamente encerrados no mundo inteiro, a necessidade de papel de impressão é muito menor e continuará a ser nos próximos tempos.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bogos » 20/5/2020 22:25

NirSup Escreveu:
Pedro2018 Escreveu:Os potenciais vendedores terão de ser investidores que já estão a perder. Será boa ideia vender estando a perder só por uma esp´écie de pânico?


Pedro2018,
Aceitas um conselho?
Vende, hoje, o que podes comprar mais barato amanhã. E esquece tudo o que leste de que só perde quem vende e quando vende. Enquanto não vender não está a perder nada.
Essa é uma frase mil vezes repetida. Pode servir de paliativo mas não cura a doença.
O que nos salva não é a fé mas o bom senso.
By Nirvana


Verdade.
Mas vai dizer isso À malta que ficou com uma acções do BES lá na algibeira.....
Não vendeu, logo não deve estar a perder :? :? :?

Há sempre quem goste de ter algo em molduras.....

O difícil é tomar decisões, isso é que é o diabo....

Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 20/5/2020 22:18

Pedro2018 Escreveu:Os potenciais vendedores terão de ser investidores que já estão a perder. Será boa ideia vender estando a perder só por uma esp´écie de pânico?


Pedro2018,
Aceitas um conselho?
Vende, hoje, o que podes comprar mais barato amanhã. E esquece tudo o que leste de que só perde quem vende e quando vende. Enquanto não vender não está a perder nada.
Essa é uma frase mil vezes repetida. Pode servir de paliativo mas não cura a doença.
O que nos salva não é a fé mas o bom senso.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, lfstorres, PAULOJOAO e 146 visitantes