Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 21/5/2020 19:31

GaioAzul Escreveu:Alguem viu isto?
Está tudo farto!
Aconselho ler.
O NY post tem tendências políticas liberais, ou seja, deveria estar do lado dos senhores Cuomo e De Blasio.

https://www.google.com/amp/s/nypost.com ... n-now/amp/



Quem escreveu esse artigo de opinião foi o David Marcus e tendo em conta que ele defende o Trump não é de surpreender o artigo que escreveu.

https://thefederalist.com/2020/05/08/tr ... s-working/

Não estarás a confundir com o New York Times?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 21/5/2020 19:22

ricardmag Escreveu:
+1, percebeste mal. Quando falei em liberdade e preço referia-me especificamente ao estado de emergência que como deves saber muitos direitos essenciais ficaram suspensos, na suécia isso não aconteceu. E referia-me também ao fecho de muitos negócios cá que não fecharam na suécia.


Estávamos a referir o valor das liberdades individuas, não tinha a ver com negócios, então o valor das liberdades individuais não entra na comparação com os outros países nórdicos em relação ao PIB, que era o que estávamos discutir. Ok, foi um mal entendido.

Sobre o nosso estado de emergência e as diferenças para os suecos, na Suécia eles pediram para as pessoas fazerem apenas deslocações essenciais (não sei se os suecos cumpriram...), cá mesmo com o estado de emergência as pessoas iam passear, até tentaram ir passar os fins de semana fora, talvez percebas porque foi necessário em Portugal aplicar o estado de emergência.
Com a nossa forma de estar (e não fomos os piores, pelo contrário, os franceses tiveram centenas de milhares de multas...) era muito arriscado pedir para as pessoas conterem-se como os suecos fizeram. Neste caso é preferível ser por excesso do que depois vir chorar....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 21/5/2020 19:17

Alguem viu isto?
Está tudo farto!
Aconselho ler.
O NY post tem tendências políticas liberais, ou seja, deveria estar do lado dos senhores Cuomo e De Blasio.

https://www.google.com/amp/s/nypost.com ... n-now/amp/

May 20, 2020

Last Friday morning, some 3,500 New Yorkers lined up at a Catholic church in Queens to receive free food hours before it even opened, according to the New York Police Department. Catholic Charities has reported a 200 percent increase in demand over the past month and a half.

By prolonging the coronavirus shutdown long after its core mission was accomplished, Gov. Andrew Cuomo and Mayor Bill de Blasio have plunged tens of thousands of New Yorkers into poverty.

It needs to end. Now.

In mid-March, we were told we have to endure a lockdown to ensure that hospitals didn’t get overrun. We did. The hospitals were not overwhelmed. We turned the Javits Center into a hospital. We didn’t need it. We brought in a giant Navy ship to treat New Yorkers. We didn’t need it.

We were told we were moments away from running out of ventilators. We weren’t, and now the United States has built so many, we are giving them away to other countries.

Meanwhile, the Big Apple is dying. Its streets are empty. The bars and jazz clubs, restaurants and coffeehouses sit barren. Beloved haunts, storied rooms, perfect-slice joints are shuttered, many for good. The sweat equity of countless small-business owners is evaporating. Instead of getting people back to work providing for their families, our mayor talks about a fantasyland New Deal for the post-coronavirus era.

Open the city. All of it. Right now. Broadway shows, beaches, Yankees games, the schools, the top of the freakin’ Empire State building. Everything. New Yorkers have already learned to socially distance. Businesses can adjust. The elderly and infirm can continue to be isolated.

For two months, we have waited for Cuomo and de Blasio to tell us how this ends. Where is ex-Mayor Michael Bloomberg with his alleged army of tracers that the governor told us was the key to reopening? And why did he hand that responsibility over to Bloomberg, whom nobody elected anyway?

What the hell is going on? Is anybody in charge of this situation? Or are we just left with the governor and his talking-head brother arguing on CNN about which of the two Ma loves best? (Who cares?)

In late April, Georgia Gov. Brian Kemp defied experts by opening his state. The Atlantic magazine, once a serious publication that should now come with a stick of stale bubblegum, accused him of engaging in “human sacrifice.”

You want to guess what happened? Guess, come on, take a guess. Instead of the predicted spike in deaths, the number of cases of coronavirus and associated deaths declined.

When NYC schools could finally reopen and how they could change
We should always consider that we are led by idiots, as one of my friends likes to remind me. Cuomo and de Blasio have no plan. There is not a single question about when New York can get back to normal to which they have a straight answer. Not one. They cash their taxpayer paychecks while immiserating the rest of us.

If our elected leaders won’t save the world’s greatest city from a slow death by economic strangulation, then the people of New York must do it themselves. Barbers, tailors, nail salons, sporting goods stores, movie theaters and others should open their doors — while maintaining social distancing, of course — and dare the state to shut them down.

Our politicians serve by our consent; we don’t run our businesses or live our lives by their consent. The suggestion to the contrary is an affront to Americanism.

It has been a long time since this country, let alone this city, really had to deal with the prospect of mass starvation. This isn’t about the stock market — it’s about parents putting their kids to bed hungry and hoping tomorrow there will be something for them to eat if they get up at 4:30 a.m. and get in line at the food bank.

We did what we were asked. We flattened the freakin’ curve. There is no longer any reasonable justification for the government to deprive us of our livelihoods. And our rights aren’t the government’s to grant or take away. They belong to us — the free grant of nature and the God of nature. We’re Americans. More than that: New Yorkers, goddammit.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 21/5/2020 18:46

cansm Escreveu:A ti, como a qualquer outra pessoa se aplica a frase "se esta ou outra doença me bater à porta, ou a familiares e amigos irei lidar com ela.", o que não invalida a importância e os cuidados que devemos ter.


Não sei se acompanhas-te o tópico desde o inicio, mas eu NUNCA desvalorizei os cuidados que se deve ter.
Uso máscara onde é obrigatório, nunca parei de ir trabalhar e não respeitei o recolher obrigatório :-$
NUNCA comprometi outras pessoas, felizmente tenho casa no campo.

O que eu sempre critiquei e critico foi o recolher obrigatório e o fecho de muitos negócios.
Sempre achei desproporcional a resposta ao virus, um virus que não tem assim tanto risco como pintam na tv.
Era possível continuar muitos negócios com apenas algumas restrições de utilização.
Grupos de risco têm de se proteger, e quem não está nos grupos de risco e está cagado de medo que fique em casa.

Penso que fui claro, já o tinha sido, espero bem que não me venham pintar de diabo, nem dizer merd** que NUNCA disse ou sugeri.

+1, percebeste mal. Quando falei em liberdade e preço referia-me especificamente ao estado de emergência que como deves saber muitos direitos essenciais ficaram suspensos, na suécia isso não aconteceu. E referia-me também ao fecho de muitos negócios cá que não fecharam na suécia.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 21/5/2020 18:30

ricardmag Escreveu:
mais_um Escreveu:Impossível calcular, só cada individuo é que pode responder, mas as autoridades suecas apelaram à população para cumprir um conjunto de regras, menos limitativas que as dos outros países é certo, mas não ´e sem limitações como sugeres.

https://www.thelocal.se/20200228/corona ... -in-sweden


Isso é MENTIRA, nunca sugeri isso, pelo contrário. Tenho postado sobre o mito das medidas soft da suécia.


Se tens postado sobre o mito das medidas soft, não me tenho apercebido mas o meu comentário ´é sustentado nas tuas afirmações recentes que me fizeram ficar com a percepção que consideras que os Suecos andam em liberdade e foram estes:


ricardmag Escreveu:De não esquecer que a liberdade das pessoas também tem um preço, e esse é mais difícil de calcular.

ricardmag Escreveu:Eles nunca fecharam :twisted: nem tiveram recolher obrigatório


Considerando o contexto em que as afirmações foram escritas, pareceu-me que consideravas que os suecos andavam em liberdade (e os outros não).... afinal consideras que não andam, sendo assim como explicas a tua afirmação que a liberdade das pessoas tem um preço, no contexto da comparação do impacto económico do lockdown nos países nórdicos?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por cansm » 21/5/2020 17:10

Just 7.3% of Stockholm had Covid-19 antibodies by end of April, study shows

in https://www.theguardian.com/world/2020/ ... oronavirus
 
Mensagens: 50
Registado: 6/12/2016 21:58

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por cansm » 21/5/2020 16:53

ricardmag Escreveu:Epá, até parece que só se morre de covid. Serão os outros menos importantes ?
Já o disse antes, se esta ou outra doença me bater à porta, ou a familiares e amigos irei lidar com ela.
Continuarei a ter a mesma opinião


Pode-se morrer por muitas razões, e todas elas imagino que importantes, mas não são na sua imensa maioria por causas transmissíveis (porque se o são, existem medidas para controlá-las).

Por não serem socialmente transmissíveis, a sua comparação (maior/menor, %), seguida da sua desvalorização, torna o argumento leviano (para ser simpático).

Se para a maioria das causas de morte, o facto se apresenta como uma macabra lotaria, para esta não o é... ou não deveríamos deixar que o fôsse, pois estamos perante um vírus de alta transmissão (felizmente com menor letalidade do que se pensava), para o que não existe cura.

A ti, como a qualquer outra pessoa se aplica a frase "se esta ou outra doença me bater à porta, ou a familiares e amigos irei lidar com ela.", o que não invalida a importância e os cuidados que devemos ter.

Volto a escrever, acrescentando...

O que choca na argumentação é a leviandade dos argumentos (é uma pequena percentagem, são poucas mortes, morre-se mais por acidentes de viação, a gripe, a fome) completamente cegos às consequências pessoais e sociais de viver com uma doença sem cura, e altamente transmissível.

Todas as opiniões são legítimas, quando são justificadas. Desde o valor de uma vida própria ao de uma vida alheia (a sua importância é uma valorização).
 
Mensagens: 50
Registado: 6/12/2016 21:58

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 21/5/2020 16:28

https://www.google.com/amp/s/amp.cnn.co ... index.html

In a new report Wednesday, infectious disease experts described US coronavirus testing as disorganized and in need of coordination at the national level.

Testing is currently not accurate enough to be used to make most decisions on who should go back to work or to school, the team at the University of Minnesota said.
(...)

More deaths could have been prevented, report says
If the US had encouraged people to stay home and had put social distancing policies in place just a week earlier, more than half the number of deaths and infections could possibly have been prevented, according to new research from Columbia University.

Had the US locked the country down two weeks earlier, 84% of deaths and 82% of cases could have been averted, said the research team led by epidemiologist Jeffrey Shaman.

(...)
The first days were important, they noted. "During the initial growth of a pandemic, infections increase exponentially. As a consequence, early intervention and fast response are critical," they wrote.

However, they said, it's also true that they could not account for how people would have responded.

"Public compliance with social distancing rules may also lag due to sub-optimal awareness of infection risk," they noted.


Pois, é muito fácil sugerir o que se podia ter feito. Ninguém sabe ao certo o que teria acontecido nem quais teriam sido as reacções. Qual teria sido o grau de conformidade?
Pelo que sabemos, desde o inicio, alguns estados nem terão aderido a nada, e outros, terão aderido a pouco. Há sítios onde nem máscaras usam.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 21/5/2020 16:10

ricardmag Escreveu:[quote="

Epá, até parece que só se morre de covid. Serão os outros menos importantes ?
Já o disse antes, se esta ou outra doença me bater à porta, ou a familiares e amigos irei lidar com ela.
Continuarei a ter a mesma opinião


Compreendo a tua frustração mas ninguém disse que se morria só de covid. É óbvio que não e todos sabemos isso.
Penso que se comenta mais acerca do Covid aqui porque é precisamente o tema deste tópico.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 21/5/2020 16:02

The New York Times: What to Expect When a Coronavirus Vaccine Finally Arrives.
https://www.nytimes.com/2020/05/20/opin ... polio.html

Um artigo interessante sobre a história da vacina da polio e as expetativas em relação à criação duma vacina para o Covid.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 21/5/2020 12:47

mais_um Escreveu:Impossível calcular, só cada individuo é que pode responder, mas as autoridades suecas apelaram à população para cumprir um conjunto de regras, menos limitativas que as dos outros países é certo, mas não ´e sem limitações como sugeres.

https://www.thelocal.se/20200228/corona ... -in-sweden


Isso é MENTIRA, nunca sugeri isso, pelo contrário. Tenho postado sobre o mito das medidas soft da suécia.

cansm Escreveu:Para justificar a liberdade individual (como se esta fosse independente da liberdade social) há quem desvalorize o impacto da pandemia e as suas consequências (que se apresenta invariavelmente como consequência do alarme injustificado).


Se estás a dizer que eu desvalorizo, estás redondamente enganado.

cansm Escreveu:Se o vírus não for erradicado estamos a condenar a milhares de pessoas a um isolamento constante e a uma vida diária de medo e receio.


Estás a partir do pressuposto que todos estão cagados de medo. Temos de nos adaptar a viver com ele.
Quanto a isso posso fazer nada.

cansm Escreveu:O que choca na argumentação é a leviandade dos argumentos (é uma pequena percentagem, são poucas mortes, morre-se mais por acidentes de viação, a gripe, a fome) completamente cegos às consequências pessoais e sociais de viver com uma doença sem cura.

Nada é importante e tudo é prescindível, até que a nossa vida está em jogo, e então passa apenas a haver uma ideia. Vivemos bem com os males dos outros até que nos toca.


Epá, até parece que só se morre de covid. Serão os outros menos importantes ?
Já o disse antes, se esta ou outra doença me bater à porta, ou a familiares e amigos irei lidar com ela.
Continuarei a ter a mesma opinião
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/5/2020 10:42

Existem certamente diferenças demográficas a vários níveis e não basta sugerir que os critérios são os mesmos. É muito cedo para tentar explicar estas diferenças com rigor. Eu não sei ao certo quais as razões (posso quanto muito especular sobre eventuais candidatos) nem ninguém até agora ofereceu uma explicação convincente/satisfatória.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Luís Silva » 21/5/2020 9:18

Sweden’s death toll unnerves its Nordic neighbours

Mais um problema para os suecos. Com a pandemia controlada, os paises vizinhos gostariam de agora abrir fronteiras de novo e não podem.


https://www.irishtimes.com/news/world/europe/sweden-s-death-toll-unnerves-its-nordic-neighbours-1.4258147
 
Mensagens: 73
Registado: 30/4/2016 11:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 21/5/2020 1:27

cansm Escreveu:
ricardmag Escreveu:Já te expliquei que são poucas mortes relativamente a outras causas.
Mortalidade baixa, pequena % da população.
Muitas mortes por codiv eram poupadas se todos tivessem dado mais atenção aos lares, vidas tiradas pela covid não são mais valiosas que outras tiradas por outros motivos.


Cito, sem intenção de replicar, mas como exemplo da argumentação na desvalorização desta pandemia, e como ponto prévio, o conceito de imunidade de grupo foi concebida para o uso de vacinas, nunca para o controlo de pandemias, mas adiante.

Para justificar a liberdade individual (como se esta fosse independente da liberdade social) há quem desvalorize o impacto da pandemia e as suas consequências (que se apresenta invariavelmente como consequência do alarme injustificado).

A fórmula passa invariavelmente (eu diria de forma obtusa, mas é interpretação pessoal) pela ideia que o vírus afecta apenas os mais velhos, e a peregrina constatação que o problema incide nos lares.

Até haver vacina, qualquer pessoa em situação de risco corre perigo de vida, independentemente da idade. Se o vírus não for erradicado estamos a condenar a milhares de pessoas a um isolamento constante e a uma vida diária de medo e receio.

Estamos a condenar o meu irmão, de 52 anos, médico e diabético a arriscar a vida cada vez que vê um paciente, ou fora da sua actividade profissional, ao sair de casa;

Estamos a condenar um amigo, de 45 anos a viver fechado em casa por ser hipertenso.

Estamos a condenar a minha mãe, (esse grupo de mais de 80 anos que se falecer aparentemente não é um problema), e que não estando num lar não vai poder, ou arrisca a sua vida cada vez que o fizer, tocar nos seus filhos ou netos.

Condenámos um colega de trabalho, também de 45 anos, normalmente saudável (se isso se pode dizer), com problemas cardíacos na família (ele nao tinha historial), e que depois de voltar ao escritório faleceu por complicações cardíacas, tendo acusado positivo de Covid na autopsia.

O que choca na argumentação é a leviandade dos argumentos (é uma pequena percentagem, são poucas mortes, morre-se mais por acidentes de viação, a gripe, a fome) completamente cegos às consequências pessoais e sociais de viver com uma doença sem cura.

Nada é importante e tudo é prescindível, até que a nossa vida está em jogo, e então passa apenas a haver uma ideia. Vivemos bem com os males dos outros até que nos toca.

Sofrimento e morte são as consequências deste vírus. Para alguns parece ser um assunto de umbigo.



Também há outros doentes crónicos que vivem com medo. Este vírus toca muito mais gente do que pensamos. E sim, faz sofrer e pode matar.
Mas é também verdade que não é o único vírus com essas capacidades. Infelizmente!

A minha irmã, com lúpus e outras doenças autoimunes, decidiu arriscar e voltar para Portugal em Junho para ver a família.
São riscos. Ninguém quer deixar de viver e muitos, como ela, preferem o risco à separação.

Já agora, não te esqueças também dos que desconhecem ter doenças crónicas! Quantos não há, por exemplo, que nem sabem ter problemas cardiovasculares até um dia caírem para o lado?

Infelizmente, e sendo eu uma pessoa normalmente bastante otimista, não me parece que seja erradicado até porque continuará a haver mutações.
Penso que, quer não quer, entrámos num era nova com novas medidas independentemente da nossa opinião.

Falei agora com amigos espanhóis e o que estamos a passar aqui a nível de restrições é bem pouco comparado com o que se passa em Espanha.
Espero nunca chegarmos a isso aqui.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 21/5/2020 1:13

Ricardmag, cinco posts consecutivos com ataques/provocações, a ignorar insistentemente os avisos e a responder de forma insolente à moderação é a razão da remoção. O caldeirão de bolsa não é a tasca da bolsa. Qualquer questão adicional sobre moderação, envia e-mail ou mensagem privada. Aqui não vamos discutir nada disso, o tópico é para discutir o tema com respeito pelas regras do espaço.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 21/5/2020 0:18

miguellene Escreveu:
Efectivamente esta doença tem tratamento lento, mas há imensa imensa gente com tratamento como uma gripe normal.
E efectivamente este vírus sincroniza a necessidade de tratamento. Mas não olhes para os casos particulares: é aceite que a grande maior parte das vitimas tem idade avançada. Portanto nada de dramatismos.


MiguelLené.



O Boris também pensava como tu..até disse para a malta ir para a festa...depois de uns dias nos UCI mudou de opinião... mas atenção, como não tens idade avançada nada de dramatismos..

Deixo-te a distribuição por faixa etária nos UCI suecos:
Anexos
Screenshot_2020-05-21 COVID-19 in Swedish intensive care.png
Screenshot_2020-05-21 COVID-19 in Swedish intensive care.png (8.89 KiB) Visualizado 6291 vezes
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/5/2020 22:30

miguellene Escreveu:A diferença é de 3 ou 4 vezes. Nada de estranhar? Mesmo desconfinando?



Há muitos factores que podem explicar essas diferenças: questões/diferenças demográficas, nível de stress do sistema de saúde, critérios de testagem/contagem, etc. Elas são, em larga medida, expectáveis (o que não equivale a dizer que as conseguimos explicar com detalhe e precisão nesta altura).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 20/5/2020 22:30

Números de hoje
Suécia +88 óbitos
Dinamarca +3 óbitos
Noruega 1 óbitos
Finlândia +3 óbitos


Óbitos por habitante:
Suécia 380 óbitos por milhão
Dinamarca 96 óbitos por milhão
Noruega 43 óbitos por milhão
Finlândia 55 óbitos por milhão

nota: os números na Suécia não são sempre tão elevados, no ultimo domingo fora apenas 5.
Anexos
Screenshot_2020-05-20 Corona-viruset Status i Norden.png
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por cansm » 20/5/2020 22:19

ricardmag Escreveu:Já te expliquei que são poucas mortes relativamente a outras causas.
Mortalidade baixa, pequena % da população.
Muitas mortes por codiv eram poupadas se todos tivessem dado mais atenção aos lares, vidas tiradas pela covid não são mais valiosas que outras tiradas por outros motivos.


Cito, sem intenção de replicar, mas como exemplo da argumentação na desvalorização desta pandemia, e como ponto prévio, o conceito de imunidade de grupo foi concebida para o uso de vacinas, nunca para o controlo de pandemias, mas adiante.

Para justificar a liberdade individual (como se esta fosse independente da liberdade social) há quem desvalorize o impacto da pandemia e as suas consequências (que se apresenta invariavelmente como consequência do alarme injustificado).

A fórmula passa invariavelmente (eu diria de forma obtusa, mas é interpretação pessoal) pela ideia que o vírus afecta apenas os mais velhos, e a peregrina constatação que o problema incide nos lares.

Até haver vacina, qualquer pessoa em situação de risco corre perigo de vida, independentemente da idade. Se o vírus não for erradicado estamos a condenar a milhares de pessoas a um isolamento constante e a uma vida diária de medo e receio.

Estamos a condenar o meu irmão, de 52 anos, médico e diabético a arriscar a vida cada vez que vê um paciente, ou fora da sua actividade profissional, ao sair de casa;

Estamos a condenar um amigo, de 45 anos a viver fechado em casa por ser hipertenso.

Estamos a condenar a minha mãe, (esse grupo de mais de 80 anos que se falecer aparentemente não é um problema), e que não estando num lar não vai poder, ou arrisca a sua vida cada vez que o fizer, tocar nos seus filhos ou netos.

Condenámos um colega de trabalho, também de 45 anos, normalmente saudável (se isso se pode dizer), com problemas cardíacos na família (ele nao tinha historial), e que depois de voltar ao escritório faleceu por complicações cardíacas, tendo acusado positivo de Covid na autopsia.

O que choca na argumentação é a leviandade dos argumentos (é uma pequena percentagem, são poucas mortes, morre-se mais por acidentes de viação, a gripe, a fome) completamente cegos às consequências pessoais e sociais de viver com uma doença sem cura.

Nada é importante e tudo é prescindível, até que a nossa vida está em jogo, e então passa apenas a haver uma ideia. Vivemos bem com os males dos outros até que nos toca.

Sofrimento e morte são as consequências deste vírus. Para alguns parece ser um assunto de umbigo.
 
Mensagens: 50
Registado: 6/12/2016 21:58

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 20/5/2020 22:16

ricardmag Escreveu:
mais_um Escreveu:
Sim, seria mas a diferença seria insignificante...
Aliás, para quem considera que morrer 3700 ou 200 é quase a mesma coisa, não percebo como pode estar a valorizar tanto mais décima, menos décima no PIB, mas como já referi, são opiniões. E não pretendo mudar a tua , nem a de ninguém.


Em termos absolutos não será assim tão insignificante...


ricardmag Escreveu:Já te expliquei que são poucas mortes relativamente a outras causas.
Mortalidade baixa, pequena % da população.


Aprecio a tua coerência, para as mortes relativizas, para o PIB o que conta são valores absolutos... (apesar de serem décimas..)


ricardmag Escreveu:Deves ter percebido mal ou estás com más intenções, eu não disse isso, até uma criança sabe que 3700 é diferente de 200. Daaaaaahhh. :twisted:


ricardmag Escreveu:Dentro do contexto, sei que dizer 4 a 9 vezes mais dá espetáculo mas na minha opinião as 3743 é um valor baixo.


Se 3743 é um valor baixo, 200 é o quê?

ricardmag Escreveu:De não esquecer que a liberdade das pessoas também tem um preço, e esse é mais difícil de calcular.


Impossível calcular, só cada individuo é que pode responder, mas as autoridades suecas apelaram à população para cumprir um conjunto de regras, menos limitativas que as dos outros países é certo, mas não ´e sem limitações como sugeres.

https://www.thelocal.se/20200228/corona ... -in-sweden
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/5/2020 22:06

ricardmag, terás de assumir uma posição mais construtiva no tópico, começando por respeitar a chamada da atenção da moderação; o tópico não precisa destas atitudes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 20/5/2020 21:26

ricardmag Escreveu:O quê que interessa se há mais a concordar com um ou com outro ? :roll:
Ficas mais tranquilo se souberes que estás do lado da manada ? :wink:


?!? :shock: :shock:

Eu fiz essa referência para dizer exatamente o contrário do que estás a afirmar, ou seja, para te dizer que será um assunto que não sei o que cada pessoa pensa sobre o mesmo.

ricardmag Escreveu:Já te expliquei que são poucas mortes relativamente a outras causas.
Mortalidade baixa, pequena % da população.
Muitas mortes por codiv eram poupadas se todos tivessem dado mais atenção aos lares, vidas tiradas pela covid não são mais valiosas que outras tiradas por outros motivos.


Ok, então achas realmente que, devido à covid, não houve nenhum país com muitas mortes...

Nada me diz que os países não deram atenção aos lares, mas não cometer erros numa situação destas seria quase impossível... seja nos lares seja no resto.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/5/2020 20:30

ricardmag Escreveu:Eu não fiz juízo de valor nenhum, isso é MENTIRA. São coisas da tua cabeça


ricardmag Escreveu:Lá estás tú com as mortes, começo a achar que tens prazer em nisso :twisted:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 20/5/2020 20:29

ricardmag Escreveu:MarcoAntonio, não me lembro das acusações que me fazes, talvez seja da sensibilidade :twisted:


Não te lembras porque tens estado demasiado entretido a fazer precisamente as coisas que acusas os outros, como é perfeitamente claro pelos exemplos que cito.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 20/5/2020 20:27

While people in other European countries have gradually begun returning to their workplaces in recent weeks, Swedes have been strongly advised to continue working from home, and possibly not just for weeks, but for months to come.

https://www.thelocal.se/20200520/sweden ... -in-europe



Esta tem piada, até parece que é uma coisa má, nós ainda não abrimos montes de negócios.
Eles nunca fecharam :twisted: nem tiveram recolher obrigatório :twisted:

MarcoAntonio, não me lembro das acusações que me fazes, talvez seja da sensibilidade :twisted:

A manada é força de expressão, estás muito sensível a interpretações :mrgreen:
Eu não excluo de ser eu que estou na manada.
Eu não fiz juízo de valor nenhum, isso é MENTIRA. São coisas da tua cabeça
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aguia__RED, bento.jp13, Carlos73, Cem pt, iniciado1, jprgodinho, latbal, malakas, Mmmartins, Musus, Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014, xeidafome e 117 visitantes