Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por JorgeLima73 » 8/4/2020 18:18

Pata-Hari
Aqui está um fundo para shortar petróleo, US25460E1745, DIREXION DAILY S&P OIL & GAS EXP. & PROD. BEAR 3X SHARES
Se calhar ja vai tarde!
Para um homem que só conhece o martelo, todos os problemas se parecem com a cabeça de um prego.
Charlie Munger
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 45
Registado: 16/8/2009 16:48
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por jopsilveira » 7/4/2020 23:19

Pessoal, que acham deste fundo https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04MZ8

Um gestor private anda a recomendar isto em força .

Virtuagod, que achas?
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por J_Investidor » 6/4/2020 17:39

O IWDA é negociado na bolsa de Amesterdão ou Londres.
Eu uso a Degiro. A compra é gratuita uma vez por mês.

O outro fundo não sei.

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por António Vieira » 6/4/2020 16:24

ViruaGod ou outro forense,

onde se negoceiam estes fundos que falaste

" ETF Word: IWDA
ETF Europe: SMEA (mas uso o MFS Europen Value)
Emerging Markets: IEEM talvez? Não uso emerging markets. O shroders emerging markets (LU0248177254) tem feito um bom trabalho tb!!"

Que banco ou corretora os negoceia?

Obrigado
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Pata-Hari » 2/4/2020 17:55

Pata-Hari Escreveu:
LTCM Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Abri este post à procura exactamente de algo sobre o petróleo. Já me ocorreu que poderia fazer sentido até usar um etf short no petróleo exactamente por causa do efeito contango. Mas, claro, isso é um trade diferente do que se pretende.

Alguém tem alguma ideia de como fazer….?


"Shortar" petróleo nesta altura?


Shortar os futuros, não o spot.


Já está a correr bem :lol: :D
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por MarketGodzilla » 2/4/2020 14:34

Obrigado VirtuaGod pelas respostas.

Já agora uma questão, não existem nos EUA fundos de acumulação, certo? Aqui na Europa tenho fundos do S&P ou mesmo só de dividendos que não distribuem e acumulam, mas lá penso que não. Desde já o meu obrigado.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Pata-Hari » 2/4/2020 11:15

LTCM Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Abri este post à procura exactamente de algo sobre o petróleo. Já me ocorreu que poderia fazer sentido até usar um etf short no petróleo exactamente por causa do efeito contango. Mas, claro, isso é um trade diferente do que se pretende.

Alguém tem alguma ideia de como fazer….?


"Shortar" petróleo nesta altura?


Shortar os futuros, não o spot.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por bogos » 1/4/2020 22:41

LTCM Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Abri este post à procura exactamente de algo sobre o petróleo. Já me ocorreu que poderia fazer sentido até usar um etf short no petróleo exactamente por causa do efeito contango. Mas, claro, isso é um trade diferente do que se pretende.

Alguém tem alguma ideia de como fazer….?


"Shortar" petróleo nesta altura?


A Arábia Saudita extrai ao preço da uva mijona, por isso até aí uns 3 dolares tudo pode fazer sentido.
O objectivo claramente é dividir e falir muito boa gente, para depois reinar.

Mas da minha parte saí aqui neste nível do 21,00 posições longas....

Cada maluco tem a sua mania.....

Haja dinheiro....

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por LTCM » 1/4/2020 22:31

Pata-Hari Escreveu:Abri este post à procura exactamente de algo sobre o petróleo. Já me ocorreu que poderia fazer sentido até usar um etf short no petróleo exactamente por causa do efeito contango. Mas, claro, isso é um trade diferente do que se pretende.

Alguém tem alguma ideia de como fazer….?


"Shortar" petróleo nesta altura?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Opcard » 1/4/2020 16:21

Eu tenha uma maneira mais suave para beneficiar da queda do petróleo tive posições vendidas das companhias petrolíferas, entre elas a Galp .
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 1/4/2020 16:11

Em relação ao ETF de petróleo o que está na imagem é o CRUDP... pelos teste que fiz os últimos 3 anos até se tem portado muito muito bem (em termos relativos em relação ao petróleo em euros). Relativamente baixo tracking error e nem vi contango...

Até inícios de 2017 era um desastre... pior que o USO
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 1/4/2020 16:09

Pata-Hari Escreveu:Abri este post à procura exactamente de algo sobre o petróleo. Já me ocorreu que poderia fazer sentido até usar um etf short no petróleo exactamente por causa do efeito contango. Mas, claro, isso é um trade diferente do que se pretende.

Alguém tem alguma ideia de como fazer….?


Já não shorto há mais de uma década :-) Outros tempos, penso que era muito mais simples, tinha uma conta na IB nos EUA. Penso que agora, como europeia, não seja fácil transaccionares ETF que não sejam UCITS e acho que aqui na Europa shortar só com derivados, não sei. Não te posso ajudar aí infelizmente. Mas sim, o trade short por causa do contango é algo que acho que várias pessoas já pensaram, ETFs de gás natural são outros que sofrem disso que até dói (maior volatilidade = mais contango??)

Mas o trade que acho que ainda vou ter de encontrar e fazer rios de dinheiro é short VIX :twisted: O contango ali é quase equivalente ao time decay de uma opção. Certinho, certinho. Tenho é de arranjar solução para estes picos de quando há crises como agora :roll:

By the way, excelente artigo, perfeitamente explicadinho!

O artigo é muito bom. Só tenho pena de não ter guardado a businessweek (em papel) onde o li :(
Editado pela última vez por VirtuaGod em 1/4/2020 16:12, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Pata-Hari » 1/4/2020 15:57

By the way, excelente artigo, perfeitamente explicadinho!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por Pata-Hari » 1/4/2020 15:34

Abri este post à procura exactamente de algo sobre o petróleo. Já me ocorreu que poderia fazer sentido até usar um etf short no petróleo exactamente por causa do efeito contango. Mas, claro, isso é um trade diferente do que se pretende.

Alguém tem alguma ideia de como fazer….?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 1/4/2020 15:28

MarketGodzilla Escreveu:VirtuaGod, precisava de uma ajuda, qual os ETF's que recomendas, um World, outro Europe e outro Emerging Markets? E porquê?

ETF Word: IWDA
ETF Europe: SMEA (mas uso o MFS Europen Value)
Emerging Markets: IEEM talvez? Não uso emerging markets. O shroders emerging markets (LU0248177254) tem feito um bom trabalho tb!!

Já agora, também precisava de um que abrangesse turismo, viagens, existe(EUA)?

Desconheço. Não invisto em sectores!! Talvez o EXV9? Mas pesquisando no best és capaz de encontrar um bom fundos/ETF. Eles têm uma grande seleção.

Já agora, para ETF's europeus uso o Justetf, para EUA, o etfdb, o Morningstar conjuga os dois? É o que usas?

Não uso nada que esteja aberto ao público, por enquanto. Tenho as minhas próprias ferramentas, programadas por mim!! Gostaria de abrir ao público mas está complicado pk os dados são caros (datastream anda pelos 800 euros/mês e um terminal bloomberg nos 2k mês).

Ninguém aqui mais investe em fundos ?

Continuo a investir em fundos, ocasionalmente e em fundos muito limitados. Mas honestamente não sei qual o problema de ser fundos ou ETFs. A questão é investir nos mercados. Não sou vendedor da ishares (ETFs) ou da shroders (fundos) :mrgreen:

Estou a ver se encontro algum de petróleo, mas não me consigo decidir.

Tenho andado na luta contra investimento em pet´roleo pk acho que a maioria das pessoas não sabe o que está a fazer :-" Ainda por cima os ETFs de petróleo sofrem de contango na sua maioria.

Ainda estou para perceber quem é que quer comprar isto:

P.S. Anexei tb um artigo sobre contango e ETFs de petróleo (mas não são estes os únicos a sofrer disso mas como já em 2008 houve esta loucura de comprar ETFs de petróleo :oh: )
Anexos
Capture.PNG
Capture.PNG (23.84 KiB) Visualizado 11390 vezes
Amber waves of pain.pdf
(310.11 KiB) Transferido 278 Vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por jopsilveira » 30/3/2020 9:25

Então e em que fundos têm vocês entrado nos últimos dias?
Estou a ver se encontro algum de petróleo, mas não me consigo decidir.

E ainda não descobri um que esteja a preços de saldos e que dentro de 2/3 anos esteja valorizado.
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por J_Investidor » 30/3/2020 9:08

Eu. Tenho uma carteira de fundos no Best. E tenho ETFs na Degiro (iwda e iema) na bolsa holandesa.
Abraço
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por jopsilveira » 30/3/2020 8:59

Ninguém aqui mais investe em fundos ? :roll:
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por MarketGodzilla » 28/3/2020 21:17

VirtuaGod, precisava de uma ajuda, qual os ETF's que recomendas, um World, outro Europe e outro Emerging Markets? E porquê?
Já agora, também precisava de um que abrangesse turismo, viagens, existe(EUA)?
Agradeço desde já qualquer ajuda, ainda que seja de outro interveniente.
Bons negócios.

Edit: Já agora, para ETF's europeus uso o Justetf, para EUA, o etfdb, o Morningstar conjuga os dois? É o que usas?
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 24/3/2020 17:31

O DIA EM QUE SE QUIS VENDER TUDO
23.03.2020
Luís Silva
É complicado estar optimista nestes momentos em que parece que o Mundo está a desabar, quando vivemos algo que nunca vimos e nunca pensamos ver, uma pandemia a nível mundial. Mas é com uma mensagem de optimismo que vos quero deixar hoje.

Nos últimos dia tem havido uma queda dos mercados bolsistas a uma velocidade inimaginável. Não quero parecer uma pessoa irreponsávelmente optimista mas temos que perceber que não podemos entrar em pânico e temos de ver as coisas como elas realmente são, não como nos parecem, independentemente de acharmos que podem piorar (e ao momento que escrevo os mercados estão novamente no vermelho).

Há vários artigos sobre a velocidade e profundidade desta queda mais recente. E temos partilhado alguns deles na barra lateral do blog através de hiperligações para esses artigos, assim como no blog post repositório dos mesmos: ➤ O que andamos a ler.

Gostaria que olhassem para o gráfico abaixo e o tentassem perceber como eu estou a ver o mercado (utilizo como proxy o índice americano S&P500).

Imagem

Sim, esta queda tem sido anormalmente rápida mas a verdade é que se virmos a queda em termos de "tempo perdido" é, para já, muito inferior ao de uma queda como em 2008. Deixo aqui duas compras hipotéticas: uma em agosto de 1996 a 660 pontos e outra a 2300 pontos em Janeiro de 2017.

Tentem imaginar-se na posição da pessoa que fez a primeira compra e vejam a importância da longevidade de um drawdown (queda desde o máximo), não apenas a profundidade ou quanto estão a perder. Fiz as "compras" específicamente nas alturas onde o investimento inicial nunca vai a negativo. Mas digam-me se, depois de fazer a compra 1, e estando a ganhar mais de 100% em duas ocasiões, em Março de 2009 e depois de 13 anos sem ganhar nada, não é o dia em que "quiseram vender tudo", mesmo nunca estando a perder o valor inicial.

Os drawdowns têm impacto não só pela profundidade e/ou perda de capital, mas também no tempo, que, pessoalmente, acaba por ser ainda mais importante. Mesmo sendo esta queda a mais rápida de sempre eu preferia estar na posição de quem fez a compra 2 (neste momento, tendo em consideração os dados que temos). Penso que quem se encontra nessa posição está melhor do que quem passou a década de 2000 sem ganhar dinheiro no mercado accionista (ou até ganhado e voltando a perder, duas vezes).

O meu objectivo é fazer com que pensem de outra forma sobre as quedas. Está a ser anormalmente rápida mas a verdade é que não se vê (ainda!?) danos de longo prazo no mercado accionista. Estar a ser a queda mais rápida de sempre trouxe as desvantagens que todos sabemos mas por outro lado pode rapidamente criar boas oportunidades de longo prazo já num futuro próximo.

Artigo original, com gráfico interactivo: ➤ https://www.futureproof.pt/blog/o-dia-em-que-se-quis-vender-tudo
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 24/3/2020 1:09

ETFs têm comissões de compra e venda semelhante às acções (em princípio, recomendo que vejas com o teu banco/correctora). As comissões de gestão são, normalmente, mais baixas que os fundos de investimento. Por outro lado os fundos de investimento não costumam ter comissões de subscrição ou resgate MAS têm comissões de gestão mais elevadas. É um trade-off que s´o tu podes responder

:arrow: ETF DAX: https://www.morningstar.es/es/etf/snaps ... 0P00000IZE
:arrow: Fundo DAX: https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04D0X

Estes são meramente exemplos do que pediste não conselhos para investir em qualquer um deles. Podes e deves pesquisar outros que possas preferir e/ou falar com "o senhor do banco" :)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por António Vieira » 24/3/2020 0:31

Olá a todos.

Estou nos mercados à 23 anos com saídas de vez em quando por uns anos.
Esta queda despertou me a atenção.

NÃO percebi uma coisa. Fundos de ações ou Etfs?

Os Etfs têm comissões superiores ou não ?
Qual o melhor que replica o Dax por exemplo?

Obrigado
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 23/3/2020 16:34

Então deixaste por completo os fundos? [...] O que se passa agora para deixar os fundos?

Os fundos sempre foram um meio para um fim. Estar exposto aos mercados. Estava a desgastar-me e a perder demasiado tempo a encontrar fundos que "apenas" acompanhassem o mercado. Quando me apercebi que "sucesso" era um fundo estar em linha com o mercado comecei a desanimar.

E uma pessoa vai evoluindo, assim como os mercados. Actualmente já há muitos ETFs bons a nível europeu. Muitos que começaram nos últimos 2/3 anos e já começam a ter um histórico que demonstra a sua superioridade.

Muitas vezes neste tópico tive a oportunidade de dizer que se fosse nos EUA este tópico seria de ETFs. Agora na Europa tb há espaço para o ser. MAS como ETFs tb são fundos é-me igual ao litro. Mas nos dias que correm as carteiras que faço são 80% ETFs (praticamente só acções europa são em fundos. O MFS european value). Irei sempre continuar a falar dos mercados, depois cada pessoa que encontre a melhor forma de estar exposto (e para montantes pequenos de reforços, do estilo 500 euro os fundos ainda são uma opção viável devido a não ter custo de subscrição).

O que queres dizer com "inventar pouco" ?


Investir em matérias primas, sectores "estranhos" (pelo menos para mim) estilo biotecnologia. Focar demasiado num país apenas (Brasil ou India)....
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por jopsilveira » 23/3/2020 8:33

VirtuaGod Escreveu:
jopsilveira Escreveu:Pessoalmente não tens nenhum fundo em vista que está a preços de saldos que, digamos a 3 anos esteja completamente recuperado?


Nem por isso. Cada vez uso menos fundos mas sempre aconselhei a inventar pouco. Algo estilo S&P, ou MSCI World. Quem inventa muito mais cedo ou mais tarde queima-se...


Olá VirtuaGod!

Entã deixaste por completo os fundos? Tu que criaste estes 2 tópicos excelentes sobre fundos e que os seguias e quase semanalmente fazias update? O que se passa agora para deixar os fundos?

O que queres dizer com "inventar pouco" ?
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Finanças & Fundos de Investimento

por VirtuaGod » 20/3/2020 22:51

MEL1980 Escreveu:Boa tarde,

um pedido de ajuda informativa.
Tenho um fundo de investimento 100% obrigações, pretendia analisar a cotação das principais obrigações que o compõem. Quem me faculta um sitio para pesquisar e analisar a evolução de obrigações, não tenho o código ISIN apenas o nome da obrigação.

grata.
mel


Pessoalmente uso a boerse-berlin mas só com nome é complicado. E mesmo que encontres o preço nos dias que correm é pouco indicativo do que quer que seja. Os fundos/ETF obrigacionistas estão a negociar a desconto por causa dos misprice entre os preços e aquilo a que consegue vender e/ou as obrigações valem.

:arrow: https://www.etf.com/sections/features-a ... -discounts
:arrow: https://www.etf.com/sections/features-a ... nopaging=1

Exemplo de obrigação da República Portuguesa (a "2045", que é a "nossa" obrigação com maior maturidade):
:arrow: https://www.boerse-berlin.com/index.php ... OTEBOE0020
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, bpcolaco, dragom, Garfield, Google Adsense [Bot], JFDIL, latbal, m-m, malakas, MPAM, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, slbnnbobadela, yggy, zuluotegui e 125 visitantes