Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

# IRS 2019

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: # IRS 2019

por J_Investidor » 6/4/2020 17:11

Marijon2 Escreveu:
J_Investidor Escreveu:Obrigado a todos!

:clap: :clap:

No anexo E 4B onde diz: "NIF da entidade devedora, registadora ou depositária"
No meu caso, a corretora é a Degiro. É o NIF da Degiro que tenho que colocar? Ou das empresas que me pagaram os dividendos?

Os dividendos em questão são de empresas portuguesas.


NIF da DEGIRO, agregando todos os dividendos recebidos das diferentes empresas portuguesas.

Obrigado Marijon.
Tenho mais algumas questões:
- Anexo G 9: aparece "nº linha 9001 a..." isto é para colocar o quê?
Ainda no mesmo anexo aparece: "país contraparte". É Portugal correto?

- Anexo J 9.2 A: são as mesmas dúvidas.

Para já é tudo e espero que não haja mais duvidas :?

Mais uma vez obrigado
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: # IRS 2019

por marijon2 » 6/4/2020 11:51

J_Investidor Escreveu:Obrigado a todos!

:clap: :clap:

No anexo E 4B onde diz: "NIF da entidade devedora, registadora ou depositária"
No meu caso, a corretora é a Degiro. É o NIF da Degiro que tenho que colocar? Ou das empresas que me pagaram os dividendos?

Os dividendos em questão são de empresas portuguesas.


NIF da DEGIRO, agregando todos os dividendos recebidos das diferentes empresas portuguesas.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: # IRS 2019

por J_Investidor » 6/4/2020 10:09

Obrigado a todos!

:clap: :clap:

No anexo E 4B onde diz: "NIF da entidade devedora, registadora ou depositária"
No meu caso, a corretora é a Degiro. É o NIF da Degiro que tenho que colocar? Ou das empresas que me pagaram os dividendos?

Os dividendos em questão são de empresas portuguesas.
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: # IRS 2019

por niceboy » 6/4/2020 2:43

Rendimentos de Capitais
Dupla tributação económica

Artigo 40.º-A
1 - Os lucros devidos por pessoas coletivas sujeitas e não isentas do IRC são, no caso de opção pelo englobamento, considerados em apenas 50% do seu valor.
2 - ...lucros distribuídos por entidades residentes em Portugal...
4 - ...ou noutros Estados-Membro da UE desde que preencham os requisitos do artigo 2.º da Diretiva n.º 90/435/CEE, de 23 de julho (Diretiva Mães-Filhas).

Declarar dividendos de ações com opção pelo englobamento
Preencher Anexo E (quadro 4B, linha E10) / Anexo J (quadro 8A, linha E10)

Pergunto:
- no campo valor de Rendimentos, declarar logo apenas 50% ou declarar 100% (e depois as finanças aplicam o beneficio de 50%)?
- a regra aplica-se tanto a ações Portuguesas (Anexo E) como a ações Europeias (Anexo J)?
- Na Liquidação, a retenção na fonte no estrangeiro é considerada pela totalidade, ou apenas no valor que vai para além de 15% dos acordos de dupla tributação, ou não é considerada?
- exige-se algum documento emitido ou autenticado pelas autoridades fiscais do país da fonte do rendimento, para provar o valor de retenção na fonte no estrangeiro? E como se obtém?
 
Mensagens: 100
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: # IRS 2019

por niceboy » 6/4/2020 2:40

Tributação das Mais-valias

Coeficiente de desvalorização de moeda


O artigo 50.º do IRS, prevê a atualização anual dos coeficientes de desvalorização da moeda para efeitos de correção monetária dos valores de aquisição de determinados bens e direitos ... sempre que tenham decorrido mais de 24 meses entre a data da aquisição e a data da alienação

O valor de aquisição ... de partes sociais referidos no n.º 1 alínea b) do artigo 10.ºdo IRS

Artigo 10.º n.º 1 :

...

b) Alienação onerosa de partes sociais e de outros valores mobiliários, incluindo:

...

5) O resgate de unidades de participação em fundos de investimento e a liquidação destes fundos;

https://dre.pt/application/conteudo/125085456



Pergunto:

Ao preencher o Anexo G (quadro 9, linha G01) / Anexo J (quadro 9.2 A, linha G01) / Anexo J (quadro 9.2 A, linha G20)

- no campo valor de Aquisição declarar o valor original (e depois as finanças aplicam o coeficiente de desvalorização da moeda) ou no campo valor de Aquisição declarar logo o valor original corrigido pelo coeficiente?

- a regra aplica-se tanto a ações como a Fundos de Investimento, ou Fundos de Investimento não são considerados partes sociais?
 
Mensagens: 100
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: # IRS 2019

por marijon2 » 6/4/2020 0:10

J_Investidor Escreveu:



Olá Marijon2,
Obrigada pela resposta. Optando pelo englobamento também terei que declarar outros rendimentos de capital como certificados de aforro ou dividendos, que tiveram uma retenção na fonte de 28%? Se assim for terei que fazer alguns cálculos. A minha taxa de IRS tem sido de 37%.

Cumprimentos.[/quote]

Pode englobar somente os anexos G e J. No entanto, em 90% dos casos, particularmente quando o valor dos dividendos ė significativo é sempre favorável preencher o anexo E, pois a taxa de retenção na fonte dos dividendos é de 56%....porque o banco retem 28% sobre a totalidade do dividendo mas em sede de IRS o dividendo só é taxado em 50% do seu valor.[/quote]

Boas.
E nos dividendos quando se preenche a declaração apenas coloca-se metade do valor recebido ou coloca-se o valor total e o fisco é que apenas faz a conta dos 50%?
Cumprimentos[/quote]

Coloca 50% da totalidade do dividendo bruto e a totalidade da retenção na fonte.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: # IRS 2019

por OCTAMA » 5/4/2020 23:40

ricardmag Escreveu:Já fiz isso em vários anos e uma vez tive de ir explicar às finanças mas como estava tudo certo não houve problema, só o atraso.

Na data de aquisição coloco a primeira compra do ano e a de realização a última venda.
Se a compra vem do ano anterior então separo essa compra e venda numa linha.

Quanto aos valores somo todas as compras (em euros) e todas as vendas. Também somo todas as despesas.


Exato. Por empresa por ano......

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: # IRS 2019

por ricardmag » 5/4/2020 23:33

Já fiz isso em vários anos e uma vez tive de ir explicar às finanças mas como estava tudo certo não houve problema, só o atraso.

Na data de aquisição coloco a primeira compra do ano e a de realização a última venda.
Se a compra vem do ano anterior então separo essa compra e venda numa linha.

Quanto aos valores somo todas as compras (em euros) e todas as vendas. Também somo todas as despesas.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: # IRS 2019

por J_Investidor » 5/4/2020 23:13

ricardmag Escreveu:Podeis agregar por empresa

Podes exemplificar?
Que data se coloca?
Soma-se o valor total de compra e total de venda?
Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: # IRS 2019

por ricardmag » 5/4/2020 23:01

Podeis agregar por empresa
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: # IRS 2019

por J_Investidor » 5/4/2020 22:43

Silva115 Escreveu:
J_Investidor Escreveu:
joaovlsaro Escreveu:Uma questão sobre mais valias de acções na plataforma DeGiro. Não há forma de indicar apenas as mais valias totais e despesas e encargos ou tenho de ir de acção ou mesmo transacção em transacção? Não hei-de ser quem tem mais, mas é cansativo se tiver de ser a cada item.


Também tenho a mesma dúvida.
Alguém pode dar uma ajuda?
Cumprimentos


Pois eu coloquei todas as transações que efectuei durante o ano, deu trabalho e demorei umas horas, mas penso que seja assim que se faz. Até porque tens de colocar lá as datas e a menos que compraste e vendeste tudo no mesmo dia.


Ok, será que não haverá outra forma?
Algúem sabe?
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: # IRS 2019

por J_Investidor » 5/4/2020 22:43

[/quote]


Olá Marijon2,
Obrigada pela resposta. Optando pelo englobamento também terei que declarar outros rendimentos de capital como certificados de aforro ou dividendos, que tiveram uma retenção na fonte de 28%? Se assim for terei que fazer alguns cálculos. A minha taxa de IRS tem sido de 37%.

Cumprimentos.[/quote]

Pode englobar somente os anexos G e J. No entanto, em 90% dos casos, particularmente quando o valor dos dividendos ė significativo é sempre favorável preencher o anexo E, pois a taxa de retenção na fonte dos dividendos é de 56%....porque o banco retem 28% sobre a totalidade do dividendo mas em sede de IRS o dividendo só é taxado em 50% do seu valor.[/quote]

Boas.
E nos dividendos quando se preenche a declaração apenas coloca-se metade do valor recebido ou coloca-se o valor total e o fisco é que apenas faz a conta dos 50%?
Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: # IRS 2019

por 01Invest » 5/4/2020 22:34

J_Investidor Escreveu:
joaovlsaro Escreveu:Uma questão sobre mais valias de acções na plataforma DeGiro. Não há forma de indicar apenas as mais valias totais e despesas e encargos ou tenho de ir de acção ou mesmo transacção em transacção? Não hei-de ser quem tem mais, mas é cansativo se tiver de ser a cada item.


Também tenho a mesma dúvida.
Alguém pode dar uma ajuda?
Cumprimentos


Pois eu coloquei todas as transações que efectuei durante o ano, deu trabalho e demorei umas horas, mas penso que seja assim que se faz. Até porque tens de colocar lá as datas e a menos que compraste e vendeste tudo no mesmo dia.
 
Mensagens: 143
Registado: 7/12/2019 16:55

Re: # IRS 2019

por J_Investidor » 5/4/2020 22:16

joaovlsaro Escreveu:Uma questão sobre mais valias de acções na plataforma DeGiro. Não há forma de indicar apenas as mais valias totais e despesas e encargos ou tenho de ir de acção ou mesmo transacção em transacção? Não hei-de ser quem tem mais, mas é cansativo se tiver de ser a cada item.


Também tenho a mesma dúvida.
Alguém pode dar uma ajuda?
Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: # IRS 2019

por joaovlsaro » 5/4/2020 20:24

Uma questão sobre mais valias de acções na plataforma DeGiro. Não há forma de indicar apenas as mais valias totais e despesas e encargos ou tenho de ir de acção ou mesmo transacção em transacção? Não hei-de ser quem tem mais, mas é cansativo se tiver de ser a cada item.
 
Mensagens: 4
Registado: 21/5/2016 16:02

Re: # IRS 2019

por Sr_SNiper » 4/4/2020 13:37

Muito obrigado

Um amigo meu comprou uma Habitação Própria e Permanente em 2019, mas a mulher não gostou e vendeu também em 2019 e comprou outra em 2019, esta sim que a mulher gostou.

Coloco no quadro 4 do anexo G o valor por que comprei e vendi a minha casa.

Mas a questão é que no quadro 5, onde tenho que colocar a intenção de reinvestimento ou o reinvestimento, eu coloco só reinvestimento ( não é uma intenção, eu efetivamente reinvesti também em 2019)

Mas dá erro, tenho que colocar a intenção e o investimento, o que não faz sentido, porque não é intenção, estou a falar do passado.
Alguém já teve este tipo de caso?
Anexos
casa.png
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: # IRS 2019

por msantosp » 4/4/2020 13:25

Sr_SNiper Escreveu:No IRS tem uma linha para colocar as cotas pagas a ordens profissionais.
Fiz a simulação antes e depois de colocar o valor e o resultado é igual.
Não desconta nada no IRS uma pessoa colocar o valor das cotas lá???


Eventualmente pode já ter atingido o limite das deduções e então as quotas tornam-se indiferentes.
 
Mensagens: 11
Registado: 28/3/2011 11:53
Localização: 16

Re: # IRS 2019

por Sr_SNiper » 4/4/2020 13:20

No IRS tem uma linha para colocar as cotas pagas a ordens profissionais.
Fiz a simulação antes e depois de colocar o valor e o resultado é igual.
Não desconta nada no IRS uma pessoa colocar o valor das cotas lá???
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: # IRS 2019

por marijon2 » 2/4/2020 21:59

frneto22 Escreveu:
Marijon2 Escreveu:
frneto22 Escreveu:Boa tarde

No ano de 2019 vendi um fundo de ações Chinesas com mais valias - preenchimento no anexo J. No mesmo ano vendi ações portuguesas com menos valias - preenchimento no anexo G. O valor das mais valias obtido é igual ao valor das menos valias, ou seja o resultado final é igual a zero. A minha dúvida é a seguinte: como estes valores são colocados em anexos diferentes o fisco irá tributar as mais valias obtidas no estrangeiro não considerando as menos valias obtidas em Portugal?

Desde já obrigado pela ajuda.
Cumprimentos.


Olá, frneto22

Opte pelo englobamento nos dois anexos. O fisco irá apurar o imposto a pagar resultante da mais valia entre os dois anexos.



Olá Marijon2,
Obrigada pela resposta. Optando pelo englobamento também terei que declarar outros rendimentos de capital como certificados de aforro ou dividendos, que tiveram uma retenção na fonte de 28%? Se assim for terei que fazer alguns cálculos. A minha taxa de IRS tem sido de 37%.

Cumprimentos.


Pode englobar somente os anexos G e J. No entanto, em 90% dos casos, particularmente quando o valor dos dividendos ė significativo é sempre favorável preencher o anexo E, pois a taxa de retenção na fonte dos dividendos é de 56%....porque o banco retem 28% sobre a totalidade do dividendo mas em sede de IRS o dividendo só é taxado em 50% do seu valor.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: # IRS 2019

por msantosp » 2/4/2020 18:42

J_Investidor Escreveu:Pessoal: é no anexo G - 9 que se declara as mais e menos valias de fundos de investimento?
Cumprimentos


Julgo que o anexo e o campo estão corretos.

No entanto, coloquei a questão à Autoridade Tributária através do e-balcão e a resposta que recebi foi a de que os fundos de investimento mobiliários portugueses, caso já tenha sido feita retenção na fonte aquando da venda, não são de reporte obrigatório.

No meu caso, não vou reportar os fundos de investimento portugueses e vou apenas reportar um fundo alemão (no anexo J).
 
Mensagens: 11
Registado: 28/3/2011 11:53
Localização: 16

Re: # IRS 2019

por J_Investidor » 2/4/2020 18:23

Obrigado por este post danieljpires
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: # IRS 2019

por frneto22 » 2/4/2020 18:06

Marijon2 Escreveu:
frneto22 Escreveu:Boa tarde

No ano de 2019 vendi um fundo de ações Chinesas com mais valias - preenchimento no anexo J. No mesmo ano vendi ações portuguesas com menos valias - preenchimento no anexo G. O valor das mais valias obtido é igual ao valor das menos valias, ou seja o resultado final é igual a zero. A minha dúvida é a seguinte: como estes valores são colocados em anexos diferentes o fisco irá tributar as mais valias obtidas no estrangeiro não considerando as menos valias obtidas em Portugal?

Desde já obrigado pela ajuda.
Cumprimentos.


Olá, frneto22

Opte pelo englobamento nos dois anexos. O fisco irá apurar o imposto a pagar resultante da mais valia entre os dois anexos.


Olá Marijon2,
Obrigada pela resposta. Optando pelo englobamento também terei que declarar outros rendimentos de capital como certificados de aforro ou dividendos, que tiveram uma retenção na fonte de 28%? Se assim for terei que fazer alguns cálculos. A minha taxa de IRS tem sido de 37%.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 22
Registado: 29/1/2019 22:05

Re: # IRS 2019

por danieljpires » 2/4/2020 11:45

Deixo aqui um video de como preencher os vossos investimentos
PF se tiver alguma errata avisem para poder corrigir

https://www.youtube.com/watch?v=zGSXpsWsqzU

https://www.youtube.com/watch?v=zGSXpsWsqzU

https://www.youtube.com/watch?v=zGSXpsWsqzU
[youtube]www.youtube.com/watch?v=zGSXpsWsqzU[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=zGSXpsWsqzU

DECLARAR CONTA DA REVOLUT OU N26 ENTRE OUTRAS




Antes de começarmos, uma das questões que se levantaram anteriormente foi a necessidade de declarar as contas da Revolut ou da N26...no entanto a circular das finanças indica o seguinte:

“A “Revolut”, não tendo, em 2018, esta instituição operado como instituição de crédito/banco, as respetivas contas são contas de pagamento e, como tal, os contribuintes detentores das mesmas não estarão obrigados a declará-las no Anexo J da Declaração Modelo 3 do IRS”

Ofício Circulado N.º: 20.211




Ou seja, legalmente não a tens que declarar, mas caso mesmo assim queiras deverás preencher o ANEXO J, quadro 11 onde colocaras o NIB




PLANOS POUPANÇA REFORMA




Para usufruíres dos beneficios legais terás que preencher o anexo H, Quadro 6B




ENGLOBAR DIVIDENDOS RECEBIDAS POR CORRETORAS NACIONAIS




Embora possas não declarar os dividendos pois é aplicado a taxa liberatória de 28%, caso tenhas uma taxa de IRS abaixo de 28% poderá ser vantajoso englobares estes dividendos, neste caso terás que preencher o Anexo E, Quadro 4B, onde escolheras a linha E20

No entanto, a lei indica que não necessitas declarar a totalidade dos montantes mas unicamente 50% dos valores recebidos o que pode ser verdadeiramente interessante para quem tem uma carteira Buy and hold de longo prazo.




DECLARAR MAIS OU MENOS VALIAS DE ALINEAÇÃO DE AÇÕES OU ETF´S DE  ATRAVES CORRETORAS NACIONAIS




Terás que preencher o Anexo G, Quadro 9, linha G01




Nota: tem cuidado se compras e vendes ações através de Bancos, pois a liquidação das compras e vendas ocorrem passados 3 dias uteis da operação, pois isso, terás que colocar a data indicada no relatório enviado pelo teu Banco e não o dia em que fizeste a operação.




DECLARAR MAIS OU MENOS VALIAS DE FUNDOS MOBILIARIOS ATRAVES DE CORRETORAS NACIONAIS




Terás que preencher o Anexo G, Quadro 11A, linha G40




DECLARAR DIVIDENDOS OU JUROS DE BROKERS INTERNACIONAIS




Terás que preencher o Anexo J, Quadro 8A, linha E11 para dividendos e linha E21 para juros




Ao contrario do indicado de dividendos em brokers nacionais, terás que indicar a totalidade dos juros e dividendos recebidos através dos brokers internacionais.

Embora muitas vezes haja dupla tributação ao indicares os valores brutos e impostos pagos, as finanças fazem os acertos na tua declaração.




DECLARAR MAIS OU MENOS VALIAS DE ALINEAÇÃO DE AÇÕES OU ETF´S DE  ATRAVES CORRETORAS INTERNACIONAIS




Terás que preencher o Anexo J, Quadro 9.2, linha G01




DECLARAR MAIS OU MENOS VALIAS DE DERIVATIVOS: CFD, FOREX, OPÇÕES, FUTUROS




Terás que preencher o Anexo G, Quadro 13, linha G51




Neste caso terás unicamente somar todos os ganhos e perdas resultantes das operações numa só linha por broker




DECLARAR JUROS RAIZE (ENGLOBARES)




Embora esta empresa seja nacional, o qual não necessitas de declarar os juros obtidos pois já lhes são aplicados as taxas liberatórias de 28%, muitos casos é preferível englobar e para isso usa-se o seguinte quadro

(colocas todos os juros recebidos e impostos pagos pelo recebimento dos juros)

Anexo E quadro 4B , linha E20




DECLARAR JUROS MINTOS, BONDORA, ETC (P2P INTERNACIONAIS)




Terás que juntar todos os juros recebidos numa só linha por plataforma no Anexo J Quado 8A, Linha E20 quando há retenção de impostos e linha E21 quando não há retenção de impostos em Portugal, neste caso em concreto, mintos e bondora será a linha E21.




Bem..vamos ver o vídeo onde podes ver as tabelas e assim será mais fácil para compreenderes esta matéria :)




AQUI ESTA O VIDEO E NAO TE ESQUEÇAS DE COLOCAR GOSTO, POIS ASSIM O CANAL DE YOUTUBE INDICA QUE SE TRATA DE UM VIDEO COM VALOR
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: # IRS 2019

por marijon2 » 1/4/2020 21:45

frneto22 Escreveu:Boa tarde

No ano de 2019 vendi um fundo de ações Chinesas com mais valias - preenchimento no anexo J. No mesmo ano vendi ações portuguesas com menos valias - preenchimento no anexo G. O valor das mais valias obtido é igual ao valor das menos valias, ou seja o resultado final é igual a zero. A minha dúvida é a seguinte: como estes valores são colocados em anexos diferentes o fisco irá tributar as mais valias obtidas no estrangeiro não considerando as menos valias obtidas em Portugal?

Desde já obrigado pela ajuda.
Cumprimentos.


Olá, frneto22

Opte pelo englobamento nos dois anexos. O fisco irá apurar o imposto a pagar resultante da mais valia entre os dois anexos.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: # IRS 2019

por marijon2 » 1/4/2020 21:30

m-m Escreveu:
Marijon2 Escreveu:
m-m Escreveu:Anexo J (Rendimentos Estrangeiro)

Sim, mas qual é o campo?


É o campo 9.2 B (OUTROS INCREMENTOS PATRIMONIAIS DE OPÇÃO DE ENGLOBAMENTO [art.º 10.º, n.º 1, als. c), e e) a h), do CIRS])

O campo 9.2 A é para quando vendemos os títulos.

O campo 11 é para declarar quem tem contas no estrangeiro (ex:. N26): http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... 1_2019.pdf


Obrigadissima! Entretanto já tinha descoberto.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, Ferreiratrade, Google [Bot], JoaoMatosSilva, Musus, niceboy, PAULOJOAO e 330 visitantes