CoronaVirus, panico justificado...?
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
Xacal Escreveu:luistsilva1 Escreveu:Atualizo com dados disponíveis ontem de alguns países, tratados aqui, por milhão de habitantes.
Fonte: Worldometer
Luis, obrigado por colocares esses dados.
Pelos gráficos dos valores absolutos parecia que Portugal estava muito melhor que os outros países, por estes já vemos que não é assim.
Claro que temos ter reservas em qualquer conclusão. Há uma série de fatores a ter em conta, desde o número de testes efectuados até ao modo como são contabilizados os dados. E também temos de ter atenção que o vírus não se espalha uniformemente. É o caso da China ou por exemplo nos EUA onde em NY a situação é muito má mas a maioria dos estados está melhor do que Portugal.
Concordo, a realização de testes é crítica para a visibilidade e combate.
Pode-se ver o caso da Suiça que há muito é um dos países com mais casos per capita. Não será estranho o nível de testagem: pelos dados disponiveis, quase 18000 por milhão (vs 3400 em França por comparação).
Portugal não estará muito mal nesta foto comparativa com 8500 testados/milhão: atenção porém, para uma redução do ritmo nos dois últimos dias.
- Registado: 30/4/2016 11:26
Tal como em Itália, os incrementos nos casos activos estão a baixar (e o número de óbitos diários a baixar dos picos).
Actualização/Espanha
(fonte: boletins do Ministerio de Sanidad; últimos dados 21h de 04-04-2020)
Casos activos: +1488 (total:80261)
Recuperados: +3861 (total:38080)
Óbitos: +674 (total:11744)
Ingressos em cuidados intensivos: +329 (total:6861)
Nota: o boletim passou a indicar "casos que han precisado ingreso en UCI" o que sugere que se trata de um valor cumulativo.
Quadro distribuido por faixas etárias (resultados parciais para 87537 casos c/ informação de idade):

De acordo com estes dados, em Espanha, cerca de 33% dos cuidados intensivos dizem respeito a individuos com menos de 60 anos.
Fica também a evolução de casos novos e de casos activos nas duas últimas semanas em Espanha:

Actualização/Espanha
(fonte: boletins do Ministerio de Sanidad; últimos dados 21h de 04-04-2020)
Casos activos: +1488 (total:80261)
Recuperados: +3861 (total:38080)
Óbitos: +674 (total:11744)
Ingressos em cuidados intensivos: +329 (total:6861)
Nota: o boletim passou a indicar "casos que han precisado ingreso en UCI" o que sugere que se trata de um valor cumulativo.
Quadro distribuido por faixas etárias (resultados parciais para 87537 casos c/ informação de idade):
De acordo com estes dados, em Espanha, cerca de 33% dos cuidados intensivos dizem respeito a individuos com menos de 60 anos.
Fica também a evolução de casos novos e de casos activos nas duas últimas semanas em Espanha:
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A curva de Portugal está a abrandar antes do que era suposto, em comparação com outros países (independentemente da sua dimensão).
Vejo essencialmente duas explicações possíveis: ou estamos efectivamente melhor no aplanamento da curva ou este aplanamento acentuado e precoce é induzido pela limitação dos testes (ver gráfico dos testes, que mais do que estagnar, têm inclusivamente reduzido ligeiramente).
Vejo essencialmente duas explicações possíveis: ou estamos efectivamente melhor no aplanamento da curva ou este aplanamento acentuado e precoce é induzido pela limitação dos testes (ver gráfico dos testes, que mais do que estagnar, têm inclusivamente reduzido ligeiramente).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
luistsilva1 Escreveu:Atualizo com dados disponíveis ontem de alguns países, tratados aqui, por milhão de habitantes.
Luis, obrigado por colocares esses dados.
Pelos gráficos dos valores absolutos parecia que Portugal estava muito melhor que os outros países, por estes já vemos que não é assim.
Claro que temos ter reservas em qualquer conclusão. Há uma série de fatores a ter em conta, desde o número de testes efectuados até ao modo como são contabilizados os dados. E também temos de ter atenção que o vírus não se espalha uniformemente. É o caso da China ou por exemplo nos EUA onde em NY a situação é muito má mas a maioria dos estados está melhor do que Portugal.
- Registado: 29/11/2007 14:28
Já agora, deixo a actualização dos dados SICO (2020 vs média 2014-2019). O meu guesstimate é que o número real será pelo menos na ordem do dobro. Estas análises serão feitas mais tarde, de forma mais robusta, como já tenho referido.

mais_um Escreveu:Penso que é claro para todos que o nº de mortes anunciado todos os dias nos vários paises não corresponde à realidade mas tão só o que eles conseguem contar, umas vezes por excesso, outras por defeito.
Até porque é impossível fazer autopsias a tanta gente. Apesar de haver critérios, que no caso português parecem-me corretos, não se esqueçam que no fim da linha quem decide a causa da morte ´e o medico que assina a certidão de óbito.
Tenho o exemplo do meu pai, faleceu há um ano e meio, num lar, não tinha doenças típicas como diabetes, hipertensão, colesterol, etc...tinha 89 anos e não tomava nenhum medicamento, sempre foi saudável a vida toda. Sentiu-se cansado a seguir ao almoço e foi para o quarto descansar.
Ele tinha uma ferida na perna e o enfermeiro ia fazer-lhe o penso, encontrou-o deitado na cama praticamente sem respiração, o enfermeiro tentou reanima-lo mas já não conseguiu, não foi feita autopsia, a certidão de óbito diz que morreu de paragem cardio respiratoria ou algo do género, foi? Suspeito que nem o médico que assinou sabe, apenas pareceu-lhe a mais provável.
Recordam-se que foi anunciada uma morte por covid-19 no Açores e depois foi eliminada? Teria uma pneumonia atípica, já depois de morto fizeram o teste e verificou-se que ele não tinha covid-19.
No caso do rapaz fizeram a autopsia e a causa da morte foi meningite mas se não fosse feita tinha ficado covid-19. Neste caso penso que só fizeram autopsia pelo facto de ser um miúdo e ser estranho, se fosse um adulto provavelmente não teriam feito.
Sobre os nosso critérios, inicialmente disseram que se tivesse infectado por covid-19, seria sempre essa a causa do óbito, na altura pareceu-me idiota, então alguém tem um AVC e a causa é o covid-19? Com o caso do rapaz isso foi esclarecido e agora é claro qual é a causa de morte, mas vai haver muitos óbitos com a causa trocada, fora dos hospitais claro.
Assim as contagens que vão sendo publicitadas servem apenas como um indicador e só posteriomente é que serão feitos estudos estatísticos para apurar os intervalos mais prováveis para o nº de óbitos.
Concordo plenamente, são meros indicadores. Provavelmente só daqui a uns meses poderemos ter leitura da dimensão mais próxima do que realmente se passou.
Actualização/Portugal
Casos confirmados: +754 (total:11278)
Recuperados: sem alteração (total:75)
Óbitos: +29 (total:275)
Hospitalizações: 1084 (+9)
Em cuidados intensivos: 267 (+16)
Gráfico actualizado da evolução dos casos positivos confirmados em Portugal incluindo também a projecção com base na taxa de positivos e no número de testes a aguardar resultado (indicado a tracejado):

Evolução diária de testes novos a suspeitos e testes concluídos:

Curva da epidemia na forma de casos confirmados e óbitos acumulados, em escala logarítmica, de um grupo seleccionado de países, sincronizados (logo, desfazados no tempo) para quando cada país tinha cerca de 50 casos confirmados. Para "ler" com cautela e ir acompanhando.

Quadro de países seleccionados, valores meramente indicativos:
Última versão na página anterior.
Fonte dos dados nacionais: boletins DGS.[/quote]
Casos confirmados: +754 (total:11278)
Recuperados: sem alteração (total:75)
Óbitos: +29 (total:275)
Hospitalizações: 1084 (+9)
Em cuidados intensivos: 267 (+16)
Gráfico actualizado da evolução dos casos positivos confirmados em Portugal incluindo também a projecção com base na taxa de positivos e no número de testes a aguardar resultado (indicado a tracejado):
Evolução diária de testes novos a suspeitos e testes concluídos:
Curva da epidemia na forma de casos confirmados e óbitos acumulados, em escala logarítmica, de um grupo seleccionado de países, sincronizados (logo, desfazados no tempo) para quando cada país tinha cerca de 50 casos confirmados. Para "ler" com cautela e ir acompanhando.
Quadro de países seleccionados, valores meramente indicativos:
Última versão na página anterior.
Fonte dos dados nacionais: boletins DGS.[/quote]
Penso que é claro para todos que o nº de mortes anunciado todos os dias nos vários paises não corresponde à realidade mas tão só o que eles conseguem contar, umas vezes por excesso, outras por defeito.
Até porque é impossível fazer autopsias a tanta gente. Apesar de haver critérios, que no caso português parecem-me corretos, não se esqueçam que no fim da linha quem decide a causa da morte ´e o medico que assina a certidão de óbito.
Tenho o exemplo do meu pai, faleceu há um ano e meio, num lar, não tinha doenças típicas como diabetes, hipertensão, colesterol, etc...tinha 89 anos e não tomava nenhum medicamento, sempre foi saudável a vida toda. Sentiu-se cansado a seguir ao almoço e foi para o quarto descansar.
Ele tinha uma ferida na perna e o enfermeiro ia fazer-lhe o penso, encontrou-o deitado na cama praticamente sem respiração, o enfermeiro tentou reanima-lo mas já não conseguiu, não foi feita autopsia, a certidão de óbito diz que morreu de paragem cardio respiratoria ou algo do género, foi? Suspeito que nem o médico que assinou sabe, apenas pareceu-lhe a mais provável.
Recordam-se que foi anunciada uma morte por covid-19 no Açores e depois foi eliminada? Teria uma pneumonia atípica, já depois de morto fizeram o teste e verificou-se que ele não tinha covid-19.
No caso do rapaz fizeram a autopsia e a causa da morte foi meningite mas se não fosse feita tinha ficado covid-19. Neste caso penso que só fizeram autopsia pelo facto de ser um miúdo e ser estranho, se fosse um adulto provavelmente não teriam feito.
Sobre os nosso critérios, inicialmente disseram que se tivesse infectado por covid-19, seria sempre essa a causa do óbito, na altura pareceu-me idiota, então alguém tem um AVC e a causa é o covid-19? Com o caso do rapaz isso foi esclarecido e agora é claro qual é a causa de morte, mas vai haver muitos óbitos com a causa trocada, fora dos hospitais claro.
Assim as contagens que vão sendo publicitadas servem apenas como um indicador e só posteriomente é que serão feitos estudos estatísticos para apurar os intervalos mais prováveis para o nº de óbitos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Atualizo com dados disponíveis ontem de alguns países, tratados aqui, por milhão de habitantes.
Deve-se ter em consideração das limitações dos comparativos entre os países face a diferentes critérios de contabilização.
Incluí desta vez a Suécia e Rep. Checa que têm tido abordagens diferenciadas no combate ao surto.
Total de Óbitos por milhão de habitantes (escala logarítmica)

Total de Óbitos por milhão de habitantes (escala logarítmica) – dias decorridos a partir do caso nº 100

Óbitos diários por milhão de habitantes (escala linear)

Nota: Atualização em França anteontem com óbitos ocorridos em lares;
Espanha, Itália, França, Reino Unido, Bélgica e Holanda a superar/próximos dos 10 mortos diários por milhão de habitantes.
Total de Casos por milhão de habitantes (escala logarítmica)

Total de Casos por milhão de habitantes (escala logarítmica) – dias decorridos a partir do caso nº 100

Casos diários por milhão de habitantes (escala linear)

Nota: Atualização em França anteontem de casos que estavam pendentes de registar.
Espanha e Italia estarão nos seus “planaltos” cujos pontos mais altos parecem ter sido atingidos há 9 e 14 dias respetivamente.
Deve-se ter em consideração das limitações dos comparativos entre os países face a diferentes critérios de contabilização.
Incluí desta vez a Suécia e Rep. Checa que têm tido abordagens diferenciadas no combate ao surto.
Total de Óbitos por milhão de habitantes (escala logarítmica)
Total de Óbitos por milhão de habitantes (escala logarítmica) – dias decorridos a partir do caso nº 100
Óbitos diários por milhão de habitantes (escala linear)
Nota: Atualização em França anteontem com óbitos ocorridos em lares;
Espanha, Itália, França, Reino Unido, Bélgica e Holanda a superar/próximos dos 10 mortos diários por milhão de habitantes.
Total de Casos por milhão de habitantes (escala logarítmica)
Total de Casos por milhão de habitantes (escala logarítmica) – dias decorridos a partir do caso nº 100
Casos diários por milhão de habitantes (escala linear)
Nota: Atualização em França anteontem de casos que estavam pendentes de registar.
Espanha e Italia estarão nos seus “planaltos” cujos pontos mais altos parecem ter sido atingidos há 9 e 14 dias respetivamente.
MarcoAntonio Escreveu:Epá, Lisboa, ele está certamente a falar das comorbidades, essencialmente. Naturalmente, como grande parte dos pacientes tem outras patologias, é difícil precisar em quanto contribuiu (e nalguns casos, eventualmente até nem contribui nada).
Mas daí a achar que quem cai de um prédio é contabilizado como COVID, como disse, tenho praticamente a certeza absoluta que na Itália não conta e em Portugal tenho a certeza que não conta (baseado no exemplo do menino, que já permitiu perceber que quando a razão é obviamente outra, é essa outra que é colocada na certidão de óbito e não conta para a contagem oficial).
Aliás, o que tem sido tema nas conferências de imprensa não é óbitos de outras coisas que entraram como COVID, é óbitos de COVID que ainda não estão nas contas (pois como já admitiram várias vezes, não sabem bem e vão tentar perceber mais tarde, quantos óbitos ocorreram que não chegaram sequer ao hospital). Isto é, óbitos nas residências e em lares de terceira idade. Estou a falar de Itália.
Um problema que também se coloca em Espanha e em França (neste caso já estão a tentar corrigir).
Marco,
O que eu escrevi não ia nesse sentido, Aliás eu comentei que em Portugal não ne parecia que acontecesse isso e que procuravam identificar outrs causas.
E reforcei por brincadeira ps 2 casos iniciais que claramente foram identificados a dedo , para marcar o 1 caso e celar o 1 estado de emergencia.
Náo tenho duvidas que aqui a ser é por defeito. minimo de mortes ( em caso de duvida).
- Registado: 23/11/2011 21:02
Nesses casos sim (e em Itália em princípio também, tanto quanto sei).
Mas já não estamos a falar da mesma coisa (tipo morreu de meningite ou caiu de um prédio ou teve um acidente automóvel). São coisas diferentes. É aí que convém colocar a linha divisora senão entramos numa irracionalidade. Uma coisa é um paciente que tem várias coisas e não se sabe bem se morreu de COVID ou em quanto contribuiu. Outra é quando é evidente que morreu de outra coisa, apesar de estar infectado.
Bom, o tema de fundo é desagradável, a conversa convosco é agradável mas.... eu preciso de ir descansar.
Boa noite aos dois.

Mas já não estamos a falar da mesma coisa (tipo morreu de meningite ou caiu de um prédio ou teve um acidente automóvel). São coisas diferentes. É aí que convém colocar a linha divisora senão entramos numa irracionalidade. Uma coisa é um paciente que tem várias coisas e não se sabe bem se morreu de COVID ou em quanto contribuiu. Outra é quando é evidente que morreu de outra coisa, apesar de estar infectado.
Bom, o tema de fundo é desagradável, a conversa convosco é agradável mas.... eu preciso de ir descansar.
Boa noite aos dois.

MarcoAntonio Escreveu:Aliás, no caso do menino, se vires nas notícias, os médicos decidiram fazer o teste. Mas, imagina que alguém morre num acidente de viação (ou se cair de um prédio, que era o exemplo do Lisboa), epá, é óbvio que ninguém vai testar a ver se tem COVID para entrar nas contas. E é também óbvio que se por acaso se souber que estava infectado, não vai contar na causa da morte o COVID.
Sim, num caso destes é óbvio, eu fiquei foi com a ideia que nos casos em que havia doenças graves e o Covid que contabilizariam o óbito... eventualmente exluíndo casos em que o resultado fosse claro, e apontasse que foi a outra doença e não o Covid a provocar a morte... como não percebo muito disto presumi que haverá casos em que eles não consigam determinar qual das doenças mais contribuiu para o óbito (?)... mas realmente não voltei a ouvir mais nada sobre o assunto, e aparentemente ainda não tinham os critérios claramente definidos nesta conferência!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Epá, Lisboa, ele está certamente a falar das comorbidades, essencialmente. Naturalmente, como grande parte dos pacientes tem outras patologias, é difícil precisar em quanto contribuiu (e nalguns casos, eventualmente até nem contribui nada).
Mas daí a achar que quem cai de um prédio é contabilizado como COVID, como disse, tenho praticamente a certeza absoluta que na Itália não conta e em Portugal tenho a certeza que não conta (baseado no exemplo do menino, que já permitiu perceber que quando a razão é obviamente outra, é essa outra que é colocada na certidão de óbito e não conta para a contagem oficial).
Aliás, o que tem sido tema nas conferências de imprensa não é óbitos de outras coisas que entraram como COVID, é óbitos de COVID que ainda não estão nas contas (pois como já admitiram várias vezes, não sabem bem e vão tentar perceber mais tarde, quantos óbitos ocorreram que não chegaram sequer ao hospital). Isto é, óbitos nas residências e em lares de terceira idade. Estou a falar de Itália.
Um problema que também se coloca em Espanha e em França (neste caso já estão a tentar corrigir).
artista_ Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Artista:
Não creio que ela tenha dito isso. Embora não tenha ouvido todas as conferências, na que ouvi ela disse que não estava contabilizado e que a situação ia ser averiguada (logo no primeiro dia ela disse que embora tivesse dado positivo no teste, ele tinha entrado no Hospital com um quadro que era diferente da sintomatologia do COVID). O menino não foi contabilizado como COVID, o óbito foi atribuído a meningite:
A conferência a que me refiro é esta, do dia 30 de março, (minuto 21) Graça Freitas sugere que em Portugal o critério é o de registarem como óbito Covid todos os que testem positivo, embora depois ela diga que que está a ser discutido, não percebi se se estava a referir ao critério ou ao caso específico do morte do rapaz.
https://www.youtube.com/watch?v=lNcTMKXm8hI
Edit: Ela também diz que o critério português é diferente de outros países, não especificando.
Artista,
Noutras conferencias, pareceu-me claro que também se procura avaliar outras causas de morte.
Aliás, até aos primeiros 2 casos , foi precisamento o contrario. Ninguém
partia de COVID .a náo ser que fosse alguem de interesse público

Mas somente nesses 2 dias inicais.............e com divulgação de mortes,
Agora estamos a testar , a divulgar e no bom caminho para ganharmos esta batalha, pese embora ainda vão surgindo alguns nº fortes que poderiam ter sido divulgados antes, se iniciassemos com mais força os testes iniciais,
Mas era a capacidade que tinhamos na altura !
Artista, o que ela (naquela altura) diz é que a causa da morte está a ser investigada, depois diz "provavelmente" mas também acaba dizendo que ainda vão decidir. Naquela altura ela ainda não sabia. Casos óbvios (como o "exemplo hipotético" do Lisboa e como o caso do menino, que se determinou que morreu de meningite) não contarão, é evidente. Penso mesmo que entretanto numa conferência de imprensa posterior ela confirmou que não foi.
Aliás, no caso do menino, se vires nas notícias, os médicos decidiram fazer o teste. Mas, imagina que alguém morre num acidente de viação (ou se cair de um prédio, que era o exemplo do Lisboa), epá, é óbvio que ninguém vai testar a ver se tem COVID para entrar nas contas. E é também óbvio que se por acaso se souber que estava infectado, não vai contar na causa da morte o COVID.
Aliás, no caso do menino, se vires nas notícias, os médicos decidiram fazer o teste. Mas, imagina que alguém morre num acidente de viação (ou se cair de um prédio, que era o exemplo do Lisboa), epá, é óbvio que ninguém vai testar a ver se tem COVID para entrar nas contas. E é também óbvio que se por acaso se souber que estava infectado, não vai contar na causa da morte o COVID.
MarcoAntonio Escreveu:LISBOA_CASINO Escreveu:No entantp, a alemanha contabiliza casos " puros de COVID ", ou seja que a causa de morte náo seja atribuida a oureas doenças,,,,,,,Logo mesmo com covid mas com outro problema não ser+a morte de COVID, A Itália por exemplo - testou COVID - logo regista por COVID..... Mesmo que tenha caido do 10 andar e tenha chegado com vida ao hospital ) criterios.........!
Lisboa, eu tenho quase a absoluta certeza de que isto não é verdade para Itália e tenho a absoluta certeza que não é verdade para Portugal (bom, na medida que se pode ter absoluta certeza de uma coisa destas, espero que coloquem no devido contexto os meus classificativos). Só são feitos testes post-mortem em óbitos (e atribuídos a COVID) com quadro suspeito (sintomas de pneumonia e/ou doença respiratória, etc). Aliás, há um caso bem claro em Portugal de um menino que, embora estivesse infectado, a causa do óbito foi atribuída a meningite.
Edit: isto estender-se-á, por exemplo, aos óbitos em lares de terceira idade (aparentemente, é o lar que terá de solicitar o teste). Falo de Portugal.
Marco,
Sem querer entrar em grande discussão . porque os criterios são dispares e ai não temos os 2 grandes dúvidas. A observação sobre italia vem de comentarios como este
https://brasil.elpais.com/sociedade/202 ... certo.html
"Itália inclui no registro de vítimas de coronavírus todos os pacientes que deram resultado positivo nos testes e que morreram, independentemente dos demais aspectos de seu histórico clínico, seguindo o critério do Instituto Superior de Saúde. Essa entidade se ocupa, a posteriori, de fazer um estudo epidemiológico para aprofundar as causas da morte dos pacientes com Covid-19 e publica um relatório duas vezes por semana onde informa se estas pessoas sofriam de outras enfermidades.
O diretor de Proteção Civil, Angello Borrelli, encarregado de comunicar as cifras oficiais, frequentemente observa que se trata de “falecidos com coronavírus e não por coronavírus”, até que se aprofunde nos históricos clínicos. "
Portanto, sou levadp em crer que se trata da realidade italiana e os nº reforçam essa crença !
Abco D
MarcoAntonio Escreveu:Artista:
Não creio que ela tenha dito isso. Embora não tenha ouvido todas as conferências, na que ouvi ela disse que não estava contabilizado e que a situação ia ser averiguada (logo no primeiro dia ela disse que embora tivesse dado positivo no teste, ele tinha entrado no Hospital com um quadro que era diferente da sintomatologia do COVID). O menino não foi contabilizado como COVID, o óbito foi atribuído a meningite:
A conferência a que me refiro é esta, do dia 30 de março, (minuto 21) Graça Freitas sugere que em Portugal o critério é o de registarem como óbito Covid todos os que testem positivo, embora depois ela diga que que está a ser discutido, não percebi se se estava a referir ao critério ou ao caso específico do morte do rapaz.
https://www.youtube.com/watch?v=lNcTMKXm8hI
Edit: Ela também diz que o critério português é diferente de outros países, não especificando.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
MarcoAntonio Escreveu:Aproveito e deixo o quadro de países seleccionados actualizado, agora com a coluna de óbitos por mil habitantes visível. Os piores países neste aspecto são praticamente os mesmos desde o meu último comentário sobre esta questão: Espanha, Itália e depois França, Bélgica e Holanda. A França saltou em virtude da inclusão de cerca de 1500 óbitos registados em lares que passaram a estar contabilizados na contagem oficial.
Os dados são meramente indicativos. Não me façam escrever um disclaimer de 5 páginas sobre todas as limitações e problemas que existem ou podem existir com os dados. Mas qualquer dúvida, esclarecimento ou interpretação adicional (dentro do possível), estou à disposição.
O valor de testes do BRASIL é ridiculoooooooooooooooooooooooooooooooooo!
Acorda BOLSONARO !
TESTAR TESTAR TESTAR !
Depois avalias se ficas em casa ou andas pela rua !
Lisboa, sem entrar na questão da veracidade dos números da China (basicamente já disse que provavelmente não é boa ideia confiar a 100%, mas sem evidências concretas o que temos é os que eles nos facultam), não faz sentido considerar o número de testes per capita apenas, dado que se os números forem verdadeiros, cerca de 600 mil testes foram só para as províncias de Hubei e Guangdong (ou seja, para estas duas provincias, as mais afectadas, per capita, a testagem foi muito mais elevada pois estamos a falar grosso modo de 1/10 da população da China) e entretanto supostamente controlaram a epidemia portanto abrandaram a testagem.
Se tomarmos estes aspectos em consideração, os testes não foram reduzidos.
Se tomarmos estes aspectos em consideração, os testes não foram reduzidos.
Xacal Escreveu:LISBOA_CASINO Escreveu:
Xacal,
Compara o nº de testes que a alemanha já fez com os da França e Portugal e verás a razão das diferenças. Quem testa mais tem mais casos. A Alemanha tem um racio exceçente face ap nº de casos / testes.
Como é natural, existe uma grande diferença em quem faz testes à população em geral e aqueles que se limitaram / ou tem um peso significativo de testes em situaloes hospitalares ou pior. Bestes casos as taxas de mortalidade tedem a ser muito superiores.
No entantp, a alemanha contabiliza casos " puros de COVID ", ou seja que a causa de morte náo seja atribuida a oureas doenças,,,,,,,Logo mesmo com covid mas com outro problema não ser+a morte de COVID, A Itália por exemplo - testou COVID - logo regista por COVID..... Mesmo que tenha caido do 10 andar e tenha chegado com vida ao hospital ) criterios.........!
Já da Lombardia para baixo.......deverá ser preciso um atestado e autorização governamental para testar positivo por COVID,,,,,,,,,,,,,,Critérios !
saude para todos
Lisboa_casino
A questão não é essa, sei que há países que fazem mais testes outros menos , muitos dados não são contabilizados, etc. O que está em discussão é a validade de tirar conclusões minimamente fiáveis com dados absolutos comparando países com dimensões muito diferentes.
Mas os dados que são colocados aqui pelo marco têm a percentagem de testes em funcão da população. A partir a vida fica facilitada para análise relativas que se queiram fazer.
Felismente aqui temos tido a melhor informação que há com o contributo de tanta gente, Agosra cada um deve fazer a sua própria an+alise e informaçáo do melhor é coisa que náo falta aqui.
Até em determinado momento, desafiamos a informaláo sobre mortes totais dos paises e hoi disponibilizada também.
Informação do melhor que há.
Quem quer utilizar valores absolutos e muita gente o faz, paciencia ! Náo se quer dar ao trabalho de amalisar a realidade da situaçáo de cada país.
Por exemplo, alguem dizia algures que a Russia poderia ultrapassar a suecia e a Noruega .............
Não será normal que um pais tão populoso entre a China e a Europa e com uma taxa de mortalidade elevadissima, venha a ter mais casos do que esse paises, caso efetuasse e divulgasse adequadamente os nºs de COVID ?
E da base de testes realizados que deverá ser feita a comparação relativa das realidades.
Por exemplo . a CHIna tem uma taxa e sempre teve, uma taxa ridicula de testes em função da população-
Claro que neste momento, ao olhar para os nos da europa, dá vontade de rir sobre aqueles numeros divulgados..................
saude para todos
Artista:
https://sicnoticias.pt/especiais/corona ... -meningite
https://sicnoticias.pt/especiais/corona ... -meningite
LISBOA_CASINO
Assustei me com a referência à Wiki. Ainda mais neste fórum...

Assustei me com a referência à Wiki. Ainda mais neste fórum...

"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."
"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God
"Be sure to taste your words before you spit them out."
"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God
"Be sure to taste your words before you spit them out."
MarcoAntonio Escreveu:
Lisboa, eu tenho quase a absoluta certeza de que isto não é verdade para Itália e tenho a absoluta certeza que não é verdade para Portugal (bom, na medida que se pode ter absoluta certeza de uma coisa destas, espero que coloquem no devido contexto os meus classificativos). Só são feitos testes post-mortem em óbitos (e atribuídos a COVID) com quadro suspeito (sintomas de pneumonia e/ou doença respiratória, etc). Aliás, há um caso bem claro em Portugal de um menino que, embora estivesse infectado, a causa do óbito foi atribuída a meningite.
Marco, há aqui uma coisa que me está a fazer confusão, eu não tenho visto todos as conferências diárias da DGS mas lembro-me de uma há uns dias, em que a Graça Freitas disse que em Portugal o critério era de contabilizar todos os casos, em que havia um teste positivo à Covid 19, independentemente de todas as outras patologias que o doente tivesse. E ela referiu-se exatamente a esse caso do miúdo de 14 anos, dizendo que independentemente do que viessem a verificar nos testes que estavam a fazer (disse até que tudo apontava num sentido mas só quando tivessem confirmação o divulgariam) ele seria contabilizado nos óbitos do Covid19... há alguma coisa que me está a escapar ou mudaram o critério?
Gaio Azul Escreveu:LISBOA_CASINO Escreveu:Gaio Azul Escreveu:Lisboa_Casino
Pelo que sei nem todos os estados estão a reagir da mesma forma. Gostava de acreditar que sim. Tens algum link que possa ler? De onde vem essa informação toda? Esses números são baseados no quê? Podes esclarecer?
A POPULAÇÃO DOS STATES foi extraido do wikipedia;
A mortalidade, pode ter sido daqui
Overview of the United States Mortality DataBase (USMDB)
o resto da informação foi gentilmente cedida pelo Marco António ao longo destes incansáveis 2 meses !
O resto são projeçoes realistas pera um pais de tamanha dimensão e com vontade de fazer testes !
Ps : Foi referida a vontade de fazer 27 mlhóes de testes ( não acredito) mas será seguramente o pais onde irão ser feitos mais testes em %. Pelo ritmo que leva neste momento, chegará a 7 . 10 milhões no estaço de 2 meses ( 2 3 % da população).. Será o pais com mais testes realizados em %, Neste momento a Suiça lidera com mais de 1,5-
Acima de tudo temos de olhar à % de testes realizados, pois só assim é que são contabilizados em casos !
Saude para todos,
A Wikipedia não é uma fonte muito certa.
Em relação aos testes eles têm meios. É preciso todos aderirem e também muito tempo para averiguar essas previsões.
Não se pode subestimar a capacidade dos EU para enfrentar a pandemia mas tem de haver sincronia.
Gaio
Eu estava a brincar cpm a wikepedia mas noutras fontes não diferem muito

E 20 - 30 mil mortes se testarem 10 milhões será mesmo muito bom e ao nivel dos melhores. E preciso ver as coisas com base na dimensáo da populaçáo e dos testes efetuados.
Portanto esses dados incorporam a fortissima capacidade hiospitalar dos states, pelos menos para quem tem sistemas de saude !
saude para todos
Editado pela última vez por Lisboa_Casino em 5/4/2020 2:00, num total de 1 vez.
Xacal Escreveu:Uma coisa é evidente, o gráfico dos óbitos tem que ter alguma coisa errada. No eixo das abcissas tem a data, no eixo das ordenadas o número de óbitos. Ora isto não confere com os valores das curvas apresentadas. Ou estão erradas as curvas, ou está errada a variável de um dos eixos.
No eixo das abcissas poderia estar número de casos confirmados, mas mesmo assim acho que não podemos tirar grandes conclusões do gráfico, pois começa com 50 (antes era 100) e é muito diferente teres por exemplo 60 mil casos em Andorra que é quase a totalidade da população ou teres 60 mil casos espalhados por todos os EUA.
Está explicado no tópico, quando os gráficos foram introduzidos (e parcialmente depois nas actualizações). A data é a data de acordo com a cronologia da epidemia em Portugal. As restantes curvas estão sincronizadas para quando cada país tinha cerca de 50 casos. O desfazamento utilizado é (como é lógico!) exactamente o mesmo para os casos ou para os óbitos, isto é, não sofrem desfazamentos diferentes para o mesmo país.
E claro que é muito diferente ter 60 mil casos nos Estados Unidos ou em Andorra (que nem está no gráfico). Conto com que as pessoas que olham para o gráfico tenham uma ideia razoável das populações dos respectivos países e um mínimo de sentido crítico.
Nota: não me recordo de ter utilizado 100 como ponto de referência antes.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot] e 52 visitantes