Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Punitor » 20/3/2020 23:28

artista_ Escreveu:
Punitor Escreveu:Estou mais preocupado com os EUA honestamente. Os States não estão preparados para esta guerra e não é só com dólares que o Trump a resolverá... Se o corona pega a sério na América será um terramoto que provocará um pequeno fim do mundo. Sobretudo com grandes repercussões a nível da economia mundial. Se os States param, o ideal de todo o sistema capitalista ocidental colapsa e fica muito frágil...
Quando um soldado cai, a coisa continua; quando um general cai, caiem todos os soldados.

Eu não percebo é como é que se está a falar em dezenas (ou centenas) de milhões infetados nos EUA e os futuros ainda há pouco estavam positivos, agora estão marginalmente negativos... ou arranjam um antiviral rapidamente, ou há alguma coisa aqui que me está a escapar, só se forem as notícias que não são credíveis, espero bem que não!

artista acho que os índices americanos, mais prudentes, hoje te deram a resposta. Os ganhos do mandato Trump dissiparam-se... :(
Não entendo como os índices europeus hoje tiveram um comportamento inverso. Só porque o BCE e Bruxelas e alguns governos europeus anunciaram mais respostas, estímulos e subsídios?! Eu acho que os subsídios, apesar de ajudarem, são quase sempre um mau indicador económico...
Sabemos lá o que irá acontecer no fim-de-semana... Este surto já nos ensinou que galopa a uma velocidade de cruzeiro...
Esperemos que os americanos o travem lá, senão a coisa desorienta-se a sério.

Registado: 1/11/2015 12:47

por peaners » 20/3/2020 23:24

Só vim aqui dizer que o vix começa a dar sinais de fadiga após ter atingido um máximo histórico, o que é bom para as bolsas

A UE já falou que a regra de cumprimento do défice excessivo pelos países europeus fica suspenso e é por a máquina de impressão do BCE a funcionar de forma a garantir que as pessoas fiquem em casa, para mitigar as consequências económicas em famílias e empresas. Neste momento é tudo uma questão de pragmatismo e por de lado as burocracias.
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por Goya777 » 20/3/2020 16:46

Marco Martins Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Marco, compra sobretudo dívida.Dívida soberana que impede as yields da dívida pública subir muito e permite aos Estados continuar a financiar-se e obrigações de empresas que permite que elas se continuem a financiar.

Abraço,
Ulisses

Obrigado Ulisses :).
Com isso sabemos, que enquanto o banco central injectar dinheiro, o nosso governo terá dinheiro para poder manter o estado social e apoiar as empresas.
A dúvida que fic agora, é durante quanto tempo os bancos centrais aguentam comprar dívida e quem vai emprestar ao banco central....

AO BCE empresta a Xerox...

Registado: 17/7/2014 22:33

por Marco Martins » 20/3/2020 16:40

Ulisses Pereira Escreveu:Marco, compra sobretudo dívida.Dívida soberana que impede as yields da dívida pública subir muito e permite aos Estados continuar a financiar-se e obrigações de empresas que permite que elas se continuem a financiar.

Abraço,
Ulisses

Obrigado Ulisses :).
Com isso sabemos, que enquanto o banco central injectar dinheiro, o nosso governo terá dinheiro para poder manter o estado social e apoiar as empresas.
A dúvida que fic agora, é durante quanto tempo os bancos centrais aguentam comprar dívida e quem vai emprestar ao banco central....

Registado: 7/4/2007 17:13

por Ulisses Pereira » 20/3/2020 16:28

Marco, compra sobretudo dívida.Dívida soberana que impede as yields da dívida pública subir muito e permite aos Estados continuar a financiar-se e obrigações de empresas que permite que elas se continuem a financiar.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Marco Martins » 20/3/2020 16:26

artista_ Escreveu:
Punitor Escreveu:Estou mais preocupado com os EUA honestamente. Os States não estão preparados para esta guerra e não é só com dólares que o Trump a resolverá... Se o corona pega a sério na América será um terramoto que provocará um pequeno fim do mundo. Sobretudo com grandes repercussões a nível da economia mundial. Se os States param, o ideal de todo o sistema capitalista ocidental colapsa e fica muito frágil...
Quando um soldado cai, a coisa continua; quando um general cai, caiem todos os soldados.

Eu não percebo é como é que se está a falar em dezenas (ou centenas) de milhões infetados nos EUA e os futuros ainda há pouco estavam positivos, agora estão marginalmente negativos... ou arranjam um antiviral rapidamente, ou há alguma coisa aqui que me está a escapar, só se forem as notícias que não são credíveis, espero bem que não!

Quando os bancos centrais falam em comprar activos, isso traduz-se em quê? Títulos de cotadas, ou outro tipo de activos?
Se comprarem títulos, seria natural haver uma contenção nas quedas...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Ulisses Pereira » 20/3/2020 16:16

Se quiserem continuar essa discussão façam-no no tópico indicado, não aqui.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 20/3/2020 16:04

cali010201 Escreveu:É claro que em períodos normais de negociação cada investidor tende a fazer a sua análise crítica, embora nem todos o fazem, mas numa situação de pânico generalizado, a percentagem de investidores (e jogadores) que faz a análise crítica é diminuta, por isso é que eu digo que nessas circunstâncias não estão reunidas as condições de funcionamento normal do mercado. Numa situação destas, todos têm muito mais a perder do que a ganhar, incluindo os oportunistas.

O que é que é um oportunista? Se comprares hoje és um oportunista? E se venderes hoje? Isso é um mito...Daqui a uns meses conseguimos ver alguém que ganhou muito dinheiro e muitos vão dizer que foi um oportunista, mas esquecem-se que na altura em que esse alguém assumiu uma determinada posição estava a assumir riscos elevados, e muitos outros que assumiram riscos também perderam muito.

cali010201 Escreveu:Eu não pretendo que toda a gente aja da mesma forma que eu o faço, mas convém que haja um mínimo de regras e de condições no mercado, incluindo condições psicológicas, para que os investimentos a fazer possam ser devidamente ponderados, independentemente da análise que cada um faça relativamente aos títulos em que pretende investir ou desinvestir, pois é fruto dessa diferente análise/avaliação, que surgem os negócios..

Pois, eu acho exatamente o contrário, quando as não estamos num contexto destes até seria menos grave fechar os mercados, porque as coisas não mudam muito de um dia para o outro de uma forma generalizada, podem mudar em alguns títulos...

cali010201 Escreveu:Nestas situações em que o mercado continua a funcionar, é preciso cuidados redobrados, para que as pessoas não se venham a arrepender seriamente por terem vendido ao desbarato, induzidas pelo pânico criado.

Se venderem podem comprar, não se lhes pode é negar esse direito... e porque não o contrário, pessoas que se possam arrepende de não ter vendido?! Que era o que acontecia a muita gente, se os mercados tivessem fechados há 3 semanas eu era um deles, não teria vendido porque não me deixavam, achas isso aceitável?! E na altura perdi dinheiro, mas tive a oportunidade de o fazer, e não sabia se me ia arrepender ou não... arrepender não porque mesmo que o que tinha tivesse subido depois eu segui a minha estratégia que prevê o corte das perdas em contextos de uma tendência de queda...

cali010201 Escreveu:Vou dar aqui um exemplo de como em determinadas situações devemos manter o sangue frio e continuarmos a ser racionais. Eu ainda hoje detenho em carteira um título que foi retirado do mercado . Trata-se da Brisa. Quando em abril de 2013, a Brisa foi retirada da bolsa, através de uma OPA da Tagus, houve muita gente que foi a correr vender as ações que possuía, a um preço, que na minha análise era claramente inferior ao valor real da ação. Perante a análise crítica que fiz nessa altura, tinha a noção que o valor pago por ação 2.22, era claramente inferior ao valor, pelo que optei por não vender. A Brisa é uma das melhores empresas a distribuir dividendos, tenho atingido um valor de pay out máximo de 15%. Eu já recebi mais em dividendos da Brisa, do que paguei pelas ações.

Ora ai está, tiveste a possibilidade de decidir por ti, mas não te foi negada a opção de o fazeres... de resto, a bolsa portuguesa não é propriamente o melhor exemplo, os casos de falta de credibilidade são mais que muitos, como já referi.

Mas não respondeste a pelo menos uma pergunta que te fiz e que eu acho importante. Tu sentirias-te mais protegido se os mercados tivessem fechados? Sinceramente não compreendo porquê?! Eu se tivesse alguma posição ela podia cair todos os dias, mas eu preferia ver a cada dia que avaliação o mercado fazia dessa posição e agiria como entendesse, seja manter, vender ou reforçar a posição... não acharia nada que estava protegido se os mercados fechassem, aliás, neste momento se fechassem para mim seria o mesmo que colocar de imediato a possibilidade de perder tudo, de quando os mercados voltassem a abrir (se é que voltaria a haver mercados) a empresa já tivesse falido ou tivesse sido nacionalizada, ou tivesse feito um AC por entrada de novos acionistas que dizimasse as posições restantes... enfim, uma infinidade de coisas que podiam acontecer, estando abertos a evolução está à vista, todos os dias tenho oportunidade de avaliar a situação, algo que me seria retirado se os mercados estivessem fechados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Aqui_Vale » 20/3/2020 14:08

https://outlook.live.com/mail/0/junkemail/id/AQMkADAwATZiZmYAZC04NThlLWFhADQ0AC0wMAItMDAKAEYAAANZ7FTMxvAMRaFOGrR%2B4v6YBwBtqj8m1E0%2FQZQ%2FyD2%2F9lxxAAACASIAAABtqj8m1E0%2FQZQ%2FyD2%2F9lxxAANATUWZAAAA/sxs/AQMkADAwATZiZmYAZC04NThlLWFhADQ0AC0wMAItMDAKAEYAAANZ7FTMxvAMRaFOGrR%2B4v6YBwBtqj8m1E0%2FQZQ%2FyD2%2F9lxxAAACASIAAABtqj8m1E0%2FQZQ%2FyD2%2F9lxxAANATUWZAAAAARIAEABWL5As9TnAQaC9PA6bXWnw

Talvez isto ajude. :shock:

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por J_Investidor » 20/3/2020 12:35

Boas Dixie.
Penso ao contrário.
Penso que quando o furacão estiver nos states, esta crise originada pelo Covid deve terminar aí ou estar prestes a terminar.

Ps. O Ulisses já tinha dito +/- isto, e acho que está correto. Veremos.
Abraço

Registado: 15/12/2018 19:39

por DIXIE2020 » 20/3/2020 12:10

Bom dia
Vou hoje quebrar o meu silencio,
apenas para ficar nestas próximas semanas este curto apontamento para memória futura:
Na minha modesta opinião,
a Big Wave ainda não ocorreu nos mercados. Ela irá ocorrer qd o olho do furação desta pandemia se deslocar da Europa para os States, e note-se atingir em cheio as Américas :-#

BN

Dixie

Registado: 29/11/2007 10:53

por cali010201 » 20/3/2020 11:51

artista_ Escreveu:
cali010201 Escreveu:
Concordo ainda não conseguimos ter uma avaliação correta do impacto.
Neste momento ainda é difícil prever o que vai acontecer, mas olhando para a recuperação desta pandemia na China, é de prever que não tenhamos mais que um trimestre de perturbação. Temos lições aprendidas, que nos ajudam a reagir mais prontamente. Agora o mundo não irá acabar, a não ser para aqueles que não resistirem. Havemos de nos reerguer e provavelmente com mais força, pois aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!

Essa é a tua avaliação, mas cada investidor terá uma análise diferente, os mercados são o sumatório dessas análises todas! Por exemplo, eu estou mais pessimista, até porque há muito se percebeu que as coisas fora da China estão a correr muito pior...só a Itália, que tem menos 1/20 da população da China, já tem mais mortos e os números não param de crescer. Se recuarmos duas semanas as coisas estavam más mas não pareciam tão más, se recuarmos uma semana a situação já tinha mudado, e daqui a uma semana irá evoluir sabe-se lá como... espero bem que no sentido da redução dos casos e mortos por dia... mas, se há situação que está em permanente mudança, esta é uma delas!

É claro que em períodos normais de negociação cada investidor tende a fazer a sua análise crítica, embora nem todos o fazem, mas numa situação de pânico generalizado, a percentagem de investidores (e jogadores) que faz a análise crítica é diminuta, por isso é que eu digo que nessas circunstâncias não estão reunidas as condições de funcionamento normal do mercado. Numa situação destas, todos têm muito mais a perder do que a ganhar, incluindo os oportunistas.
Eu não pretendo que toda a gente aja da mesma forma que eu o faço, mas convém que haja um mínimo de regras e de condições no mercado, incluindo condições psicológicas, para que os investimentos a fazer possam ser devidamente ponderados, independentemente da análise que cada um faça relativamente aos títulos em que pretende investir ou desinvestir, pois é fruto dessa diferente análise/avaliação, que surgem os negócios.
Nestas situações em que o mercado continua a funcionar, é preciso cuidados redobrados, para que as pessoas não se venham a arrepender seriamente por terem vendido ao desbarato, induzidas pelo pânico criado.
Vou dar aqui um exemplo de como em determinadas situações devemos manter o sangue frio e continuarmos a ser racionais. Eu ainda hoje detenho em carteira um título que foi retirado do mercado . Trata-se da Brisa. Quando em abril de 2013, a Brisa foi retirada da bolsa, através de uma OPA da Tagus, houve muita gente que foi a correr vender as ações que possuía, a um preço, que na minha análise era claramente inferior ao valor real da ação. Perante a análise crítica que fiz nessa altura, tinha a noção que o valor pago por ação 2.22, era claramente inferior ao valor, pelo que optei por não vender. A Brisa é uma das melhores empresas a distribuir dividendos, tenho atingido um valor de pay muito elevado, traduzindo-se num EPS da ordem dos 15%. Eu já recebi mais em dividendos da Brisa, do que paguei pelas ações.
Editado pela última vez por cali010201 em 29/3/2020 16:23, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 1:33

por artista_ » 20/3/2020 3:10

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Punitor » 20/3/2020 2:23

Guterres está preocupado com os países africanos, onde há poucos idosos, poucos adultos com comorbilidades e onde as populações têm sistemas imunitários fortes que lidam no dia-a-dia com pestes bem mais complexas e mortais do que o covid19... Além disso, as repercussões económicas mundiais não serão medonhas se o corona pegar nos países africanos...

Estou mais preocupado com os EUA honestamente. Os States não estão preparados para esta guerra e não é só com dólares que o Trump a resolverá... Se o corona pega a sério na América será um terramoto que provocará um pequeno fim do mundo. Sobretudo com grandes repercussões a nível da economia mundial. Se os States param, o ideal de todo o sistema capitalista ocidental colapsa e fica muito frágil...

por pepe7 » 20/3/2020 1:49

Não consigo ter palavras... :cry: :pray:

"Coronavírus: Guterres alerta para risco de milhões de mortes" : https://www.publico.pt/2020/03/19/mundo ... es-1908555

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid ... o_n1213643

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou esta quinta-feira que a recessão global devido ao novo coronavírus "é quase certa" e que as atuais respostas nacionais à pandemia "não vão fazer face à escala e complexidade global da crise". António Guterres apelou, por isso, "a uma ação política coordenada das principais economias do mundo" para apoiar principalmente os países africanos e em desenvolvimento.

António Guterres apelou esta quarta-feira a uma mobilização à escala global para que seja apresentada “uma resposta urgente e coordenada a esta crise global”.

António Guterres avisou que se a propagação do novo coronavírus - que já infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo e fez 8.900 vítimas mortais - não for travada, especialmente nas regiões mais vulneráveis, morrerão milhões de pessoas.

“Está demonstrado que o vírus pode ser contido. Ele tem de ser contido”, disse Guterres, apelando à ajuda de todos para ser possível parar a pandemia.

“Este é um momento que exige uma ação política coordenada, determinante e inovadora das principais economias do mundo”, anunciou Guterres, considerando que uma recessão global, “talvez de dimensões históricas, é quase certa”.

O secretário-geral da ONU solicitou a todos os países para que invistam mais na saúde e apoiem os esforços da Organização Mundial de Saúde (OMS). O secretário-geral da ONU pediu especial atenção e ajuda aos países africanos, onde a OMS disse estar a ter uma “evolução extremamente rápida”.

“Devemos ser absolutamente fortes em apoiá-los, porque o vírus está a chegar e os seus sistemas de saúde são extremamente fracos”, apelou Guterres. “Portanto, eles precisam de um apoio muito forte por parte do mundo desenvolvido e se esse apoio for recusado, podemos vir a sofrer consequências catastróficas”, acrescentou.

“Os líderes do G20 tomaram medidas para proteger os seus próprios cidadãos e economias ao abdicar do pagamento de juros. Devemos aplicar essa mesma lógica aos países mais vulneráveis da nossa aldeia global e atenuar o peso da dívida”, apelou o secretário-geral da ONU.

“Um país rico não deve estar convencido de que deve apenas lidar com os seus próprios cidadãos. É do interesse de um país rico contribuir para uma resposta global porque a crise pode vir de qualquer lugar e a qualquer momento”, disse Guterres.

“O mundo está a enfrentar um inimigo comum. Estamos em guerra com o vírus”, declarou o secretário-geral da ONU, considerando que esta é “uma situação sem precedentes e as regras comuns já não se aplicam”.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Punitor » 20/3/2020 0:49

cali010201 Escreveu:
Punitor Escreveu:
cali010201 Escreveu:Caro Punitor,

Por boa parte das razões que enuncias é que eu defendo que as bolsas deviam fechar.
Apesar do impacto desta crise e considerando que não durará mais que um trimestre, creio que daqui a um ano as cotações possam estar ao nível a que estavam antes deste pânico...

Ninguém sabe isso e fazer futurismo é uma capacidade que também não temos.
Ninguém sabe de nada meu amigo, se me permites tratar-te assim.
As consequências podem ser pequenas, médias, grandes ou gigantes..., e todos devem ter essa noção.
Se as coisas recuperarem, ótimo, é o que todos queremos!
Eu não estou tão otimista como tu e sou um otimista por natureza.
A seguir a uma recessão podem vir muitas coisas...
Até guerras... no mínimo económicas e políticas e de confronto de sistemas económicos e políticos...
O Trump está aqui, está a exteriorizar a culpa disto tudo e de todos os males do mundo para a China:
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/ ... do-a-virus
Se a coisa se prolifera a sério na América como na Itália, acontecerá no mínimo uma catástrofe...
Achas pouco? Pode acontecer com grande probabilidade!

Neste momento ainda é difícil prever o que vai acontecer, mas olhando para a recuperação desta pandemia na China, é de prever que não tenhamos mais que um trimestre de perturbação. Temos lições aprendidas, que nos ajudam a reagir mais prontamente. Agora o mundo não irá acabar, a não ser para aqueles que não resistirem. Havemos de nos reerguer e provavelmente com mais força, pois aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!

Tenho uma dificuldade tremenda em acreditar no que a China diz. Não só em relação a este assunto, mas em relação a quase tudo... Acho estranhíssimo que na Itália tenham já morrido mais pessoas do que na China.

Até os números de Itália são duvidosos, não sei se na Itália não haverão já uns milhões de infetados. Se eu estivesse na Itália e tivesse sintomas moderados, sabendo que os hospitais estariam a abarrotar e a não conseguir socorrer e salvar as pessoas, o mais certo seria eu ficar em casa e não me deslocar ao hospital. Conclusão: seria só mais um infetado sem diagnóstico!

O mundo não irá acabar, da mesma maneira que nunca acabou em todas as grandes recessões da história, algumas profundamente dramáticas...
Até agora, todos os indicadores nos levam a crer que esta situação levará a uma recessão muito dramática e os principais índices mundiais já deram um sinal claro disso. E, só ainda não aterraram mais, porque ainda há muitos esperançosos que irão desesperançar-se aos poucos, como sempre...

Ressaltos consideráveis? Não avisto clima ou sentimento para haverem ressaltos generosos nos tempos próximos. Mas, esta é uma opinião muito pessoal.
A economia mundial irá aterrar e levará tudo atrás, incluindo os índices.

por artista_ » 19/3/2020 20:24

cali010201 Escreveu:

Essa é a tua avaliação, mas cada investidor terá uma análise diferente, os mercados são o sumatório dessas análises todas! Por exemplo, eu estou mais pessimista, até porque há muito se percebeu que as coisas fora da China estão a correr muito pior...só a Itália, que tem menos 1/20 da população da China, já tem mais mortos e os números não param de crescer. Se recuarmos duas semanas as coisas estavam más mas não pareciam tão más, se recuarmos uma semana a situação já tinha mudado, e daqui a uma semana irá evoluir sabe-se lá como... espero bem que no sentido da redução dos casos e mortos por dia... mas, se há situação que está em permanente mudança, esta é uma delas!

por cali010201 » 19/3/2020 20:16

Punitor Escreveu:

Por boa parte das razões que enuncias é que eu defendo que as bolsas deviam fechar.
Apesar do impacto desta crise e considerando que não durará mais que um trimestre, creio que daqui a um ano as cotações possam estar ao nível a que estavam antes deste pânico...

As consequências podem ser pequenas, médias, grandes ou gigantes..., e todos devem ter essa noção.
Até guerras... no mínimo económicas e políticas e de confronto de sistemas económicos e políticos...
O Trump está aqui, está a exteriorizar a culpa disto tudo e de todos os males do mundo para a China:
Se a coisa se prolifera a sério na América como na Itália, acontecerá no mínimo uma catástrofe...

por Punitor » 19/3/2020 19:45

por artista_ » 19/3/2020 17:27

cali010201 Escreveu:Compreendo e concordo em parte com o que referes, especialmente, quanto ao fecho de posições curtas e ao aumento de liquidez. O "problema" ocorre antes, que é quando os "curtos" "atacam", pois nessa fase estarão a causar impacto na imagem e na reputação da empresa, criando um clima de instabilidade, que por certo, prejudicará essa empresa, retirando valor à empresa, pois estarão a tudo fazer para induzir a queda da cotação.

Em relação a isto temos opiniões diferentes, o Valor das empresas está lá, os derivados fazem podem fazer com os movimentos se ampliem mas penso que há estudos que até sugerem o contrário, que a liquidez e o fecho de posições faz com que até sejam atenuados... há outra coisa, porque é que todos estão contra o Short selling mas não há ninguém contra os derivados para posições longas que, de acordo com o teu racioncínio, também provocarão movimentos irracionais de subida? (que também levam a que muita gente peca dinheiro, e outros que o ganhem «artificialmente»)

cali010201 Escreveu:Assim como se verifica quando uma cotada é suspensa, quando há para anunciar um facto relevante, ou quando tem uma variação diária superior a 15%, também neste caso, em que o mercado está irracional, haveria necessidade de intervenção, para evitar danos maiores, fazendo contenção de danos.

Estamos a falar de 5 ou 10 minutos, pré-estabelecidos, são regras que todos conhecem, com uma interrupção momentânea, não sei como queres comparar isto com o que estás a propôr?!

cali010201 Escreveu:Assim como foi decretado o estado de emergência em vários países, porque estamos num estado de "guerra", também os mercados financeiros precisam de medidas drásticas, para evitar que os "fracos" vendam em pânico, a qualquer preço. Como primeiras medidas era necessário terem sido suspensos, o short selling e as vendas ao melhor. O short selling não é para investidores, mas antes para jogadores de casino. Quem vende agora poderá ter prejuízos elevadíssimos.

Já houve algumas guerras nos últimos 20 anos, não me lembro de os mercados fecharem um dia sequer, quanto mais aquilo que estás a propor.

cali010201 Escreveu:Por norma, sou favorável a deixar o mercado funcionar, só que não estamos a passar uma fase normal.
Na minha opinião a bolsa só abriria quando fossem restabelecidas as condições normais de funcionamento.

Eu não vejo é como definir o que são situações normais e anormais... e não consigo perceber nenhuma vantagem em eles fecharem, nem para quem está investido (sobretudo para estes) nem para quem não está investido... muito menos para muitos dos agentes económicos que precisam deles abertos por várias razões... afinal qual era a tua vantagem em que os mercados estivessem fechados?

por Ulisses Pereira » 19/3/2020 17:04

cali, se achas isso não te preocupes e aproveita para comprares. Uns não acham e vendem, outros acham e compram. São assim os mercados.

Deixo o gráfico actualizado.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi.jpg
psi.jpg (291.45 KiB) Visualizado 9539 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por cali010201 » 19/3/2020 16:37

Caro Punitor,

por cali010201 » 19/3/2020 16:25

artista_ Escreveu:
cali010201 Escreveu:Nunca fiz short selling, nem farei, pois vejo essa forma de atuar como uma praga para a saúde das empresas, e apelio-a de oportunista e egoista, pois está-se a marimbar para da saúde financeira das empresas e para a economia em geral, tentando obter ganhos com o mal dessas empresas.

Embora também nunca tenha tido posições curtas, não concordo contigo, até porque o Short selling também serve muitas vezes para proteger posições longas e outras situações que não são bem as que indicas. Por outro lado também acho que torna os mercados mais eficientes e mais líquidos. Para ser sincero acho que em períodos de queda a tendência (exceto alguns casos concretos) era para que caissem mais do que havend short selling... não havendo liquidez a tendência para ir caíndo e haver pânico seria maior. Com o aumento da liquidez e fecho de posições short é inevitável que vão ocorrendo situações de compra forte que são na maioria dos casos fecho de posições curtas... e são quase sempre um movimento destes que origina a inversão de tendência... a existência de derivados, também limita as subidas irracionais! Liquidez é sempre positiva... ou quase sempre!

cali010201 Escreveu:Defendo o fecho da bolsa, pois aquilo que está a acontecer é completamente anormal, irracional, provocado, por um lado pelo pânico do COVID-19 e por outro, pelos "espertos", que vendem a qualquer preço, na ânsia de conseguirem comprar outras que lhes parecem mais baratas.
Apesar da crise de saúde ser grave, a perda de valor atual das empresas em bolsa nada tem a ver com a perda de valor real. Em bolsa há uma perda exacerbada das cotações numa ordem que deverá ser da ordem de 10 vezes superior à perda real da empresa, daí eu defender o fecho da bolsa, até serem restabelecidas as condições normais de mercado.

Aqui não concordo nada contigo, em primeiro lugar porque nem tu nem ninguém pode saber se estes movimentos são irracionais ou não. Tu sabes quando tempo vai durar isto? Na pior das hipóteses pode ser devastadora e as quedas que tivémos até agora não são nada. Na melhor das hipótese hoje alguém aparece com um fármaco milagroso que resolve isto em pouco tempo e os danos causados serão limitados. Mas nem tu nem ninguém sabe o que ai vem e os investidores têm de ter oportunidade de ir ajustado as suas posições ao longo disto.

Mas mais que isso, eu acho que estarem fechados não te ajudará nada, pode até prejudicar muito. Como te disse, se eu tivesse alguma posição, tudo o que não queria era que os mercados fechassem... até porque isso significaria que estava tudo descontrolado... já agora, achas que deviam fechar quanto tempo? e desde quando é que já deviam ter fechado?

Caro artista,

Compreendo e concordo em parte com o que referes, especialmente, quanto ao fecho de posições curtas e ao aumento de liquidez. O "problema" ocorre antes, que é quando os "curtos" "atacam", pois nessa fase estarão a causar impacto na imagem e na reputação da empresa, criando um clima de instabilidade, que por certo, prejudicará essa empresa, retirando valor à empresa, pois estarão a tudo fazer para induzir a queda da cotação.
Assim como se verifica quando uma cotada é suspensa, quando há para anunciar um facto relevante, ou quando tem uma variação diária superior a 15%, também neste caso, em que o mercado está irracional, haveria necessidade de intervenção, para evitar danos maiores, fazendo contenção de danos.
Assim como foi decretado o estado de emergência em vários países, porque estamos num estado de "guerra", também os mercados financeiros precisam de medidas drásticas, para evitar que os "fracos" vendam em pânico, a qualquer preço. Como primeiras medidas era necessário terem sido suspensos, o short selling e as vendas ao melhor. O short selling não é para investidores, mas antes para jogadores de casino. Quem vende agora poderá ter prejuízos elevadíssimos.
Por norma, sou favorável a deixar o mercado funcionar, só que não estamos a passar uma fase normal.
Na minha opinião a bolsa só abriria quando fossem restabelecidas as condições normais de funcionamento.

por Punitor » 19/3/2020 14:49

cali010201 Escreveu:
artista_ Escreveu:
cali010201 Escreveu:Concordo totalmente com esta ação, pois estamos perante um período completamente excecional, em há muitas reações completamente irracionais.

Cali, o eventual fecho das bolsas está a ser discutido aqui: https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 0&start=50

Eu não concordo pelas razões apontadas nesse tópico. Mas gostaria de te fazer uma pergunta, presumo que estejas investido no PSI20 (?), se for o caso, sentes-te mais defendido se os mercados fecharem?! Eu não tenho posições abertas, nem curtas nem longas, mas se tivesse, tudo o que não quereria era que eles fechassem. Se houver a falta de racionalidade que dizes será uma boa oportunidade para reforçares posições... se não, tens semper hipótese de sair antes de perderes tudo ou quase tudo. Fechados é que eu não os queria nunca.

Bom dia,

Desde já me penitencio por não ter colocado o post no tópico mais adequado, pois não me tinha apercebido da existência do tópico sobre o fecho das bolsas.
Eu estou investido na bolsa, em várias ações e há vários anos. Há ações que mantenho há mais de 15 anos.
A minha forma de atuar é investir em empresas sólidas, com dimensão, com bons fundamentais, boa gestão e que distribuam dividendos. Invisto sempre dinheiro sobrante, que prevejo não me faça falta nos próximos 5 anos ou mais. Nunca fiz short selling, nem farei, pois vejo essa forma de atuar como uma praga para a saúde das empresas, e apelio-a de oportunista e egoista, pois está-se a marimbar para da saúde financeira das empresas e para a economia em geral, tentando obter ganhos com o mal dessas empresas.
Defendo o fecho da bolsa, pois aquilo que está a acontecer é completamente anormal, irracional, provocado, por um lado pelo pânico do COVID-19 e por outro, pelos "espertos", que vendem a qualquer preço, na ânsia de conseguirem comprar outras que lhes parecem mais baratas.
Apesar da crise de saúde ser grave, a perda de valor atual das empresas em bolsa nada tem a ver com a perda de valor real. Em bolsa há uma perda exacerbada das cotações numa ordem que deverá ser da ordem de 10 vezes superior à perda real da empresa, daí eu defender o fecho da bolsa, até serem restabelecidas as condições normais de mercado.

Eu até te entendo companheiro. Eu mantive uma postura semelhante nalgumas empresas durante uns anos, naqueles em que o nosso PSI lateralizava e os outros galopavam montanhas.
Mas, a coisa atual é diferente, acredita. Em primeiro, os outros índices irão cair e bem.
Depois, esta crise é mesmo muito má e andam todos os atores económicos desorientados sem saberem o que fazer para a minimizar.
A própria Chanceler alemã já disse que esta recessão pode ter consequências piores do que uma guerra.
E, manter ativos de risco numa altura de risco máximo é no mínimo imprudente!
Isto é o sucinto do que se pode dizer.
Em relação ao fecho das bolsas, não acho correto o encerramento em circunstância nenhuma. Há o direito de qualquer investidor poder entrar ou sair em qualquer fase do campeonato e esse direito tem de estar sempre salvaguardado, independentemente do comportamento do mercado!

por artista_ » 19/3/2020 14:18

cali010201 Escreveu:Nunca fiz short selling, nem farei, pois vejo essa forma de atuar como uma praga para a saúde das empresas, e apelio-a de oportunista e egoista, pois está-se a marimbar para da saúde financeira das empresas e para a economia em geral, tentando obter ganhos com o mal dessas empresas.

Embora também nunca tenha tido posições curtas, não concordo contigo, até porque o Short selling também serve muitas vezes para proteger posições longas e outras situações que não são bem as que indicas. Por outro lado também acho que torna os mercados mais eficientes e mais líquidos. Para ser sincero acho que em períodos de queda a tendência (exceto alguns casos concretos) era para que caissem mais do que havend short selling... não havendo liquidez a tendência para ir caíndo e haver pânico seria maior. Com o aumento da liquidez e fecho de posições short é inevitável que vão ocorrendo situações de compra forte que são na maioria dos casos fecho de posições curtas... e são quase sempre um movimento destes que origina a inversão de tendência... a existência de derivados, também limita as subidas irracionais! Liquidez é sempre positiva... ou quase sempre!

cali010201 Escreveu:Defendo o fecho da bolsa, pois aquilo que está a acontecer é completamente anormal, irracional, provocado, por um lado pelo pânico do COVID-19 e por outro, pelos "espertos", que vendem a qualquer preço, na ânsia de conseguirem comprar outras que lhes parecem mais baratas.

Aqui não concordo nada contigo, em primeiro lugar porque nem tu nem ninguém pode saber se estes movimentos são irracionais ou não. Tu sabes quando tempo vai durar isto? Na pior das hipóteses pode ser devastadora e as quedas que tivémos até agora não são nada. Na melhor das hipótese hoje alguém aparece com um fármaco milagroso que resolve isto em pouco tempo e os danos causados serão limitados. Mas nem tu nem ninguém sabe o que ai vem e os investidores têm de ter oportunidade de ir ajustado as suas posições ao longo disto.

Mas mais que isso, eu acho que estarem fechados não te ajudará nada, pode até prejudicar muito. Como te disse, se eu tivesse alguma posição, tudo o que não queria era que os mercados fechassem... até porque isso significaria que estava tudo descontrolado... já agora, achas que deviam fechar quanto tempo? e desde quando é que já deviam ter fechado?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jorgemvm, slbnnbobadela e 158 visitantes