Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 13/5/2020 23:09

Qualnhick Escreveu:Perguntas e respostas sobre Covid 13/05/20

https://m.youtube.com/watch?v=-U_9rWzkMfo

Não vi, mas uma coisa é "certa", passa o tempo em quarentena..."sempre" enfiado entre quatro paredes..."não percebo" porque não o faz em público...por forma a ofuscar o dito "medo" que fala(m)...

Registado: 29/4/2010 22:36

por Qualnhick » 13/5/2020 22:53

Perguntas e respostas sobre Covid 13/05/20

https://m.youtube.com/watch?v=-U_9rWzkMfo

Registado: 19/12/2002 2:50

por MarcoAntonio » 13/5/2020 21:44

É possível. Bom, no mínimo, não é de descartar...

https://www.nytimes.com/2020/05/11/worl ... oscow.html

(...)

Data released by Moscow’s city government on Friday shows that the number of overall registered deaths in the Russian capital in April exceeded the five-year average for the same period by more than 1,700. That total is far higher than the official Covid-19 death count of 642 — an indication of significant underreporting by the authorities.

(...)

Nota: eu pessoalmente não confio nos números oficiais da Russia, Irão, China, Coreia do Norte, etc... e o Brasil também não ainda que aqui considere que as probabilidades de virem a ser corrigidos ou reflectir a realidade sejam (bastante) melhores.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mais_um » 13/5/2020 15:57

GaioAzul Escreveu:
Ok. Então, estás a atribuir o sucesso desses países ao porte da máscara?

Não só, mas também

GaioAzul Escreveu:Não haverá qualquer outro fator mais inerente à essas culturas?

H´a, é mesmo cultural, eles usam mascaras para não contaminarem terceiros. Cá usamos mascaras para nos protegermos, percebes a diferença.

GaioAzul Escreveu:Espero que tenhas razão. Espero sinceramente que seja um elemento decisivo. Seria algo muito fácil gerir.

Decisivo ou não depende de nós, da nossa atitude. Sem vacina ou medicamento é o melhor que podes fazer.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por gomespato » 13/5/2020 15:51

O uso da máscara é apenas um pormenor entre muitos com o objectivo do vírus se propagar o mais lentamente possível, de forma a que se possa voltar "à vida normal". Só por si não vale muito, até porque se seguirmos as indicações de manuseamento a 100 %, ninguém ganhava para máscaras.
O SNS colapsou e de que maneira, na maior parte dos casos! Não foi o pânico, porque pura e simplesmente foi quase tudo adiado, não foi só 5% como alguns disseram.
Tudo o que possa ajudar para ganhar tempo e organizar o SNS de modo a voltar a funcionar o mais normalmente possivel, lidando com o Covid e com todas as outras coisas é de tentar. É para isto que as máscaras dão uma ajudinha.

Registado: 7/2/2018 17:57

por GaioAzul » 13/5/2020 15:14

mais_um Escreveu:
GaioAzul Escreveu:
Mais_um

Podes dizer me onde condenei alguém?
Estás a ampliar bastante o que eu escrevi..mas tudo bem..Se entendeste o que escrevo neste sentido, tens todo o direito..
Em poucas palavras, confio muito pouco no poder das máscaras. E acho que não há vergonha nem em duvidar nem em expressar as minhas dúvidas. Não serei o único.

EDIT: tão pouco terei vergonha em admitir quando erro. Estou aqui para ouvir..Ou melhor, ler e informar me.

Condenar foi excessivo, propositadamente, criticar é mais adequado, pelo menos é o que eu interpreto desta tua afirmação:
Para mim, usarem nos países asiáticos não é referência nenhuma. Se fossem eficientes de alguma forma nem este vírus se tinham propagado como aparentemente se está a propagar...

Como podes verificar nos 20 países mais atingidos, quer em numero de mortes, quer em numero de infectados, seja em valor absoluto, seja por habitante, não encontras países do sudeste asiático, ou do extremo oriente. Em valor absoluto encontras apenas a China, por isso seria bom aprender com quem apresenta melhores resultados, não? Eles usam mascaras há décadas, (porque vivem uns em cima dos outros) para coisas tão simples como constipações, tosse, etc...

https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries

Aliás, vais ao boletim diário da DGS e vê quantos casos é que tens importados da China... mesmo mantendo-se durante bastantes dias, voos para e da China.

https://covid19.min-saude.pt/wp-content ... 200512.pdf

E claro que não é vergonha nenhuma em expressares as tuas duvidas, mesmo quando duvidas dos factos, há que aceitar que existem pessoas mais incrédulas e inseguras que outras. :wink:

Eu uso mascara porque sou obrigado, isto porque as lojas e supermercados têm poucas pessoas e consigo manter uma distancia que considero segura, agora se andasse de transporte publico, sim usaria mascara.

Ok. Então, estás a atribuir o sucesso desses países ao porte da máscara? Não haverá qualquer outro fator mais inerente à essas culturas?
Espero que tenhas razão. Espero sinceramente que seja um elemento decisivo. Seria algo muito fácil gerir.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher

Registado: 30/4/2020 1:39

por Qualnhick » 13/5/2020 14:34

Fomos enganados
Então o objectivo não era apenas aplanar a curva? Mas agora que a curva aplanou já queremos evitar infectados, internados, doentes em UCI, mortos. Mas não tinham explicado que isso era inevitável?

https://observador.pt/opiniao/fomos-eng ... B_W8QgnNjg

por mais_um » 13/5/2020 14:32

Actualização:
Números de hoje:
Suécia + 147 óbitos
Dinamarca + 6 óbitos
Noruega + 1 óbito
Finlândia + 9 óbitos

Óbitos por habitante:
Suécia 343 óbitos por milhão
Dinamarca 92 óbitos por milhão
Noruega 42 óbitos por milhão
Finlândia 51 óbitos por milhão
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por MarcoAntonio » 13/5/2020 0:50

ricardmag Escreveu:Estou a ler mal de certeza, com se interpreta ?

No topo, a taxa de transmissibilidade básica (o ponto de partida, ie, estimativa de 2.4).

No eixo vertical, a taxa de aderência à utilização.

No eixo horizontal, a taxa de eficácia da máscara.

O gráfico mostra depois a taxa de transmissibilidade básica afectada pela utilização (dependendo dos outros parâmetros). Exemplo: taxa de adesão de 25% e taxa de eficácia de 90% então Ro passa de 2.4 para 1.5.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por ricardmag » 13/5/2020 0:34

Estou a ler mal de certeza, com se interpreta ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por MarcoAntonio » 13/5/2020 0:24

ricardmag Escreveu:Então será mais de 80% ? Estes valores são para condições de uso a tempo inteiro ? Ou pra circunstancias de espaços fechados onde não se pode manter a distancia higienica ?

Eu não sei se estou a perceber a tua questão. Como é que tu estás a ler esse gráfico?
Imagem

Administrador Fórum

por ricardmag » 13/5/2020 0:20

Então será mais de 80% ? Estes valores são para condições de uso a tempo inteiro ? Ou pra circunstancias de espaços fechados onde não se pode manter a distancia higienica ?

por MarcoAntonio » 13/5/2020 0:09

Ninguém tem certeza verdadeiramente de qual é o Ro para o SARS-CoV-2 mas as estimavas anda pelos 2+.
Imagem

Administrador Fórum

por ricardmag » 13/5/2020 0:00

Se percebi bem, no gráfico do primeiro estudo diz que para R0, que não será Rt, de 1 terá impacto de 40% ?
Qual é o nosso R0 ?

Imagem

por mais_um » 12/5/2020 23:57

GaioAzul Escreveu:
Mais_um

Estás a ampliar bastante o que eu escrevi..mas tudo bem..Se entendeste o que escrevo neste sentido, tens todo o direito..
Em poucas palavras, confio muito pouco no poder das máscaras. E acho que não há vergonha nem em duvidar nem em expressar as minhas dúvidas. Não serei o único.

EDIT: tão pouco terei vergonha em admitir quando erro. Estou aqui para ouvir..Ou melhor, ler e informar me.

Condenar foi excessivo, propositadamente, criticar é mais adequado, pelo menos é o que eu interpreto desta tua afirmação:
Para mim, usarem nos países asiáticos não é referência nenhuma. Se fossem eficientes de alguma forma nem este vírus se tinham propagado como aparentemente se está a propagar...

Como podes verificar nos 20 países mais atingidos, quer em numero de mortes, quer em numero de infectados, seja em valor absoluto, seja por habitante, não encontras países do sudeste asiático, ou do extremo oriente. Em valor absoluto encontras apenas a China, por isso seria bom aprender com quem apresenta melhores resultados, não? Eles usam mascaras há décadas, (porque vivem uns em cima dos outros) para coisas tão simples como constipações, tosse, etc...

https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries

Aliás, vais ao boletim diário da DGS e vê quantos casos é que tens importados da China... mesmo mantendo-se durante bastantes dias, voos para e da China.

https://covid19.min-saude.pt/wp-content ... 200512.pdf

E claro que não é vergonha nenhuma em expressares as tuas duvidas, mesmo quando duvidas dos factos, há que aceitar que existem pessoas mais incrédulas e inseguras que outras. :wink:

Eu uso mascara porque sou obrigado, isto porque as lojas e supermercados têm poucas pessoas e consigo manter uma distancia que considero segura, agora se andasse de transporte publico, sim usaria mascara.

por MarcoAntonio » 12/5/2020 23:28

ricardmag Escreveu:Marco, tens alguma explicação para as autoridades não aconselharem colocar "qualquer coisa" na cara ?
Terá sido negligencia ?

A evidência para "cloth masks" ainda é menor ou mais discutível/debatida (eu francamente, pessoalmente, não tenho opinião).

Tenho opinião (pessoal) sobre máscaras cirúrgicas e respiradores.
Imagem

Administrador Fórum

por bogos » 12/5/2020 23:23

ricardmag Escreveu:Caro bogos, o avatar apenas representa a minha postura nos mercados.
Na vida real gosto se estar completamente destapado e em casa ainda mais :twisted:

Nos mercados, a cara patada representa o meu anonimato, a caçadeira, os tiros que dou ao preço e a catana é para cortar as perdas :mrgreen:

Marco, tens alguma explicação para as autoridades não aconselharem colocar "qualquer coisa" na cara ?
Terá sido negligencia ?

Caro ricardomag

Isso da patada na cara deve doer para caraças....Quanto às armas para lutar no mercado, estás de facto bem munido....

Vou meter a foice em seara alheia.... O uso de mascarás para as autoridades não faria sentido até determinada altura, por motivos meramente culturais. Um Europeu gosta de andar de cabeça erguida, de relógio no pulso, óculos de sol e as senhoras de lenço ao pescoço e carteira channel.

Na Ásia, olha-se para o céu e pensam logo em usar máscara...

MHO
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por ricardmag » 12/5/2020 23:17

Caro bogos, o avatar apenas representa a minha postura nos mercados.
Na vida real gosto se estar completamente destapado e em casa ainda mais :twisted:

Nos mercados, a cara patada representa o meu anonimato, a caçadeira, os tiros que dou ao preço e a catana é para cortar as perdas :mrgreen:

Marco, tens alguma explicação para as autoridades não aconselharem colocar "qualquer coisa" na cara ?
Terá sido negligencia ?

por MarcoAntonio » 12/5/2020 22:59

As autoridades não aconselharam porque queriam proteger os recursos para os hospitais e mais debilitados (isto chegou a ser de resto indicado por algumas organizações/estados). Os Estados Unidos e a Europa não tinham stock destes materiais para a população toda na altura e como não tinham, queriam que o recurso limitado que tinham fosse utilizado de forma eficiente (onde era mais preciso, onde teria maior impacto). Isto gerou um discurso nebuloso, mas que deu para perceber (e como digo, isto chegou a ser dito explicitamente nalguns casos).

Quanto ao que está disponível na literatura para já, deixo aqui uma review:

https://www.researchgate.net/publicatio ... nce_Review

Ainda outra review aqui (bastante abrangente, não se estão sempre a referir-se ao mesmo tipo de utensílio):

https://www.health.govt.nz/system/files ... 6-2020.pdf

Uma nota, convém distinguir "não recomendar" (not recommended) de "recomendação contra" (recommended against) pois não é a mesma coisa. Outra, muita da literatura disponível nesta altura ainda se encontra em estado preprint.
Imagem

Administrador Fórum

por bogos » 12/5/2020 22:55

ricardmag Escreveu:Parece-me evidente que a mascara protege mas tenho duvidas que seja assim tão eficaz no combate, isto considerando a forma e os locais que é usada.
Sendo só obrigatório usar em espaços fechados com atendimento ao público, algumas empresas privadas também obrigam, qual será o peso no corte das cadeias de transmissão totais ? Já deve haver algum estudo para isto, não?

Não nos podemos esquecer que até há pouco tempo a OMS e DGS não viam assim uma grande importância, por algum motivo deve ser.
E não acho que fosse por não haver no mercado e isso gerar uma procura enorme e depois não haver quem está mais exposto.
Se fosse assim tão importante aconselhavam a colocar "qualquer coisa na cara", digo eu ... 8-)

A distancia física e a etiqueta respiratória são as duas primeiras formas de combate.
Espero bem que não me obriguem a andar com mascara na rua, para não falar em casa.

Caro
Ricardmag.....

Não te podes sentir limitado na liberdade, mesmo dentro de casa, pois como nós todos verificamos pelo teu avatar, não é somente máscara, mas turbante.....e pior ainda espada e metralha na mão....

Meu caro amigo, não há corona que te possa pegar... em último caso, lá se vai toda a etiqueta......chumbo.

Cumprimentos
:D
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por ricardmag » 12/5/2020 22:48

Parece-me evidente que a mascara protege mas tenho duvidas que seja assim tão eficaz no combate, isto considerando a forma e os locais que é usada.
Sendo só obrigatório usar em espaços fechados com atendimento ao público, algumas empresas privadas também obrigam, qual será o peso no corte das cadeias de transmissão totais ? Já deve haver algum estudo para isto, não?

Não nos podemos esquecer que até há pouco tempo a OMS e DGS não viam assim uma grande importância, por algum motivo deve ser.
E não acho que fosse por não haver no mercado e isso gerar uma procura enorme e depois não haver quem está mais exposto.
Se fosse assim tão importante aconselhavam a colocar "qualquer coisa na cara", digo eu ... 8-)

A distancia física e a etiqueta respiratória são as duas primeiras formas de combate.
Espero bem que não me obriguem a andar com mascara na rua, para não falar em casa.

por Desconfiadopt » 12/5/2020 22:16

Acho que é óbvio que as máscaras cirúrgicas servem para proteger os outros, não quem as usa. E sim, funcionam. Se quiserem um exemplo, basta olhar para os médicos cirurgiões. Se as máscaras não servem para nada, para que é que os cirurgiões as usam nas cirurgias? Apeteceu-lhes? Não- Faz parte dos protocolos de segurança.

Eu acho que deveria ser obrigatório, pelo menos em espaços fechados ou com muita gente, a utilização de máscaras- É uma forma de reduzir a propagação do vírus. Claro que com falta de civismo que existe em portugal, muita gente recusa-se a usar máscara. Tem que ser imposta a obrigação e o castigo pesado que é a única forma de algumas pessoas obedecerem (infelizmente). É incómoda? Por vezes é, mas é um esforço que deve ser feito. Se todos usassem de certeza que a taxa de transmissão seria já inferior ao que é actualmente. Infelizmente surgem novos casos todos os dias e não é pelo facto das pessoas usarem máscara mas sim pelo facto de muitas ainda não as usarem.
Procuro também manter uma distancia mínima de 2 metros de outras pessoas Infelizmente a maioria das pessoas não tem este cuidado. Parece que para falar com uma pessoa têm que estar "em cima" dessa pessoa. É algo instintivo para algumas pessoas e nem se apercebem.

Quem quiser máscaras de protecção própria terá que adquirir máscaras tipo N95 (USA), FFP2/3 (EU) ou KN95 (China). Essas sim, tem um índice maior de protecção mas são bem mais caras e de utilização única. Eu adquiri algumas KN95 que utilizo quando me desloco a locais fechados com muita gente, tipo hipermercados.

Pessoalmente como medidas de segurança (e poupança) o que eu faço é,
- utilizo essas máscaras algumas vezes porque normalmente uso-as por pouco tempo. Deixo-as no carro, penduradas no espelho retrovisor ao sol porque pelo que tenho lido os raios UV tem algum efeito sobre o virus se estiverem algum tempo sob o seu efeito.
- Ao chegar a casa, tiro o calçado e a roupa externa que ficam no hall de entrada onde também tenho um Gel desinfectante para as mãoes.

É suficiente? Se calhar não. Deixa-me mais descansado? Deixa. E isto também é importante.

Registado: 19/8/2019 21:48

por MarcoAntonio » 12/5/2020 21:58

O que artigo diz não é verdade no que diz respeito ao primeiro paper. O artigo diz "sem lockdown" quando o paper diz "unmitigated", o que é muito diferente. O paper inclui 5 cenários. O cenário "unmitigated" significa, segundo o paper, "no changes in policy and behavior". Ou seja, contradiz o ponto central da peça. Aquele cenário, que ele descreve como "sem lockdown" é afinal o que os autores dizem que poderia ocorrer se não existissem medidas nem existisse alteração de comportamento.

O cenário d) segundo os autores aponta para um máximo abaixo da capacidade do país e corresponde a "d) 50% reduction in contacts in ages 0-59 years and 90% reduction in ages 60+ years" e concluem que não ocorreriam óbitos por falta de cuidados intensivos para esse cenário.

Não verifiquei o segundo paper, mas o primeiro está manifestamente mal representado na peça.

Aqui fica o paper original:

https://www.medrxiv.org/content/medrxiv ... 4.full.pdf
Imagem

Administrador Fórum

por GaioAzul » 12/5/2020 21:53

mais_um Escreveu:
GaioAzul Escreveu:
Pois, eu já li n vezes...Como todos aqui..

Mas esta explicação é insuficiente. Não interessa se contamino com facilidade ou não. Aliás ainda nem sabem como se espalha!
Interessa é se contamino ou se me contaminam.
Desculpa mas continuo perplexo em relação às máscaras... gostava de não ter dúvidas mas tenho.

Vejamos, um pouco de racionalidade, se não queres contaminar, nem ser contaminado, não sais à rua, nem alguém que viva contigo, se queres sair à rua, andas de fato, tipo INEM, tens que seguir religiosamente o protocolo, nunca te enganares a despir a proteção, etc....
desinfectas as compras (há comida que não podes desinfectar....) e tudo mais em que tocas, crias uma zona de quarentena em tua casa para colocares tudo o que vem da rua e não pode ser lavado. é viável para ti fazer o que descrevi? Se ´e e tens medo de ser contaminado faz. Senão é viável, tens que encontrar um compromisso entre o que consegues fazer para proteger-te e o que é aceitável para ti.

As mascaras (há vários tipos, com diferenças no nível de protecção) não prejudicam as pessoas, não é algo que possas condenar por alguém utilizar. No Oriente as mascaras são usadas pelas pessoas que não quererem passar doenças a terceiros, ´e algo enraizado na sua cultura, estás constipado ou com tosse, sais à rua de mascara, mesmo antes de existir covid. Condenas as pessoas por o fazer? Porquê?

O vírus sabe-se como se espalha, por isso é que não tens o pessoal que trata os doentes todo contaminado, o nosso desconhecimento não é assim tão grande, sabemos muitas coisas sobre o vírus e há muita outras que ainda não sabemos, não ponhas tudo no mesmo saco.[/quote

Mais_um

[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher

Registado: 30/4/2020 1:39

por Qualnhick » 12/5/2020 21:39

Can we trust Covid modelling? More evidence from Sweden

https://www.spectator.co.uk/article/can ... hMWcWMmpko

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 149 visitantes