Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimento Imobiliário - A Bolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Celsius-reloaded » 24/3/2020 19:53

investor2 Escreveu:Sobre a tendência de subida da Euribor nas últimas 2 semanas...não vos surpreende?



Diria que tem a ver com a elevadissima procura por liquidez da generalidade das firmas, grandes e pequenas, o que leva a menor apetência dos bancos abrirem mao dessa liquidez de que dispõem.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 24/3/2020 19:21

jopsilveira Escreveu:Também eu comprei uma casa recentemente. Mais especificamente: ONTEM.


Ainda há quem faça escrituras?!! Foi tudo de ma´scara ou só praticaram o distanciamento social?! :D Parabéns pela nova propriedade! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por kz_11 » 24/3/2020 18:27

A verdade é que a economia europeia já andava a abrandar há algum tempo e agora com esta crise só veio agravar esse cenário. Acho que dizer que daqui a 1 ano estamos novamente a crescer vivamente não é prudente.

jopsilveira Escreveu:Mas isso pouco me importa, pois irei efectivamente lá viver. E sem ficar enforcado com empréstimos bancários.

Mais tarde ou mais cedo os preços irão estabilizar. Como tudo. Agora ter comprado uma casa numa pré-crise e pensar que com arrendamento se venha a poder lucrar, no estado actual das coisas, acho que estás a enganar-te a ti próprio.


Concordo.

Acho que os preços vão descer obviamente, mas fico reticente em dizer que vão descer muito, fico a pensar nos pilares que têm suportado a escalada de preços recente:

Vistos Gold -> Ok acabou
Facilidade de crédito bancário -> Vai-se manter, mais que nunca por causa do BCE, pelo menos para quem tem emprego.
Falta de casas -> Admito que o stock aumente.
Fundos de investimento -> com as ações baratas novamente, o imobiliário pode perder interesse.
Investidores estrangeiros a querer retirar o dinheiro do banco -> Abrandamento claro, mas o dinheiro parado no banco continua a não render em lado nenhum.
Turismo em alta -> Ok admito que este vai levar o maior tombo, e é imprevisível dizer até quando.

no entant temos ainda que equacionar estes estimulos todos dos Bancos centrais, que tendencialmente acabam por ir parar aos mercados financeiros e a fugir da economia real, o que pode voltar a inflacionar o imobiliário.

Para além disto a ultima vez que os preços das casas desceram a sério foi depois de Portugal pedir ajuda externa. Eram tempos unicos, mas neste ponto, só para nós.
"Where are you going?
I'm going to try to find moral redemption, at the roulette table."
- "Mike Baum" - The big short
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 33
Registado: 18/1/2015 15:32

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por investor2 » 24/3/2020 18:14

Sobre a tendência de subida da Euribor nas últimas 2 semanas...não vos surpreende?
 
Mensagens: 108
Registado: 29/11/2007 12:27
Localização: Porto

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 24/3/2020 17:54

artista_ Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Ou seja, as vendas aumentarem 8,5% em relação ao mês anterior (mas o mês anterior foi Fevereiro onde as vendas tinham caído 99,7%)!!!


O importante seria verificar a variação de preços, o que para já não deve ser possível verificar nem na China... e a Europa será bastante mais afetada, é possível que as variações sejam maiores.


Sim, agora os outros vão tendo a China como farol...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 24/3/2020 17:23

Ulisses Pereira Escreveu:Ver que ainda há quem defenda aqui neste tópico que não acredita que os preços caiam muito, para mim é surpreendente. Deixo aqui um linl para um artigo do Pedro Santos Guerreiro que subscrevo na íntegra:

[url]https://expresso.pt/opiniao/2020-03-24-Rebenta-a-bolha-do-imobiliario-primeiro-descem-as-rendas-depois-as-casas?fbclid=IwAR17xMTnZuXeoLLcPF4mVYXMUHmXRyE0T85BqQoy9q3ha1XiuFCcZceWdHs
[/url]


Não sou assinante, só consegui ler o início do artigo. Respeito muito o PSG e estou atento às suas opiniões, não lendo todo o artigo parece-me que ele está certo que os preços do mercado imobiliário cairão muito(?!).. sinceramente custa-me a aceitar que alguém possa ter certezas disso, que a tendência seja para cairem tudo bem, que tenha certezas que vão cair muito custa-me muito a engolir... e digo isto sobretudo porque não temos a certeza de quanto tempo isto vai durar e, sobretudo, a forma como vai evoluir. O optimiza tem como garantido que sobem muito no LP, o PSG tem a certeza que vão cair a pique... também é por isto que os mercados são interessantes... e, já agora, devem estar sempre abertos! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 24/3/2020 17:17

Marco Martins Escreveu:Ou seja, as vendas aumentarem 8,5% em relação ao mês anterior (mas o mês anterior foi Fevereiro onde as vendas tinham caído 99,7%)!!!


O importante seria verificar a variação de preços, o que para já não deve ser possível verificar nem na China... e a Europa será bastante mais afetada, é possível que as variações sejam maiores.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 24/3/2020 17:09

Ulisses Pereira Escreveu:Ver que ainda há quem defenda aqui neste tópico que não acredita que os preços caiam muito, para mim é surpreendente. Deixo aqui um linl para um artigo do Pedro Santos Guerreiro que subscrevo na íntegra:

[url]https://expresso.pt/opiniao/2020-03-24-Rebenta-a-bolha-do-imobiliario-primeiro-descem-as-rendas-depois-as-casas?fbclid=IwAR17xMTnZuXeoLLcPF4mVYXMUHmXRyE0T85BqQoy9q3ha1XiuFCcZceWdHs
[/url]

Abraço,
Ulisses


...As vendas de casas registadas na China apontam para uma recuperação provisória, depois do colapso provocado pela pandemia do coronavírus. As vendas diárias cairam 99,7% desde o primeiro dia que se decretou o surto, até aos mínimos alcançados em fevereiro, segundo dados da Capital Economics y Knight Frank. A China vai colocar termo à proibição de saída aos residentes de Wuhan (o "berço" da pandemia internacional) a partir de 8 de abril de 2020, após quase três meses de confinamento.

A reabertura da atividade económica em algumas zonas, depois das estrictas restrições impostas para combater o Covid-19, já começou a notar-se no aumento de transações imobiliárias. Segundo o estudo sobre os 30 mercados de maior dimensão da China, só na primeira quinzena de março, as vendas de casas aumentaram 8,5 pontos face ao mesmo período do mês anterior....


https://www.idealista.pt/news/imobiliario/internacional/2020/03/24/42823-imobiliario-na-china-da-sinais-de-recuperacao#xts=582068&xtor=EPR-32-%5Bpassa_por_aqui_20200324%5D-20200324-%5Bm-02-leermas-node_42823%5D-27880415@3

Ou seja, as vendas aumentarem 8,5% em relação ao mês anterior (mas o mês anterior foi Fevereiro onde as vendas tinham caído 99,7%)!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por jopsilveira » 24/3/2020 16:37

FredericoRocha Escreveu:Também partilho da opinião que o imobiliário vais descer bastante nos próximos meses/ano(s).
Fiz um CPCV em Janeiro e espero fazer a escritura em breve e apesar de ter conseguido o que eu acho um bom negócio na altura estou a contar que o preço de mercado vai provavelmente ser inferior ou valor que eu comprei nos próximos meses.
De qualquer forma a minha estratégia no imobiliário não é comprar e vender (Fix and Flip) mas mais comprar e arrendar para o longo prazo (Buy & Hold).

Mas para mim agora o mais importante é olhar para as oportunidades que vão aparecer tanto no mercado imobiliário como mobiliário.


Também eu comprei uma casa recentemente. Mais especificamente: ONTEM.
A casa foi comprada a bom preço, com capitais próprios e será para habitação própria e permanente. Significa isto que não a comprei a pensar em vender posteriormente, nem para arrendar.
Estou ciente que os preços irão cair. Estou ciente que irão cair bastante.
Mas isso pouco me importa, pois irei efectivamente lá viver. E sem ficar enforcado com empréstimos bancários.

Mais tarde ou mais cedo os preços irão estabilizar. Como tudo. Agora ter comprado uma casa numa pré-crise e pensar que com arrendamento se venha a poder lucrar, no estado actual das coisas, acho que estás a enganar-te a ti próprio.
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Ulisses Pereira » 24/3/2020 16:23

Ver que ainda há quem defenda aqui neste tópico que não acredita que os preços caiam muito, para mim é surpreendente. Deixo aqui um linl para um artigo do Pedro Santos Guerreiro que subscrevo na íntegra:

[url]https://expresso.pt/opiniao/2020-03-24-Rebenta-a-bolha-do-imobiliario-primeiro-descem-as-rendas-depois-as-casas?fbclid=IwAR17xMTnZuXeoLLcPF4mVYXMUHmXRyE0T85BqQoy9q3ha1XiuFCcZceWdHs
[/url]

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 24/3/2020 15:56

forza algarve Escreveu:pra mim o imobiliario em Portugal vai desabar em tudo..preços a baixar em mais de 30% minimo..quem vai comprar no algarve vazio ...com comercios e hoteis a fechar..isto vai ser bem pior que em 2008...
Quem vai vir do exterior (eles tambem ja mais pobres) a apostar em Lisboa com uma crise feroz que vai arrasar Portugal (Italia bem pior)...PIB a despencar e divida a subir esponencialmente...

alias os preços do imobiliario vao sofrer uma grande deflaçao pois com o passar dos meses vao continuar a baixar..
No longo prazo se pode ser otimista mas muito longo prazo..muito longo..10 anos minimo pra voltar ao nivel de 2019


Se não concordei com o uso do termo «garantido» pelo optimiza, também não concordo com o teu discurso em que parece que também tens certezas de que o mercado imobiliário irá desvalorizar muito... eu sinceramente não sei e penso que ninguém saberá porque há muitas variáveis que terão de ser tidas em conta, uma delas, talvez a mais importante, é a forma como se vai desenvolver a pandemia.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 24/3/2020 15:50

FredericoRocha Escreveu:Penso que o longo prazo do optimiza é a partir de Julho de 2021, visto referir isso no ponto 3.


Não é isso, obviamente... se fosse isso ainda seria mais incompreensível usar o termo «garantido».
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por FredericoRocha » 24/3/2020 12:48

Também partilho da opinião que o imobiliário vais descer bastante nos próximos meses/ano(s).
Fiz um CPCV em Janeiro e espero fazer a escritura em breve e apesar de ter conseguido o que eu acho um bom negócio na altura estou a contar que o preço de mercado vai provavelmente ser inferior ou valor que eu comprei nos próximos meses.
De qualquer forma a minha estratégia no imobiliário não é comprar e vender (Fix and Flip) mas mais comprar e arrendar para o longo prazo (Buy & Hold).

Mas para mim agora o mais importante é olhar para as oportunidades que vão aparecer tanto no mercado imobiliário como mobiliário.
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por forza algarve » 24/3/2020 11:45

pra mim o imobiliario em Portugal vai desabar em tudo..preços a baixar em mais de 30% minimo..quem vai comprar no algarve vazio ...com comercios e hoteis a fechar..isto vai ser bem pior que em 2008...
Quem vai vir do exterior (eles tambem ja mais pobres) a apostar em Lisboa com uma crise feroz que vai arrasar Portugal (Italia bem pior)...PIB a despencar e divida a subir esponencialmente...

alias os preços do imobiliario vao sofrer uma grande deflaçao pois com o passar dos meses vao continuar a baixar..
No longo prazo se pode ser otimista mas muito longo prazo..muito longo..10 anos minimo pra voltar ao nivel de 2019
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 24/3/2020 11:37

Marco Martins Escreveu:
artista_ Escreveu:
optimiza Escreveu:Como a FED/Bce/Banf of England/Bank of China/Bank of japan vão continuar a imprimir Triliões sem limites, a recuperação/e posterior recorde de preços do imobiliário (bem como das ações), redução de stocks e recuperação do volume de negócios no LONGO PRAZO está garantida....


Esta coisa do «garantida» faz-me sempre muita confusão qualquer que seja o mercado de que estivermos a falar... mesmo que não definas quantos anos são «Longo prazo»... eu compreendo o que dizes, faz todo o sentido, mas «garantido» não há nada! E se a subida de preços se verificar apenas daqui a 10 anos ou mais, e entretanto o mercado cair muito, não serve de muito saber que no longo prazo subirão...


Sim, ninguém ainda sabe ou arrisca a dar números porque não se sabe ainda o impacto desta travagem, nem o tempo necessário para conter o vírus.
A recuperação pode estar garantida... não se sabe é se demora 5, 10, 15 anos nem quantas vítimas fará pelo caminho.
Esperemos que o impacto seja apenas neste semestre...
Mas uma coisa acho que será certa... nos próximos tempos a circulação internacional de bens e pessoas será afectada e existirá uma necessidade dos países serem auto-suficientes (pelo menos para produtos que não possam estar parados mais de 15 dias num porto/alfandega).
Ou seja, produtos importados, possivelmente terão um preço maior e serão mais escassos.

Possivelmente será uma boa pratica, os produtos começarem a ter um selo "higienizado"... para segurança/conforto de quem o consome.


Ou seja, estas restrições poderão ter impacto positivo ou negativo na construção.
Por exemplo ao nível de consumo de ferro, aço e cimento, a China poderá ter uma queda, o que fará os preços nos outros lados baixar... o preço do petróleo baixo também fará os preços baixar... o aumento de desemprego também poderá fazer os preços baixar... contudo, alguns produtos que a china exportava a preços baixos, poderão ter de ser produzidos ao nível nacional a preços mais altos (não sei se no vidro ou componentes eléctricos)... mas de qualquer forma ainda é cedo para assistirmos a um aumento ou descida dos preços no médio/longo prazo...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 24/3/2020 10:41

artista_ Escreveu:
optimiza Escreveu:Como a FED/Bce/Banf of England/Bank of China/Bank of japan vão continuar a imprimir Triliões sem limites, a recuperação/e posterior recorde de preços do imobiliário (bem como das ações), redução de stocks e recuperação do volume de negócios no LONGO PRAZO está garantida....


Esta coisa do «garantida» faz-me sempre muita confusão qualquer que seja o mercado de que estivermos a falar... mesmo que não definas quantos anos são «Longo prazo»... eu compreendo o que dizes, faz todo o sentido, mas «garantido» não há nada! E se a subida de preços se verificar apenas daqui a 10 anos ou mais, e entretanto o mercado cair muito, não serve de muito saber que no longo prazo subirão...


Sim, ninguém ainda sabe ou arrisca a dar números porque não se sabe ainda o impacto desta travagem, nem o tempo necessário para conter o vírus.
A recuperação pode estar garantida... não se sabe é se demora 5, 10, 15 anos nem quantas vítimas fará pelo caminho.
Esperemos que o impacto seja apenas neste semestre...
Mas uma coisa acho que será certa... nos próximos tempos a circulação internacional de bens e pessoas será afectada e existirá uma necessidade dos países serem auto-suficientes (pelo menos para produtos que não possam estar parados mais de 15 dias num porto/alfandega).
Ou seja, produtos importados, possivelmente terão um preço maior e serão mais escassos.

Possivelmente será uma boa pratica, os produtos começarem a ter um selo "higienizado"... para segurança/conforto de quem o consome.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Dc team » 24/3/2020 7:29

Muito obrigado pelas vossas opiniões.
Vou então aguardar um pouco antes de pedir os restantes orçamentos e se calhar ver se quem me deu no passado os quer rever.
 
Mensagens: 32
Registado: 10/7/2018 15:11

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por FredericoRocha » 23/3/2020 17:47

Penso que o longo prazo do optimiza é a partir de Julho de 2021, visto referir isso no ponto 3.
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 23/3/2020 17:34

optimiza Escreveu:Como a FED/Bce/Banf of England/Bank of China/Bank of japan vão continuar a imprimir Triliões sem limites, a recuperação/e posterior recorde de preços do imobiliário (bem como das ações), redução de stocks e recuperação do volume de negócios no LONGO PRAZO está garantida....


Esta coisa do «garantida» faz-me sempre muita confusão qualquer que seja o mercado de que estivermos a falar... mesmo que não definas quantos anos são «Longo prazo»... eu compreendo o que dizes, faz todo o sentido, mas «garantido» não há nada! E se a subida de preços se verificar apenas daqui a 10 anos ou mais, e entretanto o mercado cair muito, não serve de muito saber que no longo prazo subirão...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Optimiza » 23/3/2020 17:19

CP.bmp
CP.bmp (957.77 KiB) Visualizado 9410 vezes

Mr_Trump Escreveu:Não estão todos a dizer que estamos em guerra?
Tempos de Guerra geram muitíssima inflação. Praticamente todas as guerras são financiadas com recurso a inflação. O que mais não vai faltar é financiamento.
O mercado está a antecipar.
Para além disso levantaram as restrições todas de reservas aos bancos.
Resta saber se este movimento é de curto ou longo prazo, se foi antecipado e planeado ou é uma surpresa que necessita de ajustamento.
Aqui o magnata de NY gosta de acreditar na conspiração.
Festas grandes no horizonte...


Com a atual política de quantitative easing não existe aumento da inflação, porque os triliões impressos pelos Bancos centrais não acrescem à massa monetária (M1) dos países. Gera-se sim um efeito de inflação em restritas classes de ativos: obrigações (com yields baixíssimas face ao risco), treasuries (com yields negativas em países tecnicamente falidos), ações (em tempos normais) e imobiliário (EM TEMPOS NORMAIS).

Como a FED/Bce/Banf of England/Bank of China/Bank of japan vão continuar a imprimir Triliões sem limites, a recuperação/e posterior recorde de preços do imobiliário (bem como das ações), redução de stocks e recuperação do volume de negócios no LONGO PRAZO está garantida. o curto prazo será péssimo no Imob. Hab. fruto do decréscimo traumático - % pior que durante a segunda guerra em Portugal - das vendas de bens duradouros (carros, casas, etc).

Especulando diferentes trajetórias no sentimento econ´´omico CP, MP e LP, vai-se condicionar a evolução do Imobiliário para habitação (preços/vendas), e sobretudo é no tabuleiro da PROCURA que se vai definir essa evolução.

1) Quedas no CURTO prazo em todos os segmentos Habitação (Abril a Agosto), fruto da brutal recessão Corona lockdown (queda de 14% do PIB USA no 2ºtrim./desemprego USA final a rondar 25% face aos 4% de Fevereiro), e fruto de redução de vendas atual superior a 40% USA (e a 80% em Portugal?) no Imobiliário para habitação:
a/ Menos procura/Menos compradores » Stocks vão aumentar no CP (menos compradores com menos receitas e com perpectivas menos otimistas, muitos particulares terão dificuldade em avançar com negociações para compra e outros terão dificuldades em pagar as prestações atuais induzindo novas colocações no mercado).
b/ obtenção de crédito vai ser mais difícil (e preço das avaliações por m2 serão menores).
c/ investir em imobiliário de habitação vai ter concorrência acrescida de outras classes e subclasses de ativos (ações, investir diretamente em empresas, terrenos agrícolas),
d/ o volume de transações CP vai diminuir
e/ Tempos negociais mais dilatados
f/ Preços de Junho/Agosto vão ajustar-se em baixa por falta de compradores aos preços atuais.
g/ sentimento negativo no CP com PIB anualizado nos -3% (desemprego aumentou para 2 dígitos e recessão trim.-6/7%) e de apreensão no MP

2)MÉDIO prazo de estabilização nos 3 segmentos Médios e subidas nos segmento Alto e Base do mercado (entre Setembro 2020 e Junho 2021)
a/ stocks vão começar a reduzir-se
b/ pressão da procura tende a nivelar a oferta e nos 2 casos extremos a superar
c/ Depois de um 1º semestre Hiper-recessivo, dá-se um crescimento EXPRESSIVO do PIB no 3º trimestre (e fim da recessão), Banca abre critérios para financiamento e simultaneamente recupera-se a liquidez de parte expressiva de potenciais compradores.
d/ Tempos negociais começam a reduzir-se.
e/sentimento positivo no MP (PIB anualizado e fortemente positivo no LP (prevê-se redução da tx desemprego para menos de 8%)

3) LONGO PRAZO (apartir de Julho 2021)
a/ reflexo dos triliões injetados na economia, em ambiente deflacionário soberano, com taxas próximas de zero, a "inflação instrumental" volta a expressar-se nos ativos imobiliários.
b/ redução de stocks (apesar de novo acréscimo na produção)
c/ aumento expressivo do volume de transações
d/ aumento do volume de crédito concedido
e/ redução dos tempos médios de venda
e/ atingir preços recorde em todos os segmentos
f/ sentimento positivo de todos os agentes (tx de desemprego abaixo do 6%), PIB cresce acima de 3% anualizados.

https://ny.curbed.com/2020/3/10/2117341 ... s-covid-19

nota - Especulo que quem tiver disponibilidade e liquidez para Comprar (Procura) imobiliário para habitação deverá enfocar-se nos meses de Agosto de 2020 a Abril de 2021 (Junho e Julho serão meses de espera que materializem maiores stocks e baixa de preços). Quem tiver disponibilidade e liquidez para otimizar preços de Venda (Oferta), deveria esperar pela expansão de preços em confirmada retoma económica (sempre a seguir a pelo menos 2º trimestres de robusta subida do PIB) e nunca antes de Maio de 2021.
Em 2021 quando o demprego baixar o sentimento económico SOBE e o imobiliário também.jpg
Em 2021 quando o demprego baixar o sentimento económico SOBE e o imobiliário também.jpg (88.44 KiB) Visualizado 9410 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 23/3/2020 20:18, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por FredericoRocha » 23/3/2020 16:36

Àlvaro Escreveu:Artista também tenho sérias dúvidas que vá para baixo, penso que no interior deverá subir. A região do Alentejo será alvo de procura assim que as coisas acalmarem. O anormal movimento de autocaravanas nessa zona faz prever um interesse redrobado pela região. Se a isso acrescentarmos o facto de uma rua de chineses repovoaraa todas as vilas alentejanas... palpita-me. Menos interação social, mais campo, mais produtos naturais... teletrabalho metido na equação, deve ser mesmo a próxima procura em Portugal. Não me faria nada mal ter agora uma modesta casinha perto da capital alentejana. :idea:


Àlvaro desculpa lá a pergunta mas o movimento de autocaravanas agora é um indicador de aumento/descida do mercado imobiliário? Sinceramente, não percebo mesmo a correlação.
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por richardj » 23/3/2020 16:33

Nas obras de empreendimento que se anda por ai a fazer o principal problema neste momento nem é a quarentena mas a rotura de material e equipamento. Com as fabricas a parar, muitos trabalhos de interiores podem parar.

Outro receio muito grande é a falta de pagamentos em cadeia, como é uma industria onde existe muito subcontratação, quando uns deixam de pagar geram uma onda de não pagamentos que ninguém sabe onde acabar. Muitas pequenas construtoras, consultoras vão à vida por causa disso, embora me pareça que o governo está a estender os prazos de pagamentos, mas mesmo assim, tenho muitas duvidas a curto médio prazo.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ao-de-2008

No que toca à questão do DC team, em boa verdade, não só deves pedir mais orçamentos, como deves esperar, porque ninguém tem bem a certeza do tempo que vai levar a fazer as obras. Só a titulo de exemplo, no mercado português, existe muito aço que vem da China e da Itália, e é esperado alguma rotura de stock no curto prazo. Também as minas e o sector da extração tem estado parado, o que vai ter impacto na produção de betão.

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Àlvaro » 23/3/2020 16:07

Artista também tenho sérias dúvidas que vá para baixo, penso que no interior deverá subir. A região do Alentejo será alvo de procura assim que as coisas acalmarem. O anormal movimento de autocaravanas nessa zona faz prever um interesse redrobado pela região. Se a isso acrescentarmos o facto de uma rua de chineses repovoaraa todas as vilas alentejanas... palpita-me. Menos interação social, mais campo, mais produtos naturais... teletrabalho metido na equação, deve ser mesmo a próxima procura em Portugal. Não me faria nada mal ter agora uma modesta casinha perto da capital alentejana. :idea:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 23/3/2020 16:01

Dc team Escreveu:Boa tarde,
Gostaria de ter a vossa opinião sobre um assunto.
Estava quando se iniciou esta crise em fase de consulta a construtores para obter orçamentos para a construção da minha futura moradia. Dos cinco orçamentos pedidos só obtive 2. Claro está que acima do que tinha planeado
Acham que deveria já pedir aos outros 3 para me enviarem uma resposta ou devia aguardar mais 2-3 meses e só solicitar depois?
Também tenho de ter em conta os prazos na câmara que não sei se nesta altura vão ser rigorosos ou não.
Obrigado


Não leves a mal mas este texto parece de quem não se deu conta do contexto em que estamos! Eu acho que em qualquer circunstância deverás sempre pedir mais orçamentos para comparar, mas vamos ser minimamente sensatos, haverá algum empreiteiro que neste momento possa executar um orçamento minimamente verídico?! Eu acho que não e até acho que os 2 orçamentos que tens perderam a validade apartir do momento em que foi declarado o estado de emergência. Eu até conheço algumas obras (pequenas, como uma moradia) que não pararam ainda, mas vão ter de parar e não sabemos por quanto tempo. No final disto tudo, não saberemos em que condições estará o mercado, os custos de mão de obra, materiais, etc... e, para ser sincero tenho dificuldades em perceber para que lado será feito o ajustamento, parece-me que para baixo será mais provável mas tenho sérias dúvidas, até porque isso também dependerá muito da evolução da pandemia.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Dc team » 23/3/2020 15:40

Boa tarde,
Gostaria de ter a vossa opinião sobre um assunto.
Estava quando se iniciou esta crise em fase de consulta a construtores para obter orçamentos para a construção da minha futura moradia. Dos cinco orçamentos pedidos só obtive 2. Claro está que acima do que tinha planeado
Acham que deveria já pedir aos outros 3 para me enviarem uma resposta ou devia aguardar mais 2-3 meses e só solicitar depois?
Também tenho de ter em conta os prazos na câmara que não sei se nesta altura vão ser rigorosos ou não.
Obrigado
 
Mensagens: 32
Registado: 10/7/2018 15:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ATIR_13, Bing [Bot], Cem pt, edvieira, Ferreiratrade, Google [Bot], hugob0ss, jlmt, jprgodinho, Lisboa_Casino, luislobs, PAULOJOAO e 137 visitantes