Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOS, SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 6/4/2020 18:35

 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 6/4/2020 17:25

NirSup Escreveu:
Punitor Escreveu:No meu entendimento as ações foram arrestadas de forma ilícita


Na opinião dos Belmiros e da IS as acções foram arrestadas de forma ilícita. Isso é claro. Mas o que conta para o tribunal é se foram arrestadas de forma ilegal ou não.
Ilegalidades à parte, 26% das acções da NOS estão e vão continuar arrestadas à ordem dum processo crime a correr seus termos em Angola e com vista a satisfazer um crédito do Estado Angolano.
Curioso é ver os Belmiros mais preocupados com a inibição dos direitos de votos correspondentes do que com o arresto propriamente dito.

PS: agora começa a perceber-se até que ponto o juiz Carlos Alexandre foi avisado. O que está arrestado não é a sociedade de controlo mas as acções da NOS, sociedade de direito português, cotada em bolsa.
Que isso fique bem claro para não escreverem coisas sem sentido.


A verdade é que o juiz adotará uma postura de cautela acrescida em relação a este assunto. Provavelmente já estão a caminho diligências com pedidos de colaboração das justiças de Malta e Holanda.
Já sabíamos que IS estava metida numa salada de brócolos com as justiças de meio mundo à perna. Mas, o que deveria deixar os investidores preocupados é a postura da Sonae por todos os motivos sabidos...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 6/4/2020 17:02

optimiza Escreveu:Punitor, Legal a decisão de arresto porque em holdings de controlo acionista, o sentido de voto é único e indivisível na sociedade controlada. Agora é facilmente contornada pelos causídicos Sonae.com. Também podem pedir rapidamente a dissolução da sociedade de controlo, identificando e atribuindo as posições societárias correspondentes a IDS e Sonae.com.

Quanto ao desempenho da NOS, hoje, está a desapontar-me. Subida inexpressiva quando deveria reboundar tipo Altri, ainda mais fortemente do que casa mãe (com volume categórico). Superou a MMS20 o que pelo menos liberta potencial de subida até dia de aex-dividend.
NOS após ultrapassagem da MMS20 urge superar nas 2 próximas sessões a RF1 3,3 .gif


Optimiza o comportamento de hoje é compreensível. Pelo menos um monte de incógnitas rodeiam este ativo:
Será que vai haver dividendos? Se tu concordas que o arresto cumpre os critérios legais, a Assembleia Geral de acionistas da NOS terá muitas dificuldades em aprovar seja o que for. Podem fazer o que entenderem, mas a verdade é que 26% dos votos e de tudo o que diz respeito à NOS estão retidos.
No meu entendimento, a participação de 26%, os respetivos dividendos e votos, poderiam ser arrestados em Malta e na Holanda apenas, com o pedido de colaboração de Angola e Portugal à justiça desses países.
É evidente que sendo arrestados em Portugal na fonte imprópria, se o juiz português tiver dificuldades em consumar a coisa e pedir colaboração à posteriori àqueles países, provavelmente obterá colaboração positiva desses países, e ele já deve saber disso, senão tomou já as devidas diligências nesse sentido...
A Isabel dos Santos nomeou recentemente gestores da sua confiança para a NOS com a conivência da Sonaecom. Isso cai bem no mercado? Parece-me que não! A postura da Sonae tem sido tão criminosa como a de Isabel dos Santos, ao demonstrar uma postura cúmplice e até de defesa daquela... Mesmo a postura da Sonae confrontar o juiz lhe fica mal, porque o mais certo é sair desta cena muito mal na fotografia...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 6/4/2020 17:01

Punitor Escreveu:No meu entendimento as ações foram arrestadas de forma ilícita


Na opinião dos Belmiros e da IS as acções foram arrestadas de forma ilícita. Isso é claro. Mas o que conta para o tribunal é se foram arrestadas de forma ilegal ou não.
Ilegalidades à parte, 26% das acções da NOS estão e vão continuar arrestadas à ordem dum processo crime a correr seus termos em Angola e com vista a satisfazer um crédito do Estado Angolano.
Curioso é ver os Belmiros mais preocupados com a inibição dos direitos de votos correspondentes do que com o arresto propriamente dito.

PS: agora começa a perceber-se até que ponto o juiz Carlos Alexandre foi avisado. O que está arrestado não é a sociedade de controlo mas as acções da NOS, sociedade de direito português, cotada em bolsa.
Que isso fique bem claro para não escreverem coisas sem sentido.
Editado pela última vez por NirSup em 6/4/2020 17:07, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Optimiza » 6/4/2020 13:40

Punitor, Legal a decisão de arresto porque em holdings de controlo acionista, o sentido de voto é único e indivisível na sociedade controlada. Agora é facilmente contornada pelos causídicos Sonae.com. Também podem pedir rapidamente a dissolução da sociedade de controlo, identificando e atribuindo as posições societárias correspondentes a IDS e Sonae.com.

Quanto ao desempenho da NOS, hoje, está a desapontar-me. Subida inexpressiva quando deveria reboundar tipo Altri, ainda mais fortemente do que casa mãe (com volume categórico). Superou a MMS20 o que pelo menos liberta potencial de subida até dia de aex-dividend.
NOS após ultrapassagem da MMS20 urge superar nas 2 próximas sessões a RF1 3,3 .gif
NOS após ultrapassagem da MMS20 urge superar nas 2 próximas sessões a RF1 3,3 .gif (25.34 KiB) Visualizado 8576 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 6/4/2020 13:16

NirSup Escreveu:
Goya777 Escreveu:
Mas se a IS quiet vender so desbarato, um fundo abutre entra nas empresas de Malta.e.holanda, algo que o tribunal português não pode.impedir, e depois reclama o prêmio. As accoes.da NOS ja não podem continuar arrestadas


A IS pode vender a quem muito bem entender as sociedades Kento Holding Limited e Unitel International Holdings, BV, se isso não violar qualquer pacto ou acordo com a SONAE (o que duvido).
Mas a vender essas empresas o que está ela a vender? Uma parte das acções duma empresa, de direito português, que está arrestada à ordem dum processo penal.
Quem quer comprar um activo desses?
As acções da NOS, objecto de arresto, manter-se-ão arrestadas até decisão judicial em contrário, independentemente de quem seja o titular.
Em última instância, as acções serão vendidas em hasta pública ou da forma que o tribunal entender mais conveniente para satisfazer o direito do credor.


Neste aspeto não concordo contigo companheiro
No meu entendimento as ações foram arrestadas de forma ilícita
Não há nenhum acionista declarado na NOS que se chame Isabel dos Santos e que detenha 26% do capital social da NOS.
O que está declarado na NOS é uma pessoa coletiva (ZOPT) que detém uma participação de 52% na NOS. Por sua vez, 50% dessa pessoa coletiva é detida por outras duas pessoas coletivas, uma em malta, outra na Holanda. E, são essas pessoas coletivas as que detêm a posição indireta na NOS, das quais a dona é Isabel dos Santos. Portanto, o juiz Carlos Alexandre ou pede colaboração a Malta e à Holanda, ou está a fazer um arresto ilícito. Quantas vezes os juízes não tomam posições erradas? Muitas vezes, acredita. De maneira nenhuma pode vender o que está sob a jurisdição de Malta e da Holanda. A menos que estes dois países colaborem.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 6/4/2020 13:05

Goya777 Escreveu:
O que teria sido boa fé?
[/quote]


Goya boa fé por parte da Sonae seria por exemplo a Sonae não permitir que a IS nomeasse administradores da sua confiança para a NOS no decorrer de março. Outra medida interessante seria mostrar-se interessada na participação da IS e com isso acalmar os investidores e o mercado. Isto seria agir de boa fé.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 6/4/2020 12:35

Celsius-reloaded Escreveu:a diminuição do peso da ZOPT nos direitos de voto na NOS para metade, conferem um interessantíssimo ângulo especulativo ao titulo que nunca teve.


Confere.
Por isso, disse num comentário anterior que para lá da situação trágica (tragédia grega) isto até está a ficar lindo.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 6/4/2020 11:58

Interessante a reacção hj da Sonae e da Nos, embora claro tb no contexto do covid.

Mas a verdade é que esta questão da IS parece estar já descontada no preço.

DE forma relevante tb, a diminuição do peso da ZOPT nos direitos de voto na NOS para metade, conferem um interessantíssimo ângulo especulativo ao titulo que nunca teve, tendo estado primeiro sempre na esfera da PT enquanto PTM e da ZOPT enquanto NOS.

(corrijam-me se tiver dito algum facto menos correcto pf).
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Goya777 » 6/4/2020 10:59

Esta a vender participação na ZOPT. Que é quem tem acções dA NOS.

E se ela desaparecer da ZOPT que justificação há para o arresto?

Moralmente e eticamente há. Legalmente não sei...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 6/4/2020 1:28

Goya777 Escreveu:
Mas se a IS quiet vender so desbarato, um fundo abutre entra nas empresas de Malta.e.holanda, algo que o tribunal português não pode.impedir, e depois reclama o prêmio. As accoes.da NOS ja não podem continuar arrestadas


A IS pode vender a quem muito bem entender as sociedades Kento Holding Limited e Unitel International Holdings, BV, se isso não violar qualquer pacto ou acordo com a SONAE (o que duvido).
Mas a vender essas empresas o que está ela a vender? Uma parte das acções duma empresa, de direito português, que está arrestada à ordem dum processo penal.
Quem quer comprar um activo desses?
As acções da NOS, objecto de arresto, manter-se-ão arrestadas até decisão judicial em contrário, independentemente de quem seja o titular.
Em última instância, as acções serão vendidas em hasta pública ou da forma que o tribunal entender mais conveniente para satisfazer o direito do credor.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Goya777 » 6/4/2020 1:05

Punitor Escreveu:
NirSup Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:
Sobre a decisão judicial parece ter havido um lapso. O problema é que agora todos os prazos estão suspensos e por tempo indeterminado.


Caro Celsius-reloaded
A SONAE está metida numa grande embrulhada. Li algures que a IS andaria com manobras obscuras para tentar fugir ao arresto dos seus bens em Portugal. Há muitas coisas que não se sabem.

Um juiz NUNCA se engana e raramente tem dúvidas.
Isto que estou a dizer não é um conhecimento de ouvir dizer. É um conhecimento de experiência feito. :wall: :wall: :wall:


NirSup acho que tens razão. Uma coisa é certa: a Sonae não lidou de boa fé com a situação. O juiz apercebeu-se provavelmente disso e fez o que fez não foi por conspiração contra a Sonae, simplesmente fez o que a Sonae mereceu... Se a Sonae tivesse agido de boa fé, e tivesse feito o que deveria no tempo devido, mais do que muito, talvez a medida do juiz tivesse sido outra. O que é que a Sonae pretendia? Pretendia ganhar tempo, coisa e tal, e resolver a situação de uma maneira que lhe fosse muito favorável??!!
Agora não sei como sairá desta embrulhada de cabeça erguida. Porque ter-se a cabeça erguida, como diz o nosso buffett, é o segredo de qualquer negócio.
Para já, parece-me que está a começar muito mal ao confrontar a decisão do juiz, em vez de acalmar o mercado com uma possível solução sensata e justiceira a adotar assim que possível...


O que teria sido boa fé?
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Goya777 » 6/4/2020 1:04

Não me parece legal o que foi feito.. fizeram a única coisa que um tribunal português podia fazer, para ganhar tempo, complicar processo de venda ou o que seja.

Mas se a IS quiet vender so desbarato, um fundo abutre entra nas empresas de Malta.e.holanda, algo que o tribunal português não pode.impedir, e depois reclama o prêmio. As accoes.da NOS ja não podem continuar arrestadas
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 6/4/2020 0:43

Punitor Escreveu: Daí o motivo do Juiz Carlos Alexandre não ter arrestado 50% da ZOPT... Ao tê-lo feito na NOS, talvez tenha cometido uma ilegalidade...


A privação dos direitos de voto sobre 26% do capital da NOS tem um efeito devastador e brutal para a vida da empresa. E nessa parte a SONAE terá alguma razão. Não me parece que fosse necessário chegar a esse extremo.
Agora, o arresto preventivo em Processo Penal é uma medida cautelar e tem subjacente o perigo da dissipação dos bens do arrestado (IS). Se o juiz Carlos Alexandre optou por arrestar a NOS (parte) e não a ZOPT por alguma razão o fez. Ninguém julgue que o juiz se enganou ou estava distraído. O Juiz Carlos Alexandre estuda profundamente os dossiers. Talvez de outra forma não ficassem devidamente acautelados os interesses do Estado Angolano que reclama mais de mil milhões de Euros a IS.
Vir a IS dizer que o arresto é abusivo e desproporcional não tem razão. O arresto limitou-se à parte da NOS imputada à sua (dela IS) participação indirecta na empresa.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 5/4/2020 23:01

NirSup Escreveu:Caro Punitor,
Obrigado pela partilha.
Não conhecia estes artigos. Mas são muito interessantes e esclarecedores.
A questão da perda da maioria do capital na NOS dos Belmiros e da IS é uma questão fulcral, o que eu já tinha referido no meu comentário.
Abstraindo a parte dramática, isto até está a ficar lindo.


Portanto, se a IS entra na ZOPT por via das companhias Kento Holding Limited e da Unitel International Holdings, BV. Estando a Kento sediada em Malta e a Unitel sediada na Holanda, a justiça portuguesa pouco ou nada poderá fazer. Daí o motivo do Juiz Carlos Alexandre não ter arrestado 50% da ZOPT... Ao tê-lo feito na NOS, talvez tenha cometido uma ilegalidade...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 5/4/2020 22:15

Caro Punitor,
Obrigado pela partilha.
Não conhecia estes artigos. Mas são muito interessantes e esclarecedores.
A questão da perda da maioria do capital na NOS dos Belmiros e da IS é uma questão fulcral, o que eu já tinha referido no meu comentário.
Abstraindo a parte dramática, isto até está a ficar lindo.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 5/4/2020 19:26

 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 5/4/2020 17:51

NirSup Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:
Sobre a decisão judicial parece ter havido um lapso. O problema é que agora todos os prazos estão suspensos e por tempo indeterminado.


Caro Celsius-reloaded
A SONAE está metida numa grande embrulhada. Li algures que a IS andaria com manobras obscuras para tentar fugir ao arresto dos seus bens em Portugal. Há muitas coisas que não se sabem.

Um juiz NUNCA se engana e raramente tem dúvidas.
Isto que estou a dizer não é um conhecimento de ouvir dizer. É um conhecimento de experiência feito. :wall: :wall: :wall:


NirSup acho que tens razão. Uma coisa é certa: a Sonae não lidou de boa fé com a situação. O juiz apercebeu-se provavelmente disso e fez o que fez não foi por conspiração contra a Sonae, simplesmente fez o que a Sonae mereceu... Se a Sonae tivesse agido de boa fé, e tivesse feito o que deveria no tempo devido, mais do que muito, talvez a medida do juiz tivesse sido outra. O que é que a Sonae pretendia? Pretendia ganhar tempo, coisa e tal, e resolver a situação de uma maneira que lhe fosse muito favorável??!!
Agora não sei como sairá desta embrulhada de cabeça erguida. Porque ter-se a cabeça erguida, como diz o nosso buffett, é o segredo de qualquer negócio.
Para já, parece-me que está a começar muito mal ao confrontar a decisão do juiz, em vez de acalmar o mercado com uma possível solução sensata e justiceira a adotar assim que possível...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 5/4/2020 16:58

Celsius-reloaded Escreveu:
Sobre a decisão judicial parece ter havido um lapso. O problema é que agora todos os prazos estão suspensos e por tempo indeterminado.


Caro Celsius-reloaded
A SONAE está metida numa grande embrulhada. Li algures que a IS andaria com manobras obscuras para tentar fugir ao arresto dos seus bens em Portugal. Há muitas coisas que não se sabem.

Um juiz NUNCA se engana e raramente tem dúvidas.
Isto que estou a dizer não é um conhecimento de ouvir dizer. É um conhecimento de experiência feito. :wall: :wall: :wall:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 5/4/2020 15:36

Celsius-reloaded Escreveu:A isto chama-se risco de litigância.

A Sonaecom foi arrastada para ele, sem ter de lá estar claro está.

Mais uma vez fica verificada a falta de de visão da gestão da sonae que vem deixando arrastar esta situação. Vendeu-se mais depressa um banco do que metade de metade da particpação da nos.

Sobre a decisão judicial parece ter havido um lapso. O problema é que agora todos os prazos estão suspensos e por tempo indeterminado.


A Sonae teve de facto uma atitude super reprovável nisto tudo. Permitiu que as coisas se arrastassem para o arresto.
E agora?
Agora provavelmente é preciso tempo e mais tempo para se resolver esta embrulhada e até lá o Universo Sonae fica com a sua imagem e o seu nome comprometidos durante muito tempo, o que é um cancro terrível para qualquer empresa, do qual será difícil recuperar...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 5/4/2020 15:23

A isto chama-se risco de litigância.

A Sonaecom foi arrastada para ele, sem ter de lá estar claro está.

Mais uma vez fica verificada a falta de de visão da gestão da sonae que vem deixando arrastar esta situação. Vendeu-se mais depressa um banco do que metade de metade da particpação da nos.

Sobre a decisão judicial parece ter havido um lapso. O problema é que agora todos os prazos estão suspensos e por tempo indeterminado.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 5/4/2020 15:16

NirSup Escreveu:
Punitor Escreveu:Não sei se a NOS não irá suspender a distribuição de dividendos...


Caro Punitor,
Quem decide sobre a distribuição de dividendos são os sócios da NOS em AG convocada para o efeito. A administração apenas pode propor a distribuição ou não de dividendos. Não tem poder decisório nesta matéria.
Se isto não se clarificar entretanto, as coisas não estão fáceis para o lado da SONAE. Ai não estão não.


Sim, é evidente companheiro que tem de ser a Assembleia Geral
Mas, se a ZOPT recuperar os seus direitos de voto, que não faz sentido estarem retidos, pode decidir em assembleia com maioria a suspensão da distribuição de dividendos.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 5/4/2020 15:07

Punitor Escreveu:Não sei se a NOS não irá suspender a distribuição de dividendos...


Caro Punitor,
Quem decide sobre a distribuição de dividendos são os sócios da NOS em AG convocada para o efeito. A administração apenas pode propor a distribuição ou não de dividendos. Não tem poder decisório nesta matéria.
Se isto não se clarificar entretanto, as coisas não estão fáceis para o lado da SONAE. Ai não estão não.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 5/4/2020 14:49

Não sei se a NOS não irá suspender a distribuição de dividendos...
26,075%, cerca de 37M€, irão diretamente para o tribunal se forem pagos.
A Sonae tem pouco tempo para resolver esta embrulhada, mas convém que a resolva nos próximos dias.
Se a Sonaecom pela ZOPT conseguir recuperar os direitos de voto, porque num arresto não faz sentido estes ficarem retidos, a melhor coisa que pode fazer é lançar o mais rápido possível uma OPA sobre a NOS.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 5/4/2020 14:44

Que grande embrulhada!

A ZOPT (50% Sonae e 50% IS), holding criada em 2012, detém 52,15 % da NOS.
Nos termos da decisão judicial, as ações arrestadas (26,075% do capital da NOS) ficam privadas do exercício de direito de voto e do direito a receber dividendos, devendo estes últimos ser depositados na Caixa Geral de Depósitos SA à ordem do tribunal.
Na prática os Belmiros e a IS passaram a sócios minoritários da NOS (detêm em conjunto apenas 26,075% dos direitos de voto da NOS).
Ora, nada impede que os restantes sócios da NOS com cerca de 48% das ações se coligam para na AG ordinária da NOS (ou numa AG extraordinária convocada especificamente para o efeito) darem um chuto na actual administração da NOS e tomarem conta da gestão.
E se alguém decidir fazer uma OPA hostil sobre a NOS quem a vai parar?
Só não sei é se a decisão judicial tem ou não efeito suspensivo.
Se a decisão judicial admitir efeito suspensivo do recurso, então isto vai andar embrulhado uns anos em tribunal.
Está mesmo uma embrulhada. Não sei não como descalçar esta bota.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AdsBot [Google], Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, hugob0ss, Lisboa_Casino, malakas, PAULOJOAO e 123 visitantes