Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P500 - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 14/5/2020 0:25

VirtuaGod Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Mas posso estar enganado.


E estás. O teu portfólio S&P495 (chamemos assim) as 495 acções vão SEMPRE representar 100% do portfolio. O exemplo que estás a dar vai dar praticamente no RSP.

O índice calculado no gráfico seria como comprar o S&P 500 e SHORTAR as 5 cotadas.

Usando uma analogia à lá TheKeyboardDuck. Os outliers são importantes. Ng vai dizer que um tipo com dois metros e um com 1.6m têm alturas semelhantes . Mas comparar alguém com 1.6m com um tipo de dois metros sem uma perna são coisas radicalmente diferentes...


Ok, já entendi a diferença. Assim sendo, a comparação é de facto enganadora. O que eu estou a dizer seria então representado por um gráfico muito ligeiramente pior que o RSP que referes (em que as 5 cotadas valem apenas 1%).
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por VirtuaGod » 13/5/2020 23:30

JohnyRobaz Escreveu:Mas posso estar enganado.


E estás. O teu portfólio S&P495 (chamemos assim) as 495 acções vão SEMPRE representar 100% do portfolio. O exemplo que estás a dar vai dar praticamente no RSP.

O índice calculado no gráfico seria como comprar o S&P 500 e SHORTAR as 5 cotadas.

Usando uma analogia à lá TheKeyboardDuck. Os outliers são importantes. Ng vai dizer que um tipo com dois metros e um com 1.6m têm alturas semelhantes . Mas comparar alguém com 1.6m com um tipo de dois metros sem uma perna são coisas radicalmente diferentes...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 13/5/2020 23:24

VirtuaGod Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Mas confirma-se que o gráfico simplesmente tinha retirado o peso das outras cotadas?

Olha por ti e tenta calcular (nos dias que correm parece que tenho que questionar tudo e aconselho a fazer o mesmo). Vais ver a a linha a preto (S&P 500) é simplesmente a azul + a laranja (Tenta ver nos pontos em que a preta passa nos 0% para ser mais simples de calcular). A azul representa 20% do S&P e a laranja representa 80% do S&P.

80% do S&P é diferente de S&P sem essas 5 cotadas. (que seria naturalmente 100% uma vez que o peso das outras seria reajustado).

De qualquer forma, penso que o que está a querer ser demonstrado é a diferença da variação, e isso não me parece que seja afectado por esse factor específico. Mesmo estando só 80%, o que o gráfico indica é que sem esses 20% do mercado a variação foi bem negativa, ao contrário do mercado com todas as cotadas. Penso eu...

O RSP fica bem atrás do SPY (15 pontos percentuais desde início de 2018 parece-me relevante e realista). Este é o valor e o índice que pretendes e que toda a gente achou que estava a ser calculado (como disse não é a 100% porque estas cotadas ainda valem mesmo assim 1% do índice mas isso acaba por ser um valor negligenciável).

Embora não de forma perfeita (porque as cotadas pesam 1%) o RSP está muito mais em linha com o que esse gráfico pretende transmitir (um índice em que essas cotadas não existissem).


Sim, eu percebo o ponto, que se foca mais no suposto peso dessas 5 cotadas no próprio índice. Eu olhei para isto da seguinte forma: temos 30K, e investimos em Fev 18 3 parcelas iguais em 3 carteiras diferentes: a 1º com apenas 5 acções, as tais mega cap tech, os 2ºs 10 K investimos nas restantes 495 acções do índice e a 3º parcela investimos no SPY. E parece-me é que essas 3 linhas representam a evolução dessas 3 carteiras. Mas posso estar enganado.

Não estando enganado, achei interessante os gráficos porque se percebe que 5 empresas estão a receber capital como se fossem (e se calhar são mesmo) acções ultra-defensivas, enquanto que as restantes 495 representam o que poderá ser a economia nos ´próximos meses. O índice, acaba por ser influenciado pelas duas realidades, com o peso que for (aparentemente, 20% e 80%).
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por VirtuaGod » 13/5/2020 23:09

JohnyRobaz Escreveu:Mas confirma-se que o gráfico simplesmente tinha retirado o peso das outras cotadas?

Olha por ti e tenta calcular (nos dias que correm parece que tenho que questionar tudo e aconselho a fazer o mesmo). Vais ver a a linha a preto (S&P 500) é simplesmente a azul + a laranja (Tenta ver nos pontos em que a preta passa nos 0% para ser mais simples de calcular). A azul representa 20% do S&P e a laranja representa 80% do S&P.

80% do S&P é diferente de S&P sem essas 5 cotadas. (que seria naturalmente 100% uma vez que o peso das outras seria reajustado).

De qualquer forma, penso que o que está a querer ser demonstrado é a diferença da variação, e isso não me parece que seja afectado por esse factor específico. Mesmo estando só 80%, o que o gráfico indica é que sem esses 20% do mercado a variação foi bem negativa, ao contrário do mercado com todas as cotadas. Penso eu...

O RSP fica bem atrás do SPY (15 pontos percentuais desde início de 2018 parece-me relevante e realista). Este é o valor e o índice que pretendes e que toda a gente achou que estava a ser calculado (como disse não é a 100% porque estas cotadas ainda valem mesmo assim 1% do índice mas isso acaba por ser um valor negligenciável).

Embora não de forma perfeita (porque as cotadas pesam 1%) o RSP está muito mais em linha com o que esse gráfico pretende transmitir (um índice em que essas cotadas não existissem).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: S&P500

por Caramelo » 13/5/2020 22:04

J Alves Escreveu:
Caramelo Escreveu:
J Alves Escreveu:a posição curta aberta na outra semana foi hoje fechada a 8915


J Alves, esta era aquela que tinha o stop nos 9.300?

viewtopic.php?f=3&t=82549&start=11500#p1550918



precisamente essa, a qual disse que iria ser alterado o stop pra cima dos 9300


Ok, só questionei porque me parece que ontem o valor foi até aos 9.350, pensei que tivesses sido stopado, assim sendo ainda bem que conseguiste vender a ganhar \:D/
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:59

e sabes porque alterei, por causa deste canal ascendente, que me parece q já o apresentei
Anexos
nas.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:56

Caramelo Escreveu:
J Alves Escreveu:a posição curta aberta na outra semana foi hoje fechada a 8915


J Alves, esta era aquela que tinha o stop nos 9.300?

viewtopic.php?f=3&t=82549&start=11500#p1550918



precisamente essa, a qual disse que iria ser alterado o stop pra cima dos 9300
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por Caramelo » 13/5/2020 21:42

J Alves Escreveu:a posição curta aberta na outra semana foi hoje fechada a 8915


J Alves, esta era aquela que tinha o stop nos 9.300?

viewtopic.php?f=3&t=82549&start=11500#p1550918
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:24

tb no nas se está a formar uma possível zona de resistência muito interessante
Anexos
NDX Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:23

a posição curta aberta na outra semana foi hoje fechada a 8915
Anexos
NDX Daily.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por ricardmag » 13/5/2020 21:20

20% é um peso grande mas se as outras 80% forem no sentido contrário o sp500 cai. Ou não é assim ?
Editado pela última vez por ricardmag em 13/5/2020 21:44, num total de 1 vez.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:20

queda até aos 2725 têm muita probabilidade de acontecer
Anexos
SP500 Daily.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:18

zona de resistência e 61.8 de fibo
Anexos
SP500 Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por J Alves » 13/5/2020 21:14

Mas afinal é assim uma novidade tão grande que a amazon, apple. face, google e microsoft têm um peso brutal no sp?

Se elas pesam 25/27% se é o volume ou afins isso para o trading vale 0.

Podem dizer, mas se elas começarem a cair a queda pode ter um click? Claro que pode. Mas então o que acho que deve ser feito é olhar ao gráfico de cada acção.

Há pessoal que se excita em demasia com estas coisas, e depois coloca ao lado o que é o mais importante o preço do sp.

Os mercados dão pica, adrenalina dores de estômago e afins, mas no fundo isto resume-se a duas coisas perder ou ganhar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 13/5/2020 21:05

ricardmag Escreveu:Se o volume que falas são as acções, isso não influência porque podes ter muito volume e o preço não se mexer.
O que interessa é se o preço sobe ou desce.

Não estás a querer dizer que o sp500 vai para onde essas forem, ou estás ?

Lê o que eu escrevi, buy volume, nem todo o volume é igual.
Não se trata de volume para construção ou composição do índice, mas sim volume transacionado pelas cotadas em si.

Simplificando ainda mais, pegas em um simples ADV/DEC ratio e vês que maioritariamente nos ultimo tempos está baixo.
Se avg buy volume > avg volume = stock returns.
Fazendo o overlay de um ADV/DEC ratio baixo em comparação com o FAANG ROCou simplesmente gráficos overlayed consegues ver o que estas a tentar perceber.
Não se tratada composição do index ou como o index é feito mas sim veres os outliers e neste caso o SP500 esta a ser puxado pelos os 5 outliers

O SP500 é ~20% tech, tech é best performer YTD, logo aplicas médias, quanto mais outliers positivos tiveres, mais a média é puxada para cima
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: S&P500

por ricardmag » 13/5/2020 20:27

Se o volume que falas são as acções, isso não influência porque podes ter muito volume e o preço não se mexer.
O que interessa é se o preço sobe ou desce.

Não estás a querer dizer que o sp500 vai para onde essas forem, ou estás ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 13/5/2020 20:19

ricardmag Escreveu:


Já estive nessa página e não responde às minhas curiosidades, confirma é que volume não entra.

A resposta do virtugod já esclareceu. O gráfico que colocaste é um bocado traiçoeiro se não se souber exatamente o que se está a fazer.


O volume não conta para a composição do índice.
Se as 5 ações são 20% do índice e o seu volume de transações o buy side 200%superior ao volume normal do resto das cotadas.
Por excesso o índice sobre na mesma. A proporcionalidade de subida do top 5 é superior ao restante vezes "X".
Se calculares a progressão tendo em conta a proporcionalidade que é o que os gráficos representam, chegas a conclusão que o volume do buy side é bastante superior no top 5 formando assim o outlier que leva as subidas do índice como um todo.

Exemplo mais básico. Tens um plantel de futebol de 30 jogadores com avg price de 1M€ se tiveres 1 que vale 100M€ o teu avg price dispara. O exemplo é básico e não contempla rácios e proporções.


Relativamente ao SP500, quase sinto que estou a fazer day trade de bitcoin.

Encerrei o short entrado o ytd mean reversion nos 2812. Acho que vamos ter um bounce devido ao anti plunge brigade mas o bias é completamente bear imo. Side piece, short AUDJPY.

Imagem
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 13/5/2020 19:37

ricardmag Escreveu:A primeira interpretação que fiz do gráfico foi que esses 20 % dominavam o indice, porque o sp500 foi sempre no sentido desses 20 %.

Pelo que percebi agora, a linha do sp500 sem os 20% é como se fosse o sp495.
Se retirarmos essas teríamos de colocar outras e recalcular.


Sim, tal como a linha que representa só as 5 cotadas é uma espécie de SP5. Penso que os valores ao lado direito são % (penso eu), e nesse sentido não importa muito o seu valor absoluto, mas sim a variação que essas 500, 495 ou 5 cotadas tiveram naquele período de tempo.

Mas admito que possa estar a interpretar mal a coisa. :-k
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por ricardmag » 13/5/2020 19:28

A primeira interpretação que fiz do gráfico foi que esses 20 % dominavam o indice, porque o sp500 foi sempre no sentido desses 20 %.

Pelo que percebi agora, a linha do sp500 sem os 20% é como se fosse o sp495.
Se retirarmos essas teríamos de colocar outras e recalcular.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 13/5/2020 19:06

ricardmag Escreveu:


Já estive nessa página e não responde às minhas curiosidades, confirma é que volume não entra.

A resposta do virtugod já esclareceu. O gráfico que colocaste é um bocado traiçoeiro se não se souber exatamente o que se está a fazer.


Mas confirma-se que o gráfico simplesmente tinha retirado o peso das outras cotadas?

De qualquer forma, penso que o que está a querer ser demonstrado é a diferença da variação, e isso não me parece que seja afectado por esse factor específico. Mesmo estando só 80%, o que o gráfico indica é que sem esses 20% do mercado a variação foi bem negativa, ao contrário do mercado com todas as cotadas. Penso eu...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por ricardmag » 13/5/2020 18:32



Já estive nessa página e não responde às minhas curiosidades, confirma é que volume não entra.

A resposta do virtugod já esclareceu. O gráfico que colocaste é um bocado traiçoeiro se não se souber exatamente o que se está a fazer.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: S&P500

por Mr. Crown » 13/5/2020 18:06

 
Mensagens: 1
Registado: 13/5/2020 18:00

Re: S&P500

por edvieira » 13/5/2020 16:35

lfhm83 Escreveu:Só considero figuras depois da activação. Até lá não têm significado, mas claro que tem de se estar atento aos potenciais padrões em formação. 8-)


Exacto... eu para já estou fora. Quando der entrada, farei uma posição mesmo que timida (pequena).
 
Mensagens: 49
Registado: 30/12/2017 18:02

Re: S&P500

por BearManBull » 13/5/2020 16:33

Realmente o VirtuaGod (welcome back) veio alertar para um ponto muito importante neste exercício que já por si tem pouco sentido, mas que não deixa de ser curioso. Mas parece incoerente simplesmente retirar 20% se apagarmos as FAANG do mercado, obviamente que alguém deveria ocupar essa lacuna.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8727
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 13/5/2020 16:17

ricardmag Escreveu:
TheKeyboardDuck Escreveu:
ricardmag Escreveu:O gráfico é porreiro mas não estou a perceber uma coisa.
Segundo o site https://www.slickcharts.com/sp500 essas empresas têm um peso no índice de vinte e poucos %.

Como é que com este peso consegue ser o dominante ?



Volume e herd effect. Daí toda a situação ser surreal 4 cotadas do índice estão a aguentar mercado mundial.
Quando começarem a derrapar vai ser descida de elevador.


ricardmag Escreveu:O herd effect não sei o que ém
Queres dizer que o volume não entra para o peso no índice ? Ou no site está mal calculado ?

Sei que no psi20 já entra.


Estive a fazer uma pesquisa para saber como o sp500 é calculado.
Se percebi bem o volume não entra no calculo, apenas o mk cap e o free float.
Não consigo perceber como 20% do peso controla o índice, se alguém souber agradecia.

Imagem


Vê aqui https://www.investopedia.com/ask/answers/05/sp500calculation.asp
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, fatura.pt, Google [Bot], HFCA, hugoch89, m-m, Majestic-12 [Bot], malakas, MR32, Musus, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Sinedrio e 234 visitantes