Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por leonidas » 13/5/2020 11:12

desconhecia... :shock: :shock:
obrigado!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 23
Registado: 28/4/2020 23:10

Re: Altri - Tópico Geral

por PIKAS » 13/5/2020 11:03

leonidas Escreveu:
PIKAS Escreveu:Aliás só ganham até porque em termos fiscais o dividendo é tributado bem abaixo das mais-valias


Mas não é tudo a 28%?

Não sei como será o IRS em 2020. Contudo, nos últimos anos, os dividendos são declarados em 50% do valor recebido.
Se googlar há por aí imensa informação sobre isso. Sem procurar quase nada encontrei já esta:

https://www.rankia.pt/fiscalidade/fisca ... ividendos/

Fiscalidade dos Dividendos
... No caso das ações nacionais estão parcialmente isentos de imposto, pois apenas 50% dos dividendos são efetivamente tributados. Assim, deverá inscrever no anexo E da declaração de rendimentos 50% dos dividendos recebidos.

Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Altri - Tópico Geral

por leonidas » 12/5/2020 23:11

PIKAS Escreveu:Aliás só ganham até porque em termos fiscais o dividendo é tributado bem abaixo das mais-valias


Mas não é tudo a 28%?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 23
Registado: 28/4/2020 23:10

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 12/5/2020 17:40

asimoes, não percebi nada dos teus argumentos. Podes fazer um esforço para escreveres de forma a que todos percebam?

abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por ASimoes » 12/5/2020 17:30

Boas, reforcei-a :clap:
Acima, em relação aos dvd de 0,30 ui, referia-me a, unidade de index e não me lamentava uí !
Cumprimentos e saúde :!: :)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 645
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Altri - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 12/5/2020 11:23

Paulo Fernandes é sem dúvida um dos empresários portugueses mais bem sucedidos. Tem uma aposta diversificada de investimentos e calcula muito bem o risco não deixando de o assumir. A COFINA tem também um crescimento sustentável e suportado no efeito CMTV.
A ALTRI é uma das apostas do NORGEs Bank. Isso por si só já diz tudo.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Altri - Tópico Geral

por Pedro2018 » 11/5/2020 16:55

A Altri vive sobretudo das exportações e neste caso o adiamento de alguns momentos não afeta a capacidade da empresa que possui nível de armazenamento.
Os últimos anos foram excelentes e por isso tem invulgar solidez. O dividendo mais reduzido retrata a experiência da gestão.
Uma cotada de valor sem dúvida.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 11/5/2020 15:26

PIKAS Escreveu:
ASimoes Escreveu:8-) bom dia!
Julgo que, a 13 Maio será dia de, ex-dividendos versus 0,30 ui !? :!: :idea: :?:
Bons negócios, se possível !

O ex-dividendo é mesmo no próximo dia 13 mas não entendo o ui, porquê? se ao entrar em ex-dividendo descer 0,30 cêntimos qual é o problema? os acionistas já receberam essa " queda " em dividendo por conseguinte dá resto zero. Aliás só ganham até porque em termos fiscais o dividendo é tributado bem abaixo das mais-valias
Se o padrão dos últimos anos se repetir irá descer menos que 0,30 e logo aqui já há mais um ganho. E também pelo padrão dos últimos anos recupera rapidamente a descida que certamente ocorrerá pelo que o ganho continua. Se será assim ou não vou perguntar ao gajo da bola de cristal.
O momento relevante mais próximo não será o dividendo mas sim os resultados a apresentar no dia 28. Aí sim, aí e que se vai ver o futuro mais próximo e por mim aposto que nesses resultados, apesar do trambolhão da economia já ser visível, a Altri melhorou.
Cumprimentos,


Pikas, um bom comentário que exprime ipsis verbis o status quo e a minha perceção e expectativa como acionista para a Altri. Também espero que depois de dividendos a cotação esteja acima da equação cotação-dividendo e que os resultados trimestrais esteja "em positivos" (RL acima de 10M€).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por PIKAS » 11/5/2020 15:22

Àlvaro Escreveu:forza, o preço da pasta também terão a sua influência nos resultados, mas aqui refiro-me à valorização num curto período de tempo. A ação subiu a pique e quase duplicou o seu valor num curt espaço de tempo e isso é sempre um sinal de ue a qualquer momento poderá começar a realização de mais valias.


A realização de mais-valias está a acontecer desde o passado dia 30 de abril. Portanto não começou de realização de mais-valias, já está a acontecer há 6 sessões. Se vai continuar ou quando terminará não sei.
Por mim, no curto prazo acima de 4,60 parece-me tranquilo. Se descer abaixo disso há que pensar e agir.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Altri - Tópico Geral

por cristianosantos85 » 11/5/2020 15:18

Phil2014 Escreveu:É claro que a Altri não está cara.Produz pasta para o fabrico de todos os tipos de papel,uns com pouco procura actualmente,outros com muita.O preço internacional da pasta está já com uma tendência ligeiramente ascendente.Nunca sequer reduziu a produção,nem vai futuramente fazê-lo.
Exporta mais de 90% da produção.Carteira de clientes não variou quase nada.
Em meados de Janeiro estava acima de 6,20€ e agora está a 4,73€.
PER abaixo de 10,so...cara porquê?



A Altri não só, não parou a produção durante a crise, como o seu presidente disse, aquando do encontro com o Marcelo, que as encomendas ainda eram mais que as habituais.
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Altri - Tópico Geral

por PIKAS » 11/5/2020 15:16

ASimoes Escreveu:8-) bom dia!
Julgo que, a 13 Maio será dia de, ex-dividendos versus 0,30 ui !? :!: :idea: :?:
Bons negócios, se possível !

O ex-dividendo é mesmo no próximo dia 13 mas não entendo o ui, porquê? se ao entrar em ex-dividendo descer 0,30 cêntimos qual é o problema? os acionistas já receberam essa " queda " em dividendo por conseguinte dá resto zero. Aliás só ganham até porque em termos fiscais o dividendo é tributado bem abaixo das mais-valias
Se o padrão dos últimos anos se repetir irá descer menos que 0,30 e logo aqui já há mais um ganho. E também pelo padrão dos últimos anos recupera rapidamente a descida que certamente ocorrerá pelo que o ganho continua. Se será assim ou não vou perguntar ao gajo da bola de cristal.
O momento relevante mais próximo não será o dividendo mas sim os resultados a apresentar no dia 28. Aí sim, aí e que se vai ver o futuro mais próximo e por mim aposto que nesses resultados, apesar do trambolhão da economia já ser visível, a Altri melhorou.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Altri - Tópico Geral

por ASimoes » 11/5/2020 9:42

8-) bom dia!
Julgo que, a 13 Maio será dia de, ex-dividendos versus 0,30 ui !? :!: :idea: :?:
Bons negócios, se possível !
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 645
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/5/2020 8:58

forza, o preço da pasta também terão a sua influência nos resultados, mas aqui refiro-me à valorização num curto período de tempo. A ação subiu a pique e quase duplicou o seu valor num curt espaço de tempo e isso é sempre um sinal de ue a qualquer momento poderá começar a realização de mais valias.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por forza algarve » 11/5/2020 0:35

Cara só se ficar demonstrado nos próximos meses que as exportaçoes despencaram
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Altri - Tópico Geral

por Phil2014 » 10/5/2020 22:44

É claro que a Altri não está cara.Produz pasta para o fabrico de todos os tipos de papel,uns com pouco procura actualmente,outros com muita.O preço internacional da pasta está já com uma tendência ligeiramente ascendente.Nunca sequer reduziu a produção,nem vai futuramente fazê-lo.
Exporta mais de 90% da produção.Carteira de clientes não variou quase nada.
Em meados de Janeiro estava acima de 6,20€ e agora está a 4,73€.
PER abaixo de 10,so...cara porquê?
 
Mensagens: 59
Registado: 12/5/2010 11:55
Localização: 17

Re: Altri - Tópico Geral

por Mendix » 10/5/2020 17:29

Àlvaro Escreveu:Sine, o facto do Norge Bank comprar não diz nada, o Norge Bank também tem Sonae Indústria e o mergulho é total. Neste momento o único atrativo da Altri é o dividendo. A ação quebrou uma diagonal que vinha desde um fundo lá bem fundo e, para além disso, está em níveis de sobrecompre elevadíssimos. Foi uma boa aposta claramente naquele tempo de pânico, mas por agra está completamente fora dos meus planos reentrar. Passou de barata a cara com uma brutal valorização num reduzido período de tempo. O mercado hipervalorizou o dividendo e a segurança do papel higiénico.



Porque achas que esta cara?

O PER nao esta alto, nao chega a 10, pelo que sei as fabricas continuaram a laborar normalmente, mas so com os proximos resultados vamos ter uma ideia melhor porque os lucros da altri estao directamente dependentes do preco da pasta nos mercados internacionais, e ela nao produz papel higienico, produz a pasta que algumas fabricas usam para fabricar o papel higienico, alem de outras coisas... E ainda tem agora a funcionar a 100% a Bioelectrca da foz que certamente tambem trara mais valias.

Pelo que podemos ver da ENCE e da Suzano por exemplo, a Altri esta a ter um desempenho relativamente parecido... Atrevo-me a dizer que se a Altri fosse cotada noutra bolsa Europeia que nao a Portuguesa, a sua visibilidade e cotacao seriam certamente bem mais altas.
 
Mensagens: 79
Registado: 3/3/2015 1:20

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/5/2020 14:57

Sine, o facto do Norge Bank comprar não diz nada, o Norge Bank também tem Sonae Indústria e o mergulho é total. Neste momento o único atrativo da Altri é o dividendo. A ação quebrou uma diagonal que vinha desde um fundo lá bem fundo e, para além disso, está em níveis de sobrecompre elevadíssimos. Foi uma boa aposta claramente naquele tempo de pânico, mas por agra está completamente fora dos meus planos reentrar. Passou de barata a cara com uma brutal valorização num reduzido período de tempo. O mercado hipervalorizou o dividendo e a segurança do papel higiénico.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Sinedrio » 10/5/2020 13:21

 
Mensagens: 231
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 8/5/2020 8:32

PIKAS Escreveu:Apenas um pormenor: façam o favor de ver mas há já bastantes anos que a recuperação da cotação para valores antes do pagamento do dividendo costuma ser razoavelmente rápida. Este ano irá acontecer o mesmo?
Cumprimentos,



Assim costuma ser PIKAS, por exemplo no ano passado. Quem tiver curiosidade pode consultar as 4 velas diárias anteriores e as 4 velas diárias posteriores.

Este ano vai ser a meio da próxima semana. Veremos como será
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por PIKAS » 5/5/2020 22:55

CORTIÇA Escreveu:
Doutra forma e muito mais importante que o dividendo e para quem não opta pelo congelamento muito alargado no espaço temporal, é o comportamento do activo antes desse pagamento, e na sua fase pós dividendo é esta a minha leitura. Em tempos de maiores certezas tudo podia contar para se poder avaliar doutra forma.

Concordo.
Para quem não investe a muito longo prazo, condicionar a decisão de compra do título ou mantê-lo apenas porque está perto um dividendo até generoso não tem nada de racional, aliás até é, em minha opinião, algo estúpido.
Existindo correcção, a cotação pode cair em poucas sessões antes de entrar em ex-dividendo o " ganho " a obter. E no dia a seguir ainda cai mais porque é dos livros que quando entra em ex-dividendo a cotação cai e normalmente cai mais ou menos o valor do dividendo pago.
Quanto a mim, a correcção nos mercados e na Altri está a acontecer tendo tido início mesmo no final de abril. Será longa e violenta? não sei. Até poderá ser superficial mas não me perece.
Apenas um pormenor: façam o favor de ver mas há já bastantes anos que a recuperação da cotação para valores antes do pagamento do dividendo costuma ser razoavelmente rápida. Este ano irá acontecer o mesmo?
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Altri - Tópico Geral

por CORTIÇA » 5/5/2020 22:19

Viva Sr. Alvaro,

Entrei precisamente neste minuto e vi o seu comentário com data do dia de ontem, esta correcção se não tivesse sido iniciada - ocorrido nesta fase, acabaria sempre por vir a ser feita mais tarde...e com isso iria permitir que esta galopante subida e não muito frequente em activos no mercado português pelo que me apercebo...entendo como muito natural, prever o alcance da mesma, não se consegue saber a não ser avaliando o comportamento feito recentemente, e no seu passado, recentemente veio dos 3 e passa pelos 4 sem parar sem criar sustentação espelhou dinamica. A questão dividendo entendo como positivo para quem detém participações significativas ou não significativas optando por as manter como se diz na gíria no - congelador. Doutra forma e muito mais importante que o dividendo e para quem não opta pelo congelamento muito alargado no espaço temporal, é o comportamento do activo antes desse pagamento, e na sua fase pós dividendo é esta a minha leitura. Em tempos de maiores certezas tudo podia contar para se poder avaliar doutra forma.

Sr. Ulisses Pereira acabei de ver os seus excelentes gráficos a espelharem o trajecto passado, com as indicações das linhas feitas, e as tais linhas futuras que são sempre a incógnita que se impõe, porque todos sabemos e o Sr. Ulisses melhor que ninguém, que aquela máxima que se encontra sempre actual, que certezas nos mercados - activos não existem, tanto para descidas como para subidas.

Parabéns pela coordenação no forum!

Cumprimentos a ambos !
 
Mensagens: 22
Registado: 6/10/2016 23:48

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 5/5/2020 15:46

Deixo os gráficos actualizados da Altri que tem corrigido nas últimas sessões depois de ter sido uma das acções que mais fortemente recuperou desde os mínimos deste ano. Deixo também o gráfico de longo prazo da acção, onde se pode ver o excelente desempenho que tem tido desde que entrou em Bolsa.

Abraço,
Ulisses
Anexos
altri1.jpg
altri2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/5/2020 22:57

Cortiça, hoje percebeu-se melhor porque voou acima dos centrais. A pasta, já se sabe, vai cair e bem, a aposta no verde da Europa poderá implicar investimentos avultados, mas o dividendo é generoso. 30 cêntimos emplena pandemia! É obra! :shock: Claro que muitos dos que compraram estavam mesmo bem convencidos de que haveria dividendo. E apostaram bem porque ainda vão entrar mais alguna ao dinheiro fresco. 8-)
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por CORTIÇA » 2/5/2020 20:34

Viva Optimiza,

Aprecio de vez em quando aqui bem distante onde me encontro, em que não de comemora o 1 de Maio...de entrar em ver x tomadas de posições e nesse sentido acompanho a Corticeira Amorim e Altri. Conhecimentos profundos tem a sua pessoa e Parabéns !! e como referi de enorme excelência - conhecimento pela sua parte e como disse junta essa + valia ao facto de me ter apercebido que o espelha de forma Genuína e isso como sabe...por esse Mundo fora nem sempre acontece. Eu tenho um principio que evito ligar muito a noticias e opiniões que me façam com isso contribuir para tomar a decisão de compra e venda. em determinado activo, seja em Portugal ou noutra Praça kk. Porque todos sabemos que em momentos com dose de positividade as cotadas cujo os fundamentais são sólidos elas aproveitam a onda...com sinal + e reagem sempre primeiro e com uma base de maior sustentação...mas tb sabemos que em momentos incertos como aqueles que se vivem, como estes ao existir climas adversos o importante é que aquelas cujo os fundamentais são sólidos. a % de subidas seja sempre superior à % de descidas...existe uma tendência natural de se partir para certos investimentos numa óptica de longo prazo...e se reparar-mos que por ex. esta cotada em 2018 toca nos 9 depois de vir dos 3€ tipo em 2015 e anula toda essa subida. Temos aqui um exemplo que em momentos de incertezas, não existem vedetas que ficam - imunes ! mas prefiro muito mais estar alicerçado em activos que me identifico. E em 2 anos volta a tocar nos 3€ alguém se lembrou nos fundamentais...os mecanismos existentes ( mercado de derivados ) que permitem retirar-se ganhos com as descidas, falam sempre + alto e contribuem largamente para retirar valor em dose de exagero...e esse é o factor determinante para as imensas oscilações,. Foi um desabafo ! Uma Boa Semana e Bons Negócios !
 
Mensagens: 22
Registado: 6/10/2016 23:48

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 2/5/2020 12:42

optimiza, a subida foi brutal é certo que vem aí correção. Está em sobrecompra, foi um rally gigante até aos 5.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], JFDIL, JoeP, latbal, m-m, macau5m, malakas, maturidade, Noel1, nunorpsilva, OCTAMA, papamericano, PAULOJOAO, peterteam2, Xacal e 207 visitantes