Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por artista_ » 19/5/2020 13:12

lfhm83 Escreveu:
artista_ Escreveu:
lfhm83 Escreveu:E se a bolsa se tiver desvinculado da economia?


Pois, ou isso, ou o virus causará muito menos dados do que parece... eu sempre acreditei que os mercados veem mais que qualquer pessoa individualmente, nunca duvidei tanto disso como agora, mas depois de tantas subidas com as economias a ameaçarem ruir, penso que esta hipótese tem de ser colocada em cima da mesa...


Ou então os bancos centrais estão a incubar a pior crise de sempre. Imaginando que mais além de todos os problemas que temos, se está a criar uma bolha para depois haver um crash de bolsa e inflação à séria.

Vamos acreditar que algo nos escapa e que isto tudo não é assim tão grave...


Eu já escrevi várias vezes que nunca estive tão confuso com os mercados... mas, historicamente, as vezes que andei mais confuso, mesmo que não fosse a este nível, os mercados tinham razão. Por isso acho que, pelo menos como hipótese, deverá ser colocada em cima da mesa!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por Opcard » 19/5/2020 13:04

lfhm83 Escreveu:Há mais pontos a considerar como sustentabilidade da banca, fundos de pensões a desvalorizar, governos que podem abusar do sistema, empresas zombie.

Obviamente que isto tem de ter outras consequências para alem da inflação...


Todo o que descreves tem pai e mãe no BCE , com juros negativos não há bancos ou empresas zombei a morrer .

Dinheiro grátis pode curar , mas destrói o futuro duma economia .

Como vão ser utilizado o dinheiro doado pela pela Europa , temo o pior, França segurança social o buraco 40 mil milhões estava mal ( com a crise suspenderam a reforma ) agravou com cod19 , como o dinheiro é para o vírus podem meter lá a massa ( quando o necessário era acabar com os subsistemas reforma aos 50, 55 anos e passar o geral de 62 para 67 como os alemães ).

Ou seja o dinheiro fácil só impede o progresso e a criação de riqueza .
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por BearManBull » 19/5/2020 11:47

Há mais pontos a considerar como sustentabilidade da banca, fundos de pensões a desvalorizar, governos que podem abusar do sistema, empresas zombie.

Obviamente que isto tem de ter outras consequências para alem da inflação...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por Opcard » 19/5/2020 10:24

Sobre o Trump e China vai ter dias .

Sobre a Europa .
Sobre questões legais e o acordo do TC alemão o primeiro sinal foi o que fez o Merkel e Macron ontem ( parte fácil falta o resto ) , há muito que o BCE dizia que não podiam ser só eles com política monetária a resolver .

Na área do euro em 2021, com o declínio da produtividade e maiores custo devido aos novos padrões de saúde penso que vai provocar inflação ( nem falo do protecionismo que muitos querem que é inflacionista )
O BCE pode sempre dizer que esse aumento de preços será transitória para não parar o Quantitative Easing,
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por kz_11 » 19/5/2020 9:13

Opcard Escreveu:
karaya75 Escreveu:
Opcard Escreveu:Ao ler o teu artigo fui até a minha juventude nesse tempo eu acreditava que o Dinheiro era tudo , agora tenho a certeza.

Os mercados vivem do que dizem os bancos centrais , quem está no mercado apenas deve ver e ouvir o que fazem os bancos centrais todo o resto é acessório , muito desemprego , queda do PIB , menos lucros tudo são insignificâncias perante o poder de fogo dos novos donos do mundo ‘

Para não escrever um artigo com o tamanho teu teria de ir a Argentina ao Líbano , falar da moeda ,,faltar do padrão ouro .. para simplificar

Apenas digo que há 2 cisnes negros no horizonte para os mercados um do outro lado do Atlântico e outro na Zona Euro um aterrador outro mortal .



quais são esses cisnes?


Com dificuldades de Trump para ser reeleito ele aumentará o conflito com a China .

Na Europa o bar aberto do BCE pode ser obrigada reduzir o caudal por 2 razões:
Por questões legais.
O mandato do BCE é sobre os preços se a inflação chegar aos 2% eles terão de parar as compras .



Concordo. No entanto históricamente parece improvável que algum dos motivos aconteça.

Acho que a politica ultra acomodaticia já se tornou o normal, e até que alguma moeda ceda por algum motivo os bancos vão usar estas medidas como um simples comprimido para as dores.
"Where are you going?
I'm going to try to find moral redemption, at the roulette table."
- "Mike Baum" - The big short
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 33
Registado: 18/1/2015 15:32

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por BearManBull » 19/5/2020 9:06

artista_ Escreveu:
lfhm83 Escreveu:E se a bolsa se tiver desvinculado da economia?


Pois, ou isso, ou o virus causará muito menos dados do que parece... eu sempre acreditei que os mercados veem mais que qualquer pessoa individualmente, nunca duvidei tanto disso como agora, mas depois de tantas subidas com as economias a ameaçarem ruir, penso que esta hipótese tem de ser colocada em cima da mesa...


Ou então os bancos centrais estão a incubar a pior crise de sempre. Imaginando que mais além de todos os problemas que temos, se está a criar uma bolha para depois haver um crash de bolsa e inflação à séria.


Vamos acreditar que algo nos escapa e que isto tudo não é assim tão grave...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por Opcard » 19/5/2020 8:10

karaya75 Escreveu:
Opcard Escreveu:Ao ler o teu artigo fui até a minha juventude nesse tempo eu acreditava que o Dinheiro era tudo , agora tenho a certeza.

Os mercados vivem do que dizem os bancos centrais , quem está no mercado apenas deve ver e ouvir o que fazem os bancos centrais todo o resto é acessório , muito desemprego , queda do PIB , menos lucros tudo são insignificâncias perante o poder de fogo dos novos donos do mundo ‘

Para não escrever um artigo com o tamanho teu teria de ir a Argentina ao Líbano , falar da moeda ,,faltar do padrão ouro .. para simplificar

Apenas digo que há 2 cisnes negros no horizonte para os mercados um do outro lado do Atlântico e outro na Zona Euro um aterrador outro mortal .



quais são esses cisnes?


Com dificuldades de Trump para ser reeleito ele aumentará o conflito com a China .

Na Europa o bar aberto do BCE pode ser obrigada reduzir o caudal por 2 razões:
Por questões legais.
O mandato do BCE é sobre os preços se a inflação chegar aos 2% eles terão de parar as compras .
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por artista_ » 19/5/2020 1:39

lfhm83 Escreveu:E se a bolsa se tiver desvinculado da economia?


Pois, ou isso, ou o virus causará muito menos dados do que parece... eu sempre acreditei que os mercados veem mais que qualquer pessoa individualmente, nunca duvidei tanto disso como agora, mas depois de tantas subidas com as economias a ameaçarem ruir, penso que esta hipótese tem de ser colocada em cima da mesa...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por Punitor » 19/5/2020 1:22

Os bancos centrais estão de facto a aparar as quedas e a amparar o mercado como o Opcard diz.
Isso é claro a olhos vistos: economia parada, desemprego a subir, PIBs a cair como nunca, resultados maus, dívidas a galopar..., enfim tudo mais do que péssimo e com perspetivas de ficar pior ainda. No entanto, os índices hoje deram um salto como se todos os indicadores fossem excelentes.
O DAX subiu quase 6% e do outro lado do Atlântico as subidas foram também consistentes...
À primeira vista parece um comportamento esquizofrénico do mercado. Nem dá para entender que raio de crash é este e se é de facto um crash...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por karaya75 » 19/5/2020 0:49

Opcard Escreveu:Ao ler o teu artigo fui até a minha juventude nesse tempo eu acreditava que o Dinheiro era tudo , agora tenho a certeza.

Os mercados vivem do que dizem os bancos centrais , quem está no mercado apenas deve ver e ouvir o que fazem os bancos centrais todo o resto é acessório , muito desemprego , queda do PIB , menos lucros tudo são insignificâncias perante o poder de fogo dos novos donos do mundo ‘

Para não escrever um artigo com o tamanho teu teria de ir a Argentina ao Líbano , falar da moeda ,,faltar do padrão ouro .. para simplificar

Apenas digo que há 2 cisnes negros no horizonte para os mercados um do outro lado do Atlântico e outro na Zona Euro um aterrador outro mortal .



quais são esses cisnes?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 18
Registado: 29/10/2019 12:41

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por GaioAzul » 19/5/2020 0:10

As Bolsas não dependem mais da Microsoft, Google, Facebook e Amazon hoje em dia?
Não pretendo saber tanto com os participantes deste Fórum, aliás não percebo mesmo nada, mas se o vírus não tocou estes 4 grandes directamente, não é mais ou menos normal as Bolsãs não colapsarem?
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por Marco Martins » 18/5/2020 22:25

As bolsas sobem de expectativas e não de realidades. Quando algumas empresas sobem num sector, muitas vezes as restantes em sectores idênticos ou relacionados, também sobem..
Nesse sentido, as bolsas sobem neste momento, na expectativa que o futuro permita o controlo do covid, porém, acho que ainda não antecipa a queda de muitas empresas em Agosto e Setembro na altura do subs de férias, ou no natal que acho que vai ser o momento mais complicado para a economia.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por Opcard » 18/5/2020 13:08

Ao ler o teu artigo fui até a minha juventude nesse tempo eu acreditava que o Dinheiro era tudo , agora tenho a certeza.

Os mercados vivem do que dizem os bancos centrais , quem está no mercado apenas deve ver e ouvir o que fazem os bancos centrais todo o resto é acessório , muito desemprego , queda do PIB , menos lucros tudo são insignificâncias perante o poder de fogo dos novos donos do mundo ‘

Para não escrever um artigo com o tamanho teu teria de ir a Argentina ao Líbano , falar da moeda ,,faltar do padrão ouro .. para simplificar

Apenas digo que há 2 cisnes negros no horizonte para os mercados um do outro lado do Atlântico e outro na Zona Euro um aterrador outro mortal .
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por BearManBull » 18/5/2020 12:37

E se a bolsa se tiver desvinculado da economia?

Foi muito estranho a bolsa não antecipar o movimento do vírus e só ter começado a cair no início de Fevereiro.

Agora continua a subir com um futuro económico ainda muito incerto, neste momento não sei se podemos continuar a aceitar o pensamento clássico que economia e bolsa vão de mãos dadas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 18/5/2020 11:51

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "O cocktail venenoso da Bolsa portuguesa":
[url]
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao ... taquesTopo[/url]

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], icemetal, PAULOJOAO, zulu404 e 122 visitantes