Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Navigator Company - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 29/3/2020 18:25

artista_ Escreveu:
Laribau Escreveu:Se o meu caro fosse gestor da Semapa /NVG, faria o quê? Geria a NVG de forma independente da Semapa, ou tratava de ver o conjunto?


Começo a notar alguma agressividade nos teus comentários, não neste mas no anterior que nem coloquei aqui... se não queres debater ideias estás no teu direito, agressividade é que não vale a pena.

Eu geria da forma que fosse mais correta, mesmo dando de barato (outra vez) que não há comissões nem mais nada, em todas as operações de endividamento e recebimento de dividendos... ao transferir a dívida da semapa para a Navigator, sob a forma de dividendos, está a prejudicar os acionistas da Navigator, sobretudo os mais pequenos. Estes vão pagar impostos e comissões dos dividendos e vêm a ações a desvalorizar!

Laribau Escreveu:Quanto à destruição de valor: O mercado apreciou imenso os dividendos que a NVG entregou à Semapa entre 2/1/2015 (10.55 €) e 18/6/2018 (24.81 €). Os dividendos só começaram a destruir valor a partir desse momento e até agora. Ou seja, os Dividendos anteriores eram virtuosos os restantes são destruidores de valor.


Já viste, as coisas que o mercado faz!?

Laribau Escreveu:Na verdade a Semapa está numa situação difícil, porque as suas participadas estão numa situação difícil, tendo em atenção o momento particularmente grave que se vive (e vai continuar a viver). Vai, certamente, ter pela frente desafios enormes, mas essa é a realidade que todas as empresas vão enfrentar. O seu valor (em mercado) desceu porque as perspetivas de evolução do negócio consolidado se deterioraram, não por qualquer má gestão da sua dívida, que, conforme pode ver no quadro do meu anterior post, melhorou significativamente.


Pois, mas a minha questão sempre foi que essa gestão está a prejudicar os acionistas da Navigator. Essa perde mais valor do que perdia se a gestão fosse outra!

EDIT: Não sei se reparaste mas estamos no tópico da Navigator, e as minhas referências e as tuas questões foram sempre em relação à Navigator, agora, sem que se perceba porquê, já transferiste a conversa da Navigator para a Semapa... eu nunca me referi à gestão da semapa...


Começando pelo principio e o mais importante: Se foi percecionada alguma agressividade em algum comentário, peço humildemente desculpa. Não é meu propósito ser agressivo, nem nesta, nem em qualquer outra "polémica" que apareça e que por estes dias vão dando conteúdo ao passar do tempo. Cá na Herdade, só somos agressivos para a passarada que nos destrói as colheitas de quando em vez.

Quanto ao mais: A Chamada da Semapa a este tópico, é que é ela que dita as regras na NVG, sendo por isso indissociável uma da outra. Relativamente aos pequenos acionistas, talvez já não te recordes, mas a politica de dividendos foi claramente expressa quando a Semapa promoveu uma OPA sobre a Semapa a pagar em títulos da NVG. Nessa altura assumiu um compromisso relativamente a dividendos da NVG e despachou assim mais 10 % da NVG. Ora, parece que os "gulosos" pelos dividendos foram justamente os pequenos acionistas. Quer os que compraram (pagando em Semapa) quer os que ficaram na NVG, sabiam ao que iam. Como sabem os atuais pequenos acionistas. Por mim, apesar de agora estar "fora", sempre me pareceu mais racional estar investido em Semapa do que em NVG (podes ver os meus comentários no Tópico respetivo). Na hora de investir, não se pode ignorar as circunstâncias específicas de cada cotada - no caso vertente, saber que há um acionista de controlo.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 29/3/2020 17:48

Laribau Escreveu:Se o meu caro fosse gestor da Semapa /NVG, faria o quê? Geria a NVG de forma independente da Semapa, ou tratava de ver o conjunto?


Começo a notar alguma agressividade nos teus comentários, não neste mas no anterior que nem coloquei aqui... se não queres debater ideias estás no teu direito, agressividade é que não vale a pena.

Eu geria da forma que fosse mais correta, mesmo dando de barato (outra vez) que não há comissões nem mais nada, em todas as operações de endividamento e recebimento de dividendos... ao transferir a dívida da semapa para a Navigator, sob a forma de dividendos, está a prejudicar os acionistas da Navigator, sobretudo os mais pequenos. Estes vão pagar impostos e comissões dos dividendos e vêm a ações a desvalorizar!

Laribau Escreveu:Quanto à destruição de valor: O mercado apreciou imenso os dividendos que a NVG entregou à Semapa entre 2/1/2015 (10.55 €) e 18/6/2018 (24.81 €). Os dividendos só começaram a destruir valor a partir desse momento e até agora. Ou seja, os Dividendos anteriores eram virtuosos os restantes são destruidores de valor.


Já viste, as coisas que o mercado faz!?

Laribau Escreveu:Na verdade a Semapa está numa situação difícil, porque as suas participadas estão numa situação difícil, tendo em atenção o momento particularmente grave que se vive (e vai continuar a viver). Vai, certamente, ter pela frente desafios enormes, mas essa é a realidade que todas as empresas vão enfrentar. O seu valor (em mercado) desceu porque as perspetivas de evolução do negócio consolidado se deterioraram, não por qualquer má gestão da sua dívida, que, conforme pode ver no quadro do meu anterior post, melhorou significativamente.


Pois, mas a minha questão sempre foi que essa gestão está a prejudicar os acionistas da Navigator. Essa perde mais valor do que perdia se a gestão fosse outra!

EDIT: Não sei se reparaste mas estamos no tópico da Navigator, e as minhas referências e as tuas questões foram sempre em relação à Navigator, agora, sem que se perceba porquê, já transferiste a conversa da Navigator para a Semapa... eu nunca me referi à gestão da semapa...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 29/3/2020 17:40

Artista Romeno Escreveu:
Laribau Escreveu:
2015-2019.pdf
Este é o sumário dos indicadores financeiros consolidados da Semapa nos últimos 5 anos. A dívida líquida remunerada diminuiu substancialmente (-332 M€ ou, -257.2 M€ se preferirem com IFRS 16), o capital próprio aumentou 130 M€ e o grupo Investiu 955 M€ no período. Não alcanço onde se encontra a destruição de Valor. Mas certamente estou a ver mal...! Neste período, a NVG, aumentou a sua Dívida em apenas 60 M€.

Pois se fizesses este exercicio para a pt em 2010 era interessante...eu cheira me que o pico da nvg ja foi...papel de escritorio boa sorte....


Essa não é a questão. Não vale misturar tudo no mesmo saco. A questão é: A NVG endividou-se para pagar dividendos e isso destruiu valor da Semapa via destruição de valor da NVG. Isso não é verdade. A NVG aumentou ligeiramente a sua dívida, mas a Dívida consolidada da Semapa diminuiu consideravelmente. Por essa via não houve destruição de Valor da Semapa.

O que vai acontecer daqui para a frente: mais consumo ou menos consumo de papel de escritório, tem certamente que ver com a cotação da Semapa/NVG nos tempos que correm, mas não me venham é contar histórias da carochinha relacionando a baixa cotação da NVG e da Semapa com a política de dividendos. Se forem ver qual o montante de dividendos que saiu do perímetro de consolidação, têm certamente uma surpresa. E isso não era o que acontecia com a PT, em que os dividendos eram distribuídos para fora do seu perímetro. Diferença significativa.

Quanto à boa sorte (ou má…!), nesta altura do campeonato, em relação a estas cotadas, é para o lado que durmo mais confortavelmente (0%)... Tenho investido 5 % do Cash disponível e uma boa parte é na REN. :mrgreen:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 29/3/2020 17:22

artista_ Escreveu:
Laribau Escreveu:[ É por isso que pergunto, novamente: Qual foi a destruição de valor na Semapa provocada pelos dividendos pagos pela NVG?


Basicamente a Semapa endividou-se, pelo menos uma parte dos dividendos foi por recurso a dívida da Navigator... mesmo assumindo que a Semapa tem formas de evitar pagar impostos desses dividendos (não sei se terá na totalidade, mas dou isso de barato) terá certamente de pagar comissões de transações... se não vês que há destruição de valor, olha para o que tem acontecido com as cotações da Navigator!

Laribau Escreveu:2- De acordo com o meu raciocínio, é isso precisamente que a Semapa tem feito (e bem): tem ajustado a politica de dividendos da NVG à gestão da Dívida consolidada. Este ano Distribuiu dividendos na justa medida da Dívida da Semapa que vence em novembro (80 Milhões), acrescida de juros das duas emissões que têm maturidade em 2023. Mais uns "trocos" para os acionistas da Semapa (10 Milhões) e o restante para alguma dívida que haja fora das emissões de 2023.


O fica por perceber, na minha opinião, é porque é que a semapa precisa dessas voltas todas? Não há milagres, a dívida está a passar da Semapa para a Navigator... a Semapa fica com menos dívida mas a sua participação na Navigator vale cada vez menos!

Aparentemente não sou só eu que estou a ver a destruição de valor, a Semapa vale em bolsa cerca de 1/3 do que valia há cerca de 2 anos! Sabemos que os mercados por vezes exageram para os dois lados, mas tenho sérias dúvidas que neste caso seja apenas exagero!


Não sei se não percebe mesmo ou se não quer perceber: A NVG faz parte do grupo Semapa (70 %). A Semapa tem uma relação de domínio da Sociedade Navigator e sendo assim, o que lhe interessa é gerir a divida consolidada, não a dívida de cada sociedade individualmente. A Semapa não dá voltas nenhumas fora do vulgar: recebe dividendos da sua participada e não, não paga impostos sobre esses dividendos (Beneficia de Tax Exemption por ter uma participação superior a 10 %). E sim, transfere dívida de uma sociedade para a outra em função do seu calendário de tesouraria. O que lhe interessa é ter a dívida consolidada sob controlo. Agora essa dos custos de transação destruírem valor, nem vale a pena comentar…!

Se o meu caro fosse gestor da Semapa /NVG, faria o quê? Geria a NVG de forma independente da Semapa, ou tratava de ver o conjunto?

Quanto à destruição de valor: O mercado apreciou imenso os dividendos que a NVG entregou à Semapa entre 2/1/2015 (10.55 €) e 18/6/2018 (24.81 €). Os dividendos só começaram a destruir valor a partir desse momento e até agora. Ou seja, os Dividendos anteriores eram virtuosos os restantes são destruidores de valor.

Na verdade a Semapa está numa situação difícil, porque as suas participadas estão numa situação difícil, tendo em atenção o momento particularmente grave que se vive (e vai continuar a viver). Vai, certamente, ter pela frente desafios enormes, mas essa é a realidade que todas as empresas vão enfrentar. O seu valor (em mercado) desceu porque as perspetivas de evolução do negócio consolidado se deterioraram, não por qualquer má gestão da sua dívida, que, conforme pode ver no quadro do meu anterior post, melhorou significativamente.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/3/2020 16:58

Laribau Escreveu:
2015-2019.pdf
Este é o sumário dos indicadores financeiros consolidados da Semapa nos últimos 5 anos. A dívida líquida remunerada diminuiu substancialmente (-332 M€ ou, -257.2 M€ se preferirem com IFRS 16), o capital próprio aumentou 130 M€ e o grupo Investiu 955 M€ no período. Não alcanço onde se encontra a destruição de Valor. Mas certamente estou a ver mal...! Neste período, a NVG, aumentou a sua Dívida em apenas 60 M€.

Pois se fizesses este exercicio para a pt em 2010 era interessante...eu cheira me que o pico da nvg ja foi...papel de escritorio boa sorte....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 29/3/2020 16:16

Laribau Escreveu:[ É por isso que pergunto, novamente: Qual foi a destruição de valor na Semapa provocada pelos dividendos pagos pela NVG?


Basicamente a Semapa endividou-se, pelo menos uma parte dos dividendos foi por recurso a dívida da Navigator... mesmo assumindo que a Semapa tem formas de evitar pagar impostos desses dividendos (não sei se terá na totalidade, mas dou isso de barato) terá certamente de pagar comissões de transações... se não vês que há destruição de valor, olha para o que tem acontecido com as cotações da Navigator!

Laribau Escreveu:2- De acordo com o meu raciocínio, é isso precisamente que a Semapa tem feito (e bem): tem ajustado a politica de dividendos da NVG à gestão da Dívida consolidada. Este ano Distribuiu dividendos na justa medida da Dívida da Semapa que vence em novembro (80 Milhões), acrescida de juros das duas emissões que têm maturidade em 2023. Mais uns "trocos" para os acionistas da Semapa (10 Milhões) e o restante para alguma dívida que haja fora das emissões de 2023.


O fica por perceber, na minha opinião, é porque é que a semapa precisa dessas voltas todas? Não há milagres, a dívida está a passar da Semapa para a Navigator... a Semapa fica com menos dívida mas a sua participação na Navigator vale cada vez menos!

Aparentemente não sou só eu que estou a ver a destruição de valor, a Semapa vale em bolsa cerca de 1/3 do que valia há cerca de 2 anos! Sabemos que os mercados por vezes exageram para os dois lados, mas tenho sérias dúvidas que neste caso seja apenas exagero!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 29/3/2020 14:14

2015-2019.pdf
(163.08 KiB) Transferido 206 Vezes
Este é o sumário dos indicadores financeiros consolidados da Semapa nos últimos 5 anos. A dívida líquida remunerada diminuiu substancialmente (-332 M€ ou, -257.2 M€ se preferirem com IFRS 16), o capital próprio aumentou 130 M€ e o grupo Investiu 955 M€ no período. Não alcanço onde se encontra a destruição de Valor. Mas certamente estou a ver mal...! Neste período, a NVG, aumentou a sua Dívida em apenas 60 M€.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 29/3/2020 13:56

artista_ Escreveu:
Laribau Escreveu:Qual é a destruição de valor da NVG imputável à distribuição de dividendos? Só assim poderá ser equacionada a sua comparação com o benefício obtido por quem recebeu os dividendos, no caso vertente, a Semapa, que é quem decide dos dividendos da NVG. Ora, está por demonstrar que, a venda de parte da participação da Semapa, na dimensão que se exige em função dos compromissos financeiros que tem, fosse melhor solução do que o recurso aos dividendos de uma participada com o balanço tão sólido como a NVG.
Tal como uma pessoa, uma empresa é ela e a sua circunstância, e a NVG não escapa a isso.


Tens de ler tudo o que escrevo, isso vem do facto de a empresa ter assumido que aumentou o endividamento para pagar dividendos, algo que não abordas neste comentário. Seja como for o endividamento da empresa subiu bastante nos últimos anos, em que tem distribuido bons dividendos, não seria preciso a empresa admitir que o fez!

Laribau Escreveu:Mas para sossegar os espíritos mais inquietos, aqui deixo uma previsão: a Semapa não vai pedir mais dividendos (que se vejam) até 2023 (exercício de 2022). Até lá, quanto a dividendos, podem respirar de alívio, quanto ao resto, não sei :-k :-k


A primeira parte do comenta´rio é uma previsão, a segunda, a bold, passou a ser uma certeza! :D De acordo com o teu raciocínio não é isso que eles têm feito, o que te leva a crer que vão mudar agora de estratégia?


1 - Mas eu li tudo o que está escrito: "todos os anos precisam de tantos milhões? De qualquer forma não há milagres, tem estado a receber Y de um lado e a perder 5xY (não sei se são 5, mais ou menos, mas a diferença é grande) do outro... se precisarem de algum dinheiro talvez fosse mais fácil vender algumas ações... obviamente que passam a ter uma posição menor mas não tinham destruído tanto valor da empresa!" e não percebo a ligação Dividendos / Destruição de valor. É por isso que pergunto, novamente: Qual foi a destruição de valor na Semapa provocada pelos dividendos pagos pela NVG?

2- De acordo com o meu raciocínio, é isso precisamente que a Semapa tem feito (e bem): tem ajustado a politica de dividendos da NVG à gestão da Dívida consolidada. Este ano Distribuiu dividendos na justa medida da Dívida da Semapa que vence em novembro (80 Milhões), acrescida de juros das duas emissões que têm maturidade em 2023. Mais uns "trocos" para os acionistas da Semapa (10 Milhões) e o restante para alguma dívida que haja fora das emissões de 2023.

A questão da dívida assumida e da destruição de valor, será tratada em Post separado, para não alongar este.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por 5640533 » 29/3/2020 11:49

Sem dúvida.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 29/3/2020 2:54

5640533 Escreveu:
artista_ Escreveu:
5640533 Escreveu:Não há razões de queixa. A remuneração acionista (chame-se reservas ou dividendos) este ano será praticamente igual enquanto no ano passado a cotação era 3,60 e agora, na sexta, fechou em 2,07 euros. ONDE ESTÁ A PERDA?


Avalias um título pelo dividendo? Já olhaste para os resultados de 2019? Tens estado atento ao que se tem estado a passar ultimamente no mundo?!

Não estou a avaliar o titulo. Estou a avaliar a remuneração. O título é outra questão. Leão com atenção. Ok?


Ok, então percebi mal o que quiseste dizer... mas, na nova perspetiva, parece-me que continuas a não a ver o que está à vista de todos... a perda para os acionistas está no valor de cada título!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por 5640533 » 29/3/2020 1:32

artista_ Escreveu:
5640533 Escreveu:Não há razões de queixa. A remuneração acionista (chame-se reservas ou dividendos) este ano será praticamente igual enquanto no ano passado a cotação era 3,60 e agora, na sexta, fechou em 2,07 euros. ONDE ESTÁ A PERDA?


Avalias um título pelo dividendo? Já olhaste para os resultados de 2019? Tens estado atento ao que se tem estado a passar ultimamente no mundo?!

Não estou a avaliar o titulo. Estou a avaliar a remuneração. O título é outra questão. Leão com atenção. Ok?
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 29/3/2020 1:31

Laribau Escreveu:Qual é a destruição de valor da NVG imputável à distribuição de dividendos? Só assim poderá ser equacionada a sua comparação com o benefício obtido por quem recebeu os dividendos, no caso vertente, a Semapa, que é quem decide dos dividendos da NVG. Ora, está por demonstrar que, a venda de parte da participação da Semapa, na dimensão que se exige em função dos compromissos financeiros que tem, fosse melhor solução do que o recurso aos dividendos de uma participada com o balanço tão sólido como a NVG.
Tal como uma pessoa, uma empresa é ela e a sua circunstância, e a NVG não escapa a isso.


Tens de ler tudo o que escrevo, isso vem do facto de a empresa ter assumido que aumentou o endividamento para pagar dividendos, algo que não abordas neste comentário. Seja como for o endividamento da empresa subiu bastante nos últimos anos, em que tem distribuido bons dividendos, não seria preciso a empresa admitir que o fez!

Laribau Escreveu:Mas para sossegar os espíritos mais inquietos, aqui deixo uma previsão: a Semapa não vai pedir mais dividendos (que se vejam) até 2023 (exercício de 2022). Até lá, quanto a dividendos, podem respirar de alívio, quanto ao resto, não sei :-k :-k


A primeira parte do comenta´rio é uma previsão, a segunda, a bold, passou a ser uma certeza! :D De acordo com o teu raciocínio não é isso que eles têm feito, o que te leva a crer que vão mudar agora de estratégia?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Procuro_conhecimento » 29/3/2020 1:27

Afinal, ainda vai haver dividendo este ano, ou não?

Recebemos este ano, mais para a frente 13,94 centimos ou 0 (porque já foi pago antes)?
 
Mensagens: 34
Registado: 14/10/2019 12:55

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 29/3/2020 1:08

5640533 Escreveu:Não há razões de queixa. A remuneração acionista (chame-se reservas ou dividendos) este ano será praticamente igual enquanto no ano passado a cotação era 3,60 e agora, na sexta, fechou em 2,07 euros. ONDE ESTÁ A PERDA?


Avalias um título pelo dividendo? Já olhaste para os resultados de 2019? Tens estado atento ao que se tem estado a passar ultimamente no mundo?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por 5640533 » 28/3/2020 22:43

Não há razões de queixa. A remuneração acionista (chame-se reservas ou dividendos) este ano será praticamente igual enquanto no ano passado a cotação era 3,60 e agora, na sexta, fechou em 2,07 euros. ONDE ESTÁ A PERDA?
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 28/3/2020 17:07

Os impostos e a amortização da divida são extraifos dos resultados antes de estes serem disponibilizados como liquidos!
Se a divida aumenta é porque a preocupação não é grande com o balanço da empresa.
Neste caso da Navigator ela nunca se endividou para pagar dividendos, pois o que distribui é apenas do resultado liquido conseguido ou de reservas acumuladas que tambem vieram de resultados liquidos. Agora a conversa será outra se a empresa optar por pagar divida em vez de distribuir os dividendos ou passar a resultadks transitados; nesse caso extinguir-se-a o resultado liquido.
Se há resultado liquido esse dinheiro nunca proveio de endividamento direto ou propositado!

Protejam-se e fiquem em casa.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 28/3/2020 16:30

artista_ Escreveu:
todos os anos precisam de tantos milhões? De qualquer forma não há milagres, tem estado a receber Y de um lado e a perder 5xY (não sei se são 5, mais ou menos, mas a diferença é grande) do outro... se precisarem de algum dinheiro talvez fosse mais fácil vender algumas ações... obviamente que passam a ter uma posição menor mas não tinham destruido tanto valor da empresa!


Qual é a destruição de valor da NVG imputável à distribuição de dividendos? Só assim poderá ser equacionada a sua comparação com o benefício obtido por quem recebeu os dividendos, no caso vertente, a Semapa, que é quem decide dos dividendos da NVG. Ora, está por demonstrar que, a venda de parte da participação da Semapa, na dimensão que se exige em função dos compromissos financeiros que tem, fosse melhor solução do que o recurso aos dividendos de uma participada com o balanço tão sólido como a NVG.
Tal como uma pessoa, uma empresa é ela e a sua circunstância, e a NVG não escapa a isso.

Mas para sossegar os espíritos mais inquietos, aqui deixo uma previsão: a Semapa não vai pedir mais dividendos (que se vejam) até 2023 (exercício de 2022). Até lá, quanto a dividendos, podem respirar de alívio, quanto ao resto, não sei :-k :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 28/3/2020 14:42

bigest Escreveu:A Semapa também não está interessada em matar a galinha dos ovos de ouro!
A Navigator não se endivida para pagar dividendos. Como tem um balanço bem equilibrado a divida é bem controlada através dos lucros gerados; atenção que o racio da divida é bastante conservador em relação a outras grandes empresas.


A própria empresa te desmente, basta leres a comunicação feita na apresentação de resultados de 2019, para verificares que eles próprios assumem que uma das razões do aumento do endividamento foi para pagar dividendos.

bigest Escreveu:De qualquer maneira os acionistas que são os donos da empresa também precisam de dinheiro para os seus projetos e para viver, ou não será assim?


todos os anos precisam de tantos milhões? De qualquer forma não há milagres, tem estado a receber Y de um lado e a perder 5xY (não sei se são 5, mais ou menos, mas a diferença é grande) do outro... se precisarem de algum dinheiro talvez fosse mais fácil vender algumas ações... obviamente que passam a ter uma posição menor mas não tinham destruido tanto valor da empresa!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 28/3/2020 11:29

A Semapa também não está interessada em matar a galinha dos ovos de ouro!
A Navigator não se endivida para pagar dividendos. Como tem um balanço bem equilibrado a divida é bem controlada através dos lucros gerados; atenção que o racio da divida é bastante conservador em relação a outras grandes empresas.
De qualquer maneira os acionistas que são os donos da empresa também precisam de dinheiro para os seus projetos e para viver, ou não será assim?
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 28/3/2020 9:20

Laribau Escreveu:
artista_ Escreveu:
Laribau Escreveu:O "Bom Senso" da Semapa foi pedir 0.1394 €/Ação…! 8-). Assim, encaixa mais 70 M€ a juntar aos outros 70 M€ do Extraordinário. Reembolsa 80 M€ da emissão que tem maturidade em 11/2020 e ainda fica com uns trocos para Juros e algum Dividendo não muito generoso.
8-)


Entretanto, como não há milagres, a Navigator vale cada vez menos em bolsa, o que desvaloriza bastante os capitais da Semapa!


Pois, mas eles lá sabem se os 70 M€ + 70 M€ fazem mais falta na NVG ou na Semapa. A Semapa não tem outra fonte de rendimentos que não sejam os Dividendos da NVG e da Secil (quando os houver) e daí que não há realmente milagres... :|

A próxima curiosidade "a matar" é a de qual será a aplicação que a Semapa vai fazer do Cash. Se se esticar muito nos dividendos é mau sinal, mas eles costumam ser prudentes, sempre tiveram um Yield mais baixo do que a NVG.



Tal como eu intuía, a Semapa fez mais um exercício de prudência. Dos 140 M€ que recebe, destina apenas 10 M€ a Dividendos. Ora aí está a prova, provada, de que os Dividendos da NVG não são pagos à toa, só porque sim (ganância dos acionistas). Não, os dividendos da NVG são pagos, na perspetiva da Semapa, numa ótica de otimização da dívida consolidada e do respetivo calendário de amortização. Por enquanto, não sou acionista da Semapa, mas tenho para mim, que a atual gestão (principalmente o Chairman), é gente que tem como principal preocupação a preservação (e ampliação) do seu capital, protegendo assim, de forma responsável, o património da Família que a controla.

Sei bem que este não é um tópico da Semapa, mas ocorre que a NVG e a Semapa são indissociáveis na sua estratégia.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 28/3/2020 0:11

Mas a noticia diz que este ano já não pagam mais nada, porque já pagatam!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 27/3/2020 23:52

Eu conheco uma pessoa louca que tinha um jipe e dizia assim: lombas e buracos? Eu acelero a fundo quanto mais depressa passo nem os sinto! Ate quando o jipe da navigator aguenta? Se continuam acelarar a fundo?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Bar38 » 27/3/2020 23:21

Punitor Escreveu:Eu diria 0,12
Foram um pouco mais longe

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques


Olha até pensei que fosse mais... date com sorte... ainda vai haver mais cotadas..
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 27/3/2020 22:31

Laribau Escreveu:
artista_ Escreveu:
Laribau Escreveu:O "Bom Senso" da Semapa foi pedir 0.1394 €/Ação…! 8-). Assim, encaixa mais 70 M€ a juntar aos outros 70 M€ do Extraordinário. Reembolsa 80 M€ da emissão que tem maturidade em 11/2020 e ainda fica com uns trocos para Juros e algum Dividendo não muito generoso.
8-)


Entretanto, como não há milagres, a Navigator vale cada vez menos em bolsa, o que desvaloriza bastante os capitais da Semapa!


Pois, mas eles lá sabem se os 70 M€ + 70 M€ fazem mais falta na NVG ou na Semapa. A Semapa não tem outra fonte de rendimentos que não sejam os Dividendos da NVG e da Secil (quando os houver) e daí que não há realmente milagres... :|

A próxima curiosidade "a matar" é a de qual será a aplicação que a Semapa vai fazer do Cash. Se se esticar muito nos dividendos é mau sinal, mas eles costumam ser prudentes, sempre tiveram um Yield mais baixo do que a NVG.


Esquecem-se é que ao descapitalizar uma estão a descapitalizar a duas... a Semapa provavelmente também distribuirá dividendos, para os acionistas de referência receberem a maquia com que estão a contar... mas um dia destes já não haverá mais nada! É a gestão muito profissional que se faz por cá, já devem estar todos mais que habituados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 27/3/2020 22:26

Eu diria 0,12
Foram um pouco mais longe

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado: