Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P500 - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: S&P500

por BearManBull » 14/5/2020 12:58

Quem desdenha quer comprar. :mrgreen: :-k
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8848
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: S&P500

por Ulisses Pereira » 14/5/2020 12:39

Sim, Nirsup, claramente andam a ler-te.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: S&P500

por NirSup » 14/5/2020 12:29

Ações estão caras, alertam pesos pesados de Wall Street

Investidores lendários como Stan Druckenmiller e David Tepper foram os últimos a falar do nível elevado em que se encontram as ações.
(Booomberg, em 14/05/2020)
Ver AQUI: https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... _Destaques

Será que estes gajos me andam a ler? :wall: :wall: :wall:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: S&P500

por VirtuaGod » 14/5/2020 0:53

JohnyRobaz Escreveu:O que eu estou a dizer seria então representado por um gráfico muito ligeiramente pior que o RSP que referes (em que as 5 cotadas valem apenas 1%).

Correctíssimo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 14/5/2020 0:25

VirtuaGod Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Mas posso estar enganado.


E estás. O teu portfólio S&P495 (chamemos assim) as 495 acções vão SEMPRE representar 100% do portfolio. O exemplo que estás a dar vai dar praticamente no RSP.

O índice calculado no gráfico seria como comprar o S&P 500 e SHORTAR as 5 cotadas.

Usando uma analogia à lá TheKeyboardDuck. Os outliers são importantes. Ng vai dizer que um tipo com dois metros e um com 1.6m têm alturas semelhantes . Mas comparar alguém com 1.6m com um tipo de dois metros sem uma perna são coisas radicalmente diferentes...


Ok, já entendi a diferença. Assim sendo, a comparação é de facto enganadora. O que eu estou a dizer seria então representado por um gráfico muito ligeiramente pior que o RSP que referes (em que as 5 cotadas valem apenas 1%).
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por VirtuaGod » 13/5/2020 23:30

JohnyRobaz Escreveu:Mas posso estar enganado.


E estás. O teu portfólio S&P495 (chamemos assim) as 495 acções vão SEMPRE representar 100% do portfolio. O exemplo que estás a dar vai dar praticamente no RSP.

O índice calculado no gráfico seria como comprar o S&P 500 e SHORTAR as 5 cotadas.

Usando uma analogia à lá TheKeyboardDuck. Os outliers são importantes. Ng vai dizer que um tipo com dois metros e um com 1.6m têm alturas semelhantes . Mas comparar alguém com 1.6m com um tipo de dois metros sem uma perna são coisas radicalmente diferentes...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 13/5/2020 23:24

VirtuaGod Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Mas confirma-se que o gráfico simplesmente tinha retirado o peso das outras cotadas?

Olha por ti e tenta calcular (nos dias que correm parece que tenho que questionar tudo e aconselho a fazer o mesmo). Vais ver a a linha a preto (S&P 500) é simplesmente a azul + a laranja (Tenta ver nos pontos em que a preta passa nos 0% para ser mais simples de calcular). A azul representa 20% do S&P e a laranja representa 80% do S&P.

80% do S&P é diferente de S&P sem essas 5 cotadas. (que seria naturalmente 100% uma vez que o peso das outras seria reajustado).

De qualquer forma, penso que o que está a querer ser demonstrado é a diferença da variação, e isso não me parece que seja afectado por esse factor específico. Mesmo estando só 80%, o que o gráfico indica é que sem esses 20% do mercado a variação foi bem negativa, ao contrário do mercado com todas as cotadas. Penso eu...

O RSP fica bem atrás do SPY (15 pontos percentuais desde início de 2018 parece-me relevante e realista). Este é o valor e o índice que pretendes e que toda a gente achou que estava a ser calculado (como disse não é a 100% porque estas cotadas ainda valem mesmo assim 1% do índice mas isso acaba por ser um valor negligenciável).

Embora não de forma perfeita (porque as cotadas pesam 1%) o RSP está muito mais em linha com o que esse gráfico pretende transmitir (um índice em que essas cotadas não existissem).


Sim, eu percebo o ponto, que se foca mais no suposto peso dessas 5 cotadas no próprio índice. Eu olhei para isto da seguinte forma: temos 30K, e investimos em Fev 18 3 parcelas iguais em 3 carteiras diferentes: a 1º com apenas 5 acções, as tais mega cap tech, os 2ºs 10 K investimos nas restantes 495 acções do índice e a 3º parcela investimos no SPY. E parece-me é que essas 3 linhas representam a evolução dessas 3 carteiras. Mas posso estar enganado.

Não estando enganado, achei interessante os gráficos porque se percebe que 5 empresas estão a receber capital como se fossem (e se calhar são mesmo) acções ultra-defensivas, enquanto que as restantes 495 representam o que poderá ser a economia nos ´próximos meses. O índice, acaba por ser influenciado pelas duas realidades, com o peso que for (aparentemente, 20% e 80%).
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por VirtuaGod » 13/5/2020 23:09

JohnyRobaz Escreveu:Mas confirma-se que o gráfico simplesmente tinha retirado o peso das outras cotadas?

Olha por ti e tenta calcular (nos dias que correm parece que tenho que questionar tudo e aconselho a fazer o mesmo). Vais ver a a linha a preto (S&P 500) é simplesmente a azul + a laranja (Tenta ver nos pontos em que a preta passa nos 0% para ser mais simples de calcular). A azul representa 20% do S&P e a laranja representa 80% do S&P.

80% do S&P é diferente de S&P sem essas 5 cotadas. (que seria naturalmente 100% uma vez que o peso das outras seria reajustado).

De qualquer forma, penso que o que está a querer ser demonstrado é a diferença da variação, e isso não me parece que seja afectado por esse factor específico. Mesmo estando só 80%, o que o gráfico indica é que sem esses 20% do mercado a variação foi bem negativa, ao contrário do mercado com todas as cotadas. Penso eu...

O RSP fica bem atrás do SPY (15 pontos percentuais desde início de 2018 parece-me relevante e realista). Este é o valor e o índice que pretendes e que toda a gente achou que estava a ser calculado (como disse não é a 100% porque estas cotadas ainda valem mesmo assim 1% do índice mas isso acaba por ser um valor negligenciável).

Embora não de forma perfeita (porque as cotadas pesam 1%) o RSP está muito mais em linha com o que esse gráfico pretende transmitir (um índice em que essas cotadas não existissem).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: S&P500

por Caramelo » 13/5/2020 22:04

J Alves Escreveu:
Caramelo Escreveu:
J Alves Escreveu:a posição curta aberta na outra semana foi hoje fechada a 8915


J Alves, esta era aquela que tinha o stop nos 9.300?

viewtopic.php?f=3&t=82549&start=11500#p1550918



precisamente essa, a qual disse que iria ser alterado o stop pra cima dos 9300


Ok, só questionei porque me parece que ontem o valor foi até aos 9.350, pensei que tivesses sido stopado, assim sendo ainda bem que conseguiste vender a ganhar \:D/
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:59

e sabes porque alterei, por causa deste canal ascendente, que me parece q já o apresentei
Anexos
nas.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7177
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:56

Caramelo Escreveu:
J Alves Escreveu:a posição curta aberta na outra semana foi hoje fechada a 8915


J Alves, esta era aquela que tinha o stop nos 9.300?

viewtopic.php?f=3&t=82549&start=11500#p1550918



precisamente essa, a qual disse que iria ser alterado o stop pra cima dos 9300
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7177
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por Caramelo » 13/5/2020 21:42

J Alves Escreveu:a posição curta aberta na outra semana foi hoje fechada a 8915


J Alves, esta era aquela que tinha o stop nos 9.300?

viewtopic.php?f=3&t=82549&start=11500#p1550918
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:24

tb no nas se está a formar uma possível zona de resistência muito interessante
Anexos
NDX Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7177
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:23

a posição curta aberta na outra semana foi hoje fechada a 8915
Anexos
NDX Daily.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7177
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por ricardmag » 13/5/2020 21:20

20% é um peso grande mas se as outras 80% forem no sentido contrário o sp500 cai. Ou não é assim ?
Editado pela última vez por ricardmag em 13/5/2020 21:44, num total de 1 vez.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:20

queda até aos 2725 têm muita probabilidade de acontecer
Anexos
SP500 Daily.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7177
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:18

zona de resistência e 61.8 de fibo
Anexos
SP500 Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7177
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:14

Mas afinal é assim uma novidade tão grande que a amazon, apple. face, google e microsoft têm um peso brutal no sp?

Se elas pesam 25/27% se é o volume ou afins isso para o trading vale 0.

Podem dizer, mas se elas começarem a cair a queda pode ter um click? Claro que pode. Mas então o que acho que deve ser feito é olhar ao gráfico de cada acção.

Há pessoal que se excita em demasia com estas coisas, e depois coloca ao lado o que é o mais importante o preço do sp.

Os mercados dão pica, adrenalina dores de estômago e afins, mas no fundo isto resume-se a duas coisas perder ou ganhar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7177
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 13/5/2020 21:05

ricardmag Escreveu:Se o volume que falas são as acções, isso não influência porque podes ter muito volume e o preço não se mexer.
O que interessa é se o preço sobe ou desce.

Não estás a querer dizer que o sp500 vai para onde essas forem, ou estás ?

Lê o que eu escrevi, buy volume, nem todo o volume é igual.
Não se trata de volume para construção ou composição do índice, mas sim volume transacionado pelas cotadas em si.

Simplificando ainda mais, pegas em um simples ADV/DEC ratio e vês que maioritariamente nos ultimo tempos está baixo.
Se avg buy volume > avg volume = stock returns.
Fazendo o overlay de um ADV/DEC ratio baixo em comparação com o FAANG ROCou simplesmente gráficos overlayed consegues ver o que estas a tentar perceber.
Não se tratada composição do index ou como o index é feito mas sim veres os outliers e neste caso o SP500 esta a ser puxado pelos os 5 outliers

O SP500 é ~20% tech, tech é best performer YTD, logo aplicas médias, quanto mais outliers positivos tiveres, mais a média é puxada para cima
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: S&P500

por ricardmag » 13/5/2020 20:27

Se o volume que falas são as acções, isso não influência porque podes ter muito volume e o preço não se mexer.
O que interessa é se o preço sobe ou desce.

Não estás a querer dizer que o sp500 vai para onde essas forem, ou estás ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 13/5/2020 20:19

ricardmag Escreveu:


Já estive nessa página e não responde às minhas curiosidades, confirma é que volume não entra.

A resposta do virtugod já esclareceu. O gráfico que colocaste é um bocado traiçoeiro se não se souber exatamente o que se está a fazer.


O volume não conta para a composição do índice.
Se as 5 ações são 20% do índice e o seu volume de transações o buy side 200%superior ao volume normal do resto das cotadas.
Por excesso o índice sobre na mesma. A proporcionalidade de subida do top 5 é superior ao restante vezes "X".
Se calculares a progressão tendo em conta a proporcionalidade que é o que os gráficos representam, chegas a conclusão que o volume do buy side é bastante superior no top 5 formando assim o outlier que leva as subidas do índice como um todo.

Exemplo mais básico. Tens um plantel de futebol de 30 jogadores com avg price de 1M€ se tiveres 1 que vale 100M€ o teu avg price dispara. O exemplo é básico e não contempla rácios e proporções.


Relativamente ao SP500, quase sinto que estou a fazer day trade de bitcoin.

Encerrei o short entrado o ytd mean reversion nos 2812. Acho que vamos ter um bounce devido ao anti plunge brigade mas o bias é completamente bear imo. Side piece, short AUDJPY.

Imagem
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 13/5/2020 19:37

ricardmag Escreveu:A primeira interpretação que fiz do gráfico foi que esses 20 % dominavam o indice, porque o sp500 foi sempre no sentido desses 20 %.

Pelo que percebi agora, a linha do sp500 sem os 20% é como se fosse o sp495.
Se retirarmos essas teríamos de colocar outras e recalcular.


Sim, tal como a linha que representa só as 5 cotadas é uma espécie de SP5. Penso que os valores ao lado direito são % (penso eu), e nesse sentido não importa muito o seu valor absoluto, mas sim a variação que essas 500, 495 ou 5 cotadas tiveram naquele período de tempo.

Mas admito que possa estar a interpretar mal a coisa. :-k
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por ricardmag » 13/5/2020 19:28

A primeira interpretação que fiz do gráfico foi que esses 20 % dominavam o indice, porque o sp500 foi sempre no sentido desses 20 %.

Pelo que percebi agora, a linha do sp500 sem os 20% é como se fosse o sp495.
Se retirarmos essas teríamos de colocar outras e recalcular.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 13/5/2020 19:06

ricardmag Escreveu:


Já estive nessa página e não responde às minhas curiosidades, confirma é que volume não entra.

A resposta do virtugod já esclareceu. O gráfico que colocaste é um bocado traiçoeiro se não se souber exatamente o que se está a fazer.


Mas confirma-se que o gráfico simplesmente tinha retirado o peso das outras cotadas?

De qualquer forma, penso que o que está a querer ser demonstrado é a diferença da variação, e isso não me parece que seja afectado por esse factor específico. Mesmo estando só 80%, o que o gráfico indica é que sem esses 20% do mercado a variação foi bem negativa, ao contrário do mercado com todas as cotadas. Penso eu...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por ricardmag » 13/5/2020 18:32



Já estive nessa página e não responde às minhas curiosidades, confirma é que volume não entra.

A resposta do virtugod já esclareceu. O gráfico que colocaste é um bocado traiçoeiro se não se souber exatamente o que se está a fazer.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, hugoch89, JoeP, KAWA, Kooc, malakas, Mmmartins, MR32, Musus, nicolau2019, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, rg7803, Shimazaki_2, smog63, trend=friend, Tx9262 e 395 visitantes