Impresa - Tópico Geral
Re: Impresa - Tópico Geral
Eu estava a falar da Impresa 

Re: Impresa - Tópico Geral
Outra vez outra coisa curiosa! Então até parece que para quem investe no mercado nacional tem razões para lhe parecer haver subidas exageradas! Para além disso não é verdade, sempre que me parece haver um desfasamento evidente entre negócio da empresa e resultados futuros digo isso. Disse na Ibersol, já tinha dito na Uber... portanto tb aqui não estou a ver fundamento para essa observação.
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Re: Impresa - Tópico Geral
Alvaro, não quero nada salientar que falhas. Falhas e acertas como todos nós. Apenas quero dizer-te que quando a acção sobe tu nunca vens aqui dizer que é porque alguém a está a empurrar para cima. A diferença é essa. E é mesmo isso que faz toda a diferença. Quando sobes achas normal, quando desce é fruto dos demónios do mercado.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Re: Impresa - Tópico Geral
Ulisses, há duas coisas curiosas neste teu post. Uma, é o facto de te parecer sempre que é necessário que as pessoas venham aqui dizer que erraram. Vamos ver, primeiro acertei e muito, se fores lá atrás perceberás isso. Depois apostei num suporte que não funcionou e aí perdi. E voltei a apostar e perdi. Mas entre ganhos e perdas deverá ter havido quem já perdeu muito mais que eu e está caladinho.
Outra coisa curiosa é dizeres que caiu devido à pressão vendedora, mas porque é que essa pressão vendedora não equivale a deitarem a ação abaixo. É tão simples como isso: se for compradora faz subir, se for vendedora faz descer.
Para concluir digo-te o seguinte: continuo a acreditar na Impresa e, como bem deves saber, às vezes acerto. E, claro, como o cum dos mortais, às vezes erro. E, quando erro, não tenho problema em assumir. Para que fique para mem´ória futura e para não parecer que fujo como uma enguia espertalhona, cá vai: reforço na Impresa a 12, venda a 16.5. Para mim nestes valores estamos de quarentena.
Outra coisa curiosa é dizeres que caiu devido à pressão vendedora, mas porque é que essa pressão vendedora não equivale a deitarem a ação abaixo. É tão simples como isso: se for compradora faz subir, se for vendedora faz descer.
Para concluir digo-te o seguinte: continuo a acreditar na Impresa e, como bem deves saber, às vezes acerto. E, claro, como o cum dos mortais, às vezes erro. E, quando erro, não tenho problema em assumir. Para que fique para mem´ória futura e para não parecer que fujo como uma enguia espertalhona, cá vai: reforço na Impresa a 12, venda a 16.5. Para mim nestes valores estamos de quarentena.

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Re: Impresa - Tópico Geral
Alvaro, andas há 4 meses a dizerem que andam a atirar a cotação ao chão com ordens tampão e mais não sei o quê, quase que querendo justificar porque a acção desce quando tu estavas tão optimista. Não há problema nenhum em errares, eu erro imensas vezes, todos erramos várias vezes, faz parte do mundo dos mercados. Aceitar isso faz parte do processo de crescimento de qualquer investidor. Mas há aqueles que passam a vida inteira sem o conseguirem fazer.
Já agora, quem é que teria interesse em estar sempre a deitá-la abaixo? Quem teria tantas acções que o conseguisse fazer?
Deixo o gráfico da Impresa desde que entrou em Bolsa. Desde que existe o Caldeirão, há mais de 17 anos, muitos foram os que vieram ao Caldeirão dizer que não deixavam a acção subir, que são os manipuladores que a atiram para baixo. A resposta do mercado foi a que está no gráfico.
Um dia a acção subirá, sem dúvida. Mas não subirá porque os manipuladores ou algum tampão de que falas desapareçam. Subirá porque a pressão compradora fará com que isso aconteça. Como sempre.
Abraço,
Ulisses
Já agora, quem é que teria interesse em estar sempre a deitá-la abaixo? Quem teria tantas acções que o conseguisse fazer?
Deixo o gráfico da Impresa desde que entrou em Bolsa. Desde que existe o Caldeirão, há mais de 17 anos, muitos foram os que vieram ao Caldeirão dizer que não deixavam a acção subir, que são os manipuladores que a atiram para baixo. A resposta do mercado foi a que está no gráfico.
Um dia a acção subirá, sem dúvida. Mas não subirá porque os manipuladores ou algum tampão de que falas desapareçam. Subirá porque a pressão compradora fará com que isso aconteça. Como sempre.
Abraço,
Ulisses
Re: Impresa - Tópico Geral
É giro ver aquelas ordens tampão para inibirem os pequenos investidores de comprar, para mim funconam como bandeirinhas dos santos populares, estão lá para animar os ursos. Continuo em sentido completamente contrário a essa animação. A minha animação resulta do que vejo a empresa fazer todos os dias. Muito importante a adesão que a população está a ter aos telejornais das SIC's, muito mais importante que às novelas. 

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Re: Impresa - Tópico Geral
Tirei uns dias para desolhar para a geringonça. Reparei agora que continuamos nos 13, o suporte continua nos onze e meio e a resistência acima de 16. Há notícias frescas e intigrantes e uma delas tem a ver com uma questão que sempre aqui coloquei quando a Cofina queria comprar a TVI. A notícia dá conta dos lesados do Banif pedirem 250 milhões à TVI e ao seu diretor. Absolutamente esperável, embora quase me tivesse aqui quase cortado a língua por causa de ter dito que essa era uma das razões porque a bota não batia com a perdigota.
Há também umas danças que dão que pensar, com saídas da SIC para a TVI e um clima super amistoso entre Daniel Oliveira e Nuno Santos. Hum... querem ver que vamos ter novidades Não se trata de especulação trata-se de pensar como é que a TVI se aguenta com o peso das novas contratações. Há aqui alguma coisa a não bate nada certa.
Há também umas danças que dão que pensar, com saídas da SIC para a TVI e um clima super amistoso entre Daniel Oliveira e Nuno Santos. Hum... querem ver que vamos ter novidades Não se trata de especulação trata-se de pensar como é que a TVI se aguenta com o peso das novas contratações. Há aqui alguma coisa a não bate nada certa.

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Re: Impresa - Tópico Geral
A bolsa tem coisas com piada! Então a Impresa caía porque a Cofina ia comprar a Tvi e iria ser líder de audiências? Muito bem... apesar dos esforços de Paulo Fernandes para levar a compra a bom porto a Prisa deixou cair o negócio e avança para tribunal. Ora bem, a Impresa, que domina absolutamente quer na SIC, quer na Sic Notícias, quer com o Expresso, não consegue valer mais que 20 milhões! É o vírus? É mais o viró disco e toca o mesmo, é mais a psicologia que o vírus. O vírus mete as pessoas em casa a ver Tv e vai levar a Europa a pagar informação credível para evitar que os populismos ganhem terreno. Apesar disso os ursos andam com as unhas afiadas. Nem que a vaca também tussa!... não as largo. Nem que tenha de as ligar ao ventilador! Ai aguenta, aguenta... 

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Re: Impresa - Tópico Geral
optimiza, agradeço a boa informação, sem bluf's, nem desnecessidades. Reparo que pela 1.ª vez vejo a Europa como um todo, muito solidária e o BCE no caminho certo. Os falcões que esperam ver o populismos crescer muito na Europa (em Portugal tb há uns sonhadores, oh se há!) devem estar a pensar duas vezes. Fico a torcer para que na Altri sejam obrigados a fechar as posições curtas e que os ganhos voltem. Vejo uma possibilidade do SPx refazerem uma nova diagonal ascendente. Estou curioso para ver como acaba a novela Cofina / Tvi. Bons negócios. 

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Re: Impresa - Tópico Geral
https://www.meiosepublicidade.pt/2020/0 ... o-crescem/
http://www.zapping-tv.com/jornal-das-7-da-sic-noticias-foi-o-programa-mais-visto-do-cabo-estacao-tem-melhor-dia-de-sempre/
Álvaro, com uma esmagadora maioria dos Portugueses em casa e a ver TV, os shares estão a engordar e os noticiários a tornarem-se uma obsessão diária.
Não é o "flight to quality", mas sim o "news addiction" que leva a que os canais de âmbito nacional, e não só o canal líder SIC1/ a RTP e TVI, vejam aproximar-se em share a SIC Notícias e até a CMTV (duas lutam taco a taco). Dantes, na SIC notícias, os intervalos não exibiam 5 longos minutos de publicidade.
Se a publicidade em meio televisivo vai de vento em popa, já na Imprensa escrita está em queda e os riscos na distribuição e nos custos vão levar a subsídios do Estado (e a nível Europeu). Mais cash para Jornais da Cofina,Impresa, Global media e Público.
https://www.meiosepublicidade.pt/2020/0 ... ao-sector/
Impresa (7,8M RL/+5,6% receitas/zona de mínimos sempre na cotação) 20.5M CB Capitalização Bolsista///EBITDA 25,1M para 20,5M CB///CB=1/9 Receitas///CB = 2,5 Resultado Líquido///Receitas = 1,1x dívida líquida///EBITDA = 1/6 dívida líquida/// PER = 2,33 CB
http://www.zapping-tv.com/jornal-das-7-da-sic-noticias-foi-o-programa-mais-visto-do-cabo-estacao-tem-melhor-dia-de-sempre/
Álvaro, com uma esmagadora maioria dos Portugueses em casa e a ver TV, os shares estão a engordar e os noticiários a tornarem-se uma obsessão diária.
Não é o "flight to quality", mas sim o "news addiction" que leva a que os canais de âmbito nacional, e não só o canal líder SIC1/ a RTP e TVI, vejam aproximar-se em share a SIC Notícias e até a CMTV (duas lutam taco a taco). Dantes, na SIC notícias, os intervalos não exibiam 5 longos minutos de publicidade.
Se a publicidade em meio televisivo vai de vento em popa, já na Imprensa escrita está em queda e os riscos na distribuição e nos custos vão levar a subsídios do Estado (e a nível Europeu). Mais cash para Jornais da Cofina,Impresa, Global media e Público.
https://www.meiosepublicidade.pt/2020/0 ... ao-sector/
Impresa (7,8M RL/+5,6% receitas/zona de mínimos sempre na cotação) 20.5M CB Capitalização Bolsista///EBITDA 25,1M para 20,5M CB///CB=1/9 Receitas///CB = 2,5 Resultado Líquido///Receitas = 1,1x dívida líquida///EBITDA = 1/6 dívida líquida/// PER = 2,33 CB
Editado pela última vez por Optimiza em 20/3/2020 15:03, num total de 2 vezes.
Re: Impresa - Tópico Geral
Sic notícias faz 5.8% de média e cmtv chega a 5%. A Tvi sofre, veremos o que esta novela vai dar, faltam poucos dias para se perceber se a Tvi aceita a nova proposta da Cofna. 

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Re: Impresa - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:A Impresa hoje cai? Hum... deverá ser por causa disto: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... 021-560845
Então a cotação da Impresa está quase em mínimo histórico por causa do adiamento do campeonato europeu de futebol a nível de seleções?
Vê-se certas coisas e não se veem outras, aquelas que deviam merecer atenção.
A dívida da Impresa é grande. Além disso o seu "goodwill" é enorme. Lembro que recentemente a Media Capital apresentou um grande prejuízo em resultado de reconhecimento de uma imparidade avultada no seu "goodwill".
Empresas como a Impresa, em tempos de crise económica e financeira, são, naturalmente, especialmente penalizadas.
Re: Impresa - Tópico Geral
A Impresa hoje cai? Hum... deverá ser por causa disto: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... 021-560845 

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Re: Impresa - Tópico Geral
optimiza, a economia vai ressentir-se e de que maneira. Isto é mesmo o diabo! Fujam é a palavra difundida, mas a Impresa está a ser mais penalizada sem que haja outro motivo a não ser que haja por aí quem a queira meter em tribunal. Não faz sentido mas é assim que está a funcionar. Quem é que faz o que acredita? Reforça, pois claro. Entre 12 e 13 que é como que diz que para o mercado a Impresa vale 30 milhões. Mas ainda há casos mais preocupantes como a Sonae Industria que depois de vários aumentos de capital, de investimentos acima de 300 milhºoes vale quase uma Impresa. Isto é como diz Centeno, é como se fosse a guerra. Mas a Impresa na verdade está debaixo de fogo ainda os vírus não eram vírus. 

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Re: Impresa - Tópico Geral
carlosdsousa Escreveu:com a desgraça que se "aprochega" a impresa e outras que tais são paisagem
isto ainda vai ficar pior
cumprimentos e que estejamos todos aqui no natal a desejar bom ano novo de 2021
Sim, e hoje finalmente com um volume simpático, é a que cai mais, o que não deixa de ser interessante é que se trata de uma empresa anti-recessiva (com aumento de clientes finais/telespetadores quer por via da liderança no market share quer por via de o consumidor ter mais tempo para consumir os 7 canais SIC, os 2 sites digitais).
Parte importantíssima das receitas do Grupo Impresa são fixas, receitas de subscrição dos operadores, que outra parte importantíssima das margens do Grupo Impresa vêm de chamadas de valor acrescentado, que este ano vão aumentar mesmo em recessão (pessoas mais tempo em casa a ver programas e ainda com 1€ para gastar numa chamadita).
Parte importantíssima das receitas de publicidade não diminuem em recessões curtas e diminuem muito pouco em recessões longas, isto porque as empresas anunciantes que dantes precisavam de clientes, numa e depois de uma recessão precisam ainda mais de clientes (nem que não seja roubando à concorrência esses clientes, obrigando a concorrência a reforçar publicidade). Publicidade nos 2 sites digitais líderes do Grupo vai continuar a aumentar nos 2 dígitos.
De qualquer maneira, uma empresa que nos máximos históricos valeu 1.1B €, está em novo mínimo de sempre nos 0,116/capitaliza 19,6M. Cota a 1,86 do Resultado líquido/forward PE projetado para 2020 (PER de 2,5 face a RL7,8M de 2019), a cotar a 0,62 o Ebitda de 2020 e pode até vir a ser a 1ª empresa no PSI a cotar abaixo do resultado líquido 2020.
Re: Impresa - Tópico Geral
com a desgraça que se "aprochega" a impresa e outras que tais são paisagem
isto ainda vai ficar pior
cumprimentos e que estejamos todos aqui no natal a desejar bom ano novo de 2021
isto ainda vai ficar pior
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Re: Impresa - Tópico Geral
A Impresa fechou ou está para fechar?
Será este o sector mais penalizado, não me parece...
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Re: Impresa - Tópico Geral
Mesmo depois do grave desaire da Cofina e de se saber que a Tvi provavelmente nem estreará o bib brother, a Impresa continua moribunda. Sinais de tempos muito complicados para a economia portuguesa.
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Re: Impresa - Tópico Geral
Isto não será salmão a mais? Não será hora de os mandar hibernar? Então a concorrente Tvi divorciada com separação de bens e a Impresa a dormir à sombra do urso? Vão lá hibernar e deixem os touros avançar. 

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Re: Impresa - Tópico Geral
optimiza, cuidado com as audiências... o que se passa com a Impresa é falta de dinheiro dos touros e muita nota nas garras dos ursos. Esse é que é o ponto.
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Re: Impresa - Tópico Geral
Capitalização bolsista de 26,88M similar ao EBITDA 2019 (nunca tinha visto isto)
Hoje não vou abordar a desastrada performance da Impresa nos últimos 12 meses, iniciado a 0,26 e com zénite nos 0,345 (ver gráf), até um novo mínimo 2019/2020 nos 0,15 (o nadir foi ontem). Sempre que aumentou liderança e market share, sempre que aumentou a faturação, sempre que reportou os passivos decrescentes e lucros crescentes estatelou-se em mínimos relativos, nem sequer ligando à sazonalidade (hoje estive quase a iniciar posição mas ordem não foi executada)
« Hoje falamos de publicidade »
55% das receitas do Grupo Impresa são oriundas publicidade. A publicidade+sponsorização são essenciais para um Grupo de Media porque supera as receitas conjugadas de subscrições, híper-lucrativas chamadas de valor acrescentado (IVR), vendas de programas, licenciamentos/copyrights, merchandising, venda de jornais e revistas, receitas digitais extra-publicidade, venda de serviços a outras empresas, aluguer de espaços e equipamentos.
Estamos a viver uma recessão Coronada no 1º trim (na UE) e de uma redução acentuada do crescimento nos outros dois Grandes Blocos USA e China, provavelmente circunscrita a Fev e Março, em que a actividade económica sofre de perdas significativas provocadas pela Procura (redução da mesma em relação a bens e serviços). Esta conjuntura Macro CP é global! A redução da Procura (do consumo i.e.) é resultado de uma diminuição radical e repentina da Confiança dos Agentes no ambiente macro e na micro Economia. O CoronaVirus é um factor exógeno, um cisne negro, mas que se repercutiu com uma rapidez alucinante, ináudita e global. Em apenas 2 semanas no início de Fevereiro alterou o neo-paradigma do crescimento moderado assente em cash com custo próximo de zero, preços controlados nas commodities, inflação a roçar o zero e abundante liquidez. Enfim, travou, sem ABS, extemporaneamente a economia, obrigando centenas de milhões a isolarem-se, a ficarem em casa, a deixarem de produzir….e a consumirem menos bens duradouros!
O efeito disruptivo leva a que Setores expostos como barcos de cruzeiro (queda de faturação de 50%), hotelaria (queda de faturação de 15%), viagens aèreas (queda de faturação de 20%), vestuário (- 5%), consumo de gasolina/gasóleo decresce 6%, construção automóvel (quebra das encomendas de 8%), não impedem que o setor alimentar continue em crescendo (enquanto houver stocks). O risco de incumprimento de prestações de crédito aumenta na mesma proporção de pessoas que adiam a compra da sua casa (desvalorização do ativo subjacente).
questão fulcral: O investimento total B2C em publicidade nos Media cai nestas fases recessivas? Neste caso actual, mesmo em Macro-ambiente recessivo CP, o investimento publicitário B2C não deverá cair , apenas reduzindo o percentual de crescimento potencial 2020, que era de 4,2%.
Para além de circunstrita no tempo, esta pandemia obriga as pessoas a estarem mais tempo em casa, a consumir centenas de horas a mais de TV e streaming (bons augúrios para a liderança e monetização dos 7 canais SIC), leitura de jornais digitais (líder Expresso), a incrementar horas e page views nos sites digitais líderes como a SIC digital e o Expresso, para além do social media.
(**continua no ponto 2)
Risivelmente, na semana passada apenas, o setor que mais cresceu no investimento publicitário B2C apenas em TV USA foram as empresas de Cruzeiro (mais 120% para 4,6M nos USA/weekly), estão falidas e a pedir linhas de crédito bonificadas ao Gov. Federal, mas sabem que sem publicidade não vão voltar a ter clientes. Vão despedir 10% da workforce mas investem mais em publicidade para ver se já terão a normalização de clientes em Maio/Junho!
1 - Numa recessão normal e prolongada a publicidade cai no primeiro ano, recuperando logo de seguida uma trajetória ascendente em pleno desenrolar e frutificar da crise Macro.
a) Porque é que o Inv publicitário B2C cai 5 a 10% num primeiro ano de recessão? Porque muitas empresas abrem falência, deixam de ter liquidez ou entram em processos de revitalização. Em 2009, com a falência de milhares de bancos em todo o Mundo, do quasi-colapso de centenas de seguradoras e da fusão de milhares de corporações, reduziu-se o nº de Empresas com Oferta de bens e serviços e que tivessem a liquidez para os publicitar. A publicidade dos Bancos em Portugal e USA em % do espaço ocupado diminuiu mais de 20% até aos dias de hoje (do lehman, à Bear sterns, passando pelo BES e Banif, todos investiam à sua escala pesado em publicidade).
Ver gráfico, com especial atenção a 2009 vis a vis todos os outros anos.
b) Não caiu mais, porque para fazer face a uma Procura decrescente, a esmagadora maioria das empresas sobreviventes tiveram de reforçar o percentual do investimento publicitário para ganharem quota de mercado, lançarem novos produtos, não terem a loja às moscas ou para pura e simplesmente sobreviverem.
2) ** No caso atual, num life span de Fevereiro a Abril 2020, sem pré-avisos o Corona Virus provocou como vimos uma ferida automática global (não existiram estágios), na Confiança dos consumidores. Pânico mesmo. O consumo de bens duradouros, de entertenimento e de gastos sumptuários reduziu-se à sua expressão mínima, A procura cristaliza. O que se faz? Investe-se mais em publicidade e promoções » Quando se ganha menos é que dinheiro adicional faz mais falta.
Global Ad Trend Report » The group forecast last week that advertising spend would reach $660 billion this year, even with the CoronaVirus effect". Um crescimento de 4,2% anualizado.
“Advertising’s relationship with GDP is strong, but a slowdown in economic output as a result of the virus will not necessarily translate into reduced advertising investment" porque "....If people are spending more time at home, they would instead be spending more time on TV, streaming services, social media and mobile games, which could all see increased ad investment".
Leitmotiv » "Food producers, Main consumer Brands, Car manufacturers, Banks, Tourism Agents, Casinos and gaming providers, cruise corporations, streaming providers and delivery services such as Domino´s or Uber Drive+Uber Eats might amp up advertising if people end up spending more time indoors."
“Advertising is an easy [area] to potentially cut in a time where there’s uncertainty or volatility.” e acrescentaria em que a Procura é reduzida e por isso tem de se ganhar quota de mercado para manter o volume de vendas.
“Of course, marketers able to avoid making cuts will generally fare better given what will likely be relatively favorable pricing and reduced competition for consumer attention. Longer-term brand-building will benefit from a sustained media presence, albeit with appropriately modified messaging.”
"As coronavirus cases continue to sweep the globe, the advertising industry is keeping a close eye on what impacts the spread will have on ad spending amid volatile economies, changing consumer habits and affected supply chains.
Investimento publicitário dos massacrados Cruzeiros da Carnival “Our ships are mobile, sailing to more than 700 ports around the world, so we are able to quickly move our cruise ships as needed to alternate destinations,” a spokesman said. “We have thousands of guests sailing with us each and every day. We continue to advertise and promote cruising through all our channels with all our brands.”
Em recessões, contrações e depressões Macro o investimento publicitário B2C é contra-cíclico (excepto na primeiríssima fase) porque é Indutor de Procura, e esse é o fator-chave para qualquer empresa de bens e serviços » atingir o máximo possível de clientes-alvo para ter o máximo possível de clientes-efetivos, quando o mercado se expande e mais ainda quando o mercado se retrai!
nota- A realidade Portuguesa é similar dos dados alusivos aos USA (3,7% em 2020 versus 4,2%) e no último gráf. vejam o crescimento publicitário em 2010 e 2011 e depois a velocidade de cruzeiro do crescimento anual que este ano não se deverá alterar (mesmo com o CoronaBear).
Grupo IMPRESA PER 3,5 / Hoje não vou abordar a desastrada performance da Impresa nos últimos 12 meses, iniciado a 0,26 e com zénite nos 0,345 (ver gráf), até um novo mínimo 2019/2020 nos 0,15 (o nadir foi ontem). Sempre que aumentou liderança e market share, sempre que aumentou a faturação, sempre que reportou os passivos decrescentes e lucros crescentes estatelou-se em mínimos relativos, nem sequer ligando à sazonalidade (hoje estive quase a iniciar posição mas ordem não foi executada)
« Hoje falamos de publicidade »
55% das receitas do Grupo Impresa são oriundas publicidade. A publicidade+sponsorização são essenciais para um Grupo de Media porque supera as receitas conjugadas de subscrições, híper-lucrativas chamadas de valor acrescentado (IVR), vendas de programas, licenciamentos/copyrights, merchandising, venda de jornais e revistas, receitas digitais extra-publicidade, venda de serviços a outras empresas, aluguer de espaços e equipamentos.
Estamos a viver uma recessão Coronada no 1º trim (na UE) e de uma redução acentuada do crescimento nos outros dois Grandes Blocos USA e China, provavelmente circunscrita a Fev e Março, em que a actividade económica sofre de perdas significativas provocadas pela Procura (redução da mesma em relação a bens e serviços). Esta conjuntura Macro CP é global! A redução da Procura (do consumo i.e.) é resultado de uma diminuição radical e repentina da Confiança dos Agentes no ambiente macro e na micro Economia. O CoronaVirus é um factor exógeno, um cisne negro, mas que se repercutiu com uma rapidez alucinante, ináudita e global. Em apenas 2 semanas no início de Fevereiro alterou o neo-paradigma do crescimento moderado assente em cash com custo próximo de zero, preços controlados nas commodities, inflação a roçar o zero e abundante liquidez. Enfim, travou, sem ABS, extemporaneamente a economia, obrigando centenas de milhões a isolarem-se, a ficarem em casa, a deixarem de produzir….e a consumirem menos bens duradouros!
O efeito disruptivo leva a que Setores expostos como barcos de cruzeiro (queda de faturação de 50%), hotelaria (queda de faturação de 15%), viagens aèreas (queda de faturação de 20%), vestuário (- 5%), consumo de gasolina/gasóleo decresce 6%, construção automóvel (quebra das encomendas de 8%), não impedem que o setor alimentar continue em crescendo (enquanto houver stocks). O risco de incumprimento de prestações de crédito aumenta na mesma proporção de pessoas que adiam a compra da sua casa (desvalorização do ativo subjacente).
questão fulcral: O investimento total B2C em publicidade nos Media cai nestas fases recessivas? Neste caso actual, mesmo em Macro-ambiente recessivo CP, o investimento publicitário B2C não deverá cair , apenas reduzindo o percentual de crescimento potencial 2020, que era de 4,2%.
Para além de circunstrita no tempo, esta pandemia obriga as pessoas a estarem mais tempo em casa, a consumir centenas de horas a mais de TV e streaming (bons augúrios para a liderança e monetização dos 7 canais SIC), leitura de jornais digitais (líder Expresso), a incrementar horas e page views nos sites digitais líderes como a SIC digital e o Expresso, para além do social media.
(**continua no ponto 2)
Risivelmente, na semana passada apenas, o setor que mais cresceu no investimento publicitário B2C apenas em TV USA foram as empresas de Cruzeiro (mais 120% para 4,6M nos USA/weekly), estão falidas e a pedir linhas de crédito bonificadas ao Gov. Federal, mas sabem que sem publicidade não vão voltar a ter clientes. Vão despedir 10% da workforce mas investem mais em publicidade para ver se já terão a normalização de clientes em Maio/Junho!
1 - Numa recessão normal e prolongada a publicidade cai no primeiro ano, recuperando logo de seguida uma trajetória ascendente em pleno desenrolar e frutificar da crise Macro.
a) Porque é que o Inv publicitário B2C cai 5 a 10% num primeiro ano de recessão? Porque muitas empresas abrem falência, deixam de ter liquidez ou entram em processos de revitalização. Em 2009, com a falência de milhares de bancos em todo o Mundo, do quasi-colapso de centenas de seguradoras e da fusão de milhares de corporações, reduziu-se o nº de Empresas com Oferta de bens e serviços e que tivessem a liquidez para os publicitar. A publicidade dos Bancos em Portugal e USA em % do espaço ocupado diminuiu mais de 20% até aos dias de hoje (do lehman, à Bear sterns, passando pelo BES e Banif, todos investiam à sua escala pesado em publicidade).
Ver gráfico, com especial atenção a 2009 vis a vis todos os outros anos.
b) Não caiu mais, porque para fazer face a uma Procura decrescente, a esmagadora maioria das empresas sobreviventes tiveram de reforçar o percentual do investimento publicitário para ganharem quota de mercado, lançarem novos produtos, não terem a loja às moscas ou para pura e simplesmente sobreviverem.
2) ** No caso atual, num life span de Fevereiro a Abril 2020, sem pré-avisos o Corona Virus provocou como vimos uma ferida automática global (não existiram estágios), na Confiança dos consumidores. Pânico mesmo. O consumo de bens duradouros, de entertenimento e de gastos sumptuários reduziu-se à sua expressão mínima, A procura cristaliza. O que se faz? Investe-se mais em publicidade e promoções » Quando se ganha menos é que dinheiro adicional faz mais falta.
Global Ad Trend Report » The group forecast last week that advertising spend would reach $660 billion this year, even with the CoronaVirus effect". Um crescimento de 4,2% anualizado.
“Advertising’s relationship with GDP is strong, but a slowdown in economic output as a result of the virus will not necessarily translate into reduced advertising investment" porque "....If people are spending more time at home, they would instead be spending more time on TV, streaming services, social media and mobile games, which could all see increased ad investment".
Leitmotiv » "Food producers, Main consumer Brands, Car manufacturers, Banks, Tourism Agents, Casinos and gaming providers, cruise corporations, streaming providers and delivery services such as Domino´s or Uber Drive+Uber Eats might amp up advertising if people end up spending more time indoors."
“Advertising is an easy [area] to potentially cut in a time where there’s uncertainty or volatility.” e acrescentaria em que a Procura é reduzida e por isso tem de se ganhar quota de mercado para manter o volume de vendas.
“Of course, marketers able to avoid making cuts will generally fare better given what will likely be relatively favorable pricing and reduced competition for consumer attention. Longer-term brand-building will benefit from a sustained media presence, albeit with appropriately modified messaging.”
"As coronavirus cases continue to sweep the globe, the advertising industry is keeping a close eye on what impacts the spread will have on ad spending amid volatile economies, changing consumer habits and affected supply chains.
Investimento publicitário dos massacrados Cruzeiros da Carnival “Our ships are mobile, sailing to more than 700 ports around the world, so we are able to quickly move our cruise ships as needed to alternate destinations,” a spokesman said. “We have thousands of guests sailing with us each and every day. We continue to advertise and promote cruising through all our channels with all our brands.”
Em recessões, contrações e depressões Macro o investimento publicitário B2C é contra-cíclico (excepto na primeiríssima fase) porque é Indutor de Procura, e esse é o fator-chave para qualquer empresa de bens e serviços » atingir o máximo possível de clientes-alvo para ter o máximo possível de clientes-efetivos, quando o mercado se expande e mais ainda quando o mercado se retrai!
nota- A realidade Portuguesa é similar dos dados alusivos aos USA (3,7% em 2020 versus 4,2%) e no último gráf. vejam o crescimento publicitário em 2010 e 2011 e depois a velocidade de cruzeiro do crescimento anual que este ano não se deverá alterar (mesmo com o CoronaBear).
Re: Impresa - Tópico Geral
A Impresa tem oscilações brutais e sem a menor racionalidade. Se o suporte para o Psi forem os 4200 pontos, como espero que sejam, a recuperação não será difícil. 

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Re: Impresa - Tópico Geral
J_Investidor Escreveu:Boas.
Triste comportamento desta cotada. Depois da apresentação de bons resultados, a Impresa cai como se não houvesse amanha.
Tenho uma pequena posição que não venderei a estes valores porque acredito no futuro da empresa, mas que este comportamento é medíocre, lá isso é.
Abraço e bons negócios
Boas
Tal como estão os mercados estão, não há cotada que resista, muito menos a impresa que esta em fase de recuperação.
A mim cheira-me que o "shaik" da Arábia Saudita apanhou-se com aquela "montanha" de dinheiro da aramco, aproveitou a desculpa do covid-19 e mandou os mercados todos ao charco. agora vai comprar muitas posições em empresas estratégicas ao preço da uva mijona.
cumprimentos
Re: Impresa - Tópico Geral
Boas.
Triste comportamento desta cotada. Depois da apresentação de bons resultados, a Impresa cai como se não houvesse amanha.
Tenho uma pequena posição que não venderei a estes valores porque acredito no futuro da empresa, mas que este comportamento é medíocre, lá isso é.
Abraço e bons negócios
Triste comportamento desta cotada. Depois da apresentação de bons resultados, a Impresa cai como se não houvesse amanha.
Tenho uma pequena posição que não venderei a estes valores porque acredito no futuro da empresa, mas que este comportamento é medíocre, lá isso é.
Abraço e bons negócios
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